Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adiel Teixeira de Almeida Filho

Engenharias

Engenharia de Produção
  • modelos de elicitação e agregação de conhecimento a priori: aplicações para representação de incerteza e análise de risco
  • As abordagens Bayesianas, Dempster-Shafer ou Fuzzy para representação de conhecimento a priori ou corpos de evidência necessitam de procedimentos para elicitação e posteriormente a agregação da informação obtida proveniente de diversas fontes. A depender do grau de conflito entre as fontes de informação (corpos de evidência), é necessário o uso de uma regra de combinação adequada, o que motivou uma vasta literatura relacionada à metodologias de combinação, seja no âmbito da Teoria Dempster-Shafer (Yager, 1987; Dubois & Prade, 1988; Chin & Fu, 2015), seja no âmbito de abordagens Fuzzy (Parreiras et al., 2010; Herrera-Viedma et al., 2014; Mata et al., 2014), justificando o desenvolvimento de abordagens para combinar fontes de informação. Portanto, esta proposta busca o desenvolver o estado da arte em relação à modelos de elicitação e agregação de conhecimento a priori bem como suas aplicações para representação de incerteza e análise de risco.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Adilson Ben da Costa

Outra

Ciências Ambientais
  • bioeconomia: diversidade e riqueza para desenvolvimento sustentável
  • Esta proposta tem por objetivo promover ações de divulgação e popularização da ciencia e tecnologia, na região de abrangencia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul, durante a Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia - SNCT 2019, sob a temática Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável. Ao todo serão desenvolvidas 27 atividades distintas, distribuídas nas diferentes linhas de atuação dos Grupos de Pesquisa da Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 05/10/2019-30/04/2020
Foto de perfil

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedades magnéticas de materiais multifuncionais: óxidos magnéticos, multiferróicos e sistemas 2d de mos2
  • O estudo das propriedades magnéticas de materiais multifuncionais permite uma ampla variedade de aplicações, em particular para o processamento e estocagem de informação, e nesse sentido, produzir materiais multifásicos, que combinem simultaneamente as propriedades ferromagnéticas e ferroelétricas ampliou as perspectivas para esse fim. Além disso, materiais óxidos, dopados ou não com elementos de transição ou terra-raras, e polímeros condutores ferromagnéticos abrem a perspectiva de desenvolvimento de novos dispositivos. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa envolve duas classes de materiais distintas: óxidos magnéticos, materiais compósitos multiferróicos. Serão investigados óxidos semicondutores, como SnO2/CeO2, SnO2, InO2 entre outros. compósitos multiferróicos de (1-x)Pb2/3(Mg1/3Nb2/3)-xPbTiO3 (PMN-PT) e Pb(Zr0,52 Ti0,48)O4 (PZT) com as fases magnéticas de ferrita de cobalto (CoFe2O4 ou CFO) e de ferrita de níquel (NiFe2O4 ou NFO) que serão investigados com o objetivo de compreender os processos envolvidos em suas propriedades magnéticas, a partir de investigações experimentais e aplicação de modelos fenomenológicos desenvolvidos pelo próprio grupo.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022