Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Reginaldo Kisho Fukuchi

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • estabelecendo padrões e métodos para a realização de estudos multicêntricos em biomecânica da corrida
  • A biomecânica alterada do padrão de movimento tem sido associada à lesões na corrida que, por sua vez, tem impactado negativamente na prática desta atividade. Portanto, tem havido um crescimento na oferta de serviços de avaliação da marcha para detectar estes padrões alterados que pode ser devido ao avanço tecnológico que permitiu maior facilidade de acesso a instrumentação tridimensional da marcha. Entretanto, (1) o trabalho isolado dos laboratórios de marcha, (2) a falta de padronização dos procedimentos envolvidos na coleta e análise dos dados e (3) o uso de técnicas pouco robustas para lidar com a natureza complexa e multivariada dos dados de marcha tem afetado negativamente o avanço do conhecimento na área. Para superar em parte estas limitações, estamos propondo, por meio de uma colaboração com um centro de pesquisa canadense, (1) expandir um conjunto de dados públicos de corredores incluindo sujeitos brasileiros e canadenses; (2) contribuir para o avanço de um sistema de feedback para melhorar a confiabilidade na colocação de marcadores para a análise da marcha; e (3) desenvolver e aplicar métodos inovadores de ciência dos dados para recomendar novos padrões de métodos estatísticos para laboratórios de marcha. A infraestrutura e equipamentos necessários para a execução do projeto são típicos de um laboratório de marcha e já se encontram disponíveis em ambos os centros participantes. A visita técnica do proponente brasileiro ao centro canadense e a aquisição de um computador irão permitir maior êxito na execução do presente projeto uma vez que estamos propondo padronizar procedimentos da análise da marcha que envolve um volume considerável de dados. É esperado que a execução do presente projeto permita superar em parte as limitações da análise da marcha e avançar o conhecimento sobre o tema por meio de publicações científicas. Portanto, esta é uma chance única para que um centro de pesquisa brasileiro se integre a um esforço de tal magnitude e muito importante para o Brasil, pelas parcerias científicas que se abrem e por abordar um tema tão raro aos praticantes de corrida em nosso país.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reginaldo Santana Figueiredo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • mercado de carnes e de grãos no brasil: transmissão de preços e risco
  • A transmissão de risco entre mercados agrícolas ainda é um fenômeno importante a ser estudado, já que, hipoteticamente, ela pode ocorrer tanto pela incorporação de informações advindas do mercado interno, como por ocorrência de choques e volatilidades em mercados que interagem entre si. Diante disso, este projeto tem como objetivo geral analisar a transmissão de risco via choques e volatilidades entre os mercados brasileiros de grãos e o de carnes bovina, suína e de frango. Especificamente, espera-se com a presente proposta: (i) averiguar a transmissão de preços e a existência ou não de relação de equilíbrio de longo prazo entre os preços dos grãos e de carnes; e (ii) verificar se há dominância entre os mercados de grãos na transferência de risco e de preços para os mercados de carnes. Para atingir o objetivo geral da pesquisa, será utilizado o modelo BEKK com parametrização de Engle e Kroner (1995) em virtude de esse modelo ser capaz de: capturar os principais fatos estilizados das séries financeiras; representar a dinâmica das variâncias e covariâncias; utilizar parametrização simplificada; e permitir uma interpretação que atende às propriedades matemáticas dos modelos multivariados. Já para o alcance dos objetivos específicos, serão aplicadas as seguintes análises: de cointegração, de causalidade de Granger agregada à aplicação do modelo vetorial autorregressivo, de decomposição da variância e de impulso-resposta. Espera-se, a partir da aplicação dos modelos de análise propostos, ampliar a compreensão sobre a interdependência e inter-relação entre os mercados em estudo no curto e longo prazo e, ao mesmo tempo, gerar informações que contribuam para tornar mais eficaz a gestão do risco e a comercialização nos principais mercados brasileiros de grãos e de carnes.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Regineide Xavier Santos

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • avaliação biotecnológica de extratos e frações oriundos da planta fruto do conde (annona reticulata) da região do sudoeste da bahia
  • O gênero Annona é um dos três gêneros da família capaz de produzir frutos comestíveis, sendo desses três, o único cultivado no Brasil para fins econômicos. Dentro do gênero Annona, encontra-se a Annona reticulata L., é uma planta bastante comum nas regiões tropicais do continente americano, Paquistão, Bangladesh e oeste da Índia, sendo bastante utilizada no tratamento de várias doenças. Muito da atividade medicinal das anonáceas giram em torno das acetogeninas e alcaloides. Antes da identificação das acetogeninas, acreditava-se que o poder fitoterápico em Annonaceae era obtido pela presença de alcaloides, porém, com o descobrimento da acetogenina, várias atividades biológicas têm sido relacionadas a esse composto. As acetogeninas são metabólitos produzidos a partir de ácidos graxos, de cadeia longa (geralmente, de 35 a 37 carbonos) obtidos através da via do ácido acético, encontrados apenas nas anonáceas, com forte poder citotóxico e que tem demonstrado ser promissor no tratamento de neoplasias. Os alcalóides comumente encontrados nas anonáceas são, geralmente, oriundos da rota fenilalanina/tirosina, que são os isoquinolínicos, sendo no gênero Annona comumente do tipo aporfínico. Além dos usos etnomédicos, a fruta de conde tem outros usos importantes para as comunidades. Por exemplo, a casca da A. reticulata pode ser usada para produzir corantes que são usados em arte e artesanato, enquanto que seus botões florais são usados para dar sabor aos alimentos e outros, com isso essa planta torna-a mais sustentável para várias comunidades. Nos últimos anos, têm-se acompanhado relatos de apropriações indevidas da biodiversidade brasileira e do patrimônio genético a ela associado, por países detentores de biotecnologia avançada, sendo pertinente a preocupação com grupos econômicos internacionais, que ao descobrirem as riquezas e o valor medicinal das plantas brasileiras, possam patentear plantas ou compostos bioativos delas isolados. Em vista disso, um dos objetivos deste projeto, é o registro de novas patentes, visando à proteção da propriedade intelectual e, consequentemente, da nossa biodiversidade. Diante do cenário apresentado, este projeto propõe uma investigação da espécie vegetal A. reticulata encontrada na região de caatinga do sudoeste da Bahia. Dentre as atividades biológicas a serem investigadas neste projeto em A. reticulata, encontram-se a antimicrobiana, antidiabética, antitumoral, genotóxica e citotóxica. Estes estudos preliminares visam dar subsídios para a formulação de novos bioprodutos naturais, como produção medicamentos, fungicidas, matéria prima para cosméticos, fitoterápicos, fitofármacos mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente, a partir da biodiversidade local, buscando levar desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico para a região sudoeste da Bahia, de maneira a contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Régis Gemerasca Mestriner

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • impacto do estresse crônico na adolescência sobre a adaptabilidade da marcha na vida adulta: um estudo em modelo murino
  • Vivenciar situações de estresse em períodos de vulnerabilidade/sensibilidade do neurodesenvolvimento pode deflagrar alterações neurobiológicas e funcionais ao longo de toda a vida. Estudos prévios indicam que a exposição a agentes estressores na infância e na vida adulta pode impactar na capacidade de adaptar a marcha frente ao contexto ambiental em que ela é executada. Além disso, a capacidade de adaptação da marcha e suas relações com o sistema dopaminérgico, o fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) e seus receptores em diferentes estruturas cerebrais foram preliminarmente investigados por nosso grupo de pesquisa (artigo submetido ao periódico Behavioural Brain Research). Vimos, no mencionado estudo, que existe uma associação entre a capacidade de adaptação da marcha e os níveis de expressão do RNAm do Bdnf exon IV no córtex motor, do receptor Drd2 no cerebelo e do receptor TrkB no córtex pré-frontal medial. No entanto ainda não se sabe se o estresse no período de sensibilidade de desenvolvimento da adolescência poderia modificar este cenário. Ante ao exposto, o presente projeto propõe investigar a exposição ao estresse crônico no período da adolescência sobre a capacidade de adaptação da marcha, bem como sua relação com a expressão de RNAm dos receptores de dopamina e Bdnf no córtex sensório-motor, córtex pré-frontal, estriado, cerebelo e hipocampo de camundongos machos e fêmeas. Para os experimentos, utilizaremos Camundongos Balb/cJ expostos a um protocolo de estresse crônico imprevisível, durante o período da adolescência (P32 ao P60). Na vida adulta (P60) os animais serão avaliados no teste do labirinto em cruz elevado para verificar a símile de ansiedade; no teste do labirinto em Y para avaliar a memória de trabalho; e no teste da escada horizontal para avaliar a adaptabilidade da marcha. Após, os animais serão eutanasiados e seus cérebros removidos para a dissecção das estruturas cerebrais mencionadas. Por fim, verificaremos a expressão do RNAm dos receptores Drd1 ao Drd5 e o exon IV do Bdnf nas regiões encefálicas de interesse.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reimar Carlesso

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • índices de vegetação para estimativa da evapotranspiração e resposta a disponibilidade hídrica da soja e milho em condições irrigadas e de sequeiro no rio grande do sul
  • A produtividade de uma cultura é função linear da quantidade de água transpirada pela planta durante o seu desenvolvimento, o qual pode ser acessado através de modelos de balanço hídrico do solo. O SIMDualKc é um modelo de balanço hídrico que utiliza a metodologia do Kc dual, o qual emprega um coeficiente que descreve a evaporação da água do solo (Ke) e um coeficiente que descreve a transpiração da cultura (Kcb). O Kcb é um parâmetro dependente das características morfofisiológicas da cultura e de difícil determinação, dessa forma, o uso de índices de vegetação surgem como ferramentas auxiliares para determinação dos coeficientes basais de cultivo (Kcb). O presente trabalho busca estimar o balanço hídrico do solo a partir da combinação do modelo SIMDualKc e índices de vegetação e relacionar a transpiração da cultura com a produtividade a partir de funções empíricas para as culturas de soja e milho em condições irrigadas e de sequeiro no Rio Grande do Sul. Experimentos de campo serão implantados nas principais regiões produtoras de soja e milho no estado, nos anos agrícola de 2019/20 e 2020/21 e 2021/22, para monitoramento das variáveis morfofisiológicas das culturas e do conteúdo de água no solo, em talhões irrigados e de sequeiro. Índices de vegetação serão calculados a partir de imagens na faixa do visível e do infravermelho obtidas de drones e dos sensores Landsat 7 ETM+, Landsat 8, Sentinel 2A e 2B para determinação dos valores de Kcb. Os valores de Kcb derivados de índices de vegetação, serão comparados aos valores de Kcb determinados a partir de dados observados e validados a partir de indicadores estatísticos. Com a validação dos valores, os mesmos serão utilizados de forma combinada com o Ke, determinado pelo modelo SIMDualKc para obtenção do Kc e simulação do balanço hídrico. A partir da transpiração de água pelas plantas, determinada juntamente ao balanço hídrico, será construído as funções de produtividade-água para avaliação da resposta das culturas a disponibilidade hídrica.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • frontb - estudo sobre resistência aos antimicrobianos utilizados no tratamento da tuberculose: um estudo de coorte prospectivo.
  • O projeto tem como objetivo identificar fatores preditores de RAM (resistência aos antimicrobianos) na terapia antituberculosa. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, tipo coorte-prospectivo, que será conduzido em localidades na faixa de fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. A população de referência será constituída por doentes de tuberculose em tratamento. A coorte de estudo será formada por indivíduos expostos aos seguintes fatores: a) Cultura de escarro, teste de sensibilidade no início do tratamento; b) Tratamento Diretamente Observado pelo menos três vezes por semana durante o período de tratamento c) Consulta mensalmente de acompanhamento com médico ou enfermeiro durante todo o tratamento. Os doentes não expostos aos fatores elencados anteriormente por qualquer motivo constituirão a coorte de controle. Segundo calculo do tamanho amostral, cada coorte será formada por 97 doentes. O recrutamento dos doentes ocorrerá com contato telefônico semanal com o serviço de saúde, para verificar a ocorrência de diagnóstico de casos de tuberculose. O follow-up terá duração mínima de seis meses para cada doente (período de tratamento), com regularidade mensal. Serão calculadas as taxas de incidência de resistência e outras variáveis de interesse. Na sequência será verificada a força de associação entre variáveis estudadas, por meio do Risco Relativo. As variáveis ligadas a ocorrência de resistência estatisticamente significativas na análise univariada, juntamente com variáveis de relevância clínico-epidemiológica, irão compor o modelo para a análise multivariada (Regressão Logística Múltipla). O estudo será submetido para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Espera-se que as evidências encontradas com a pesquisa possa demonstrar o potencial da realização da cultura de escarro e teste de sensibilidade a drogas no momento do diagnóstico, do Tratamento Diretamente Observado, e a consulta mensal dos doentes como preditores de resistência aos antimicrobianos, utilizados no tratamento da tuberculose. Ainda, que os mecanismos de desenvolvimento e disseminação da resistência aos antimicrobianos da terapia antituberculosa (com vistas a outras doenças), estão relacionados com a efetividade da atenção em saúde conferida ao doente durante o tratamento.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • nagô - núcleo de agroecologia de governador valadares: semeando a agrobiodiversidade e a transição agroecológica no médio rio doce
  • O objeto da presente proposta visa à criação de um Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica no Campus da UFJF em Governador Valadares – “NAGԔ – com o objetivo de Fortalecer a Agroecologia na região do Vale do Médio Rio Doce e territórios adjacentes, tendo como estratégia a integração de ações de ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento rural sustentável, e da superação dos problemas socioambientais enfrentados pelos agricultores familiares da região, de maneira a promover a socialização de conhecimentos, práticas e tecnologias de produção orgânica e agroecológica. A presente proposta foi estruturada com base nas demandas identificadas junto aos agricultores familiares e na experiência profissional dos integrantes da equipe executora e de apoio, em sintonia com as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, tendo como público beneficiário seguintes atores sociais: 1) agricultores/as familiares, especialmente famílias beneficiárias do projeto ATER Agroecologia, assessorados pelo Centro Agroecológico Tamanduá (CAT); 2) agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que atuam nos municípios do Médio Rio Doce; 3) estudantes dos cursos de graduação da UFJF e do curso de Gestão Ambiental do IFMG em Governador Valadares; 4) e professores/as da UFJF e do IFMG nos campi de Governador Valadares. Os objetivos específicos do projeto são: 1) identificar e descrever experiências de conservação e manejo da agrobiodiversidade e as principais estratégias de comercialização de produtos da agricultura familiar; 2) dar visibilidade às experiências de transição agroecológica e produção orgânica na região; 3) orientar agricultores/as em transição agroecológica para elaboração de planos de manejo de sistemas orgânicos, projetos de comercialização e obtenção de certificado de conformidade da produção; 4) formar uma rede de agricultores/as guardiões da agrobiodiversidade; 5) participar e promover espaços visando articular a formação de rede de informações e experiências agroecológicas entre IFES, entidades de ATER, associações de agricultores e movimentos sociais; 6) produzir informações sobre experiências agroecológicas, políticas públicas de convivência com a seca e as percepções dos/as agricultores/as da região sobre as mudanças climáticas e os impactos decorrentes da degradação do Rio Doce e seus afluentes; 7) incentivar o cultivo de hortas urbanas e comunitárias; 8) promover espaços destinados à troca de saberes e valorização de conhecimentos e práticas tradicionais de cultivo e uso de plantas alimentares e medicinais; e 9) divulgar as ações de pesquisa e extensão do projeto em eventos e meios de comunicação científica. Neste contexto, espera-se que: 1) a implantação de Unidades de Referência em unidades produtivas familiares contribua para a construção e validação participativa de referências em tecnologias de base agroecológica, divulgando a socialização de conhecimentos bem como experiências de conservação da agrobiodiversidade e geração de renda familiar; 2) os materiais didático-pedagógicos (apostilas, cartilhas e curtas) produzidos contribuam para o registro e a sistematização de experiências agroecológicas, além de divulgar as Unidades de Referência; 3) os cursos e oficinas contribuam para formação de agricultores/as e técnicos de ATER para atuação consciente e crítica como agentes multiplicadores; ofereçam oportunidade de capacitação em processo de transição agroecológica e certificação participativa; contribuam para a formação de uma rede de agricultores/as que preservam sementes crioulas e variedades tradicionais na região; contribuam para ampliar a participação das mulheres e jovens na construção da Agroecologia, incentivando a permanência da juventude no campo e, por fim, que auxilie na troca de experiências entre agricultores/as por meio de intercâmbios; 4) as ações de pesquisa contribuam para construir um panorama detalhado sobre as experiências agroecológicas na região e sobre a percepção dos agricultores a respeito das políticas públicas e das mudanças climáticas. Além disso, as ações de pesquisa poderão ser replicadas em outras regiões, de modo que os resultados poderão contribuir para direcionar a tomada de decisão de atores públicos e privados, bem como para formulação e, ou, adequação de políticas públicas às demandas voltadas para a recuperação da bacia do Rio Doce e inclusão produtiva dos agricultores familiares; 5) a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão contribua para a socialização e para a construção coletiva do conhecimento agroecológico na região, culminando na formação e consolidação de uma Rede de Agroecologia do Vale do Médio Rio Doce, envolvendo agricultores/as, técnicos/as, professores/as e estudantes como agentes multiplicadores de práticas de produção agroecológica e orgânica. Ao final deste projeto, almejamos que as atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa propostas, bem como os produtos finais previstos, venham a contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento dos Sistemas Orgânicos de Produção e experiências de transição agroecológica nos municípios beneficiários.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 01/12/2017-31/10/2020
Foto de perfil

Reinaldo Matias Fleuri

Ciências Humanas

Educação
  • educação intercultural: aprender com os povos originários do sul a decolonizar a educação
  • Os recursos solicitados no âmbito desta Chamada Universal MCTIC/CNPq viabilizarão a execução do projeto PQ/CNPq 306049/2017-1 (Chamada CNPq Nº 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ), que visa estudar as cosmovisões de povos originários do hemisfério sul, relacionadas com a concepção de “bem-viver”, em suas implicações decoloniais e não-coloniais para a construção de políticas de sustentabilidade, bem como de propostas e práticas inovadoras de educação intercultural e inclusiva. Alavancado pela rede de cooperação científica intercultural e internacional construída ao longo das últimas duas décadas, contando com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) e do Griffith Institute for Educational Research (GIER), a presente proposta está sendo erigida como um processo sociopoético de pesquisa, congregando em rede pesquisadoras e pesquisadores, bem como mediadoras e mediadores interculturais ligados a povos originários do Brasil, América Latina, Austrália e África. Estudos de revisão bibliográfica permitirão fundamentar os processos de pesquisa em cooperação com os diferentes parceiros e interlocutores, bem como as entrevistas com mediadores interculturais e movimentos organizados de povos originários, atividades estas que serão compartilhadas mediante intercâmbio interinstitucional ou seminários presenciais e virtuais. Os resultados do processo de pesquisa serão veiculados mediante publicações científicas, bem como em produtos didáticos e de divulgação em rede virtual. Tal produção contribuirá para o avanço das pesquisas relacionadas com a interculturalidade crítica na área de educação, para a cooperação cientifica interinstitucional e internacional, para o estreitamento da interação entre universidades e movimentos sociais de povos originários, bem como para a construção de políticas interculturais de sustentabilidade e de práticas que fomentem a integração e empoderamento das culturas e povos originários.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reinaldo Morabito Neto

Engenharias

Engenharia de Produção
  • problemas de dimensionamento de lotes, programação, roteamento, localização, corte e empacotamento, e suas integrações no planejamento da produção e logística
  • O presente projeto busca dar continuidade às pesquisas anteriores desenvolvidas com os problemas de dimensionamento de lotes de produção, programação (scheduling) de operações, roteamento e programação de veículos, corte de materiais e empacotamento de itens, em contextos de planejamento e controle da produção e logística. No presente projeto, pretende-se continuar pesquisando estes problemas e explorar melhor possíveis integrações entre eles. Além disso, também se almeja pesquisar problemas de localização de instalações e unidades de serviços emergenciais. Exemplos de integrações destes problemas incluem a combinação de decisões de dimensionamento e programação (sequenciamento) de lotes de produção em diferentes situações práticas (lot-scheduling), a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de corte de materiais (lot-cutting), a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de roteamento e carregamento (production, routing and loading), a integração de problemas de controle de estoques com decisões de roteamento e carregamento (inventory, routing and loading), a combinação dos problemas de corte e empacotamento com problemas de sequenciamento de padrões de corte, entre outros. Pretende-se desenvolver pesquisas nestes problemas com os seguintes objetivos principais: (i) analisar a teoria destes problemas e o potencial de suas aplicações em processos industriais e logísticos envolvendo características específicas. Estudos de caso deverão ser dirigidos para empresas de bens e serviços operando no Brasil. (ii) Identificar novos problemas e construir modelos matemáticos para representá-los adequadamente. (iii) Desenvolver métodos e algoritmos computacionais para a solução dos modelos construídos em situações hipotéticas e realistas. (iv) Contribuir para a geração de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos qualificados em pesquisa operacional e engenharia de produção. As seguintes tarefas estão previstas neste projeto (detalhadas na seção 4): (i) Dimensionamento de lotes e programação da produção. (ii) Roteamento e programação de veículos. (iii) Localização de instalações e unidades de serviço emergencial. (iv) Corte de materiais e empacotamento de itens. (v) Problemas integrados. Pretende-se, portanto, continuar os estudos nestes temas e explorar melhor suas integrações. Por exemplo, a integração dos problemas de corte e empacotamento nas decisões de roteamento e programação de veículos e no planejamento, programação e controle da produção, tais como dimensionamento e sequenciamento de lotes, a combinação dos problemas de corte e empacotamento com problemas de sequenciamento de padrões de corte, a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de carregamento e distribuição, entre outros. Além disso, almeja-se também pesquisar problemas de localização de instalações e unidades de serviços emergenciais.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reinaldo Nobre Pontes

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • a realidade dos(as) assistentes sociais no estado do pará: estudo da formação e atuação profissional num contexto de avanço neoliberal e desmonte das políticas sociais pós-golpe institucional de 2016
  • O presente projeto de pesquisa nasce a partir das conclusões do projeto “Formação Profissional em Serviço Social na Região Metropolitana de Belém - Pará: estudo da implantação das Diretrizes Curriculares de 2002 e seus impactos na qualidade da formação do Assistente Social” concluído em 2017, com apoio do Edital CNPQ Chamada Universal 2013. Verificamos a necessidade de continuar as investigações que envolvem os eixos: formação profissional de assistentes sociais, fundamentos teórico-metodológicos da profissão, estágio supervisionado e exercício profissional. Considerando as importantes alterações produzidas na conjuntura nacional após o acirramento da onda neoliberal, concretizada no golpe institucional materializado no impeachment da Presidenta Dilma Rouseff. Essa nova realidade alterou tanto as instituições de formação (pelo avanço da privatiação da formação), quanto os campos de atuação profissional (pelos desmonte dos direitos e das políticas sociais). Diante dessas alterações, pretendemos expandir e aprofundar a investigação sobre a formação e execercício profissional dos/as assistentes sociais no Pará, considerando os impacos que as mencionadas transformações produziram. O projeto se realizará em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região, num primeiro momento, podendo agregar outras instituições universitárias. O objetivo da pesquisa é identificar e analisar a realidade da formação de assistentes sociais no Estado do Pará, bem como seus rebatimentos no exercício profissional nos espaços das políticas sociais. Assim buscando conhecer a qualidade da formação profissional dos assistentes sociais, o seu perfil socioeconômico. , Buscar-se-á perceber o movimento do objeto de estudo numa perspectiva crítico-dialética, associando na análise as dimensões quantitativa e qualitativa da realidade. A análise qualitativa da presente pesquisa se valerá de três técnicas: Aplicaçao de formulário eletrônico, grupo focal e entrevistas com assistentes sociais. Aos coordenadores de cursos será enviado um questionário eletrônico. Usaremos a distribuição espacial da pesquisa no Estado com critério de polos regionais, em cada meso região do estado, a saber: 1- Região Metropolitana de Belém: Belém; 2. Nordeste: Capanema; 3. Sudeste: Marabá; 4. Sudoeste: Altamira; 5. Baixo Amazonas: Santarém. Assim, em cada município polo será realizado um grupo focal, antecedido de uma roda de conversa. Os dados obtidos serão tratados com procedimentos de análise de conteúdo (qualitativos) e métodos de análise estatística (quantitativos). A comunicação dos resultados e análises se dará através de comunicações em eventos científico e revistas científicas qualificadas.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reinhardt Adolfo Fuck

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • inct em estudos tectônicos
  • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Geotectônicos (INCTET), com sede na Universidade de Brasília e participação de diversas instituições de pesquisa brasileiras, visa reunir equipes de pesquisadores que no Brasil investigam a estrutura mais profunda da crosta e do manto superior. A organização é multidisciplinar, congregando geofísicos e geólogos especializados em técnicas diversas, permitindo estudar o interior da terra com base em diferentes propriedades das rochas que a constituem. O propósito do Instituto é o estudo da crosta continental e do manto superior do território brasileiro mediante a realização de estudos geofísicos e geológicos, objetivando o entendimento da estruturação tectônica e sua dinâmica atual. O foco do projeto é a Plataforma Sul-Americana consolidada na Orogenia Brasiliana do final do Neoproterozóico e início do Fanerozóico. A plataforma consiste em complexo conjunto de crátons e faixas dobradas, amalgamados no último evento orogênico que afetou o território brasileiro, no contexto da construção do Supercontinente Gondwana. Após a estabilização, a plataforma foi afetada por processo pouco entendido que resultou em amplas áreas de subsidência, ocupadas pelas extensas bacias cratônicas (e.g. Solimões, Amazonas, Parnaíba, Parecis, Paraná). Enquanto o embasamento externo às bacias é razoavelmente bem conhecido, seu substrato é objeto de controvérsia, uma vez que poucas perfurações o alcançam, devendo ser investigado por métodos indiretos, explorando propriedades físicas de rochas, mediante o emprego de métodos geofísicos. No presente projeto é preconizada a realização de experimentos de refração sísmica profunda ao longo de duas transectas de cerca de 700 km cada nas bacias do Paraná e Parecis. Processamento e interpretação dos registros permitirão o reconhecimento das estruturas presentes na crosta e no manto superior em três dimensões. O Instituto se propõe a operar e manter a Rede Sismográfica Brasileira, cujos registros serão utilizados para estudos da crosta e da litosfera com dados de telessismos, aplicando técnicas sismológicas modernas, como função de receptor, dispersão de ondas superficiais, tomografia sísmica e inversão conjunta desses métodos. Estações de período curto serão usadas para registro de sismos locais e regionais, visando monitoramento da atividade sísmica que ocorre em várias áreas do Brasil e determinar o regime de esforços que lhe dá origem. Os experimentos de refração serão acompanhados por sondagens geoelétricas e complementados por dados gravimétricos, visando aperfeiçoar os modelos estruturais da crosta e manto superior. Os dados geofísicos serão integrados com dados geológicos disponíveis, complementados por novos estudos estruturais, tectônicos, geoquímicos e geocronológicos, contribuindo para estabelecer idade e origem das rochas expostas. Paralelamente, serão realizados estudos de neotectônica nas áreas sismogênicas, visando entender a evolução crustal, tendo como foco a reativação de grandes estruturas crustais no Cenozóico. O projeto será desenvolvido por equipes das universidades de Brasília, Rio Grande do Norte, São Paulo, Estadual de Campinas, Ceará, Pampa, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Observatório Nacional, que já atuaram em parceria em projetos anteriores.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2022
Foto de perfil

Reisoli Bender Filho

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • determinantes do acesso às transferências voluntárias: análise dos municípios brasileiros entre 2008 e 2015
  • As transferências intergovernamentais (ou grants) estão contidas em um sistema de regras que organiza as responsabilidades sobre a arrecadação e a provisão de bens públicos, denominado de Federalismo Fiscal. No Brasil, onde as competências tributárias são majoritariamente concentradas no governo federal, as transferências intergovernamentais assumem a função de realocar os recursos entre estados e municípios. As transferências voluntárias estão subordinadas a decisão do ente detentor do recurso, nesse caso, do governo federal. Estudos demonstram que a distribuição desses recursos entre os municípios é heterogênea. A partir deste contexto, o objetivo consiste em analisar os fatores que determinaram o acesso das transferências voluntárias da união pelos municípios brasileiros, entre os anos de 2008 a 2015. Para tanto, o método a proposto consiste no modelo de regressão em painel, que observará o impacto de fatores técnicos, políticos e redistributivos no acesso aos recursos de natureza voluntária.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rejane Andréa Ramalho Nunes da Silva

Ciências da Saúde

Nutrição
  • relação da composição corporal e taxa metabólica basal com hormônios gatrointestinais na recidiva da obesidade após bypass gástrico
  • A prevalência de sobrepeso e obesidade vem alcançando proporções pandêmicas, representando importante ameaça à saúde. Associados a estes aspectos, os custos envolvidos com o tratamento dessa doença crônica atingem cifras extremamente elevadas. Paralelo ao aumento da obesidade, observa-se um crescimento exponencial no número de cirurgias bariátricas em diferentes países. Este crescimento pode ser atribuído ao aumento na prevalência da obesidade classe III, a melhora significativa das co-morbidades e à baixa ocorrência de complicações associadas à cirurgia. Independentemente dos inúmeros benefícios obtidos, hoje representa fator de crescente preocupação, o chamado reganho de peso após a cirurgia, com consequente retorno das co-morbidades e aumento dos custos direito e indiretos para o setor saúde, relativos ao tratamento desta doença. Estudos mostram que assim como na obesidade, as causas para o reganho de peso são múltiplas. Entretanto, até o momento não há estudos prospectivos que apontem a real contribuição de fatores individuais para o reganho de peso. Diante da ausência de estudos que abordem o papel da composição corporal e da taxa metabólica basal e a relação dessas variáveis com os entero-hormônios no reganho ponderal, o presente estudo foi idealizado, na perspectiva de contribuir para a identificação de pacientes que apresentem maior possibilidade de recidiva da obesidade, além de eventualmente contribuir para indicação de cirurgias que potencializem a ação desses hormônios, por meio de métodos mais simples, pouco invasivos e de menor custo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rejane Costa Alves

Engenharias

Engenharia Civil
  • madeiras da caatinga: caracterização para uso na construção civil
  • A aplicação da madeira como material estrutural exige conhecimento das propriedades das diferentes espécies existentes. Atualmente, embora existam registros de uso de madeiras em componentes construtivos, há poucos estudos que respaldam o uso sustentável das espécies da Caatinga em aplicações na construção civil. Visando preencher essa lacuna de conhecimento, a presente proposta de pesquisa, que por objetivo coletar, identificar e catalogar cinco espécies arbóreas da Caatinga, segundo suas propriedades anatômicas, e físico-mecânicas, visando o potencial uso como material construtivo. Por se tratar de uma pesquisa de caráter experimental, para que os objetivos desse projeto sejam alcançados, são previstos estudos com base em fontes bibliográficas e a realização de experimentos em laboratório, orientados pela NBR 7190:1997 e NBR 11941.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rejane Cristina de Araujo Rodrigues

Ciências Humanas

Geografia
  • formação cidadã e educação política: princípios para uma educação geográfica contemporânea
  • O projeto de pesquisa ora apresentado se constitui como a base fundamental para as atividades desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Cidadania e Política no Ensino da Geografia, NECPEG, que tem como propósito principal a análise de questões referentes à formação cidadã, à formulação de políticas e à participação democrática em sua relação com o papel desempenhado pelo ensino escolar da Geografia e a formação do professor do ensino básico. Na origem desta pesquisa está nossa preocupação com a relação da sociedade brasileira com as questões que envolvem a política. Política, aqui tratada no sentido proposto por Castro (2012) como a essência das normas socialmente instituídas para o controle das paixões (interesses, conflitos, ambições, escolhas etc). Decorrem destas preocupações centrais, duas questões que orientam nosso trabalho: Como se comportam os jovens diante dos desafios do cotidiano social em sua relação com a política? Que espaços formativos dispõe estes jovens para acessar os mecanismos de formação para a participação política em uma sociedade democrática? As contribuições de Theodor Adorno (1995), Hanna Arendt (2002), Zygmunt Bauman (2000) norteiam nossas reflexões. Adorno aponta para o necessário vínculo entre educação e política o qual esbarra nos limites do processo formativo e dos projetos educacionais na atualidade. Arendt chama a atenção para o sentido da política, a liberdade, relacionada à formação de sujeitos emancipados. Bauman destaca a necessária superação das condições que levam à despolitização dos indivíduos. Neste sentido, buscamos refletir sobre as perspectivas de diálogo entre a educação geográfica e a educação política. Em nossas investigações partimos do pressuposto de que a escola pode se constituir como um dos espaços formativos para a educação política (que se opõe à educação que se adapta cegamente à condição social vigente). Estabelecendo-se como metas principais para o projeto ora apresentado a proposição de metodologias e materiais de ensino, nas perspectivas dos ensinos regular e inclusivo, considerando-se reflexões sobre as políticas públicas educacionais, as estruturas curriculares da Geografia escolar e universitária e a análise da trajetória do Geógrafo no Brasil. Tal projeto se justifica pelos desafios colocados, a partir de reformas educacionais recentes, à Geografia, à formação de professores de Geografia e ao ensino escolar desta disciplina. Além da inserção deste projeto num conjunto mais amplo de realizações que se somam para colaborar no campo das discussões sobre o papel formativo da Geografia no mundo contemporâneo: publicação dos livros ”Aprendendo com Filmes: o cinema como recurso didático para o ensino da geografia” (Lamparina/FAPERJ, 2012) e “Educação Geográfica em Foco: temas e metodologias para o ensino da Geografia” (Lamparina/FAPERJ, 2014); publicação de artigos em revistas e em anais de Congressos nacionais e internacionais; consolidação da linha de pesquisa em Educação e Cidadania na Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC-Rio; realização do I Encontro da Licenciatura em Geografia 2016 (apoio CAPES) e organização do II Encontro da Licenciatura em Geografia a se realizar em 2019; organização e coordenação do Eixo Geografia Política e Ensino no III CONGEO; coordenação da Revista Educação Geográfica em Foco (editora PUC-Rio); criação e coordenação do Laboratório de Geografia e Ensino, LAGE (PUC-Rio); e organização e difusão de estudos e dados sobre a Educação Geográfica no Brasil pelo site do Observatório Brasileiro da Educação Geográfica (página da web em processo de organização).
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rejane Cristina Rocha

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • repositório da literatura digital brasileira
  • A emergência e a popularização das mídias digitais têm possibilitado o surgimento de produções literárias em consonância com as potencialidades dos novos meios e que exigem uma abordagem teórico-analítica atenta às especificidades de uma poética também emergente, aos novos espaços de inscrição, de circulação e de leitura do literário, aos paradigmas de legitimação e de valoração da literatura, construídos e consolidados às expensas da textualidade impressa. Em atenção a esse contexto e inserindo-se em uma rede de pesquisa colaborativa em construção, na América Latina, este projeto tem como objetivo a construção de um Repositório da Literatura Digital Brasileira. Seus principais objetivos são: i) mapear, organizar e disponibilizar, em um repositório online de acesso gratuito, as obras literárias digitais brasileiras, bem como informações sobre seus autores e recensões críticas - informações essas atualmente dispersas em diferentes plataformas e locais; ii) armazenar as obras e preservá-las, tanto quanto possível, da obsolescência dos softwares, o que possibilitará iii) a documentação e a abordagem crítica de uma produção literária nascente e iv) subsidiará outros projetos acerca da produção, da leitura, da circulação, da valoração da literatura no contexto digital. As principais contribuições do projeto poderão ser aferidas em duas frentes principais, a saber i) armazenamento/preservação/organização e sistematização: o repositório digital em acesso aberto, planejado para ser mais do que um apanhado de links que dão acesso às obras digitais que compila, reunirá as obras mapeadas, bem como informações a respeito de sua produção, circulação e recensão crítica. Preverá, ainda, mecanismos de pesquisa e de sistematização das informações em seu ambiente, a fim de que leitores, especialistas e autores possam encontrar as obras, os procedimentos, os recursos, os autores que buscam. Desenvolverá, também, estratégias de preservação das obras que abriga, por meio de mecanismos como a documentação das materialidades das obras, a sua descrição analítica, a atualização dos softwares, a emulação de software; ii) crítica e teoria: se o que se compreende por literatura digital abrange um rol muito diversificado de gêneros, bem como ainda não pode ser descrito a partir de parâmetros claramente estabelecidos, nem julgado, em sua qualidade, a partir de critérios inequívocos, compreendemos que a maior contribuição que a construção de um Repositório da Literatura Digital Brasileira pode oferecer diz respeito ao potencial de reflexão crítica e teórica a ser desenvolvida durante e após a sua construção. Durante porque, justamente por ser uma produção tão diversa e tão recente, exigirá dos pesquisadores envolvidos no projeto um esforço epistemológico a fim de oferecer uma taxonomia confiável e operacional. Após a sua construção, a perspectiva sobre a literatura digital brasileira que o Repositório oferecerá aos estudiosos será bastante ampla, o que propiciará o desenvolvimento de pesquisas que se dediquem a analisar tendências históricas, linhas de forças formais e temáticas; pesquisas que se dediquem, oxalá, à reflexão acerca de uma poética da literatura digital brasileira, seu lugar no interior da produção literária brasileira e latino-americana, seus possíveis termos de comparação com a produção literária digital de outros países. O caráter inovador do projeto pode ser aferido não apenas pela ausência de qualquer iniciativa semelhante no Brasil, como também pelo seu possível e já planejado desdobramento em outro projeto que, dentro de um período de 3 anos, pretende construir um Observatório da Literatura Digital Brasileira.Prevê-se que a criação do Repositório da Literatura Digital Brasileira possibilitará preservar e dar visibilidade crítica à produção literária digital brasileira que, a despeito de sua proficuidade e antiguidade - quando comparada à produção de outros países latino-americanos - não foi, ainda, mapeada em sua totalidade. O esforço de mapeamento possibilitará o desenvolvimento de critérios e parâmetros teórico-críticos atentos à especifidade da produção literária brasileira em meio digital, o que fomentará novas pesquisas sobre o assunto. Por fim,o desenvolvimento do projeto possibilitará a consolidação de uma rede de pesquisa colaborativa latino-americana acerca da cultura digital e, especificamente, da literatura digital no Cone Sul e no México.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rejane Frozza

Outra

Divulgação Científica
  • inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira
  • Para esta proposta, sob à temática Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira, serão desenvolvidas 22 atividades distintas, distribuídas nas diferentes linhas de atuação dos Grupos de Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul. A inteligência artificial contribui, essencialmente, na melhoria dos processos de análise e tomada de decisão, com uso de conhecimento, modelos de raciocínio humano, análises de padrões implícitos em grandes volumes de dados. As atividades propõem ações para promover a interação de estudantes e professores de escolas e instituições de ensino da região de abrangência com pesquisadores, profissionais de universidades e de empresas e público em geral, a fim de divulgar e discutir o uso da Inteligência Artificial no avanço da ciência e em aplicações práticas e essenciais no dia a dia da sociedade.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 21/10/2020-30/04/2021
Foto de perfil

Rejane Maria Lira da Silva

Outra

Divulgação Científica
  • 10º encontro de jovens cientistas
  • O Encontro de Jovens Cientistas (10EJC) está na sua décima edição e é o mais importante evento da Bahia voltado para a divulgação científica para jovens da educação básica, com um crescimento significativo, ascendente e com perspectiva de 600 inscritos e envolver 30 instituições de ensino. Vem atender à Chamada CNPq/MEC/MCTIC/SEPED Nº 27/2018 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, como um instrumento para a melhoria da educação básica, bem como para despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Pretendemos promover a divulgação científica e tecnológica, particularmente aqui de jovens, refletindo e trocando as suas experiências do fazer ciência ainda na educação básica, ao mesmo tempo próximos de identificar suas vocações científicas. Tem a UFBA como pólo Central, nucleadora da criação, implantação e manutenção deste Evento, favorecendo o resgate da função social da Universidade. A presente proposta se constitui como integrante de uma política de promoção da pesquisa como principio educativo no Brasil. O 10º EJC, ocorrerá de 18 a 21 de novembro de 2019, no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia e vem somar-se a antigos anseios da UFBA, no sentido de se aproximar da comunidade não-acadêmica, em especial do Ensino Básico das Escolas municipais, estaduais e particulares e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, além de espaços não-formais de ensino. Nossa intenção é facilitar o acesso ao conhecimento científico, sobretudo a uma população escolar mais desfavorecida; Facilitar o acesso da população a temas científicos de interesse social; Possibilitar o entendimento, por parte de crianças e adolescentes, da ciência dinâmica como algo presente no dia-a-dia; ampliar a compreensão científica de fenômenos físicos, químicos, ambientais e sociais da região onde os alunos moram, adotando a CRIATIVIDADE como prática corrente do trabalho coletivo, ampliando sua compreensão do mundo.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Rejane Pereira Neves

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • prospecção de leveduroses em pacientes críticos: abordagens õmicas com ênfase no diagnóstico e estratégias para controle de biofilme e alvos terapêuticos fúngicos
  • Nas últimas décadas, a incidência de infecções fúngicas em pacientes críticos tem aumentado substancialmente acarretando altos índices de mortalidade, sobretudo em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O período prolongado de permanência no ambiente hospitalar, principalmente em UTI, favorece o desenvolvimento destas infecções, destacando-se aquelas causadas por leveduras, as quais contribuem para o agravamento das condições clínicas. Estas infecções podem ser de origem endógena ou adquirida no próprio ambiente hospitalar e por instrumentos invasivos, como uso de sondas, cateteres e ventilação mecânica. Ainda, o surgimento de candidemias muitas vezes, estão associadas a procedimentos terapêuticos, como uso de antibióticos e antifúngicos de amplo espectro no tratamento empírico ou profilático. Esse quadro, certamente, atua como condições determinantes no potencial patogênico destas leveduras, como a formação de biofilme, na qual os microrganismos formam agregados unicelulares gerando estruturas multicelulares que aderem às superfícies. Os biofilmes ocorrem em resposta a uma variedade de condições e resistência das cepas aos antifúngicos, conferindo importante consequência clínica. Desde a década de 1970 vem se buscando o entendimento acerca dos mecanismos de ação no potencial de virulência e patogenicidade dos fungos, sobretudo das leveduras. As leveduras do gênero Candida correspondem por até 80% dos casos de infecção fúngica invasiva e, desta forma, vem conduzindo ao crescente índice de mortalidade. A espécie historicamente mais frequente é C. albicans, contudo mudanças ainda pouco esclarecidas têm ocorrido na epidemiologia da micose, com o surgimento de relatos importantes de espécies consideradas raras e/ou incomuns, no entanto, as causas e mecanismos envolvidos não foram determinados. As razões para a mudança no padrão de distribuição das espécies de leveduras, ainda estão obscuras, uma vez que o espectro de espécies incomuns se tornam cada vez mais diversificado, pelo surgimento de espécies emergentes como C. auris, C. pelliculosa, C. haemulonii, C. guilliermondii, C. lusitaniae, C. famata, C. visvanatii, além de espécies de Cryptococcus e Trichosporon. É possível que este fato esteja fortemente relacionado com o potencial de virulência e patogenicidade destes microrganismos. Adequada conduta laboratorial através de exame direto e cultura auxiliam no diagnóstico clínico e tratamento; entretanto, esses métodos estão sendo complementados por técnicas moleculares como estratégia para diagnóstico rápido e preciso. Deste modo, o emprego de primers espécie-específico e abordagem de estudo de fingerprinting de DNA podem permitir a diferenciação interespecífica de isolados distintos e de uma mesma espécie usando técnicas simples baseadas na Reação em Cadeia da Polimerase e simples interpretação no padrão de bandas de DNA. Então, é de extrema relevância tais abordagens por permitir a obtenção de uma identificação acurada possibilitando a escolha da melhor opção terapêutica. Ainda, pode o conhecimento acerca da expressão de proteínas em biofilmes fúngicos, contribuir com melhor entendimento da virulência/patogenicidade dos agentes etiológicos fúngicos e, desse modo, propiciar novas alternativas terapêuticas eficazes no tratamento de leveduroses sistêmicas de pacientes criticos e com potencial controle da resistência antifúngica. Em se tratando de resposta terapêutica, o cenário atual é desfavorável com alto índice de resistência antifúngica. Por conseguinte, a obtenção de novos produtos sintéticos podem ampliar as opções terapêuticas acarretando o melhor prognóstico do paciente com tratamentos mais eficazes. Assim, essa pesquisa apresenta como objetivos verificar a ocorrência de leveduroses invasivas e avaliar o potencial de patogenicidade e virulência das leveduras clínicas, quanto ao perfil ômico e aspectos ultraestruturais na formação de biofilmes e novos alvos terapêuticos fúngicos. As coletas serão realizadas em pacientes críticos internados, que apresentarem clínica sugestiva. Após a obtenção, as amostras clínicas serão preparadas para exame microscópico direto e semeadas em meio ágar Sabouraud suplementado com cloranfenicol (50 mg/L), sendo mantidas a 30ºC e 37 ºC por até 15 dias. Posteriormente ao desenvolvimento das colônias, estas serão purificadas, e identificadas presuntivamente, após 48 horas, no meio cromogênico seletivo CHROMagarTM Candida. A leitura seguirá a mudança de cor das colônias. Ainda, serão identificadas por método automatizado VITEC® e ômicos (genômicas e proteômicas). O potencial de virulência será realizado pela capacidade das leveduras formar biofilme em superfícies de poliestireno e, em seguida, este será analisado por espectrometria de massa MALDI-TOF. O perfil de susceptibilidade antifúngica será avaliado através da determinação da concentração inibitória mínima de acordo com o documento M27-A3, segundo o Clinical Laboratory Standard Institute (CLSI) utilizando as drogas padrão (controle) e as novas opções terapêuticas (moléculas sintetizadas). Ainda, a resistência antifúngica será avaliada por meio do MALDI-TOF MS. Posteriormente, os biofilmes serão tratados com base nos resultados da susceptibilidade antifúngica e avaliados por espectrometria de massa MALDI-TOF. Os resultados contribuirão para nortear tomada de decisões para prevenção, controle e tratamento das leveduroses invasivas em pacientes criticamente doentes permitindo mudança na saúde diante do cenário atual de alta morbimortalidade. Neste contexto, ainda são insuficientes as pesquisas que busquem o melhor conhecimento relacionado aos agentes etiológicos dessas leveduroses sistêmicas, que minimizem a ocorrência, evite recidivas e melhore a resposta terapêutica através do diagnóstico clínico e laboratorial preciso bem como alcance o melhor conhecimento sobre mecanismos de virulência e introdução de novos alvos terapêuticos específicos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rejane Sobrino Pinheiro

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • ciência de dados em saúde pública: linkage, mineração de dados e aprendizado de máquina numa perspectiva de secretaria de saúde acadêmica
  • Os problemas de Saúde Pública possuem relações dinâmicas e recíprocas entre indivíduos e contextos, estruturas complexas de dados e de relações, com interconexão, bidirecionalidade e não-linearidade, demandando abordagem multifatorial e o emprego de ampla quantidade de dados. A Ciência de Dados é um campo que usa mineração de dados, estatística, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, bancos de dados e visualização. KDD (Knowledge Discovery in Databases) é o processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados para identificar padrões novos, válidos, potencialmente úteis e compreensíveis. A análise da qualidade da Atenção Primária e hospitalar é relevante na gestão da saúde. Fratura de fêmur, câncer, cirurgia cardíaca, tuberculose, diabetes e hipertensão são condições marcadoras com potencial de apontar fragilidades e potencialidades da prestação de serviços. Projetos de cooperação entre o serviço e a academia, sob o modelo de “Secretaria de Saúde Acadêmica”, traz ganhos potenciais para a atenção, vigilância e gestão, e para o ensino e pesquisa, com o contato com situações práticas (“o mundo real”) que podem estimular o desenvolvimento de metodologias a partir da reflexão para a sua solução. O município do Rio de Janeiro expandiu a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com incorporação do prontuário eletrônico e sistema de regulação, aumentando consideravelmente a geração de dados. É tímido o uso de dados secundários na pesquisa, em especial de linkage de bases de dados para ampliação do escopo das análises. O projeto objetiva analisar questões relevantes da Saúde Pública, utilizando estatística, mineração de dados e aprendizado de máquina, sob a perspectiva de “Secretaria de Saúde Acadêmica”, buscando a melhoria da qualidade dos dados, disponibilização de indicadores novos e informativos, alarmes e painéis de visualização, e desenvolvimento de soluções computacionais para apoiar a vigilância e gestão em saúde.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022