Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tarcisio Samborski

Ciências Agrárias

Agronomia
  • hortas domésticas: mais autonomia, mais sustentabilidade
  • O projeto Hortas domésticas: mais autonomia, mais sustentabilidade busca desenvolver uma tecnologia social participativa que garanta e melhore a produção de alimentos em famílias indígenas que vivem na pobreza extrema nas Terras Indígenas ( TI ) do Guarita e Inhacorá. Enquadra-se como linha principal na tentativa de acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentáve . Concebido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto , a Cooperfamiliar , EMBRAPA Clima Temperado e as lideranças indígenas das duas TI projeta um conjunto de ações que tem por base a reprodução de espécies vegetais mais adaptadas as condições de cultivo com produção e beneficiamento das sementes que não se encontram no mercado. Prevê ainda a atuação com variedades de propagação vegetativa, impulsionando a produção de propágulos com o uso de micropropagação in vitro. Esse material será doado para 500 famílias indígenas, buscando ampliar a produção de alimentos e a autonomia das comunidades que poderão reservar parte dos cultivos para conservação de material propagativo ou de sementes. Além do aumento na produção, redução da fome e melhoria na alimentação, espera-se acumular conhecimento e habilidades para reproduzir essa tecnologia para outras famílias no futuro.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • 01/12/2018-30/05/2021
Foto de perfil

Tarciso Binoti Simas

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • i mostra de ciência e tecnologia da educação básica de santana do araguaia/pa – moctec – do instituto de engenharia do araguaia da universidade federal do sul e sudeste do pará – iea/unifesspa
  • Considerando os desafios de interiorização do desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo no Brasil, o Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - IEA/Unifesspa propõe a realização da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia/PA – Moctec. Seus principais objetivos são compartilhar conhecimentos científico, tecnológico e inovativo e estimular a participação de pelo menos 40 trabalhos científicos de estudantes das escolas das redes pública e privada de ensino fundamental e médio localizadas em Santana do Araguaia, Pará. Trata-se de um evento gratuito, organizado pelo IEA/Unifesspa, dentro da Linha de abrangência 1 - Municipal da chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020, que buscará parceria com a Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia, o Governo do Pará, escolas públicas e privadas, empresas de tecnologias e demais seguimentos sociais e educacionais. Esta primeira edição da Moctec acontecerá no período de 27, 28 e 29 de outubro de 2021 em referência à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, podendo se consolidar como uma atividade anual de encontro do ensino, da ciência, da tecnologia e de integração entre Unifesspa, as escolas e a sociedade araguaienses. Espera-se ainda contribuir com a promoção de culturas indagativa e crítica de problemas locais, com o despertar de vocações para carreiras científicas, tecnológicas e docente e com a integração de estudantes e professores da educação básica em projetos de pesquisa do IEA/Unifesspa.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 22/01/2021-31/01/2023