Projetos de Pesquisa

 

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Sonaira Souza da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • incêndios florestais e queimadas no estado do acre: análise da extensão, nível de degradação e cenários futuros
  • O fogo ainda é o principal elemento de transformação da paisagem na Amazônia. A compreensão da frequência na ocorrência de queimadas e sua relação com a retroalimentação do desmatamento, novas queimadas, incêndios florestais e secas na Amazônia são questões que necessitam de mais estudos. Analisando o histórico de queimadas anualmente no Estado do Acre através de dados de focos de calor é notório o crescimento da ocorrência de focos de queimadas após o ano 2010. Em anos de secas extremas/severas esse aumento é significativamente maior. Estudo recente, realizado pela proponente deste projeto, estimou que mais de 500 mil ha de floresta foram queimadas em anos de secas extremas no Acre (SILVA et al., 2018). Outra informação importante é que, dos 139 pontos de campo checados por esta pesquisa, 100% da origem dos incêndios florestais foram de fogo em paisagens agrícolas. Queimadas e incêndios florestais são evento antrópicos muito importantes no Acre, responsáveis por perdas econômicas, aumento de incidência de doenças respiratórias, perda de biodiversidade e qualidade de vida. Desta forma, esta pesquisa propõe compreender a dinâmica das queimadas no estado do Acre no tempo e espaço no período de 2000 a 2020 e sua relação com clima, uso da terra, desmatamento e incêndios florestais, buscando responder quatro perguntas: (1) Qual a extensão das cicatrizes de queimadas agrícolas e incêndios florestais para o período de 2000 a 2020 no Estado Acre? (2) Qual o nível de degradação do fogo nas florestas, considerando o tempo após o fogo e a reincidência? (3) Qual o custo de oportunidade para redução ou exclusão do uso do fogo em paisagens agrícolas no Acre? (4) Qual o cenário futuro do regime do fogo considerando clima, desmatamento, degradação florestal e custo de oportunidade social? Para responder a estas questões utilizaremos técnicas de sensoriamento remoto para o mapeamento das cicatrizes de queimadas em áreas já desmatadas e incêndios em florestas, analisando o tempo x qualidade de classificadores supervisionados em ambiente computacional físico e em nuvem. Realizaremos inventários florestais com foco na avaliação do impacto do fogo em ambientes florestais em áreas de relevante importância. Para dimensionar o custo de oportunidade da migração de para uma atividade agropecuária sem fogo realizaremos amostragem de 50 agricultores por categoria fundiária no Estado do Acre: projetos de assentamento do INCRA, propriedades particulares, unidade de conservação, terras indígenas e terra da união. Para modelagem do risco de queimadas para subsidiar tomada de decisão usaremos modelo FISC (Fire Ignition, Spread and Carbon) no software gratuito Dinamica EGO. Com os dados, informações e ações desenvolvidas no âmbito do projeto pretendemos subsidiar a tomada de decisão acerca de concepção e implementação politicas públicas que visem aumentar a eficiência da gestão do uso do fogo na região. Além de contribuir para o aumento do conhecimento científico e formação acadêmica sobre tema.
  • Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
  • 30/11/2018-31/12/2021
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Sonia Aparecida de Andrade Chudzinski

Ciências Humanas

Psicologia
  • xvii olimpíada brasileira de biologia e viabilização da participação dos melhores alunos classificados nas olimpíadas internacionais de biologia
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Butantan - SP - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
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Sonia Barbosa dos Santos

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • clubes de ciências no rio de janeiro: rede integrativa para a democratização e popularização da ciência
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/08/2019-28/02/2022
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Sonia Barbosa dos Santos

Ciências Biológicas

Zoologia
  • sistemática integrativa, distribuição e conservação de moluscos de água doce, com ênfase em ancylinae (gastropoda: hygrophila: planorbidae) e hyriidae (bivalvia: unionida)
  • Os moluscos de água doce estão entre os grupos mais ameaçados de extinção. A deterioração ambiental e a introdução de espécies invasoras têm sido as principais causas de ameaça. Este panorama tem sido observado para espécies de moluscos em todo o mundo; contudo, aqui no Brasil a falta de dados sobre diversas espécies é um sério entrave. Informações sobre a taxonomia, sistemática, biologia reprodutiva, crescimento, distribuição, são essenciais para o conhecimento das espécies e seus status de conservação. Na última avaliação das espécies ameaçadas de extinção do Brasil, grande número de moluscos continentais foi classificado como DD (data deficient) ou NT (near threatened), categorias onde o conhecimento é insuficiente para avaliação apropriada. Reconhecendo a necessidade de se reverter esta situação, o Ministério do Meio Ambiente estimula a geração de conhecimento sobre estas espécies no âmbito da Portaria 43/2014. Assim, o presente projeto visa diminuir a falta de conhecimento sobre alguns grupos de moluscos de água doce, especialmente Ancylinae (Gastropoda) e Hyriidae (Bivalvia), tendo em vista a conservação das espécies. Para alcançar tal objetivo são propostas expedições de campo para obtenção de material com partes moles que permitam análises da concha, morfologia interna e biologia molecular. Além disto, vamos inventariar todos os moluscos ocorrentes nas localidades de coleta, permitindo aprimorar os mapas de distribuição e co-ocorrência das demais espécies. Estes também poderão ser utilizados em futuros estudos taxonômicos e sistemáticos. Em síntese, pretendemos aprimorar o conhecimento básico sobre os moluscos de água doce, não apenas subsidiando a sistemática, taxonomia e distribuição, mas também obtendo dados para melhores avaliações do estado de conservação destas espécies. Assim, estamos desenhando expedições com multipropósitos visando abordar diversas questões, porém relacionadas, de forma a maximizar os recursos empregados.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sônia de Avila Botton

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • pythium insidiosum: análises filogenéticas e filogeográficas baseadas em genes constitutivos e flagelares e suscetibilidade in vitro aos antimicrobianos nanoparticulados
  • Pythium insidiosum é um oomiceto aquático do Reino Stramenopila, Classe Oomycetes, Ordem Pythiales, Família Pythiaceae, Gênero Pythium e Espécie P. insidiosum com capacidade de infectar animais e seres humanos, resultando em uma enfermidade geralmente fatal, denominada pitiose. A pitiose é uma doença piogranulomatosa, prevalente em áreas tropicais, subtropicais e temperadas. Em humanos é uma enfermidade de prognóstico desfavorável, comum no sudeste da Ásia, principalmente na Tailândia. A pitiose humana também vem sendo descrita em outros países, inclusive no Brasil. Aspectos relacionados à variabilidade genética de isolados de P. insidiosum de diferentes regiões do Brasil e Tailândia, são importantes em estudos filogenéticos e filogeográficos de P. insidiosum, a fim de aperfeiçoar as técnicas de diagnóstico, elucidar diferenças na virulência, patogenicidade entre os isolados e nas relações agente-hospedeiro-meio ambiente. Os estudos de evolução molecular de P. insidiosum são realizados utilizando as sequências obtidas a partir de genes constitutivos e de um importante gene que codifica uma proteína imunodominante de P. insidiosum. Marcadores como pf16 e ocm1 relacionados com a expressão de proteínas da composição dos flagelos do zoósporo de P. insidiosum foram apontados como promissores para estudos de filogenia e evolução de oomicetos. Destaca-se que, o uso de um gene em estudo de evolução não representa a evolução de um genoma por completo, sendo necessário avaliar genes independentes e comparar os mesmos filogeneticamente. O tratamento de infecções causadas por P. insidiosum em animais e humanos é complicado pelas características singulares do agente, o qual, não possui ergosterol na membrana plasmática, sitio alvo da grande maioria das drogas antifúngicas. Dessa forma, P. insidiosum não é responsivo aos quimioterápicos disponíveis, sendo, imprescindível o desenvolvimento de opções terapêuticas inovadoras. Neste sentido, o desenvolvimento de nanopartículas (nanocápsulas e nanoesferas) representa um avanço significativo sobre os métodos tradicionais de administração de fármacos em termos de eficiência e eficácia. Essas formulações permitem a liberação controlada de princípios ativos, visando à diminuição de efeitos tóxicos e/ou aumento do índice terapêutico. Formulações contendo nanopartículas de óxido de cobre, demonstraram haver inibição no crescimento in vitro dos oomicetos Pythium aphanidermatum e Pythium ultimum, além disso, o uso de Melaleuca alternifolia em nanoemulsão, apresentou resultados promissores sobre o isolado P.insidiosum. Este projeto tem como objetivo avaliar a diversidade genética de isolados de P. insidiosum oriundos de lesões clínicas e ambientais provenientes de regiões da América, especialmente Brasil e Ásia, utilizando os marcadores genéticos: ITS, coxII, pf16 e ocm1. Adicionalmente buscar-se-á avaliar a evolução intra-espécie dos isolados de P. insidiosum. Estas análises são relevantes para observar a variabilidade genética presente na espécie em estudo, verificar a evolução dentre os isolados de P. insidiosum, bem como auxiliar a elucidar aspectos relacionados à patogenia e epidemiologia da pitiose. Além disso, buscar-se-á pesquisar a suscetibilidade in vitro de isolados de P. insidiosum às substâncias nanoparticuladas para testar futuras alternativas envolvendo a inovação tecnológica para o tratamento à pitiose clínica.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sonia Elisa Caregnato

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • citação a dados de pesquisa: implicações práticas e teóricas para a comunicação científica
  • O compartilhamento dos dados de pesquisa em repositórios é um tema emergente e que afeta diferentes setores da sociedade, pois tem o potencial de ampliar a transparência e prestar contas do financiamento pública à ciência. A fim de estimular a disponibilização e acesso a dados de pesquisa no formato aberto, alguns agentes do processo, como editores científicos, instituições de fomento, bibliotecas e repositórios, têm promovido a citação a dados de pesquisa tanto como forma de descrevê-los corretamente para recuperação, como também para reconhecimento e, portanto, recompensa no sistema de comunicação científica. No entanto, o significado da citação das publicações não é aceito sem controvérsias na ciência e nos estudos avaliativos e/ou cientométricos. Dados de pesquisa não são publicações tradicionais e, portanto, trazem uma série de problemas adicionais que ainda não foram ampla e profundamente examinados. Partindo dessas indefinições, o projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de citação a dados de pesquisa nas suas relações com as teorias de citação a publicações, a fim de compreender como acontecem os processos de recompensa e avaliação no âmbito da ciência aberta e em rede. Como os objetivos específicos, busca-se: a) elaborar uma síntese integrativa do conhecimento sobre compartilhamento e reuso de dados de pesquisa, por um lado, e avaliação científica e suas métricas, por outro, enfatizando os aspectos relacionados ao papel da citação; b) avaliar as práticas de citação a dados de pesquisa de pesquisadores brasileiros, a partir das citações em artigos e das percepções dos pesquisadores; c) compreender o papel das citações a dados de pesquisa no contexto da comunicação científica e da avaliação da ciência e os desafios a sua efetivação tecnológica. Para atingir isso, a pesquisa adotará a triangulação de métodos, constituindo-se em pesquisa teórica, pelo método bibliográfico, e pesquisa empírica, pela análise bibliométrica e de conteúdo dos artigos que citam dados de pesquisa e pelo questionamento direto aos pesquisadores sobre a citação a dados de pesquisa. Busca-se, com este trabalho, entender os novos processos de produção e comunicação científica e gerar conhecimento que subsidie a adoção de soluções tecnológicas adequadas e significativas para aqueles a quem elas se destinam, no caso, pesquisadores brasileiros das diferentes áreas do conhecimento.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sônia Lopes Pinto

Ciências da Saúde

Nutrição
  • enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do sus do tocantins - ecoa sus/tocantins
  • Esta é uma proposta de enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do Sistema Único de Saúde para o estado do Tocantins, região Norte do Brasil. Nossa proposta visa produzir informações e desenvolver, em conjunto com os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), estratégias para organização e aumento da efetividade das ações de prevenção da obesidade e cuidado da pessoa com obesidade. A proposta terá sua execução coordenada pela Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Palmas, e contará com um corpo multiprofissional e multidisciplinar de docentes, além de gestores e trabalhadores da Secretaria de Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, para êxito da iniciativa proposta. O objetivo deste projeto é desenvolver produtos e estratégias para subsidiar a implantação e organização de ações de promoção da saúde, prevenção de fatores de risco e cuidado pelos profissionais da APS voltados ao enfrentamento e controle da obesidade no estado do Tocantins. Será realizado primeiramente diagnostico da obesidade do estado, e também a percepção da obesidade por profissionais da saúde, gestores e pacientes. As atividades de alimentação e nutrição já realizadas nos municípios também serão investigadas, afim de avaliar o que já está sendo feito para enfrentamento e controle da obesidade. Diante disso, será realizado o curso de formação para profissionais de saúde, com total de 180h, sendo 120h a distância e 60h presencial. Participarão profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e atenção básica, nutricionistas das Distritos de Saúde Especial Indígena, e membros da equipe de cirurgia bariátrica do estado. Também será realizado curso de formação para gestores de saúde, com carga horaria de 40h, sendo 24h na forma presencial. Os cursos serão realizados através do uso de metodologias pedagógicas inovadoras, que procurem ampliar a reflexão acerca de uma possível ação educativa que faz uso dos recursos da educação formal presencial e a distância, e, por consequência, desenvolva as potencialidades individuais e coletivas necessárias para uma atenção interprofissional no enfrentamento da obesidade. Será também elaborado material de apoio com conteúdo dos cursos de formação, e mediante os resultados do projeto, serão realizadas propostas de lei para enfrentamento e controle da obesidade no Tocantins. Estima-se que seja beneficiada, indiretamente nesta proposta, toda a população do estado, que é estimada para 2019 em 1.572.866 pessoas, uma vez que o projeto pretende capacitar todos os municípios do estado (139), convidando a participar profissionais do NASF e da Atenção Básica de todo o estado. Espera-se como resultados do projeto a melhoria de toda a rede de cuidados da obesidade no estado do Tocantins, assim como, contribuir para a formação dos profissionais de saúde e dos gestores para o manejo adequado das pessoas com obesidade. Considerando que no estado do Tocantins nunca foi realizado capacitação dos profissionais de saúde e gestores específica para obesidade, acreditamos que o principal resultado seja a sensibilização e o despertar para a importância do enfrentamento desse grave problema de saúde pública. As atividades irão contribuir para a organização das ações de alimentação e nutrição com enfoque para prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade em todas as faixas etárias da população. Pretendemos contribuir para a organização do serviço de saúde com atenção à pessoa com obesidade, prestando um atendimento de melhor qualidade, mais acolhedor e afetuoso, e sem julgamentos. Além disso, com a capacitação, os municípios irão ter condições de organizar a rede de atenção nutricional, e tratar a obesidade com a seriedade merecida. Assim, o indivíduo com obesidade receberá um tratamento livre de preconceitos, respeitoso e contínuo.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 01/03/2020-28/02/2022
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Sonia Maria da Silva Araujo

Ciências Humanas

Educação
  • ideias e práticas de mulheres intectuais: a educação em marta alonso alvarez de castro abranches, do brasil, e em eluned morgan, da argentina.
  • Este projeto tem como objeto de pesquisa o pensamento educacional de duas autoras do século XIX, envolvidas com o Brasil e com a Argentina. São elas: Marta Alonso Alvarez de Castro Abranches e Eluned Morgan. A primeira viveu de 1800 a 1855, entre a Espanha e o Brasil, Estado do Maranhão. A segunda viveu de 1870 a 1938, entre o País de Gales e a Argentina, Patagônia. As questões que levantamos são: como e porque duas autoras vinculadas ao ideário colonizador acabam se tornando personalidades importantes na luta em defesa da educação no Brasil e na Argentina? Que relações há entre o pensamento educacional de ambas? Como as ideias das autoras se articulam à história da educação na América Latina? Em que medida tais ideias se aproximam e se distanciam do pensamento educacional em circulação no continente no século XIX? Como tais ideias se vinculam às condições históricas do continente? Em que medida as histórias de vida dessas autoras ajudam na compreensão de suas lutas em defesa da educação? Em direção a respostas para estas questões, definimos como objetivo geral do estudo: analisar, por meio do estudo biográfico e do estudo comparado do pensamento social, as ideias de educação de Marta Alonso Alvarez de Castro Abranches e de Eluned Morgan, produzidas na zona de contato de imagens e representações do mundo colonizador e imperialista do qual são familiarmente originárias, com a vida das realidades colonizadas do Brasil e da Argentina para, assim, compreender o sentido que assumiram no contexto de formação dos projetos nacionais de educação destes países. Metodologicamente, trabalharemos com a biografia e o estudo comparado do pensamento social, em articulação com a história cultural, que tem seus desdobramentos na história intelectual e na história das ideias. A hipótese que levantamos é de que as ideias produzidas pelas autoras no campo da educação, por partirem de mulheres de famílias deslocadas da Europa imperialista, contraditoriamente vinculadas ao ideário colonizador, resultam do confronto de suas condições favoráveis de existência com as condições altamente desfavoráveis de grupos humanos localizados nos países colonizados para os quais suas famílias migraram. Tais confrontos causam um profundo desconforto nas autoras que acabam usando o humanismo e o liberalismo que as constituíram intelectualmente no século XIX em confronto com as práticas de exploração e de subjugação impostas pelo imperialismo dos países de origem de seus familiares em relação às colônias americanas, fundadas especialmente no patriarcado e no racismo. A condição de mulher dessas autoras as faz investir no projeto educacional como força modelar de enfrentamento à subalternização histórica de domínio político, econômico e intelectual e a efetivamente assumirem suas mudanças.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Sônia Maria da Silva Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: diagnósticos, perspectivas e desafios nas escolas de negócios brasileiras
  • Este projeto de pesquisa objetiva problematizar o processo de Formação dos profissionais da área de negócios no cenário nacional no período de 2016 a 2020, em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da análise de suas possibilidades didático-pedagógicas, desafios buscando contribuir na proposição de uma abordagem metodológica de ensino em uma perspectiva educacional transformadora. Para atingir o objetivo proposto, utilizar-se-á uma abordagem qualitativa, cujos procedimentos metodológicos serão operacionalizados nas seguintes etapas: Na primeira etapa realizar-se-á a construção de um portfólio bibliográfico, elaborado de forma estruturada com base no instrumento Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C). Em seguida, analisar-se-á de forma crítica e contextualizada como os componentes curriculares voltados aos ODS estão sendo inseridos no perfil de formação dos bacharéis das escolas de negócios, por meio dos projetos pedagógicos e/ou planos de curso das IES. A posteriori, serão construídos os instrumentos de coletas de dados da pesquisa de campo. Em seguida, pretende-se realizar entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de curso, docentes e representantes de entidades de órgãos de classe. Para análise e interpretação do discurso dos entrevistados, empregar-se-á a análise de discurso na vertente francesa. Espera-se, por meio deste estudo, a obtenção de evidências teórico-empíricas, que além de fornecerem subsídios para a proposição de uma abordagem metodológica de ensino, possam contribuir para sugestionar a criação de políticas públicas e de ordem pedagógicas que busquem incorporar na formação dos profissionais da área de negócios uma concepção que amplie a ação reflexiva e crítica da realidade profissional e cidadã para interação e intervenção no âmbito da promoção do desenvolvimento sustentável.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sônia Maria de Lima Salgado

Ciências Agrárias

Agronomia
  • caracterização fenotípica de progênies de cafeeiro para resistencia a meloidogyne spp. e identificação de marcadores moleculares associados com a resistencia
  • Meloidogyne sp., responsável por sérios prejuízos as lavouras cafeeiras, têm sua população reduzida mediante o uso de cultivares resistentes, entretanto, a cafeicultura brasileira dispõe de cultivares, na sua maioria, suscetíveis aos principais fitonematoides, principalmente do gênero Meloidogyne. O banco de germoplasma de café da EPAMIG constitui uma reserva gênica valiosa e alguns desses materiais podem apresentar resistência múltipla a fitonematoides. A fenotipagem e seleção assistida por marcadores moleculares podem auxiliar sobremaneira os programas de melhoramento genético do cafeeiro visando a obtenção de cultivares resistentes ao Meloidogyne spp. A seleção assistida por marcadores moleculares (SAM) aumenta a capacidade de analisar muitos materiais com eficiência e menor tempo. Propõe-se caracterizar progênies de cafeeiro, oriundas do programa de melhoramento do café, quanto à reação a Meloidogyne sp. sob condições de casa de vegetação e campo. A fenotipagem, etapa chave para o avanço do programa de melhoramento genético para resistencia do cafeeiro a nematoides, envolve a inoculação, extração e quantificação dos nematoides para determinação do Fator de Reprodução (FR), avaliação visual das raízes por meio da escala de notas adaptada de Carneiro (1995), índice de galhas/engrossamentos e o número de ovos e juvenis por grama de raiz. Além disso, variações fenotípicas no desenvolvimento dos cafeeiros, advindas do parasitismo nas raízes, podem ser avaliadas pelas características vegetativas como incremento na altura, diâmetro de caule e no número de ramos plagiotrópicos. Por meio da seleção assistida com marcadores, a reação das progênies ao nematoide será estudada buscando a associação desses marcadores a resistência das plantas. A fenotipagem das progênies será realizada por meio da caracterização do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo em área cafeeira naturalmente infestada. Esta etapa se justifica pela importância do ambiente na manifestação do caráter genético dos cafeeiros, especialmente na presença de patógenos como os fitonematoides. Diante disso objetiva-se fenotipar a reação de progênies de cafeeiro a Meloidogyne spp. sob condições controladas em casa de vegetação além do campo, e identificar marcadores moleculares associados à resistência dos cafeeiros a Meloidogyne spp.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021