Projetos de Pesquisa

 

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Wagner de Jesus Martins

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estrutural saudável e sustentável
  • A comunidade da Cidade Estrutural é representada nos espaços de governança por uma Rede Social Local composta por atores locais da comunidade. A participação dos atores locais da Rede reflete o pensar e o agir sobre a realidade em que vivem e que estão inseridos. É um exercício contínuo, um processo social que desperta o indivíduo para o enfrentamento das expressões da questão social, tornando-o sujeito social da própria história. Nesse sentido, é importante a participação da comunidade para atuar na perspectiva de conquistas e melhorias para o desenvolvimento local. Nesse contexto, é importante entendermos o conceito de Rede Social local: trata-se de uma Rede de pessoas que criam vínculos entre si para contribuir de forma cooperativa para alcançar determinados objetivos de melhoria social. Essa Rede integra e interage com outros atores, como estudantes, pesquisadores e gestores, formando assim, uma Rede Sociotécnica, que permite a interação sociotécnica em redes de atores atuando em diferentes pontos da cadeia (formulação-decisão-execução) para o desenvolvimento de políticas públicas (Martins, 2017). A interação de saberes dessa Rede sociotécnica pode influenciar nas decisões sobre as políticas públicas nos espaços de governança, para enfrentamento dos problemas relacionados aos determinantes sociais da saúde - econômicos, sociais, ambientais - de forma a proporcionar uma vida mais saudável e sustentável para a população no território, e consequentemente contribuir para a melhoria dos indicadores relacionados às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estão relacionados às condições de vida, contribuindo para a implementação da Agenda 2030. É importante adotarmos políticas públicas para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde para promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS). Pretende-se analisar a dinâmica de promoção da saúde para TSS realizada pela Rede Social Local da Cidade Estrutural, a partir da governança territorializada das políticas públicas relacionada à melhoria dos indicadores dos ODS. O projeto tem como pergunta: como as comunidades locais (social e técnica), podem se fortalecer para influenciar nas decisões sobre as políticas públicas nos espaços de governança, para que estas contribuam para um território saudável e sustentável, associado ao alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? A inovação deste projeto está na maneira de instrumentalizar a busca de dados de base territorial, tendo como foco que saúde como vida, ao situá-lo na interseção das dimensões: economia, sociedade e ambiente. De modo que a ética da vida oriente as políticas públicas. Será utilizada uma abordagem participativa de pesquisa-ação que favoreça a interação entre diferentes atores sociais da formulação à implementação do projeto no território. Temos como foco o arranjo metodológico entre Pesquisa-ação, Diálogos Prospectivos e cartografia social. A pesquisa-ação nos introduz ao território, depois a cartografia social é um instrumento utilizado no planejamento por meio da ação participativa, com grupos de atores locais, articulados aos saberes e conhecimentos territoriais. Nesse projeto apresenta-se como ferramenta importante para realizar mapeamentos participativos, representando da realidade do território. Diálogos Prospectivos é método que propõem construir cenários da situação local e estudos prospectivos que ajudam a antecipar os riscos e as oportunidades. Essa nova metodologia propõem a junção de diálogos prospectivos sobre os fatores dos ODS. A utilização de ferramentas que possibilitem a coleta e a divulgação dos dados não estruturados (de base territorial), visa possibilitar a governança e gestão com a participação desses atores, levando em consideração suas informações e conhecimento. Estas ferramentas podem ser digitais ou não como fanzines, jornais comunitários ou web, ou por meio de audiovisual que possibilite de fato o acesso das pessoas locais à essas informações. Para essa divulgação será elaborado cursos livres e oficinas de audiovisual e mídias livres.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 04/07/2019-28/02/2022
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Wagner dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação educacional na formação de professores em educação física na américa latina: diálogos com alunos
  • Este projeto é um desdobramento dos resultados das pesquisas “Avaliação na Educação Física escolar: um estudo da formação inicial nas universidades federais”, financiada pelo Edital Universal CNPq 14/2013, sob o nº do Processo: 481424/2013-0 e “Avaliação do ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de Educação Física: entre prescrições e práticas”, aprovado no Edital Produtividade em Pesquisa – PQ 2015, ambos na grande área de Ciências Humanas na área da Educação. Este projeto tem por objetivo geral compreender as apropriações realizadas pelos estudantes em formação de nove países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela) sobre as suas experiências com avaliação em Educação Física. De maneira específica, objetiva-se: 1) mapear e analisar a produção do conhecimento veiculada em periódicos científicos sobre avaliação educacional (ensino e aprendizagem; sistema e institucional) na formação de professores, que assumem como contexto de estudo países da América Latina; 2) analisar o modo como os estudantes produzem sentidos às suas experiências com a avaliação educacional, vivenciados na própria formação em Educação Física, identificando as concepções avaliativas que lhes oferecem suporte; 3) Correlacionar as concepções avaliativas com as perspectivas de formação dos cursos, analisando se e como as instituições consideram as especificidades dos saberes que constituem a prática docente em Educação Física escolar; 4) Problematizar as aproximações e distanciamentos existentes entre as bases teóricas utilizadas para o ensino da avaliação educacional e as suas implicações para as perspectivas de formação; 5) Problematizar o papel da formação inicial na constituição de um corpo de saberes teóricos e práticos, que possibilite a produção de novas leituras sobre as experiências com avaliação na própria formação inicial e no futuro exercício profissional. O projeto se caracteriza como uma pesquisa plurimetodológica, de natureza quali-quantitativa e do tipo exploratória. Para tanto, fundamenta-se no estudo do tipo Estado do Conhecimento e pesquisa mista do tipo projeto incorporado. A delimitação das instituições participantes seguirá os critérios: a) ser uma instituição de formação de professores localizada na América Latina; b) ter o curso em Educação Física na modalidade presencial, voltado para a atuação no ensino primário e secundário; c) ter, em sua grade curricular, uma disciplina específica e obrigatória sobre avaliação educacional; e d) ter interesse em participar da pesquisa. Já para os alunos das instituições definiremos, como critérios de inclusão: a) ter cursado a disciplina específica sobre avaliação educacional; b) demonstrar interesse em participar da pesquisa. De um mapeamento inicial já produzido, foram selecionadas 45 instituições em nove países: Argentina (4), Brasil (7), Chile (17), Colômbia (6), Equador (1), México (2), Peru (2), Uruguai (2) e Venezuela (4). As fontes serão os projetos de curso, os planos de disciplinas, os questionários e entrevistas realizadas com alunos dos cursos de formação de professores em Educação Física. Para tabulação e análise dos dados utilizaremos os softwares SPSS e Iramuteq. Os resultados desta pesquisa possibilitarão uma leitura da temática, localizando-a internacionalmente e, ao mesmo tempo, mostrando as aproximações e distanciamentos das perspectivas definidas para a formação de professores nos países da América Latina, em especial, para as questões relacionadas com o ensino da avaliação educacional e suas implicações para futura prática docente.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wagner Farid Gattaz

Ciências da Saúde

Medicina
  • instituto nacional de biomarcadores em neuropsiquiatria (inbion)
  • A busca do substrato biológico das doenças neuropsiquiátricas é pré-requisito para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e, sobretudo, de estratégias preventivas através do diagnóstico precoce. O insucesso até hoje das tentativas experimentais para identificar marcadores específicos para as diferentes doenças neuropsiquiátricas resulta, ao menos em parte, da falta de especificidade nas alterações globais da biologia cerebral para determinados quadros clínicos. Tal falta de especificidade está relacionada ao fato de que uma base genética comum pode estar ligada a anomalias comuns da estrutura e da função cerebral de doenças como a Esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e a Doença de Alzheimer. Através da criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biomarcadores em Doenças Neuropsiquiátricas (INBioN), objetivamos realizar um projeto integrativo reunindo cientistas no Brasil e no exterior de diferentes áreas na busca de uma melhor compreensão destas bases das doenças neuropsiquiátricas. Adotaremos estratégias experimentais considerando tanto as diferenças como as similaridades biológicas entre os diagnósticos destas três doenças, partindo da premissa de que uma base genética confere uma vulnerabilidade comum para distúrbios da maturação, da plasticidade e da função cerebrais, e que a interação desta base genética com fatores não-genéticos determina a patoplastia e as diferenças nas manifestações clínicas. Um grupo nuclear representativo de pacientes das 3 categorias diagnósticas será estudado antes da exposição a qualquer tipo de tratamento simultaneamente em 6 dimensões abrangentes (neuroquímica, neuroimagem, neuromodulação, neurocognição, genômica e proteômica), sendo depois seguido longitudinalmente a médio prazo. Os achados nestes grupos serão comparados com um grupo controle de indivíduos sadios pareados para variáveis demográficas. Através desta estratégia, identificaremos marcadores clínicos e biológicos para: detecção precoce de indivíduos com um risco aumentado para doenças neuropsiquiátricas de maneira geral; discriminação dos diferentes diagnósticos com uma especificidade maior, lançando luz sobre a compreensão dos mecanismos causais de cada uma destas três doenças; e definição de índices preditivos de resposta terapêutica e prognóstico a médio prazo. Além disso, correlacionaremos os achados de alterações em cada uma destas seis abordagens, buscando identificar combinações de marcadores específicos que possam guiar mudanças de conduta clínica. Por fim, exploraremos as seguintes linhas adicionais: investigações de indivíduos da população geral com transtornos subclínicos, que apresentam sintomas psiquiátricos esporádicos, permitindo-nos investigar estádios de transição para esclarecer o continuum entre saúde e doença nas dimensões clínicas e neurodiagnósticas, a fim de fornecer instrumentos confiáveis para o diagnóstico precoce e o desenvolvimento de estratégias preventivas das doenças em questão; estudos clínicos de acompanhamento longitudinal com idosos saudáveis e indivíduos com transtorno cognitivo leve testando a eficácia de tratamentos inovadores; avaliação de alterações moleculares e bioquímicas em cérebros post-mortem de pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar ou doença de Alzheimer e controles sadios, a fim de desvendar vias moleculares e bioquímicas desreguladas comuns e diferenciais em doenças psiquiátricas maiores; e comparações de resultados centrais e periféricos de humanos com os resultados de expressão gênica em modelos animais transgênicos para elucidar os efeitos de genes de risco de desordens psiquiátricas em um nível molecular, numa abordagem translacional. A exequibilidade deste projeto multidimensional exige uma organização sofisticada, com recursos humanos de alto nível e uma rede integrada de laboratórios de altíssima complexidade, compatível com a solidez de estrutura e financiamento proporcionados para os INCTs. Esta estrutura nos dá condições de incrementar o impacto mundial das publicações científicas produzidas ao longo dos próximos anos, fomentar a participação de parceiros internacionais nestas publicações, e gerar produtos com potencial de proteção intelectual e comercialização, como kits diagnósticos ou novas estratégias terapêuticas. Além disso, de forma completamente integrada à geração de novos conhecimentos científicos, a criação do nosso INCT também alavancará fortemente atividades de formação de recursos humanos nos nossos centros no Brasil e no exterior, bem como atividades de transferência de conhecimentos para a sociedade, através da divulgação dos achados de pesquisa sobre biomarcadores de maneira apropriada, por profissionais capacitados e experientes neste tipo de comunicação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2022
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Wagner Franco Molina

Ciências Biológicas

Genética
  • aspectos evolutivos e diversidade citogenética de peixes do arquipélado de são pedro e são paulo, região meso-atlântica.
  • A ictiofauna do arquipélago de São Pedro e São Paulo, região meso-atlântica, apresenta uma importância evolutiva e econômica significativa. Evolutivamente, essas regiões despertam considerável interesse biológico devido ao seu grau de isolamento geográfico. Levantamentos genéticos preliminares de suas populações e espécies levantaram várias questões sobre sua ictiofauna. Neste projeto são propostas análises conjuntas, utilizando marcadores cromossômicos (convencionais e citogenômicos) e moleculares (sequências mitocondriais e nucleares) e da forma do corpo, por morfometria geométrica (GM). O uso combinado dessas abordagens provou ser eficiente diante da complexidade das situações biológicas identificadas. De fato, abordagens combinadas permitirão caracterizar a evolução cromossômica de diferentes famílias, reconhecendo níveis de variabilidade intra e interespecífica, conectividade genética entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, regiões costeiras brasileiras e áreas do Caribe, separadas pela barreira do Amazonas/Orinoco barreira e seus padrões de divergência morfológica. A ampliação das análises para um espectro taxonômico e biogeográfico mais amplo, fornecerá informações valiosas sobre o contexto da distribuição espacial da variabilidade genética, envolvendo o arquipélago de São Pedro e São Paulo e ilhas oceânicas adjacentes, que serão úteis na conservação dos recursos marinhos, evolutiva e economicamente importantes, dessas regiões oceânicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 28/11/2019-30/11/2022
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Wagner Junior Ladeira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o efeito moderador da percepção do protótipo na relação entre risco percebido e escolhas alimentares: um estudo do rastreamento ocular
  • O problema de segurança dos alimentos, definido como a presença de contaminantes físicos, químicos ou biológicos, inesperados ou não identificados no rótulo do produto, é uma questão central no estudo das cadeias alimentares globais. Casos de surtos de doenças na Europa, contaminação e recall de alimentos para animais na Europa e na América do Norte e fórmulas infantis com melamina na China chamaram a atenção de gestores e pesquisadores, resultando em uma série de estudos sobre o assunto. De uma perspectiva prática, a segurança dos alimentos é uma questão vital para a saúde pública e uma preocupação diária para cada pessoa. Alimentos contaminados podem prejudicar as pessoas, aumentando a demanda por serviços de saúde, seguros e gastos governamentais com saúde pública e outros custos sociais. Em última análise, alimentos contaminados podem transmitir doenças e até matar. Pesquisas indicam que a persistência de crises de segurança dos alimentos deriva de um comportamento industrial inadequado, mas também da baixa pressão exercida pelos consumidores por meio de suas escolhas. Fatores inconscientes, como o distanciamento da percepção do protótipo, levam a uma diminuição na relevância do atributo segurança na escolha do alimento. A percepção do protótipo influencia a adoção de comportamentos de risco por meio de processos inconscientes na tomada de decisão que podem ser estimulados por meio do priming - um estímulo que influencia uma resposta por meio da ativação de estruturas inconscientes do conhecimento social. Através da ativação do priming, o presente projeto pretende analisar os comportamentos de consumo em relação aos riscos alimentares por meio da ótica dos processos inconscientes. Para isso, o objetivo geral é verificar como a percepção do protótipo influencia a relação entre os riscos percebidos e as escolhas alimentares através do rastreamento ocular. Para atingir esse objetivo, o projeto está estruturado em três etapas. A primeira, de natureza teórica, realizará uma meta-análise focada nos temas de percepção de risco e percepção de protótipo. Logo depois, a segunda etapa contemplará experimentos para medir os possíveis efeitos moderadores dessa relação com o uso de eye-trackers e seus componentes: Tobii Glasses Overview (óculos de capitação de imagens), Tobii T120 (monitor de exposição dos cenários) e Tobii X120 (hardware que gera as imagens processadas nos óculos). Por fim, uma etapa de apresentação e discussão dos resultados será realizada com especialistas, empresas e cadeias produtivas.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wagner Paris

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • recria e terminação de bovinos de corte recebendo suplemento energético de baixo consumo em pastagem irrigada de estrela africana sobressemeada no inverno
  • Com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão na utilização de suplementação energética de baixo consumo na produção de bovinos de corte em pastagem de estrela africana com ou sem uso da irrigação e sobressemeadas no inverno com aveia, azevém e trevo branco, será avaliado o desempenho de bovinos de corte recebendo suplementação energética de baixo consumo fornecida em dois níveis (0,1 e 0,3% PV), a ingestão de forragem, o tempo para abate e custo de produção dos animais recriados na pastagem e terminados no confinamento se necessário, o comportamento ingestivo, as características de carcaça e da carne e o perfil de ácidos graxos da carne, as variáveis produtivas e nutricionais das pastagens utilizadas. O delineamento será em blocos casualizados com quatro tratamentos em esquema fatorial 2x2 (com e sem irrigação e 0,1 ou 0,3%PV suplementação) e três repetições, distribuídos em uma área de 10 ha já estabelecida a quatro anos com estrela africana, dividida em 12 módulos com 4 piquetes cada um, em sistema de pastejo rotacionado utilizando 36 animais testes recém desmamados com peso vivo médio inicial de 230 kg. Espera-se com este trabalho oferecer alternativas nos sistemas de produção de bovinos de corte, que melhorem a eficiência produtiva dos animais em um ambiente mais equilibrado no ponto de vista econômico e ambiental.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wagner Rodrigues Silva

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • conscientização gramatical pela educação científica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 12/08/2019-31/01/2022
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Wagner Rodrigues Valente

Ciências Humanas

Educação
  • os experts e a sistematização da matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990
  • O projeto tem como objetivo geral analisar aspectos dos processos e dinâmicas de sistematização de saberes matemáticos destinados à formação de professores que ensinam matemática no período 1890-1990, no Brasil. Para tal vale-se, sobretudo, de aparato teórico-metodológico que mobiliza a categoria expert. Personagens que detêm numa dada época saberes reconhecidos socialmente e guindados a ocuparem cargos no aparelho estatal, os experts elaboram e/ou coordenam propostas para a formação matemática de professores dos primeiros anos escolares, que se tornam elementos de políticas públicas para a educação. A partir do inventário desses experts e suas produções para a formação de professores que ensinam matemática, em vinte estados brasileiros, o projeto, em específico, intenta mapear essa produção, investigar a sua circulação e analisar como ela se articula em nível nacional verificando a existência ou não de consensos sobre a matemática a estar presente na formação de professores.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wagner Viana Bielefeldt

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo experimental e termodinâmico para escórias aplicadas em refino secundário e lingotamento contínuo de aços especiais com respeito à sua capacidade de remover inclusões não-metálicas
  • O refino secundário de aços especiais abrange os equipamentos de forno-panela (FP) e desgaseificador a vácuo (VD). Esses equipamentos representam as etapas intermediárias do processamento do aço líquido em uma aciaria de aços especiais que produza tarugos e/ou blocos. No processo de refino secundário, a escória assume papel importante na obtenção de um aço de alta qualidade. As escórias de refino secundário, ou refino de panela, são projetadas para ser obter uma maximização da sua capacidade de refino, o que inclui a otimização de composição química bem como de suas propriedades físicas. Uma das principais funções das escórias de refino secundário é a sua capacidade na remoção de inclusões não-metálicas. Adicionalmente, existem as escórias de lingotamento contínuo, que são empregadas no distribuidor, cobrindo a superfície de aço líquido. O distribuidor é responsável por distribuir o aço líquido nos moldes a fim de que ocorra a etapa final da fabricação de aços, a solidificação. Assim como no processo de Refino Secundário, as escórias empregadas no Lingotamento Contínuo também possuem a função de remover as inclusões remanescentes no aço líquido, isto é, aquelas provenientes ainda do processo em panela. Sabe-se que a formação de inclusões não-metálicas durante a fabricação do aço é uma consequência físico-química inevitável através das reações metalúrgicas e, geralmente, apresentam aspectos negativos em termos de propriedades de fadiga de alguns aços, por isso do interesse em estudar o processo de remoção de inclusões. Este projeto visa estudar a remoção de inclusões não metálicas pela escória durante a fabricação de aços especiais e será dado em etapas da rota de produção onde o aço encontra-se ainda totalmente líquido.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Waldecy Rodrigues

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • entre a garantia e a efetividade da proteção social à pessoa com transtorno do espectro autista (tea) e microcefalia no estado do tocantins: uma analise a partir dos dados do cadastro único
  • Este projeto tem por objetivo principal avaliar a situação socioeconômica de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Microcefalia e suas famílias registradas no Cadastro Único que são atendidas por programas sociais no estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa e possui como principal fonte de dados o Cadastro Único para programas sociais. As metas estabelecidas foram: Sistematizar os dados referente as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Microcefalia e suas famílias; construir um panorama da conformação da política de proteção social as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Microcefalia no Brasil; Conhecer o perfil socioeconômico das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Microcefalia atendidas por programas sociais e suas famílias vinculados ao Cadastro Único; verificar em que medidas os programas sociais dirigidas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Microcefalia afeta a qualidade de vida dos seus beneficiários e avaliar o modus operandi dos programas sociais de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Microcefalia e suas famílias no estado do Tocantins.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 03/01/2020-03/11/2020