Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação UNIRG
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Virtual do Estado do Maranhão
Voar Arte Para Infância e Juventude
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Alessandra Gomes Brandão
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégia multidimensional de comunicação pública para o programa peld
Resumo:
O Programa de Pesquisas Ecológica de Longa Duração (PELD) tem permitido conhecer cientificamente e avaliar a complexidade dos processos ecológicos, com uma visão integrada e de longa duração, como mecanismo para promover a conservação e gestão de ecossistemas e analisar tendências, perspectivas e cenários. Nos últimos anos, o programa vem se expandindo de diversas formas: seja ao buscar maiores aportes financeiros para o programa; pela entrada de novas propostas de sítios que venham aumentar o entendimentos sobre outros organismos e ecossistemas; na busca pela integração dos estudos realizados pelos PELD´s; como também na capacidade de comunicar essa produção para os diversos públicos, sejam gestores, imprensa, comunidades do entorno e à sociedade como um todo. A preocupação com a formação de equipes multidisciplinares, no entanto, têm estado presente nos editais PELD, inclusive com o estímulo à presença de profissionais de comunicação e educação ambiental nas equipes, visando a alcançar e disseminar o farto conhecimento produzido em cada ambiente de pesquisa. Atualmente, há o entendimento da necessidade dessas pesquisas alcançarem não apenas os ambientes acadêmicos e públicos mais próximos, mas toda sociedade, uma vez que as mesmas são fundamentais para o desenvolvimento de políticas ambientais e para o gerenciamento de recursos naturais, que envolve, de formas distintas, toda sociedade nas várias regiões do país.Contudo, mesmo que sejamos uma sociedade permeada pela cultura científica, ainda há um lamentável distanciamento entre a ciência e sociedade, que precisa ser enfrentado para alcançar tais objetivos. A presente proposta vêm nessa direção, uma vez que propõe uma estratégia multidimensional para construção de possibilidades férteis de comunicação pública da ciência, que alcance os diferentes públicos - que possuem posições e percepções distintas sobre o meio natural. De natureza interdisciplinar, o projeto articula reflexões atuais e ricas sobre comunicação pública da ciência, como: (a) Linguagem capaz de atrair para o diálogo diferentes públicos, uma vez que essa se tornou uma das primeiras barreiras dessa aproximação (b) Respeito ao direito à informação e à apropriação social do conhecimento; c) Compreensão da complexa relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), buscando desconstruir visões equivocadas bastante comum sobre a ciência; d) Atenção aos modelos de comunicação adequados à cada atividade proposta, tanto em execução como nas formações proposta aos assessores de comunicação e pesquisadores dos sítios: i (e) foco na capacidade de atender a todos os sítios, por meio de uma proposta robusta em comunicação digital; (f); equilíbrio entre atividades realizadas por esta equipe e nas orientações que serão dadas às equipes de cada sítio PELD, por meio de capacitações e orientações especializadas em comunicação pública da ciência. Diante disso, a presente proposta busca atender as diretrizes previstas, uma vez que visa a potencializar a divulgação da produção científica dos sítios, tanto por meio da execução das atividades, como por meio das formações oferecidas aos PELD´s, de forma a alcançar os tomadores de decisão, também buscando o engajamento da sociedade por meio da aproximação dos cientistas dos sítios com as comunidades locais, como escolas, associações de bairro, eventos como rodas de conversa, apresentação dos mini museus sobre os ecossistemas e pela escuta dos saberes populares, como forma de fazer a comunidade partícipes do processo.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
03/12/2020-31/12/2024
Alessandra Lamas Granero Lucchetti
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
associação do uso da internet e smartphones com a saúde física e mental de idosos de comunidade: estudo longitudinal populacional
Resumo:
Estudos têm demonstrado a influência do uso da tecnologia móvel e da internet na saúde de diversos grupos etários. Entretanto, ainda são escassos estudos envolvendo idosos e que tenham avaliado dependência digital. Objetiva-se com este estudo avaliar a utilização de smartphones e o grau de dependência digital e de que forma esses fatores estão associados à saúde física, mental, social e qualidade de vida de idosos da comunidade. Este é um estudo de coorte, populacional e observacional incluindo a população idosa de 60 anos ou mais, residente no município de Santana do Deserto MG. O seguimento será de três anos e aferido em dois momentos: baseline (já realizado em 2019) e seguimento (para ser realizado em 2022). Na coleta do baseline, foram incluídos 668 idosos (93.6% da população total do município) e espera-se manter uma alta taxa de respostas em 2022, uma vez que a aplicação é feita por agentes comunitários de saúde que tem contato próximo aos participantes. Estão sendo utilizados questionários sociodemográficos, avaliação cognitiva (Mini-mental, relógio e fluência verbal), saúde mental (DASS-21), qualidade de vida (WHOQOL-bref), sono (Pittsburgh), atividades de vida diária (Lawton), solidão (UCLA), dependência digital (Internet Addiction Test) e uso de tecnologia digital (uso da internet e smartphones), entre outros. Ainda que a temática tenha sido pouco investigada, com limitações no que concerne a associação entre tecnologia/internet e implicações na saúde integral do idoso, os poucos estudos existentes evidenciaram efeitos positivos desta, sobretudo na saúde mental dos idosos, resultados estes diferentes dos obtidos nos jovens, em que os desfechos tendem a ser negativos. Esse projeto visa preencher essa lacuna, compreendendo de que forma a tecnologia pode influenciar longitudinalmente na saúde do idoso, gerando resultados que podem servir de subsídios para gestores, profissionais de saúde e para a divulgação na população leiga.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Alessandra Lifsitch Vicosa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de hidrogéis e microagulhas contendo micropartículas de paromomicina por técnica de impressão 3d para o tratamento da leishmaniose cutânea
Resumo:
As Leishmanioses são um conjunto de doenças infecciosas parasitárias negligenciadas, transmitidas por um inseto vetor, sendo considerada um problema de saúde pública no mundo inteiro. Uma das formas mais comuns de leishmaniose é a leishmaniose cutânea (LC) que se manifesta como lesões na pele. O tratamento atual da LC apresenta inúmeros problemas, sendo necessária a busca de terapias alternativas ou diferentes formas de administração dos fármacos que já são utilizados na clínica. Em virtude desta problemática, a impressão 3D apresenta uma vertente inovadora e interessante no intuito de poder desenvolver diversas formas farmacêuticas e permitir um tratamento personalizado. Baseado nisso, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver hidrogéis tradicionais e hidrogéis obtidos por impressão 3D contendo micropartículas de paromomicina para aplicação tópica, assim como microagulhas obtidas por impressão 3D contendo micropartículas de paromomicina para aplicação transdérmica visando o tratamento da LC. A paromomicina foi escolhida por ser um dos fármacos mais estudados para administração local, mas que apresenta problemas de estabilidade e permeabilidade. Os protótipos de cada formulação serão desenvolvidos e caracterizados físico-quimicamente assim como as micropartículas contendo paromomicina. Os protótipos que apresentarem melhores resultados de caracterização serão submetidos a ensaios de liberação in vitro, estudo de permeação cutânea ex vivo e atividade anti-Leishmania in vitro e in vivo. Com isso, espera-se obter, um ou mais protótipos com características físico-químicas e biológicas adequadas para estudos posteriores visando propor alternativas mais seguras e eficazes para o tratamento da LC.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
23/06/2022-30/06/2024
Alessandra Luzia Da Róz
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ii mostra científica e feira de ciências do ifsp itapetininga
Resumo:
A II Mostra de Científica e Feira de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Câmpus Itapetininga é um evento idealizado e realizado pelas Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Diretoria Adjunta Educacional e Coordenadoria de Extensão do Câmpus Itapetininga do IFSP no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao promover a II Mostra Científica e Feira de Ciências do IFSP Itapetininga pretende-se possibilitar que estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico das redes municipais, estaduais e federal do município de Itapetininga e região possam entrar em contato com um ambiente facilitador e estimulante ligado às ciências, corroborando o trabalho realizado em sala de aula por professores previamente treinados pelo corpo docente do IFSP, via parceria entre Prefeitura Municipal e Diretoria Estadual de Ensino. A II Mostra Científica e Feira de Ciências é um espaço para discussão, apresentação e exposição de trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos e os melhores trabalhos serão premiados em diversas categorias, incluindo premiação exclusiva para meninas. No evento, além da apresentação de trabalhos, ocorrerão diversas atividades concomitantes, tais como: mostra de robótica, mostra de protótipos, Congresso Paulista de Ensino de Ciências, experimentos de ciências do projeto Show da Física, também iniciativa do Câmpus Itapetininga, e tour pelo Espaço Giroscópio de Ciências. O Câmpus possui ampla experiência na realização de eventos científicos, técnicos e tecnológicos, pois desde 2010 realiza seu Congresso de Iniciação Científica e o Work Tech Itapê. Em 2019, a I Feira de Ciência teve a participação de cerca de 110 trabalhos de várias cidades da região e ocorreu em outubro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com participação de mais de 1000 alunos, incluindo expositores do Ensino Básico e Médio. Devido a pandemia de COBID-19, a Feira não ocorreu no ano de 2020; porém, as atividades base da Feira, como manutenção das parceiras iniciadas, continuaram acontecendo para a implantação adequada da II Mostra Científica e Feira de Ciências do IFSP.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
15/04/2021-30/04/2023
Alessandra Matte
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistemas agroalimentares no brasil: sustentabilidade e práticas culturais em espaços rurais e urbanos
Resumo:
A sociedade contemporânea vivencia em todo o mundo o recrudescimento da fome e da pobreza. Por outro lado, há o aumento da produtividade e da produção de alimentos em diferentes contextos globais. Assim, em um contexto de crescentes inequidades, a preocupação não somente com a origem, forma de processamento e qualidade, mas também da acessibilidade dos alimentos fica evidente. Com o intuito de elucidar o decurso desses processos e o seu impacto na segurança alimentar, o objetivo deste projeto consiste em analisar mudanças nos sistemas agroalimentares a fim de compreender aspectos da produção, do processamento, da comercialização e do consumo de alimentos, com ênfase na sustentabilidade e em práticas culturais presentes em espaços rurais e urbanos nas diferentes regiões do Brasil. A análise comparativa entre as diferentes regiões permitirá identificar as singularidades, assim como as semelhanças e diferenças, de maneira a desenhar caminhos para uma transição dos sistemas alimentares mais equitativos e sustentáveis. A equipe interdisciplinar fará uso de método misto, por ser um procedimento de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em um mesmo desenho de pesquisa. A partir das lições geradas em escala local em cada um dos sítios do estudo, é almejado avançar e consolidar a produção de conhecimentos científicos úteis também para a tomada de decisão em nível regional e global, bem como torná-los acessíveis ao público geral. Participar de uma iniciativa em rede colaborativa, atuando em parceria com diversas instituições, possibilita a identificação de soluções sustentáveis e a capacitação e formação de recursos humanos. A proposta incentiva a produção e o acesso a alimentos de qualidade, a autonomia de famílias de produtores rurais por meio da promoção da comercialização de alimentos e a compreensão de escolhas dos consumidores, promovendo ações direcionadas ao estímulo de sistemas agroalimentares mais equitativos e sustentáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
19/03/2022-31/03/2025
Alessandra Mussi Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação dos mecanismos relacionados a atividade neuroprotetora dos compostos isolados de plantas 1,8 cineol, limoneno e mirtenol em modelo animal da doença de parkinson
Resumo:
A incidência de doenças neurodegenerativas teve um aumento expressivo nas últimas décadas. Dentre essas, a Doença de Parkinson (DP) tem um papel de destaque principalmente pelo seu caráter progressivo e limitante. Dessa forma, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento de intervenções terapêuticas mais inovadoras e eficazes para o tratamento da sintomatologia dessa doença. Dentro deste contexto, o Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo, essas ricas fauna e flora podem ser fontes de substâncias biologicamente ativas com potencial terapêutico. Estudos demonstram que substâncias de extratos de plantas são potenciais agentes antioxidantes e anti-inflamatórios. que são verdadeiras armas químicas com diversos efeitos farmacológicos. Essas moléculas podem ser instrumentos que auxiliam no tratamento de doenças neurodegenerativas. Apesar do extraordinário potencial ainda há pouca utilização clínica desse tipo de bioativo. Recentemente, nós realizamos a bioprospecção de potenciais extratos de plantas que pudessem apresentar uma ação neuroprotetora quando testados em um modelo progressivo da DP em roedores. Nossos principais resultados mostraram que os extratos da Eplingiella fruticosa e Lippia grata apresentam atividade neuroprotetora, em comum ambos extratos tem terpenos. E mais, a manipulação biotecnológica desses extratos através da complexação com beta-ciclodextrina para melhorar a hidrofobicidade promoveu uma potencialização do efeito neuroprotetor, sugerindo um esboço para o desenvolvimento de um método para obtenção de um novo fármaco antiparkinsoniano. Neste contexto, na presente proposta de pesquisa, nosso objetivo é verificar se os terpenos 1,8 cineol, limoneno e mirtenol complexados com beta-ciclodextrina são os responsáveis pelos efeitos neuroprotetores já observados nos extratos de E. fruticosa e L. grata, além de investigar por qual(is) o(s) mecanismo(s) de ação(es) isso ocorre.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Alessandra Pio Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
domas: valores civilizatórios para uma educação decolonial e antirracista
Resumo:
A educação decolonial antirracista deve ser protagonizada em nossas escolas o mais urgente possível, pois, apesar de haver leis que orientem que escolas prevejam em seus currículos conhecimentos focados nas afro-brasilidades, isso ainda não é efetivado na maioria das escolas. E, quando o fazem, os conteúdos aparecem de forma desconexa, dissociados da vida dos alunos. Assim, este projeto se enquadra na educação decolonial e antirracista, inserido numa realidade em que o currículo escolarizado ainda se encontra naturalizado pelo viés da colonialidade eurocêntrica. Desse modo, adotaremos um processo formativo para a transformação social, aquisição da consciência política e formação de identidades afrocentradas, tendo-se nos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros a sustentação do currículo. Mesmo as Leis 10.639/03 e 11.645/08 sendo sancionadas há mais de 18 anos , muitas escolas não incluíram em seus currículos ações para o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira. A questão central desse projeto é refletir junto com professores e alunos, a partir de suas experiências, sobre como, e se, a educação decolonial antirracista é abordada em escolas públicas da Região do Seridó do RN. Elucidar a questão acima é fundamental, pois a temática está em consonância com três objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: educação de qualidade; redução das desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes. Ademais, esse estudo pode formar docentes capacitados para auxiliar os estudantes que respeitem e promovam os direitos humanos, conforme as competências 7 e 9 para a educação básica da BNCC. Esse trabalho será conduzido através de uma metodologia qualitativa, tendo como procedimento a Pesquisa-Ação. Isso é necessário, pois iremos desenvolver uma estreita parceria com os docentes colaboradores do estudo, em uma dinâmica ação-reflexão-ação e assim torná-los protagonistas na busca por alternativas pedagógicas para o ensino de valores civilizatórios na sala de aula.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Alessandro Augusto de Barros Façanha
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de pesquisa em ensino desenvolvimental: uma experiência formativa com professores de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias em escolas públicas do nordeste brasileiro
Resumo:
Pensar cientificamente é uma das fragilidades dos estudantes da educação básica brasileira, que de acordo com os parâmetros do Exame Nacional do Ensino Médio, demonstram, sobretudo no Nordeste, baixo desempenho em Ciências e Matemática, principalmente decorrentes da fragilidade nas habilidades cognitivas relacionadas à formação de conceitos e suas aplicações. Tal situação se correlaciona ao aspecto formativo no âmbito das licenciaturas que se materializa nas didáticas e no próprio processo de aprendizagem decorrente dos métodos e estratégias da escola (GATTI, 2014, 2020). Em atenção a esse contexto se coadunam as atividades colaborativas da Rede de Pesquisa em questão, a qual, tem sua atuação no campo da Didática Desenvolvimental e Teoria da Atividade com ênfase nos sistemas didáticos do teórico soviético P. Ya Galperin acerca do papel orientador na assimilação dos conceitos através da formação de habilidades cognitivas, a partir do que, se estruturam as seguinte questões de estudo: A formação de habilidades cognitivas em professores de Ciências e Matemática pode influenciar em sua prática e contribuir para a melhoria da aprendizagem em alunos do Ensino Médio? Qual a influência dos sistemas didáticos desenvolvimentais na formação do pensamento científico e sua consequência no ensino da Química e da Matemática? Considerando as pesquisas aplicadas no campo da Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, se permite correlacionar que a execução de estratégias e métodos desenvolvimentais no ensino das ciências e matemática (NUNEZ; RAMALHO; OLIVEIRA, 2020; FAÇANHA, 2020, NUNEZ; MELO; GONÇALVES, 2019), não só corroboram para uma reestruturação didática no âmbito da formação dos professores, como possibilitam o desenvolvimento das habilidades do pensamento científico para a tomada de decisão, resolução de problemas e regulação da aprendizagem, coadunando com a melhoria de índices e com as expectativas internacionais relativas ao papel da escola.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Alessandro da Cruz Gonçalves
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Nuclear
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise neutrônica e termohidráulica de reatores modulares de pequeno porte
Resumo:
O presente projeto tem como objetivo precípuo a especificação técnica e o desenvolvimento pela equipe do projeto de sistemas computacionais específicos para as análises neutrônica e termohidráulica de reatores nucleares do tipo Small Modular Reactor (SMR). O desenvolvimento desses sistemas computacionais é necessário devido às características dos SMRs serem distintas daquelas existentes nos reatores nucleares convencionais. O projeto de pesquisa ora proposto terá como foco a tecnologia dos reatores nucleares modulares de pequeno porte do tipo SMR. O tamanho pequeno dos SMRs pode ser benéfico no fornecimento de energia elétrica para áreas remotas que são deficientes em infra-estruturas de transmissão e distribuição. No projeto será feita a análise técnica de duas das possíveis aplicações de SMRs: a dessalinização de água do mar e a geração de eletricidade para produção offshore de petróleo. No tocante a dessalinização o projeto de pesquisa visa estudar o acoplamento entre reatores modulares de pequeno porte e usinas para dessalinização, utilizando o calor gerado no reator nuclear como fonte de energia. Serão estudadas não apenas as tecnologias de dessalinização convencionais, mas também a tecnologia de dessalinização por membranas. No tocante a geração de eletricidade para produção offshore de petróleo será realizado neste projeto de pesquisa o estudo de viabilidade técnica-econômica e o projeto conceitual de um sistema de geração de energia nuclear usando a tecnologia de SMR, objetivando proporcionar elementos substanciados para uma tomada de decisão quanto à escolha do tipo de sistema nuclear offshore a ser adotado na costa brasileira.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Alessandro Fabricio Garcia
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
restaura - refatoramento sequencial: teoria e apoio automatizado
Resumo:
Refatoramento é uma prática adotada por empresas de desenvolvimento para melhorar a qualidade estrutural de seus programas, além de garantir a longevidade de programas. Logo, empresas como Google, IBM e Microsoft têm explorado esta prática com objetivo de reduzir custos de manutenção. Entretanto, identificar quando é necessário refatorar o código e como aplicar o refatoramento são tarefas não triviais. Estudos evidenciam diversos efeitos indesejáveis ocasionados por refatoramentos equivocados, tais como a aceleração da degradação do programa. Portanto, desenvolvedores precisam de suporte não somente para identificar quando se refatorar, mas também para aplicar os refatoramentos. Para se identificar oportunidades de refatomentos, desenvolvedores podem utilizar os sintomas de degradação estrutural. Uma vez identificadas, eles precisam de suporte para refatorá-los a fim de minimizar ou remover esses sintomas. Pois, infelizmente, há evidência de que desenvolvedores refatoram código indisciplinadamente ou equivocadamente, o que pode aumentar a degradação estrutural. Consequentemente, eles se sentem desencorajados a refatorar. Para piorar a situação, eles precisam aplicar vários refatoramentos sequenciais, isto é, uma sequência de refatoramentos aplicados no mesmo elemento de código. Estudos relatam que o desenvolvedor pode refatorar o código de forma incompleta quando este requer um refatoramento sequencial para mitigar ou remover a degradação completamente. Entretanto, alguns refatoramentos são inviáveis de serem aplicados, prejudiciais à qualidade do programa ou insuficientes para garantir a melhoria da sua estrutura. Infelizmente, a literatura técnica não provê conhecimento e nem suporte à esta prática em escala industrial. De fato, pouco se sabe sobre como caracterizar um refatoramento sequencial, como ele ocorre na prática e quais os seus impactos para a qualidade estrutural. Em suma, essas e outras limitações da literatura vêm impedindo pesquisadores de prover suporte para os desenvolvedores aplicarem refatoramento sequencial. Esse cenário nos motivou a investigar como apoiar o desenvolvedor na prática de refatoramento sequencial. Para isso, o projeto ReSTaurA (Refatoramento Sequencial: Teoria e Suporte Automatizado) objetiva : (i) prover um arcabouço conceitual para refatoramentos sequenciais e conceitos relacionados; (ii) desenvolver uma teoria que explique como desenvolvedores realizam refatoramentos sequenciais na prática; (iii) propor heurísticas para identificação automatizada de refatoramentos sequencias existentes e um programa; (iv) avaliar o impacto em qualidade de refatoramentos sequenciais; (v) avaliar e classificar os refatoramentos sequenciais como positivos ou negativos com base no seu impacto em sintomas de degradação estrutural e (vi) propor um sistema de recomendação para a realização de refatoramentos sequenciais. Através dos resultados e, em particular, do uso do sistema recomendador proposto, os desenvolvedores poderão realizar refatoramentos sequenciais utilizando as novas abordagens propostas, melhorando a qualidade de seus programas. Ao manter a pesquisa alinhada com as necessidades da indústria, os resultados devem ser úteis e aplicáveis para empresas brasileiras adotarem tais técnicas no desenvolvimento e manutenção de novos sistemas de software, bem como na evolução de sistemas existentes. Espera-se ainda a publicações de artigos científicos em conferências e periódicos relevantes na área de Engenharia de Software. Adicionalmente, durante o projeto, os membros do projeto estarão envolvidos em parcerias industriais internacionais como Amazon, Microsoft e Google, além de nacionais como Instituto Tecgraf, Petrobras, Minds at Work, IBM, NTI/UFAL, Clip-Meyer, GM5, SEFAZ/AM e FPF, propiciando oportunidades de transferência de conhecimento e tecnologia. A equipe também conta com parceiros acadêmicos nacionais (UFCG, UFAL e UFAM) e internacionais (UCLA e UCI).
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2023
Alessandro Jatobá
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologias digitais para o fortalecimento das ações educativas de promoção da saúde e sustentabilidade
Resumo:
A promoção da saúde aparece no cenário da Atenção Primária pelas ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, por meio de ações de educação para a saúde em espaços que extrapolam ambientes típicos de saúde, chegando às residências e escolas públicas. É nesse contexto que se situa o Programa Saúde na Escola (PSE), resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação, com o objetivo de promover a saúde por meio da articulação de ações de saúde e educação, aproveitando o espaço escolar e seus recursos. O PSE deve fortalecer o enfrentamento de vulnerabilidades contribuindo para a formação integral dos estudantes da rede básica. Dessa forma, este projeto propõe a elaboração de um arcabouço tecnológico baseado em ferramentas educacionais digitais elaboradas por meio de estudos exploratórios de natureza qualitativa que abordem as ações de promoção da saúde realizadas no âmbito do PSE em escolas localizadas em comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Assim, a presente proposta apresenta contribuições para a melhoria das condições de saúde das comunidades mais carentes do Estado do Rio de Janeiro.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Alex Borges Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sistemas baseados em blockchain: de modelos de desempenho à novas aplicações
Resumo:
Desde a concepção inicial do Bitcoin, há uma década atrás, até a atualidade, blockchain deixou de ser exclusivo do ambiente de criptomoedas e passou a ser empregado em uma diversidade de áreas. De fato, blockchain é uma tecnologia revolucionária que fornece uma solução prática para permitir registro público, seguro e descentralizado. Assim, essa tecnologia pode ser usada em transações distribuídas, contratos inteligentes, e-health e Internet das Coisas. Apesar do crescente interesse em torno do tema, pesquisas em torno de blockchain ainda são incipientes. De fato, ao longo de anos, a principal preocupação da academia foi com gasto duplo, segurança e anonimidade em criptomoedas. Propomos avançar no estado da arte dessas pesquisas com três instâncias de investigação ainda pouco exploradas: (I) modelos de caracterização e predição dos padrões de carga de trabalho e comportamento de usuários em aplicações populares que envolvem blockchain; (II) identificação de padrões anômalos em transações financeiras de criptomoedas populares, como o Bitcoin e o Ethereum e; (III) armazenamento distribuído de dados com o uso de blockchain. Acreditamos que a pesquisa proposta servirá de substrato para o desenvolvimento de novos sistemas e aplicações baseados em blockchain, contribuindo para a transformação digital de organizações públicas ou privadas que atuam dos setores de indústria e serviços.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
26/08/2020-31/08/2022
Alex Giuliano Vailati
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
decolonisando infraestruturas. uma etnografia imagética do porto de suape.
Resumo:
O uso contemporâneo da categoria de infraestrutura é geralmente embasado numa literatura tópica e dominada por análises instrumentais da engenharia, administração e políticas públicas, enfocando processos de input-output a níveis microeconômico, regional e nacional. Todavia a literatura antropológica, nos últimos anos mostrou lentes epistemológicas diferentes. A infraestrutura é neste campo considerada como um artefato, que molda a imaginação, plasmando temporalidade e oferecendo promessas sobre um hipotético futuro. Uma das infraestruturas mais impactantes da história do Brasil é o Complexo Portuário de Suape, que a partir da década de setenta foi responsável por uma rápida transformação do litoral ao sul de Recife, capital do estado de Pernambuco. As comunidades que foram deslocadas e que vivem hoje em dia ao redor do porto foram objeto de uma extensa exploração imagética, e muitas imagens e gravações audiovisuais foram realizadas em coincidências de laudos ou outros acontecimentos, como o recém caso do vazamento de óleo. Na maioria dos casos, estas imagens não foram restituídas e se encontram em acervos de difícil acesso. Este projeto visa propor uma análise das transformações infraestruturais, a partir dos inúmeros artefatos, imagéticos, sonoros que foram produzidas ao longo dos últimos cinquenta anos para e em consequência da construção do Porto, explorando em paralelo como a infraestrutura portuária transformou o imaginário das comunidades envolvidas, suas percepções do futuro e suas temporalidades. A metodologia utilizada será embasada na etnografia voltada a produção destas imagens e uma sua restituição às comunidades, seja através de estratégias presenciais como virtuais. Os resultados do projeto serão de natureza académica, como artigos ou filmes documentários, mas também aplicados, visando criar iterações entre as comunidades envolvidas e os acervos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Alex Sandro Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise e visualização de dados para regulação da aprendizagem no ensino médio
Resumo:
O projeto aborda a regulação da aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, que estabelece a capacidade metacognitiva de definir objetivos de aprendizagem, realizar ações e monitorar o atingimento de metas. O tema é objeto de pesquisa contemporâneo das áreas de Educação, Psicologia Cognitiva e Computação na subárea Computer Supported Collaborative Learning (CSCL). O fenômeno é estudado em modalidades de ensino presencial e em modalidades híbridas e remotas, nas quais as colaborações são mediadas por ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). São estudadas versões individuais (autorregulação) e colaborativas (corregulação) da regulação da aprendizagem. O desenvolvimento dessa competência é infrequente nas práticas de ensino centradas na apropriação do conteúdo. Sua relevância social está no ganho da autonomia dos estudantes a aprenderem ao longo da vida e aperfeiçoarem suas aptidões para a prática efetiva da Educação a Distância. Fazemos a hipótese de que o monitoramento e apresentação de dados educacionais relativos ao comportamentos dos estudantes em (AVA) pode contribuir para o desenvolvimento de suas competências metacognitivas e regular processos de aprendizagem. A literatura internacional analisa diferentes alternativas computacionais para mediar o desenvolvimento da competência de regulação da aprendizagem. Enquanto isso, a literatura brasileira denuncia o tratamento omisso ao tema junto aos estudantes na Educação Básica. O projeto objetiva desenvolver módulo de regulação da aprendizagem para o AVA Redu.Digital, alinhado às Competências Gerais e Específicas e Habilidades da Base Nacional Comum Curricular - BNCC do Ensino Médio em parceria com a empresa Viitra.com. Adotaremos práticas de Design Etnográfico e Técnicas de Mineração de Dados Educacionais para conceber painel de visualização de dados da regulação da aprendizagem a servir de base a processo de mediação do desenvolvimento dessa competência no Ensino Médio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Alex Sandro Gomes Pessoa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impactos da pandemia covid-19 no cotidiano de adolescentes brasileiros em situação de vulnerabilidade social
Resumo:
A pandemia do COVID-19 tem acentuado a preocupação sobre as condições de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. No caso da população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, os cuidados deveriam ser redobrados, pois entende-se que a pandemia da COVID-19 acentuou as desigualdades já existentes. Sabe-se que a proteção de crianças e adolescentes durante surtos de doenças anteriores já deixaram indicativos da ocorrência de aumento significativo dos riscos já existentes para essa população. A pandemia do COVID-19 e suas consequências para a população juvenil devem ser analisadas de modo multifatorial, considerando as vulnerabilidades sociais já existentes e as suas acentuações no últimos anos. Assim, considera-se imprescindível avaliar de que forma a pandemia afetou a vida de adolescentes brasileiros que já vivenciavam situações de vulnerabilidades e expostos a fatores de risco. Dessa forma, o objetivo do estudo é compreender os impactos das experiências da pandemia para o desenvolvimento de adolescentes brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sendo assim, a presente pesquisa se configura como um estudo misto simultâneo, exploratório-descritivo, com delineamento transversal e desenvolvido a partir de um estudo de casos múltiplos. Os participantes serão, aproximadamente, 125 adolescentes das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), com idade entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos e em situação de vulnerabilidade social (em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado, que vivem em instituições de acolhimento, em situação de rua e estudantes de escolas públicas localizadas em territórios com altos índices de exclusão social). Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas, bem como serão analisados com softwares específicos para dados qualitativos e quantitativo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
07/04/2022-30/04/2025
Alex Verdério
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sustentabilidade, educação do campo e agroecologia: organização sócio-produtiva e processos formativos em assentamentos rurais na bahia, no paraná e em santa catarina.
Resumo:
A proposta, com caráter interinstitucional e interdisciplinar, mantém fortes vínculos com a Educação Básica e articula pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, da Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduandos de mais três instituições com vínculos nas escolas envolvidas. Tem por objetivo impulsionar a investigação, produção e divulgação científica, por meio da pesquisa básica na área de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, aprofundando a compreensão sobre a relação Educação do Campo e Agroecologia para o delineamento de estratégias na promoção da sustentabilidade em assentamentos rurais. O lócus da pesquisa abarca as práticas inovadoras sustentáveis nos agroecossistemas da Escola Técnica de Agroecologia Luana Carvalho na Bahia, do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak no Paraná e da Escola Vinte e Cinco de Maio em Santa Catarina. A questão central volta-se para o levantamento e análise de práticas inovadoras vivenciadas a partir das conexões entre organização sócio-produtiva e processos formativos na relação Educação do Campo e Agroecologia e que podem fomentar a formulação de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável nos agroecossistemas. É crível o potencial de conceber o desenvolvimento sustentável a partir das realidades e contextos. Nesse exercício investigativo, a prática social como ponto de partida traz a tona conhecimentos construídos no trabalho e nas relações, isso passa por compreender os saberes, os valores e a interação social como elementos basilares na organização sócio-produtiva e nas práticas formativas. A inferência sobre as conexões entre essas dimensões têm na escola um espaço fecundo e pertinente no inventário de práticas inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável. Isso impulsiona a viabilidade investigativa e metodológica da pesquisa com participação efetiva dos atores na popularização do conhecimento produzido.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
28/03/2022-31/03/2025
Alexander Christian Vibrans
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iffsc - estratégias csr e dinâmica da diversidade taxonômica, estrutural e funcional da floresta atlântica subtropical
Resumo:
Florestas constituem o maior sumidouro terrestre de carbono atmosférico, o que confere a elas um importante papel na mitigação das mudanças climáticas. Nesse contexto, as florestas secundárias têm participação crescente, especialmente nas regiões (sub)tropicais. No Brasil, a maior parte da Mata Atlântica é atualmente composta por florestas secundárias. Conhecer a dinâmica dessas florestas é fundamental para protegê-las, restaurá-las e manejá-las. Do ponto de vista logístico e financeiro, é um desafio obter estimativas populacionais robustas de mudanças taxonômicas, estruturais e funcionais, visto que para isso é necessária a coleta de dados em parcelas permanentes distribuídas de forma probabilística em toda a população, e não em áreas escolhidas arbitrariamente ou por conveniência. Ainda é incompleto o entendimento das interações ecológicas entre as espécies que moldam o processo sucessional, a acumulação de biomassa e o sequestro de carbono. Desta forma, precisa ser esclarecido quais espécies, atributos e estratégias funcionais estão direcionando o desenvolvimento da Floresta Atlântica subtropical, inclusive frente às mudanças climáticas. Pretendemos investigar, como itens-chave, as taxas de ingressos de indivíduos e espécies, de incremento dos sobreviventes e de mortalidade por espécie, bem como mudanças na diversidade taxonômica, estrutural e funcional das florestas catarinenses. Esta proposta acrescenta a investigação da influência de atributos funcionais das espécies arbóreas no desenvolvimento das florestas. Em especial, hipotetizamos que as análises das estratégias CSR permitirão quantificar o papel de espécies competidoras, tolerantes ao estresse e ruderais na variação da composição de espécies e no processo de acumulação de biomassa nas florestas. O Inventário Florístico Florestal de SC (IFFSC), com 499 parcelas, construiu uma base de dados pública para a execução desta proposta, que consiste na terceira remedição de 36 parcelas instaladas em 2008.
Instituição/UF/País:
Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Alexander Henning Ulrich
COORDENADOR(A)
Outra
Biomedicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a sinalização purinérgica, cininérgica e a estimulação cerebral profunda como intervenções terapêuticas na doença de alzheimer
Resumo:
A Doença de Alzheimer (AD) é a forma mais prevalente de demência, e apresenta no início de seu desenvolvimento um extenso processo neuroinflamatório, que resulta em danos aos neurônios e comprometimento da transmissão e plasticidade sináptica. Um desses danos é a deficiência na neurogênese adulta, que é alterada durante processos de neuroinflamação devido à presença de diversos componentes, como citocinas e quimiocinas liberadas pela microglia e astrócitos, além da invasão de células imunes periféricas. Assim, o estudo de mecanismos que possam prevenir o aumento do processo neuroinflamatório da AD são de extrema importância. Como atualmente não existe cura ou tratamentos eficazes para a AD, o objetivo deste projeto é avaliar se intervenções farmacológicas ou de estimulação cerebral (deep brain stimulation, DBS) podem prevenir/atenuar os danos causados pela AD no sistema nervoso central. As intervenções farmacológicas serão realizadas com agonistas/antagonistas de receptores purinérgicos e cininérgicos (P2Y2, P2Y14 e B2) envolvidos na migração, proliferação e desenvolvimento de neurônios, e quimiotaxia de células imunes periféricas. A DBS já mostrou melhorar processos cognitivos como a memória de curto prazo, e a modulação de circuitos específicos via DBS resultam no aumento da neurogênese, plasticidade sináptica e sobrevivência celular. Além disso, a DBS modula os níveis extracelulares de adenosina, que agem por receptores purinérgicos do tipo A1. O projeto avaliará o efeito da modulação do sistema purinérgico e cininérgico na neuroinflamação e neurogênese, utilizando a transfecção com retrovírus CAG/eGFP+, em modelos de AD: in vivo, com camundongos transgênicos APP/PS1 ou APP/PS1/B2R-/-, e in vitro com o modelo de neuroesferas isoladas destes animais. Visando a aplicação clínica, avaliaremos os efeitos da DBS no fórnix nos processos neuroinflamatórios e de neurogênese de animais APP/PS1 e seu papel na modulação dos níveis de adenosina e atividade do receptor A1.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Alexander Welker Biondo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo multicêntrico para a vigilância de sars-cov-2 em animais de companhia com interface à saúde única (petcovid-19 study): coorte prospectiva de mamíferos domiciliados para avaliação de risco de transmissão zooantroponótica no brasil
Resumo:
O projeto possui como objetivo geral a promoção da vigilância de SARS-CoV-2 em animais de companhia do Brasil com interface à Saúde Única. E como objetivos específicos, 1. Realizar o diagnóstico laboratorial e monitorar, longitudinalmente, a infecção em animais (cães e gatos) de tutores positivos para a COVID-19, com diagnóstico laboratorial confirmado pelo Sistema Único de Saúde; 2. Comparar e determinar as características ambientais e outros fatores associados à infecção nos animais positivos, em diferentes regiões brasileiras; e 3. Propor um fluxograma padrão e proposta de ações para o controle da COVID-19 em animais de estimação em parceria com órgãos de vigilância em saúde, em especial vigilância ambiental e zoonoses, e atenção primária, nas diferentes regiões do Brasil. O estudo será longitudinal prospectivo, com dois momentos de avaliação, sendo incluídos animais de companhia cujo tutor esteja em isolamento domiciliar, com diagnóstico laboratorial confirmado para SARS-CoV-2 por RT-qPCR ou resposta imunológica apenas por IgM (caracterizando doença ativa), até sete dias da data do diagnóstico, residente em uma das cinco capitais: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Recife (PE) e São Paulo (SP). Serão avaliados 1.000 animais, distribuídos entre as cinco capitais e a definição do número amostral levará em conta o número de indivíduos positivos no trimestre anterior à coleta, considerando aproximadamente 10% do total de casos em humanos. Todos os tutores ou familiares voluntários receberão o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e questionário de televigilância, a fim de determinar as características ambientais e outros fatores associados à infecção nos animais. Para análise da transmissão de SARS-CoV-2 entre humanos e seus animais, serão coletadas amostras biológicas com intervalo médio de sete dias. Amostras positivas à RT-qPCR serão submetidas ao cultivo celular para isolamento viral e posterior sequenciamento genético para análises filogenéticas. Esta é uma proposta inédita pois, até o momento, não há uma rede de colaboração de enfrentamento à SARS-CoV-2 cujo enfoque seja em Saúde Única e na promoção da articulação de ações voltadas aos animais de companhia entre as diversas regiões, envolvendo diferentes instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Este projeto proporcionará a expansão de colaborações interinstitucionais, envolvendo diferentes universidades brasileiras e estrangeiras que já vinham sendo fortalecidas na Rede One Health Brasil (OHB), como o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ Recife; Universidade de São Paulo pelo Laboratório de Biossegurança NB3, Departamento de Microbiologia ICB/USP; além de parceria com o setor de diagnóstico molecular do Laboratório TECSA/MG, com estrutura certificada necessária para o diagnóstico RT-qPCR. No âmbito internacional, ainda a London School of Hygiene and Tropical Medicine-LSHTM, University of London, UK; Purdue University, USA. Finalmente, compromisso de parceria com as respectivas Secretarias Municipais de Saúde. Considerando os recentes relatos sobre a detecção de SARS-CoV-2 em animais e a grande proximidade entre pessoas e seus animais de estimação, principalmente cães e gatos, inclusive no Brasil, torna-se importante elucidar aspectos da história natural da doença, como o possível ciclo zooantroponótico em estudo multicêntrico para a vigilância de SARS-CoV-2 em pets, em consonância com os preceitos do Sistema Único de Saúde e da Saúde Única (indissociabilidade entre saúde humana, animal e ambiental). Os resultados dos testes serão o mais brevemente possível informados aos tutores / familiares através de contato telefônico e pela emissão de laudo eletrônico, que será enviado por e-mail ou aplicativo de comunicação. Em caso de resultado positivo, os demais animais da residência também serão testados em pool por espécie animal e os familiares serão orientados a estabelecer o acompanhamento veterinário por 14 dias e intensificação das medidas de higiene e proteção individual e coletiva. A divulgação científica ocorrerá por meio das redes sociais da OHB (YouTube, Instagram, Twitter e Facebook), das Instituições envolvidas no projeto, através de folders e cartilhas, bem como por outras mídias e Instituições. A comunicação científica ocorrerá por meio de relatórios epidemiológicos enviados às respectivas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e pela publicação dos resultados em periódicos nacionais e internacionais. Esta pesquisa contribuirá para a tomada de decisão pelo poder público quanto a medidas de prevenção e controle da COVID-19 frente a animais de estimação como quarentena, isolamento ou outras medidas cabíveis. Espera-se estabelecer propostas de ações intersetoriais entre as instituições de pesquisa e as secretarias municipais de saúde, para que essas por meio de ações integradas entre a Vigilância Ambiental e a Atenção Primária à Saúde, possam estabelecer fluxogramas internos de atenção à saúde animal e proteção à saúde humana, intervindo no tripé homem/animal/ambiente dos diferentes territórios, no contexto da Saúde Única, atuando na comunidade em proximidade com os profissionais de saúde, qualificando o cuidado e a atenção à saúde, nos usuários do Sistema Único de Saúde. As amostras obtidas neste projeto serão preservadas a -80C, de modo a estabelecer um banco de amostras biológicas para estudos posteriores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
17/08/2020-16/09/2022
Alexander Welker Biondo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
saúde única e vulnerabilidade: zoonoses e sars-cov-2 em populações indígenas, seus animais e meio ambiente
Resumo:
As populações indígenas brasileiras têm historicamente enfrentado exclusão e confinamento em regiões isoladas. Desigualdades socioeconômicas, baixo nível educacionais, condições de vida complexas, entre outros determinantes sociais e de saúde, podem agravar a situação e aumentar a vulnerabilidade aos impactos das zoonoses. Nesse cenário, comunidades indígenas do Paraná e São Paulo apresentam vulnerabilidade social, crescimento da população de animais de companhia, a aglomeração de animais no peridomicílio e outras alterações ambientais antrópicas que podem favorecer a circulação de Leishmania spp., Leptospira spp., Toxoplasma gondii, Toxocara spp. e SARS-CoV-2, ainda não pesquisada sob abordagem da Saúde Única. Deste modo, o objetivo do presente projeto é avaliar a exposição de populações indígenas, seus animais de companhia e profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul a ocorrência de Leishmania spp., Leptospira spp., Toxocara spp., Toxoplasma gondii, Rickettsia spp. e ao SARS-CoV-2, bem como identificar e caracterizar molecularmente sua presença nas pessoas, animais e no meio ambiente, e os fatores associados à possível infecção. Um total de 500 amostras representativas de sangue serão coletadas de populações indígenas de diferentes aldeias, 150 de seus animais de companhia e 80 de profissionais de saúde da DSEI Sul, em aldeias indígenas situadas nos Estados do Paraná e São Paulo. O estudo envolverá ainda a coleta de solo para a pesquisa de Toxocara spp. e Toxoplasma gondii, e coleta de fezes e pelos de cães para a pesquisa de Toxocara spp., a coleta e identificação de flebotomínios e ectoparasitas, seguida de análise molecular para Leishmania spp. e Rickettsia spp., acompanhados de preenchimento de questionários epidemiológicos. Os resultados serão analisados estatisticamente, com abordagem preventiva educacional e de intervenção serão adotadas, se necessárias, com base nos resultados e fatores associados de risco.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Página 5 de 188
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 81 - 100 de 3.745 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript