Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Paula Solino Bastos

Ciências Humanas

Educação
  • o ideário de paulo freire na ressignificação da educação em ciências no nordeste brasileiro
  • A educação brasileira vem passando por diversas mudanças ao longo do tempo e uma delas, atualmente, tem sido as reformas curriculares oficiais propostas pelo MEC, o qual defende um currículo comum a todos ao mesmo tempo em que exige uma parte diversificada, considerando o contexto de cada local. Pesquisas em Educação em Ciências têm discutido sobre a organização curricular das escolas serem estruturados com base em temas locais que sintetizam situações-limite de uma comunidade que, em sua maioria, estão pautados nos pressupostos de Paulo Freire, a exemplo da Abordagem Temática Freireana. Considerando as demandas apresentadas pelas atuais reformas curriculares e a proposta educacional freireana no ensino de ciências, bem como a carência dessa área na formação de professores na região nordeste, este projeto parte das seguintes questões de pesquisa: como propor processos formativos para licenciandos em Física e Pedagogia e professores de escolas públicas em algumas regiões de Alagoas e Bahia, considerando a perspectiva freireana e as atuais exigências curriculares? Quais limites e possibilidades de elaboração e implementação dessas propostas curriculares com base na Abordagem Temática Freireana no contexto das novas reformas do currículo de ciências? Alguns estudos na área têm iniciado reflexões evidenciando possíveis articulações entre a Abordagem Temática Freireana e alguns aspectos propostos pelo novo currículo oficial brasileiro. A pesquisa envolve duas etapas: 1) elaboração e implementação de processos formativos de professores da Educação Básica do sertão alagoano e das regiões da Bahia: Costa do Cacau e Recôncavo Baiano; 2) implementação de atividades didático-pedagógicas em cursos de licenciatura em Pedagogia e Física, na UFAL, UESC e UFRB. Para obtenção dos dados, serão utilizados diários, vídeogravações, entrevistas, narrativas e produções elaboradas pelos professores e licenciandos, que serão analisados pela Análise Textual Discursiva.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Ana Paula Trussardi Fayh

Ciências da Saúde

Nutrição
  • proposição de valores de referência de ângulo de fase e equações preditivas de composição corporal a partir da bioimpedância elétrica para pacientes com câncer: um estudo de coorte prospectivo multicêntrico
  • O câncer provoca alterações metabólicas significativas com perda de peso involuntária e desnutrição. Alterações na composição corporal, como a perda de massa muscular, predizem piores desfechos clínicos, como maior tempo de internação, complicações pós-operatórias, toxicidade ao tratamento e diminuição da sobrevida. Dentre os possíveis métodos de avaliação da massa muscular, a bioimpedância elétrica (BIA) tem se destacado como um método de estimativa da composição corporal e, indiretamente, de estado nutricional, pelo ângulo de fase (AF). Apesar da extensa literatura mostrando a utilidade da BIA em populações saudáveis, permanecem limitações ao avaliar pessoas com doenças crônicas, como câncer. Essas limitações referem-se à ausência de equações de estimativa de composição corporal específicas para pacientes com câncer, bem como valores de referência de AF e pontos de corte de composição corporal com poder de predição para o risco de mortalidade e indicação de tratamento paliativo. Com isso, o objetivo deste estudo é descrever valores de referência de AF em pacientes com câncer, além de propor equações de estimativa da composição corporal a partir dos valores de resistência e reactância obtidos pela BIA. Será realizado um estudo prospectivo multicêntrico. Os pacientes serão avaliados (dados clínicos, antropometria e BIA) no momento basal e seguidos por 12 meses ou até a data do óbito, para verificar possíveis associações da composição corporal com os desfechos. Os valores de referência do AF serão apresentados pela distribuição percentilar. A regressão logística será usada para a proposição das equações de composição corporal, usando a imagem da tomografia computadorizada como padrão-ouro. Modelos estatísticos ajustados por fatores de confusão (sexo, idade, etnia, sitio do tumor, estadiamento, tipo de tratamento) serão usados para a determinação de pontos de corte para a predição do risco de mortalidade e tratamento paliativo.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025