Projetos de Pesquisa

 

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Fernanda de Avila Abreu

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • nanoferramentas e processos microbianos inovadores para biorremediação e monitoramento ambiental
  • Esta proposta visa realizar a prospecção de glicosil hidrolases e óxido redutases, biorremediação e análises químicas em relação aos produtos de degradação do petróleo a partir de microrganismos associados a vegetais da restinga e outras áreas costeiras, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: (i) ecotoxicologia, (ii) química do petróleo, (iii) bioquímica e biologia molecular de microrganismos, e (iv) ecologia e recuperação de áreas degradadas. Está sendo proposto o desenvolvimento de um nanosensor para a captura do petróleo em áreas costeiras em que diversas áreas do conhecimento serão abordadas: (i) microbiologia: cultivo da bactéria produtora das nanopartículas; (ii) biotecnologia: execução do cultivo em larga escala da bactéria em um fermentador; (iii) química orgânica: reação de ligação cruzada entre as proteínas de superfície dos magnetossomos (nanopartículas magnéticas de origem biológica - NMOBs), a genipina e as aminas graxas; (iv) química ambiental e analítica: determinação de óleos, hidrocarbonetos de petróleo totais (HCPs) e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) por técnicas cromatográficas, verificação da ligação entre NMOBs e aminas por espectroscopia de infravermelho e análise termogravimétrica, análise do índice de refração; (v) microscopia: observação das amostras em microscópio ótico, medição das imagens obtidas; (vi) física e nanotecnologia: caracterização magnética das NMOBs; (vii) educação ambiental: divulgação científica da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, treinamento de técnicos para uso do kit. Finalmente, a proposta também contribuirá para a formação de recursos humanos, gerar conhecimento científico que será publicado em revistas científicas indexadas, e auxiliará a promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, envolvendo escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, dentre outros.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Fernanda de Cordoba Lanza

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • como podemos avaliar a endurance de membros superiores em crianças e adolescentes com condição crônica de saúde?
  • Atividades realizadas com os membros superiores fazem parte da vida diária. Entretanto, em certas situações, as condições crônicas de saúde limitam o uso dos braços (1–5). Diferentes estudos demonstram redução na força de membros superiores em doenças pulmonares (2,3)(4)(6) e doenças musculares (7). A endurance de membros superiores é imprescindível para as atividades diárias. Takahashi et al.(9) descreveram o unsupported upper limb exercise test (UULEX) que avalia endurance dos membros superiores com carga incremental e cadenciado externamente. Zhan et al.(10) apresentaram as característica do 6-Minute Pegboard and Ring Test (6PBRT) após descrição por Celli et al. (11), teste auto cadenciado, de carga constante no qual o paciente movimenta argolas com ambas as mãos. Esses testes são válidos para avaliar exercício e endurance de braços (12), associam-se com a atividade de vida diária (13), são responsivos ao programa de treinamento (14), com valores normativos (15,16). Entretanto, não há descrição na literatura sobre a utilização do UULEX e 6-PBRT na população infantil. Assim, entende-se o ineditismo desta proposta. Esse estudo tem como objetivos verificar a viabilidade, reprodutibilidade e validar os testes UULEX e 6-PBRT, bem como identificar valores normativos e as respostas fisiológicas desses testes em crianças e adolescentes. As hipóteses dos investigadores são: ULLEX e 6-PBRT são viáveis e reprodutíveis, válidos, e que se determine as variáveis associadas à sua realização. Estudo de caráter metodológico, transversal, voluntários entre 6 a 18 anos, sem e com condição crônica de saúde (asma, fibrose cística, distrofia muscular). Será estudada a viabilidade do UULEX com possíveis alterações na cadência e carga; análise das respostas fisiológicas do UULEX e 6-PBRT pela consumo de oxigênio, produção de gás carbônico e ventilação minuto comparando com TECP; realizar o teste em indivíduos sem condições de saúde para determinar valores normativos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Fernanda de Freitas Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • gestão orçamentária em saúde: estratégias para ampliar a eficiência e autonomia dos municípios no uso dos recursos em saúde
  • No campo da saúde pública, a gestão do SUS representa um desafio permanente. Estudos desenvolvidos têm revelado grandes limites técnicos das equipes que assumem a gestão dos municípios, sobretudo, os de pequeno porte populacional. No âmbito do planejamento e da gestão orçamentária em saúde, as dificuldades são ainda maiores. As transferências intergovernamentais representam importante fonte de recursos para o financiamento da atenção em saúde. Contudo, grande parte das equipes possui dificuldades na execução desses recursos, prova disso, são os mais de 11 bilhões não executados nos fundos municipais de saúde. Desse modo, quais são as dificuldades dos gestores municipais de saúde em executar os recursos de transferência? Os pressupostos referem-se às inseguranças relativas a legalidade da execução dos recursos, bem como, a falta de apropriação acerca de como funciona a gestão dos recursos do SUS. Diante disso, o desenvolvimento de oficinas de trabalho cujo propósito seja a construção de ferramentas que apoiem os gestores a gerir melhor os recursos são fundamentais para garantir mais segurança, autonomia e eficiência na aplicação e prestação de contas dos recursos da saúde. Será realizada uma pesquisa ação na região norte do Paraná a qual se estruturará por meio de oficinas de trabalho com as equipes gestoras dos municípios e desenvolvidas por fases: diagnóstica, aprofundada, de ação e de avaliação. Espera-se como produto o desenvolvimento de um material instrucional (no formato de um ebook digital) e o desenvolvimento de um aplicativo que contribua para o controle da gestão orçamentária em saúde.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Fernanda de Mello e Souza Valente Gubert

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • modelagem in vitro da esclerose lateral amiotrófica utilizando células de pluripotência induzida pacientes-específica
  • A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa incurável e sem tratamento eficaz que afeta principalmente neurônios motores (NM), levando ao óbito poucos anos após o diagnóstico. Em cerca de 10% dos casos, a doença afeta mais de um membro da família, sendo classificada como familiar. A maioria dos pacientes, entretanto, é acometida pela forma esporádica da ELA. Mutações em diversos genes, como C9ORF72, SOD1 e FUS, já foram associadas à ELA familiar, sendo algumas também descritas na esporádica. A maior parte dos estudos pré-clínicos da doença é realizada em modelos transgênicos, em especial animais com mutações no SOD1. No Brasil, entretanto, a maior parte dos pacientes com ELA familiar apresenta mutações no gene VAPB. Apesar da degeneração dos NM ser o desfecho padrão da doença, diferentes mecanismos parecem estar envolvidos neste processo, dependendo do genótipo do paciente. Assim, modelos representativos da forma mais prevalente da doença na população brasileira são essenciais para a investigação de abordagens terapêuticas que sejam eficazes em nossa população. O advento das células-tronco de pluripotência induzida (iPSC) possibilitou a geração de linhagens celulares paciente-específicas. Neste projeto, utilizaremos NM e astrócitos derivados de iPSC de pacientes brasileiros com ELA e indivíduos controle, previamente geradas pelo nosso grupo. Avaliaremos alterações fenotípicas nessas células, focando no estresse oxidativo e função mitocondrial. Utilizando os astrócitos derivados de iPSC e uma linhagem de células endoteliais humanas, estabeleceremos um modelo in vitro de barreira hematomedular (BHM), para investigar como células gliais com diferentes perfis genéticos podem afetar a integridade dessa estrutura. Por fim, avaliaremos o efeito do meio condicionado dos astrócitos em NM de indivíduos controle, e a composição desse meio por proteômica, buscando identificar fatores liberados pela glia que contribuam para a degeneração neuronal.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Fernanda de Morais Ferreira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • intervenção educacional para melhorar o uso da internet relacionado à saúde por adolescentes: ensaio randomizado
  • As grandes mudanças ocorridas ao longo dos anos em decorrência da globalização e da inclusão social, e potencializadas na era pós pandemia, mudaram as perspectivas, os desejos e as necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Atualmente a primeira fonte de busca de qualquer assunto é a internet, mas a quantidade de informação disponível torna a educação e a comunicação em saúde neste canal desafiadoras, principalmente pela dificuldade de se selecionar informações precisas e confiáveis. Em se tratando de adolescentes, isso se torna ainda mais preocupante pois, se não forem adequadamente orientados e estimulados à reflexão, poderão não ter o criticismo necessário para buscar e consumir adequadamente informação de saúde na Internet. Este trabalho objetiva desenvolver, validar e avaliar a eficácia de vídeos educativos para empoderar adolescentes com baixo nível de letramento digital em saúde (LDS) a identificar fake news e a fazer buscas confiáveis de informações de saúde na internet. Diante da atual onda de infodemia e desinformação, que tem gerado danos inestimáveis à saúde, acredita-se que intervenções baseadas em evidências científicas possam melhorar o LDS e, com isso, ajudar adolescentes a lidar melhor com informações relacionadas à saúde na internet. A pandemia do COVID-19 evidenciou o quanto a forma como a população acessa e utiliza as informações de saúde é relevante para os desfechos em saúde individual e coletiva. Sendo a internet a principal fonte de informações, é preciso instrumentalizar os indivíduos para que a utilizem como ferramenta para a promoção de saúde. Para isso, um estudo metodológico de desenvolvimento e validação de vídeos educativos será realizado por uma equipe de especialistas em comunicação em saúde, com participação ativa de adolescentes (Etapa I). Em seguida, a eficácia dos vídeos será testada por meio de um ensaio controlado randomizado (Etapa II) com adolescentes do ensino médio da rede pública da cidade de Belo Horizonte.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Fernanda Filgueiras Sauerbronn

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • tecnologia e conhecimento contábil para desenvolvimento social sustentável e qualidade de vida: uma
  • A contabilidade é uma tecnologia dotada de linguagem e conhecimentos próprios - que são formulados por certos atores privados e públicos visando a determinadas finalidades -, mas que muitas vezes são de difícil apropriação por outros públicos que não os originalmente pensados. Essa dificuldade de apropriação pode ocorrer, por exemplo, no âmbito das políticas públicas, principalmente em contexto de gestão, governança e controle multinível, em que participam os entes públicos e privados, beneficiários, conselheiros e demais profissionais, todos com perfil, trajetória, finalidades de atuação e demandas de conhecimento distintas. A literatura demonstra que essas instâncias de controle social apresentam fragilidades e limites de atuação, sobretudo em seu aspecto deliberativo de argumentação e contraposição de ideias entre os participantes. Em projeto anterior observou que a tecnologia e os conhecimento contábeis influenciam a prática participativa no controle da política de assistência social, em termos de linguagem, tempo de apropriação e dialogicidade. A superação desses obstáculos implica no desenvolvimento de aprendizado coletivo centrado nas experiências dos participantes. Há potencial para o envolvimento de acadêmicos contábeis no CMAS-Rio visando à aproximação à realidade dos conselheiros e gestores. O objetivo deste projeto é contribuir para construção e apropriação do conhecimento contábil no âmbito Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro (CMAS-Rio) ao desenvolver uma proposta de pesquisa-ação participativa com conselheiros e membros do corpo técnico. Acreditamos que essa é uma possibilidade de democratizar saberes acadêmicos em espaços participativos de territórios do município do Rio de Janeiro, bem como uma oportunidade para que a área contábil se reconheça e se transforme como um instrumento prático de fortalecimento do controle social.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Guarino De Felice

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • desenvolvimento de uma terapia inovadora para a doença de alzheimer combinando terapia celular e vesículas extracelulares geneticamente modificadas
  • A doença de Alzheimer (DA) tem um impacto devastador nos pacientes e suas famílias, sendo um grande fardo para a sociedade. O principal fator de risco é o envelhecimento e, com o rápido crescimento da população idosa no Brasil, encontrar um tratamento para a DA é um dos maiores desafios para a saúde. A falta de tratamentos eficazes para a DA e os resultados desanimadores em diversos ensaios clínicos refletem os desafios para o tratamento desta complexa doença cerebral. Uma estratégia proposta para restaurar a função cerebral em doenças neurodegenerativas consiste no direcionamento de células-tronco mesenquimais (CTM) para o sistema nervoso central. Especificamente, o potencial terapêutico das CTMs derivadas do tecido adiposo (AdCTMs) para o tratamento da DA está atualmente sob avaliação em um ensaio clínico. Nós propomos desenvolver uma terapia livre de células para DA através da entrega cerebral de vesículas extracelulares (VEs) isoladas de AdCTMs geneticamente modificadas. A segurança e a eficácia das VEs serão testadas em camundongos transgênicos usados como modelos da DA e em macacos rhesus. A metodologia que utilizaremos permite eliminar respostas indesejadas associadas à terapia com células-tronco, como rejeição, imunossupressão e inflamação. O objetivo final consiste em melhorar os benefícios e a eficácia da terapia celular usando, ao invés das células em si, VEs carregadas com um fator neuroprotetor. Os resultados desta pesquisa poderão abrir novos caminhos para o desenvolvimento de um tratamento mais seguro e eficaz para a DA. Uma das principais vantagens desta abordagem poderá ser traduzida na simplificação da aprovação pela ANVISA de um método que se mostra promissor e seguro em modelos pré-clínicos. Portanto, espera-se que os resultados desta proposta possibilitem o desenvolvimento de uma abordagem terapêutica inovadora para a DA e que possa ser empregada pelo SUS, reduzindo o fardo da demência nos sistemas de saúde e na Sociedade.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 07/12/2020-31/12/2023
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Fernanda Guedes Luiz

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação do teste de imuno-histoquímica rápido direto para o diagnóstico da raiva considerando as diferentes linhagens virais circulantes no brasil..
  • A raiva é uma doença viral infecciosa aguda, cujo controle demanda esforços contínuos dos órgãos vinculados à Saúde Coletiva. São notáveis o avanço científico e a inovação tecnológica no diagnóstico laboratorial da raiva para atender às necessidades dos países em desenvolvimento. Nesse contexto, o teste rápido de imuno-histoquímica direto (dRIT, do inglês direct Rapid Immunohistochemistry Test), foi desenvolvido no “Centers Diseases Control”, Atlanta, Estados Unidos, para a detecção do antígeno viral em “imprints” de amostras de Sistema Nervoso Central (SNC), como alternativa à técnica de imunofluorescência direta (IFD). O dRIT tem baixo custo, por utilizar microscópio óptico, alta sensibilidade e especificidade e tempo reduzido de execução (cerca de uma hora). Mediante estudos prévios desenvolvidos em diferentes países, a WHO e OIE, em 2018 passaram a recomendar o dRIT para o diagnóstico primário da raiva. No Brasil, há unidades federativas que não realizam o diagnóstico da raiva por não possuírem infraestrutura para aplicação da IFD. Diante disso, essa proposta visa a validação do dRIT em amostras de SNC de espécies animais considerando as diferentes linhagens virais circulantes no país e trará como contribuição a implantação desse teste, a fim de ampliar a capilaridade da rede de diagnóstico laboratorial da raiva e melhorar a vigilância da doença. Para tanto, estima-se que entre janeiro/2019 a dezembro/2022, sejam selecionadas 450 amostras de SNC de diferentes espécies animais e isolados do vírus da raiva (RABV) em modelo animal de camundongo. As amostras serão obtidas do Instituto Pasteur e do LACEN–Ceará, Brasil. O delineamento do estudo englobará a execução do dRIT com o anticorpo policlonal produzido no Instituto Pasteur, Brasil e o anticorpo monoclonal 502 e 802 biotinilado (Laboratórios de Referência da OIE), além da IFD, do isolamento viral em camundongos e da RT-PCR com sequenciamento genético.
  • Instituto Pasteur - SP - Brasil
  • 24/05/2022-31/05/2025
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Fernanda Keila Marinho da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • ser com ciência: integração universidade-escola para o ensino de ciências
  • O projeto pretende consolidar forma efetiva de colaboração entre a universidade e a escola, particularmente através do ensino de ciências. Por isso, o grupo proponente é multidisciplinar constituído por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, ou seja, com engenheiros que possuem experiência em laboratório dedicado para a construção de recursos destinados ao ensino e com pesquisadores da área de ensino de ciências, com experiência em projetos de cooperação entre universidade e escola. O projeto se baseia em três princípios: 1) orientações didático pedagógicas convergentes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre as quais citamos: construtivismo, perspectiva curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e o ambiente; 2) desafio em aproximar resultados de pesquisa em ensino de ciências ao ensino de ciências; 3) trabalhos de colaboração interinstitucional. A partir desses princípios, o projeto propõe-se a trabalhar colaborativamente junto à escola e à universidade, produzindo recursos didáticos de acordo com as necessidades específicas das escolas parceiras e dos seus professores. Essa produção será realizada a partir da utilização de tecnologias como impressão 3D (prática já estabelecida e consolidada como preocupação de pesquisa por uma parte da equipe proponente) e de processos formativos organizados em função da colaboração interinstitucional. A estrutura metodológica da pesquisa se fundamentará na realização de momentos colaborativos nos quais serão discutidos os processos formativos, as demandas dos professores da escola por materiais didáticos, a prototipação, desenho, impressão 3D e gerenciamento de projetos que devem culminar na confecção dos materiais didáticos com a participação ativa e colaborativa dos professores da universidade e de professores e alunos das escolas parceiras.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 22/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Loureiro de Andrade Orsi

Ciências da Saúde

Medicina
  • contribuição das redes extracelulares de neutrófilos (nets) e da ativação plaquetária para a imunotrombose na covid-19 e efeito inibitório de drogas com potencial anti-inflamatório e antiplaquetário
  • Na COVID-19, a inflamação sistêmica não controlada é o principal mecanismo por trás da síndrome respiratória aguda grave e do estado de hipercoagulabilidade. Este é atribuído ao fenômeno de imunotrombose, cujas principais células participantes são neutrófilos, que liberam redes extracelulares compostas de DNA, enzimas e histonas (NETs) e plaquetas, através da degranulação e agregação. Neste estudo longitudinal será descrita a associação entre a cinética de formação de NETS e de ativação plaquetária durante hospitalização por COVID-19 e a ocorrência de eventos tromboembólicos. Também avaliaremos a capacidade do soro dos pacientes com COVID-19 causar a liberação de NETS e ativação de plaquetas e identificaremos drogas capazes de inibir “in vitro” o processo de imunotrombose. Para tal, acompanharemos prospectivamente 100 pacientes com COVID-19 e dosaremos marcadores de NETs (MPO-DNA e H3 citrulinado), atividade plaquetária (PF4 e RANTES) e citocinas inflamatórias (TNF-α, IL-17a, IL-6, and IL-8) em 4 tempos da hospitalização (admissão, dia +4, +8 e último dia de internação). Avaliaremos a associação da mudança do padrão desses marcadores com os desfechos clínicos. Realizaremos cultura de neutrófilos normais com soro de pacientes e dosaremos a concentração de DNA livre. Realizaremos ensaios de estimulação plaquetária com soros de pacientes e dosaremos o potencial de agregação e degranulação destas. Posteriormente, avaliaremos o potencial inibitório das drogas: vardenafil, aspirina, riociguat, dipiridamole, milrinone, enoxaparina. Os resultados permitirão: 1. Conhecer a cinética do processo de imunotrombose durante a hospitalização por COVID-19, identificar o momento da evolução da doença em que há maior alteração desse fenômeno e associá-lo a ocorrência de desfechos clínicos adversos; 2. Identificar drogas com potencial de inibir a liberação de NETs e a ativação plaquetária “in vitro”, que poderão ser testadas para tratar outras doenças associadas a imunotrombose.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Fernanda Machado Silva Rodrigues

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • tecnologias mobile health (mhealth) na assistência em oncologia pediátrica: prototipagem de aplicativo de apoio à prática de enfermeiros na terapia antineoplásica
  • Os antineoplásicos, principal tratamento do câncer infantojuvenil, incluem a quimioterapia, tratamento sistêmico que destrói células de crescimento rápido, e a bioterapia, que utiliza substâncias alvo-específicas que alteram o comportamento celular. São medicações de alto risco e a não observância a princípios teórico-práticos para a sua administração, podem incorrer em riscos para os pacientes e profissionais. Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, no 210/1998, no 257/2001 e no 569/2018) respaldam a administração dessas drogas. Além de administrá-las, enfermeiros devem prevenir e educar pacientes e familiares quanto aos seus efeitos adversos. Entretanto, esses profissionais não recebem treinamento específico para essa atuação em sua formação, tampouco para pacientes pediátricos, cuja terapêutica difere-se quanto às drogas, dosagens e cuidados. No Brasil, a busca por capacitação por iniciativa própria enfrenta dificuldades como o predomínio da literatura na língua inglesa e a grande quantidade e complexidade das informações. Esta proposta guia-se pela questão: O uso de tecnologia mHealth voltada à administração de antineoplásicos é útil na prática de enfermeiros em oncologia pediátrica? O emprego de soluções mobile health (mHealth) tem avançado e permite o uso de tecnologia de informação e comunicação em saúde para beneficiar pacientes e profissionais. Este estudo objetiva desenvolver um protótipo de aplicativo para apoiar o enfermeiro na administração de drogas antineoplásicas a crianças e adolescentes com câncer. Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica, composta por três fases: 1) Estudo pré-desenvolvimento(survey), para o levantamento de necessidades específicas da população-alvo; 2) Desenvolvimento do aplicativo (conteúdo e software), segundo o método de Amostragem de Experiências e Intervenção Programada (ESPIM); 3) Análise de aplicabilidade: avaliação do aplicativo quanto à usabilidade e satisfação do usuário.
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP - Brasil
  • 19/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Maria Coutinho de Andrade

Ciências Humanas

Educação
  • sociobiodiversidade em comunidades tradicionais da zona da mata e leste de minas gerais: pesquisa e educação intercultural
  • Povos tradicionais possuem modos de vida, integrados à natureza, que compõem a rica sociobiodiversidade. São povos do presente, com complexas organizações sociais, com territórios distribuídos por todo Brasil, áreas importantes de conservação da biodiversidade. No entanto, estes saberes são muitas vezes invisibilizados, em função da hegemonia dos conhecimentos científicos. O diálogo entre esses conhecimentos, pode trazer luz à atual crise civilizacional e socioambiental. Os Encontros de Saberes, disciplinas ministradas por mestras e mestres dos saberes populares em universidades envolvidas nesta proposta, possibilita o diálogo no âmbito acadêmico. Emerge o objetivo da pesquisa colaborativa e intercultural sobre a sociobiodiversidade e as tecnologias sociais em comunidades tradicionais da Zona da Mata e Leste de Minas Gerais, visando produção de conhecimento, produtos tecnológicos comunitários e atender a lacuna de materiais que subsidiem a educação intercultural. O Acervo Biocultural, no Espaço de Ciências Entre Folhas/UFV, será a consolidação da proposta de pesquisa, ao ser pensado como espaço dos povos tradicionais na universidade e de construção de novos saberes a partir do diálogo entre a sabedoria popular e os conhecimentos científicos, reunindo os materiais produzidos a partir desta pesquisa colaborativa. Seu processo de criação será descrito e servirá como base para o desenvolvimento de propostas semelhantes em outras universidades. A relevância da proposta se dá na indissociabilidade pesquisa-ensino-extensão. Como estratégia metodológica serão utilizados diagnósticos participativos, em reuniões do Acervo Biocultural e nas rodas de conversa, e entrevistas com mestras e mestres dos saberes populares. Após sistematização dos dados serão elaborados os materiais didáticos, os produtos comunitários e a produção da instalação artística cultural pedagógica que irão compor o Acervo Biocultural.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 30/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Marques da Cunha

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • desvendando aspectos moleculares do impacto de scav-1 sobre o metabolismo lipidico em c. elegans
  • O CD36 é um receptor multifuncional do tipo scavenger expresso em diferentes tipos celulares e capaz de ligar diversos ligantes. Variantes do gene que codifica o CD36 em humanos foram associadas a anormalidades no metabolismo de glicose e lipídios e maior susceptibilidade ao desenvolvimento de síndrome metabólica e doença coronariana induzida por diabetes. Além disso, pacientes deficientes em CD36 apresentam dislipidemia, resistência à insulina e hipertensão. É bem estabelecido que CD36 tem grande impacto sobre a homeostase lipídica, mas os mecanismos e vias moleculares controlados por CD36 não estão esclarecidos. Neste ponto, o uso de organismos mais simples como o nematoide C. elegans é de grande ajuda para o avanço do conhecimento acerca dos aspectos moleculares da função e regulação de receptores pois além de apresentar grande homologia com organismos mais complexos, é facilmente manipulável geneticamente e permite a visualização de processos em tempo real. O C. elegans possui um ortólogo do CD36 (scav-1) e dados preliminares do grupo indicam que o mutante deficiente para scav-1 possui menor teor de lipídeos e proteínas corporais e reprodução e envelhecimento anormais. Neste projeto, vamos investigar a hipótese de que scav-1 é fundamental para a homeostase lipídica do nematoide, especificamente impactando a absorção, remodelamento e armazenamento intracelular de lipídeos. Desta forma, pretendemos esclarecer os aspectos moleculares do metabolismo de lipídeos impactados por scav-1. Para isso, as consequências da deficiência de scav-1 serão investigadas utilizando técnicas de proteômica, redes de interação funcional e lipidômica. Com base nestes dados, realizaremos intervenções genéticas e não genéticas para reverter alguns fenótipos gerados pela ausência de scav-1, confirmando assim o impacto do receptor na absorção, remodelamento e/ou armazenamento lipidico em C. elegans.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Matrigani Mercado Gutierres de Queiroz

Ciências Humanas

Educação
  • educação especial inclusiva frente às transformações do ensino em uma sociedade pandêmica e pós-pandêmica
  • A Educação Inclusiva propicia a participação e aprendizagem de todos e de cada um. Em 2020, em decorrência da Pandemia de COVID-19, muitas escolas tiveram que implementar alternativas à atuação para garantir a continuidade da escolarização dos estudantes nas mais diversas realidades educacionais e sociais, em uma perspectiva inclusiva. Este projeto de pesquisa, com desenho metodológico qualitativo descritivo, tem como objetivo geral sistematizar os desafios enfrentados e as estratégias de superação adotadas diante de eventuais prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), decorrentes do distanciamento social e do ensino remoto, pelas escolas públicas brasileiras junto às equipes escolares, estudantes e famílias. E como objetivos específicos: a) Conhecer como se desenvolveram as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) participantes da pesquisa, no período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia; b) Conhecer os procedimentos adotados ou planejados para a volta às aulas nas escolas participantes. c) Analisar as dificuldades e as possibilidades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas junto aos estudantes com deficiência durante o ensino remoto e frente ao retorno das aulas presenciais. d) Compartilhar práticas exitosas desenvolvidas pelas escolas que permitam a participação e a aprendizagem de todos os estudantes no retorno às aulas no período pós-pandêmico. Para realização do estudo serão utilizados questionários, entrevistas e grupos focais com professores, gestores, estudantes PAEE e seus pais e análise de documentos. Diante dos resultados da análise de conteúdo, pretende-se elaborar um site e um e-book com práticas educacionais inclusivas exitosas e divulgar o estudo por meio de publicações científicas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 22/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Penido Matozinhos

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • parto e aleitamento materno em filhos de mães infectadas por sars-cov-2
  • Recentemente, descobriu-se o surgimento de um novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, e a manifestação da doença denominada como coronavirus disease (COVID-19). Diante do avanço da pandemia do COVID-19 no contexto mundial, tornou-se relevante investigar as consequências da COVID-19 no parto, nascimento e aleitamento materno, a fim de evitar desfechos, como o desmame precoce e as intervenções desnecessárias relacionadas ao parto, em detrimento da assistência humanizada, como forma equivocada de prevenção da COVID-19. Este conhecimento das consequências da COVID-19 pode ser bastante útil para prevenir mudanças desnecessárias e até danosas ao binômio durante a assistência ao parto e nascimento e o aleitamento materno em situações semelhantes. A hipótese deste estudo é de que há repercussões da infecção por SARS-CoV-2 (suspeita ou confirmada) e do contexto da pandemia no trabalho de parto, parto, nascimento e na manutenção do aleitamento materno. No Brasil, têm sido intensos os investimentos, as políticas públicas e a formação de profissionais para mudança do modelo de assistência ao parto e nascimento. O desafio é enfrentar a resistência de modelo intervencionista e tecnocrático, que, diante da epidemia e suas repercussões, encontra justificativas sem evidências científicas para insistir em práticas não recomendadas. Trata-se de estudo epidemiológico, longitudinal, do tipo coorte retrospectiva e prospectiva, de base hospitalar, a ser realizado com puérperas e seus filhos nascidos em três hospitais públicos do Brasil, e uma unidade de saúde de Portugal. Compreenderá mulheres que tiveram seus filhos nos respectivos hospitais nos 3 meses de maior incidência da COVID-19. A infecção por SARS-CoV-2 será verificada por meio do prontuário das puérperas e por meio de contato via telefônico, 6 a 12 meses pós parto e de 12 a 24 meses pós-parto. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais, sob o protocolo CAAE 32378920.6.1001.5149.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 17/04/2022-30/04/2025
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Fernanda Spanier Amador

Ciências Humanas

Psicologia
  • narrativas do trabalho docente na pandemia de covid-19 pela memória do ofício, práticas de cuidado na educação
  • O projeto de pesquisa aborda o trabalho docente a partir da crise sanitária provocada pela Covid-19. Constata-se que professoras e professores se encontram em situação de forte abalo nos modos de organização do trabalho docente, organização essa que é produzida, cotidianamente, quando trabalhadoras e trabalhadores fazem a gestão da distância, sempre presente, entre Trabalho Prescrito e Trabalho Real, ou ainda, dito de outro modo, renormatizando o meio. Atentar para este abalo consiste em uma relevante questão para pesquisa tendo em vista o impacto para a saúde de docentes, bem como para a qualidade do trabalho formativo em escolas e universidades cujas consequências são significativas para essa e as futuras gerações. As mudanças nos modos de organização do trabalho em curso implicarão em efeitos cognitivos e subjetivos sem precedentes, tanto para professoras/es quanto para estudantes. Os referenciais conceitual-metodológicos são oriundos do campo das Clínicas do Trabalho notadamente as abordagens que analisam o trabalho como atividade, a saber, Ergologia e Clínica da Atividade e serão explorados aspectos do pensamento de Donna Haraway. Os objetivos da pesquisa, são: analisar como a produção de um memorial das intensas transformações geradas pela COVID19 pode contribuir para a produção/registro da história do trabalho docente, produzir e compartilhar um memorial do ofício docente em tempos de pandemia como estratégia de cuidado à saúde de professoras e professores, contribuir com conhecimento produzido em co-análise com professoras e professores para a formulação de políticas públicas para a educação a partir da situação pandêmica e desenvolver conceitual e metodologicamente, ferramentas clínicas do trabalho explorando a contribuição do conceito de figuração desenvolvido por Donna Haraway para as análises do trabalho como atividade. A pesquisa segue uma orientação genealógica, cartográfica e dialógica e prevê produção de narrativas e Rodas de Conversa online
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Tarabal Lopes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • fuga de cérebros e a diáspora acadêmica brasileira
  • O Brasil tem sido, nos últimos anos, um país com alto índice de emigração, com números que têm aumentado consideravelmente em função da crise observada nesse período. Pinheiro-Machado (2019), amparada pelos dados da Receita Federal, descreve que o número de emigrantes nesses anos triplicou quando comparado a anos anteriores: em 2011, por exemplo, o número de pessoas que declarava saída definitiva era de cerca de oito mil; já em 2017 e 2018, cerca de vinte e duas mil pessoas por ano. A autora aponta especificamente os intelectuais que têm saído do país por motivos mais recentes ligados a uma estigmatização do conhecimento acadêmico. Assim, a hipótese que orienta nossa pesquisa, baseada em evidências já alertadas na mídia e em entrevistas realizadas com colegas que migraram para o exterior, é de que os últimos cinco anos (2016-2021) têm sido particulares no que tange a condição de trabalho para acadêmicos no Brasil. As causas parecem estar relacionadas tanto à baixa perspectiva de empregabilidade - dado o contexto social e econômico - quanto às condições de reprodução da vida em países centrais. Contudo, esses indícios ainda não são amparados por evidência mais sistemática, que nosso estudo visa prover, tanto realizando um aprofundamento horizontal para que se possa compreender a dimensão dessa migração, como também vertical para investigar as motivações pessoais daqueles que migram. Como estratégia metodológica realizaremos levantamento de dados junto a órgãos públicos e organizações da sociedade civil; entrevistas estruturadas junto às agências de fomento brasileiras e representantes de associações de pesquisadores brasileiros no exterior; e recolhimento de histórias de vida e trajetórias profissionais de pesquisadores brasileiros radicados no exterior. Tais dados serão apresentados por meio de um atlas digital dinâmico (formato Story Maps), contendo dados, gráficos, material audiovisual e textual dos achados da pesquisa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 10/02/2022-28/02/2025
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Fernanda Visioli

Ciências da Saúde

Odontologia
  • biofilme nanotecnológico bioadesivo contendo imiquimode para a prevenção da carcinogênese bucal: estudo in vitro, in vivo e ensaio clínico randomizado
  • A leucoplasia bucal é uma lesão potencialmente maligna e está entre as mais prevalentes na população. Seu manejo é um desafio, visto que não há estratégia comprovada que evite sua progressão para câncer. O imiquimode é um fármaco de aplicação tópica cujo mecanismo de ação é ativar a resposta imune contra células alteradas e é utilizado na prevenção de outros tipos de câncer. No entanto, as formulações comerciais contendo imiquimode são contraindicadas para aplicação bucal, pois apresentam baixo tempo de residência na mucosa e causam importantes efeitos adversos. Estudo preliminar realizado pelos pesquisadores desta proposta demonstraram que hidrogéis nanotecnológicos são uma estratégia inovadora para o tratamento de queilite actínica. Contudo, ainda não há uma proposta de forma farmacêutica adesiva para o tratamento de leucoplasia. Portanto, o objetivo deste projeto é desenvolver um biofilme nanotecnológico inovador como forma de entrega do imiquimode, proporcionando uma liberação lenta e com menor incidência de efeitos adversos. Inicialmente será desenvolvido o biofilme mucoadesivo a partir de nanocápsulas poliméricas a fim de melhorar suas propriedades físico-químicas e sua performance na mucosa bucal. A seguir sua eficácia quimiopreventiva será avaliada em modelo animal de carcinogênese induzida pela aplicação de DMBA 0,5% (7,12 – dimetilbenzantraceno). A validação da eficácia deste biofilme nanotecnológico inovador será realizada em um ensaio clínico controlado, randomizado, triplo-cego multicêntrico no tratamento de pacientes com leucoplasias bucais em 3 diferentes centros. Serão avaliados desfechos de resposta clínica e histopatológica, assim como alterações moleculares de número de cópias gênicas e de atividade proliferativa e diferenciação celular. Os resultados deste projeto permitirão desenvolver uma opção farmacológica inovadora segura e eficaz para o tratamento da leucoplasia que servirá como estratégia para a prevenção do câncer bucal.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Fernanda Vitória Leimann

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • produção de alimentos adicionados de extratos bioativos nanoencapsulados por um processo integrado à extração
  • A aversão pelo consumo de aditivos sintéticos e o interesse dos consumidores por uma alimentação saudável tem impulsionado o desenvolvimento de alimentos contendo aditivos naturais. Contudo, garantir a estabilidade dos compostos naturais em alimentos ainda é um desafio e uma das estratégias utilizadas é a encapsulação com componentes GRAS (Generally Recognized as Safe) e processos amigáveis ao meio ambiente. A canela (Cinnamomum verum), o sumagre (Rhus coriaria) e o coração da bananeira (mangará, Musa cavendischii) são fontes de bioativos com grande potencial de aplicação em alimentos como antioxidantes, antimicrobianos e que ainda apresentam citotoxicidade frente a células tumorais e modulação de enzimas ligadas à Doença de Alzheimer (colinesterases) e à Diabetes Mellitus (alfa-amilases). Recentemente, o grupo de pesquisa da proponente tem aperfeiçoado técnicas de extração e encapsulação simultâneos de compostos bioativos, visando à redução do uso de solventes bem como tempo de processo, o que a credencia para continuar avaliando outros bioativos naturais abundantes no Brasil e de baixo custo. O Grupo também tem patentes depositadas de produtos alimentícios contendo bioativos encapsulados. Assim, pretende-se avaliar o efeito da extração/encapsulação simultâneos dos bioativos da canela, do sumagre e do mangará nas atividades antioxidante, antimicrobiana e na inibição in vitro e in vivo das enzimas colinesterases e alfa-amilases. A viabilidade de aplicação em produtos alimentícios será avaliada em biscoitos, tapioca e sucos integrais em substituição aos aditivos sintéticos. A metodologia inclui análise sensorial e avaliação da composição centesimal, qualidade microbiológica, atividade de água, oxidação lipídica, textura e reologia ao longo da vida de prateleira dos alimentos. O projeto abrange o processo de extração/encapsulação, formulação dos alimentos e patenteamento junto ao INPI, com atenção à formação de recursos humanos.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 02/03/2022-31/03/2025
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Fernando Angelo Piotto

Ciências Agrárias

Agronomia
  • genotipagem e fenotipagem de um painel de clones de batata visando melhoramento para cultivo em condições de clima tropical
  • No Brasil, mais de 90% das cultivares de batata cultivadas em solo nacional são provenientes de outros países, possuindo maior adaptação ao cultivo em condições de clima mais frio. Em nosso país, não há motivação do setor privado para estudos e desenvolvimento de novas cultivares de batata que sejam adaptadas às condições de cultivo em clima tropical e sub-tropical. Assim, o objetivo desta proposta é formar o primeiro painel tropical de diversidade de batata, reunindo clones dos programas de melhoramento genético da ESALQ/USP, UFLA e IAC, os quais serão genotipados e fenotipados na unidade de cada colaborador, sendo os dados compartilhados com as 3 instituições. Para tanto, reuniremos ao menos 400 clones elite avançados, os quais passarão primeiramente pelo processo de limpeza clonal, visando garantir a qualidade e sanidade dos tubérculos-semente, sendo posteriormente multiplicados e genotipados na plataforma Excellence in Breeding, utilizando o PotatoDArTagEiB (1.0) - Mid-density genotyping service. A fenotipagem será realizada em Piracicaba-SP, Mococa-SP e Lavras-MG, por meio da qual serão avaliadas diversas características importantes para a cultura. Com base nos dados fenotípicos e genotípicos, será possível realizar o mapeamento associativo para todas as características estudadas, estudar a estrutura populacional, variabilidade genética, heterozigosidade residual, tamanho efetivo, frequências alélicas dos marcadores, entre outros. É importante ressaltar que não há precedente de trabalhos com batata no Brasil, envolvendo uma abordagem atual em pesquisa de alto nível, utilizando ferramentas moleculares e computacionais de ponta e conhecimentos altamente específicos. Por meio desta proposta, pretendemos consolidar uma colaboração interinstitucional em pesquisa, produzindo conhecimentos e publicações científicas de qualidade, além de contribuir com informações relevantes para a cadeia produtiva da batata e para os programas de melhoramento de batata de nosso país.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025