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Roseli de Deus Lopes
COORDENADOR(A)
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Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
20a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2022
Resumo:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman. A FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2022, a ação FEBRACE completará vinte anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 18 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Diante do avanço do ritmo da vacinação da população para a Covid-19 pelo país durante o ano de 2021, a FEBRACE pretende iniciar os esforços de retorno a nova normalidade ao propor um modelo que denominaremos de híbrido, somado às atividades realizadas online análogas ao modelo adotado nos anos de 2020 e 2021, também pretendemos realizar atividades presenciais com uma parcela do público. Evidentemente, a viabilização destas atividades estarão sujeitas aos protocolos sanitários vigentes.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
15/12/2021-31/12/2023
Roseline Beatriz Strieder
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
novo ensino médio: implicações e encaminhamentos para a construção de uma outra relação ciência-sociedade
Resumo:
O contexto atual, marcado por uma crise de confiança na ciência, tem demandado o estabelecimento de outra relação entre ciência e sociedade, pautada em perspectivas dialógicas, problematizadoras e participativas. Isso requer diferentes frentes de ações, dentre elas, a que se dedica o presente projeto, voltado à investigação de aportes teórico-metodológicos e epistemológicos que orientem a inserção de discussões sobre as relações ciência-sociedade no contexto do Novo Ensino Médio. Assim, este projeto objetiva delinear implicações e encaminhamentos relacionados à articulação ciência-sociedade e sua inserção no Novo Ensino Médio. Também, investigará a implementação de propostas curriculares de proposições teórico-práticas coerentes com as demandas atuais. Os referenciais que orientam essas ações estão vinculados aos campos da Educação e dos Estudos Sociais da Ciências e Tecnologia, defendendo leituras críticas da realidade, superação da cultura do silêncio e democratização da participação nas decisões em temas relacionados à Ciência e à Tecnologia. Destaca-se que os mesmos têm fundamentado pesquisas em Educação Científica, as quais indicam seu potencial para as abordagens e perspectivas requeridas. Ao mesmo tempo, essas pesquisas indicam a necessidade de aprofundamentos, em especial, no que diz respeito à sua inserção na Educação Básica, com destaque para o Novo Ensino Médio. Diante disso, do ponto de vista metodológico, esta investigação seguirá os moldes das abordagens qualitativas de pesquisa em Educação. Em concreto, abarcará (i) pesquisas bibliográficas, para aprofundar aspectos teórico-metodológicos e epistemológicos das perspectivas defendidas e sua aproximação ao contexto do Novo Ensino Médio, e, (ii) estudos de caso, buscando acompanhar professores de diferentes regiões do Brasil no desenvolvimento de propostas educativas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
06/04/2022-30/04/2025
Rosely Aparecida Peralta
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de sistemas catalíticos metálicos inspirados na natureza para aplicações biomédicas
Resumo:
O tema global desta proposta é a aplicação de estratégias químicas para abordar questões importantes na medicina molecular e ciências da vida, como a geração de novas terapias utilizando proteínas ou novos fármacos no tratamento de doenças e na compreensão/expansão da funcionalidade de biomoléculas nativas. A partir da aplicação catalítica de sistemas exógenos, pretende-se realizar a modificação/ativação de moléculas biológicas ou sintéticas, em ambientes complexos, desde tampões biológicos à aplicação em células e in vivo, objetivando o entendimento do modo de ação e desenvolvimento de produtos biomédicos. O problema central desta proposta é o desenvolvimento de materiais catalíticos para realizar reações em sistemas biológicos sem interromper suas funções nativas e ainda ser eficiente em condições reacionais restritas de solvente, pH, temperatura e pressão. A obtenção de tais sistemas catalíticos permitirá que reações químicas sejam desenvolvidas para atuarem em alvos biológicos específicos e com toxicidade reduzida, um anseio da comunidade científica para o tratamento de doenças, como o câncer. A hipótese é que a utilização de complexos e nanopartículas de metais de transição (MT), com estruturas definidas, permitirá que reações exógenas sejam realizadas num ambiente biológico de forma quimiosseletiva, com alta eficiência catalítica e rendimento superior. Os MT possuem propriedades reacionais únicas, como: (i) interação de alta especificidade com grupos funcionais específicos, e (ii) alta capacidade catalítica, tanto para reações covalentes, quanto para reações redox, como exemplificam as publicações deste grupo. Para tanto, os complexos e nanopartículas de MT serão preparados a partir do uso de ligantes e (bio)polímeros racionalmente selecionados para interagirem com entidades químicas específicas, seja na modificação de proteínas a partir da inserção de grupos não naturais ou na ativação de pró-fármacos, geração de CO e espécies reativas de oxigênio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
06/05/2022-31/05/2025
Rosely Maria Zancopé Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inovações moleculares na esporotricose: aplicações clínico-epidemiológicas, diagnósticas e na predição de resistência a fármacos aprovados e/ou em testes pré-clínicos
Resumo:
A esporotricose ganhou importância na última década devido à distribuição mundial e alta prevalência, principalmente no Brasil, sendo Sporothrix brasiliensis a espécie mais associada a esta micose em nosso meio. A correta identificação de espécie e a elucidação dos padrões de diversidade genética entre isolados são de grande relevância médica, permitirão melhor avaliação epidemiológica e influenciarão na escolha terapêutica desta micose, já que estudos demonstram diferenças no perfil de suscetibilidade a fármacos antifúngicos entre os isolados de S. brasiliensis. Em adição, a melhor compreensão da diversidade genética do fungo auxiliará no prognóstico da doença, uma vez que poderão elucidar diferenças na virulência desta espécie, e contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias para diagnóstico, prevenção e tratamento da esporotricose. Métodos moleculares, entre os quais sequenciamento parcial de genes constitutivos e genômico completo, têm sido aplicados na taxonomia e filogenia de Sporothrix spp. Entretanto, ferramentas moleculares com alto poder discriminatório, reprodutíveis, que permitam a identificação das espécies de Sporothrix, o diagnóstico laboratorial, bem como a distinção de genótipos dentro de uma mesma espécie ainda não foram desenvolvidas. Nesta proposta pretendemos estudar os aspectos fenotípicos e genéticos de S. brasiliensis, e aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de testes para diagnóstico laboratorial mais rápidos, bem como no tratamento da esporotricose. Também estudaremos os aspectos relacionados à epidemiologia molecular da esporotricose zoonótica em regiões hiperendêmicas da doença, e os conhecimentos adquiridos possibilitarão a determinação de alguns parâmetros com mais acurácia, como a incidência e prevalência desta micose, a relação entre genótipos e quadros clínicos, bem como a identificação com base molecular de cepas mais virulentas e aparecimento de cepas resistentes aos antifúngicos em nosso meio.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
08/02/2022-28/02/2025
Rosiel Camilo Sena
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xiii snct: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação na amazônia
Resumo:
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal do Amazonas - IFAM/Campus Lábrea é uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio da realização de eventos sobre essa temática em especial com abrangência nos povos da floresta. Tal evento possui foco principal estudantes das diversas modalidades de ensino também a comunidade em geral. O tema da SNCT 2022 é: Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, iremos enfatizar a nossa evolução da ciência no Brasil que foi construída desde o início, em 1500, mas é importante ressaltar os últimos 200 anos, como a nossa ciência contribuiu para a nossa vida. A ciência salva as pessoas. Quando a gente tem uma pandemia, a gente vê a importância dela. A ciência sempre esteve do nosso lado e sempre vai estar. A SNCT proporcionará a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM, uma oportunidade de realização de inúmeras atividades que abordem os 200 anos de ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para o desenvolvimento dos povos da Amazônia, sendo uma oportunidade de promover a difusão do conhecimento científico e de tecnologias inovadoras focadas tanto na conservação da maior floresta tropical do mundo, quanto no desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, à na inovação de produtos, processos e serviços, e na geração de oportunidade econômica para redução das desigualdades, transformação econômica e inclusão das camadas sociais mais vulneráveis da Amazônia. Diante disso, serão realizadas atividades que apontem possibilidades de inovação nos ambientes escolares do IFAM e das instituições colaboradoras, e do ensino público das redes Municipal e Estadual, além de atividades que dialoguem com as comunidades ribeirinhas, com os indígenas, com as lideranças femininas, microempreendedores e com outras comunidades mais distante.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Rosiel Camilo Sena
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xii semana nacional de ciência e tecnologia do ifam/campus lábrea
Resumo:
A XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea) acontecerá entre os dias 6 a 8 de outubro, será realizada em parceria com o IFAM/Campus Lábrea, IFAM/Campus Humaitá e outras instituições de ensino (estadual/municipal), a mesma oportunizará o desenvolvimento de atividades acerca do tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Além da promoção da divulgação científica, serão estimuladas discussões a respeito de estratégias de como devemos nos comportar diante do novo quadro, essa transversalidade entre da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa científica, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade), a (CT&I) são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A importância dessas atividades para o desenvolvimento é normalmente tratada como uma obviedade. Afinal, somente a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo são capazes de gerar produtos com maior conteúdo tecnológico e, portanto, maior valor agregado. Entretanto, essa não tem sido, historicamente, uma opção firme e consistente do Brasil.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Rosilene de Sá Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
física ao alcance de todos: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
Um dos objetivos deste projeto é construir e expor experimentos automatizados na SNCT e depois numa sala permanente no Ifes/Serra, onde ocorrerão visitas ao longo do ano do público interno e externo.Possui, portanto, caráter multidisciplinar envolvendo a Física e áreas afins incluindo Computação, Programação, Elétrica e Eletrônica na construção dos experimentos, contribuindo na formação multidisciplinar, atualmente desejada no mundo do trabalho. Conta também com a divulgação científica e o desenvolvimento de pessoal na área. No ES Santo há somente 2 cidades com mais de 500 mil habitantes, sendo a Serra uma delas, onde implantaremos o projeto. Tendo em vista que a Serra não possui nenhum espaço permanente de Ciências Naturais e da Terra como o proposto,a exposição dos experimentos durante a SNCT em local público, e após a SNCT, em uma sala permanente contribuirá para divulgar e popularizar a ciência, estimulando a curiosidade científica em camadas diferentes da sociedade brasileira, pois, será um espaço aberto a todos para visitações. Seguindo a temática da SNCT2022, teremos palestras sobre: A trajetória científica do Brasil ao longo de sua formação e consolidação enquanto nação, sobretudo nos últimos dois séculos; O papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I. Debates/mesas redondas sobre o desenvolvimento do Brasil ao longo desses 200 anos contextualizando o papel da mulher e o que pode ser feito para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica. Ministraremos também minicursos sobre Raspbarry Pi e Arduíno,que envolvem programação na linguagem C++.O Arduino e o Raspberry Pi tem sido as principais ferramentas para o controle de sistemas automatizados, robótica, smart-house, tornando uma ferramenta pedagógica importante. Durante a Mostra tecnológica, explicaremos conceitos científicos envolvidos que irão contribuir para o entendimento da teoria e suas aplicações.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
16/09/2022-31/03/2023
Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas decoloniais de inclusão
Resumo:
Em 2020 uma considerável audiência de streaming mostrou-se sensibilizada por um filme turco de 2019, denominado Milagre da Cela 7. Semelhante sensibilização conduz o prestígio da série televisiva The Good Doctor (ABC, 2017-presente). Ambas as produções são adaptações de roteiros sul-coreanos e grifam narrativas acerca de sujeitos com deficiência, evidenciando generalizações. Tal constatação permite inferir que vigem percepções acerca da inclusão, produzidas em outros espaços culturais. Sopesando que no Brasil o tema é marcado por um cenário de avanços e retrocessos, a premissa central do projeto indica que as políticas de inclusão ampliam sua representatividade, quando debatidas a partir da realidade latino-americana, propondo uma leitura decolonial para a inclusão. O projeto parte da tese que, ao identificar e avaliar políticas coetâneas de inclusão a partir de argumentos decoloniais, é possível construir perspectivas diferenciadas para a inclusão. Esse estudo analítico e propositivo intenciona somar-se ao debate sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como objetivo identificar, catalogar e classificar parte das políticas de educação inclusiva, no Brasil e na América Latina, no século XXI. Tal objetivo é sustentado no seguinte problema de pesquisa: ao inventariar parte dos documentos atuais de políticas para a inclusão, é possível desenhar um instrumento sugestivo de acompanhamento e avaliação de ações locais em uma perspectiva decolonial? O projeto é um estudo crítico das políticas educacionais, em perspectiva epistemológica pluralista, colocando o tema das Políticas de Inclusão em diálogo com teorias e autores contemporâneos. Operacionalmente, a pesquisa será realizada em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva de abordagem qualitativa, adotando o procedimento da análise de conteúdo, aplicada sobre um corpus de documentos acerca da inclusão, no Brasil e na América latina, de 2001 a 2020.
Instituição/UF/País:
Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Rosivaldo de Alcântara Mendes
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização e biodisponibilidade de metais pesados e hpas em manguezais: fatores de influência e métodos de avaliação como estratégia piloto para a segurança alimentar em bragança-pa.
Resumo:
A zona costeira amazônica brasileira possui extensa área de manguezais, constituindo uma das maiores áreas contínuas de manguezal do mundo, sendo que cerca de 2 200 km2 encontram-se no Estado do Pará. A península de Bragança, uma costa com diversas baías e estuários, localizada no nordeste do estado do Pará, apresenta cerca de 180 km2, dos quais 160 km2 constituem bosques de manguezal. O valor total dos serviços ecossistêmicos de manguezais Paraense estão ligados ao controle e armazenagem de água; assimilação e reciclagem de poluentes; berçário de espécies marinhas; retenção de sedimento; proteção da linha de costa; fornece alimento e sítios de reprodução a diversas espécies animais, incluindo os seres humanos; serviços culturais e recreativos. Entretanto, os manguezais paraenses estão localizados numa zona de curvatura intensa do escoamento de enchente e de vazante, os quais podem contribuir para contaminação por metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), com a deposição destes poluentes diretamente nos sedimentos e posteriormente transferidos para outros compartimentos até chegar a cadeia alimentar humana. Neste contexto, os níveis dos contaminantes estudados estão seguros e não oferecem risco a saúde da população. Os manguezais, portanto, formam a base da cadeia alimentar marinha e continental. As águas próximas aos manguezais são muito ricas em matéria orgânica, e é por isso que nessas águas os pescadores encontram grandes quantidades de peixes, crustáceos e moluscos. A população atual do litoral amazônico também utiliza os recursos dos manguezais para sua subsistência ou para obter renda. Neste projeto, pretende-se implantar campanhas de Monitoramento de Metais e HPAs em sistemas Bióticos e Abióticos de Manguezais da de Bragança-PA e propõem-se Isolamento, caracterização e identificação de fungos e/ou bactérias de água e/ou sedimentos, produtores de enzimas extracelulares com indicativo de biodegradabilidade destes poluente
Instituição/UF/País:
Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
Vigência:
14/02/2022-28/02/2025
Rosy Mary dos Santos Isaias
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Botânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto das galhas em espécies olerícolas e agroflorestais
Resumo:
Galhas são formadas pelo crescimento diferencial de tecidos vegetais em resposta à ação de organismos parasitas capazes de alterar o metabolismo do órgão hospedeiro e, portanto, sua produtividade. O grupo de pesquisa em Estrutura, Fisiologia e Química de Galhas Neotropicais tem experiência consolidada com sistemas (galha-hospedeiro) envolvendo plantas nativas e tem agora o desafio de avaliar o impacto destas interações em sistemas olericulas e agroflorestais. A equipe deste projeto é multidisciplinar e multi-institucional e avaliará de forma integrativa as características estruturais, ultraestruturais, fisiológicas, químicas e moleculares do órgão afetado e, também, a produtividade final das plantas no contexto das interações ecológicas com seus parasitas. Os processos de diferenciação citológica e tecidual envolvidos na formação das galhas são indicadores das etapas cruciais do desenvolvimento e, portanto, das janelas de oportunidade para a interrupção do processo. Estudos do grupo mostraram o impacto estrutural das galhas de Melodoigyne incognita sobre as raízes de quiabo e como a infestação pelo nematoide altera características agronômicas da cultivar. Avançaremos no diagnóstico dos impactos das galhas frente à análise de expressão de genes relacionados ao desenvolvimento das galhas e à tolerância ao estresse biótico. Material vegetal será obtido de experimentos em casa de vegetação e de coletas em campo, de acordo com os sistemas. Culturas voltadas a pequenos e médios produtores (plantas olerícolas, erva-mate, maçã e mandioca) e sistemas florestais (como Eucalyptus) terão determinados os estágios de desenvolvimento das galhas induzidas por diferentes organismos, avaliando-se os aspectos supracitados, além da abundância e de características agronômicas das plantas hospedeiras. Todo o conhecimento será publicado em periódicos qualificados, substanciando a elaboração de protocolos de manejo das galhas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
20/04/2022-30/04/2025
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