Projetos de Pesquisa

 

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Roberto Lent

Ciências da Saúde

Medicina
  • instituto nacional de neurociência translacional
  • O presente projeto visa a renovação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurociência Translacional (INNT), financiado desde 2009 pelo CNPq em conjunto com a FAPESP, e que ora atualiza e reapresenta seu formato, composição, objetivos e metas. Os destaques da atuação do INNT nos últimos anos podem ser encontrados nos Relatórios apresentados ao CNPq no período. Além de volumosa produção científica ao longo do quinquênio que ora se encerra, trabalhos da equipe do INNT têm sido publicados nos mais prestigiosos periódicos internacionais, incluindo, dentre outros, Science, Nature Med., PNAS, J. Clin. Invest., Molec. Psychiat., Brain e J. Neurosci. Na presente proposta, o INNT propõe o rodízio de sua Coordenação, com a transferência da instituição-sede para o Rio de Janeiro, a renovação de seu Comitê Gestor, a agregação de novos Pesquisadores e laboratórios associados de diferentes Instituições e estados do país, e a atualização de seus projetos, linhas de pesquisa e objetivos estratégicos no que diz respeito às propostas científicas, formação de recursos humanos altamente qualificados, inovação e interações com a Sociedade. A concepção translacional de nossa proposta de trabalho tem um caráter bidirecional, isto é, move-se “da bancada à beira do leito” (pesquisa translacional direta), e no sentido inverso (pesquisa translacional reversa), em 4 eixos temáticos principais e complementares de pesquisa. Nesse sentido, abordamos tópicos básicos relacionados ao Desenvolvimento e à Plasticidade do Sistema Nervoso (subprojeto 1) e aos distúrbios do curso normal desses processos que, por sua vez, originam uma Neuropatologia Celular e Molecular (subprojeto 2), possibilitando, assim, a investigação das Bases para a Compreensão das Doenças Neuropsiquiátricas (subprojeto 3) e, consequentemente, abrindo caminho para a elaboração de Novas Propostas para a Clínica de Doenças Neuropsiquiátricas (subprojeto 4). O INNT se organiza como uma matriz de 24 laboratórios associados, todos chefiados por Pesquisadores do CNPq (7 pesquisadores nível 1A, 9 nos níveis 1B-D e 7 pesquisadores nível 2A), envolvidos em projetos em colaboração desde o período anterior de financiamento do INNT e, em vários casos, antes disso. Esses laboratórios estão situados em 11 Universidades e 2 Institutos de pesquisa médica, em 6 estados do país e 10 cidades. O Comitê Gestor é composto por 10 pesquisadores de nível 1 do CNPq, sendo Coordenador o Prof. Roberto Lent, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Vice-Coordenador o Prof. Sergio T. Ferreira, do Instituto de Bioquímica Médica da mesma universidade. Durante o período anterior, a integração foi propiciada por reuniões presenciais anuais no Rio de Janeiro, com a presença de todos os líderes de grupo e também de pesquisadores, posdocs e estudantes de cada grupo. No próximo período, manteremos a periodicidade anual das reuniões presenciais, ao mesmo tempo em que incrementaremos a interação através da mobilidade dos alunos de pós-graduação através do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Translacional (PGNET, subprojeto 5), um curso multi-institucional já aprovado pela CAPES. O PGNET configura-se como uma proposição original para os INCTs e, além de possibilitar a maior interatividade entre os grupos através da co-orientação dos alunos por pesquisadores de diferentes Instituições, propiciará uma forte e institucionalizada atividade formadora de recursos humanos, por parte do INNT. Suas atividades poderão se iniciar imediatamente, com a aprovação da renovação do INNT, tendo em vista que já foi aprovada pela CAPES. Finalmente, o INNT organizará a intensa atividade de divulgação científica já desenvolvida por alguns de seus pesquisadores e estimulará o engajamento de novos pesquisadores nessas iniciativas, na forma de um programa de popularização da Neurociência (PopNeuro, subprojeto 6). O Subprojeto 1 versa sobre Desenvolvimento e Plasticidade do Sistema Nervoso, e tem como objetivo obter conhecimento básico acerca dos determinantes moleculares e celulares da formação embrionária e pós-natal do Sistema Nervoso, de sua capacidade de interagir com o meio ambiente (neuroplasticidade), e de distúrbios no desenvolvimento e ou plasticidade do SN, elementos essenciais para bem embasar o estudo das doenças neurológicas/neuropsiquiátricas e seu enfrentamento. O Subprojeto 2 aborda a Neuropatologia Celular e Molecular. Neste segundo conjunto de linhas de pesquisa, o INNT enfrenta mais diretamente as bases neuropatológicas celulares e moleculares das doenças neuropsiquiátricas, incluindo o câncer do sistema nervoso. Essa abordagem é necessária para um conhecimento mais completo da gênese dessas doenças, de modo a embasar as alternativas terapêuticas que se coloquem. O Subprojeto 3 visa o estudo das Bases para a Compreensão das Doenças Neuropsiquiátricas, avançando mais diretamente a uma abordagem de doenças crônicas de grande prevalência no Brasil e no mundo. Nesse subprojeto, o INNT pretende enfrentar os mecanismos da doença de Alzheimer, notadamente quanto à sua associação à inibição da sinalização neuronal por insulina, patologia relacionada ao diabetes e à obesidade mórbida. A doença de Parkinson será também estudada, em sua forma comórbida com depressão, e finalmente, a epilepsia do lobo temporal mesial, visando a identificar seus determinantes etiopatogênicos. O subprojeto 4 (Novas Propostas para a Clínica de Doenças Neuropsiquiátricas), aproxima-se do diagnóstico e das terapias, seja prospectando drogas com possibilidades terapêuticas para as epilepsias, alternativas para a compreensão e o tratamento de transtornos psiquiátricos complexos como a esquizofrenia, com base na reprogramação de células-tronco de pluripotência induzida, as bases neurais da emocionalidade e comportamento social humano, com implicações para o entendimento das sociopatias e, por fim, o desenvolvimento de biomarcadores para o diagnóstico precoce de demências.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/11/2016-30/11/2022
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Roberto Lima Ruas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • estratégias de absorção de conhecimento em mpe’s de base tecnológica
  • No atual ambiente empresarial, inovação tem sido a aspiração principal das organizações de todos os tamanhos e segmentos. Embora o caminho das inovações seja árduo, alternativas parecem ganhar espaço. Uma delas é a capacidade de absorção (CA) de conhecimento externo, compreendendo processos de aquisição internalização e aplicação e potencializando geração de inovação. Entretanto, é possível transpor as configurações acerca da dinâmica da CA, concebidas em geral em ambientes de grandes empresas e em economias mais dinâmicas e desenvolvidas, para outros contextos, como os de MPEs atuando em economias emergentes? Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de alternativas acerca do emprego da configuração da CA em outros contextos, por meio de uma pesquisa quali-quanti junto a MPEs de base tecnológica atuando nos estados do RS e SC. Consideramos que seus resultados contribuirão para a formulação de estratégias de absorção de conhecimento voltadas à inovação, em MPEs brasileiras.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Linares

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo experimental de reações nucleares diretas: espalhamento elástico e transferência de nêutrons e prótons
  • Reações nucleares são uma ferramenta poderosa para acessar informações microscópicas sobre a estrutura nuclear e processos com potenciais resultados para física além do modelo padrão. Atualmente, um dos tópicos mais interessantes é a natureza intrínseca dos neutrinos. Os investimentos tecnológicos para a observação e determinação da meia-vida do decaimento 0νββ são significativos e a variabilidade dos resultados para os elementos de matriz nuclear demandam por uma abordagem experimental. Neste cenário, a reação nuclear de dupla troca de carga (sigla do inglês, DCE) é um processo promissor para acessar os elementos da matriz nuclear que entram na expressão do tempo de vida médio do duplo decaimento beta. Por exemplo, a reação DCE 20Ne + 76Ge → 20O + 76Se envolve o mesmo núcleo do decaimento 0νββ (76Se). No entanto, para extrair valores consistentes para os elementos de matriz nuclear através de reações DCE, é necessário avaliar também outras reações nucleares que competem com a DCE. Por exemplo, transferências sucessivas de 2 nêutrons (20Ne + 76Ge → 22Ne + 74Ge) e 2 prótons (22Ne + 74Ge → 20O + 76Se) também resultam nos mesmo núcleos finais. A compreensão dos mecanismos de transferência de nêutrons e prótons é fundamental para avaliar a interferências destes na reação principal de DCE. Além disso, reações de transferência são ferramentas muito sensíveis para investigar a relação entre os estados nucleares inicial e final de dois núcleos vizinhos. Neste projeto estou focando o estudo das reações de transferência em diferentes sistemas nucleares e em uma montagem experimental para detecção de partículas utilizando a eletrônica de digitalização de pulso.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Mendonca Faria

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em eletrônica orgânica - ineo
  • O projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica (INEO) propõe formar uma rede que reúne pesquisadores com o objetivo de desenvolver ciência e tecnologia em Eletrônica Orgânica e em sistemas relacionados. O INEO proposto compreende mais de 40 grupos de pesquisa em diferentes áreas da física, química e engenharia, resultando em uma rede capaz de enfrentar os desafios multidisciplinares da área de Eletrônica Orgânica e sistemas híbridos orgânicos-inorgânicos. Os principais objetivos do INEO estão listados abaixo neste formulário. Na pesquisa, a proposta divide-se em dois Ramos. O Ramo A é composto por projetos que envolvem materiais sintéticos orgânicos e filmes finos nanoestruturados. Os projetos relacionados visam estudos estruturais e morfológicos de filmes finos, estudos de fenômenos de transporte elétrico e de interfaces, propriedades ópticas dos materiais semicondutores orgânicos e híbridos, fabricação e caracterização de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, bem como de tecnologias de eletrônica impressa. O Ramo B trata de propriedades físico-químicas de moléculas biologicamente relevantes e o impacto sobre suas ações fisiológicas. O conhecimento básico do comportamento dos sistemas biomoleculares impulsionam o desenvolvimento de biossensores, dispositivos bioeletrônicos, sistemas de distribuição e controle de drogas e aplicações em engenharia de tecidos. O Ramo C descreve as atividades de disseminação de conhecimento propostas dentro do INEO, as quais serão executadas por três subprojetos principais: (i) "CiênciaWeb", (ii) Viajando com o ônibus do conhecimento, e (iii) Programa Futuro Cientista. Finalmente, as atividades do Ramo D descrevem propostas em colaboração com empresas e setores públicos, o apoio dado pela Universidade e suas agências de inovação e projetos relacionados à prospecção de oportunidades de aplicações industriais. Vide projeto anexo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2022
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Roberto Nardi

Ciências Humanas

Educação
  • interfaces entre a produção acadêmica em ensino de ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos: aspectos relativos ao aperfeiçoamento de condições, propostas e estratégias para a formação de professores
  • Esta proposta é apresentada pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru, São Paulo, Brasil. O GPEC foi constituído em 1994 e tem em seus quadros pesquisadores responsáveis pela criação do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, completando em 2018 seus 21 anos, com cerca de 300 mestres e 200 doutores formados, atuando no Brasil e em outros países. A revista Ciência & Educação, criada em 1995 pelo Grupo, tem hoje impacto no país e exterior, Os grupos escolhidos como parceiros neste projeto são aqueles com os quais o GPEC já mantém cooperação em vários níveis e, portanto, compartilham de referenciais teóricos, metodológicos e objetos e objetivos de pesquisa comuns. Por exemplo, todos eles são voltados, de uma forma ou outra, para a formação inicial ou continuada do ensino fundamental, médio e/ou superior, da área de ciências exatas e naturais (Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática, Astronomia). Essas parcerias com universidades nacionais e estrangeiras têm sido realizadas nas duas últimas décadas e este espírito acadêmico reflete-se neste projeto atual, através do fortalecimento de ações, agora visando a internacionalização das experiências entre os grupos tradicionais no país (Unesp, Unicamp) ou no exterior (U. Roma, U. Aveiro, U. Lisboa. U. Valle, UDFJC, U. London). A integração também com grupos emergentes (UESB e UFS) é importante, tendo em vista que vários dos docentes dessas universidades são doutores oriundos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp, que já se estabeleceram em outros estados do país e já estão produzindo pesquisa com a criação de novos programas de pós-graduação na área, em nível de mestrado e doutorado. Esta pesquisa dá continuidade a projetos anteriores; um deles, intitulado “O diálogo entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos”, financiado pelo CNPq (14/2013). Os esforços empreendidos ao longo desse percurso propiciaram, com base nos dados e análises realizadas, não apenas o delineamento de diversos aspectos da questão investigada, como também um panorama de pontos cruciais que podem ser objeto de ações visando à melhoria dos processos formativos de professores. Na etapa atual, pretende-se dar continuidade a essa linha de investigação, mantendo-se o olhar sobre a relação teoria-prática, mas priorizando o estudo de condições, propostas e estratégias para o aperfeiçoamento de processos de formação inicial, continuada e em serviço. A ideia central desta proposta é buscar estabelecer, ou apontar, as possíveis interfaces entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos. Visa agregar maior qualidade nas pesquisas desenvolvidas e nos produtos educativos advindos a partir das mesmas, bem como envolver maior número de professores e estudantes da Educação Básica no processo de concepção e produção dos recursos científicos, tecnológicos e sociais pretendidos e na sua integração nas escolas. A cooperação com outros grupos de pesquisa que também já têm competência e produção acumulada na área, deverá gerar propostas e produtos que poderão ser compartilhados e implementados nos diversos países que colaboram neste projeto. Assim, pretende responder o seguinte problema geral de investigação: Quais relações vêm sendo construídas na tripla intersecção entre a produção acadêmica na área da Educação em Ciências, os saberes docentes e o ensino escolar nos diferentes níveis e espaços educativos e como a consideração deste cenário possibilita o aperfeiçoamento de condições, propostas e estratégias voltadas à formação para o trabalho docente com conteúdos de ciências naturais e matemática?
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Paes de Carvalho

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • neurotransmissores e vias de sinalização na retina em desenvolvimento
  • Este projeto visa estudar aspectos neuroquímicos do desenvolvimento do sistema nervoso central com destaque para a regulação de receptores e vias de transdução de sinal ativadas por glutamato, dopamina ou adenosina e nas suas interações recíprocas com a vitamina C. Retinas intactas de embriões de galinha em diversos estágios do desenvolvimento embrionário, culturas purificadas de neurônios ou células gliais e também culturas mistas de retina, contendo neurônios e células gliais, serão utilizadas para estudar os seguintes aspectos principais: 1) Modulação da Erk e da CREB por dopamina e adenosina; 2) Modulação da expressão de receptores NMDA por adenosina; 3) Modulação da AKT por NMDA e cálcio em culturas de retina; 4) Ativação de receptores NMDA por vitamina C; 5) Liberação de vitamina C em culturas de retina; 6) Vitamina C e a inibição da captação de glutamato; e 7) Modulação da sobrevivência e morte neuronal por vitamina C. Os resultados poderão trazer subsídios importantes para o estudo de doenças neurodegenerativas que envolvem alterações no desenvolvimento de funções glutamatérgicas, dopaminérgicas e purinérgicas e na neuromodulação por vitamina C.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Rafael Dias da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • estetização pedagógica, aprendizagens ativas e práticas curriculares: um estudo acerca da individualização dos percursos formativos no ensino médio
  • O presente projeto de pesquisa objetiva estabelecer um mapeamento dos modos de constituição das práticas curriculares mobilizadas no Ensino Médio, ao longo da última década, procurando dimensioná-las em um contexto de intensificação das formas de estetização pedagógica e das aprendizagens ativas nas pedagogias contemporâneas. Em uma breve incursão pelos discursos pedagógicos promovidos na Contemporaneidade, tornou-se recorrente depararmo-nos com referências a importância de metodologias ativas, centradas na atividade dos estudantes e no desenvolvimento da interatividade como estratégia privilegiada. Essa caracterização, promovida intensamente desde a segunda metade do século XX, materializa-se na ênfase em práticas curriculares diferenciadas aos perfis dos estudantes, às demandas da sociedade e da economia de nosso tempo e à capacidade pedagógica para a promoção de inovação. Neste projeto investigativo será problematizada uma das nuances específicas desse processo, que se refere aos processos de seleção e organização do conhecimento escolar, aos modelos de organização das aulas e à distribuição dos tempos e dos espaços. Serão examinados, em uma primeira etapa, relatos de experiência de práticas curriculares que se autonomeiam como inovadoras e interativas, publicados em variados periódicos brasileiros nas áreas da Educação e do Ensino. Posteriormente, na segunda etapa, serão realizadas observações e entrevistas episódicas com professores que atuam no Ensino Médio nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo. A hipótese analítica que mobiliza o estudo sugere que, atualmente, novas tecnologias pedagógicas são colocadas em cena, articulando produtivamente as noções de estetização pedagógica, aprendizagens ativas e práticas curriculares no Ensino Médio.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Ricardo Panepucci

Outra

Microeletrônica
  • desenvolvimento de filtros ópticos sintonizáveis baseados em silício com alto desempenho e energeticamente eficientes
  • Os filtros ópticos com resposta sintonizável são dispositivos de interesse comum para o Brasil, Índia e China, e importantes no futuro para desenvolvimentos conjuntos ou estabelecer produtos a serem produzidos em países parceiros. A fotônica em silício fornece uma plataforma muito atraente devido à compatibilidade de CMOS, de baixo custo e alta densidade de integração, podendo atingir desempenho comparável aos dispositivos ópticos bulk. Neste projeto será desenvolvido conjunto de filtros ópticos sintonizáveis baseados em ressoadores em silício com alto desempenho (rápida sintonia e tracking, características comparáveis a filtro ópticos bulk com extrema redução física, elevado contraste por canal,...), com polarização controlada e energeticamente eficientes (baixo consumo para reconfiguração, poucos fJ/bit,..), para aplicações em interconexões ópticas on-chip de alta capacidade, com inteligência e eficiência energética. A equipe do Brasil (CTI em conjunto com o ITA) conduzirá este trabalho de pesquisa e as equipes da China (Zhejiang University e South China Normal University) e da Índia (Indian Institute of Technology Roorkee) estarão apoiando as atividades. A forte interação entre os parceiros promoverá a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS.
  • Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
  • 08/08/2019-31/08/2022
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Roberto Ricardo Panepucci

Outra

Microeletrônica
  • desenvolvimento de dispositivos fotônicos integrados em silício no brasil
  • Este projeto visa o desenvolvimento de tecnologia no país para fabricação de dispositivos fotônicos em silício, empregando conhecimentos, equipes e facilidades das instituições CTI e CEITEC em tecnologia CMOS. Será desenvolvido um PDK (Photonic Design Kit) na tecnologia thick SOI (silicon-on insulator) de baixo contraste, permitindo estruturas de unidades de micra e produzindo resultados com boa reprodutibilidade. Esta proposta foi motivada por 2 fatores importantes: 1) baseia-se na experiência do Proponente desde 2010 no CTI, desenvolvendo de CI’s fotônicos no modelo “fabless” empregando “foundries” no exterior. Embora com resultados bastante positivos, algumas restrições impulsionaram a buscar alternativas para agilizar e viabilizar dispositivos fotônicos, empregando prototipagem no país. O uso de “foundries” no exterior, mesmo em programas multi-usuários, tem impactos em custo (poucos unidades de “dies” por alguns milhares de Euros ou Dólares) e em tempo, uma vez que o “turnaround” chega a atingir de 6 a 8 meses, tornando o ciclo de projeto muito longo, 2) resultados de sucesso do Convênio com a CEITEC S.A. através do CTI Renato Archer, para a promoção do Projeto Multi-Usuário Brasileiro em microeletrônica, propondo-se estabelecer uma tecnologia fotônica de forma a promover o mesmo mecanismo no caso dos optoeletrônicos, a comunidade técnico-cientifica e industrial. Os resultados do projeto gerarão um PDK e um bloco funcional, que será prototipado validando a tecnologia desenvolvida, podendo também ser empregado em uma prova de conceito (PoC).
  • Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Rivelino de Melo Moreno

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • efeitos de campo elétrico e propriedades de transporte eletrônico e térmico em materiais nanoestruturados
  • Neste projeto propõe-se utilizar métodos de primeiros princípios, baseados na teoria do funcional da densidade, para investigar propriedades de estruturas de baixa dimensionlidade, tais como fios atômicos unidimensionais, nanotubos, nanofitas de materiais bidimensionais e superfícies. Nosso principal foco concentra-se em determinar: (i) o efeito de campo elétrico aplicado a estruturas de baixa dimensionalidade; (ii) as propriedades de transporte eletrônico (e.g., coeficiente de transmissão e curvas I-V características) em dispositivos eletrônicos; (iii) as propriedades témicas (e.g., coeficiente Seebeck e condutividade térmica) em materiais termoelétricos de baixa dimensionalidade; e (iv) as propriedades decorrentes da emissão de elétrons por campo (e.g., fator de ganho de campo local e corrente elétrica associada ao processo de emissão) em nanoestruturas. Os cálculos de transporte eletrônico serão realizados para nanofios 1D de átomos metálicos e de carbono, nanotubos de carbono e similares, nanofitas de materiais 2D, inclusive derivadas de materiais topológicos, e trilhas em superfícies tipo grafano, utilizando o método da função de Green de não-equilíbrio implementado no código TRANSIESTA. Para o cálculo das propriedades térmicas, utilizaremos a formulação de transporte de Boltzmann, implementada no código BoltzTraP, que será aplicada no estudo de estruturas tipo siliceno, fosforeno, borofeno, bismuteno e similares. Os cálculos de propriedades oriundas da emissão por campo serão realizados, a partir de procedimentos de primeiros princípios, para estruturas 2D, tipo dicalcogenetos de metais de transição (DMTs), e superfícies conectadas a nanotubos fechados, que não podem ser descritos diretamente com a teoria de Fowler-Nordheim.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022