Projetos de Pesquisa

 

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Adilson Pinheiro

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • reciclagem de resíduos orgânicos de pecuária em solos agrícolas: estudo de fontes, transformações e destinação dos metais pesados cu e zn
  • A reciclagem de resíduos orgânicos de pecuária (ROP) na fertilização de solos agrícolas é uma prática comum. Entretanto, a destinação de metais potencialmente tóxicos como Cu e Zn presentes nos ROP permanece incerto. Estudos publicados até o momento não consideram o processo completo, ou seja, desde a suplementação de Cu e Zn na ração, a digestão animal e a decomposição dos ROP, até a aplicação e monitoramento de longo prazo no solo. Além disso, atualmente não é possível discriminar as fontes naturais das fontes antropogênicas de Cu/Zn em solos agrícolas. Este projeto visa preencher estas lacunas científicas, propondo uma combinação inédita e abrangente de variáveis de campo e laboratório com ferramentas analíticas sofisticadas. Nós analisaremos a especiação química de Cu e Zn via espectroscopia de absorção de raios X baseada em luz síncrotron (XAS) e as assinaturas isotópicas de Cu e Zn via espectrometria de massas de alta resolução com fonte de plasma induzido e multi coletor (MC-ICP-MS). Analisaremos amostras representativas de todo o processo de criação animal e reciclagem dos ROP no solo. As amostras incluem: (i) rações cuja suplementação de Cu e Zn foi feita por diferentes compostos; (ii) ROP frescos resultantes da criação animal com diferentes rações, coletados em diferentes estágios do crescimento; (iii) ROP incubados sob condições aeróbicas e anaeróbicas; (iv) solos com mineralogias contrastantes incubados com diferentes tipos de ROP e (v) solos de experimentos de campo de longa duração com aplicação de ROP. Esperamos compreender os mecanismos de redistribuição dos metais Cu e Zn ao longo de todo o processo de geração e reciclagem de ROP; desenvolver protocolos que permitam identificar e diferenciar as fontes naturais das fontes antropogênicas de Cu e Zn; e prever a estabilidade e a migração a longo prazo dos metais Cu e Zn no solo e sistemas contíguos.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adir Casaro Nascimento

Ciências Humanas

Educação
  • educação escolar indígena em mato grosso do sul: avanços e limites em sua construção
  • Dada a realidade indígena de Mato Grosso do Sul e a construção sócio-política e epistemológica de um novo modelo de educação escolar para as comunidades indígenas que se consolidaram na Constituição/88, as demandas anunciadas pelos movimentos indígenas e pelas Secretarias de Educação acusam a necessidade de avaliação da qualidade do ensino/educação oferecida, bem como, o cumprimento dos princípios conquistados e garantidos pela legislação, de uma escola diferenciada, intercultural, especifica, bilíngue e comunitária. O projeto tem como objetivo:- Identificar os avanços e limites das práticas pedagógicas interculturais/bilíngues presentes no cotidiano das escolas indígenas selecionadas. A pesquisa qualitativa tem como objeto a aplicação da legislação e a formação e a prática pedagógica dos professores-índios em seus contextos e complexidades. A fundamentação teórica baseada na antropologia, pedagogia e nos estudos pós-coloniais, ancora os aportes etnográficos e da bricolagem em instrumentos diversificados de pesquisa tem como horizonte (resultados esperados), inicialmente, a atualização de dados referentes às práticas pedagógicas atuais nas escolas indígenas de Mato Grosso do Sul, assim como elementos descritivos das relações entre territorialidade/cultura e os processos próprios de aprendizagem/pedagogias, em especial, sua íntima relação com as concepções cosmológicas. Importante elemento é o processo de empoderamento de jovens e professores indígenas, através da participação ativa e autônoma nas atividades do projeto, planejando, estudando e pesquisando com os/as demais membros da equipe. Como resultado acadêmico a publicação de resultados/relatórios desta pesquisa, com o objetivo de socializar os avanços teóricos e ampliar o debate acerca e da própria educação escolar indígena entre os indígenas
  • Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022