Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Raimundo Jucier Sousa de Assis

Ciências Humanas

Geografia
  • a china e a incorporação do sudoeste do piauí na geopolítica contemporânea (2008 – 2020)
  • O processo contemporâneo de redesenho do espaço mundial, a partir da crise do capitalismo de 2008, tem reaberto debates sobre o fortalecimento de relações geopolíticas entre novos países, como é o caso das relações do comércio exterior entre o Brasil e a China. No posto de nova “fábrica do mundo”, a China tem necessitado de commodities tanto para a renovação do processo produtivo exportador, bem como, para o suprimento do consumo no mercado interno, tornando-se líder em uma cadeia de transmissão que tem ressonância em outros territórios que se abrem e se incorporam à dinâmica da acumulação chinesa. A presente investigação enseja, dessa forma, analisar como a demanda da China por commodities exerce uma força motriz para a inserção territorial dos municípios do Sudoeste do Piauí vinculada à exportação de grãos e, concomitantemente, como essa incorporação dos territórios municipais abre um espaço novo para o mercado consumidor dos excedentes de produtos industrializados chineses. Para a realização da pesquisa, far-se-á levantamento, tabulação e interpretação de acordos bilaterais entre Brasil e China e de dados estatísticos de exportação e importação, entre os dois países, a partir do banco de dados do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) entre 2008 a 2020. A análise conjunta dos documentos bilaterais e das estatísticas nos permite um panorama geral sobre a relação comercial do Brasil com a China após a recessão econômica de 2008 e, em específico, a plataforma do MDIC possibilita afunilar as pesquisas para as trocas comerciais no âmbito da unidade federativa do Piauí e da participação dos 33 municípios do Sudoeste do Piauí com as vendas e as compras para com o mercado chinês. E, por fim, o levantamento e a análise desses dados nos autoriza interligar a evolução das trocas comerciais com os padrões de mudança na cobertura e uso da terra desses territórios municipais a partir do acompanhamento da espacialização da área plantada no Sudoeste do Piauí pelos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados orientam para a realização precisa de trabalhos de campos para os municípios que se destaquem nas trocas comerciais com a China e, assim, para a produção de mapas temáticos que sintetizem as manchas no “cerrado piauiense” que estão articuladas com as exportações e importações vinculadas ao mercado chinês. Em suma, mapear essas trocas comerciais entre a China e os municípios do Sudoeste do Piauí é uma possibilidade de se revelar como esse fragmento do território piauiense participa do redesenho do espaço mundial, incorporado pelas trocas comerciais vinculadas a uma nova potência industrial e inserido territorialmente como um espaço novo da geopolítica contemporânea.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Ciências Humanas

Antropologia
  • educação e diversidade na escola: reflexões acerca do reconhecimento e valorização da diversidade no espaço educativo.
  • O presente projeto surge da necessidade de se promover uma reflexão sobre os processos de reconhecimento e valorização da diversidade étnicorracial no campo da educação escolar, haja vista, a crescente demanda dos movimentos sociais e grupos organizados pelo reconhecimento de suas identidades. Além destas questões relacionadas as demandas por reconhecimento, temos ainda uma crescente onda de preconceito e discriminação contra ‘o diferente’ que vem se alastrando em nosso país e em nossa cidade. É, portanto, tomando como base esta realidade acima mencionada, que pretende-se refletir sobre as teorias de reconhecimento, tendo como suporte, Charles Taylor (1994), Nancy Fraser (2003), Axel Honneth (2003), entre outros autores que vem trabalhando com essa temática, para que possamos a luz destas teorias, analisar os avanços, limites, desafios e possibilidades das políticas de reconhecimento da diversidade que vem sendo desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal no campo da educação com vistas a promover o reconhecimento e a valorização da diversidade presente no contexto educativo, para em seguida analisar sua efetividade prática. Esta é uma pesquisa de cunho exploratória e será realizado nos municípios de Floriano, Teresina e Valencia do Piauí. Ainda é válido ressaltar que o presente projeto, faz parte das ações do GPADIE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia, Diversidade, Interculturalidade e Educação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Antropologia -PPGAnt/UFPI.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Raimundo Nonato Macedo dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • otletci: observatório temático e laboratório – ensino, tecnologia, ciência e informação
  • Propõe a implementação, operação e manutenção do Observatório OtletCI. Tem como objetivo central desenvolver, por meio da incorporação e operação de uma estrutura informacional de alto desempenho, estudos prospectivos, serviços e produtos informacionais sob demanda em áreas e setores de pesquisa emergentes ou promissores. Se valerá das demandas do projeto institucional “Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas – CAPPE Positiva” na Universidade Federal de Pernambuco como projeto piloto e locus de validação das proposições metodológicas resultantes deste projeto. Fundamenta-se nos modelos de observatórios de ciência e tecnologia existentes, atuando à luz da importância dos produtos e demais resultados para a formulação e manutenção de programas e políticas governamentais. Apresenta a infraestrutura presente no Observatório OtletCI no que concerne aos recursos humanos e materiais existentes, à estrutura física e operacional instalada e, também, à capacidade de formação técnico-científica estabelecida na Universidade Federal de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, a proposta se ampara em estudos métricos avançados pautados em técnicas bibliográficas e documentais para coleta, organização, validação e visualização de dados e informações para a formulação de indicadores. Como principais resultados esperados, têm-se: a) desenvolvimento e aprimoramento de metodologias e instrumentos para a produção de diagnósticos e estudos prospectivos das relações entre ciência, tecnologia e sociedade; e b) formação e capacitação de recursos humanos para a elaboração de pesquisas e estudos de prospecção orientados à identificação e solução de problemas relacionados à informação no universo de ciência e tecnologia. Acompanha o cronograma físico e técnico do projeto no período de 2019 a 2021.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Raimundo Nonato Tavora Costa

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • explotação de águas subterrâneas e estratégias de produção em aluviões do semiárido nordestino
  • A pesquisa tem como objetivo geral caracterizar as reservas hídricas subterrâneas e a qualidade da água em trechos estratégicos nos aluviões dos Rios Curu e Banabuiu no Estado do Ceará, que utilizam água de poços para irrigação e obter informações técnico-econômicas dos principais sistemas de produção que permitam orientar manejo de irrigação baseado na combinação dos fatores de produção água, composto orgânico e cobertura vegetal do solo. Especificamente, tem os seguintes objetivos: 1. Caracterizar as reservas hídricas subterrâneas dos dois aluviões; 2. Analisar a qualidade da água dos poços com vistas ao seu uso para irrigação e a carcinicultura, atividade em franca expansão na região do Baixo Jaguaribe; 3. Avaliar sob a ótica socioeconômica os indicadores produtividade da água, valor agregado e renda do agricultor dos principais cultivos irrigados e unidades de experimentação com carcinicultura no Perímetro Irrigado Morada Nova; 4. Estabelecer experimentos de campo para obtenção de níveis ótimos da combinação de fatores de produção água, composto orgânico e cobertura vegetal no Perímetro Irrigado Curu Pentecoste. A partir do cadastro dos poços será realizada a caracterização das reservas hídricas nos aluviões dos Perímetros Irrigados Curu Pentecoste e Banabuiu através das seguintes variáveis: nível estático, rede de fluxo hídrica subterrânea, vazão máxima atual, capacidade de área a ser irrigada por método localizado, condutividade hidráulica do solo saturado, transmissividade, porosidade efetiva, reserva permanente e reserva explotável. Na avaliação da qualidade da água dos poços, as coletas serão realizadas com freqüência semestral durante três anos, período este que permitirá observar as alterações ocorridas nas águas subterrâneas do ponto de vista espacial e temporal. As amostras serão acondicionadas em garrafas de 500 mL, previamente lavadas e destinadas a análises físico-químicas. No momento da coleta da amostra será realizada uma “tríplice lavagem” no recipiente previamente identificado, com vistas a diminuir a interferência de qualquer resíduo ou restos de outras coletas na análise laboratorial. A análise técnico-econômica dos principais sistemas de produção será realizada através das variáveis produtividade da água, valor agregado e renda do agricultor. No Perímetro Irrigado Curu Pentecoste serão estabelecidas três unidades de experimentação com os cultivos do mamoeiro, tomate cereja e feijão verde, irrigadas com sistemas de irrigação localizada e água de poços com o propósito de se obter a combinação de níveis ótimos de fatores de produção que proporcionem a máxima receita líquida. Antes do estabelecimento das culturas no campo e em cada experimento será realizada semeadura das leguminosas Calopogonium mucunoides, Pueraria phaseoloides e clitorea ternatea com vistas à sua incorporação e, portanto, uma maior disponibilidade de nutrientes, sobretudo nitrogênio. As análises estatísticas destes experimentos relativas às variáveis respostas serão realizadas segundo o esquema do delineamento experimental adotado e critérios estabelecidos pela estatística experimental.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Raimundo Sampaio Neto

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • comunicação verde em redes celulares de 5a geração:otimizando a eficiência energética e a utilização de recursos da rede
  • Os futuros sistemas de comunicação sem fio, chamadas redes 5G, terão que ser capazes de servir uma enorme quantidade de usuários e dispositivos, oferecendo-lhes altas taxas de transmissão de dados e alta confiabilidade, entre outros requisitos. Para se alcançar as metas de aumento de eficiência espectral, há de se contar com avanços tecnológicos, como novos conceitos de antenas com múltiplos elementos densamente distribuídos, que serão necessários para a viabilização de conceitos como MIMO massivo operando na faixa de ondas milimétricas (mmWaves). Contudo um elemento chave para o estabelecimento em nível global do novo sistema celular 5G é que este seja confiável, escalável e de baixo custo. Assim, para a operabilidade do sistema como um todo, redução dos custos com energia e circuitos na estação base, como também pelo aumento da vida da bateria nos equipamentos terminais, é necessário o desenvolvimento de técnicas que aumentem a eficiência energética das futuras redes. Para isso, técnicas de pré-codificação que empregam beamforming híbrido e a incorporação de modulação espacial são estratégias reconhecidas na literatura como formas de reduzir o gasto energético das redes de comunicação. Adicionalmente, uma vez consolidada a técnica de transmissão por blocos CP-OFDM na especificação das redes 5G o emprego de modulação por índice no domínio da frequência seria capaz de proporcionar superior eficiência energética comparado ao CP-OFDM tradicional. Neste projeto de pesquisa serão realizadas análises e serão propostas técnicas de detecção em sistemas de modulação espacial associado a sistemas de transmissão MIMO-OFDM massivo bem como propor novos algoritmos para beamforming híbrido em ambientes de ondas milimétricas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Raimundo Silva Junior

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • termodinâmica não-aditiva: aplicações e conexões com setor escuro do universo
  • O maior desafio da física teórica é uma explicação razoável da aceleração do universo. Atualmente, o melhor modelo para ajustar os dados cosmológicos é o chamado CDM (constante cosmológica mais matéria fria-escura), que é baseado na relatividade geral. Neste projeto, vamos propor modelos alternativos que usam argumentos termodinâmicos para investigar a matéria escura e a energia escura. Esses argumentos baseiam-se nas leis da termodinâmica, na entropia não-aditiva, na conjectura de Verlinde para a gravitação, bem como nas deriva- ções escalares e termodinâmicas da energia escura.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Raimundo Wilane de Figueiredo

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • estruturados mistos de manga e cajá adicionado de extrato bioativo encapsulado de caju: avaliação dos aspectos tecnológicos, ação antioxidante in vitro e in vivo e bioacessibilidade de compostos bioativos
  • Nos últimos anos, tem-se observado uma crescente procura por alimentos saudáveis. As frutas tropicais, apesar de possuírem importantes componentes com capacidade antioxidante, apresentam problemas específicos na pós-colheita, ocasionando grande desperdício. Surge então a necessidade do uso de novos processos capazes de aumentar a vida útil desses produtos. Uma boa opção para o processamento de frutas é a estruturação, que é o resultado da junção de polpas de frutas e hidrocolóides, resultando em um produto com textura maleável. O processo de estruturamento proporciona ao produto grande retenção das características nutricionais e sensoriais da fruta. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a produção de fruta estruturada mista a partir de cajá e manga, utilizando hidrocolóides (goma gelano). Este trabalho implica também a adição de extrato bioativo de subproduto de caju na forma de microcápsulas, visando aumentar o teor de compostos bioativos presentes no estruturado, tendo em vista que as frutas a serem utilizadas apresentam baixo teor de vitamina C. Serão realizadas análises de textura e cor, assim como quantificação da bioacessibilidade simulada dos antioxidantes totais, compostos fenólicos, vitamina C e carotenóides. Os estruturados de frutas serão submetidos a avaliações sensoriais, sendo utilizados testes afetivos e descritivos qualitativos. Os resultados avaliados por testes estatísticos multivariados, como análise de correlação, análise de componentes de componentes principais dos atributos levantados e mapa de preferência interno e externo. As amostras serão também submetidas a estudo do comportamento reológico e análise de efeito da ação antioxidante no modelo de lesão gástrica por etanol em ratos. A utilização de metodologias com hidrocolóides facilitará a realização de pesquisas na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Também se busca gerar conhecimentos científicos que impliquem no aumento do valor agregado a esses produtos e que permitam a abertura para novas possibilidades de industrialização de frutas em grande escala, além de potencializar a abertura de novos mercados consumidores.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rainer Randolph

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • política e planejamento regional na "era da governança": agendas, arenas e arranjos cooperativos para o desenvolvimento regional
  • A presente pesquisa toma como seu ponto de partida a crise hídrica em suas diferentes expressões em diferentes regiões do Brasil. Uma problematização mais aprofundada indica, rapidamente, que essa crise não pode ser atribuída apenas á falta de chuva ou a períodos mais ou menos prolongados de seca. Parte-se do pressuposto que a crise da água ou a seca são socialmente produzidas e resultado de determinadas constelações sociais que se aproveitam disto. Portanto qualquer questionamento vai ter que investigar suas razões sociais e políticas, o envolvimento de determinados agentes, as formas como está se lidando com o problema, os obstáculos que são colocados e as formas de procurar soluções através de certos mecanismos de gestão e de governança. Em última instância, eos questionamentos desses fenômenos apontam para o fato que um avanço na compreensão dos assuntos envolvidos exigiria algum entendimento a respeito do Estado ao qual se referem e no qual se situam. Mesmo nas primeiras indicações sobre o controverso tema da “governança” aparece claramente que uma discussão a seu respeito pressupõe alguma explicação de que Estado “estamos a falar”. Por isto, o projeto precisa de uma âncora conceitual para dar conta dos assuntos diversos e muito atuais cuja que estão inclusive na boca do público em geral. Um dos objetivos principais é de fornecer um instrumental reflexivo – como explicitado nos objetivos – que permite uma compreensão mais profunda e abrangente daquilo que está definitivamente em jogo quando se enfrenta problemas como a crise hídrica e desigualdades sócio-espaciais no Brasil. O “recuo” de reflexão para questões fundamentais como aquela voltada à compreensão do Estado, nessas circunstâncias parece necessário para conseguir até definir os problemas com maior segurançaCria-se assim, uma falsa impressão de que conhecemos os nossos problemas sociais e que o que falta é apenas uma “gerência” eficiente. — a crença fundamental de toda visão tecnocrática do mundo — quando, na verdade, sequer se sabe do que se está falando. Por isto considerou-se necessário explicitar o posicionamento da pesquisa em relação ao Estado, suas características, formatos, funções e funcionamento. A parir deste relativo embasamento a respeito do Estado, a “governança” vira objeto de uma esforço reflexivo que procura recuperar desde uma breve história do próprio termo e de sua difusão e apropriação, como uma rápida sistematização de diferentes acepções de seu significado até uma proposição de uma abordagem que nós permitirá depois falar de “governança” desde uma determinada compreensão referente a relações entre Estado, sociedade e mercado. Podemos chamar essa abordagem uma concepção neo-gramsciana da governança (vide Jessop, ) que recorre nessa compreensão das relações – e de sua transformação, o que é mais importante - entre Estado, sociedade e mercado a perspectivas críticas de autores como Gramsci, Poulantzas e Offe . Essa mesma discussão da nossa concepção da “governança neo-gramsciana” vai apontar para uma outra temática vinculada especialmente ao Estado brasileira, que é a questão federativa e a institucionalização legal-constitucional em suas características e sua trajetória histórica. Esse esforço de elaborar uma orientação conceitual para as investigações, estudos, análises, interpretações, diagnósticos etc. dessa pesquisa será completado, por isto, com uma breve discussão a respeito da trajetória histórica do federalismo brasileiro, suas fases e expressões na divisão do poder entre os três patamares de governo federal, estadual e municipal. É sob essa orientação que serão investigados, analisados e discutidos efeitos de desenvolvimento regional nos Estados da Paraíba, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina a partir das diversas experiências de planejamento regional que são objeto da presente pesauisa, não apenas as desencadeadas desde o governo federal e os governos estadual, mas também as com origem nas comunidades regionais, levando em consideração o período recente, isto é, a partir do ano de 2003 até o presente; a diferente natureza das políticas públicas e de arranjos institucionais que foram formulados e são implantados nas duas regiões com problemas de escassez de água; a saber (i) do Nordeste Semiárido, com ênfase para o enfrentamento das Secas e a gestão dos recursos hídricos; (ii) no Sudeste investiga-se, assim, as formas da gestão de recursos hídricos e as propostas emergenciais que foram formuladas em momentos de crise excepcional que foi provocada por uma longa estiagem; colocará a pesquisa, para ambos os casos, no centro da investigação a inquietação a respeito do tipo de Estado que emerge das políticas e programas e a ideia de “governança”, que, no caso das secas, aparece como equivalente de “segurança hídrica” e da escassez no Sudeste como problema de articulação e cooperação entre diferentes agentes políticos e governamentais; e vai procurar construir, a partir da Seca e seus efeitos, e, particularmente, das diferentes políticas e programas de enfrentamento dessa realidade, uma nova leitura de Nordeste e do Estado que nele se reproduz. E, voltando para o assunto que perpasse toda a discussão, a apropriação das experiências particulares de formulação e propagação de medidas de desenvolvimento regionais, como se expressam nas investigações de referências específicas às questões da crise hídrica no Sudeste, da seca no Nordeste e da formação de consórcios inter-municipais em diferentes regiões do Brasil (Sul, Sudeste) vai ser uma base segura para uma discussão da concepção ampliada da governança (neo-gramsciana) que vai poder, finalmente, avaliar até que ponto os diferentes formatos e processos de cooperação em diferentes regiões investigados podem ser compreendidos como uma contribuição para um planejamento regional que supera as velhas e tradicionais amarras que impedem ou, ao menos, dificultam a formulação de políticas e a atuação para o desenvolvimento regional.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-28/02/2021
Foto de perfil

Raissa Fernandes Pessoa Mendes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • testes astrofísicos da relatividade geral e teorias modificadas de gravitação
  • A observação de ondas gravitacionais pelos observatórios LIGO e Virgo marcou o início de uma nova era para a astronomia, em que poderemos aprofundar substancialmente nosso conhecimento sobre diversos mistérios astrofísicos e testar a nossa teoria fundamental para a gravitação – a Relatividade Geral (RG) – num regime nunca antes observado. Nesse contexto, o principal objetivo do presente projeto é o estudo de propriedades perturbativas de objetos compactos (como buracos negros e estrelas de nêutrons) em RG e em teorias modificadas de gravitação. Entre as principais frentes a serem desenvolvidas encontram-se (i) o estudo dos modos quasinormais de estrelas de nêutrons com baixa rotação em teorias tensor-escalar; (ii) a investigação dos vínculos que podem ser impostos a teorias de gravitação modificada a partir de observações astrofísicas (especialmente ondas gravitacionais e pulsares); (iii) o estudo da conexão entre propriedades mensuráveis de estrelas de nêutrons (massas, raios, números de Love, modos quasinormais, etc.) e propriedades microscópicas dessas estrelas; e (iv) o estudo da dinâmica perturbativa de objetos compactos exóticos, como estrelas ultracompactas e estrelas de bósons.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ramiro Giroldo

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • laboratório de estudos do horror e da violência na cultura (lehvic)
  • Este projeto visa à consecução do Laboratório de Estudos do Horror e da Violência na Cultura, que não somente servirá como suporte instrumental/tecnológico para a Pesquisa e o Ensino, mas sobretudo deverá fomentar junto ao Curso de Letras e ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado – em Estudos de Linguagens (PPGEL), à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a outras IES, brasileiras e do exterior, o desenvolvimento de pesquisas referentes aos temas da violência, do horror e de temas correlatos, na cultura. O laboratório será vinculado às ações de Ensino das disciplinas Literatura Brasileira Contemporânea I e II, do curso de Letras, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ramiro Giroldo, às atividades do Núcleo de Estudos Historiográficos de Mato Grosso do Sul, à pesquisa de Desenvolvimento Científico Regional “Visões utópicas de Mato Grosso do Sul na literatura”, desenvolvida com financiamento CNPq/FUNDECT, e à atuação do docente em pauta enquanto colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. O projeto prevê a publicação de dois livros compostos por artigos produzidos no âmbito do laboratório.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021