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Leonardo Avritzer
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
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Currículo
Título do Projeto:
instituto da democracia e da democratização da comunicação
Resumo:
O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação pretende reunir pesquisadores de renome nacional e colaboradores internacionais no intuito de avançar a discussão sobre a democracia brasileira, a sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país. O programa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação prima pela mobilização e agregação de grupos de pesquisa de quatro instituições principais - UFMG, UERJ, Unicamp e USP - além da participação de pesquisadores da Unb, UFPR, UFPE, UNAMA, IPEA e, internacionalmente, do CES/UC e da UBA. Esta articulação horizontal e cooperativa visará a associação em redes interinstitucionais com as diferentes instâncias de Governo e com a sociedade. Pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional, com experiência de liderança em projetos complexos, publicações de impacto em revistas científicas especializadas e expressivo resultado em orientação e supervisão de discentes deverão promover duas atividades no âmbito do Instituto: (1) pesquisas de opinião pública sobre o estado da democracia no Brasil incluindo o legislativo e o judiciário; (2) proposição de aplicação de tecnologias de informação que melhorem a qualidade da democracia no Brasil. Os pesquisadores, membros do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, desenvolverão suas atividades combinando investigação e docência em Instituições Públicas de Ensino Superior de excelência, situadas no Brasil - em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Brasília, Pará e Pernambuco e no exterior Argentina e Portugal. Entre o corpo de pesquisadores do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação encontram-se sociólogos, cientistas políticos, juristas, historiadores, comunicólogos na sua grande maioria pesquisadores 1 do CNPq. Estes pesquisadores são especialistas nas áreas de opinião pública, democracia, justiça e cidadania, temas estruturantes dos eixos de atuação do instituto. O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação também terá como um dos seus eixos de atuação central a avaliação de como tecnologias de comunicação podem melhorar o desempenho da democracia. Esta parte será realizada em estreita colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
26/11/2016-30/11/2024
Leonardo Cavalcanti da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas migratórias em perspectiva comparada entre o brasil e os países do sul da europa.
Resumo:
A pesquisa objetiva analisar as políticas migratórias, em perspectiva comparada, no Brasil e nos países do Sul da Europa. No Brasil, os principais fluxos migratórios na atualidade são latino-americanos (maioritariamente venezuelanos e haitianos) e o país é ao mesmo tempo lugar de destino e de trânsito para imigrantes. Por outro lado, os países do Sul da Europa também são receptores de imigrantes latino-americanos, além de magrebinos e subsaarianos, tanto como países de recepção, quanto de trânsito para outros destinos europeus. Assim, o Brasil e os países do sul da Europa, pesem a suas peculiaridades, possuem similaridades e diferenças no que diz respeito à situação de país de destino e de trânsito. Portanto, formulam políticas migratórias para imigrantes, refugiados e apátridas levando em conta essa singularidade de recepção e trânsito. Na atualidade, os imigrantes desenvolvem diferentes projetos migratórios, de modo que convive a migração de assentamento com a de trânsito. Dessa forma, as migrações deixaram de ser um evento unilinear e bipolar (países de emigração x de imigração). Assim, um país pode ser ao mesmo tempo de destino e/ou trânsito. Tal situação exige dos Estados a formulação de políticas migratórias que atendam a essa caracterização. Para analisar as políticas migratórias dos Estados Nacionais partimos da hipótese que os fatores estruturais de caráter macroeconômicos, políticos, jurídicos e geopolíticos incidem na formulação das políticas migratórias, seja criando mecanismos de incentivo ou desincentivo aos fluxos migratórios, seja para a inserção dos imigrantes no território nacional. A metodologia será comparativa com diferentes técnicas de coleta de informação, tanto dados quantitativos gerados pelos organismos oficiais no Brasil e nos países do sul da Europa (Portugal, Espanha, Itália e Grécia), quanto qualitativos, entrevistas em profundidade com representantes do Estado Brasileiro e de dois países do Sul da Europa (Portugal e Espanha).
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Leonardo Chaves Dutra da Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
comparando a efetividade de abordagens neurais e não-neurais em tarefas de classificação automática de texto
Resumo:
Estratégias de Classificação Automática de Texto (CAT) têm papel fundamental em diversas tarefas relacionadas à Recuperação de Informação. Um exemplo recente é o processo de automação de análise judicial, no qual essas estratégias são capazes de auxiliar na localização documentos em acervos, separação e classificação de peças processuais e identificação de temas de repercussão geral de maior incidência. Diante desse contexto, CAT testemunhou um avanço significativo na última década com novas propostas de representações de texto e algoritmos de classificação, em sua maioria motivadas ou inspiradas nos recentes avanços nas arquiteturas de redes neurais. No entanto, essa onda de melhorias foi ocultada por uma nuvem de dúvidas devido a uma série de questões potencialmente (muito) problemáticas, incluindo: (i) seleção e comparações com linhas de base fracas e mal ajustadas; (ii) uso de protocolos experimentais inadequados, que não incluem repetições para avaliar a generalização e a variabilidade; (iii) falta de tratamento estatístico dos resultados, como testes de significância estatística ou mesmo simples intervalos de confiança; e (iv) uso de métricas de avaliação inadequadas (por exemplo, precisão para conjuntos de dados com distribuições distorcidas). Dessa forma, o objetivo desse projeto de pesquisa é fornecer uma organização para essa área, executando uma comparação vasta, abrangente e cientificamente sólida das soluções recentes de classificação de texto neurais e não neurais. A novidade desse projeto se dará na magnitude do estudo a ser realizado, com uma grande quantidade de experimentos e avaliação de diferentes fatores a serem analisados, tais como características dos conjuntos de dados, eficácia, tempo de treinamento, variabilidade de resultados, além de um maior rigor científico. Basicamente, o objetivo é avaliar as características das coleções de dados e dos algoritmos de classificação, identificando quais estratégias são mais adequadas para cada tipo de coleção, visando economicidade de custos e, principalmente, de tempo, sem que haja nenhum tipo de perda na eficiência das tarefas de classificação. A realização desse estudo comparativo exige uma enorme quantidade de recursos computacionais, os quais não estão disponíveis dentro das instituições de pesquisas nacionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
20/08/2020-31/08/2022
Leonardo da Silveira Borne
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
levantamento da educação musical na rede educativa municipal de cuiabá: locais, percepções, práticas
Resumo:
Esta pesquisa se propõe a responder a pergunta Como está a situação da educação musical na rede municipal de Cuiabá, no tocante aos locais existentes, à legislação vigente, às percepções sobre a música no ambiente escolar, às práticas realizadas, aos profissionais que laboram e suas respectivas formações e anseios?. Na totalidade, a pesquisa tem uma duração proposta de dois anos, até inícios de 2024. A metodologia qualitativa, com dados qualitativos e quantitativos, adotará o survey como fonte de dados, através de questionário online autodirigido aplicado aos docentes de artes/música vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá/MT, assim como entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores educativos destas mesmas unidades educacionais. Os dados serão organizados e analisados com o apoio da Teoria do Trabalho Docente e das Redes Semânticas Naturais. Desta forma, algumas contribuições iniciais do projeto em foco, não nos limitando unicamente a elas, são de natureza: a) científica: com a realização da pesquisa e seus produtos acadêmicos e políticos resultantes; b) intelectual: inclui-se aqui, além dos produtos científicos, a formação de recursos humanos através de Iniciação científica e de pós-graduação que estejam vinculados ao grupo de pesquisa, promovendo sua formação como pesquisadores, assim como nucleando uma nova geração; c) social: além da formação de recursos humanos mencionada e acompanhamento dos docentes do sistema educativo, os possíveis desdobramentos da pesquisa incluem e possibilitam melhor direcionamento de políticas culturais e educacionais para a região (com implicações no CO e na Amazônia legal), das formações dos docentes envolvidos, e o entendimento do papel da música na escola (que ainda é muito vista como secundária e de adorno às festividades). Consequentemente, a médio prazo pode haver incrementos na presença da música no cotidiano escolar (não só como uma disciplina) e nos estudantes das escolas pesquisadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Leonardo David Tuffi Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tithonia diversifolia uma planta invasora de biomas do estado de minas gerais: potencial reprodutivo, aspectos competitivos e adaptação ecofisiológica
Resumo:
A adaptação, características reprodutivas e a habilidade competitiva das plantas aos ambientes pode fazer de certas espécies de interesse verdadeiras invasoras, com potencial danoso para área cultivadas e de proteção florestal. A Tithonia diversifolia é uma planta perene, arbustiva e nativa da América Central, sendo considerada invasora em diversos países. No Brasil a espécie já está presente em diferentes biomas e estudos preliminares buscando seu uso como planta forrageira indicam ampla variabilidade morfológica, bom crescimento e fácil multiplicação vegetativa. Tais características, aliadas ao porte das plantas e a formação de densa vegetação levantam a hipótese do potencial invasivo da espécie e de sua interferência no crescimento de arbóreas nativas. Na literatura são raros os estudos da espécie como invasora nas Américas e de formas de controle. Assim tem-se por objetivo: 1- Avaliar a capacidade invasiva, competitiva e de adaptação ecofisiológica de T. diversifolia em coexistência com espécies florestais nativas do Brasil; 2- Avaliar a eficiência de diferentes herbicidas no controle de T. diversifolia. No primeiro experimento acessos de T. diversifolia coletados em Minas Gerais serão cultivados irrigados (1 ano) e em sequeiro (1 ano) para avaliação de seu crescimento e morfofisiologia. No segundo experimento as sementes dos acessos cultivados no primeiro estudo serão analisadas quanto a quantidade produzida, germinação e vigor. No terceiro experimento será instalado 2 ensaios de competição, um para cada espécie nativa, em que o convívio da T. diversifolia, em 5 densidades de infestação, será avaliado quanto ao conteúdo de nutrientes e as características fisiológicas de aroeira-do-sertão e de gonçalo-alves. No quarto experimento serão testados herbicidas para o controle em pré e pós-emergência da T. diversifolia. A proposta tem caráter multidisciplinar e potencial para avançar no conhecimento dos riscos da T. diversifolia como invasora no país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Leonardo de Oliveira Barros
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação das competências gerais da base nacional comum curricular (bncc): desenvolvimento de um instrumento de medida
Resumo:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) determina os direitos de aprendizagem dos alunos da educação básica do Brasil, estabelecendo que a educação deverá ocorrer de forma integral, contemplando os aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais e com foco na construção do projeto de vida. Assim, a escola torna-se um espaço de desenvolvimento pleno, tornando os discentes ativos no processo de aprendizagem e na construção do próprio futuro. Embora o projeto de vida seja o mais discutido atualmente, este faz parte de um leque maior de competências a serem desenvolvidas por meio da mobilização de conhecimento, habilidades, atitudes e valores que possam contribuir na resolução de demandas cotidianas, para uma boa relação social, construção da carreira e inserção no mundo do trabalho. A BNCC elenca dez competências gerais que devem estar presentes ao longo de toda a vida escolar, a saber: 1- Conhecimento; 2- Pensamento científico, crítico e criativo; 3- Repertório cultural; 4- Comunicação; 5- Cultura digital; 6- Trabalho e Projeto de Vida; 7- Argumentação; 8- Autoconhecimento e autocuidado; 9- Empatia e cooperação; 10- Responsabilidade e Cidadania. O presente projeto tem por objetivo construir e buscar evidências de validade e normatização para um instrumento de medida das dez competências da BNCC no contexto da educação pública brasileira. A proposta visa contribuir com a disponibilização de ferramentas adequadas para o mapeamento das competências no cenário escolar, além de subsidiar modificações curriculares coerentes e a formação dos profissionais que atuarão com essas demandas. Este projeto envolve as etapas de construção e busca de evidências de validade com base no conteúdo, além das evidências de validade com base na estrutura interna e na relação com variáveis externas e da geração de normas de interpretação dos resultados. O instrumento será desenvolvido com estudantes do ensino médio de escolas públicas de ao menos três regiões do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Leonardo de Sousa Fortes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito repetido da estimulação cerebral não-invasiva e treinamento de força nas adaptações musculares e cognitivas em adultos mentalmente fadigados
Resumo:
Adultos mentalmente fadigados demonstram desengajamento precoce durante a realização de exercício físico, o que pode inibir adaptações neuromusculares. Adultos mentalmente fadigados revelam controle atencional comprometido, o que pode comprometer adaptações cognitivas. A estimulação cerebral não invasiva pode mitigar os efeitos deletérios da fadiga mental e o treinamento de força pode potencializar as adaptações neuromusculares e cognitivas. Logo, uma vez repetidamente treinamento de força e estimulação cerebral não-invasiva combinados, poderá acarretar melhores adaptações neuromusculares e cognitivas em adultos mentalmente fadigados. Otimizar adaptações neuromusculares e cognitivas na população jovem adulta é essencial para reduzir gastos públicos com tratamento medicamentoso. É importante que o treinamento e o recurso ergogênico cerebral apresentem boa relação tempo x eficiência, pois este público tem indicado falta de tempo para a realização de exercícios físicos. Uma vez o treinamento de força adotando abordagem baseada na velocidade combinado ao recurso ergogênico cerebral não-invasivo (aplicado sobre a região frontal do cérebro) acarretando efeitos superiores nas adaptações neuromusculares e cognitivas em sujeitos mentalmente fadigados, poderá tornar-se uma nova possibilidade de utilização em centros de treinamento físico. Será conduzida investigação duplo-cego de medidas repetidas com três grupos paralelos. Todos os participantes, incialmente destreinados, realizarão as sessões de treinamento de força após esforço cognitivo por periódico prolongado ao longo de 12 semanas. Em seguida, os mesmos participantes, agora considerados treinados, serão novamente contrabalanceados em três grupos paralelos e realizarão as sessões de treinamento de força após esforço cognitivo por periódico prolongado ao longo de 12 semanas. Hipotetiza-se que o grupo estimulação cerebral ativa apresentará adaptações neuromusculares e cognitivas superiores ao grupo placebo e controle.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Leonardo Fernandes Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ecossistema de desinformação e propaganda computacional no aplicativo telegram
Resumo:
Este projeto propõe estabelecer uma estrutura de mapeamento e análise multi-método de desinformação no aplicativo de mensagens Telegram. A ideia é monitorar possíveis atividades de propaganda computacional e operações coordenadas de desinformação acerca de temas em saúde que envolvem a pandemia de Covid-19 . O presente projeto irá testar e articular as múltiplas dimensões da eficácia da propaganda computacional no caso específico do Telegram, que, em comparação com plataformas do mainstream, tem sido pouco estudado. No Brasil, não encontramos estudos na linha da presente proposta. As análises já realizadas da propaganda computacional e desinformação no WhatsApp e a sua ecologia de mídia mais ampla são bons guias iniciais. Todavia, apesar de também ser um aplicativo de mensagens, o Telegram apresenta muitas affordances técnicas diferentes das do seu concorrente WhatsApp. Ele possibilita, por exemplo, o acesso a partir de múltiplos dispositivos, mensagens autodestrutivas, anonimizar os números de telefone, montar grupos com até 200.000 membros e canais sem limites de inscritos. A hipótese é que eventuais operações de influência possam ser realizadas em duas escalas. Uma mais fechada, possivelmente centrada no Telegram, para upload, organização e distribuição de conteúdo. E outra, complementar, nas plataformas mais populares como Youtube, Instagram, Facebook e Twitter (inclusive o próprio WhatsApp) para difusão de forma massiva. Embora a presente proposta tenha como foco a atividade dentro do Telegram, ela atentará para as possíveis articulações com ecologias de mídia mais amplas e capilares no Brasil. O projeto combina análises computacionais baseadas na abordagem da linguística de corpus (LC) e técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) com uma abordagem qualitativa mista de análise de discurso e etnografia online.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Leonardo Flach
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
whistleblower behavior: um estudo sob a lente da teoria da busca racional dos objetivos
Resumo:
As pesquisas sobre o comportamento Whistleblower buscam entender as relações e influências das variáveis comportamentais na decisão e comportamento dos funcionários e colaboradores em reportar fatos ilícitos ou suspeitos, suportados por teorias científicas (Curtois & Gendron, 2021; Brody & Gupta, 2021). Esta pesquisa tem por objetivo identificar os fatores comportamentais relacionados às metas e objetivos do indivíduo que explicam o comportamento whistleblower e a omissão da denúncia. Além das hipóteses típicas da TCP (crenças de atitude, crenças de controle, e crenças normativas), a principal hipótese trata de verificar se os diferentes objetivos do indivíduo influenciam a intenção whistleblower, para as distintas metas alternativas. Pelo ineditismo da proposta, não são declarados na teoria os possíveis objetivos e metas alternativas, entretanto é possível ponderar que objetivos com inclinações mais pró-sociais possam influenciar positivamente o comportamento whistleblower, quando a meta alternativa selecionada estiver relacionada aos canais de denúncia, e indiferente às distintas alternativas. Em objetivos relacionados com percepções mais utilitaristas, espera-se insignificância ou sentido negativo à influência ao comportamento, quando as metas alternativas não estiverem relacionadas às crenças de controle. Os resultados podem contribuir para as organizações modelarem opções alternativas que estimulem objetivos pró-sociais e alternativas vinculadas, bem como desenvolver controles gerenciais relacionados às alternativas com comportamentos utilitaristas. A pesquisa se desenvolverá a partir de uma primeira etapa qualitativa (entrevistas, análise de conteúdo e rodada de consenso), e a segunda quantitativa (com aplicação de survey e modelagem de equações estruturais).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Leonardo Henrique Dalcheco Messias
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
metabolômica, melatonina e exercício físico: abordagem integrada para análise da ergogenia e modulações em parâmetros fisiológicos e psicofisiológicos
Resumo:
Estudos demonstram que a suplementação exógena de melatonina reduz a concentração de marcadores séricos associados ao estresse oxidativo e inflamação oriundos do exercício físico, além de exercer atividade no metabolismo intermediário. Embora promissores, os avanços na relação melatonina-exercício promovidos por esses estudos são, possivelmente, apenas a ponta de um iceberg severamente denso, haja vista a ampla atuação desse hormônio nos diferentes tecidos orgânicos. Análises laboratoriais têm promovido novos horizontes dentro da Ciência Esportiva, a exemplo da ciência ômica. Essa ferramenta permite, via espectrometria de massas, identificar vasto número de metabólitos presentes no sangue, urina ou saliva. Com base nos metabólitos presentes na circulação sistêmica, poderemos traçar profundas inferências sobre a ação desse hormônio nos tecidos orgânicos, permitindo robusta discussão sobre seus efeitos no organismo humano quando em exercício. O projeto objetiva investigar os efeitos da administração exógena de melatonina sobre o metaboloma sérico e demais respostas fisiológicas e psicofisiológicas oriundas do exercício físico realizado com carga controlada e individualizada, bem como seu possível efeito ergogênico no desempenho físico com base nos metabólitos gerados a partir dos diversos tecidos orgânicos. Vinte indivíduos jovens (idade compreendida entre 18 e 30 anos) serão incluídos na amostra. Após triagem inicial (1ª visita ao laboratório), o voluntário será submetido a esforços (4 sessões) em ciclismo até exaustão com intensidade relativa à 80% da intensidade de limiar anaeróbio. A diferença entre as sessões experimentais reside na adoção da melatonina em diferentes concentrações (i.e. 5 mg, 12,5 mg ou 20 mg) ou não uso da melatonina (controle). Antes, durante e após os testes físicos serão efetuados registros de frequência cardíaca, percepção subjetiva do esforço, oximetria de pulso, e coletas sanguíneas para análise do metaboloma sérico e lactacidemia.
Instituição/UF/País:
Universidade São Francisco - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Leonardo Herszon Meira
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Transportes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise sobre o impacto das deficiências nas políticas de mobilidade sustentável no atendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no brasil
Resumo:
Em várias cidades são comuns deseconomias geradas pela mobilidade urbana. O planejamento e a implantação de políticas que promovam formas sustentáveis de mobilidade estão na ordem do debate. Dois instrumentos (a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Agenda 2030) deveriam ajudar os municípios no rumo do desenvolvimento sustentável. Ocorre que muitos municípios não estavam preparados para elaborar políticas condizentes com esses novos preceitos. Isso gerou dificuldades de implementação e provocou distorções que tendem a impactar o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Observa-se aceitação da necessidade de abordar a mobilidade de forma sustentável, mas grande dificuldade de elaborar políticas com esse fim, o que leva à pergunta-condutora: em que medida as deficiências nas políticas de mobilidade sustentável impactam no atendimento dos ODS no Brasil? Como hipótese infere-se que a maior deficiência nessas políticas no atendimento dos ODS no Brasil reside nos aspectos políticos e de gestão, principalmente no processo de tomada de decisão. A metodologia dessa pesquisa terá 04 inquéritos: 1- com especialistas, para aferir as deficiências das políticas de mobilidade sustentável no Brasil no atendimento dos ODS; 2- gestores públicos, para investigar a importância que políticas de mobilidade sustentável têm nas agendas políticas; 3- consultores que têm atuado na elaboração dos preceitos elencados na PNMU; e 4- membros da sociedade civil para entender como está se dando o processo de participação da sociedade na discussão dessas políticas. Essa proposta é a continuação da tese do coordenador, intitulada Políticas públicas de mobilidade sustentável no Brasil: barreiras e desafios. Também avança o tema do Universal MCTIC/CNPq Nº. 28/2018 Análise das diferenças entre o planejamento e a implantação de políticas públicas de mobilidade urbana sustentável no Brasil: principais barreiras a enfrentar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
20/03/2022-31/03/2025
Leonardo Jorge da Hora Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
crises multidimensionais e a experiência de perda do mundo
Resumo:
Desde a crise financeira global iniciada em 2008, assistimos ao surgimento constante de crises multidimensionais, não apenas de ordem econômica, mas igualmente crises políticas, sociais e ecológicas. Nesse cenário, é a própria experiência de mundo dos indivíduos que passa por transformações estruturais. O mundo em que vivemos aparece cada vez mais como algo difícil de decifrar, na medida em que ele se torna fragmentado, conflituoso e cindido por bolhas epistêmicas e afetivas. Diferenças entre grupos e classes sociais sempre existiram, mas o atual momento aponta para um aprofundamento inédito nos fossos que os separam, a ponto de ameaçar a própria integridade do tecido social. As crises contemporâneas do capitalismo global têm gerado uma experiência de perda do mundo enquanto espaço comum de referências e expectativas. O grande paradoxo é que, em uma sociedade cada vez mais globalizada, os próprios problemas e desafios se tornam globais, como a pobreza sistêmica, a regulação dos mercados e a mudança climática. No entanto, tal fragmentação radical da experiência de mundo praticamente inviabiliza qualquer tentativa de solução conjunta. Diante dessa situação, este projeto de pesquisa se orienta por duas questões básicas: 1) Quais foram os processos sociais, políticos e econômicos contribuíram para tal transformação progressiva na experiência contemporânea do mundo? 2) É possível pensar caminhos para a reconstrução de uma experiência de mundo mais compartilhada, a partir da qual poderíamos vislumbrar saídas para os desafios globais? A primeira questão se justifica na medida em que já há estudos diversos que evidenciam, mais concretamente, o papel exercido por determinados processos na fragmentação social. A segunda questão se impõe diante da necessidade de construirmos soluções conjuntas. Tal pesquisa será desenvolvida via pesquisa bibliográfica sobre o tema, estudos comparativos e interdisciplinares (filosofia e ciências humanas) e proposição de categorias analíticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Leonardo José Cordeiro Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo das mudanças globais e erosão dos solos na zona intertropical do brasil
Resumo:
A proposta objetiva investigar as mudanças ambientais e a erosão dos solos na Zona Intertropical do Brasil em áreas dos Biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. Para tanto, fundamenta-se na quantificação e modelagem dos diferentes processos envolvidos na morfodinâmica, incluindo a ação humana. Apoia-se em uma estreita colaboração pluridisciplinar (geomorfologia, geocronologia e pedologia) que permite abarcar as diferentes escalas espaciais e temporais envolvidas, visando o desenvolvimento de uma pesquisa que seja, ao mesmo tempo, fundamental e aplicada. Esta proposta é consequência de uma longa parceria França/Brasil que, tem permitido estudar a evolução do relevo brasileiro, a partir da compreensão dos principais processos geomorfológicos ativos. Atualmente existe um projeto CAPES-COFECUB em desenvolvimento que envolve os departamentos de Geografia das Universidades do Paraná (UFPR), Goiás (UFG) e o CENTRE EUROPÉEN DE RECHERCHE ET D'ENSEIGNEMENT DES GÉOSCIENCES DE L'ENVIRONNEMENT (CEREGE). A aprovação desse projeto permitirá a alocação de recursos para a realização das pesquisas, que objetivam estudar a ação dos processos erosivos incluindo a ação antrópica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a compreensão das mudanças ambientais e para a preservação dos solos. Esta proposta de pesquisa tem como articuladores professores do Departamento de Geografia das universidades citadas acima e inclui ainda o Instituto Federal do Amapá. As questões científicas que serão abordadas ilustram o desejo de fortalecer a parceria existente entre a UFPR e a UFG e de expandir essa rede para o Instituto Federal do Amapá, num projeto unificador em torno de temas transversais da pesquisa básica (morfogênese, pedogênese) e também da aplicada (erosão do solo, impacto humano). Este projeto fundamenta-se na relação solo/relevo, associado a medições de 10Be, 26Al e outras concentrações proxy em bacias hidrográficas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
11/02/2022-28/02/2025
Leonardo Nimrichter
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
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Currículo
Título do Projeto:
estudo multidisciplinar sobre vesículas extracelulares de fungos em diferentes modelos de infecção
Resumo:
Nossa proposta une as competências complementares de grupos com contribuições seminais na área de vesículas extracelulares (EVs) produzidas por fungos. As EVs são estruturas envolvidas em virulência, comunicação celular e resistência a drogas em patógenos fúngicos. Essas estruturas foram primeiramente descobertas através de colaborações dentro do grupo. Estudos posteriores desenvolvidos pelo grupo demonstraram que as EVs de fungos são candidatos vacinais envolvidos na exportação de RNA, resistência a drogas, comunicação celular e exportação de toxinas em fitopatógenos. Considerando a expertise combinada do grupo, pretendemos nesse estudo abordar aspectos múltiplos sobre o papel das EVs em fisiologia e patogênese de fungos de importância em saúde humana e agricultura. Dentro desse eixo geral, o grupo se valerá das competências listadas a seguir: - Métodos de análise de EVs aplicados a estudos sobre biogênese e suas funções; - Análise de EVs como candidatos vacinais; - Análise das EVs como carreadores de fatores de virulência; - Análise da composição química de EVs por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas; - Análise de RNAs de EVs em diferentes condições experimentais; - Ferramentas para o bloqueio da produção de EVs por fungos e potencial terapêutico. Visamos gerar conhecimento associado a potencial geração de produtos. Em específico, pretendemos: - Identificar estrutura e função de componentes de EVs de fungos com potencial vacinal; - Identificar componentes de EVs envolvidos na resposta a antifúngicos; - Entender o papel das EVs nas interações patógeno-hospedeiro em culturas agrícolas do país; - Caracterizar componentes de EVs envolvidos na geração de danos em processos de infecção em células animais e de plantas; - Identificar ferramentas capazes de bloquear a produção de EVs em fungos patogênicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Leonardo Nora
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pigmentos antociânicos de amora preta e de batata-doce roxa: extração, estabilização, caracterização e avaliação de viabilidade como corantes naturais em matrizes alimentícias e na pigmentação de peixes ornamentais.
Resumo:
(1) Os corantes artificiais (CA), bastante estáveis às variações de pH, luz, atividade de água, taxa de oxigênio e temperatura; proporcionam alimentos com amplo espectro de cores, mais atrativos ao consumidor; porém, são comprovadamente prejudiciais à sua saúde, sendo controversa a sua utilização. (2) A redução na utilização de CA em alimentos, já proibidos na Noruega e Suécia, é uma tendência mundial. (3) Entretanto, no Brasil é permitido o uso de 14 CA em alimentos, inclusive o Vermelho 3 (Eritrosina), substância cancerígena banida para utilização em alimentos em diversos países. Assim, iniciativas para produção de corantes naturais (CN) crescem rapidamente no mundo, mas lentamente no Brasil, justificando o presente estudo. (4) As antocianinas, pigmentos vermelhos naturais de plantas, constituem uma promissora alternativa para CA. (5) Amora-preta e batata doce roxa têm elevada concentração de antocianinas, reconhecidas por trazer inúmeros benefícios à saúde, e elevada produção de frutas e raízes por hectare, respectivamente, inclusive em cultivo orgânico. (6) Serão desenvolvidos CN ricos em antocianinas de amora-preta (róseo) e de batata-doce roxa (vermelho), estabilizados por copigmentação e microencapsulação (spray-drying com materiais de parede gastrorresistentes), compatíveis com diferentes matrizes alimentícias (iogurte e gelatina), para serem liberados de forma ativa no trato intestinal humano e de peixes ornamentais. Serão avaliados o perfil antociânico (HPLC-MS), estabilidade, eficiência de encapsulação (microscopia eletrônica), concentração da cor e resistência das microcápsulas às diferentes fases da digestão gastrointestinal simulada in vitro, com concomitante análise de perfil de antocianinas em cada fase de digestão. A aceitação por parte dos consumidores de iogurte e gelatina coloridos com CN será avaliada por análise sensorial e neurossensorial (Eye-tracking). Melhorias na coloração e na saúde dos peixes serão avaliadas por métodos validados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
08/02/2022-28/02/2025
Leonardo Pereira Nunes
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a produção textual acadêmica em distintos domínios: investigando a escrita e a pós-edição em língua inglesa sob a perspectiva linguística e cognitiva
Resumo:
A produção acadêmico-científica de diversas comunidades é sobretudo difundida em línguas de alcance internacional. Atualmente, com o aprimoramento tecnológico dos sistemas de tradução automática, essa produção vem ocorrendo não somente através da escrita direta nessas línguas, mas também, e de forma crescente, via pós-edição, isto é, pela correção e aprimoramento de textos vertidos por máquina para tais idiomas. Nesse contexto, o presente projeto propõe investigar o esforço cognitivo e a estrutura genérica em tarefas de escrita e de pós-edição de textos acadêmicos em inglês como segunda língua (L2)executadas por pesquisadores brasileiros falantes do português como primeira língua (L1). Há uma escassez de estudos que buscam averiguar: 1) em que medida o conhecimento do português L1 e o conhecimento sobre um domínio específico impactam nos esforços temporais, técnicos, cognitivos e afetivos em tarefas de escrita e de pós-edição de textos em inglês L2; 2) em que medida há ou não variação da estrutura genérica entre textos escritos em comparação a textos pós-editados nesta L2 no que toca tipos de movimentos e passos retóricos. Aventa-se a hipótese de que, independente do conhecimento de domínio, a interferência linguística da L1 tem mais impacto na escrita do que na pós-edição de textos na L2, uma vez que estudos anteriores sugerem que o tempo despendido neste tipo tarefa tende a ser menor do que naquele. No que tange a estrutura genérica, pressupõe-se que textos diretamente escritos na L2 apresentem movimentos e passos retóricos mais prototípicos de gêneros acadêmicos em inglês do que textos pós-editados nesta L2, já que possivelmente nestes últimos há maior interferência da organização genérica e retórica prototípica do português. As tarefas serão executadas em condições empírico-experimentais com o uso de rastreador ocular, de software de detecção de toques no teclado, de protocolos verbais, de aferição de frequência cardíaca, bem como de anotação textual automática.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Leonardo Perez Faverani
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise do potencial bioativo de diferentes materiais osteopromotores em reconstruções de gaps ósseos com rhbmp-2 (infuse®): um estudo in vivo
Resumo:
As proteínas morfogenéticas ósseas (BMPs) vem sendo muito estudadas para as reconstruções ósseas de grande magnitude devido sua propriedade osteoindutiva. Uma das limitações do seu uso é a meia-vida curta nos defeitos ósseos críticos, e por isso é fundamental o desenvolvimento de materiais para prover a manutenção por mais tempo no defeito. A malha de titânio fornece a resistência mecânica mais expressiva para garantir que o volume reconstruído seja mantido, entretanto a porosidade da malha faz com que a BMP seja absorvida mais rapidamente. Portanto, o objetivo desta proposta será analisar se a modificação da topografia superficial das malhas de titânio pela oxidação por plasma eletrolítico é capaz de permitir a maior manutenção da BMP em defeitos ósseos em fêmures de ratos. Atrelado a isso, a outra proposta é a avaliação da membrana de polidioxanona confeccionada pela eletrofiação, para o controle do tamanho dos poros da membrana para promover a seletividade ideal na comunicação das células dos tecidos moles e tecido ósseo da reconstrução. 52 ratos wistar machos serão submetidos à ressecção e reconstrução de um dos fêmures, sendo realizada a estabilização com fixação de placas e parafusos. A reconstrução será com rhBMP2 (Infuse) carreada em esponja de colágeno e malha de titânio para o Grupo INFUSE/Conv; a utilização de rhBMP2 (Infuse) e a malha tratada por PEO para o Grupo INFUSE/PEO e a utilização de rhBMP2 e membrana de polidioxanona para o Grupo INFUSE/PDO. Os animais serão eutanasiados aos 14 e 28 dias pós-operatório (n=6) para as análises de densitometria óssea, histométrica, imunoistoquímica (Runx2, Col-1, OPG, RANKL, OCN e BMP2) e dos órgãos de metabolização e tecidos adjacentes à reconstrução. Para a análise de biocompatibilidade (n=4), outros animais receberão no subcutâneo os três biomateriais e serão eutanasiados aos 3, 5, 7 e 10 dias de pós-operatório.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Leonardo Pestillo de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e implementação do alcohol use behavioral phenotyping test (aubpt) para população geral no brasil.
Resumo:
O uso de álcool está relacionado, mundialmente, a mais de 3.3 milhões de mortes todo ano. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, há evidências demonstrando os efeitos nocivos do uso de álcool, no entanto, sua avaliação ainda depende de instrumentos de autorrelato sem a presença de avaliações comportamentais e fenotípicas. Objetivo: Desenvolver e implementar um aplicativo com uma bateria de avaliação adaptativa modular - Teste de Fenotipagem Comportamental de Uso de Álcool (Alcohol Use Behavioral Phenotyping Test-AUBPT) para avaliar comportamentos de uso de álcool no contexto brasileiro de acordo com o modelo do Research Domain Criteria (RDoC). Metodologia: Estudo de métodos mistos com dois cortes populacionais: (a) participantes da população geral e (b) atendidos em instituições de saúde por motivos relacionados ao uso de álcool. Para coleta dos dados será utilizado o AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), DrInc (Inventário de Consequências do bebedor), além da bateria AUBPT (Teste de Fenotipagem Comportamental de Uso de Álcool-Alcohol Use Behavioral Phenotyping Test). A coleta terá características longitudinais e transversais, de acordo com o momento do estudo, sendo realizada com o uso de um aplicativo móvel. A análise dos dados será realizada a partir de avaliação de propriedades psicométricas da bateria AUBPT, ao longo do seu desenvolvimento, de acordo com as orientações de evidências de validade e confiabilidade propostas pela APA. Espera-se obter uma ferramenta digital de diagnóstico e prognóstico do uso de álcool de acordo com o RDoC, de código aberto e que pode ser implementada em locais de assistência à saúde como hospitais e centros de atenção psicossocial. Assim, torna-se possível que as hipóteses levantadas expliquem a relação entre o uso de álcool, aspectos psicológicos e redes sociais de apoio com vistas à evidências para realizar intervenções focadas na diminuição das consequências negativas do uso abusivo de álcool.
Instituição/UF/País:
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - PR - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Leonardo Silva de Lima
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
teoria espectral de grafos: aspectos teóricos e aplicações
Resumo:
O estudo de autovalores de grafos é uma importante parte da combinatória. Historicamente, a primeira relação entre os autovalores e a estrutura de um grafo foi inicialmente descoberta em 1876 por Kirchhoff quando provou o famoso teorema da matriz-árvore. Desde então diversas propriedades estruturais de grafos têm sido obtidas a partir da análise dos autovalores de matrizes associadas a um grafo. No projeto em tela estudaremos propriedades espectrais das matrizes distância e distância laplaciana de grafos, investigando inércia e subgrafos proibidos. Investigaremos novas relações entre parâmetros espectrais e estruturais em hipergrafos. Buscaremos cotas para corte máximo em função de autovalores de matrizes associadas a grafos. Aplicaremos resultados espectrais de grafos em carteiras de ações e outros ativos, analisando o mercado financeiro em vários aspectos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Leôncio José Gomes Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a presença da educação de jovens e adultos nos concursos públicos das instituições do ensino superior
Resumo:
O tema da pesquisa é o provimento de vagas no ensino superior público para o atendimento à formação de professores da educação de jovens e adultos - EJA - compreendido a partir dos concursos públicos. O direito à EJA é regulado pela Constituição Federal de 1988 - CF/1988 - e efetivado nas redes públicas de ensino, o que requer professores preparados para este fim. Tal preparo se dá com a introdução de componentes curriculares relacionados à EJA na formação inicial docente. Frente às normativas da formação de professores, pergunta-se: dada a complexidade diferencial desta área, como as IES têm provido as vagas de formadores de professores para a EJA?; que exigências, expectativas e parâmetros definem o perfil deste cargo nos editais de concursos para a área? A hipótese é que o estabelecimento do direito à educação para todos no Art. 205 da CF/1988 tenha induzido a criação de vagas e abertura de concursos públicos para professores no ensino superior a fim de atender à formação para a EJA nas licenciaturas. Nos últimos trinta anos registra-se presença crescente de professores recém-contratados para esse fim, além de anúncios de editais de concursos para a área. Embora tal não seja realidade em todas as IES públicas, a multiplicação dos grupos de pesquisas em EJA no diretório do CNPq, bem como a existência de redes entre esses grupos no interior da Anped, são indicativos de que este processo tem contribuído na configuração do campo. A consulta aos diários oficiais da união, dos estados e dos municípios permitirá identificar e analisar editais de concursos para provimento de vagas, no ensino superior público, voltadas à área. Entrevistas com profissionais de referência na área contribuirão para compreender a configuração desse campo e o processo de constituição de uma comunidade de professores e pesquisadores identificados como formadores de docentes para a EJA. Espera-se que a pesquisa subsidie a formulação de políticas de formação específica para docentes da EJA.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
15/02/2022-28/02/2025
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