Projetos de Pesquisa

 

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Giane Gonçalves Lenzi

Engenharias

Engenharia Química
  • desenvolvimento de materiais de carbono nanoestruturados aplicados na fotoconversão de co2: fotocatálise e fotoeletrocatálise
  • A crescente preocupação com as alterações climáticas tem estimulado o desenvolvimento de estratégias para mitigação das emissões de CO2 e a exploração de recursos verdes e sustentáveis de energia. Atualmente, as tecnologias mais usadas para a captura de CO2 são a absorção de gás em substâncias químicas solventes, permeação através de membranas, adsorção em um absorvente sólido e destilação criogênica, mas nenhuma delas é economicamente conveniente. Neste sentido, o projeto consiste no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras viáveis para valorizar o CO2. Para tal serão desenvolvidos sistemas catalíticos ativos, utilizando materiais de carbono nanoestruturados como suporte (carvões ativados, xerogéis, nanofibras e nanotubos de carbono (CNT)) com diferentes estruturas e químicas superficiais, dando atenção especial à dopagem com diferentes heteroátomos, particularmente O e N e de óxidos metálicos. O catalisador será preparado utilizando o suporte, um semicondutor, em particular o pentóxido de nióbio, e um co-catalisador (metal – Ni, Ru e/ou Pt), capazes de promoverem eficientemente a conversão do CO2. Além disso, catalisadores bimetálicos com Fe, os quais vem sendo indicados como promissores para o processo que será realizado e para preparação de compósitos de materiais de carbono e óxidos metálicos, serão estudados. Os catalisadores preparados serão aplicados utilizando os processos de Redução fotocatalítica e eletrofotocatalítica do CO2. Espera-se obter soluções tecnológicas que permitam a implementação de processos sustentáveis para produção de combustíveis e produtos químicos. Desta forma, a relevância do projeto é entendida como contribuição para o desenvolvimento de materiais visando a reciclagem do CO2 e para o uso de seus produtos (principalmente combustíveis) nos setores residencial, industrial e de transporte, sendo esta uma possível solução de um problema ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Gibson Rocha Meira

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação do desempenho de concretos eco eficientes com baixo teor de ligante frente a corrosão por cloretos e carbonatação
  • As questões ambientais associadas à construção civil vêm impulsionando pesquisas voltadas à redução do consumo de cimento no concreto. Isso está relacionado ao fato da indústria do cimento ser responsável por mais de 5% das emissões antropogênicas de CO2, impactando no aumento do efeito estufa. Trabalhos prévios mostram o desenvolvimento de concretos com menores teores de ligante mantendo ou melhorando o seu desempenho mecânico. Entretanto, ainda há poucos estudos focados na avaliação da durabilidade desses concretos frente à corrosão de armaduras, principalmente, quanto à ação dos cloretos, de forma isolada ou associada à ação da carbonatação do concreto. Diante dessa lacuna, o objetivo principal deste trabalho é avaliar o desempenho de concretos armados, produzidos com baixo teor de ligante, quanto ao período de iniciação da corrosão, a despassivação da armadura e à propagação da corrosão desencadeada por cloretos ou carbonatação, de forma isolada ou combinada. Considerando que a redução da porosidade dos concretos com baixo consumo de ligante pode ser alcançada com o empacotamento granular e dispersão de partículas, espera-se que esses concretos tenham desempenho equivalente ou superior aos concretos convencionais, quer seja em relação ao prolongamento do período de iniciação da corrosão, quer seja em relação a cinética do processo corrosivo. Concretos com significativos níveis de substituição do cimento por filer calcário serão produzidos e, em seguida, submetidos a ambientes agressivos individuais ou combinados. A resistência à penetração de agentes agressivos será avaliada a partir de medidas de carbonatação e de transporte de cloretos. O teor crítico de cloretos será avaliado a partir de ensaios acelerados de indução da corrosão, os quais também serão empregados para avaliar o desempenho desses concretos na fase de propagação da corrosão, empregando-se medidas de monitoramento eletroquímico das armaduras (Ecorr, LPR, EIS).
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - PB - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Gilberto Candido Laurentino

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeitos dos exercícios aeróbio e de força muscular associados à restrição do fluxo sanguíneo sobre: força, massa muscular, função cognitiva, funcionalidade, níveis de marcadores inflamatórios, consumo alimentar e da composição da microbiota intestinal em
  • O envelhecimento é um processo natural caracterizado por várias mudanças estruturais e funcionais que levam à perda progressiva da força motora, da massa muscular e massa encefálica, com consequente redução do desempenho físico, funcionalidade e o declínio das funções cognitivas. Além disso, o envelhecimento está associado ao aumento crônico das citocinas inflamatórias (inflammaging) e a meta-inflamação decorrente do excesso de nutrientes. Nesse sentido, tanto a i inflamação quanto a meta-inflamação estão relacionadas à microbiota intestinal. Para atenuar os efeitos deletérios do envelhecimento sobre a força, a massa muscular e a cognição, o exercício físico tem sido proposto como uma intervenção não farmacológica associada a melhoria destas funções. Além disso, o treinamento físico pode influenciar positivamente o microbioma intestinal, agindo sobre o sistema nervoso autônomo (tônus vagal) que, indiretamente promove o controle das alterações inflamatórias. Embora os benefícios do treinamento físico (aeróbio ou de força) para a população idosa já tenham sido amplamente conhecidos, pouco se sabe sobre os efeitos do treinamento de força e aeróbio com baixa carga associados à restrição do fluxo sanguíneo (RFS) sobre a cognição, a funcionalidade, os níveis de citocinas inflamatórias e da microbiota intestinal na população idosa. Nesta proposta idosos serão submetidos às medidas da morfologia muscular por ultrassonografia, avaliação de consumo alimentar, coletas de sangue e fezes para análise das citocinas inflamatórias, a composição da microbiota intestinal, testes de força dinâmica máxima, testes funcionais e da função cognitiva. Em seguida, os idosos serão submetidos aos programas de treinamento aeróbio e força associado a RFS por um periodo de 24 semanas. A hipótese desse estudo é que as intervenções com o treinamento de baixa intensidade promova mudanças efetivas na força, massa muscular, funcionalidade, cognição e marcadores de inflamação e microbiota.
  • Universidade São Judas Tadeu - SP - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Gilberto Icle

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • pobreza, performance e educação
  • Este projeto tem por objetivo produzir conhecimento sobre as relações entre pobreza e performance, assim como analisar o impacto que as performances (artísticas, culturais, sociais etc.) têm na vida de pessoas em situação de pobreza, procurando subsidiar novas políticas de combate à pobreza. Toma-se a ideia de pobreza como "fenômeno multidimensional" e como "privação das capacidades" (Sen). Trabalha-se com a perspectiva dos Estudos da Performance, dos Estudos da Presença e da Etnocenologia para a manutenção de uma rede de pesquisadores, envolvendo inicialmente dezoito instituições universitárias e de pesquisa em seis países (Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Moçambique e França). O trabalho se propõe a uma análise transversal coletiva dos dados produzidos a partir de diferentes métodos de produção de dados. A metodologia possui cinco diferentes protocolos metodológicos: 1) análise documental e videográfica; 2) entrevistas; 3) observação participante; 4) etnografia; 5) experimentações artístico-pedagógicas. Os grupos aderem a esses protocolos formados coletivamente pela rede e produzem dados em seus respectivos contextos. O processo de análise dos dados produzidos é cruzado e comparativo, a partir do trabalho coletivo de dois ou mais grupos. Essa metodologia visa a construção compartilhada de conhecimentos aplicáveis ao campo em estudo. Os resultados esperados incluem metodologias a serem aplicadas na Educação Básica, políticas curriculares de formação para o Ensino Superior, políticas de apoio a artistas e coletivos artísticos e formação de profissionais com altas capacidades em nível de graduação, mestrado e doutorado. O trabalho se enquadra na produção de conhecimento para a qualidade de vida, visto produzir não apenas ciência básica, na construção de teorias descritivo-analíticas sobre as relações entre Performance e Pobreza, mas, mais do que isso, criando diagnósticos e soluções multiplicativas para os conte
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Gilberto Joaquim Fraga

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • diversificação, sofisticação e desempenho das exportações brasileiras
  • Entender o papel do comércio internacional nas economias é frequente na literatura de economia internacional, já a fragmentação e sofisticação do que se exporta é um recente tópico de pesquisa. Ademais, observou-se uma mudança na configuração da geografia do comércio exterior do Brasil e do mundo, principalmente com a entrada da China na organização mundial do comércio em 2001. No caso do Brasil, uma economia emergente e aberta, no ano de 2019 aproximadamente 52% das exportações brasileiras são oriundas de 3 grandes agregados: animais e produtos do reino animal, produtos do reino vegetal e produtos minerais. Além da relativa concentração dos produtos exportados, no mesmo ano, aproximadamente metade das exportações totais foram, respectivamente, para cinco parceiros: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Japão. A análise sobre diversificação das exportações tem sido foco das pesquisas recentes, principalmente pesquisas empíricas na área de comércio. A literatura da área aponta que os governos dos países em desenvolvimento apresentam preocupações com a vulnerabilidade que surge com concentração das exportações. Baseado nesse contexto, esta pesquisa se propões a investigar a seguinte questão geral: qual a relação entre diversificação, sofisticação e dinâmica das exportações brasileiras com foco nos principais parceiros/blocos comerciais e ênfase em microdados? A análise desses efeitos sobre a performance das exportações é apresentada em modelo teórico por Funke e Ruhwedel, com aplicação para os países da OCDE. E recentes estudos empíricos como em Del Rosal (2018) para Espanha. Para alcançar o objetivo proposto utiliza-se o procedimento econométrico de dados em painel, e a estratégia será composta de duas partes: painel multinível para investigar determinantes internos/externos da diversificação e sofisticação das exportações; através do modelo gravitacional analisar a relação entre diversificação, sofisticação e exportações, em nível micro (setores e regiões).
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Gilberto Kac

Ciências da Saúde

Nutrição
  • consórcio brasileiro de nutrição materno-infantil: produção de evidências científicas para subsídio na formulação de ações e programas estratégicos para o sistema único de saúde
  • O desenvolvimento de análises provenientes de pool de dados de múltiplos estudos é uma tendência mundial. Essa nova abordagem é relevante para responder questões sanitárias complexas de forma inovadora e mais completa, pois inúmeros estudos são harmonizados em um único banco de dados, propiciando substancial aumento do poder estatístico. No Brasil, poucas iniciativas foram desenvolvidas com esse enfoque e, na área da nutrição, a criação do Consórcio Brasileiro de Nutrição Materno-Infantil (CONMAI) é pioneira. O CONMAI é uma iniciativa da UFRJ. O projeto está alinhado aos princípios FAIR – Findable/Accessible/Interoperable/Reusable e da Ciência Aberta. Objetivo geral: desenvolver análises com base em um pool de dados de múltiplos estudos que respondam questões prioritárias na agenda de nutrição em saúde pública e produzam evidências científicas que possam ser traduzidas em novas políticas, programas e ações na área de saúde e nutrição materno-infantil, impossíveis com estudos isolados. Objetivos específicos: 1) Criação de curvas de referência para altura uterina para monitoramento de distúrbios de crescimento intrauterino e uso no Sistema Único de Saúde (SUS); 2) Avaliação de trajetórias de pressão arterial e hemoglobina sérica na gestação e sua associação com desfechos perinatais; 3) Avaliação da associação entre dieta materna e desfechos perinatais. Serão realizadas análises de consistência, harmonização e de heterogeneidade dos dados. A construção da curva de altura uterina usará modelos multiníveis, polinomiais fracionais ou modelos aditivos generalizados. As trajetórias de pressão arterial e hemoglobina sérica durante a gestação serão estimadas com modelos de classe latente, Super-imposition by Translation And Rotation ou modelos broken stick. A associação entre dieta e desfechos perinatais será investigada com modelos de equações estruturais. Este projeto contribuirá para produção de conhecimento resultando na reformulação de ações no SUS.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Gilberto Lacerda Santos

Ciências da Saúde

Educação Física
  • i vídeo-ciência: mostra de projetos de ciências por meio de vídeos no youtube do museu virtual de ciência e tecnologia da unb da universidade de brasília
  • Após um percurso de 13 anos ininterruptos de atuação com foco exclusivo em divulgação científica, a proposta da I Vídeo-Ciência: Mostra de projetos de Ciências por meio de vídeos no Youtube do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB da Universidade de Brasília visa consolidar a iniciativa como um recurso paradidático efetivo de educação e divulgação científica para professores e estudantes das redes de ensino do Distrito Federal e entorno. A mostra deverá contar com 100 filmes científicos desenvolvidos por estudantes com ou sem o auxílio de seus professores. O conjunto de filmes resultante da mostra passará a integrar o portal do museu virtual, em um canal de Youtube. Os autores dos 30 melhores canais científicos serão agraciados com bolsas de iniciação científica júnior, a fim de continuarem a conduzir os seus respectivos projetos ao longo de um ano, engajando novos estudantes e disseminando conteúdos e ideias de natureza científica. A comissão julgadora dos projetos e atividades será orientada a premiar, na mesma proporção, aqueles desenvolvidos por meninos e meninas, de forma se buscar incitar a participação de estudantes do sexo feminino na empreitada.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
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Gilberto Lacerda Santos

Outra

Divulgação Científica
  • pirá-brasília, o peixe brasiliense
  • O projeto proposto consiste na concepção, no desenvolvimento e na disponibilização de uma exposição virtual de divulgação científica acerca do peixe Pirá-Brasília, endêmico do distrito Federal em situação de extinção dada a degradação ambiental e a ocupação urbana desordenada. a exposição virtual deverá integrar o acervo do Museu Virtual de Ciência e tecnologia da Universidade de Brasília e sua disponibilização para o público excederá o tempo de realização da Semana Nacional de Ciência e tecnologia 2021, permanecendo ativa de modo permanente. Trata-se de um projeto de engenharia de uma mídia educativa que será desenvolvido por meio da Metodologia Ágil, já bastante empregada em projetos do museu virtual. O público-alvo é o de professores e estudantes do ensino fundamental de redes de ensino de todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entorno. Por se tratar de um objeto virtual, disponibilizado na web, seu alcance é ilimitado.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 05/10/2021-13/06/2022
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Gilberto Perez

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • os efeitos da competência em tecnologia da informação na capacidade de inovação, na criação de valor e no desempenho organizacional
  • As empresas que utilizaram com mais competência seus recursos de Tecnologia e Informação (TI) em tempos da pandemia causada pela Covid-19, foram as que conseguiram encontrar rapidamente, novas alternativas para amenizar os efeitos da crise, e até obter melhores resultados. Com a realização desta pesquisa pretendo avaliar como a Competência em Tecnologia de Informação está sendo utilizada em atividades de inovação e criação de valor, em organizações de diferentes portes e segmentos. Quatro conceitos (construtos) são objeto do estudo: I) Competência em TI (construto de 2ª ordem); II) Capacidade de Inovação (Inovativeness), ou Inovatividade (construto de 2ª ordem); III) Criação de Valor (construto de 2ª ordem) e IV) Desempenho Organizacional. Para a sua realização, oito objetivos são definidos: 1) Identificar e avaliar os construtos de primeira ordem que compõem a Competência em TI; 2) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Capacidade de Inovação; 3) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Criação de Valor; 4) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Capacidade de Inovação (H1); 5) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Criação de Valor (H2); 6) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e a Criação de Valor (H3); 7) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e o Desempenho Organizacional (H4); e 8) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e o Desempenho Organizacional (H5). Será efetuada pesquisa mista, em que na parte qualitativa será aprofundado o conhecimento sobre os construtos: Competência em TI, Criação de Valor e Capacidade de Inovação. Na parte quantitativa será avaliado o modelo de pesquisa proposto, com técnicas multivariadas (Análise Fatorial e Equações Estruturais). Junto com o prof. Faiz Gallouj (Universidade Lille–França), pretendemos ampliar este estudo, aplicando-o em organizações Brasileiras e Francesa.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Gilberto Reynoso Meza

Engenharias

Engenharia de Produção
  • desenvolvimento e aplicações inovadoras de sistemas inteligentes em problemas de regressão, classificação e previsão de energia
  • Do ano 2001 para o 2020 o total de energia gerada no país por hidrelétricas caiou de 85% para 65%. Ainda que é um avanço, ainda mostra o nível de dependência das usinas hidrelétricas do país, visando necessário procurar por fontes de energia renováveis. O aumento global da demanda por energias renováveis na última meia década exigiu a necessidade de aprimoramento em termos de métodos de previsão, classificação e otimização para auxiliar na tomada de decisão. Nesse contexto, pode-se dizer que a aplicação de aprendizado de máquina e otimização têm acentuada importância na geração de valores a partir de dados no setor de energia em diversas aplicações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de métodos eficientes baseados em inteligência artificial (e áreas afins) para classificação, regressão ou previsão de séries temporais fazendo-se uso de dados advindos de fontes de energias renováveis é um tema atual e relevante para as necessidades do meio industrial e comércios em geral. Sendo assim, a proposta neste projeto é o desenvolvimento de aplicações inovadoras baseadas em sistemas Inteligentes com o intuito de auxiliar naquela tomada de decisão. O presente projeto visa oferecer soluções inteligentes para avançar o TRL (Technology Readiness Level) das tecnologias propostas. A plausibilidade da proposta pode ser evidenciada em função do crescente aumento de publicações relacionados à aplicação de abordagens de inteligência artificial na área de energias não-renováveis e renováveis As atividades planejadas serão planejadas com base nas seguintes etapas: (i) consolidar o levantamento bibliográfico sobre os temas a serem abordados no projeto, (ii) desenvolver os sistemas inteligentes eficientes para problemas na área de energia, (iii) validar as modelagens e estratégias desenvolvidas para aplicações nas áreas de Energia, (iv) analisar resultados dos sistemas computacionais propostos e validados com suporte em métodos estatísticos e (iv) elaborar artigos científicos.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 03/03/2022-31/03/2025
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Gilberto Tadeu Reis da Silva

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • panorama da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no brasil: ofertas, limites e possibilidades
  • Historicamente a educação profissional valorizou o estímulo ao fazer em detrimento ao conteúdo, refletindo na área da saúde, sobretudo nos cursos técnicos em enfermagem. Contudo, apesar desses profissionais representarem a maior parcela da força de trabalho na saúde, desempenhando muitas ações de cuidado, e, influenciando na qualidade da assistência, são escassos os estudos sobre sua formação, principalmente a nível federal. Assim, torna-se fundamental o estudo de como ocorre a formação profissional técnica na Rede Federal, visto que, a formação reverbera no perfil profissional do concluinte e, nesses espaços, a formação deve transcender aspectos tecnicistas e biomédicos. Desse modo, questiona-se: Como ocorre a formação profissional técnica em enfermagem nas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica? Nessa perspectiva, tem-se por objetivo analisar o panorama da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Espera-se com esse projeto contribuir para ampliação do conhecimento de uma área ainda incipiente e à margem do escopo dos estudos de grande parte dos pesquisadores, além de oportunizar reflexões sobre a formação, repercutindo em uma formação mais sólida, e no fortalecimento da profissão e da Rede, reverberando em melhorias na assistência ao usuário. Além disso, poderá viabilizar uma melhor articulação da oferta e cobertura dos cursos dessa área, bem como subsidiar a política de formação de recursos humanos na saúde. Almeja-se também resgatar o papel social e estratégico dos Institutos Federais, favorecendo transformações no cenário da educação profissional em enfermagem no Brasil. Como estratégia metodológica, pretende-se realizar um estudo misto, de cunho descritivo e exploratório, de natureza quanti-qualitativa e documental, a ser desenvolvido de 2022 a 2024, com apoio de parcerias intra e interinstitucionais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Gilberto Vilmar Kozloski

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • tansoy: desenvolvimento e avaliação de um farelo de soja tanificado para uso na alimentação de ruminantes
  • Os rebanhos de ruminantes necessitam melhorar sua eficiência nutricional para atender demandas produtivas e ambientais. As dietas normalmente utilizadas nestes sistemas no Brasil contêm alta proporção de proteína degradável no rúmen, o que limita a oferta de aminoácidos e resulta em significantes perdas de N urinário. Adicionalmente, parte considerável da energia digestível dos alimentos é perdida como metano produzido durante a fermentação ruminal. Ambos, N urinário e metano, são efetivos em contribuir para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as estratégias com potencial de reduzir a degradabilidade da proteína e a produção de metano no rúmen inclui-se o uso de extratos taníferos vegetais na dieta. Contudo, devido à alta variabilidade das condições dietéticas destes sistemas produtivos, os resultados obtidos em estudos prévios não permitem estabelecer uma recomendação consolidada sobre a dose e a forma de dosagem deste aditivo. Para superar esta limitação e como método alternativo de uso de extratos taníferos como aditivo, o presente projeto propõe a condução de ensaios in vitro e in vivo com o objetivo de desenvolver um farelo de soja tanificado de baixa degradabilidade ruminal e alta digestibilidade intestinal. O estudo será conduzido em três etapas: Etapa I, será avaliado diferentes doses (0, 2,5 e 5,0%) e temperaturas de incorporação (i.e. extrusão a 60, 90 ou 110ºC) do extrato tanífero de Acacia mearnsii na torta de soja (i.e. material resultante da extração do óleo da soja e antes da tostagem) sobre variáveis de fermentação in vitro/gases; Etapa II, será avaliado o farelo de soja tanificado obtido na Etapa I, em comparação ao convencional, em ensaios de digestibilidade in vivo e Etapa III, será avaliado o farelo de soja tanificado obtido na Etapa I, em comparação ao convencional, em experimentos de campo com vacas em lactação. Espera-se obter ao final do estudo um farelo de soja tanificado com potencial de registro.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Gilda Angela Neves

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • receptores nicotínicos alfa-7 na neuroinflamação: papel em transtornos depressivos, isquemia cerebral e infecção por vírus da zika
  • Neuroinflamação é um processo central na fisiopatologia de diversos transtornos neuropsiquiátricos, como o acidente vascular encefálico (AVE) e a depressão. Também é peça chave nas infecções que acometem o tecido nervoso, como a do vírus da Zika (ZIKV). Assim, a modulação do processo inflamatório torna-se um alvo promissor para o controle sintomático e a prevenção de sequelas associadas a estes transtornos. Já foi demonstrado que células imunes expressam receptores nicotínicos (nAChR) alfa-7 e que a ativação destes inibe a produção de citocinas inflamatórias, mas os mecanismos moleculares envolvidos nesta ação não são completamente elucidados. Além disso, a farmacoterapia disponível para o manejo dos transtornos em foco neste estudo tem eficácia limitada ou é inexistente, ressaltando a importância do desenvolvimento de novos fármacos. Assim, os objetivos deste projeto incluem a elucidação dos mecanismos celulares envolvidos no efeito anti-inflamatório mediado por alfa-7 nAChR. Buscamos, também, identificar novos ligantes alfa-7 nAChR candidatos a fármacos para o tratamento do AVE, da depressão maior e da infecção central pelo ZIKV. A triagem farmacológica inicial das novas substâncias será realizada através de registros eletrofisiológicos em ovócitos de Xenopus expressando o alfa-7 nAChR. As moléculas selecionadas terão seu mecanismo anti-inflamatório avaliado em cultura de microglia, e seu potencial terapêutico investigado em modelos animais de AVE, depressão e infecção pelo ZIKV. O envolvimento da inflamação nos efeitos observados será investigado pela avaliação da ativação da microglia e pela quantificação de citocinas pró e anti-inflamatórias em tecido cerebral. Quando apropriado, alterações na plasticidade sináptica serão investigadas utilizando técnicas de eletrofisiologia. Espera-se identificar ao menos um novo protótipo com atividade promissora e mecanismo de ação inovador, que possa avançar às demais etapas do processo de desenvolvimento de novos fármacos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Gilda Cardoso de Araujo

Ciências Humanas

Educação
  • federalismo e educação básica no brasil: atores e disputas na configuração do sistema nacional de educação e do regime de colaboração (2009-2022)
  • Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com os debates sobre federalismo e educação no Brasil, a partir da reflexão sobre as proposições e disputas relacionadas ao processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Regime de Colaboração considerando o período de 2009-2022. Dessa forma, problematiza-se as relações intergovernamentais na oferta educacional; questiona-se o processo de proposição de instrumentos normativos e políticas educacionais nas perspectivas jurídicas, econômicas e políticas; revela-se os processos de privatização lato sensu na oferta educacional e elucida-se os interesses dos atores visíveis e invisíveis no processo de regulamentação e implementação do SNE e do Regime de Colaboração. A pesquisa tem as contribuições weberianas e gramscianas como subsídio teórico para a compreensão dos conceitos de Política, Estado, Hegemonia e Aparelho Privado de Hegemonia (APH), bem como a perspectiva dos múltiplos fluxos de políticas de John Kingdon para compreender a formulação de políticas públicas como um conjunto de processos que contam com a participação de diferentes atores sociais. O percurso metodológico é caracterizado pela pesquisa bibliográfica e documental. No decorrer da pesquisa espera-se desvelar a interdependência entre a implementação de leis e políticas no campo da educação aos interesses e intenções dos atores visíveis e invisíveis no processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Regime de Colaboração no período delimitado.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
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Gildo Girotto Júnior

Ciências Humanas

Educação
  • educação superior no cenário pós-covid-19: mapeando lições apreendidas, debatendo dificuldades e construindo ações para melhorar a qualidade de ensino.
  • A pandemia fez com que o ensino presencial fosse abruptamente transferido para a modalidade remota, evidenciando desafios. Com o objetivo de compreender os aprendizados pedagógicos deste período, almejando que possam ser utilizados em prol do ensino de qualidade, é preciso intensificar as pesquisas sobre as diferentes situações vivenciadas. Somado a tal questão, destaca-se ainda a efetiva implementação do processo da integração do ensino com a extensão no Brasil, cujo início está previsto para 2023, o qual também demanda pesquisas visando maior compreensão do processo. Visando contribuir para a base de conhecimento relacionada ao ensino de graduação, o presente projeto almeja responder às seguintes questões, que compõem o corpo de investigação deste projeto: Q1: Quais são as principais dificuldades que professores e estudantes estão enfrentando diante de situações de problemas de saúde mental em um cenário pós-Covid-19 em diferentes cenários (M1 e M2)? Q2: Nos âmbitos da formação docente e da estrutura, quais são as principais dificuldades na implementação de metodologias ativas e tecnologias educacionais (M3)? Q3: Considerando o retorno presencial, como identificar as perdas de aprendizado em que ações são possíveis considerando o ensino superior e a educação básica (M4)? Q4: Como as tecnologias podem potencializar a inserção da sustentabilidade no ensino de graduação (M5)? Q5: A um ano da implementação da integração extensão e ensino, quais as compreensões, dificuldades e avanços que podem ser desenhados em diferentes universidades que se debruçaram sobre o planejamento desta integração? (M6, M7) Q6: Quais são as principais dificuldades para adoção de estruturas voltadas ao ensino híbrido em instituições públicas brasileiras (M8)? Serão desenvolvidos oito estudos de mestrados associados aos cinco problemas de pesquisa supracitados os quais utilizarão análise de entrevistas, análise documental, estudos de caso, Surveys e processo Delphi com especialistas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 25/03/2022-31/03/2025
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Gilmar de Carvalho Cruz

Ciências Humanas

Educação
  • educação física na escola especial: entre o singular e o universal, a produção de ambientes particulares de aprendizagem
  • O estado do Paraná possui 329 Associações de Pais e Amigos das Pessoas Excepcionais (APAEs), com forte tradição no atendimento escolar de pessoas que apresentam deficiência intelectual e múltipla. Todavia, raros seguem a ser os momentos em que na rede estadual paranaense docentes dessas escolas especiais dialogam com docentes de escolas comuns sobre como produzir escolas inclusivas com vistas à efetiva educação escolarizada de pessoas com deficiências na rede básica de ensino. E mesmo nas instituições especializadas há estudantes que participam de modo limitado das atividades escolares propostas. A produção acadêmica sobre a educação escolarizada de pessoas com deficiências está distante da realidade escolar, e, de outro lado, as intervenções profissionais seguem desconectadas de uma produção de conhecimento que dialogue com suas demandas. Observa-se carência de pesquisas que focalizem as intervenções profissionais realizadas em aulas de educação física em escolas especiais ou instituições especializadas. A dialética singular-particular-universal lukacsiana inspira a produção e utilização do conceito ambientes particulares de aprendizagem no interior de escolas especiais, que mesmo sendo espaços de atendimento exclusivo de pessoas com deficiência possuem estudantes que não participam efetivamente das atividades que lhes são propostas. Desse modo, combinar o Programa Educacional Individualizado (PEI) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é proposição pertinente à intervenção profissional no âmbito da educação especial, com aporte para a educação física. Essa proposição se dará em experimento didático baseado no ensino desenvolvimental davydoviano, com a participação de estudantes com deficiência intelectual e múltipla, de 3 APAEs situadas no estado do Paraná. Grupos focais mensais e devolutivas servirão, ao longo de 4 semestres, à análise das intervenções e participação dos estudantes nas atividades realizadas
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Gilson de Vasconcelos Torres

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • vulnerabilidade e condições sociais e de saúde da pessoa idosa na atenção primária e instituições de longa permanência: estudo comparativo no brasil, portugal e espanha
  • Criar oportunidades para uma vida ativa e saudável torna-se importante para as pessoas idosas face à prevalente vulnerabilidade em saúde. A vulnerabilidade se configura em uma dinâmica de interdependências recíprocas que exprimem valores multidimensionais, biológicos, existenciais e sociais. O crescimento da população idosa, está sendo acompanhada pela incerteza das condições de cuidados na atenção básica, domicílios e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). É nesse contexto que os profissionais da saúde devem proporcionar assistência integral ao idoso e a família, estabelecendo metas e um plano assistencial com base nas necessidades sociais e saúde. Considerando o exposto tem-se como Hipótese Alternativa: As condições sociais, de saúde e os cuidados/intervenções estão relacionadas a alteração da vulnerabilidade da pessoa idosa atendida na atenção primária e ILPI no Brasil, Portugal e Espanha. Esta proposta tem como objetivo geral analisar a relação da vulnerabilidade com as condições sociais e de saúde da pessoa idosa atendida na atenção primária à saúde e em ILPI no Brasil, Portugal e Espanha. Trata-se de estudo multicêntrico, analítico comparativo, longitudinal com abordagem quantitativa. A população alvo será de idosos cadastrados nos Serviços de Saúde e ILPI dos três países envolvidos e com base na fórmula de cálculo amostral para populações finitas, serão pesquisados 3834 idosos, sendo no Brasil (3534), Portugal (150) e Espanha (150). A coleta de dados baseará nas informações da caderneta do idoso e instrumentos/escalas adotados e ocorrerá de forma simultânea em todos os países em dois momentos, com intervalo de 1 ano, nos países / municípios/cenários/idosos, pela equipe de pesquisa em cada país/cidade, previamente treinada com os instrumentos. As análises estatísticas e inferências serão realizadas no software estatístico SPSS 23.0, sendo considerado nível de significância de 5% e IC95%. O projeto geral foi aprovado no CEP/HUOL/UFRN(n.4267762).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Gilson Lima da Silva

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • efeito da presença de ibuprofeno e paracetamol em efluente tratado utilizado para fertirrigação e biofortificação de milho (zea mays l.)
  • O crescimento da produção agrícola tem contribuído para aumentar o consumo de água e diminuir os micronutrientes do solo, levando os agricultores a buscarem fontes sustentáveis de água e nutrientes. A presença de nutrientes essenciais às plantas no esgoto doméstico é uma das grandes vantagens do seu uso na fertirrigação de culturas agrícolas. Entretanto, os esgotos, mesmo tratados, possuem micropoluentes que prejudicam o meio ambiente. Entre eles, os fármacos têm despertado a atenção da comunidade científica, por quê, nas últimas décadas houve um aumento significativo no consumo de medicamentos, sobretudo com a automedicação. A questão ambiental envolvendo os fármacos reside no fato que parte deles não são metabolizados no corpo humano e acabam presentes nos esgotos. Quando esses esgotos são lançados nos ecossistemas, os fármacos podem bioacumular e causar efeitos deletérios ao meio ambiente. Dentro do contexto do reúso, este projeto pretende avaliar o efeito do uso de efluente tratado, com potencial presença de fármacos remanescentes, especificamente o ibuprofeno e o paracetamol, sobre a produtividade e a biofortificação de milho (Zea mays L.). As investigações sobre o reúso agrícola de efluentes geralmente se concentram em nutrientes, contaminação microbiana e metais pesados, desconsiderando outros contaminantes que podem alterar a qualidade da cultura além de contaminar o solo e corpos hídricos. Embora o destino dos fármacos tenha sido bem investigado pela comunidade científica, há poucos estudos abordando, em um único contexto, a persistência, a mobilidade e a bioacumulação de fármacos. Este projeto realizará: 1) monitoramento da presença de ibuprofeno e paracetamol no efluente, sobretudo porque são de fácil aquisição pela população, 2) a mobilidade desses fármacos no solo, por meio de colunas de lixiviação; 3) avaliação do possível efeito tóxico dos fármacos na produtividade da cultura de milho 4) investigar a presença destes fármacos no tecido foliar e grãos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Gilson Rogério Zeni

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • selênio-heterociclos multifuncionais com foco em síntese, potencial farmacológico e propriedades fotoativas.
  • O desafio dos químicos orgânicos sintéticos é desenvolver protocolos mais eficientes, que combinem economia de átomos, menor impacto ambiental, redução das etapas reacionais, menor custo, e que leve a moléculas inovadoras multifuncionais. Este desafio exige criatividade e uma equipe transdisciplinar. Neste sentido, somos um grupo de pesquisadores com reconhecido conhecimento em síntese orgânica, fotoquímica e farmacologia. Portanto, a temática desta proposta é a síntese de heterociclos, selênio-heterociclos e heterociclos funcionalizados com grupos organoselênio e investigação do potencial multifuncional destas estruturas com foco em propriedades farmacológicas e fotoativas. Recentemente, pesquisadores deste grupo demonstraram que compostos orgânicos de selênio apresentam propriedades fotofísicas, fotobiológicas e eletroquímicas. Entretanto, estudos sistematizados com o planejamento da síntese e a prospecção do potencial multifuncional destas moléculas têm sido menos freqüentes. Neste sentido, a inovação desta proposta é aplicar a experiência do grupo no planejamento sintético de estruturas simples multifuncionais. A hipótese é que a prospecção e a síntese de estruturas de selênio-heterociclos e heterociclos, contendo pelo menos um substituinte organoselênio, geraria moléculas com propriedades farmacológicas e fotoativas. As evidências que suportam esta hipótese estão baseadas no conhecimento de que substratos que apresentam um grupo organoselênio ligado a um carbono com hibridização sp2 e outra insaturação em posição adequada, podem ser ciclizados a selênio-heterociclos e heterociclos substituídos por organoselênio. Dados da literatura permitem hipotetizar que os compostos preparados neste projeto terão potencial farmacológico e fotoquímico, caracterizando-se como produtos multifuncionais. A estratégia constará do estudo sistemático de compostos orgânicos de selênio, como substratos em reações de ciclização, visando à preparação de selênio-heterociclos.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Gilvan Luiz Machado Costa

Ciências Humanas

Educação
  • valorização dos professores do ensino médio na região sul do brasil: configurações nas redes estaduais de ensino
  • O atual quadro da política educacional parece indicar a necessidade de compreender a valorização do professor. Tal compreensão, considerando a questão federativa no Brasil, sinaliza a necessidade de estudos que possam desvelar o Ensino Médio nos diferentes estados da federação. Esses argumentos ganham força na atualidade a partir das novas ações governamentais que incidem sobre a Educação Básica, com destaque para a Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação para o decênio 2014-2024 e no tempo presente a sanção da Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que traz uma proposta de reforma do Ensino Médio ancorada na flexibilização curricular. O presente projeto tem como objetivo compreender os entraves, desafios e possibilidades das políticas de valorização do professor do Ensino Médio nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Os dados referentes aos professores das redes estaduais de ensino dos referidos estados serão extraídos dos microdados do Censo Escolar, a partir de 2001 até 2024, com o auxílio do software SPSS. O período analisado contempla os Planos Nacionais de Educação (2001-2010) e (2014-2024). Completará a parte empírica documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com gestores públicos estaduais. Adotar-se-á como eixo de análise a valorização do professor do Ensino Médio. Destaca-se que para a compreensão do problema da valorização, serão consideradas as dimensões formação, carreira, remuneração, condições de trabalho e outras que poderão emergir do campo empírico. No que diz respeito aos indicadores educacionais, serão destacados: Adequação da formação docente, Esforço Docente e Infraestrutura das escolas. Será utilizado o software estatístico SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, por sua capacidade de trabalhar com bases de dados de grande dimensão. A pesquisa utilizará os pressupostos teórico- metodológicos de imersão nos dados quantitativos e qualitativos.
  • Universidade do Sul de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025