Projetos de Pesquisa

 

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Rita de Cássia de Faria Pereira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • bem-estar social e do consumidor: contribuições da pesquisa transformativa do consumidor e da psicologia positiva
  • Este projeto visa a discutir teórica e empiricamente dois campos teóricos de recente desenvolvimento recente nas áreas de Psicologia e Comportamento do Consumidor: a Psicologia Positiva e a Transformative Consumer Research (TCR), respectivamente, em especial suas contribuições para compreensão do bem-estar do consumidor e da sociedade. Tal objetivo parte da identificação de interseções entre as áreas expressas em estudos sobre bem-estar, felicidade e do papel do indivíduo como agente de mudança de práticas sociais de mercado. Busca-se, assim, entender, como características do indivíduo podem fomentar mudanças positivas no âmbito do consumo e contribuir para melhoria do bem-estar do consumidor e da sociedade em geral. Discutir as intersecções entre as duas áreas pode fomentar estudos e pesquisa tanto no campo da psicologia, quando no campo do comportamento do consumidor. Além da discussão teórica, o projeto contempla a realização de revisão sistemática da literatura na intersecção dos campos, bem como a realização de pesquisas qualitativas, survey e experimento utilizando as virtudes e forças de caráter, definidas por Seligman e Csikszentmihalyi (2004), como antecedentes, e constructos do campo da TCR como consequentes, em especial, aqueles relacionados ao bem-estar do consumidor. Seguindo os pressupostos da TCR, pretende-se ao final da pesquisa empírica, discutir políticas públicas e ações estratégicas que contribuam para melhoria do bem-estar do consumidor. Como contribuição ao campo de comportamento do consumidor, podemos destacar: (1) a discussão das contribuições da psicologia positiva para a TCR, (2) a compreensão do papel do consumidor como agente de mudança de práticas sociais prejudiciais ao bem-estar do consumidor e da sociedade, como o materialismo excessivo, comportamentos socialmente indesejáveis, consumo deletério, entre outros, (3) evidenciar, a partir da aplicação da psicologia positiva, a influência positiva de virtudes no bem-estar do consumidor e no bem-estar geral, e (5) evidenciar, a partir da aplicação da psicologia positiva, a influência negativa de virtudes no materialismo e na vulnerabilidade do consumidor, e (5) discutir ações e transformativas no âmbito do consumo que melhorem o bem estar do consumidor e da sociedade, como por exemplo políticas públicas voltadas a mudanças de comportamento e regulação de agentes de mercado, ações de conscientização de agentes públicos e ações de educação dos consumidores.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cássia de Oliveira Sebastião

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • interação universidade-sociedade: divulgação e popularização da ciência através de oficinas de experimentos, jogos científicos e palestras conectando realidade local e inteligência artificial.
  • O Projeto aqui proposto promove a interação entre a academia e a sociedade a partir da experimentação científica, por meio físico e digital, para despertar o interesse pela ciência em alunos da educação básica e moradores do município de Rio Doce, estado de Minas Gerais. A proposta de interação com a comunidade de Rio Doce se dará a partir da execução de um evento em local público aberto no centro da cidade de Rio Doce de fácil acesso à população local. Neste evento, as escolas da rede básica de educação e os moradores da região serão parceiros no desenvolvimento e execução das atividades científicas com o intuito de contribuir para o ensino de ciências na educação básica, contemplando o ensino fundamental I e II, o ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos, além de impulsionar a divulgação e popularização da ciências entre os moradores. O evento está estruturado em três atividades principais que acontecerão simultaneamente a fim de contemplar o maior público possível. As atividades serão: Jogos científicos - atividades de muita interação, que incluem a investigação e a solução de desafios científicos. Esta atividade será realizada em grupo e sob a orientação de membros da equipe do projeto. Durante os jogos, os participantes serão orientados quanto às regras e funcionamento dos jogos após a etapa de contextualização do tema abordado no desafio proposto. A temática principal das atividades propostas nos jogos científicos é o rompimento da Barragem de Fundão - Mariana/MG em 16/11/2015, que promoveu o derramamento do rejeito da mineração no leito do Rio Doce. Este rejeito alcançou a cidade de Rio Doce sendo retido na represa da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, localizada na cidade. A proposta dos jogos científicos é a discussão sobre as características físicas e químicas do rejeito, o tratamento de água e as medidas sanitárias associadas à água tratada. Oficina de experimentos - atividade baseada em problemas reais e atuais, tomando como base para discussão as pesquisas desenvolvidas no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Nesta atividade será elaborado um catálogo de aproximadamente 15 experimentos contextualizados, simples e de fácil execução pelos estudantes da rede básica de educação. Com o intuito de promover o aprimoramento do exercício da docência, propostas de ações para a formação continuada dos professores da região serão impostas visando a capacitação dos profissionais e maior impacto na área de educação, como por exemplo o uso de metodologias ativas de ensino para estimular a aprendizagem em sala de aula. Palestras e exposição de vídeos de experimentos - sala interativa preparada com sistema de som e projeção de imagens. Nesta sala, serão ministradas palestras científicas e a divulgação de vídeos de experimentos de fácil execução. O Público Alvo deste Projeto incluem estudantes da rede básica de educação, professores e moradores da cidade de Rio Doce. O quantitativo esperado no evento proposto é composto de, aproximadamente: 102 Estudantes da educação infantil da Escola Municipal Coronel João José 165 Estudantes do ensino Fundamental I e Ensino de Jovens e Adultos da Escola Municipal Coronel João José 220 Estudantes do Fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Maria Amélia 57 Professores da rede municipal e estadual do município de Rio Doce 2500 Moradores do município de Rio Doce (censo IBGE 2010) O plano de comunicação desta proposta será executado pela equipe de comunicação do projeto “1000 Futuros Cientistas” (1000FC) que já possui perfis com número consolidado de seguidores nas redes sociais e parceiros de divulgação como INCT Midas, Projeto Interagir, Projeto Química faz bem, entre outros. Atualmente o Projeto 1000FC utiliza Instagram, Facebook, Youtube e Twitter para exposição do conteúdo digital produzido (vídeos de experimentos, matérias sobre tabela periódica e seus elementos químicos, série sobre os ganhadores do Prêmio Nobel e divulgação de pesquisas científicas na área de Química) e divulgação do cronograma de atividades do Projeto. Atendendo ao item 1.3.1.1 do edital, as hashtags #snct2020, #AquitemCNPq, #AquitemMCTIC, #CNPQ e #MCTIC serão inseridas nos produtos de divulgação gerados pelo 1000FC no @1000futuroscientistas. Além disso, a página do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, @MCTIC, será marcado em todas as publicações nas redes sociais. Tendo em vista a divulgação do Projeto em Congressos, Palestras e Cursos, os banners de divulgação do projeto e do conteúdo científico produzido possuirão a citação do CNPq e do MCTIC. A capilaridade de público nos dias de execução das atividades deste projeto serão executadas em espaço público externo às escolas. A cidade de Rio Doce conta com três grandes áreas abertas ao público nas quais as atividades propostas serão executadas: Estação Ferroviária de Rio Doce, Praça Emílio Martins e Rua Antônio Biágio Ferrari. Estes espaços públicos são abertos e comportam eventos de grande fluxo de pessoas em que a acessibilidade é garantida. Todos os materiais produzidos são replicados nas redes sociais dos colaboradores diretos que compõem a equipe do 1000FC, cerca de 100 pessoas, e de aproximadamente 1000 pessoas que compõem a comunidade acadêmica do Departamento de Química da UFMG que sedia o projeto 1000FC.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
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Rita de Cássia dos Anjos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • emissão de multimenssageiros em modelos de fontes de raios cósmicos ultra energéticos
  • A produção de partículas energéticas no Universo continua sendo um dos grandes mistérios da ciência moderna. Os mecanismos de aceleração de partículas em fontes astrofísicas são ainda desconhecidos e resultados recentes apontam para a necessidade de uma abordagem multi-mensageiro para resolver este problema. Este projeto visa explorar estas questões em aberto atuando em duas frentes de trabalho relacionadas a dois grandes experimentos: Observatório Pierre Auger e Cherenkov Telescope Array (CTA). O principal objetivo deste projeto é analisar a propagação de partículas carregadas, gamas e neutrinos através daradiação e campos de fundo do Universo de forma a extrair informação relevante sobre os mecanismos operantes nestas condições extremas. Em particular, o projeto visa contribuir com duas questões: a) produção de gamas secundários na presença de campos magnéticos e b) produção de neutrinos secundários. Propomos analisar estas questões do ponto de vista fenomenológico, comparando modelos existentes, propondo novos modelos e comparando a teoria com os dados dos experimentos em funcionamento bem como com as potencialidades dos experimento em planejamento.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cassia Fernandes de Lima

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • classificação de imagens termográficas de mama, estabeleci-mento de novas técnicas de geração de volumes tridimensionais de mama, análise de mapeamento de texturas em imagens médicas digitais, simulação de processos hipertérmicos em olho humano e uso de m
  • A proposta apresentada dá continuidade a uma linha de pesquisa desenvolvida no Deparmento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (DEMEC/UFPE) e iniciada pela proponente desde 2003. À medida que tal linha foi se desenvolvendo, outros professores do DEMEC/UFPE foram se agregando à pesquisa que hoje conta com mais qua-tro professores efetivos: Prof. Paulo R. M. Lyra, que foi coordenador de vários projetos financiados pelo CNPq, Prof. Marcus C. de Araújo; Profa. Luciete A. Bezerra e o Prof. Guilherme B. Lopes Jr. Hoje conta com apoio de professores de outros departamentos e de médicos, que estarão relacionados no documento anexo. A pesquisa vem sendo financiada pelo CNPq e pela CAPES de forma alternada, e prati-camente continuada, desde o Edital Universal 2006, sob a coordenação do Prof. Paulo Lyra. A ele se seguiram mais cinco Editais Universais: 2009, 2011, 2013, 2014 e 2016. Os dois últimos foram coordenados pelos Profs. Marcus Araújo e Luciete Bezerra, egressos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e orientados pela proponente desta pro-posta. Houve grande impulso na abrangência do projeto, ao ser implementado um projeto de colaboração com a UFF-Universidade Federal Fluminense, financiado pela CAPES-PROENG 2008. A coordenação geral do projeto foi da Profa. Aura Conci do Instituto de Computação daquela universidade. A coordenação para a UFPE, foi da docente responsável por desta proposta. Os recursos foram independentes e houve bolsas de mestrado e de doutorado no PPGEM/UFPE. Os egressos desta colaboração são hoje professores concursados da UFPE e de Institutos Federais da região Nordeste. Todos os projetos de pesquisa mencionados, estão sob a “proteção” desde dezembro de 2005 de um projeto intitulado “Análise da viabilidade do uso de câmera termográfica como ferramenta auxiliar no diagnóstico de câncer de mama em hospital público localizado em clima tropical”, que foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPE, registrado no Ministério da Saúde sob o número CEP/CCS/UFPE n° 279/05, e coordenado pela proponente deste projeto. Com a equipe atual as seguintes abordagens continuaram a ser investigadas seja di-retamente pela linha de simulação numérica, seja pelo uso médico das imagens termográfi-cas de mama, seja pelo processamento digital das mesmas imagens e pela sua comparação com outras técnicas usuais de detecção de câncer de mama. Os temas, novos ou de conti-nuação e descritos brevemente a seguir, vêm sendo executados pelos pesquisadores, mé-dicos e pelos discentes bolsistas dos projetos e/ou do Programa de Pós–Graduação em Engenharia Mecânica da UFPE. • Aquisição de imagens termográficas de mama em hospital público. A aquisição padronizada das imagens termográficas de mama tem sido feita com o uso de um aparato mecânico desenvolvido e construído durante projeto anterior, e que está montado no Hospital das Clínicas da UFPE. • Simulação numérica de perfis de temperatura e de dano térmico de sistemas biológicos e/ou de procedimentos médicos hipertérmicos. A análise do campo de temperaturas é feita através da Equação da Biotransferência de Calor (BHTE – Bioheat Transfer Equation). Ênfase especial para mama, suas patologias e para o olho humano. • Continuidade e aprofundamento da análise de destruição de tumor de coroide durante o TTT-Thermal Transpupillary Therapy) e do efeito térmico de implantes de retina. Para o primeiro caso, a abordagem usou uma estratégia numérica para simular um pro-blema de fronteira móvel: o encolhimento do tumor devido ao processo hipertérmico. • Análise da propagação de incertezas em um modelo 3D aperfeiçoado do olho humano portador de um melanoma de coroide submetido à TTT. • Uso de imagens médicas digitais, para dar continuidade à visualização científica dos dados e resultados envolvidos nas análises numéricas e/ou estatísticas, a fim de proporcionar a melhoria dos tratamentos de modelos físicos, numéricos e geométricos dos procedimentos. • Classificação estatística de patologias mamárias com seleção de características a partir de imagens termográficas. • Uso de sistemas inteligentes baseados em métodos evolutivos e bioinspirados para apoio ao diagnóstico do câncer de mama usando imagens termográficas. • Estimativa de parâmetros termofísicos da mama e de diversas patologias mamárias a partir das imagens termográficas. • Recuperação da geometria tridimensional das mamas das pacientes usando suas imagens termográficas, e uso de tal geometria personalizada para validação dos resultados computacionais obtidos para as temperaturas. • Melhoria do modelo físico da mama com inclusão das suas principais estruturas internas (lobos, artérias principais, ductos) no modelo homogêneo, até há pouco utilizado. Assim se podem validar resultados de temperaturas calculadas, em um número maior de pontos, com as temperaturas medidas pela câmera termográfica. • Forte ênfase na formação de pessoal pós-graduado.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cassia Guimaraes Mesquita

Ciências Biológicas

Ecologia
  • desvendando e classificando a integridade ecológica da regeneração natural na amazônia
  • As florestas em regeneração natural (NRF) são a promessa de restaurar grandes extensões de florestas tropicais a baixo custo. Essa expectativa é apoiada pela alta resiliência demonstrada pelas florestas tropicais após distúrbios naturais, ou seja, a capacidade das florestas secundárias de recuperar e se aproximar, em décadas, níveis de biomassa e diversidade de espécies semelhantes aos das florestas maduras. Estudos em paisagens modificadas pelo homem, no entanto, mostraram que altos níveis de resiliência são limitados a paisagens com pouco impacto antropogênico. Por exemplo, em paisagens severamente fragmentadas ou áreas frequentemente cortadas e queimadas, sujeitas à criação de gado por anos ou dominadas por espécies invasoras, a NRF pode ficar presa em um estágio sucessional interrompido ou retardado, com baixas taxas de crescimento e riqueza de espécies, baixa rotatividade de espécies e alta infestação de cipós. Tais comunidades de baixa resiliência têm pouca capacidade de avançar em direção a um estado de floresta madura ou de fornecer serviços ecossistêmicos, como o seqüestro de carbono e conservação da biodiversidade. A avaliação das características da NRF é essencial para avaliar seu papel na conservação, restauração ecológica e prestação de serviços ecossistêmicos. Na Amazônia brasileira, 21% das terras anteriormente desmatadas estão agora cobertas por NRF de integridade ecológica desconhecida. Descrever a integridade ecológica dessas NRF em várias escalas pode ser feito combinando o conhecimento sobre os fatores condutores da sucessão florestal com as novas técnicas de sensoriamento remoto. Estudos de longo prazo na Amazônia mostraram que os impactos antropogênicos atuam como filtros em comunidades sucessionais, selecionando espécies com características que permitam persistência sob diferentes níveis e frequências de perturbação. As comunidades sucessionais com baixa integridade ecológica têm alta densidade de madeira e longevidade foliar, baixa estratificação vertical e altura do dossel e são dominadas por um pequeno conjunto de espécies de dossel. A composição de espécies dominantes na NRF pode ser usada como um indicador da intensidade do impacto e subsequente resiliência da floresta. Essas comunidades vegetais distintas podem produzir copas com assinaturas espectrais e de radar reconhecíveis. Assim, sensores de radar e multi e hiperespectrais, que demonstraram distinguir copas com diferentes composições químicas e estruturais, devem ser ferramentas poderosas para identificar níveis de degradação em florestas maduras e distinguir comunidades de plantas em diferentes contextos ambientais. A NRF com integridade ecológica distinta pode, portanto, ser classificada usando uma combinação de dados de parcelas de campo e sensoriamento remoto. Através da revisão de literatura, a compilação e análise de conjuntos de dados de campo disponíveis e imagens de satélite, e com base em discussões com especialistas, integraremos e sintetizaremos os dados do grupo, construídos através de anos de trabalho de campo e abordagens de modelagem, para propor um novo conceito de integridade ecológica como expressão mensurável do grau de restauração dos serviços ambientais. Com esta síntese, objetivamos (i) definir e testar um conceito de integridade ecológica de florestas secundárias; (ii) identificar indicadores ecológicos para avaliar a integridade ecológica a partir dos dados de parcelas de campo; e (iii) identificar indicadores de sensoriamento remoto para avaliar a integridade ecológica da NRF em grande escala. Os resultados deste projeto permitirão, pela primeira vez, a classificação da integridade ecológica da vegetação secundária, apoiando programas de conservação e restauração e políticas públicas relacionadas. Ao sintetizar conhecimentos avançados sobre sucessão florestal e análises de sensoriamento remoto, pretendemos plantar a semente para uma plataforma de monitoramento que possa avaliar a qualidade da regeneração natural. Essa plataforma melhorará significativamente as estimativas nacionais de prestação de serviços ecossistêmicos pela vegetação secundária (por exemplo, seqüestro de carbono) e apoiará o planejamento da conservação e restauração na Amazônia brasileira.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2021
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Rita de Cassia Prazeres Frangella

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de currículo e infância: entre paradoxos e antíteses, renegociando o(s) pacto(s)
  • Esta pesquisa trata-se de desdobramento/continuidade da pesquisa “POLÍTICAS DE CURRÍCULO E ALFABETIZAÇÃO: NEGOCIAÇÕES PARA ALÉM DE UM PACTO” (CNPQ, FAPERJ) que tinha como foco a análise do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (MEC, 2012) observando-a não como política de formação de professores apenas, mas também como estratégia de produção curricular, a partir da percepção das imbricações entre formação de professores e políticas curriculares. Em meio a trajetória da pesquisa, agudizam-se os processos de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os efeitos dessa política nacional na produção de outras políticas. Aqui destaco o nacional intencionalmente por ser esse um dos maiores impactos da mesma: uma vez que se coloca como matriz única de formulação de propostas curriculares. Tomando o ciclo de alfabetização institucionalizado a partir das resoluções referentes a ampliação do ensino fundamental para 9 anos como mote de problematização – o que se consolida com a proposição do PNAIC - torna-se importante observar como diferentes políticas tematizam a questão, por vezes colidindo nas perspectivas que defendem ou construindo paradoxos nas proposições que fazem, como observa-se na leitura da BNCC que reduz o ciclo de alfabetização. Entre antíteses e paradoxos, atentando para as questões que envolvem a formação de alfabetizadores e as políticas curriculares recentes, põem-se em análise as reconfigurações do PNAIC que, a partir de 2017, inclui também no seu escopo de ação a educação infantil, discutindo como esse Pacto é renegociado também a partir da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (2017), cotejando-os em como inferem sobre a ideia do ciclo de alfabetização, observando sentidos que se depreendem da articulação de diferentes políticas educacionais que focalizam a alfabetização, em diferentes dimensões, mas que se implicam e interpenetram. No que tange a educação infantil, questiona-se : o que implica sua inserção no âmbito de uma pacto em torno da alfabetização? O que se almeja - trabalho com as múltiplas linguagens ou com a linguagem escrita? Que relações se desdobram nessa zona fronteiriça entre educação infantil e ensino fundamental? Assim, argumenta-se que o deslocamento/deslizamento de significantes como alfabetização, educação infantil, ciclo, avaliação, conhecimento na análise do próprio entendimento de ciclo de alfabetização observado nos documentos das diferentes políticas postas em análise articulam a produção de um discurso pedagógico que significa o investimento numa dada perspectiva de prática pedagógica alfabetizadora e cria demandas para a produção curricular cotidiana tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal proposta se faz assentada com base nas teorizações de Laclau (2011) Bhabha (2003), acerca da produtividade e movimento de articulação discursiva na significação política, defendendo que essas se constituem na ambivalência discursiva que torna o político possível.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita de Cássia Ribeiro Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da qualidade dos dados antropométricos de gestantes e crianças do sistema de vigilância alimentar e nutricional, 2008-2018
  • Introdução: A avaliação do estado nutricional de gestantes e crianças menores de cinco anos do SISVAN é realizada a partir das medidas de peso (kg) e estatura/comprimento (cm). Estas medidas servem de base para construção de indicadores usados no diagnóstico nutricional de gestantes (IMC por semana gestacional e ganho de peso gestacional) e crianças (estatura-para-idade, peso-para-idade, peso-para-estatura, e IMC-para-idade). A qualidade dos dados necessários para gerar esses indicadores é essencial para produzir estimativas precisas do estado nutricional das populações. Objetivo: Analisar a qualidade dos dados antropométricos de gestantes e crianças menores de cinco anos de idade acompanhadas no SISVAN (2008-2018). Metodologia: Utilizaremos os indicadores de qualidade recomendados pela OMS/UNICEF para avaliação de dados antropométricos de crianças menores de cinco anos: (1) completude; (2) razão de sexo; (3) distribuição da idade; (4) preferência por dígitos para estatura e peso; (5) valores de escore-z implausíveis; (6) desvio padrão dos escores-z; e (7) normalidade dos escores-z. Estes indicadores foram adaptados para avaliação de dados de gestantes, considerando características próprias desta população. Em conjunto, esses indicadores poderão fornecer informações sobre a qualidade dos dados antropométricos, apoiando a interpretação das estimativas do estado nutricional. As bases de dados do SISVAN (2008-2018) estão sob a guarda do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS). Resultados esperados: A qualificação do SISVAN poderá ser útil para os serviços de vigilância alimentar e nutricional, bem como para pesquisadores e formuladores de políticas tomarem decisões com base em informações mais fidedignas sobre a realidade nutricional de gestantes e crianças brasileiras atendida pelo Sistema Único de Saúde.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 02/03/2020-31/03/2022
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Rita de Cassia Saraiva Nunomura

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • pontencial de bioprodutos nanoestruturados no controle do aedes aegypti a partir das plantas piper alatipetiolatum e piper purusanum ambientalizadas em solo amazônico.
  • Os mosquitos da espécie Aedes aegypti estão adaptados às condições antrópicas e ambientais que favorecem a sua proliferação e densidade em quase todos os continentes. Os resultados destes fatores foram importantes para tornar a dengue endêmica em mais de 100 países, com estimativas de que mais de 50% da população mundial esteja vivendo em países sobre alertas para ocorrência de surtos ou epidemias anualmente. O principal método de controlar e prevenir a doença é combatendo o vetor evitando os criadouros artificiais, além disso, os estudos para o desenvolvimento da vacina contra a dengue conhecida como CYD-TDV ou Dengvaxia®, estão em fase de testes em muitos países como Indonésia, Malásia, Filipinas, e entre outros como o Brasil, onde os estudos avançam para serem realizados novos testes em larga escala. Além da dengue, as doenças conhecidas como Zika, Chikungunya e febre amarela também são transmitidas pelo mosquito, porém dessas, somente a febre amarela tem vacina desenvolvida. Devido às crescentes publicações relatando a resistência aos inseticidas sintéticos, disseminação das doenças relacionadas a vários artrópodes vetores, e a preocupação com o meio ambiente, muitos estudos são realizados utilizando várias espécies de plantas, com o objetivo de encontrar compostos que possam ser utilizadas no controle de vetores. Entre as espécies vegetais estudadas, várias espécies da família Piperaceae, em especial os óleos essenciais, descrevem potencial inseticida e larvicida em diferentes espécies de insetos. A espécie P. alatipetiolatum é um representante dentro da família Piperaceae, conhecida vulgarmente como Pau d’angola, muito utilizado como planta ornamenta cujos estudos iniciados com essa espécie apontam potencial bioinseticida. A espécie P. purusanum não apresenta estudos contra o A. aegypti e assim, considera-se uma espécie relevante para uma investigação biológica, para a compreensão dos seus constituintes químicos e potencial inseticida contra o vetor da dengue. Assim, esse projeto tem a finalidade de avaliar novos potenciais no controle do A. aegypti, através do estudo dos óleos essenciais e extratos das espécies Piper alatipetiolatum Yunck e P. purusanum, para o desenvolvimento de um bioinseticida.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita di Cássia de Oliveira Angelo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • efeitos da educação em dor com base em neurociência em pacientes com dores crônicas numa unidade básica de saúde em serra talhada–pe
  • A dor crônica é a causa mais frequente de limitação funcional na população mundial, com repercussão negativa nos âmbitos econômico e social. Em função da alta relevância da dor crônica para a saúde pública, os efeitos de diversas modalidades de tratamento coadjuvante, não farmacológico, têm sido tema de amplas discussões na atualidade. Dentre as várias intervenções propostas, uma nova abordagem vem sendo desenvolvida e empregada cada vez mais no tratamento de pacientes com dores crônicas, auxiliando na compreensão, aceitação e adaptação à nova realidade, a Educação em Dor com base em Neurociência (EBN). Nesta perspectiva este projeto de pesquisa pretende levar a EBN para o nível primário de atenção à saúde, implementando a prática numa unidade básica de saúde do município de Serra Talhada no sertão pernambucano. O objetivo é avaliar os efeitos de um programa de educação em dor sobre a percepção dolorosa, crenças negativas e catastrofização, capacidade funcional e qualidade de vida de portadores de dores crônicas da Comunidade do bairro Mutirão. Trata-se de um estudo longitudinal quase-experimental com delineamento de séries temporais. Participarão 390 indivíduos, com idade entre 18 e 59 anos, queixa de dor musculoesquelética persistente, com duração por um período superior a 3 meses; dor categorizada como 3 a 7 por meio da Escala Analógica Visual (EAV) e funções cognitivas preservadas. Os participantes serão triados e posteriormente avaliados (T0) quanto a presença de dor, catastrofização, cinesiofobia, sintomas depressivos, incapacidade funcional, sensibilização central e qualidade de vida em relação ao estado geral de saúde. Em seguida, será feita a intervenção em dez sessões de atendimento em grupos de 20 pessoas, seguindo os dez passos para modificação da dor. Posteriormente, os pacientes serão reavaliados em três momentos, logo após a intervenção (T1), três meses após (T2) e 6 meses após (T3). Como desfechos primários, espera-se a redução da intensidade da percepção dolorosa e a melhora da capacidade funcional. Como desfechos secundários, almeja-se a melhora do autogerenciamento da dor, a melhora da condição emocional e o retorno a uma vida ativa com maior participação social.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita do Carmo Ferreira Laipelt

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • requisitos semânticos para a modelagem e aperfeiçoamento de sistemas de organização do conhecimento.
  • Este projeto tem por objetivo desenvolver um modelo de Metacategorias semânticas na área da Ciência da Informação para aplicação em SKOS. Busca especificamente, Sistematizar as diferentes correntes teóricas sobre relações semânticas da área de Organização do conhecimento e seus respectivos métodos na Ciência da Informação. Entende que a partir do mapeamento das relações semânticas entre os termos da Ciência da Informação, especialmente aquelas classificadas como relações associativas em SKOS será possível sistematizar Metacategorias de relações semânticas. Utiliza a análise dos logs de pesquisa dos usuários da BRAPCI como metodologia para a identificação das relações semânticas entre os termos da Ciência da Informação. Como resultado, busca-se aperfeiçoar o software THESA -Tesauro Semântico Aplicado.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita Scheel-Ybert

Ciências Humanas

Arqueologia
  • dieta, uso de plantas e paisagem na pré-história: reconstruindo referenciais para a identificação de vestígios arqueobotânicos
  • O Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem do Museu Nacional, UFRJ (LAP/MN/UFRJ) faz parte da perda catastrófica causada pelo incêndio de proporções gigantescas que acometeu nossa instituição no ultimo dia 02 de setembro. Foram incendiados equipamentos e todas as coleções de referência que serviam de subsídio para pesquisas neste laboratório: a antracológica (carvão), a carpológica (frutos e sementes, contendo também caules, raízes, folhas e tubérculos), e a microbotânica (fitólitos e grãos de amido). Tais coleções vinham sendo construídas ao longo de mais de duas décadas de pesquisas e contavam com mais de 3000 itens. Eram consultadas por diversos pesquisadores de vária regiões do país e do exterior, o que demonstra sua importância. As coleções de referência são fundamentais na Arqueobotânica, pois a identificação dos vestígios provenientes de contextos arqueológicos e a interpretação de dados paleoambientais e paleoetnobotânicos são feitas por comparação com plantas e ecossistemas atuais. No Brasil, elas são fundamentais, pois temos uma vegetação extremamente rica, o que acarreta uma maior dificuldade de identificação das espécies em relação a regiões onde a diversidade florística é menor. Tais fatores sublinham a enorme importância da constituição de coleções de referência e de bancos de dados regionais e sul-americanos que subsidiem os estudos de Arqueobotânica e Paleoecologia, tanto no que se refere à reconstituição paleoambiental quanto aos estudos de uso de vegetais. Coleções de referência são, portanto, o alicerce da reconstrução deste laboratório. Desta forma, através deste projeto pretende-se reconstituir 2 das coleções de referência que foram destruídas no grande incêndio (a antracoteca e a carpoteca) e criar subsídios para a reconstituição da terceira (a microbotânica). Assim, serão recriadas as bases para desenvolver estudos integrados de reconstituição paleoambiental, paleoclimática e paleoetnobotânica, de modo a resgatar a capacidade investigativa do Museu Nacional/UFRJ em processos relacionados a modos de vida, estratégias de subsistência, produção de alimentos e transformações da paisagem na Arqueologia Brasileira. Seu desenvolvimento é de grande relevância científica e seus objetivos se enquadram em linhas de pesquisa que têm despertado grande interesse da comunidade científica e do público em geral, englobando estas diversas disciplinas arqueobotânicas, principalmente a Antracologia e a Microarqueobotânica. O projeto permitirá, ainda, restabelecer a infraestrutura de pesquisa e formar recursos humanos em nível de Mestrado, Doutorado, Especialização e Iniciação Científica, fomentando o desenvolvimento técnico e científico de pessoal, ajudando a promover a continuidade do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia desta instituição.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita Scheel-Ybert

Ciências Humanas

Arqueologia
  • arqueologia viva: passado, presente e futuro no museu nacional
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Rita Simone Lopes Moreira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • aplicativos móveis e sua contribuição para o autogerencamento de pacientes cardiopatas em pós-cirúrgico
  • Resumo: Introdução: Dentre as doenças não transmissíveis as doenças cardiovasculares, são o maior índice de mortalidade no Brasil. Uma das terapêuticas recomendadas é a cirurgia cardíaca, dentre elas, a mais frequente é a cirurgia de revascularização miocárdica (RM), responsável por 70% de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com taxa de mortalidade de 6,22% 5. A associação de mecanismos que possam facilitar a transição dos cuidados hospitalares para o apoio para o autocuidado pode ser decisiva para adesão do indivíduo ao tratamento e manutenção da qualidade de vida do mesmo.Aplicativos para telefonia móvel consistem em ferramentas que contribuem tanto na tomada de decisão clínica para profissionais da saúde quanto para o autocuidado. Objetivos: Desenvolver e validar um aplicativo para o apoio do autocuidado de pacientes em pós operatório de cirurgia cardíaca por meio de dispositivos móveis. Metodologia: Pesquisa descritiva quantitativa e longitudinal. A ser realizada em três fases: desenvolvimento de um aplicativo com foco no autocuidado do paciente com cardiopatia em pós-operatório, seguido de um teste piloto com 30 pacientes para validação do benefício ( adesão, autocuidado) e a terceira fase- ensaio clínico randomizado com dois grupos de seguimento ( grupo intervenção – x grupo controle) com avaliação de 15 dias, 2 meses e 6 meses realizando duas avaliações dos três eixos a serem estudados: qualidade de vida, adesão e avaliação da ferramenta móvel na população selecionada em um Hospital Universitário de grande porte em São Paulo. Impacto esperado: espera-se que o desenvolvimento de um aplicativo móvel de fácil linguagem possibilite uma maior compreensão dos cuidados que são necessários no pós operatório de cirurgia cardíaca e que reflitam na adesão e na qualidade de vida.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rita Vilanova Prata

Ciências Humanas

Educação
  • a produção de conhecimentos pedagógicos na interface entre universidade e escola: letramento científico e formação de professores no ensino fundamental
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Rivaldo Mauro de Faria

Ciências Humanas

Geografia
  • índice de saúde infantil (isi): avaliação multicritério dos principais resultados e determinantes da saúde infantil no brasil
  • O objetivo deste projeto é elaborar e aplicar um modelo multicritério para avaliar os principais resultados e determinantes da saúde infantil no Brasil. O Índice de Saúde Infantil (ISI), como será chamado, será representado por uma medida ampla e compreensiva do estado da saúde infantil nos municípios. O estudo será feito a partir de uma lista de indicadores selecionados com estratégias da revisão sistemática e avaliação por um grupo de peritos conduzidos com Método Delphi. Posteriormente, esses indicadores serão elaborados e estimados com recursos da estatística bayesiana e padronizados com uso das técnicas do Z-Score e das curvas de valores das funções fuzzi. Finalmente, os indicadores padronizados serão ponderados pelo mesmo grupo de peritos, através de consensos encontrados com o Método Dephi, e inseridos num modelo proposto por Vaz et al (1994). Os resultados serão analisados com uso de técnicas exploratórias de dados espaciais, em ambiente de Sistema de Informação Geográfica, e apresentados em cartografia temática. O ISI será a primeira medida do estado da saúde infantil já produzido no Brasil e poderá ser utilizado para políticas públicas de melhoria das condições sociais da saúde infantil.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Robério Rodrigues Silva

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • fortalecimento da formação profissional e produção científica inovadora na área de alimentos no interior do nordeste – parceria ppgecal/uesb e ppgca/ufla
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
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Robert de Brose

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • métrica e rítmica grega
  • O presente projeto de pesquisa pretende produzir um estudo de métrica grega para ser usado pelos alunos dos cursos de Letras Clássicas ou áreas afins dos cursos superiores das universidades brasileiras. Ele também será útil para docentes e especialistas que necessitam de material atualizado em português para complementar a sua formação sobre o tema e na tradução da poesia grega para o português. Não há nenhum estudo de métrica grega em português, muito embora o tema seja de fundamental importância para o estudo da literatura grega, sobretudo da poesia, teatro e retórica, gêneros orais por excelência e que empregavam recursos prosódicos e rítmicos na construção de sentido não-verbal. A pesquisa irá tomar a forma de um livro em que se abordará, sistematicamente, a prosódia, a métrica, as estruturas rítmicas dela decorrentes e a arquitetura do verso (dístico, estrofe/antístrofe, epodo etc.) grego. O manual deverá ser publicado em livro acompanhado de CD-ROM e em um site multimídia para garantir amplo uso e divulgação pública.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta D Angela Menduni-Bortoloti

Ciências Humanas

Educação
  • professores da universidade e da educação básica colaborando com o ensino de matemática no estado da bahia
  • Melhorar a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem em matemática é o foco deste projeto de pesquisa. Para garantir tal qualidade nos pautamos em dois princípios: 1) Universidade e Escolas trabalhando juntas; 2) Trabalho em regime de colaboração. Partindo destes dois princípios dois grupos foram se constituindo colaborativamente em prol do ensino e da aprendizagem em matemática. Os dois grupos surgiram a partir da inserção da Universidade na Escola por meio dos Estágios Supervisionados em Matemática no ensino fundamental II (6º a 9º anos). Sempre que estamos inseridos no “chão da escola” identificamos a necessidade, cada vez mais presente, de lançarmos mão de metodologias que aproximem o aluno do conhecimento matemático, ou seja, metodologias que possibilitem que o aluno seja protagonista do conhecimento matemático, que possam ser co-construtores do processo de aprendizagem. Enquanto professora de estágio essa necessidade é mais latente e a responsabilidade mais evidente. Um primeiro problema se constituiu: como aproximar alunos estagiários, professores regentes e conhecimento matemático por meios eficazes e que os coloquem como sujeitos co-produtores do conhecimento? Vimos no Lesson Study (LS) essa oportunidade. O LS é uma metodologia japonesa que faz parte do desenvolvimento profissional dos professores em geral e não só da disciplina matemática. Contudo, o LS vem se desenvolvendo em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, e ganhando suas “formas”. A metodologia LS parte de um trabalho colaborativo e apresenta-se: os professores escolhem uma temática para estudo; investigam a temática; planejam uma sequência de aulas cuja temática será ensinada; um professor do grupo implementa a sequência planejada (como se fosse um estudo piloto), os membros do grupo assistem a aula ou sequência de aulas; reavaliam a aula implementada e os demais professores implementam em suas turmas. Esse ciclo se fecha e outro recomeça com outra temática. O grupo que está desenvolvendo o LS é formado por mim, por duas alunas do curso de licenciatura em matemática e cinco professores de escolas públicas do município. A segunda problemática que nos deparamos foi quando uma professora da Educação Básica nos pediu ajuda: como ensinar matemática a um aluno com discalculia e baixa visão. Este aluno está inserido na turma de 9º ano do ensino fundamental que fez parte de um dos estágios supervisionados em matemática. Embora sejamos habilitados para ensinar matemática, não sabemos como ensinar matemática a um aluno com dificuldades em cálculos. Surge então, a necessidade e o interesse de um grupo em pesquisar o assunto. Este segundo grupo está constituído por mim, pela psicóloga da escola, pela professora da sala multifuncional em que acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), dois alunos com discalculia, sendo que um deles tem baixa visão e o outro é surdo, um estudante da pós-graduação e dois estudantes do curso de licenciatura em matemática. A proposta deste projeto é criar práticas colaborativas entre Universidade e Escolas da Educação Básica; Desenvolver estratégias para melhoria do ensino de matemática; Garantir espaços de estudos entre professores e alunos da Universidade e professores e alunos da Educação Básica e (Re)aprender a ensinar matemática. Todos esses objetivos são comuns aos dois grupos, pois promoverão práticas colaborativas, porém quando analisados separadamente responderão de forma singular, pois cada grupo criará suas estratégias para melhoria do ensino de matemática e como consequência (re)aprenderão a ensinar matemática. No 1º grupo ficará evidente quando estratégias outras forem planejadas por um coletivo a fim de responder a algo que inquieta os professores de matemática e no 2º grupo quando estratégias forem criadas tendo como objeto de estudo estudantes que apresentam dificuldades para aprender cálculos.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efetividade do exercício físico em ambiente ocupacional para controle da dor musculoesquelética de trabalhadores e aspectos relacionados à adesão em ambiente hospitalar
  • As alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho são altamente prevalentes entre trabalhadores de enfermagem. As regiões mais frequentemente acometidas são pescoço, ombro e coluna lombar. Essas alterações tem origem multifatorial e são relacionadas a fatores de risco individuais, biomecânicos, psicossociais e organizacionais. Devido à natureza complexa e específica do ambiente hospitalar e características intrínsecas relacionadas às atividades de cuidado do paciente, os profissionais de enfermagem apresentam taxas prevalências de alterações musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho até seis vezes maiores quando comparados com outros grupos ocupacionais. Esses trabalhadores também apresentam menores níveis de saúde física e mental quando comparados a outros grupos de trabalhadores. O exercício físico em ambiente ocupacional está entre as intervenções com potencial para controlar os sintomas. Contudo, a efetividade da intervenção depende da adesão, que é um dos grandes desafios, tendo em vista a complexidade da rotina do serviço prestado em ambiente hospitalar. Diante disso, os objetivos da presente proposta são: 1.) atualizar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura, a evidência clínica e científica quanto à efetividade do exercício físico realizado em ambiente ocupacional para controle da dor nas regiões de pescoço, ombro e coluna lombar de trabalhadores em geral, com ênfase nos trabalhadores de enfermagem; 2.) identificar quais modalidades intervenção em nível organizacional são efetivas para melhorar a adesão a programas de exercício físico conduzidos em ambiente hospitalar, por meio de um estudo de revisão sistemática da literatura e 3.) realizar um levantamento dos fatores que atuam como motivadores e barreiras à prática de exercícios entre os trabalhadores do hospital universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberta de Moraes Rocha

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • demand threshold e economias de aglomeração: evidências para o setor de serviços de saúde no brasil
  • A atividade produtiva se distribui de forma irregular no espaço, porém serviços essenciais, como os de saúde, devem ser localizados de tal modo que toda a população do país tenha aceso, e ainda o mesmo apresente uma escala de produção que o torne eficiente. A pesquisa se propõe a realizar um estudo sobre a distribuição dos serviços de saúde entre os municípios do Brasil, através da estimação da Demand-Threshold, por tipo de estabelecimento e prestador (público e privado), explorando como os resultados se alteram na presença de fatores locais, potenciais geradores de economias de aglomeração. Para tanto, baseando-se em Wensley e Stabler (1998), Henderson et. al. (2000) e Tabuchi et. al. (2011), Artz et. al. (2016), serão estimados modelos para dados de contagem que relacionará a frequência de estabelecimentos de saúde com a população municipal, distância ao centro urbano mais próximo, densidade demográfica e um indicador da concentração de mão-de-obra qualificada. Como testes de robustez, os modelos também serão estimados considerando apenas novos estabelecimentos e as variáveis explicativas defasadas. Adicionalmente, será estimado um modelo em dois estágios, instrumentalizando o indicador concentração de mão-de-obra qualificada pelo conhecido instrumento de Bartik (1991). O estudo utilizará duas principais bases de dados, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES e a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho (RAIS-MTE), dos anos de 2007 e 2017.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022