Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Alchemy Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
Associação das Religiosas da Instrução Cristã
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário Carioca
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Anápolis
Centro Universitário de Brasília
Centro Universitário de Brusque
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário Filadélfia
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
Centro Universitário Tiradentes
Centro Universitário UNINTA
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
E.E.E.M. Agostinho Morais de Oliveira
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Engenharia Assistida por Computador
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Escola Superior de Guerra
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Meridional
Faculdade SKEMA Business School
FAE Centro Universitário
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação João Pinheiro
Fundação Meridional
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Pio XII
Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado do Acre
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Mãe de Deus
Hospital São Rafael
Hospital Sírio-Libanês
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Integrado
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
instituto MarcosDaniel
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Tecnológico Vale
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu Paraense Emílio Goeldi
Observatório Nacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Matinha
Prefeitura Municipal de Paracambi
Prefeitura Municipal de Recife
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO SAUDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE MACAPA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Pará
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Brasileira de Imunologia
Sociedade Educacional Três de Maio
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica do Salvador
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Força Aérea
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Guarulhos
Universidade de Marília
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Estácio de Sá
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade Ibirapuera
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Luterana do Brasil
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Positivo
Universidade Potiguar
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vila Velha
Universidade Virtual do Estado do Maranhão
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Energia
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Tecnologias Médicas e da Saúde
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Ricardo Riccio Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da influência de polimorfismos genéticos na resistência a reinfecção pelo s. mansoni após tratamento com praziquantel
Resumo:
A esquistossomose é um importante problema de saúde pública no Brasil, especialmente no Nordeste, em populações residentes em zonas rurais de municípios mais pobres. Apesar de ser causada pelo Schistosoma mansoni (no Brasil), a manutenção e persistência da doença em comunidades carentes apresenta um aspecto multicausal, já que envolve não apenas a presença do parasita, como também outros aspectos. A distribuição do hospedeiro intermediário, o grau de exposição, hábitos dos moradores, presença de saneamento básico adequado, aspectos relacionados ao tratamento da esquistossomose, e aspectos imunológicos, os quais podem conferir resistência contra a esquistossomose, são todos fatores que ajudam a determinar a manutenção da esquistossomose em uma determinada região. Assim, propomos realizar uma abordagem prospectiva nos moradores de vilarejos da zona rural do município do Conde-BA com o objetivo de avaliar aspectos imunológicos e genéticos que possam estar associados com resistência à reinfecção após o tratamento. Para alcançar estes objetivos, todos os 600 moradores serão convidados a participar deste estudo. Será coletada amostra de fezes de todos os participantes antes (D0) e 30 dias (D30), 6 meses (D180) e 12 meses (D360) após o tratamento da esquistossomose, para serem avaliadas pelo método de Kato-Katz. Além disso, será coletada uma amostra de sangue em tubo com EDTA para extração de DNA no D0, e uma amostra de sangue em tubo com gel separador para obtenção de soro em todos os momentos do acompanhamento. Será realizada extração de DNA para avalição de polimorfismos nos genes genes IL-33 e TSLP, além de suas concentrações séricas para avaliar sua associação com resistência a reinfecção 12 meses após o tratamento. Ao final do projeto esperamos reduzir significativamente a prevalência da esquistossomose, bem como a morbidade da doença, aferida indiretamente pela carga parasitária. Os resultados sobre a associação dos polimorfismos genéticos e resistência a reinfecção após o tratamento contribuirão para geração de novos conhecimentos que podem auxiliar na tentativa de eliminar a esquistossomose como problema de saúde pública, ou mesmo erradicar esta infecção parasitária do nosso país.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ricardo Rocha de Azevedo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fatores associados à baixa adequação do planejamento de resultados em municípios
Resumo:
O orçamento público é um instrumento estruturante da ação governamental (ABREU e CÂMARA, 2015), e tem entre suas funções sinalizar à sociedade onde o Governo planejou destinar a alocação dos recursos públicos coletados via tributos. É esse documento que irá apresentar à sociedade quanto essa deverá contribuir ao Estado a partir de seus esforços de produção e trabalho, funcionando como um contrato social (SCHICK, 2011). O orçamento é um dos principais instrumentos de transparência (RAMKUMAR; SHAPIRO, 2014) e controle social dos governos (HOU et al., 2011). O orçamento público vem sofrendo diversas pressões. O aumento do endividamento dos governos tem levantado questionamentos de seu papel como ferramenta suficiente para esse tipo de controle (ANESSI-PESSINA et al., 2016). A elevada imprecisão dos valores de receitas e despesas que o compõem tem levado a um período de perda de credibilidade (REZENDE ; CUNHA, 2013). Demandas crescentes da sociedade por melhores serviços públicos tem cobrado por informações de desempenho no orçamento (CURRISTINE, 2005). Devido a essas crescentes pressões, o orçamento está no topo das ações de reforma no setor público (HOU ET AL., 2011). Ondas internacionais de reforma vêm propondo mudanças no orçamento, buscando transformá-lo, além de ferramenta de controle fiscal, em uma ferramenta pela qual os resultados dos produtos e serviços públicos planejados devem ser organizados e divulgados à sociedade, indo além de uma mera alocação de receitas e despesas (ABREU; CÂMARA, 2015), passando a tratar ainda a responsabilização dos governantes (JONG; BEEK; POSTHUMUS, 2013) e formas de monitoramento e avaliação da ação governamental (BISSESSAR, 2010). No Brasil o cenário de pressões por reformas no orçamento não é diferente. O modelo de planejamento de resultados, englobando o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), foi introduzido no Brasil através da Reforma Gerencial do Orçamento (MOG, 1999). Essa reforma passou a exigir dos governos a inserção de informações de desempenho no planejamento. O modelo passou a determinar que informações de metas e resultados passassem a compor os programas e ações governamentais, que são estabelecidos no tripé de planejamento: são definidos pelo PPA, priorizados pela LDO e alocados na LOA. A partir de então, houve o início da obrigatoriedade dos entes governamentais efetuarem o levantamento dos problemas da sociedade, a partir dos quais deveriam propor ações para sua solução, que se materializam por meio dos programas e ações governamentais. Essas informações, conhecidas como indicadores para os programas e metas físicas para as ações definem, no atual modelo adotado no Brasil, quais são os resultados esperados com o planejamento governamental. Nessa metodologia, todas as ações governamentais devem possuir metas concretas de execução, que devem ser verificáveis, e que deveriam ser o principal direcionador dos esforços dos diversos setores dentro das organizações públicas, e todos os programas devem possuir indicadores que permitam seu monitoramento pelo controle social. Porém, apesar da introdução dessas alterações no planejamento governamental já há mais de 18 anos, resultados indicam que a mudança ainda não foi assimilada pelos entes públicos, sobretudo pelos municípios. Um monitoramento executado pelos Tribunais de Contas (IRB, 2016) apresenta a existência de uma baixa adequação do planejamento voltado aos resultados: todos os municípios de Minas Gerais no ano de 2016 apresentaram uma nota C, que é a mais baixa nota desse indicador. Já para os municípios do Estado de São Paulo, no mesmo ano, apesar dos municípios apresentarem melhores resultados, a situação também é de baixo desenvolvimento no planejamento (Tabela 1). Na mesma tabela é possível concluir que alguns municípios já conseguem evoluir os resultados alcançados pelo seu planejamento, e não está necessariamente associado com o porte, pois 42 municípios muito pequenos (até 5.000 habitantes) receberam nota A ou B+ no indicador. A partir desse cenário, o presente projeto busca responder a seguinte questão de pesquisa: quais fatores explicam a baixa adequação de metas e resultados orçamentários em municípios brasileiros?. O projeto pretende investigar, por meio de estudos de casos realizados em municípios de diferentes portes dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, o que explicaria a baixa adequação verificada. O trabalho visa levantar evidências cujo objetivo é ir além dos efeitos associados a questões de restrição de recursos, que podem não ser os únicos a conseguirem explicar o atual estágio do planejamento. Resultados indicam que mesmo para municípios com receita per capita elevada e com recursos humanos suficientes para o desempenho da ação governamental o resultado não tem sido diferente (AZEVEDO, 2016). A literatura apresenta que a baixa adequação do orçamento de resultados pode estar associada a fatores institucionais, dependência do caminho ou a pressões exercidas por controles externos (BLEYEN et al., 2017). A pesquisa presente apresentar e aprofundar os seguintes elementos: os processos internos dos municípios; associação com problemas relacionados aos recursos existentes ou sua má aplicação (softwares utilizados no planejamento, composição das equipes de planejamento, entre outros recursos); uso da informação de desempenho inserida no orçamento; efeitos causados pelo papel desempenhado pelo Tribunal de Contas na fiscalização das atividades de planejamento dos municípios, e ainda, eventuais efeitos causados pela forma atual de controle exercido pelo Legislativo Local, que pode estar contribuindo para a baixa adequação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ricardo Ruiz Mazzon
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização da resposta adaptativa à diponibilidade de zinco e potencial impacto na patogenicidade de leptospira interrogans sv copenhageni
Resumo:
Leptospira é um grupo de bactérias compreende espécies patogênicas, não-patogênicas e saprofíticas sendo que as linhagens patogênicas de Leptospira provocam a doença conhecida como leptospirose. A leptospirose humana apresenta uma distribuição geográfica global extremamente ampla, tratando-se de uma doença zoonótica de grande relevância em países em desenvolvimento e regiões tropicais, assim como o Brasil. Os mecanismos de virulência e o entendimento básico da biologia geral do agente causador da Leptospirose permanecem ainda pouco conhecidos, apesar dos recentes avanços a partir do sequenciamento dos genomas de diferentes sorovares. A homeostase de metais como ferro, zinco, manganês e magnésio tem se mostrado crítica para a virulência de diversos patógenos bacterianos. No genoma de L. interrogans existem inúmeros genes codificantes para fatores de virulência e reguladores transcricionais, dentre os quais quatro genes codificantes para reguladores da família Fur descrita inicialmente como envolvida na regulação da captação de ferro em Escherichia coli. Destes, um pertence à subfamília PerR que responde a estresse oxidativo, um foi descrito como sendo responsável pela regulação da captação de ferro e um terceiro apresenta similaridade com membros da família Irr, envolvidos na regulação da captação de heme. O quarto membro do grupo permanece não caracterizado e seu papel na fisiologia desta bactéria ainda é desconhecido, porém sua similaridade com Zur de B. subtilis sugere envolvimento na homeostase de zinco. O presente projeto propõe a caracterização do perfil transcricional de Leptospira interrogans sv. Copenhageni em resposta à disponibilidade de zinco, identificando possíveis novos fatores de virulência com regulação zinco-dependente bem como reguladores transcricionais (como o deste quarto membro da família Fur de L. interrogans) envolvidos na homeostase de zinco, permitindo um maior entendimento acerca da fisiologia deste modelo experimental que contribuirá para a consolidação do desenvolvimento da área de estudo em questão e, que futuramente poderá levar ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas e propedêuticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
01/06/2017-30/06/2021
Ricardo Santhiago Corrêa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
arte e artistas na zona leste de são paulo: história oral, memória e experiências urbanas (1950-1990)
Resumo:
No arco dos últimos dez anos, uma série de trabalhos oriundos de diferentes disciplinas têm abordado a produção cultural da/na Zona Leste de São Paulo, privilegiando o estudo de coletivos culturais que emergiram após os anos 1990 e sugerindo a existência de um vazio cultural urbano na região nos períodos anteriores. Animada pela história oral, pelos estudos da memória e pela história pública, a presente investigação visa discutir, em perspectiva histórica, os percursos de formação, desenvolvimento profissional e usos do espaço urbano por artistas da/na região, entre os anos de 1950 e 1990. As trilhas de formação e desenvolvimento profissional, as trocas materiais e simbólicas, a constituição de redes sociais de interlocução e cooperação, a persecução de trajetórias mais ou menos dissonantes, as interdições e os conflitos implicados por uma marca de origem, os posicionamentos em um campo de disputas e embates profissionais, os modos de usar a (e ser usado pela) cidade, são alguns dos eixos de discussão mobilizados pela pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ricardo Schneider
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vidros para o desenvolvimento de nanomateriais e suas aplicações
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sobre a natureza de experiências matemáticas estéticas
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é investigar a natureza didático-pedagógica de experiências matemáticas estéticas. Tais experiências são fomentadas pelo uso (inovador) das artes e das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de matemática em diversificados níveis de ensino. Os cenários de experiências investigados neste estudo serão desenvolvidos a partir de atividades estruturadas em cinco principais frentes de ações, as quais perpassam por temáticas como: pensamento computacional, artes (cinema, poesia e música), produção de vídeos digitais, neurociência, História do Cálculo Diferencial, uso do software GeoGebra e pensamento matemático sensível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual será desenvolvida com base nos seguintes aspectos metodológicos: pesquisa-ação, experimentos de ensino, experimentação-com-tecnologias, análise de vídeos e pesquisa baseada em artes. Tais procedimentos serão desenvolvidos por meio de atividades de ensino e extensão universitária na Educação Básica e no Ensino Superior. Em termos de financiamento, são solicitados 1 câmera de vídeo HD, 1 notebook de alta performance com acessórios para produção audiovisual e musical, 1 bolsa de iniciação científica (24 meses) e alguns itens de custeio. Como resultados desta pesquisa, serão produzidos conhecimentos científicos que visam fomentar a inovação didático-pedagógica em Educação Matemática, principalmente no que se refere ao ensino e à aprendizagem matemática por meio da comunicação multimodal artística-tecnológica e do pensamento matemático sensível. Além disso, será consolidada uma colaboração internacional entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e de Iniciação Científica da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil, da Western University e da UOIT, Canadá, e de escolas brasileiras de Educação Básica.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ricardo Silveira Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
redes internacionais de produção: estratégias globais e o desenvolvimento de capabilities para captura de valor nos locais
Resumo:
Este projeto procura abordar algumas complexidades da gestão empresarial em redes globais, enquanto situa a discussão das relações da matriz com subsidiárias posicionadas geograficamente sob diferentes condições ambientais. Aborda questões que se configuram enquanto lacunas para uma aprofundada compreensão dos fenômenos da gestão, tais como o papel das subsidiárias para as redes em locais sob diferentes condições ambientais, o desenvolvimento de novas capabilities específicas para os mercados locais e a dicotomia estratégia global vs. condições de atuação no local. Desta forma, a pesquisa se propõe a discutir como as firmas redimensionam seus processos e suas capabilities e reavaliam a aderência de sua atuação local às suas estratégias globais para alcançarem a captura de valor projetada no local. A condição específica do local a ser estudada são as diferentes ações regulatórias de diferentes países, procurando avaliar como subsidiárias presentes em diferentes países reagem a diferentes condições ambientes, em termos do desenvolvimento de diferentes capabilities. Para Elg et al. (2017), estudos que levem em conta reações de estruturas organizacionais similares e suas adaptações a diferentes ambientes dão significativas contribuições ao campo de estudo. Assim, as firmas precisam ao mesmo tempo, adaptarem-se às diferenças do local e, também, explorarem o valor a ser capturado. Isso implica gerenciar diferenças dos locais, com necessidades de diferentes capabilities. Considerando este cenário, este estudo apresenta as seguintes questões de pesquisa: Como as unidades de redes globalizadas desenvolvem suas capabilities em ambientes com diferentes níveis de intervenção estatal (políticas industrial, comercial, cambial e trabalhista) nos mercados domésticos? Como o desenvolvimento das capabilities influencia e é influenciado pela modelagem e imersão dos relacionamentos com os agentes locais? Neste estudo, abordaremos firmas localizadas em diferentes países Brasil, México e Estados Unidos onde as políticas públicas comerciais têm perfis e intensidades bastante diferenciadas. Esta proposta atinge maior nível de complexidade ao procurar relacionar disciplinas diferentes, mas com temáticas convergentes: Operações, Marketing Industrial (Gestão de relacionamentos) e Geografia Econômica. Trazer conhecimentos de diferentes disciplinas para abordar a questão de pesquisa formulada e buscar respostas inovadoras, consistentes e que suplantem os conhecimentos já obtidos e contribuam para o campo de Operações é o principal produto esperado desse projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ricardo Simão Diniz Dalmolin
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento digital de solos no sul do brasil: avanços, aplicações e desenvolvimento de novas técnicas.
Resumo:
A intensa alteração no uso da terra tem impactando de forma muito negativa o ambiente. A demanda por alimentos e fontes energéticas vem ocasionando o uso cada vez mais intensivo do solo, muitas vezes com ocupação desordenada que pode causar impactos negativos. A expansão da área agrícola brasileira em direção às terras antes tidas como marginais, com solos de menor aptidão agrícola, provocam a degradação e requerem uso e manejo mais cuidadosos para manterem sua qualidade e potencial de produção. No Brasil, há ainda uma carência muito grande de informações mais detalhadas dos solos. Novos conhecimentos são eminentes para garantir um ambiente sustentável, propiciando a segurança alimentar. Os levantamentos de solos são fundamentais para o manejo sustentável das terras, desde que apresentem escala compatível e informações detalhadas do ambiente. No Brasil, a totalidade de seu território está coberta por mapas de solos em escala muito pequena insuficiente para qualquer tipo de planejamento. O desenvolvimento e/ou adequação de novas tecnologias, informações e a manutenção de um banco de dados atualizado sobre os solos torna-se imprescindível para os produtores e para os órgãos responsáveis, propiciando ferramentas e embasamento apropriado na tomada de decisões. Essas ações, só serão possíveis com a utilização de novas tecnologias (geotecnologias) combinando informações geradas no campo, utilização de equipamentos, modelos estatísticos e matemáticos, denominado mapeamento digital de solos (MDS). Nos últimos anos, o MDS tem sido realizado com diferentes abordagens para predizer a distribuição espacial de atributos e classes de solos e/ou aumentar informações pré-existentes. Essas abordagens são encontrados com freqüência crescente tanto na literatura nacional quanto internacional. Essas evoluções tecnológicas servem de atrativo e são vistas como desafios para impulsionar a geração mais nova de pesquisadores. Existe a necessidade de desenvolver estudos de modelagem do solo e suas características em regiões modais, também chamadas de áreas de referência, como forma de compreender sua relação com o ambiente. Como resultado, os modelos de correlação ambiental gerados poderão ser depois de testados e validados, utilizados no mapeamento de áreas mais extensas. A gestão e o planejamento para fins específicos, com alto nível de detalhe, requerem mapas funcionais de solos, por exemplo, mapas de aptidão agrícola das terras e área de risco de erosão. Ferramentas como a espectroscopia de refletância difusa (ERD) pode ser utilizada na estimativa dos atributos do solo, possibilitando, inclusive, a sua discriminação em classes. Vários trabalhos têm demonstrado que as características químicas, físicas, biológicas e mineralógicas podem ser inferidas a partir do estudo das curvas espectrais obtidas por espectroradiômetros. Outra técnica que vem ganhando destaque é a Suscetibilidade Magnética (SM), que permite obter informações de determinados atributos do solo, que assim como a ERD é realizada de maneira rápida, sem nenhum tipo de impacto ambiental e com um custo baixo. A integração de diferentes metodologias parece ser uma das melhores abordagens para melhorar a capacidade preditiva das funções de predição espacial de solos (FPES). A combinação de atributos do terreno derivados dos modelos digitais de elevação (MDE) junto com os dados obtidos por ERD e SM, além de informações adicionais como de uso da terra e geologia podem gerar dados promissores propiciando um aumento das informações de solos em diferentes escalas e com maior acurácia. Assim, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver e aplicar técnicas de mapeamento digital de solos para determinar a distribuição espacial de classes e atributos de solos. O estudo será realizado em 3 áreas de referência: na região das Missões do RS, região da Depressão Central do RS e na região do Planalto catarinense (SC). Nessas três áreas já possuímos um banco de dados com aproximadamente 1600 amostras, coletadas conforme especificação do consórcio GlobalSoilMap.net, nas seguintes profundidades: 0,0 0,05 m; 0,05 0,15 m; 0,15 0,30 m; 0,30 - 0,60 m e 0,60 1,00 m. Novas coletas de amostras serão realizadas nas áreas de estudo, utilizando-se o método do hipercubo latino condicionado. Nas novas amostras compostas coletadas nas áreas de estudos, serão determinados os atributos físicos, químicos e mineralógicos. Os atributos do terreno (AT) serão derivados do MDE - TOPODATA. Os melhores preditores serão usados na geração dos modelos por árvores de decisão e também por Lógica Fuzzy para o MDS. Os dados de ERD serão obtidos em laboratório com o uso do espectroradiômetro no intervalo de 350 a 2500 nm. A SM será determinada utilizando-se o equipamento MS2 da Bartington acoplado a um sensor de laboratório MS2B. As principais contribuições científicas, tecnológicas e de inovação desta proposta vem no sentido de incrementar os trabalhos de MDS em franco crescimento no Brasil - e que precisam ser intensificados gerando informações significativas para a comunidade científica nacional e também ao usuário final para serem utilizadas em manejo e conservação do solo, planejamento de uso racional das terras, previsão de cenários futuros e fonte de dados para modelagem espaço-temporal para diversos fins. Mapear atributos e classes de solos através das técnicas de MDS estabelecendo funções de pedotransferência pode ser considerada uma grande inovação tecnológica na área de Pedologia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Ricardo Sobhie Diaz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de vacina de células dendríticas para eliminação de reservatórios virais do hiv-1 almejando a cura da infecção pelo hiv-1 e desenvolvimento de nanotubos de carbono como sensores para detectar persistência do hiv-1 entre pessoas vacinadas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
10/11/2018-30/11/2021
Ricardo Spindola Mariz
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cartografia dos territórios da aprendizagem como estratégia de reconstrução do trabalho docente de professores e gestores para o ensino básico
Resumo:
Esta proposta de pesquisa tem caráter interdisciplinar e envolve pesquisadores da Universidade Católica de Brasília das áreas de Ciências da Computação, Educação e Sociologia. A proposta Cartografia dos Territórios da Aprendizagem está associada à Linha de Pesquisa Gestão Social do Conhecimento do Mestrado interdisciplinar Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. É um projeto de pesquisa-ação focada no Trabalho do Docente no Ensino Básico. Seu lócus de atuação é formado por escolas ao redor do Parque Nacional da Serra da Capivara, na região Sudeste do estado do Piauí e pela Escola Classe 431 da região administrativa de Samambaia do Distrito Federal. As escolas selecionadas funcionarão como pilotos para possíveis desdobramentos do projeto em escolas públicas do país. O objeto da pesquisa tem como foco a formação para o trabalho de docência e gestão no ensino básico na perspectiva da Gestão Social do Conhecimento em um contexto no qual a tecnologia da informação vem proporcionando significativas mudanças. Uma peculiaridade desse cenário é a ampliação de instituições e espaços sociais de produção e circulação de informação. A escola e seus professores possuíam certa hegemonia ao menos no campo da circulação da informação. Vivemos numa produção crescente de informações e a escola e seus professores estão com dificuldades de acompanhar e jogar essa nova fase do jogo. Em 2011, por exemplo, circulamos na internet certa de 1.8 zetabytes de dados e informações. Para que se tenha uma ideia do volume, essa quantidade é presentada da seguinte forma: 1.800.000.000.000.000.000.000. Segundo o levantamento feito por Meira (2013), a projeção é de um aumento de 50 vezes o volume de 2011 até o ano de 2020. Outra peculiaridade também está relacionada à tecnologia. Os alunos, com intensidades distintas em função das peculiaridades regionais do nosso país, possuem um acesso às informações que não passa exclusivamente por seus professores. Essa distinção não acontece somente no tocante a informações, mas aos instrumentos tecnológicos de circulação dessas informações. Nesse caso o professor perdeu a centralidade na circulação das informações e possivelmente vive a novidade de ter seus estudantes com maior familiaridade no uso dos instrumentos de circulação dessas informações. Temos um duplo desconforto que atinge os professores: o deslocamento da centralidade do professor na circulação da informação e o conhecimento dos instrumentos tecnológicos que estão mais próximos dos estudantes do que dos próprios professores. Esses e outros elementos configuram um cenário com grandes impactos pedagógicos para e nas escolas, mas o lugar que o conhecimento ocupa hoje na organização do trabalho e na sociedade provoca consequências também no plano econômico e político da profissão docente. Se por um lado os movimentos e discursos em torno do conhecimento aumentam as expectativas sobre a profissão do docente, por outro os professores não sentem a valorização e reconhecimento social advinda dessa possível centralidade. Estamos diante de um quadro de múltiplas pressões que afetam e geram os contornos que marcam o trabalho docente na atualidade. O projeto visa o mapeamento dos diversos territórios de aprendizagem em escolas públicas: perfil dos alunos, professores, famílias, comunidades, capital cultural da região para favorecer as tomadas de decisão dos gestores educacionais em escolas públicas do DF e da cidade de São Raimundo Nonato buscando a melhoria da aprendizagem. O mapeamento, que será feito, com os professores, visa a apropriação de um conjunto de informações que existem, mas que não são consideradas na organização cotidiana do trabalho pedagógico dos docentes. Esta proposta busca aprofundar o que o professor conhece e o que ignora sobre os alunos, suas famílias e região, e se de tudo que ele conhece e ignora o que considera em suas estratégias de ensino com seus alunos. A cartografia visa reconhecer esse cenário e potencializa-lo a serviço da aprendizagem.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Página 628 de 751
603
604
605
606
607
608
609
610
611
612
613
614
615
616
617
618
619
620
621
622
623
624
625
626
627
628
629
630
631
632
633
634
635
636
637
638
639
640
641
642
643
644
645
646
647
648
649
650
651
652
653
10 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 6.271 - 6.280 de 7.503 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript