Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ademir Neves

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • efeitos da segunda-esfera de coordenação na reatividade de novas metalohidrolases e catecolases sintéticas bioinspiradas. aplicações em biotecnologia
  • Considerando a importância do tema de pesquisas até então desenvolvido no nosso grupo de pesquisas no contexto da química bioinorgânica a nível nacional e internacional e a sua continuidade, no presente projeto, pretende-se utilizar novas hidrolases/catecolases sintéticas e algumas outras já bem caracterizadas em outros trabalhos do grupo, ancoradas de forma covalente em diaminas protonadas as quais tem sido utilizadas como o esqueleto suporte de enzimas artificiais, mimetizando por exemplo, grupamentos lisinas das cadeias polipeptídicas dos sítios ativos de metaloenzimas. Além disso, pretende-se realizar modificações químicas nas diaminas com a introdução de novos grupos funcionais do tipo pireno e naftaleno que nos permitam estudar os efeitos secundários de grupamentos não coordenantes (2ª. Esfera de coordenação com efeitos eletrostáticos, interações de ligações e hidrogênio e efeitos hidrofóbicos e intercalantes) dos complexos binucleares. Finalmente, o ancoramento de resíduos moleculares em compostos de coordenação capazes de intercalar pares de bases do DNA (A-T and G-C) de forma específica e eficiente (elevados Kass) serão investigados através da intercalantes derivados do pireno, naftaleno e bipiridina, na busca de possíveis de novos agentes anti-tumorais. O primeiro exemplo bem sucedido foi recentemente por nós publicado no Inorg. Chem. 2018, 57,187-203.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adenilson Oliveira dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo das propriedades fisicas de cristais semiorgânicos
  • Nos últimos 10 anos o autor deste projeto desenvolveu várias atividades de grande relevância científica regional sempre visando melhorar as condições de ensino e pesquisa no interior do Maranhão e contribuir para o desenvolvimento científico e social da região. Dentre as ações realizadas, destaca-se a aprovação de projetos importantes que possibilitou a criação de infraestrutura para pesquisa na área de ciência dos materiais nesta região, coordenei o processo de implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) em Imperatriz, aprovado e iniciado em 2013. Este fato é muito importante, pois trata-se do primeiro programa de mestrado Stricto-Sensu da região, que fica distante de grandes cidades e com uma grande demanda para pós-graduação. Em 2017 o programa completou 4 anos de existência e foi bem avaliado pela CAPES, ficando com nota 4. Este fato nos motivou a solicitar a abertura do doutorado em Ciência dos Materiais na região, que no presente momento encontra-se em avaliação na CAPES. O PPGCM possui três linhas básicas de pesquisa, sendo uma delas a Síntese e Caracterização de Cristais Orgânicos e Inorgânicos. Esta linha constitui uma das principais linhas de pesquisa do autor desse projeto. Visando dar continuidade as pesquisas nesta área, o presente projeto tem a finalidade de continuar os estudos com cristais orgânicos bem como, obter cristais semi-organicos de aminoácidos com metais(Ni, Fe, Cu). Os prováveis candidatos para este estudo são L-histidina, L-alanina, beta- alanina , L-arginina e L-asparagina complexadas com metais tipo Ni, Fe, Cu, Zn, pretendemos verificar a influência da adição de substância ao hábito de crescimento dos cristais de aminoácidos e estudar as modificações na rede cristalina induzidas por variação de temperatura e aplicação de pressão hidrostática. A presença de eventuais transições de fase estrutural induzidas por temperatura e/ou pressão serão investigadas.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022