Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sílvio Bitencourt da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • contribuições das instituições científicas e tecnológicas para a adoção de estratégias de inovação aberta por micro e pequenas empresas no brasil
  • Este projeto se propõe a conduzir uma investigação sobre as contribuições das Instituições Científicas e Tecnológicas - ICTs para a adoção de estratégias de Inovação Aberta - IA por Micro e Pequenas Empresas - MPEs. É pautado por uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso junto às ICTs do Brasil qpor meio de suas entidades representativas. A análise das evidências ocorrerá à luz dos elementos da Visão Relacional - VR que problematizam, questionam e complementam a Visão Baseada em Recursos - VBR e que permitem o desenvolvimento de recursos relacionais (estrutura de colaboração, o modo de relacionamento e os parceiros como recurso). A presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa e a opção pelo estudo de caso demonstra ser apropriada, para uma questão do tipo “como”.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Silvio Buchner

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • efeito da temperatura de annealing na formação de fases metaestáveis em vitrocerâmicas
  • Vitrocerâmicas são materiais policristalinos produzidos por cristalização controlada de vidros durante processos de tratamento térmico. Vidros silicatos submetidos a condições extremas de pressão apresentam a formação de poliamorfismo e quando combinado com temperatura podem formar fases metaestáveis, como por exemplo o metasilicato de lítio. O objetivo deste projeto é estudar como a temperatura de annealing afeta a formação de fases metaestáveis principalmente em alta pressão. A caracterização estrutural a nível de curto ou longo alcance será realizada pelas técnicas de difração de raios-X, espectroscopia de fotoelétrons induzidos por Raios-X (XPS), ressonância magnética nuclear (RMN), espectroscopias Raman e infravermelho. Por outro lado, a resposta de um material em condições de uso será analisada com testes visando obter as propriedades mecânicas, térmicas, tribológicas, para diferentes condições estruturais. Resultados pretendidos: controle da cinética de cristalização, obtenção de diferentes fases e frações cristalinas, bem como a otimização de propriedades destes materiais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021