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Ana Maria Benko Iseppon
COORDENADOR(A)
Tecnologias
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bioinformática, ômicas e biotecnologia aplicadas ao feijão-caupi visando à resistência contra patógenos e pragas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
29/11/2019-30/11/2022
Ana Maria Benko Iseppon
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
big-data e computação em nuvem na identificação de substâncias bioativas inspiradas na flora da caatinga e da mata atlântica
Resumo:
Nos últimos 15 anos houve avanços significativos nas tecnologias de sequenciamento de ácidos nucleicos. Tais sequências são atualmente obtidas com rapidez, maior precisão e cobertura de até centenas de vezes para cada genoma de interesse. Esses avanços abriram oportunidades para estudo de espécies não-modelo que até então permaneciam à margem dos avanços das ciências ômicas. Por outro lado, o acesso facilitado a essas tecnologias resultou em uma proliferação sem precedentes de dados, com ênfase para genomas e transcriptomas. Tais dados, por sua vez, necessitam de tratamento analítico para que sejam disponibilizados em bancos de dados em benefício de diversos grupos e da comunidade em geral. Após processamento os dados precisam ser integrados a outros dados de ômicas, dados laboratoriais (wet-lab) ou mesmo dados fenotípicos, em bancos de dados integrados, tornam-se ainda mais complexos. Cada novo gene-candidato pode ser analisado em um contexto estrutural e evolutivo, bem como seus produtos codificados, as proteínas, as quais ainda demandam análises sobre sua estrutura secundária e terciária, sua estabilidade (modelagem) em diferentes ambientes (dinâmica molecular) ou ainda a modelagem de sua interação com seus celulares ou moleculares. No conjunto essas análises estão entre as mais complexas da ciência moderna, podendo ser classificadas como Big Data. Nosso grupo dispõe de transcriptomas e genomas de plantas, seus patógenos e microbiontes, analisados de forma integrada e isolada, havendo grande demanda por acesso a recursos de computação em nuvem. Plantas possuem os maiores e mais redundantes genomas de nosso planeta, suportando grandes mudanças na dinâmica e proporção entre DNA codificante e não codificante. Tal plasticidade resulta em um número significativo de isoformas proteicas com funções específicas, observadas para várias categorias moleculares, com ênfase para famílias proteicas associadas à resposta a estresses bióticos. O Brasil apresenta alta biodiversidade, mas ainda são escassas as pesquisas abordando aspectos genéticos e moleculares das plantas e microrganismos em ambientes neotropicais, sendo essa carência ainda maior quanto às espécies ocorrentes no Nordeste Brasileiro. Essa região se destaca por abrigar os domínios da Mata Atlântica e da Caatinga, com diversas formações vegetacionais como os brejos de altitude, as restingas, manguezais, cerrado, matas úmidas, bem como diversas subcategorias da caatinga, sendo a região considerada um dos centros mundiais de biodiversidade. Os grupos proponentes deste projeto têm trabalhado em análises de genômica funcional e estrutural envolvendo plantas, patógenos microbianos e estresses ambientais importantes para a região nordeste. Nesse sentido, temos identificado e avaliado genes/proteínas candidatos para o entendimento das relações planta-patógeno e planta-ambiente, avaliando seu potencial biotecnológico. Os estudos incluirão prospecção de transcriptomas já gerados pelo nosso grupo a partir de espécies altamente adaptadas às condições estressantes do nordeste Brasileiro, incluindo uma leguminosa arbórea conhecida popularmente como Catingueira (Cenostigma pyramidallis), uma leguminosa arbustiva do semiárido (Stylosanthes scabra), além de uma espécie amplamente usada na medicina popular (Calotropis procera. Todas as três espécies chamam a atenção pelas condições extremas de estresse que conseguem suportar, sendo consideradas potenciais doadoras de genes/proteínas bioativas. Também dispomos de transcriptomas de plantas cultivadas, como a videira (Vitis vinifera) e o feijão-caupi (Vigna unguiculata), sob condições de estresse biótico (interação com bactéria, vírus e fungo, respectivamente) e abiótico (déficit hídrico e salinidade). Os transcriptomas já foram processados, anotados e ancorados em genomas de referência, estando esses dados e os proteomas conceituais disponíveis em plataformas multiusuários. Além desses, acabamos de sequenciar 12 genomas completos de plantas superiores incluindo além das espécies acima citadas, a planta medicinal conhecida como Velame (Croton heliotropiifolius) conhecida por sua atividade antimicrobiana, anti-inflamatória, antifebril para uso tanto externo como no sistema gastrointestinal, incluindo também compostos com atividade larvicida. O presente projeto avaliará o potencial biotecnológico de categorias moleculares específicas, incluindo peptídeos antimicrobianos, fatores de transcrição e genes da resposta cruzada (responsíveis tanto a estresses bióticos como abióticos) nas plantas citadas. Também sequenciamos 150 genomas completos de fitopatógenos, cujas ilhas de patogenicidade e virulência estão sendo identificadas para docagem de seus efetores contra genes de resistência de plantas em estudo. Após análises bioinformáticas, as inferências biotecnológicas incluirão expressão heteróloga testes in vitro e in vivo de proteínas e peptídeos isolados ou sintetizados. Já dispomos de 80 peptídeos-candidatos selecionados entre milhares de genes diferencialmente expressos e exclusivos das plantas em análise (dos quais três foram recentemente submetidos a patenteamento). Ao final do estudo pretendemos ter desenvolvido no mínimo duas plantas transgênicas expressando genes de defesa contra patógenos, além da expressão heteróloga e síntese de peptídeos antimicrobianos cuja atividade será avaliada in vitro e in vivo com vistas a seu patenteamento. Alguns peptídeos antimicrobianos serão modificados e reduzidos visando à otimização de sua atividade contra patógenos humanos e vegetais. Os melhores candidatos serão avaliados quanto à sua toxicidade, mutagenicidade e antimutagenicidade considerando a geração de fármacos antimicrobianos. Sendo assim, é de essencial importância a aprovação deste projeto para processamento, pré-armazenamento e facilidade de disponibilização de nossos Big Data apresentados. No presente projeto está sendo incluída toda a equipe responsável pelas análises de bioinformática.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
31/08/2020-31/08/2022
Ana Maria Caetano de Faria
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto da imunossenescência no desfecho da covid-19
Resumo:
Uma das questões críticas no controle da pandemia de COVID-19 é o entendimento sobre a patogênese da forma grave da doença e dos grupos de risco. Vários estudos mostram que a doença grave resulta de uma reação de hiperinflamação com lesão de vasos e órgãos. Nossa hipótese de trabalho é que as alterações imunológicas ligadas à senescência (o inflammaging de citocinas, o declínio na função de linfócitos, a redução do repertório de imunoglobulinas e a disbiose) resultam em resposta imune disfuncional na infecção pelo SARS-COv-2. Indivíduos de áreas endêmicas para doenças infecciosas crônicas (Governador Valadares, MG) e ou com comorbidades inflamatórias (obesidade, disbiose, doenças inflamatórias crônicas, coinfecções virais) teriam maior risco para a COVID-19 grave devido à aceleração da imunossenescência. Para testar a hipótese, avaliaremos o perfil de imunossenescência em adultos (20-60 anos) e idosos (>60) positivos para SARS-Cov-2 de Belo Horizonte, Governador Valadares e São Paulo: 1)perfil de citocinas no plasma; 2)fenótipo de senescência em linfócitos T, B e células NK; 3)repertório de imunoglobulinas; 4)composição da microbiota intestinal; 5)idade epigenética pela metilação do DNA genômico; 6)presença de comorbidades inflamatórias. Avaliaremos se o perfil de imunossenescência se correlaciona com a forma grave da COVID-19. Biomarcadores hematológicos e sorológicos de fácil acesso serão correlacionados com esse perfil para viabilizar o seu uso na clínica e pelo SUS. Serão incluídos ainda 3 grupos de indivíduos: vacinados, co-infectados com HIV para testar o efeito da co-infecção viral na imunossenscência e um grupo com amostras de sangue colhidas nos dias 0 e 7 após o diagnóstico de COVID-19 para avaliar se a doença acelera a imunossenescência. Nossos dados serão comparados com dados obtidos em Portugal e Alemanha. Este estudo pode ajudar a identificar biomarcadores de imunossenescência para prever o risco de doenças virais graves e o envelhecimento saudável.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Ana Maria D´Ávila Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
parâmetros ético-jurídicos para a proteção dos neurodireitos humanos perante os avanços da interface neurociência/inteligência artificial: quando a tecnologia ameaça a dignidade humana
Resumo:
Atualmente, a neurociência vem se desenvolvendo em um ritmo extraordinariamente acelerado, oferecendo inúmeros benefícios à humanidade. Essa celeridade e quantidade de benefícios trazidos pela neurociência potencializa-se quando associada à inteligência artificial, deixando ultrapassadas as leis e levantando questionamentos ético-jurídicos sobre suas implicações, tendo em vista sua capacidade para alterar as funções do encéfalo e, consequentemente, o comportamento humano. Nesse contexto, o presente projeto visa propor a construção de parâmetros ético-jurídicos que auxiliem o Poder Judiciário a solucionar casos envolvendo os neurodireitos humanos, de modo a garantir um equilíbrio entre o irrenunciável respeito à dignidade humana e o imparável avanço da interface inteligência artificial/neurociência. Para tal, formou-se uma equipe com professores doutores da Universidade de Fortaleza (Ana Maria DÁvila Lopes, Antonio Jorge Pereira Júnior, Ana Virgínia Moreira Gomes e Francisco Luciano Lima Rodrigues), do Centro Universitário Christus (Denise Almeida de Andrade), da Universidad Austral de Chile (Felipe Paredes) e da Universidad Externado de Colombia (Julian Tole). Desse modo, será inicialmente realizada pesquisa bibliográfica na doutrina nacional e estrangeira visando a construção de um arcabouço teórico sobre a interface inteligência artificial/neurociência e suas implicações para os neurodireitos humanos. Seguidamente, a legislação e jurisprudência comparadas e internacionais relativas à regulação da neurociência e da inteligência artificial serão levantadas e analisadas, no intuito de identificar experiências que possam contribuir para aprimorar nosso próprio ordenamento jurídico. Finalmente, com base nos dados levantados, serão formulados parâmetros ético-jurídicos que possam guiar o Judiciário diante da interface inteligência artificial/neurociência em harmonia com o princípio da dignidade, de modo a garantir o pleno respeito dos neurodireitos de todo ser humano.
Instituição/UF/País:
Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Ana Maria Eyng
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação e bem-estar: gestão participativa da melhora da qualidade de vida na escola e na comunidade
Resumo:
A pesquisa se referenda nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da agenda 2030 que integra no plano de ação as pessoas, o planeta, a prosperidade e na portaria nº 1.122/2020 que define as prioridades para projetos de pesquisa no desenvolvimento de tecnologias e inovações, para o período 2020-2023 (BRASIL, 2020). O projeto problematiza as correlações entre educação e garantia de direitos na construção coletiva do bem-estar de todos (as) no contexto escolar e comunitário. As metas são: Mapear as concepções sobre bem-estar de estudantes, profissionais da educação e familiares dos estudantes, em contextos pós-pandemia covid-19; Relacionar a garantia de direitos nos cotidianos das infâncias e adolescências com as percepções sobre bem-estar enunciadas coletivamente; Identificar estratégias para formação de profissionais na promoção e fortalecimento coletivo do bem-estar das gerações atuais e futuras; Promover a construção corresponsável de tecnologias para o desenvolvimento sustentável e melhora da qualidade de vida no contexto escolar e comunitário. A metodologia participativa triangula via análise interpretativa, aspectos científicos conceituais, normatizações de políticas públicas aos argumentos dos sujeitos, num projeto de pesquisa social aplicada, conforme quadro de referência da metodologia SPIRAL (Societal Progress Indicators for the Responsability of All), lançada em 2005 pelo Conselho da Europa (Rede TOGETHER, 2021). A sistematização dos dados pela metodologia Spiral mapeará as contribuições que exprimam as similitudes e diferenças entre grupos e categorias de sujeitos e instituições participantes. Os impactos e resultados aplicados ao desenvolvimento de pedagogias e tecnologias podem ser agrupados em duas categorias: materiais e imateriais que se apliquem aos conhecimentos, ações e produtos construídos mediante esforços em rede para a melhora das condições de bem-estar das gerações atuais e futuras.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Ana Maria Fernandes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
reforma urbana e suas circunstâncias em países da américa latina nos anos 1950-1970: a construção e as opacidades de uma bandeira de política urbana
Resumo:
Busca-se compreender como se constitui um campo reformador na esfera da política urbana em países da América Latina (AL) no período 1950-70. A Reforma Urbana, tema marcadamente latino-americano, arrebatou debates, ações e corações em países do continente, mobilizando agentes políticos e sociais, instituições, financiamentos e experiências que atravessaram tanto os campos mais conservadores quanto os mais progressistas. Herdeira de anseios e proposições anteriores, a Reforma Urbana será tributária direta do reposicionamento frente aos desafios colocados pelas cidades e da experiência cubana, primeiro país a objetivar esse novo campo da reforma social como formulação e como prática. Na tensa conjuntura do pós 2a. Guerra Mundial, o conceito de AL emerge em novo registro teórico, político e cultural e ideias de subdesenvolvimento e planejamento, em espaço já marcadamente latino-americano, exploram possibilidades de transformação das realidades nacionais marcadas pela urbanização acelerada, desigual e concentrada. A cidade assume protagonismo socioespacial e estratégico da organização territorial. Ao mesmo tempo, se desenvolvem lutas como as campesinas e indígenas, ainda opacas em seus vínculos ou divergências com a pauta urbana. As áreas de AU e PUR têm se debruçado sobre essa temática no Brasil e contribuído de forma significativa, sobretudo para o período pré e pós Constituição de 1988. Ao nos concentrarmos nos anos 1950-1970, problematizamos a ideia ampla de reforma urbana que articula países da AL, tradições de pensamento, temporalidades de ação e diversas experiências e sujeitos sociais Metodologicamente, propomos percorrer os processos amplos de elaboração, difusão e apropriação da ideia de reformas como política; precisar a questão urbana e seus limites; e especificar a aliança entre agentes e instituições - políticos, profissionais, de conhecimento - insinuando o que podemos chamar de construção de um campo da reforma urbana próprio ao contexto latinoamericano.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Ana Maria Malik
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
covid-19 e o sistema de saúde brasileiro: análise de respostas em âmbito nacional, estadual e municipal
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a resposta do sistema de saúde brasileiro à pandemia COVID-19. Como objetivos específicos, pretende-se descrever de maneira geral como se caracteriza a resposta nacional do sistema de saúde brasileiro à COVID-19; identificar diferentes modos organização da resposta em âmbito estadual e municipal no Brasil; explorar experiências e práticas inovadoras selecionadas em estados e municípios que tiveram bons resultados no controle da doença e ampliação da resiliência do sistema de saúde.
Instituição/UF/País:
Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
Vigência:
24/07/2020-23/08/2022
Ana Maria Paim Camardelo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
influência do envelhecimento humano na execução das atividades do catador de resíduos sólidos urbanos
Resumo:
O envelhecimento no mundo vem se ampliando significativamente. O Brasil acompanha este cenário. Estudo da FGV Social (2020) aponta que o aumento das pessoas com 65 anos ou mais na população brasileira foi de 20% se comparado com 2012, quando a proporção de idosos era de 8,8%, o que significa a necessidade de continuidade de estudos. Com a desigualdade social que assola o País, o desafio de se pensar alternativas que favoreça o envelhecimento digno é enorme, especialmente para populações historicamente vulneráveis, como os catadores, que retiram dos resíduos sua subsistência e estão submetidos a riscos ocupacionais de diferentes naturezas. Destaca-se que estes prestam trabalho ambientalmente indispensável, porém, sofrem com preconceitos, o que aumenta a situação de vulnerabilidade social. Em pesquisa realizada em Caxias do Sul, Camardelo e Stedile (2016) evidenciaram um percentual importante de velhos (10%). São na maioria casados, de baixa escolaridade, do sexo feminino e 4% são analfabetos. Segundo o IPEA (2013), esta população no Brasil acima de 70 anos está próxima a 6,5% e 20,5% são analfabetos. Outro fator importante é que 70% não contribuíam com o INSS, ficando sem rendimentos em caso de doença ou acidentes. Considerando esses aspectos, o problema a ser abordado: Quais os impactos do processo de envelhecimento para o próprio catador na realização do trabalho e para o grupo de trabalho, a partir da percepção deles? O objetivo geral é identificar impactos do processo de envelhecimento para o próprio catador na realização do trabalho e para o grupo de trabalho, a partir da percepção dos próprios trabalhadores, com vistas a contribuir na formulação de políticas públicas a esse público. A pesquisa é qualitativa e de campo, realizada nos locais de trabalho (13 associações). Os dados serão coletados por meio de entrevistas em profundidade com os catadores e por observação direta intensiva dos locais e processos de trabalho e serão tratados por análise de conteúdo.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
28/03/2022-31/03/2025
Ana Paula Almeida de Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
intervenção neuropsicológica de pessoas com complexo da esclerose tuberosa
Resumo:
O Complexo da Esclerose Tuberosa (CET) é uma doença genética de herança autossômica dominante, caracterizada pela formação de tumores benignos em múltiplos órgãos. Devido às frequentes lesões no cérebro, são observadas crises epilépticas, dificuldades de aprendizagem, déficits cognitivos e alterações comportamentais. A equipe multidisciplinar do Centro de Neuropediatria do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (CENEP) mantém um ambulatório para assistência a este grupo clínico desde 2015. Avaliação do perfil cognitivo identificou deficiência intelectual e déficits em memória, atenção e funções executivas em 50% desses indivíduos. A literatura aponta que os transtornos neuropsiquiátricos associados ao CET (TAND) são os que mais impactam a qualidade de vida desses pacientes. Em 2021, as diretrizes para critério diagnóstico de CET foram revisadas e o desenvolvimento de intervenções de manejo para o TAND priorizadas. O presente projeto de pesquisa propõe investigar as diferenças neurocognitivas e comportamentais entre pacientes com CET e desenvolver um programa de intervenção neuropsicológica adequado ao contexto sociocultural brasileiro, específico para pessoas com CET em diferentes faixas etárias. Cem participantes serão recrutados no CENEP e em plataformas de mídia social. O diagnóstico clínico de CET será o critério de inclusão. Estudo genético (TSC1 e TSC2) será realizado. As principais variáveis estudadas serão idade, escolaridade, perfil genético e quadro clínico em relação às variáveis neuropsicológicas e comportamentais (TAND). Para viabilizar o estudo sobre as intervenções neuropsicológicas adequadas para cada nível de desenvolvimento, o grupo clínico será dividido em quatro subgrupos de acordo com faixas etárias: G1 (zero a 6 anos), G2 (7 a 13 anos), G3 (14 a 20 anos) e G4 (21 a 35 anos). A pesquisa terá três etapas: avaliação neuropsicológica, intervenção para o TAND nos diferentes grupos etários e avaliação do programa de intervenção.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Ana Paula Barbosa-Fohrmann
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sobre o cuidado e a dependência das pessoas com deficiências cognitiva ou psicossocial: refletindo sobre a sua vulnerabilidade
Resumo:
Neste projeto, recortamos, como objeto de pesquisa, as diferentes respostas dadas pelas teorias éticas do cuidado e da dependência à questão da condição de vulnerabilidade de pessoas com deficiências cognitivas ou psicossociais, destacando-se pessoas com Alzheimer e as com esquizofrenia. O projeto possui duas partes, uma de cunho prático, e uma de cunho teórico. Na primeira parte, o principal objetivo é explorar e delimitar conceitos essenciais à ética do cuidado, como aqueles ligados à dependência (utilizando como marco teórico a posição de Alasdair MacIntyre), à vulnerabilidade - expressão frequentemente usada, essencial à ética do cuidado, mas ainda muito abstrata, havendo especial interesse em investigá-la e à empatia (partindo de Michael Slote, Eva Kittay, Todd May e Onora Oneill), à autonomia (em Michael Quante) e ao paternalismo (em Thomas Gutmann). Na segunda parte, entrevistaremos pessoas com deficiências cognitivas ou psicossociais, seus familiares, cuidadores e cuidadoras, e buscaremos compreender como elas são percebidas, tratadas (consideradas), e como elas próprias se percebem e concebem suas experiências. A metodologia, aqui, será a fenomenológica que parte de Merleau-Ponty e aloca o corpo como sujeito, em contraposição à dicotomia cartesiana de corpo-mente , para (i) descrevermos as entrevistas/narrativas; (ii) interpretarmos esses relatos a partir do arcabouço teórico construído; e (iii) darmos a eles significado. Nossa expectativa é que, com isso, sejamos capazes de propor novos modos de cuidado, que direcionem as políticas públicas no âmbito da saúde, não apenas com relação àqueles pacientes que sejam cuidados diretamente pelo Estado, como, também, por meio da disseminação de informações para que familiares, pessoas próximas e profissionais da saúde de um modo geral se tornem mais preparados para compreender a vulnerabilidade de pessoas em sofrimento psíquico ou com deficiência cognitiva, assegurando, ao máximo, o cuidado digno delas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
02/03/2022-31/03/2025
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