Projetos de Pesquisa

 

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Adriana Gomes Nogueira Ferreira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologia educativa como intervenção de cuidado no manejo das dificuldades vivenciadas na amamentação
  • Apesar dos estudos e estratégias existentes acerca do aleitamento materno, observa-se que a adesão à prática no Brasil ainda está inferior às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que diferentes aspectos como socioeconômicos, culturais, associados à qualidade da informação recebida pelos profissionais de saúde durante o pré-natal e puerperio e os problemas e dificuldades decorrentes da amamentação são alguns dos fatores que influenciam a manutenção desta prática. Neste contexto diferentes estratégias educativas têm sido desenvolvidas e validadas, tais como: álbum seriado, iconografia 3d, rádio, telefone, literatura de cordel, websites e simuladores realísticos de baixa fidelidade. No entanto com a popularização da internet e do uso de equipamentos móveis, acredita-se que o desenvolvimento de uma tecnologia educativa na modalidade de software aplicativo poderá auxiliar puerperas no enfrentamento das dificuldades vivenciadas durante a amamentação de modo a fortalecer esta prática e melhorar a saúde da criança, da mãe e família, bem como os indicadores relacionados ao aleitamento materno. Assim, objetivou-se disponibilizar um software aplicativo sobre as dificuldades na amamentação. O estudo será realizado em quatro etapas, a saber: a) construção teórica, momento em que será realizada revisão integrativa e construído o estado da arte relacionada à temática; b) etapa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa a partir da realização de entrevista semiestruturada com puerperas acerca do conhecimento dos problemas vivenciados na amamentação e expectativas quanto à tecnologia educativa a ser construída; c) etapa caracterizada pelo desenvolvimento do protótipo do software aplicativo, denominada estudo metodológico e desenvolvimento, e de validação, por meio do qual será desenvolvido o software aplicativo fundamentado nas etapas anteriores e validação de conteúdo realizada por juízes e público-alvo, além da avaliação da usabilidade realizada pelos juízes em computação; e d) nesta etapa será realizado estudo quase-experimental, para verificar as contribuições da tecnologia educativa desenvolvida pele público alvo, serão selecionadas participantes para o grupo controle e grupo intervenção, na qual a intervenção será o acesso ao conteúdo do aplicativo. Os sujeitos do estudo serão puerperas que buscam o banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão com queixas na amamentação, juízes especialistas em conteúdo e computação. Para a coleta de dados qualitativos serão utilizadas roteiro de entrevista semi-estrutrada e registro em diário de campo e para os dados quantitativos, questionário de caracterização dos participantes e de validação, Heurística de Nielsen, e aplicação de pré e pós-testes serão necessários. Os dados qualitativos das entrevistas serão processadas pelo software webQDA. já os dados quantitativos serão analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0 for windows, apresentados em tabelas, com frequências absolutas e percentuais. Será feita a análise de concordância entre os juízes e puerperas na etapa de validação por meio do coeficiente de concordância de Kappa e o Indice de Validade de Conteúdo (IVC) que serão considerados adequados quando os índices alcançarem valores iguais ou superiores a 0.80. O estudo será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Plataforma Brasil, onde só terá início após a aprovação, respeitando-se os aspectos éticos que envolvem pesquisa com seres humanos. Espera-se que o aplicativo desenvolvido apresente conteúdo de qualidade, atrativo e usabilidade favorável favorecendo as puerperas informações suficientes para auxiliá-las nos momentos em que apresentarem problemas na amamentação.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Madeira Alvares da Silva

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • avaliação do estilo de vida na metilação dos genes bdnf e nr3c1
  • A epigenética é reconhecida como a resposta do indivíduo ao ambiente no sentido de adaptação por meio da expressão diferencial de genes, ou seja, são modificações que afetam a expressão gênica decorrentes de alterações como metilação e acetilação das caudas de histonas e metilação do DNA, que acabam por aumentar ou reduzir a expressão gênica. Alterações na metilação do DNA têm sido sugeridas como possíveis moduladoras da saúde a longo prazo em resposta a eventos ambientais estressores e que podem ser passadas para as gerações futuras. Os hábitos e o estilo de vida são reconhecidos como importantes na determinação de doenças e uma das possíveis vias é a ocorrência de eventos epigenéticos. Estudos têm mostrado que o consumo de álcool e tabaco pode influenciar no grau de metilação do DNA genômico global, porém sem ainda consenso e sem uma relação dose-resposta na alteração epigenética. Doenças psiquiátricas como o estresse, ansiedade e depressão são reconhecidas hoje como associadas à metilação de regiões gênicas do DNA e desregulação do eixo Hipotálamo-Pituitária-Adrenal (HPA), principal sistema neuroendócrino que controla a reatividade ao estresse e a produção de glicocorticóides. O gene NR3C1 é o responsável pela expressão do Receptor de Glicocorticoide (GR) e sua expressão pode ser alterada pela metilação em sua região promotora. O Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), envolvidos no desenvolvimento do cérebro e neuroplasticidade, é responsável pela manutenção da integridade neuronal e neuroplasticidade, e sua metilação também tem sido associada ao risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. No entanto, dados sobre metilação dos genes BDNF, NR3C1 e desregulação do eixo HPA associados ao estilo de vida envolvendo tabagismo e etilismo e suas possíveis associações com transtornos psiquiátricos e ainda são escassos. Considerando que o estudo da regulação epigenética auxilia na compreensão do comportamento fisiológico, bem como a etiologia dessas doenças consideradas limitantes, complexas e multifatoriais, este projeto pretende investigar nas populações usuárias do Sistema Único de Saúde, a influência do hábito tabagista e etilista na metilação dos genes BDNF e NR3C1, nas alterações dos níveis de cortisol sérico e no aparecimento de doenças, em especial de doenças psiquiátricas como a depressão, ansiedade e estresse. A proposta busca ainda uma relação dose-resposta e o desfecho de um padrão de metilação dos genes BDNF e NR3C1 em resposta ao habito tabagista e etilista com aspecto inovador em pesquisa, uma vez que trabalhos desta natureza são ainda bastante escassos, sugerindo desta forma o uso dessa marca epigenética como possível biomarcador para doenças psiquiátricas. O presente estudo traz o possível uso destas estratégias biotecnológicas na localização de marcadores de estilo de vida, na melhor compreensão, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Maria Meneghetti

Tecnologias

Tecnologia da Informação e Comunicação
  • ii integra ciência – feira de ciências e mostra científica
  • Este projeto atende a Chamada CNPq/MCTIC Nº11/2019 e tem como título: II Integra Ciência – Feira de Ciências e Mostra Científica, e busca a elaboração e realização de uma Feira de Ciências e Mostra Científica, na cidade de Santa Helena, PR. O II Integra Ciência - Feira de Ciências e Mostra Científica ocorrerá em duas etapas, denominadas etapa escolar e etapa universidade. Inicialmente para que ocorra a etapa escolar, os professores das escolas participantes, da educação básica (fundamental e médio) receberão formação, objetivando aporte teórico e prático, pois serão além de disseminadores da ideia os multiplicadores, juntamente com a equipe da universidade, para que seus alunos possam desenvolver atividades científicas relacionadas ao conteúdo ensinado, e os melhores trabalhos escolhidos pelos professores e coordenadores do projeto, participarão da Feira de Ciências e Mostra Científica, que será a chamada etapa universidade. A etapa universidade consiste na realização da feira, na UTFPR Campus Santa Helena, na qual os melhores trabalhos escolhidos nas escolas serão apresentados na forma de à comunidade, podendo ser na modalidade Experimental e Mostra Científica. Os nove melhores trabalhos, dos três níveis de ensino receberão premiação específica. O projeto visa integrar o conhecimento científico, aquele desenvolvido nas escolas e universidade, com o conhecimento popular, e divulgar a ciência e tecnologia para a comunidade. Também busca chamar a atenção para projetos desenvolvidos na área de Ciências Exatas, Engenharias e Computação e que seja desenvolvido somente por meninas como forma de incentivo para inserir mulheres na ciência. Espera-se a visibilidade juntos aos professores, alunos, bem como dos visitantes, e a oportunidade de construção de conhecimento de forma interdisciplinar, contextualizada e integrada com a comunidade local, que não possuía eventos dessa natureza e a oportunidade de transformá-lo em evento que entre no calendário escolar do município e também integrá-lo a universidade por meio da exposição de cursos da mesma.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 07/01/2020-31/12/2021
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Adriana Marotti de Mello

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • redução de incerteza no fornecimento em cadeias de suprimento fechadas
  • Cadeias de suprimento diretas são aquelas que envolvem a movimentação de matérias primas e produtos desde os produtores até os consumidores finais. Já as cadeias reversas são aquelas que são iniciadas nos consumidores finais com fluxos de materiais em direção aos produtores, através do reprocessamento (reuso e/ou reparo, reforma, remanufatura e reciclagem) de produtos em final de vida útil, transformando-os em produtos novamente usáveis. Quando as cadeias diretas e reversas são integradas, elas formam a cadeia de suprimento de ciclo fechado (CSCF). O fechamento do ciclo produtivo pode trazer impactos positivos para o meio ambiente, através da redução da geração de resíduos e do consumo de matérias primas e energia. (Quariguasi Frota Neto, Walther, Bloemhof, Van Nunen, & Spengler, 2010; Zhao, Cao, Li, Wang, Liu, Li & Zhang,2018). Ainda que o tema esteja atraindo cada vez mais a atenção da academia, das empresas e do poder público nos últimos anos (e.g., Govindan, Soleimani & Kannan, 2015; Rudrajeet, 2017 ; Sandberg, Rudrajeet & Jukka, 2018), ainda não há um total entendimento sobre como implementar e gerenciar efetivamente esse tipo de cadeia de suprimentos. Tanto nas cadeias de suprimento diretas quanto nas fechadas, a estabilidade e previsibilidade no fornecimento de materiais são fundamentais para a sincronia e o funcionamento eficiente da cadeia. Nesse sentido, o presente projeto procura abordar esse relevante problema empírico – as ineficiências sistêmicas que ocorrem nas cadeias de suprimentos fechadas. Pretende-se estudar cadeias de suprimento fechadas, entendendo quais as causas de incertezas e instabilidades na demanda de resíduos e de produtos remanufaturados/reciclados, buscando discutir como as práticas de gestão de cadeia de suprimentos podem contribuir para a redução dessa incerteza e instabilidade. Ao estudar iniciativas de gestão em cadeias de suprimento fechadas em diferentes indústrias, tanto na Europa quanto no Brasil, pretende-se entender quais fatores podem ter impacto na transição para cadeias de suprimento fechadas e como diferentes atores podem auxiliar (ou prejudicar) essa transição. Os resultados pretendem contribuir para a teoria, e em especial para a teoria relacionada a Gestão de cadeias de suprimentos fechadas e economia circular (Govindan & Hasanagic, 2018, Braz et al, 2018, Homrich , Galvão , Abadia & Carvalho, 2018, Merli, Preziosi & Acampora, 2017) , para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa na área e para a gestão de empresas do setor e para a proposição de políticas públicas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022