Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Reginaldo Kisho Fukuchi

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • estabelecendo padrões e métodos para a realização de estudos multicêntricos em biomecânica da corrida
  • A biomecânica alterada do padrão de movimento tem sido associada à lesões na corrida que, por sua vez, tem impactado negativamente na prática desta atividade. Portanto, tem havido um crescimento na oferta de serviços de avaliação da marcha para detectar estes padrões alterados que pode ser devido ao avanço tecnológico que permitiu maior facilidade de acesso a instrumentação tridimensional da marcha. Entretanto, (1) o trabalho isolado dos laboratórios de marcha, (2) a falta de padronização dos procedimentos envolvidos na coleta e análise dos dados e (3) o uso de técnicas pouco robustas para lidar com a natureza complexa e multivariada dos dados de marcha tem afetado negativamente o avanço do conhecimento na área. Para superar em parte estas limitações, estamos propondo, por meio de uma colaboração com um centro de pesquisa canadense, (1) expandir um conjunto de dados públicos de corredores incluindo sujeitos brasileiros e canadenses; (2) contribuir para o avanço de um sistema de feedback para melhorar a confiabilidade na colocação de marcadores para a análise da marcha; e (3) desenvolver e aplicar métodos inovadores de ciência dos dados para recomendar novos padrões de métodos estatísticos para laboratórios de marcha. A infraestrutura e equipamentos necessários para a execução do projeto são típicos de um laboratório de marcha e já se encontram disponíveis em ambos os centros participantes. A visita técnica do proponente brasileiro ao centro canadense e a aquisição de um computador irão permitir maior êxito na execução do presente projeto uma vez que estamos propondo padronizar procedimentos da análise da marcha que envolve um volume considerável de dados. É esperado que a execução do presente projeto permita superar em parte as limitações da análise da marcha e avançar o conhecimento sobre o tema por meio de publicações científicas. Portanto, esta é uma chance única para que um centro de pesquisa brasileiro se integre a um esforço de tal magnitude e muito importante para o Brasil, pelas parcerias científicas que se abrem e por abordar um tema tão raro aos praticantes de corrida em nosso país.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reginaldo Santana Figueiredo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • mercado de carnes e de grãos no brasil: transmissão de preços e risco
  • A transmissão de risco entre mercados agrícolas ainda é um fenômeno importante a ser estudado, já que, hipoteticamente, ela pode ocorrer tanto pela incorporação de informações advindas do mercado interno, como por ocorrência de choques e volatilidades em mercados que interagem entre si. Diante disso, este projeto tem como objetivo geral analisar a transmissão de risco via choques e volatilidades entre os mercados brasileiros de grãos e o de carnes bovina, suína e de frango. Especificamente, espera-se com a presente proposta: (i) averiguar a transmissão de preços e a existência ou não de relação de equilíbrio de longo prazo entre os preços dos grãos e de carnes; e (ii) verificar se há dominância entre os mercados de grãos na transferência de risco e de preços para os mercados de carnes. Para atingir o objetivo geral da pesquisa, será utilizado o modelo BEKK com parametrização de Engle e Kroner (1995) em virtude de esse modelo ser capaz de: capturar os principais fatos estilizados das séries financeiras; representar a dinâmica das variâncias e covariâncias; utilizar parametrização simplificada; e permitir uma interpretação que atende às propriedades matemáticas dos modelos multivariados. Já para o alcance dos objetivos específicos, serão aplicadas as seguintes análises: de cointegração, de causalidade de Granger agregada à aplicação do modelo vetorial autorregressivo, de decomposição da variância e de impulso-resposta. Espera-se, a partir da aplicação dos modelos de análise propostos, ampliar a compreensão sobre a interdependência e inter-relação entre os mercados em estudo no curto e longo prazo e, ao mesmo tempo, gerar informações que contribuam para tornar mais eficaz a gestão do risco e a comercialização nos principais mercados brasileiros de grãos e de carnes.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Regineide Xavier Santos

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • avaliação biotecnológica de extratos e frações oriundos da planta fruto do conde (annona reticulata) da região do sudoeste da bahia
  • O gênero Annona é um dos três gêneros da família capaz de produzir frutos comestíveis, sendo desses três, o único cultivado no Brasil para fins econômicos. Dentro do gênero Annona, encontra-se a Annona reticulata L., é uma planta bastante comum nas regiões tropicais do continente americano, Paquistão, Bangladesh e oeste da Índia, sendo bastante utilizada no tratamento de várias doenças. Muito da atividade medicinal das anonáceas giram em torno das acetogeninas e alcaloides. Antes da identificação das acetogeninas, acreditava-se que o poder fitoterápico em Annonaceae era obtido pela presença de alcaloides, porém, com o descobrimento da acetogenina, várias atividades biológicas têm sido relacionadas a esse composto. As acetogeninas são metabólitos produzidos a partir de ácidos graxos, de cadeia longa (geralmente, de 35 a 37 carbonos) obtidos através da via do ácido acético, encontrados apenas nas anonáceas, com forte poder citotóxico e que tem demonstrado ser promissor no tratamento de neoplasias. Os alcalóides comumente encontrados nas anonáceas são, geralmente, oriundos da rota fenilalanina/tirosina, que são os isoquinolínicos, sendo no gênero Annona comumente do tipo aporfínico. Além dos usos etnomédicos, a fruta de conde tem outros usos importantes para as comunidades. Por exemplo, a casca da A. reticulata pode ser usada para produzir corantes que são usados em arte e artesanato, enquanto que seus botões florais são usados para dar sabor aos alimentos e outros, com isso essa planta torna-a mais sustentável para várias comunidades. Nos últimos anos, têm-se acompanhado relatos de apropriações indevidas da biodiversidade brasileira e do patrimônio genético a ela associado, por países detentores de biotecnologia avançada, sendo pertinente a preocupação com grupos econômicos internacionais, que ao descobrirem as riquezas e o valor medicinal das plantas brasileiras, possam patentear plantas ou compostos bioativos delas isolados. Em vista disso, um dos objetivos deste projeto, é o registro de novas patentes, visando à proteção da propriedade intelectual e, consequentemente, da nossa biodiversidade. Diante do cenário apresentado, este projeto propõe uma investigação da espécie vegetal A. reticulata encontrada na região de caatinga do sudoeste da Bahia. Dentre as atividades biológicas a serem investigadas neste projeto em A. reticulata, encontram-se a antimicrobiana, antidiabética, antitumoral, genotóxica e citotóxica. Estes estudos preliminares visam dar subsídios para a formulação de novos bioprodutos naturais, como produção medicamentos, fungicidas, matéria prima para cosméticos, fitoterápicos, fitofármacos mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente, a partir da biodiversidade local, buscando levar desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico para a região sudoeste da Bahia, de maneira a contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Régis Gemerasca Mestriner

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • impacto do estresse crônico na adolescência sobre a adaptabilidade da marcha na vida adulta: um estudo em modelo murino
  • Vivenciar situações de estresse em períodos de vulnerabilidade/sensibilidade do neurodesenvolvimento pode deflagrar alterações neurobiológicas e funcionais ao longo de toda a vida. Estudos prévios indicam que a exposição a agentes estressores na infância e na vida adulta pode impactar na capacidade de adaptar a marcha frente ao contexto ambiental em que ela é executada. Além disso, a capacidade de adaptação da marcha e suas relações com o sistema dopaminérgico, o fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF) e seus receptores em diferentes estruturas cerebrais foram preliminarmente investigados por nosso grupo de pesquisa (artigo submetido ao periódico Behavioural Brain Research). Vimos, no mencionado estudo, que existe uma associação entre a capacidade de adaptação da marcha e os níveis de expressão do RNAm do Bdnf exon IV no córtex motor, do receptor Drd2 no cerebelo e do receptor TrkB no córtex pré-frontal medial. No entanto ainda não se sabe se o estresse no período de sensibilidade de desenvolvimento da adolescência poderia modificar este cenário. Ante ao exposto, o presente projeto propõe investigar a exposição ao estresse crônico no período da adolescência sobre a capacidade de adaptação da marcha, bem como sua relação com a expressão de RNAm dos receptores de dopamina e Bdnf no córtex sensório-motor, córtex pré-frontal, estriado, cerebelo e hipocampo de camundongos machos e fêmeas. Para os experimentos, utilizaremos Camundongos Balb/cJ expostos a um protocolo de estresse crônico imprevisível, durante o período da adolescência (P32 ao P60). Na vida adulta (P60) os animais serão avaliados no teste do labirinto em cruz elevado para verificar a símile de ansiedade; no teste do labirinto em Y para avaliar a memória de trabalho; e no teste da escada horizontal para avaliar a adaptabilidade da marcha. Após, os animais serão eutanasiados e seus cérebros removidos para a dissecção das estruturas cerebrais mencionadas. Por fim, verificaremos a expressão do RNAm dos receptores Drd1 ao Drd5 e o exon IV do Bdnf nas regiões encefálicas de interesse.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Regis Rossi Alves Faria

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • integração de captura espacial e auralização para aplicações musicais aumentadas
  • Este projeto propõe uma contribuição pontual e exequível para o desenvolvimento de dispositivos próprios e uma inédita integração de recursos para gravação, processamento e reprodução sonora espacial e multicanal voltada para aplicações musicais interativas. A proposta é integrar em uma única infra-estrutura de pesquisa recursos de captação sonora espacial e auralização multicanal que sirvam concomitantemente a experimentações na área de instrumentação musical aumentada e modelos de audição interativa, bem como ao desenvolvimento de tecnologias diferenciais no país, tanto hardware quanto software, para modelagem, microfonação e auralização de cenas sonoras. O projeto de 24 meses desdobra-se em uma fase de implantações tecnológicas e uma aberta a experimentações musicais aumentadas, e tem potencial para abrir novas perspectivas artísticas e fronteiras tecnológicas na área de música e tecnologia.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Reimar Carlesso

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • índices de vegetação para estimativa da evapotranspiração e resposta a disponibilidade hídrica da soja e milho em condições irrigadas e de sequeiro no rio grande do sul
  • A produtividade de uma cultura é função linear da quantidade de água transpirada pela planta durante o seu desenvolvimento, o qual pode ser acessado através de modelos de balanço hídrico do solo. O SIMDualKc é um modelo de balanço hídrico que utiliza a metodologia do Kc dual, o qual emprega um coeficiente que descreve a evaporação da água do solo (Ke) e um coeficiente que descreve a transpiração da cultura (Kcb). O Kcb é um parâmetro dependente das características morfofisiológicas da cultura e de difícil determinação, dessa forma, o uso de índices de vegetação surgem como ferramentas auxiliares para determinação dos coeficientes basais de cultivo (Kcb). O presente trabalho busca estimar o balanço hídrico do solo a partir da combinação do modelo SIMDualKc e índices de vegetação e relacionar a transpiração da cultura com a produtividade a partir de funções empíricas para as culturas de soja e milho em condições irrigadas e de sequeiro no Rio Grande do Sul. Experimentos de campo serão implantados nas principais regiões produtoras de soja e milho no estado, nos anos agrícola de 2019/20 e 2020/21 e 2021/22, para monitoramento das variáveis morfofisiológicas das culturas e do conteúdo de água no solo, em talhões irrigados e de sequeiro. Índices de vegetação serão calculados a partir de imagens na faixa do visível e do infravermelho obtidas de drones e dos sensores Landsat 7 ETM+, Landsat 8, Sentinel 2A e 2B para determinação dos valores de Kcb. Os valores de Kcb derivados de índices de vegetação, serão comparados aos valores de Kcb determinados a partir de dados observados e validados a partir de indicadores estatísticos. Com a validação dos valores, os mesmos serão utilizados de forma combinada com o Ke, determinado pelo modelo SIMDualKc para obtenção do Kc e simulação do balanço hídrico. A partir da transpiração de água pelas plantas, determinada juntamente ao balanço hídrico, será construído as funções de produtividade-água para avaliação da resposta das culturas a disponibilidade hídrica.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reimundo Heluani

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • geometria e representações de álgebras de vértices e lie de dimensão infinita
  • Este projeto apresenta uma linha de pesquisa que combina temas em geometria diferencial, complexa e algébrica com aspectos da teoria de representações de álgebras de Lie, tendo como motivação diversos tópicos de física–matemática (como os modelos sigma em teoria de cordas). O objeto central para o projeto são as álgebras de vértices, ponto em comum nas pesquisas dos membros da equipe principal, assim como o eixo no programa de longo prazo de fomentar a teoria de representações no Rio de Janeiro.
  • Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Reinaldo Antonio da Silva Sobrinho

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • frontb - estudo sobre resistência aos antimicrobianos utilizados no tratamento da tuberculose: um estudo de coorte prospectivo.
  • O projeto tem como objetivo identificar fatores preditores de RAM (resistência aos antimicrobianos) na terapia antituberculosa. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, tipo coorte-prospectivo, que será conduzido em localidades na faixa de fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. A população de referência será constituída por doentes de tuberculose em tratamento. A coorte de estudo será formada por indivíduos expostos aos seguintes fatores: a) Cultura de escarro, teste de sensibilidade no início do tratamento; b) Tratamento Diretamente Observado pelo menos três vezes por semana durante o período de tratamento c) Consulta mensalmente de acompanhamento com médico ou enfermeiro durante todo o tratamento. Os doentes não expostos aos fatores elencados anteriormente por qualquer motivo constituirão a coorte de controle. Segundo calculo do tamanho amostral, cada coorte será formada por 97 doentes. O recrutamento dos doentes ocorrerá com contato telefônico semanal com o serviço de saúde, para verificar a ocorrência de diagnóstico de casos de tuberculose. O follow-up terá duração mínima de seis meses para cada doente (período de tratamento), com regularidade mensal. Serão calculadas as taxas de incidência de resistência e outras variáveis de interesse. Na sequência será verificada a força de associação entre variáveis estudadas, por meio do Risco Relativo. As variáveis ligadas a ocorrência de resistência estatisticamente significativas na análise univariada, juntamente com variáveis de relevância clínico-epidemiológica, irão compor o modelo para a análise multivariada (Regressão Logística Múltipla). O estudo será submetido para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Espera-se que as evidências encontradas com a pesquisa possa demonstrar o potencial da realização da cultura de escarro e teste de sensibilidade a drogas no momento do diagnóstico, do Tratamento Diretamente Observado, e a consulta mensal dos doentes como preditores de resistência aos antimicrobianos, utilizados no tratamento da tuberculose. Ainda, que os mecanismos de desenvolvimento e disseminação da resistência aos antimicrobianos da terapia antituberculosa (com vistas a outras doenças), estão relacionados com a efetividade da atenção em saúde conferida ao doente durante o tratamento.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reinaldo Matias Fleuri

Ciências Humanas

Educação
  • educação intercultural: aprender com os povos originários do sul a decolonizar a educação
  • Os recursos solicitados no âmbito desta Chamada Universal MCTIC/CNPq viabilizarão a execução do projeto PQ/CNPq 306049/2017-1 (Chamada CNPq Nº 12/2017 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ), que visa estudar as cosmovisões de povos originários do hemisfério sul, relacionadas com a concepção de “bem-viver”, em suas implicações decoloniais e não-coloniais para a construção de políticas de sustentabilidade, bem como de propostas e práticas inovadoras de educação intercultural e inclusiva. Alavancado pela rede de cooperação científica intercultural e internacional construída ao longo das últimas duas décadas, contando com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) e do Griffith Institute for Educational Research (GIER), a presente proposta está sendo erigida como um processo sociopoético de pesquisa, congregando em rede pesquisadoras e pesquisadores, bem como mediadoras e mediadores interculturais ligados a povos originários do Brasil, América Latina, Austrália e África. Estudos de revisão bibliográfica permitirão fundamentar os processos de pesquisa em cooperação com os diferentes parceiros e interlocutores, bem como as entrevistas com mediadores interculturais e movimentos organizados de povos originários, atividades estas que serão compartilhadas mediante intercâmbio interinstitucional ou seminários presenciais e virtuais. Os resultados do processo de pesquisa serão veiculados mediante publicações científicas, bem como em produtos didáticos e de divulgação em rede virtual. Tal produção contribuirá para o avanço das pesquisas relacionadas com a interculturalidade crítica na área de educação, para a cooperação cientifica interinstitucional e internacional, para o estreitamento da interação entre universidades e movimentos sociais de povos originários, bem como para a construção de políticas interculturais de sustentabilidade e de práticas que fomentem a integração e empoderamento das culturas e povos originários.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Reinaldo Morabito Neto

Engenharias

Engenharia de Produção
  • problemas de dimensionamento de lotes, programação, roteamento, localização, corte e empacotamento, e suas integrações no planejamento da produção e logística
  • O presente projeto busca dar continuidade às pesquisas anteriores desenvolvidas com os problemas de dimensionamento de lotes de produção, programação (scheduling) de operações, roteamento e programação de veículos, corte de materiais e empacotamento de itens, em contextos de planejamento e controle da produção e logística. No presente projeto, pretende-se continuar pesquisando estes problemas e explorar melhor possíveis integrações entre eles. Além disso, também se almeja pesquisar problemas de localização de instalações e unidades de serviços emergenciais. Exemplos de integrações destes problemas incluem a combinação de decisões de dimensionamento e programação (sequenciamento) de lotes de produção em diferentes situações práticas (lot-scheduling), a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de corte de materiais (lot-cutting), a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de roteamento e carregamento (production, routing and loading), a integração de problemas de controle de estoques com decisões de roteamento e carregamento (inventory, routing and loading), a combinação dos problemas de corte e empacotamento com problemas de sequenciamento de padrões de corte, entre outros. Pretende-se desenvolver pesquisas nestes problemas com os seguintes objetivos principais: (i) analisar a teoria destes problemas e o potencial de suas aplicações em processos industriais e logísticos envolvendo características específicas. Estudos de caso deverão ser dirigidos para empresas de bens e serviços operando no Brasil. (ii) Identificar novos problemas e construir modelos matemáticos para representá-los adequadamente. (iii) Desenvolver métodos e algoritmos computacionais para a solução dos modelos construídos em situações hipotéticas e realistas. (iv) Contribuir para a geração de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos qualificados em pesquisa operacional e engenharia de produção. As seguintes tarefas estão previstas neste projeto (detalhadas na seção 4): (i) Dimensionamento de lotes e programação da produção. (ii) Roteamento e programação de veículos. (iii) Localização de instalações e unidades de serviço emergencial. (iv) Corte de materiais e empacotamento de itens. (v) Problemas integrados. Pretende-se, portanto, continuar os estudos nestes temas e explorar melhor suas integrações. Por exemplo, a integração dos problemas de corte e empacotamento nas decisões de roteamento e programação de veículos e no planejamento, programação e controle da produção, tais como dimensionamento e sequenciamento de lotes, a combinação dos problemas de corte e empacotamento com problemas de sequenciamento de padrões de corte, a integração de problemas de dimensionamento de lotes com decisões de carregamento e distribuição, entre outros. Além disso, almeja-se também pesquisar problemas de localização de instalações e unidades de serviços emergenciais.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022