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Rousiley Celi Moreira Maia
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
deliberação e educação: promovendo capacidades deliberativas (fase ii)
Resumo:
Esta proposta visa desenvolver a Fase II do projeto Deliberação nas Escolas Públicas: criando capacidades deliberativas, realizada em parceria com a Univ. de Berna, Univ. Carolina do Norte e UFPA. A Fase I consistiu em encontros com mais de 500 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e Belém, que aprenderam coletivamente princípios, comportamentos e atitudes que tornam as discussões de controvérsias mais democráticas e bem sucedidas. A pesquisa, baseada na teoria de democracia deliberativa, é pioneira no Brasil. Seguiu os protocolos de um quase-experimento, com turmas de tratamento e controle, e utilização de indicadores para medir a eficácia de ensinar e treinar capacidades deliberativas (questionários pré e pós intervenções, técnicas de observação e filmagem, transcrição de grupos de discussão, redações, entrevistas, dentre outros). A Fase II, objeto da atual proposta, visa reforçar o protagonismo dos estudantes. A nossa hipótese é que a auto-expressão dos estudantes para explicar princípios e atitudes deliberativas terá efeito ainda mais positivo no processo de aprendizagem. Esses efeitos serão testados e comparados em grupos de controle e tratamento em encontros presenciais e em interações online em escolas de BH, Belém e Bogotá. Em contraste com os estudos que adotam uma abordagem genérica e relativamente unificada da deliberação, examinamos diferentes habilidades associadas ao processo. Este projeto possui grande relevância porque a deliberação vem sendo reconhecida como um meio altamente eficaz para criar compreensão esclarecida de problemas, entendimento mútuo, tolerância e participação produtiva na resolução de conflitos, do nível local até a política transnacional. O projeto poderá mitigar conflitos no ambiente escolar e no entorno, com efeitos positivos de longo prazo. Oferece material inovador para replicar o projeto e ajudar facilitadores, professores, crianças e adolescentes a desenvolver, desde cedo, suas capacidades deliberativas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
15/08/2022-31/08/2025
Roxana Isabel Cardozo Gonzales
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
repercussão da pandemia da covid-19 na tuberculose em capitais brasileiras: realidade e novas perspectivas na atenção primária
Resumo:
Mudanças causadas pela Covid-19 dificultaram o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB em decorrência da interrupção da continuidade das ações de controle da doença. No Brasil, de janeiro a setembro de 2020 houve uma queda da notificação de casos novos de TB (11,9%) nos serviços de saúde incluindo aqueles da Atenção Primária à Saúde (APS), nível de atenção crucial no controle da doença e no enfrentamento da Covid-19. Diante desse panorama questionam-se quais ações de controle da TB foram reduzidos ou descontinuados nas unidades de APS em capitais do Brasil. Propõe-se analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 nas ações de controle da TB no âmbito da APS em diferentes capitais do Brasil (Florianópolis, São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Maceió e Porto Velho) a partir de um estudo de método misto com estratégia explanatória sequencial (primeira etapa quantitativa, seguida pela qualitativa). A pesquisa será desenvolvida com base em dados primários (entrevista a informante chave com aplicação de formulário e entrevista semiaberta) e secundários. Os resultados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e analítica (razões de prevalência e modelo de regressão logística múltipla) e os qualitativos por meio da analise de conteúdo alicerçado no conceito de Vulnerabilidade. A proposta é viável pelo conhecimento, competência e compromisso da equipe executora. É relevante do ponto de vista político, técnico e social. Os resultados podem ser utilizados para implementar politicas sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional, para identificar estratégias e intervenções capazes de intensificar as ações de detecção dos casos e estratégias que assegurem o tratamento regular e completo das pessoas diagnosticadas e melhoria dos indicadores da doença e desta forma intensificar o progresso orientado ao controle da TB de acordo com os compromissos de sua eliminação como problema de saúde pública, assumidos nacional e internacionalmente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
18/02/2022-28/02/2025
Rozana Aparecida Lopes Messias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente
Resumo:
No âmbito das discussões sobre os processos de formação inicial de professores entrecruzam-se observações sobre estruturas curriculares, teorias de ensino-aprendizagem, democratização do acesso à educação etc. Com foco específico em ações paralelas ao currículo do curso de Letras, o presente projeto configura-se como uma proposta de investigação específica da área de formação de professores de línguas estrangeiras e português como língua estrangeira, no âmbito de duas ações das quais participam licenciandos de Letras da Unesp/Assis: (a) um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, programa de extensão no qual estudantes do curso de Letras ministram aulas de línguas estrangeiras para a comunidade externa e interna ao campus, e (b) as práticas de Teletandem, contexto em que estudantes de Letras ensinam língua portuguesa a estudantes estrangeiros e aprendem outros idiomas, via aplicativos de interação on-line, em um regime de colaboração e reciprocidade (TELLES, 2006). Tendo como esteio a pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011), com vistas à conscientização da realidade e à transformação dos processos de formação docente, os dados serão coletados por meio de gravações de sessões de supervisão e mediação e por meio de materiais produzidos pelos estudantes envolvidos (relatórios narrativos, entrevistas, planos de aula, sequências didáticas etc.). Pretende-se criar um espaço de compartilhamento das histórias (CLANDININ & CONNELLY, 1995) vivenciadas nas primeiras experiências docentes na ministração de aulas ou mediadas pela tecnologia, nas interações de teletandem. Em uma perspectiva educacional baseada nos estudos culturais de Bhabha (1998), buscamos nos entremeios, no terceiro espaço criado pelos projetos educacionais, a compreensão dos processos formativos de estudantes que almejam adentrar na carreira docente como professores de idiomas, com vistas a repensar os prórprios currículos dos cursos de Letras.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Ruann Janser Soares de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
agregando valor à cadeia produtiva da larva da mosca soldado-negra (hermetia illucens): uma visão integrada de processos para obtenção de produtos com múltiplas aplicações
Resumo:
O mercado de insetos comestíveis é promissor tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, fato este caracterizado pelo aumento substancial na propagação de informações e ofertas de soluções desenvolvidas por pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, assim como setores industriais que visam criar produtos à base de insetos. Desta forma, a realização de pesquisas científicas que explorem os insetos nas suas mais variadas versões, possui crucial importância para a consolidação deste mercado. Devido à sua versatilidade, a mosca soldado-negra tem se destacado como uma das espécies de insetos mais estudadas e produzidas no mundo. Neste sentido, o presente projeto visa explorar de forma integrada os insumos (farinha desengordurada e lipídeos) e resíduos (FRASS e exúvias) gerados durante a produção da larva de BSF (BSFL) para transformação por processos biotecnológicos e obtenção de produtos com múltiplas aplicações. A farinha desengordurada será empregada como substrato para fermentação em estado sólido utilizando Aspergillus niger como agente de transformação e hidrólise enzimática (proteases); os produtos obtidos serão avaliados quando às suas atividades biológicas (antioxidante, antimicrobiana e antidiabética), além de serem aplicados na formulação de rações para alimentação de peixes e verificação de parâmetros de desempenho produtivo e morfofisiológicos dos animais e a digestibilidade da farinha de inseto. A fração gordurosa será explorada como matéria-prima para produção de biocombustível, o qual será caracterizado quanto a parâmetros físico-químicos de qualidade e rendimento. O FRASS será avaliado quanto ao potencial de uso na agricultura como fertilizante e como agente no controle biológico de pragas agrícolas, por meio de ensaios in vitro e em casa de vegetação. As exúvias, ricas em quitina, serão utilizadas como substrato para fermentação com micro-organismos quitinolíticos e obtenção de enzimas e compostos antimicrobianos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Rubem Luis Sommer
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
laboratório multiusuário de nanociência e nanotecnologia - labnano
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
Vigência:
18/12/2019-31/12/2023
Rubem Toledo Bergamo
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana nacional de ciência e tecnologia - snct 2022
Resumo:
O presente projeto destina-se à captação de recursos para organização da 6ª Mostra Científica Cultural do IFSC (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) - câmpus São José, em conjunto com a realização da nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022, que se realizará entre os dias 24 e 27 de outubro de 2022. Tratam-se de eventos frequentes no câmpus São José, com um papel importante na divulgação científica de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas nas diversas áreas de atuação do câmpus, mobilizando as comunidades interna e externa.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
15/09/2022-31/03/2023
Rubenita Barros Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
v semana municipal de ciências e tecnologias de paço do lumiar educação para o consumo ético e sustentável: a independência do brasil é construída a cada dia, por todos nós!
Resumo:
O que se observa dos fatos históricos, acerca da independência do Brasil, é que todo processo de melhoria e de transformação demanda tempo. E assim acontece também com vários outros assuntos. Partindo-se do pressuposto de que a independência do Brasil é construída a cada dia com nosso compromisso por uma educação melhor e mais igualdade social, iremos no ater a um tema específico para ser trabalhado na nossa V Semana Municipal de Ciências e Tecnologias -SMCT, que versará sobre a Sustentabilidade. Esse é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. O conceito de sustentabilidade é fundamental para entender a sustentabilidade. Ele é baseado na união dos três focos mais afetados: ambiente, sociedade e economia. Para que a sustentabilidade se torne uma realidade, é preciso que as três áreas sejam consideradas em conjunto e as medidas criadas devem abranger todos esses interesses. A aplicação de estratégias e ações sustentáveis é de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida da população. Pensando nisso, estamos organizando uma programação com as seguintes atividades: oficina de pneus, oficina de garrafas pets, oficina de construção de biodigestor, minicurso de como fazer compostagem para diminuir os resíduos orgânicos e produzir fertilizantes naturais; minicursos sobre reciclagem e coleta seletiva do lixo, palestras sobre sustentabilidade e sobre o meio ambiente em geral, aleém de exposição de mudas de plantas, e de livros acerca da temática do evento.
Instituição/UF/País:
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar - MA - Brasil
Vigência:
19/09/2022-31/03/2023
Rubens Caram Junior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
manufatura aditiva de ligas metálicas de processamento complexo
Resumo:
A manufatura aditiva é reconhecida como um dos principais pilares da indústria 4.0, englobando técnicas em que há sucessiva adição de material, na forma de camadas, para a obtenção de um produto final. Quando se trata de materiais metálicos, a técnica de fusão em leito de pó por feixe de laser (L-PBF) assume papel de destaque, com potencial demonstrado de forma ampla, especialmente na produção de peças com geometrias complexas. Nessa técnica, pós metálicos são fundidos seletivamente por um laser de alta energia, camada por camada, até a obtenção da peça projetada. Embora muitos metais puros e ligas já tenham sido processados com sucesso por meio dessa tecnologia, ainda há limitações e falta de informação acerca de muitas outras composições. Por isso, neste projeto, a manufatura aditiva por L-PBF de materiais metálicos de processamento complexo será avaliada. Em particular, duas classes de metais serão foco do estudo. No primeiro caso, ligas de Ti-Nb, que são materiais promissores para implantes ortopédicos/dentários, serão processadas a partir de seus pós elementares. As diferenças físico-químicas entre o Ti e o Nb, como as distantes temperaturas de fusão, fazem com que a formação in-situ dessas ligas seja complexa e, muitas vezes, observa-se a falta de fusão do Nb, comprometendo de forma deletéria as propriedades finais. No segundo caso, ligas de Cu, utilizadas em trocadores de calor, por exemplo, são de difícil processamento pela sua baixa absortividade do feixe de laser e alta condutibilidade térmica, fatores que dificultam a formação da poça de fusão. Portanto, para se obter um produto final com alta consolidação e microestrutura favorável às propriedades desejadas, é necessário entender com profundidade a processabilidade dessas ligas. Para tal, as janelas de processamento serão determinadas a partir da variação dos parâmetros de processamento e da correlação com a consolidação, microestrutura e propriedades mecânicas obtidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Rubens Lichtenthäler Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de feixes de núcleos exóticos.
Resumo:
Núcleos fora do vale de estabilidade apresentam, em alguns casos, propriedades bastante diferentes das propriedades do núcleos encontrados ao longo do vale de estabilidade. As energias de ligação dos núcleos estáveis são da ordem de 7-8 MeV enquanto que núcleos fora da linha de estabilidade podem ter energias de ligação abaixo de 1 MeV e em alguns casos da ordem de centenas de keV. Isso faz com que núcleos exóticos tais como 6He, 11Li, 11Be, 8B e outros se dissociem facilmente em colisões com alvos estáveis. Núcleos exóticos leves se dissociam em aglomerados de partículas (clusters), normalmente envolvendo uma partícula alfa, ou um núcleo mais estável, e um ou mais nucleons. Essa estrutura de cluster dá origem a mecanismos de reação direta muito mais intensos do que os encontrados na colisão de núcleos estáveis como o breakup e reações de transferência, com secções de choque comparáveis à fusão nuclear. Muitos destes processos podem ter implicações no processo de fusão nuclear, com consequências na astrofísica nuclear e na síntese dos elementos em explosões de supernovas. O sistema RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil) instalado no Instituto de Física da USP de São Paulo, é o único equipamento no Brasil e na América Latina, capaz de produzir feixes secundários de núcleos fora da linha de estabilidade. Desde sua instalação em 2004, tem sido produzidos feixes de núcleos exóticos leves como o 8Li, 6He, 8B, 7Be e outros. O sistema RIBRAS consiste em dois solenoides supercondutores que selecionam e focalizam o feixe secundário produzido pela colisão do feixe primário do acelerador Pelletron da USP com alvos estáveis. O estudo de reações diretas e fusão nuclear envolvendo projéteis exóticos é um tema de fronteira na física nuclear de baixas energias. Neste projeto propomos a medida de espalhamento e reações nucleares envolvendo projéteis exóticos. Estas medidas deverão fornecer novas informações sobre o mecanismo de reação e fusão nuclear em sistema exóticos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Rubens Maribondo do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
saúde e biodiversidade como elementos de consolidação da pós-graduação e desenvolvimento regional
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
09/01/2020-09/01/2025
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