Projetos de Pesquisa

 

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Samuel Goldenberg

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de crispr/cas para a determinação da função e papel de proteínas de ligação a rna (rbps) na regulação da expressão gênica em trypanosoma cruzi
  • A regulação da expressão gênica em Trypanosoma cruzi ocorre essencialmente ao nível pós-transcricional. Os transcritos policistrônicos são processados no núcleo e transportados para o citoplasma para a tradução em proteínas. Todavia, considerando que os mRNAs no transcrito policistronico não são relacionados nem em função, nem em expressão diferencial durante o ciclo de vida do parasita, deve haver mecanismos de seleção dos mRNAs que serão traduzidos, estocados ou degradados. Esta sinalização do destino dos mRNAs é feita pelas proteínas de ligação a RNA (RNA binding proteins ou RBPs). Nosso trabalho ao longo dos últimos anos permitiu evidenciar diferentes RBPs em T.cruzi e os resultados indicam o papel inequívoco das mesmas na seleção dos alvos (mRNAs) associados a uma dada RBP, de acordo com mudanças fisiológicas (estresse) a que o parasita é submetido. Recentemente estabelecemos a metodologia de CRISPR/CAS para o T.cruzi, facilitando o uso de ferramentas genéticas para o estudo do papel de diferentes genes na diferenciação do T.cruzi. Nesta proposta almejamos investigar o papel de diferentes RBPs na regulação da expressão gênica no parasita, tendo como foco inicial o estudo de RBPs com domínio de dedo de zinco, na constituição de mRNPs de T.cruzi, bem como na modulação da expressão gênica e diferenciação do parasita. Usando a metodologia de CRISPR/CAS, determinaremos o papel das RBPs na biologia do T.cruzi e a alteração nos respectivos complexos mRNP.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 05/12/2019-31/12/2021
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Samuel Goldenberg

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de crispr/cas para a geração de para a determinação da função e papel de proteínas de ligação a rna (rbps) na regulação da expressão gênica em trypanosoma cruzi
  • A regulação da expressão gênica em Trypanosoma cruzi ocorre essencialmente ao nível pós-transcricional. Os transcritos policistrônicos são processados no núcleo e transportados para o citoplasma para a tradução em proteínas. Todavia, considerando que os mRNAs no transcrito policistronico não são relacionados nem em função, nem em expressão diferencial durante o ciclo de vida do parasita, deve haver mecanismos de seleção dos mRNAs que serão traduzidos, estocados ou degradados. Esta sinalização do destino dos mRNAs é feita pelas proteínas de ligação a RNA (RNA binding proteins ou RBPs). Nosso trabalho ao longo dos últimos anos permitiu evidenciar diferentes RBPs em T.cruzi e os resultados indicam o papel inequívoco das mesmas na seleção dos alvos (mRNAs) associados a uma dada RBP, de acordo com mudanças fisiológicas (estresse) a que o parasita é submetido. Recentemente estabelecemos a metodologia de CRISPR/CAS para o T.cruzi, facilitando o uso de ferramentas genéticas para o estudo do papel de diferentes genes na diferenciação do T.cruzi. Nesta proposta almejamos investigar o papel de diferentes RBPs na regulação da expressão gênica no parasita, tendo como foco inicial o estudo de RBPs com domínio de dedo de zinco, na constituição de mRNPs de T.cruzi, bem como na modulação da expressão gênica e diferenciação do parasita. Usando a metodologia de CRISPR/CAS, determinaremos o papel das RBPs na biologia do T.cruzi e a alteração nos respectivos complexos mRNP.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samuel Luis Velazquez Castellanos

Ciências Humanas

Educação
  • a circulação dos livros escolares franceses no maranhão oitocentista
  • Neste projeto procura-se analisar os livros escolares franceses inseridos nas instituições de ensino maranhense no período imperial, como objeto de estudo e como fonte de pesquisa, na tentativa de avaliar o seu papel, influência e representatividade nas escolas públicas e privadas de instrução primária e secundária. Trata-se de localizar, identificar, mapear e inventariar estes livros, com a finalidade de resgatar a natureza da sua produção, os conteúdos trabalhados, os métodos empregados, os protocolos de leitura utilizados por seus autores, assim como as indicações de uso sugeridas nas prescrições legais. Busca-se compreender o lugar do livro escolar francês e sua repercussão no ensino maranhense oitocentista, discorrendo-se e verificando-se não só sobre os trâmites legais a que foram submetidos para sua inserção na instrução, como também sobre as noticias, as disputas e as concordâncias referentes a este artefato da cultura material escolar, expressas na imprensa maranhense e francesa. Utilizam-se neste estudo diversas fontes intermediadas pelos pressupostos da História Cultural, entre elas: os jornais locais e franceses, os relatórios dos Presidentes de Província, dos Inspetores da Instrução Pública e dos Delegados Literários; como também as correspondências trocadas entre várias autoridades escolares e o governo, e a base de dados Emanuelle e a Patre-Manes. Acredita-se que esta pesquisa trará importantes contribuições para o campo da educação escolar maranhense no que se refere aos livros escolares aprovados, adotados, e usados durante o período imperial, e para a história do livro e da leitura no âmbito local e nacional, uma vez que estudos sobre a história do livro escolar e não-escolar, especificamente no Maranhão, ainda são esparsos.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021