Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Zaida Ines Antoniolli

Ciências Agrárias

Agronomia
  • micorrização, potencial invasivo e diversidade de fungos ectomicorrízicos em pomares de nogueira-pecã no sul do brasil
  • Os fungos ectomicorrízicos encontram-se associados de forma mutualística às raízes, principalmente de essências florestais, e desempenham um papel fundamental na absorção de água e nutrientes por estas plantas. Dados referentes à diversidade destes organismos associados a plantações de nogueira-pecã (Carya illinoinensis Wangenh. K. Koch), no Rio Grande do Sul praticamente inexistem. Assim, torna-se urgente a necessidade de pesquisas ligadas ao conhecimento da biodiversidade e micorrização e potencial invasivo deste importante recurso genético que podem auxiliar para o desenvolvimento sustentável do país. Os objetivos do trabalho são (1) estudar a diversidade de fungos ectomicorrízicos ocorrentes em povoamentos florestais de C. illinoinensis, com base em características morfológicas e moleculares; (2) obter isolados de fungos ectomicorrizicos; (3) verificar o potencial invasivo do gênero Tuber em espécies florestais nativas e exóticas, e (4) avaliar o efeito da micorrização com Tuber em mudas de nogueira-pecã. As coletas de fungos ectomicorrízicos com hábito epígeo e hipógeo serão realizadas em pomares de nogueira-pecã no Estado do Rio Grande do Sul. Raízes e estruturas reprodutivas serão coletadas e identificadas através de técnicas morfológicas e ferramentas de biologia molecular. Será realizado o isolamento destes fungos e produção de inóculo, o qual posteriormente será reinoculado em mudas onde será avaliada a compatibilidade entre o fungo e a planta. A micorrização, os parâmetros morfológicos e químicas de mudas de nogueira-pecã inoculadas com Tuber também serão avaliadas. O potencial invasivo do gênero Tuber em espécies florestais nativas e exóticas será determinado através da avaliação de micorrização. Neste sentido, serão geradas importantes informações sobrea biodiversidade de fungos ectomicorrízicos associados às raízes de nogueira-pecã, dados estes ainda desconhecidos no Brasil, que poderão gerar resultados significativos para a comunidade científica, como o conhecimento de novas espécies de fungos ectomicorrízicos. Além disso, a produção de inóculo como produto biotecnológico possibilitará a utilização econômica de espécies fúngicas. Os efeitos da micorrização com Tuber e a determinação do seu potencial invasivo, poderá permitir o desenvolvimento da truficultura associada à produção de nozes. Os resultados da pesquisa permitirão a elaboração de artigos científicos que serão publicados em periódicos indexados internacionalmente, e com isto, aumentará a consolidação do grupo de pesquisas e a formação de recursos humanos pelo treinamento de alunos de Iniciação Científica e de pós-graduação.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Zaqueu Alves Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • álgebras de blowing-up
  • O presente projeto de pesquisa versa sobre um dos mais importantes objetos de estudo na Álgebra Comutativa, as álgebras de blowing-up. Uma vertente que desejamos entender é a estrutura dessas álgebras para certas classes de ideais de baixa codimensão. Outro viés que estamos interessados é investigar como aspectos sutis dessas álgebras repercutem na teoria dos mapas birracionais e vice-versa.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Zélia Soares Macedo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • feira estadual de ciências, tecnologia e artes de sergipe (cienart)
  • A CIENART (www.cienart-se.com.br) é um projeto implantado no início de 2012, com culminância durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Consideramos que este evento já entrou definitivamente para o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado. A equipe executora reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (Física, Educação, Matemática, Química, Letras, Geografia, Jornalismo, Administração e Audiovisual) e que já atuam em diversas atividades de divulgação e popularização da Ciência. O projeto prevê atividades ao longo de todo ano, concentradas principalmente na ampla divulgação do evento, na sensibilização e orientação técnica das comunidades escolares, através de Mini-Cursos, e na realização da Feira durante a SNCT. A abrangência do projeto é estadual e está previsto um número de pelo menos 300 trabalhos inscritos, com a plena adesão das escolas públicas e particulares do estado, além da participação dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBICJr). A Feira deverá acontecer no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
Foto de perfil

Zélia Soares Macedo

Outra

Divulgação Científica
  • ciência para todos: oficinas virtuais de experimentos
  • O presente projeto tem por objetivo realizar atividades de popularização de temas da Física, Química, Robótica, Matemática, e das atividades de pesquisa realizadas na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nosso público-alvo serão alunos e professores do ensino fundamental e médio. As atividades envolverão experimentos interativos nas áreas citadas, para demonstrar conceitos básicos de Ciências e usos atuais da tecnologia. Esta atividade tem apoio da Secretaria Estadual da Educação, da Associação Sergipana de Ciência e será realizada conjuntamente por professores da UFS e do IFS, e por alunos de Iniciação Científica e Pós-Graduação devidamente treinados. O grupo já possui um acervo de experimentos, que será renovado e ampliado, sendo que o grupo possui expertise para construção desses experimentos. Alguns aparatos simples serão construídos pelos participantes, durante Oficinas, e ao final serão entregues aos participantes. As atividades acontecerão durante todo o ano, mas serão intensificadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2021. Dada a necessidade enfrentar os problemas de pobreza, educação, e participar da maneira mais plena em um mundo cada vez mais integrado, é importante que os cidadãos tenham acesso ao conhecimento básico sobre ciência e tecnologia, para conhecer suas possibilidades e melhor usufruir seus benefícios. A Ciência incorporada à cultura e integrada como instrumento tecnológico é indispensável à formação da cidadania contemporânea. A proponente deste projeto é docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com ampla experiência em popularização da Ciência e divulgação científica. A equipe executora é multi-institucional, envolvendo professores da UFS, do IFS, da Secretaria Estadual da Educação e da EMBRAPA, atuantes em diversas áreas. A abrangência do projeto é intermunicipal (Linha B), envolvendo potencialmente todas as cidades do estado, mas priorizando 7 cidades que têm baixo IDHM e são aquelas que ainda têm pouca adesão aos outros eventos da SNCT. Assim, pretendemos ampliar a ação conjunta e levar a Ciência a 100 % das cidades do nosso estado.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023