Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Danyel Elias da Cruz Perez

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avaliação comparativa dos efeitos do citrato de sildenafila nanoencapsulado, laserterapia de baixa potência e hidrogel com alfa-tocoferol em um modelo experimental de mucosite oral induzida por 5-fluorouracil
  • Os efeitos colaterais, sequelas e consequências da mucosite oral quimioinduzida incluem dor e ardência bucal, disfagia, disgeusia, perda de peso, internações prolongadas e interrupções do tratamento do paciente. O manejo ou tratamento da mucosite oral quimioinduzida ainda não é plenamente consolidado e uma pluralidade de abordagens terapêuticas tem sido usada. Fármacos como citrato de sildenafila e alfa-tocoferol tem apresentado bom potencial anti-inflamatório e citoproteção. Formas terapêuticas nanoestruturadas e de distribuição controlada são alternativas interessantes para a distribuição tópica desses produtos. A literatura também tem apontado o efeito benéfico do laser de baixa potência nessas lesões. O objetivo desse trabalho será investigar os efeitos comparativos do citrato de sildenafila nanoencapsulado, do laser de baixa potencia e do hidrogel de alfa-tocoferol em modelo animal de mucosite oral induzida por 5-Fluorouracil.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Darcy Mitiko Mori Hanashiro

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • atitudes etaristas sobre trabalhadores mais velhos nas organizações: um estudo sobre seus antecedentes e consequentes
  • Em face do rápido envelhecimento populacional brasileiro as organizações enfrentam o crescente desafio de contratar e manter trabalhadores mais velhos. Pesquisas têm evidenciado a prevalência de preconceitos e discriminação etária nas organizações, fenômeno social conhecido como etarismo. O etarismo impacta a sociedade, as organizações e os indivíduos, o que o torna uma questão social e econômica relevante a ser investigada. Apesar de sua importância, há carência de estudos que expliquem a forma pelo qual ocorre o etarismo no contexto organizacional. Visando preencher esta lacuna o objetivo do projeto é propor e testar um modelo sobre as atitudes etaristas em relação ao trabalhador mais velho. O modelo proposto é constituído por variáveis preditoras (contato intergeracional, aprendizagem intergeracional, contexto organizacional e normas de idade) e consequentes (intenção de saída e intenção de trabalhar com pessoas mais velhas) das atitudes etaristas. O projeto é constituído por duas pesquisas: 1) Pesquisa qualitativa que visa entender o fenômeno do etarismo e gerar itens para construção de três escalas: a) atitudes etaristas sob a perspectiva do modelo tripartite de atitudes (componente cognitivo, afetivo e intenção comportamental); b) aprendizagem intergeracional; c) normas de idade. 2) Pesquisa quantitativa com foco na validação das escalas e testagem de um modelo estrutural. Os resultados contribuirão para o desenvolvimento de uma teoria para explicar o fenômeno do etarismo no contexto organizacional. O projeto é inovador em dois aspectos: na proposição de um modelo, inexistente na literatura de estudos organizacionais, e no desenvolvimento de escalas na perspectiva emic, ou seja, criadas com base na realidade sócio cultural brasileira. Para uma sociedade que está envelhecendo muito rapidamente, os resultados podem ser relevantes para subsidiar política de gestão de idade e intergeracional nas organizações. Outra contribuição para as organizações é propiciar um instrumento de diagnóstico inovador com base na realidade brasileira para mensurar o etarismo no local de trabalho. Finalmente, os resultados do projeto podem subsidiar a criação de políticas públicas para redução do etarismo e inserção e permanência de trabalhadores mais velhos nas organizações. No campo da extensão social, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de programas de aprendizagem intergeracional para redução de estereótipos e preconceitos em relação às pessoas mais velhas.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Dária Gorete Jaremtchuk

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • as representações dos estados unidos nas bienais de são paulo: de 1951 a 1979
  • O objetivo deste projeto é analisar as participações dos Estados Unidos na Bienal de São Paulo durante os anos de 1951 a 1979. Muitas dessas representações, sobretudo as realizadas entre 1963 e 1967, estiveram diretamente relacionadas às posições políticas oficiais do governo norte-americano com o objetivo de aumentar a sua influência no campo cultural e artístico brasileiro. A hipótese a ser investigada é de que essas mostras se conectam às disputas político-ideológicas e se tornaram ferramentas significativas para a construção da imagem dos Estados Unidos como lócus por excelência da arte contemporânea e da livre criação. Desse modo, a pesquisa aqui proposta analisará documentos coletados em arquivos nos Estados Unidos durante estágio de pós-doutoramento realizado na Georgetown University, em 2018. Em uma primeira aproximação com este material, pode-se dizer que as mostras preparadas e enviadas ao Brasil contaram com interferências de setores do governo estadunidense, que variaram desde a ‘sugestão’ do tipo de obras a serem remetidas ao Brasil, como também a aprovação dos nomes dos comissários e das instituições responsáveis pelas exposições. Cabe ressaltar que este projeto se conecta a uma trajetória mais ampla de pesquisa que busca compreender as relações artísticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. Em uma primeira fase de trabalho já realizado, foram analisadas as trajetórias de artistas que viveram um ‘exílio artístico’ nos Estados Unidos e que lá conheceram um fracasso profissional. Desde então, foram elaboradas premissas teóricas, como ‘políticas de atração’, que possibilitaram a compreensão do fluxo de artistas brasileiros para além de uma perspectiva biográfica. O atual projeto é um desdobramento dentro desse percurso que pretende observar estratégias específicas desenhadas para as representações estadunidenses nas edições das Bienais de São Paulo entre 1951 a 1979. Como resultado deste trabalho, pretende-se: apresentar uma publicação sobre o tema; organizar, a partir das fontes pesquisadas, um banco de imagens com as mostras organizadas pelos Estados Unidos; realizar um evento internacional com o tema “A Bienal de São Paulo e a Diplomacia Cultural”. Igualmente é necessário dizer que nesta pesquisa convergem assuntos de variadas áreas, como História e Crítica de Arte, Diplomacia Cultural, História da América Latina e da Guerra Fria Cultural. Consciente dos riscos dessa amplitude, espera-se que o trabalho final possa contribuir para o fortalecimento de uma História da Arte em que os aspectos políticos, sociais e históricos sejam também relevantes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Dariano Krummenauer

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • produção de camarões em sistemas de bioflocos: analise da formação e contribuição dos agregados microbianos
  • Recentemente, a aquicultura mundial vem sendo questionada quanto a sua sustentabilidade, sobretudo por parte dos órgãos de proteção ambiental, devido aos impactos causados ao meio ambiente, como: aceleração do processo de eutrofização de corpos hídricos pela liberação de efluentes, entre outros. Neste sentido, os cultivos de camarão em meio aos bioflocos (BFT) se caracterizam por melhorar os parametros de qualidade da água removendo os compostos nitrogenados sem a necessidade de emissão de efluentes e também são suplementos alimentares devido a sua composição nutricional. O presente projeto tem como objetivo determinar a melhor forma de produzir os agregados microbianos (Bioflocos) e também caracterizar as bactérias responsáveis pela manutenção dos parâmetros de qualidade da água no sistema. Para cumprir estes objetivos serão realizadas pesquisas para (1) Avaliar o efeito dos sistemas de injeção de ar no processo de preparação da água para o cultivo, formação dos agregados microbianos e desempenho zootécnico dos camarões durante a fase de berçário e engorda; (2) Avaliar a influência das diferentes intensidades de aeração no processo de nitrificação; (3) Identificar os principais grupos de bactérias nitrificantes (AOB e NOB) presentes no biofilme através da técnica de Hibridização in situ fluorescente – FISH; (4) Avaliar o crescimento, conversão alimentar e sobrevivência a fim de determinar qual das diferentes intensidades de aeração apresenta melhores resultados de desempenho zootécnico de Litopenaeus vannamei no sistema BFT; e (5) A partir dos melhores resultados dos experimentos propostos, realizar ciclos de engorda em escala comercial em sistemas super intensivos. Espera-se que com os resultados obtidos no presente projeto se atinja um eficaz pacote tecnológico para a produção de camarões em sistemas BFT, gerando um sistema que seja economicamente e ecologicamente sustentável.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Darlan Alexandria Fernandes

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistemas fotovoltaico e compensador de tensão integrados
  • Este projeto de pesquisa descreve o principal tema que se pretende explorar durante o período de vigência do referido Projeto Universal. Trata-se de um sistema eletrônico de potência que integra as funções de injeção de potência ativa na rede elétrica de um sistema fotovoltaico e compensação dinâmica de tensão na carga, simultaneamente. A utilização de um único inversor de tensão trifásico que atenda estas demandas traz como consequência um conjunto de possibilidades de estudos que podem ser explorados, dentre os quais não existem na literatura especializada, e que, portanto, abrem possibilidades de se construir soluções inéditas para problemas específicos que serão abordados. Os resultados de simulações do sistema proposto corroborados pelos resultados experimentais que serão extraídos irão validar as propostas. Como resultado imediato destas investigações, pretende-se disponibilizar uma bancada experimental completa para o laboratório onde o projeto será desenvolvido, e ainda, publicações em periódicos internacionais contendo os resultados desta pesquisa.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Darliane Ribeiro Cunha

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • sustentabilidade e inovação nos portos brasileiros
  • Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é reduzir os impactos socioambientais e alcançar a sustentabilidade. A inovação é um dos mecanismos que as empresas têm utilizado para introduzir práticas sustentáveis nos seus processos produtivos. As empresas precisam lidar com um cenário cada vez mais competitivo, onde a inovação é considerada como uma necessidade de sobrevivência. As inovações em produtos ou processos podem ser responsáveis pela redução do impacto das atividades empresariais no meio ambiente. O estudo apresenta como objetivo geral analisar as inovações e as práticas de sustentabilidade realizadas pelos portos públicos brasileiros. A população do estudo é os 35 portos públicos brasileiros. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva que envolve uma análise quali-quantitiva.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Darlisson de Alexandria Santos

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • reaproveitamento de lignina a partir de resíduos lignocelulósicos visando o desenvolvimento de formulações químicas aplicando-se óleos essenciais como compostos bioativos
  • O reaproveitamento de biomassa, sobretudo dos materiais lignocelulósicos, tem sido alvo de diversas pesquisas. Algumas destas linhas de pesquisa visam o desenvolvimento de biotecnologia através do reaproveitamento da lignina – usualmente um resíduo da indústria de papel e polpa celulósica – na produção de novos materiais que podem ter uma vasta gama de aplicações na química fina, na indústria de adesivos e surfactantes ou mesmo na área de saúde e controle de pragas. Alguns trabalhos mais recentes têm focado no desenvolvimento de formulações químicas à base de lignina para aplicação como protetor solar e também para a liberação controlada de compostos bioativos no organismo ou no meio ambiente. No entanto, não há relatos do desenvolvimento de formulações químicas à base de lignina que usem como compostos bioativos os terpenos de óleos essenciais, os quais são conhecidamente responsáveis por apresentar uma grande variedade de atividades biológicas. Também não há relatos do uso de diferentes fontes de lignina e diferentes métodos de extração da mesma para estudo da relação entre a constituição química da lignina e as propriedades físico-químicas das formulações desenvolvidas. Desta forma, este projeto se propõe ao estudo dos efeitos causados pela constituição estrutural da lignina sobre a estabilidade das formulações químicas, baseado no grau de degradação causado pelo método de extração e pela origem da lignina. Também é proposta deste trabalho desenvolver formulações químicas à base de lignina que contenham óleos essenciais de plantas medicinais usadas pela população da região sudeste do Pará, bem como avaliar as atividades biológicas dos óleos essenciais e das formulações químicas que os contenham.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Darlize Teixeira de Mello

Ciências Humanas

Educação
  • a avaliação das habilidades de compreensão leitora de alunos alfabetizandos: provinha brasil e avaliação diagnóstica do programa mais alfabetização e a base nacional comum curricular.
  • A avaliação tem tido uma presença marcante na implantação de diferentes políticas públicas. Articuladas ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a partir do Plano de Metas Compromisso de Todos pela Educação, um conjunto de avaliações foram produzidas, quais sejam: Sistema de Educação Básica (Saeb), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), referentes a avaliações externas, e Provinha Brasil e Avaliação Diagnóstica do Programa mais Alfabetização, refrentes a avaliações externas/diagnósticas. Os instrumentos de avaliação - Provinha Brasil (2008-2016) e Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização (2018) - objetivam oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas e das redes de ensino um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem. Permitem, com isso, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas na área da leitura e da escrita. Destinada aos alunos em processo de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental (1º e 2º anos), a Provinha Brasil é aplicada em alunos matriculados no segundo ano de escolarização do ensino fundamental. Já a outra avaliação, é aplicada em alunos de primeiro e segundo anos do ensino fundamental. A presente pesquisa fará uma análise documental comparativa entre os dois instrumentos avaliativos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando problematizar e discutir a concepção de leitura e as habilidades leitoras a serem avaliadas nesses instrumentos e presentes na BNCC. Examinará a relação entre as matrizes de referências: eixos e descritores de cada edição, os testes a serem aplicados nos alunos alfabetizandos e as escalas de níveis de desempenho, comparando os dados com a Base Nacional Comum Curricular. O trabalho apoia-se na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e caracteriza-se como qualitativo com foco descritivo-analítico. Cabe salientar que, na perspectiva de análise discursiva que essa pesquisa se insere, os textos documentais (Provinha Brasil, Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular) serão analisados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades no contexto das relações de poder numa arena de significados sobre o processo de leitura do aluno alfabetizando.
  • Universidade Luterana do Brasil - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Darren Norris

Outra

Ciências Ambientais
  • tracajás como espécie bandeira para conservação de biodiversidade ao longo rios amazônicas no estado do amapá.
  • A liberação de mercúrio está relacionada fortemente com à expansão hidrelétrica e à exploração do ouro. Assim sendo, é urgente aumentar a vigilância e reduzir os níveis de mercúrio no meio ambiente e, consequentemente, seus efeitos sobre a população humana. O desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar humano estão intimamente ligados aos serviços de apoio (reciclagem de nutrientes), abastecimento (água potável, energia), regulação (sequestro de carbono) e cultural (espiritual, histórico, recreativo) fornecidos por rios e vias aquáticos navegáveis. Portanto, conservar a biodiversidade e mitigar os impactos socioeconômicos resultantes dos usos múltiplos de rios é, portanto, uma prioridade para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade. Compromissos nacionais para remover a pobreza significam que a expansão hidrelétrica deve continuar na Amazônia brasileira. Apesar da geração de energia renovável, as mudanças ambientais e socioeconômicas causadas por projetos hidrelétricos interferem nos regimes hidrológicos e no equilíbrio dos e também influenciam a saúde e a subsistência das comunidades locais. Para permitir o engajamento de várias partes interessadas (de crianças a proprietários de terras locais a empresas de eletricidade), optamos por concentrar ações em torno da conservação do tracajá (Podocnemis unifilis) em um cenário de desenvolvimento socioeconômico único (Estado do Amapá). Tracajás representam serviços ecossistêmicos de abastecimento (comida, fonte de renda) e serviços culturais para as populações da Amazônia. Além disso, tracajás dependem dos ambientes terrestres (nidificação) e aquático (alimentação / reprodução), representando uma ligação entre ambientes terrestres e aquáticos. Tracajás também sofrem bioacumulação de mercúrio e, portanto representem uma fonte potencial de mercúrio orgânico afetando saúde humano em ambientes ribeirinhos. Portanto, as pesquisas propostas focados em tracajás oferecem múltiplas oportunidades para atingir objetivos de engajamento, pesquisa e conservação da biodiversidade. Assim, gerando informações necessárias para Brasil em relação os compromissos assumidos na Convenção de Minamata.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Davi de Carvalho Diniz Melo

Engenharias

Engenharia Civil
  • disponibilidade hídrica em eventos extremos nas bacias hidrográficas do rio paraná e são francisco: da seca meteorológica aos impactos na produção agrícola
  • Desastres naturais (secas, enchentes, etc) têm resultado em perdas humanas e grandes prejuízos financeiros em diversos lugares do mundo. Os recentes períodos de seca ocorridos na região nordeste e sudeste do Brasil mostraram a importância de se dispor de estratégias de mitigação dos efeitos decorrentes desses eventos extremos. Um pré-requisito para prever impactos desses eventos no futuro, é compreender como os mesmos ocorreram no passado, caracterizando-os espacial e temporalmente. Diante do exposto, o objetivo desta proposta é quantificar os impactos de secas na disponibilidade hídrica e produtividade agrícola nas bacias hidrográficas dos rios Paraná e São Francisco. Para isso, faz-se necessário (i) compreender como a seca meteorológica é traduzida em termos de seca agrícola e hidrológica; (ii) quantificar os impactos das secas na produtividade agrícola e(iii) sobre os processos hidrológicos. Como resultados da pesquisa, espera-se obter informações espaço-temporais dos impactos das secas na umidade do solo; identificar as áreas mais vulneráveis às secas hidrológicas e agrícolas; e gerar informações que auxiliem no processo de gerenciamento espacial dos recursos hídricos superficiais. De maneira resumida, espera-se poder responder o seguinte questionamento: Em situação de seca, qual a disponibilidade de água no solo e mananciais superficiais e onde ela ocorre nas bacias dos rios Paraná e São Francisco?
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Davi do Socorro Barros Brasil

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • cadeia produtiva da mandioca açucarada (manihot esculenta crantz) e organização social de produtores de base familiar do estado do pará em sistema de cooperativa: seleção de cultivares, desenvolvimento de produtos, aproveitamento e tratamento de resíduos
  • O objetivo deste projeto é desenvolver atividades de pesquisa, extensão e organização social na cadeia produtiva da mandioca, inserção da mandioca açucarada (Manihot esculenta Crantz) comumente encontrada na Amazônia Brasileira. Alternativas de produção de mandioca e perspectivas de mercado, bem como, capacitação técnica serão propostas aos produtores rurais com o objetivo de fortalecer e desenvolver suas organizações sociais (cooperativas e associações). O projeto será desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (FEQ/ITEC/UFPA e FEA/ITEC/UFPA) em parceria com pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o apoio da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (ITES) da UFRA em parceria com a Cooperativa de produtores rurais (COOPSAF) e com a Associação de produtores (APROCAMP), comunidades que estão localizadas no município de Santo Antônio do Tauá, estado do Pará. Portanto, para atingir os objetivos e metas propostos neste projeto serão realizadas ações nos segmentos de melhoria de técnicas agrícolas, processos e produtos e aproveitamento e tratamento de resíduos. No segmento de técnicas agrícolas serão realizados ensaios de competição de cultivares produtoras de amidos especiais (mandioca açucarada); instalação de unidade piloto de sistema de produção, na qual serão utilizadas técnicas mais sustentáveis, como a consorciação de culturas (mandioca+leguminosa) e processo de apropriação tecnológico e organização social. Segmento de processos e produtos – otimização dos parâmetros de processo para produzir concentrado açucarado com características compatíveis com os produtos comerciais, atualmente produzidos no Brasil a partir do milho; fazer a extração do amido e avaliar a sua viabilidade para a aplicação na produção de biofilmes de amido, matéria prima usada na produção de bioplásticos, entre outras aplicações. Segmento de aproveitamento e tratamento de resíduos sólidos e líquidos – processos tecnológicos, bem estabelecidos, na área da engenharia química serão usados: um processo de secagem será empregado no aproveitamento de biomassa, processos de sínteses de bioadsorventes e adsorção para aproveitamento de resíduos sólidos e o efluente líquido, que não possa ser aproveitado será tratado usando um reator anaeróbio-aeróbio, os produtos resultantes do tratamento poderão ser empregados na agricultura sem riscos ambientais para o solo ou recurso hídrico. Os resultados deste projeto devem recomendar novas cultivares para o sistema de produção da mandioca açucarada no estado do Pará, produzir mudanças no atual sistema de produção com a introdução de novos insumos que permitam aos produtores ampliar a área cultivada e recomendar tecnologias para o aproveitamento comercial de mandioca açucarada no estado do Pará.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Davi Fernando Back

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • complexos derivados do piridoxal. avaliação das atividades antioxidantes/pró-oxidantes, citotoxicidade, potencial de clivagem do dna e genotoxicidade.
  • As espécies reativas de oxigênio (EROS) podem atuar na fagocitose sendo apontadas como responsáveis por combater agentes agressores, consideradas de extrema importância para auxiliar o sistema imunológico. Contudo, o aumento excessivo na produção de EROs leva ao estresse oxidativo, condição na qual o DNA, as biomoléculas e tecidos circundantes são lesionados, de forma a induzir processos inflamatórios e apoptóticos. Também estão associadas a este tipo de dano patologias como diabetes, alguns tipos de câncer e doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer e atrofias musculares. A fim de minimizar este tipo de lesões os organismos vivos biossintetizam enzimas antioxidantes como a superóxido dismutase, a catalase, a glutationa peroxidase e tiorredoxina redutase, capazes de converter as EROs em formas oxigenadas menos nocivas. A superóxido dismutase (SOD), por exemplo, corresponde a uma família de metaloenzimas que atuam na conversão dos radicais superóxido em peróxido de hidrogênio e oxigênio molecular. Estas enzimas podem apresentar diferentes centros metálicos em seus sítios ativos, como cobre/zinco, ferro, manganês e níquel. Apesar de apresentarem alta seletividade, a aplicação de metaloenzimas isoladas como medicamentos (pró-fármacos) ou processos industriais torna-se inviável devido à sua onerosa obtenção e purificação tornando o processo final economicamente desfavorável. Entretanto, esta situação estimula a pesquisa da obtenção de miméticos com ação similar ao efeito catalítico dessas metaloenzimas, o que constitui um campo promissor para pesquisas bioinorgânicas em atividade antioxidante. A utilização de moléculas de importância biológica na síntese de antioxidantes é de grande interesse, objetivando a obtenção de compostos biologicamente ativos e compatíveis com as atividades metabólicas do organismo. Para isso, podem ser utilizadas moléculas de baixo peso molecular que apresentam grande importância biológica como o piridoxal, uma das seis variações da vitamina B6. A derivatização da molécula de piridoxal com moléculas ricas em funções fenóis, carbonilas e organocalcogenetos promove a obtenção de novos ligantes que podem apresentar atividade antioxidante. Essa atividade antioxidante pode por sua vez ser acrescida pela presença de um centro metálico. Desta forma, os ligantes, bem como o centro metálico, podem apresentar atividade antioxidante sinérgica e ambos mecanismos antioxidantes podem ocorrer. Para uma avaliação da atividade antioxidante, pretende-se realizar a avaliação dos ligantes e complexos pelos métodos associados ao radical difenil picrilhidrazil (DPPH), pelo método do poder antioxidante de redução do ferro (Ferric Reducing Antioxidant Power – FRAP), além do método de fotorredução do cloreto de azul nitrotetrazólio (NBT). Por outro lado, a atividade pró-oxidante dos complexos também deve ser avaliada, uma vez que inúmeros relatos da literatura afirmam que complexos de baixo peso molecular podem apresentar características “promiscuas”, ou seja, o mesmo complexo pode apresentar uma atividade antioxidante, bem como pró-oxidante, questão essa que dependerá do substrato a ser avaliado. A atividade pró-oxidante será avaliada pelas metodologias de oxidação de fenóis e aminas aromáticas mimetizando as peroxidases. Associado aos resultados das atividades antioxidantes/pró-oxidantes dos complexos, pretende-se avaliar e correlacionar com as suas características de citotoxicidantes, uma vez que inúmeros relatos da literatura apontam que complexos podem apresentar interações com DNA e atividade citotóxica através de formas não convencionais devido as suas características espectrais, eletroquímicas, estrutura tridimensional, característica catiônica e possíveis solubilidades em água. Por exemplo, o desenvolvimento de complexos capazes de se ligarem ao DNA e também de clivar o DNA tornou-se uma área de grande investigação, pois permite o estudo da estrutura e da oxidação de DNA, obtenção de modelos de conformação do DNA e desenvolvimento de compostos antitumorais e antivirais. Em estudos recentes, reportamos que complexos de CuII utilizando base de Schiff derivada de piridoxal e haloanilina apresentaram bom potencial para clivagem do DNA.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Davi José de Almeida Moraes

Ciências Biológicas

Biofísica
  • caracterização eletrofisiológica e molecular dos canais para potássio modulados por cálcio nos neurônios inspiratórios do complexo pré-bötzinger de camundongos
  • Em mamíferos, a atividade rítmica inspiratória (ritmo respiratório) é gerada por neurônios glutamatérgicos, GABAérgicos e glicinérgicos, com propriedades intrínsecas de marca-passo em burst, localizados no complexo pré-Bötzinger (pre-BötC). Estudos recentes demonstram que a corrente catiônica ativada por Ca2+ e a corrente persistente de Na+ contribuem de forma substancial para a geração dos bursts despolarizantes de marca-passo nos neurônios inspiratórios do pre-BötC. Além disso, a manipulação da [Ca2+] extracelular interfere significativamente na duração dos bursts despolarizantes nestes neurônios inspiratórios. Neste sentido, a hipótese do presente Projeto de Pesquisa é que correntes de saída mediadas pelos canais para K+ modulados por Ca2+ (KCa) contribuem para o término dos burts despolarizantes das atividades de marca-passo dos diferentes neurônios inspiratórios do pre-BötC de camundongos, e consequentemente, para a geração central do ritmo respiratório. Para testar esta hipótese, utilizaremos preparações de fatias rítmicas do pre-BötC in vitro de camundongos neonatos, registros extracelulares do ritmo inspiratório e intracelulares (whole cell patch clamp) dos neurônios inspiratórios de marca-passo desta região. Avaliaremos as correntes de K+ mediadas pelos canais KCa, bem como a identidade molecular das diferentes subunidades destes canais e o fenótipo dos diferentes neurônios inspiratórios de marca-passo por meio da técnica de RT-qPCR de uma única célula. Avaliaremos também os efeitos do bloqueio farmacológico dos canais KCa na duração dos bursts despolarizantes dos diferentes neurônios inspiratórios de marca-passo do pre-BötC de camundongos. Os resultados a serem obtidos no presente Projeto de Pesquisa revelarão quais as correntes mediadas pelos canais KCa, e a identidade molecular destes canais, estão presentes e funcionalmente ativas nos diferentes neurônios inspiratórios de marca-passo do pre-BötC de camundongos. Estabeleceremos também se esses canais estão fundamentalmente envolvidos na geração do ritmo respiratório e se os mesmos contribuem criticamente para a formação de padrões motores respiratórios.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Davi Michel Valladão

Engenharias

Engenharia de Produção
  • seleção de portfólio e precificação de ativos via otimização sob incerteza
  • Este projeto tem como foco a inovação tecnológica, produção científica, formação de recursos humanos e aplicação prática das técnicas desenvolvidas. Pretende-se desenvolver modelos para seleção de portfólio e precificação de ativos utilizando técnicas avançadas de otimização sob incerteza. O proponente deste projeto possui experiência comprovada no assunto com diversas publicações em revistas internacionais de alto impacto, participação nos principais congressos da área, formação de recursos humanos e coordenação de projetos patrocinados pela indústria e por agências de fomento a pesquisa. Este projeto objetiva publicações internacionais nos principais periódicos e participação nas principais conferências da área, além da realização de projetos patrocinados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). As atividades de P&D terão a participação direta de alunos de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica orientados pelo proponente. Adicionalmente, o proponente terá atividades de docência na graduação e na pós-graduação, incluindo uma disciplina de pesquisa cujo conteúdo é diretamente relacionado aos tópicos de interesse deste projeto. As principais aplicações contemplam: a determinação de políticas de investimentos em diferentes sistemas de pensão; a gestão coordenada de ativos e passivos em diferentes contextos; a seleção de carteira de ativos financeiros; bem como a precificação de derivativos e outros ativos. Os modelos desenvolvidos neste projeto baseiam-se em técnicas de programação dinâmica, programação estocástica, otimização robusta, data-driven optimization e distributionally robust optimization. Os modelos e ferramentas desenvolvidos neste projeto possuem potencial de inovação tecnológica com contribuição direta para o setor previdenciário, energético, financeiro e atuarial.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

David Barbosa de Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • direcionamentos ideológicos e disputa de poder nas relações entre mídia e supremo tribunal federal: o judiciário como agente político
  • Essa pesquisa intitulada “Direcionamentos ideológicos e disputa de poder nas relações entre mídia e Supremo Tribunal Federal: o judiciário como agente político” se propõe a investigar, sob um enfoque original (já que não se atem somente a tradicional pesquisa dogmático-jurídica), no atual contexto, como o discurso midiático direcional os julgamentos da mais alta corte de justiça do país, bem como observar como essas decisões desse tribunal são representadas por três periódicos: Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e O Globo. Acreditamos que esses periódicos são replicados nas redes sociais e fomentam a opinião pública nacional. É certo que esse é um fenômeno novo que põe o judiciário em um papel de destaque no campo político. A relação entre mídia e judiciário se intensificou, nos últimos anos, e as idas de Ministros às câmeras a fim de influir em julgamentos e pautar a vida política nacional é um fenômeno que não pode permanecer alheio aos estudos jurídicos e políticos. Dessa relação, entre mídia e judiciário, podemos perceber relações de poder entre os agentes jurídicos, assim como os direcionamentos ideológicos das representações desses discursos. Para dar conta desse escopo, utilizaremos o referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica para, por meio de uma investigação discursiva, evidenciarmos, a construção dos sentidos da atuação do STF junto a mídia e vice-versa, identificando as estratégias ideológicas, as relações de poder que lhe transpassam e o interdiscurso jurídico midiático. Deste modo, temos como objetivos: compreender as representações midiáticas ao instrumentalizar um sentido hegemônico, comparando os argumentos jurídicos nos autos com o modo como eles são selecionados pelos periódicos; observar quais instrumentos midiáticos são utilizados pela Suprema Corte a fim de reforçar determinado entendimento, bem como a atenção dada pela mídia dos argumentos vencidos; identificar como os ministros e a Corte são representados pela mídia, identificando de que maneira são construídas as estigmatizações sobre os ministros; descrever, interpretar e explicar a prática social dos ministros na perspectiva etnográfico-discursiva, relacionando os resultados com as resistências e reproduções discursivas nos textos jurídicos, apontando as posições ideológicas da Corte (valores e crenças) e as práticas de poder dos agentes. Para alcançar esses escopos utilizamos metodologia de cunho qualitativo pautada na tríade básica: observação, pesquisa em arquivos e entrevistas. Por fim, buscamos com essa investigação contribuir para a compreensão de que as tramas ideológicas e os direcionamentos dos discursos midiáticos possam ser visto de forma crítica e que possamos dar o trato devido a mudança social com o ingresso de um novo agente político no Brasil: o judiciário.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

David Gentil de Oliveira

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • feira de ciências “steam” nas escolas municipais de santo antônio do tauá – pará
  • Promover a “Feira de Ciências “STEAM” nas Escolas Municipais de Santo Antônio do Tauá – Parᔠpara a comunidade em geral, por meio das atividades dos estudantes do ensino fundamental - anos finais, mostrando aos munícipes atendidos pela rede Municipal de Ensino projetos científicos, culturais e tecnológicos, criando um espaço/tempo para a melhoria e/ou ampliação das práticas de ciências e tecnologias do município. Além de contribuir para divulgação ações do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, incentivando desta forma o desenvolvimento científico com potencial para a solução de problemas locais. Com intuito de divulgar a produção dos alunos da Educação Básica como incentivo a pesquisa científica, Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias; Incentivar a construção de atividades de iniciação científica na Educação Básica visando ao conhecimento científico e tecnológico, Proporcionar a elaboração e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares voltados para o desenvolvimento sustentável. Incentivar a pesquisa nas disciplinas que integram a área de ciência da natureza, matemática e suas tecnologias, a área de ciências humanas e suas tecnologias e a área de linguagens códigos e suas tecnologias. Divulgar experiências vivenciadas no cotidiano escolar pelos professores e estudantes das escolas de ensino fundamental anos finais, ensino médio e profissional em todas as áreas de conhecimento. Articular para promover a integração de trabalhos científicos de professores e alunos das redes federais, estaduais e municipais. Estimular a prática da ciência de modo a propiciar o desenvolvimento do espírito reflexivo, competências fundamentais para uma inserção crítica na sociedade. Oportunizar aos estudantes a apresentação de trabalhos científicos das diversas áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Sociais, Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e suas Tecnologias), respeitando e valorizando a troca de experiências científicas desenvolvidos nas escolas de Santo Antônio do Tauá. Levar o estudante a acreditar na pesquisa como princípio educativo, a qual desperte as vocações científicas e/ou tecnológicas e interesse pelo acesso à universidade. - Proporcionar novas descobertas em diversas áreas do conhecimento, que possam contribuir para solucionar problemas reais, existentes nas comunidades, das quais os participantes fazem parte. - Incentivar os participantes a descobrirem ou reconhecer práticas ou experimentos científicos com potencial de solucionar situações-problemas locais.
  • Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá - PA - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
Foto de perfil

David Leonardo Nascimento de Figueiredo Amorim

Engenharias

Engenharia Civil
  • formulação de um modelo de dano concentrado para analisar problemas com localização de deformações
  • A análise e predição de falhas estruturais é um dos principais problemas da engenharia. As ferramentas disponíveis para este propósito são a teoria da plasticidade, a mecânica da fratura e a mecânica do dano contínuo. Tais formulações são extensivamente aplicadas no contexto da mecânica do contínuo. Entretanto, estas formulações costumam falhar na modelagem de localização de deformações. O termo localização é usado em dois contextos diferentes. Experimentalmente, localização refere-se a formação de bandas de localização com descontinuidades em materiais quase-frágeis e dúcteis, isto é, uma evidência empírica. Numericamente, localização descreve o estudo de aspectos matemáticos da análise estrutural com localização de deformações, cuja consequência principal é a perda de elipticidade do problema, que leva a formulações má-colocadas e dependência de malha. As formulações modernas da mecânica do dano se desenvolveu para contornar este problema, sendo seu objetivo evitar as descontinuidade de dano ou deformações na análise. Esta escolha não foi motivada por uma melhor descrição física do fenômeno; o objetivo é apenas o desenvolvimento de modelos que levam a objetividade dos resultados numéricos. Tem se mostrado que a mecânica do dano concentrado (MDC) é independente de malha, isto é, a MDC é também um procedimento de regularização. A MDC não foi desenvolvida para este propósito, entretanto, a MDC tem sido até então restrita à análise de estruturas reticuladas, não sendo ainda um procedimento geral. Diante do exposto, este projeto de pesquisa tem como objetivo a expansão da MDC para problemas planos em que ocorre o fenômeno de localização de deformações. Alguns resultados preliminares indicam que esta expansão é, de fato, possível. Se confirmadas, tais observações podem ter consequência fundamental na mecânica dos sólidos.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

David Majerowicz

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • o besouro tribolium castaneum como modelo de obesidade e diabetes: uma abordagem de genética funcional
  • A obesidade traz graves consequências para a saúde dos indivíduos e hoje é uma epidemia que se espalha rapidamente pelo mundo. No Brasil, as previsões indicam que, até 2050, a imensa maioria da população será sobrepesada ou obesa e os gastos com saúde podem atingir centenas de bilhões de dólares. A ausência de fármacos que sejam eficientes e seguros para o tratamento da doença reduz as opções para combatê-la. As semelhanças entre as vias metabólicas e de sinalização nos insetos e mamíferos tornam os primeiros bons modelos de investigação na área. Além disso, as informações genômicas e de transcriptoma, e a eficiência das ferramentas de RNA de interferência tornam o besouro Tribolium castaneum um modelo extremamente atraente para a abordagem a ser proposta. Esse projeto visa então caracterizar o metabolismo de lipídeos desse inseto, além de estabelecê-lo como modelo de obesidade e diabetes do tipo 2 induzidas por uma alimentação rica em carboidratos, lipídeos ou proteínas. A indução da obesidade e diabetes será confirmada pelo acúmulo de lipídeos, hiperglicemia, hiperinsulinemia e resistência à insulina. O centro do projeto será uma análise transcriptômica comparando o corpo gorduroso das larvas controle com o das larvas obesas. Essa abordagem ajudará a identificar genes regulados no processo patológico e possíveis alvos moleculares para tratamento. Como prova de conceito, a expressão e funções do gene TcNFAT serão investigadas no contexto do processo de obesidade. Os resultados desse projeto irão aumentar o conhecimento científico básico sobre os mecanismos moleculares do desenvolvimento da obesidade e diabetes induzida pela alimentação, o que poderá ajudar na descoberta de novos alvos para o combate a essas doenças metabólicas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

David Mendes

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • modelagem dinâmica do sistema climático do passado e análise de teleconecções associadas
  • Este projeto tem como finalidade, identificar o comportamento climático em tempos passados, como por exemplo o Early Holoceno, período caracterizado como sendo pré-condição atual, onde a atmosfera e o oceano apresentavam comportamentos muito estáveis. Utilizaremos neste projeto o Modelo LOVECLIM, modelo de complexidade intermediaria que simula não só as condições do oceano e da atmosfera, como também as condições de gelo continental, gelo marinho, vegetação e carbono no oceano. Modelo muito utilizando nos estudos para eras passadas. Faremos simulações que representem as condições orbitais e dinâmicas para o período do Early Holoceno (~11000yrs atrás), pré-industrial (final do século IXX). Nesses experimentos, mudaremos algumas condições paramétricas, como por exemplo a inserção de uma nova cobertura de gelo continental, mais realística e mais próxima do real para o período do Early Holoceno, assim como um incremento do fluxo de água doce (freshwater) através de pulsos para o Atlântico Norte e Mares Antárticos. De posse dessas simulações, estudaremos possíveis teleconexões atmosféricas e suas implicações no clima passado.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

David Santos Fonseca

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estratégias de punição e controle social no brasil: o contexto da região sul da bahia
  • O projeto de pesquisa consiste em um estudo das racionalidades estatais envolvidas nas políticas de punição e controle do crime brasileiras, com enfoque especial sobre sua incorporação na região sul do estado da Bahia. O agudo aumento das taxas de criminalidade e aprisionamento no país tem sido objeto de atenção de pesquisadores e agentes governamentais, mas não se elaborou ainda um modelo satisfatório de explicação desse fenômeno. Ademais, a compreensão da ação estatal nesse processo ainda demanda uma análise mais aprofundada para identificar o conjunto de medidas adotadas e as razões subjacentes a sua implementação. A região sul da Bahia também enfrenta um aumento exacerbado de suas taxas de criminalidade e aprisionamento, inclusive situando alguma de suas cidades dentre as detentoras das mais altas taxas de homicídio do país. Desse modo, a região sul do estado se configura como espaço privilegiado para a análise desses problemas e da respectiva atuação estatal. A investigação procura realizar a reconstrução histórica das práticas estatais implementadas nessa região com a subsequente compreensão das mudanças realizadas nas instituições do sistema penal. Pretende-se, assim, identificar as instituições existentes e descrever sua forma de atuação no entorno social, com especial atenção para o processo social e histórico de sua criação e funcionamento.
  • Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022