Projetos de Pesquisa

 

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Adimilson Araujo da Silva

Outra

Ciências Ambientais
  • bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável de uberaba e região.
  • O projeto Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável de Uberaba e região tem como objetivo Desenvolver atividades (oficinas, palestras, minicurso, mesas redondas, apresentações artístico-culturais, etc.) abrangendo a temática da SNCT 2019 em consonância com as áreas do conhecimento e os eixos tecnológicos dos diversos cursos oferecidos pelo IFTM campus Uberaba: Técnicos em Administração, Alimentos, Agropecuária e Química; Graduação em Biologia, Engenharia Agronômica, Química, Alimentos e Zootecnia. A proposta é realizar as oficinas e demais atividades em espaço interno e externo ao IFTM – campus Uberaba, mais especificamente na Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e nas praças principais das cidades de Conceição das Alagoas-MG, de Igarapava-SP. Como em todos os anos, no encerramento da SNCT é realizada a tradicional Feira de Profissões no campus Uberaba, que conta com a participação da comunidade externa, alunos das redes estadual e municipal de Uberaba, empresas parceiras e membros de comunidades locais onde o campus realiza atividades de pesquisa e extensão.
  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 21/10/2019-30/04/2020
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Adir Casaro Nascimento

Ciências Humanas

Educação
  • educação escolar indígena em mato grosso do sul: avanços e limites em sua construção
  • Dada a realidade indígena de Mato Grosso do Sul e a construção sócio-política e epistemológica de um novo modelo de educação escolar para as comunidades indígenas que se consolidaram na Constituição/88, as demandas anunciadas pelos movimentos indígenas e pelas Secretarias de Educação acusam a necessidade de avaliação da qualidade do ensino/educação oferecida, bem como, o cumprimento dos princípios conquistados e garantidos pela legislação, de uma escola diferenciada, intercultural, especifica, bilíngue e comunitária. O projeto tem como objetivo:- Identificar os avanços e limites das práticas pedagógicas interculturais/bilíngues presentes no cotidiano das escolas indígenas selecionadas. A pesquisa qualitativa tem como objeto a aplicação da legislação e a formação e a prática pedagógica dos professores-índios em seus contextos e complexidades. A fundamentação teórica baseada na antropologia, pedagogia e nos estudos pós-coloniais, ancora os aportes etnográficos e da bricolagem em instrumentos diversificados de pesquisa tem como horizonte (resultados esperados), inicialmente, a atualização de dados referentes às práticas pedagógicas atuais nas escolas indígenas de Mato Grosso do Sul, assim como elementos descritivos das relações entre territorialidade/cultura e os processos próprios de aprendizagem/pedagogias, em especial, sua íntima relação com as concepções cosmológicas. Importante elemento é o processo de empoderamento de jovens e professores indígenas, através da participação ativa e autônoma nas atividades do projeto, planejando, estudando e pesquisando com os/as demais membros da equipe. Como resultado acadêmico a publicação de resultados/relatórios desta pesquisa, com o objetivo de socializar os avanços teóricos e ampliar o debate acerca e da própria educação escolar indígena entre os indígenas
  • Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adlane Vilas-Boas Ferreira

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de genética, conceitos e aprendizagem - aplicações no ensino básico
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 12/08/2019-31/08/2021