Projetos de Pesquisa

 

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Adriana Valéria Santos Diniz

Ciências Humanas

Educação
  • mapa da educação superior na paraíba: análise do setor público e privado
  • A presente proposta de pesquisa, intitulada Mapa do Ensino Superior na Paraíba: análise do setor público e privado, insere-se na temática do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas de Gestão e Avaliação da Educação Superior – MPPGAV- e pretende ser um elo agregador da produção do conhecimento qualificado de docentes e discentes. Trata de produzir conhecimento acadêmica e socialmente relevante sobre a temática da educação superior, no Estado da Paraíba. Parte do pressuposto de que o processo de expansão da educação superior, mais precisamente pós-aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9394/96), possibilitou a expansão do sistema e a ampliação do acesso, de forma diversificada em todo o território nacional, tanto no âmbito público como no privado, não sendo diferente no caso do Estado da Paraíba. Tal processo é marcado por tensões e contradições na relação entre o público e o privado com incidência na gestão, na avaliação, no financiamento, na condição discente, trabalho docente e no papel do ensino superior na sociedade. A proposta de pesquisa se constitui em uma oportunidade inovadora e necessária para o desenvolvimento local, ao se desenhar o cenário da educação superior no estado, contemplando tanto o setor público como o setor privado, no âmbito do ensino presencial. É importante reconhecer as características gerais e específicas no que tange à compreensão das formas de acesso, nas especificidades do setor público e privado, assim como o perfil do ingresso e as escolhas dos cursos; as condições ofertadas pela instituição para a permanência e conclusão do curso na relação com o desenvolvimento social do Estado. Ancorado em estudos e pesquisas realizadas por Chaves (2012), Mancebo (2013) Jezine e Bittar (2013), Ferreira (2013), Sguissard (2015), este projeto pretende desenvolver uma investigação que objetiva construir um mapa com dados e informações sobre o perfil do ensino superior no Estado da Paraíba, que permita visualizar as formas de acesso a este nível de ensino, assim como o perfil do ingresso em cursos presenciais e à distância nos setores público e privado; de permanência do discente e das condições de trabalho do docente, buscando analisar as relações no campo institucional, a fim de ressaltar as condições e/ou contribuições do sistema de educação superior para o desenvolvimento local e educacional do Estado da Paraíba. Como um esforço de visão de totalidade, o projeto se estrutura a partir de três dimensões, a saber: Institucional – que compreende a estrutura funcional da instituição a partir da oferta de cursos por áreas de conhecimento, matrículas e conclusão, demandas reprimidas, política de financiamento para o acesso e permanência; Acesso e permanência do Discente – perfil socioeconômico e educacional do ingressante, tendo como elemento de análise os ingressos por cotas e as condições de permanência e conclusão do curso; e Docente – formação, condições de trabalho e atendimento. De um ponto de vista metodológico, a pesquisa adotará as abordagens quantitativa e qualitativa de modo articulado, considerando os propósitos assinalados por Ramos (2013) para análise de problemas da realidade social relativos ao processo de descrição e comparação, de estabelecimento de nexos causais e de inferência de resultados a partir de amostra. O trabalho está organizado em duas fases. A primeira relativa aos estudos teóricos, organização de categorias e levantamento e análise de dados em bancos de dados (INEP, IBGE, CAPES, MEC, Domínio Público) e de fontes documentais (primárias e secundárias) de dispositivos legais. A segunda fase de mapeamento tratará de analisar as instituições de ensino superior na Paraíba cadastradas pelo MEC individualmente para identificação de seus cursos de graduação. Será adotada a metodologia de estudos de casos múltiplos, que se caracteriza, segundo Alves-Mazotti (2006), pela condução simultânea de vários estudos simultaneamente. Com o estudo de caso buscar-se-á ultrapassar as generalizações formuladas a partir dos dados coletados e analisados, e as indicações já postas acerca da expansão da educação superior, assim como as análises formais do campo jurídico-político, alargando a análise sobre os efeitos das políticas no sistema, desvelando as representações sobre o processo de acesso e sua vinculação com a democratização; a ampliação das oportunidades de acesso a sujeitos em situação de vulnerabilidade e as condições para a permanência e conclusão dos cursos superiores. Os estudos serão realizados em instituições específicas do setor público (federal e estadual) e do setor privado, escolhidas a partir do conjunto geral de dados institucionais. Desta forma, as inferências generalizadas a partir das comparações e análise dos dados podem ser compreendidas no seu lócus de fazer cotidiano. A contribuição científica do projeto se dará a partir da reunião de dados relevantes sobre a realidade do Ensino Superior na Paraíba, que poderá ser alvo de estudos posteriores, com vistas a subsidiar a formulação de políticas voltadas à realidade da formação profissional do Estado. Espera-se que os conhecimentos produzidos contribuam para a teorização da educação superior no contexto do desenvolvimento social, sob o olhar crítico da caracterização dos sujeitos com histórico de exclusão que ingressam na educação superior para dar visibilidade às bases de dados do INEP/IBGE/IPEA, como fonte de pesquisa sociológica que junta a abordagem quantitativa e qualitativa em análise qualificada das questões das desigualdades sociais e políticas de inclusão na educação superior, além de ampliar o debate acerca do papel social da universidade para o fazer social do Estado da Paraíba.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021