Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Lopes Balladares

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências integradora- unipampa caçapava do sul: difundindo ciência e tecnologia na região da campanha
  • O presente projeto consiste na realização da Feira de Ciências no campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e de ações visando à formação continuada de professores da Educação Básica, preparando-os para o desenvolvimento dos projetos a serem inscritos no evento. Busca-se dar continuidade a um trabalho já em andamento na região da campanha, difundindo conhecimentos sobre ciência e tecnologia entre estudantes da Educação Básica. Neste âmbito, aconteceram desde 2011, dez Feiras de Ciências no campus Caçapava do Sul, vinculadas ao projeto Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha. Nos biênios 2014/2015, 2017/2018, 2019/2020 o projeto contou com financiamento do CNPq e também foi aprovado para receber recursos em 2020. A partir das experiências com as Feiras realizadas nos anos anteriores, observam-se várias mudanças positivas no que concerne ao crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos de alunos e docentes, refletidos nos materiais de avaliação respondidos durante os eventos realizados. Esta proposta está organizada em quatro etapas: i) divulgação e visitas às escolas. Participarão professores de escolas municipais e estaduais de Caçapava do Sul e municípios vizinhos; ii) realização da Feira de Ciências do campus Caçapava do Sul com apresentação de trabalhos de escolas municipais e estaduais do município de Caçapava do Sul e cidades vizinhas, podendo reunir em torno de 80 trabalhos; iii) avaliação da Feira de Ciências de 2022 e orientação de projetos de iniciação científica júnior; iv) participação, dos trabalhos destaques da Feira de Ciências do Campus Caçapava do Sul na FECIPAMPA. A divulgação da realização dos encontros preparatórios ocorrerá a partir do início do ano letivo nas escolas. Os trabalhos apresentados nas Feiras serão avaliados por docentes universitários envolvidos no projeto, representantes das Secretarias Municipais de Educação, além de acadêmicos e representantes da comunidade externa.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • 08/12/2021-31/12/2023
Foto de perfil

Aline Raquel Müller Tones

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • inovações do processo híbrido de eletrocoagulação e fenton em fluxo contínuo para o tratamento de efluente de indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (hppc)
  • Nas últimas décadas, a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética (HPPC) ganhou grande notoriedade no país devido à crescente autoconsciência em cuidados pessoais e higiene. Consequentemente, inúmeros estudos de desenvolvimento de processos têm sido realizados com o propósito de contribuir para o adequado tratamento dos efluentes gerados pela indústria. Mas, apesar do significativo avanço, à capacidade de remoção de contaminantes oriundos da HPPC não está totalmente elucidada quando considerado a remoção de compostos tóxicos e de baixa biodegradabilidade. Faz-se necessário, portanto, que o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de tratamento sejam estimulados. Neste contexto, as tecnologias de eletrocoagulação e Fenton ainda são objeto intensivo de pesquisa, devido à simplicidade, versatilidade e eficiência na remoção de diferentes poluentes. No entanto, apesar do considerável número de estudos, estes não contemplam fluxo contínuo no que se refere ao tratamento de efluentes da HPPC. Neste sentido, este projeto tem por objetivo otimizar as condições de tratamento de efluentes da indústria de HPPC por meio de um novo projeto de reator eletroquímico cilíndrico em fluxo ascendente contínuo (REC-FAC) associado a Fenton. Salienta-se que, não há relatos na literatura da utilização de reator de REC em fluxo contínuo associado a Fenton, no tratamento destes efluentes. Assim, este estudo visa contribuir para a compreensão destas tecnologias e colaborar para que um processo robusto seja desenvolvido. Para definir as condições ideais do REC-FAC/Fenton, um DCCR será executado e os resultados experimentais serão submetidos à análise estatística pelo software STATISTICA® 11 e uma ANOVA (p-valor < 0,05) será realizada. Aplicar-se-á, o método de Desejabilidade Global e o REC-FAC/Fenton será otimizado para fins de indicação de parâmetros de dimensionamento do reator com o propósito de possibilitar a remoção de contaminantes da indústria de HPPC em escala industrial.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • 24/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Aline Sousa Herrero

Outra

Multidisciplinar
  • fecitecx 2022 – feira de ciência e tecnologia de coxim
  • A feira de ciências e tecnologia do IFMS Campus Coxim- FECITECX - é uma importante vitrine de pesquisas desenvolvidas no campus para os trabalhos desenvolvidos no IFMS e escolas de toda a região norte elencadas no edital interno, sendo, desse modo, um importante instrumento de divulgação da ciência para os alunos de nível fundamental e médio que visitam a feira. Estimulados, estes alunos possuem maiores chances de prosseguir seus estudos utilizando a experimentação científica como uma significativa ferramenta para o desenvolvimento de suas competências. Entre os objetivos dessa mostra, está a seleção dos melhores trabalhos para serem apresentados nas feiras de abrangência nacional e internacional. Essa estratégia acaba tornando o aluno mais conectado a ciência por meio do acesso aos trabalhos externos e por meio do aprendizado durante a execução da própria pesquisa.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 04/02/2022-29/02/2024
Foto de perfil

Alinne Balduino Pires Fernandes

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • a prática como pesquisa pelo drama radiofônico e traduções intersemióticas
  • O projeto tem como objetivo criar um Laboratório de Drama Radiofônico e estimular produções criativas e artísticas do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. O drama radiofônico é um gênero literário e forma artística que passou a existir no começo do século XX com a massificação do rádio, como principal meio de comunicação (HAND; TRAYNOR, 2010). Com a popularização da televisão e do cinema, o rádio tornou-se um meio secundário, especialmente no tocante às produções dramáticas. No entanto, no século XXI e, em especial, no contexto da Pandemia de COVID-19, as produções artísticas em formato radiofônico passaram por um processo de revitalização, perceptível com o aumento de consumo de podcasts (FORBES, 2021). Como hipóteses, considera-se que: 1) no contexto pandêmico e pós-pandêmico, as produções radiofônicas e as poéticas orais mediatizadas seguirão conquistando espaço na cena cultural, configurando-se como alternativa para produtores e público; 2) os saberes interdisciplinares adquiridos pelos estudantes envolvidos no projeto serão relevantes para seu desenvolvimento profissional nos campos da criação literária e artística ou produção cultural. Assim, o projeto visa promover o estudo, a tradução e a produção de peças, a princípio, irlandesas e norte-irlandesas em formato radiofônico, como parte do acervo digital sonoro do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), que se une aqui ao projeto de extensão “Experimentextos - Laboratório de Tradução e Performance”, cujos interesses se voltam para poéticas latino-americanas. O projeto envolverá a tradução, roteirização, direção e produção de obras cujas temáticas lidam com representações de isolamento social, seja como experiência retratada ou como metáfora, num primeiro momento. Para a execução, a equipe vinculada realizará atividades de pesquisa, estudo, oficinas de criação e tradução, ensaios, produção, gravação, edição e divulgação, com exibições para a comunidade acadêmica e o público em geral.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025