Projetos de Pesquisa

 

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Adevailton Bernardo dos Santos

Outra

Divulgação Científica
  • xxiv ciência viva
  • A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberta a estudantes da educação básica (ensino fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino do município e completará 24 anos em 2019. O objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa, em todas as áreas de conhecimento, possibilitando e divulgando a construção de novos saberes, despertando vocações, revelando capacidades e contribuindo para formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade. As atividades são planejadas de forma a envolver a participação de equipes das escolas do município de Uberlândia e região, que serão selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento principal. As ações formativas, que favorecem as trocas de saberes e foram uma constante ao longo das edições anteriores, serão mantidas e aprimoradas, principalmente na forma de oferta de minicursos e oficinas. Outra característica que será mantida é a assessoria prestada, pela equipe de pesquisadores e monitores integrantes do projeto, aos professores e estudantes das escolas. A previsão é que a XXIV Ciência Viva ocorra com inscrição de cerca de 100 trabalhos e apresentação de pelo menos 80. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos um para apresentação em evento de âmbito nacional.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Adevailton Bernardo dos Santos

Tecnologias

Tecnologias Médicas e da Saúde
  • ii ficp – feira da iniciação científica no pontal triângulo mineiro
  • A Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro (FICP) é uma iniciativa que vem do desejo de continuidade e expansão de movimentos de feiras de ciências na cidade de Ituiutaba. O objetivo principal da FICP é, por meio da apresentação de projetos criativos e inovadores, integrar os professores, alunos e demais agentes em educação desde a educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio, profissionalizante, técnica, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e superior no Pontal do Triangulo Mineiro com vistas a aprimorar o processo de construção do conhecimento e de protagonismo dos estudantes por meio da iniciação científica. A previsão de sua realização é para mais de 100 projetos inscritos, oriundos da macrorregião do Triângulo Mineiro, em todas as áreas do conhecimento, em todos os níveis de escolaridade, e em concomitância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Será implementada em uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Ituiutaba, e englobará mais sete SREs da macrorregião, que serão convidadas e incentivadas e realizarem feiras, tanto escolares quanto municipais, para a seleção dos trabalhos que participarão da FICP. A área de gestão destas oito SREs possui um total de 86 municípios e mais de 2.300.000 habitantes. As atividades a serem desenvolvidas englobam a divulgação do evento e a realização de encontro presenciais com professores, no formato de roda de conversa que favorecem a troca de saberes entre os pares, em todas as SREs participantes e nas cidades que demonstrarem interesse de participarem do evento.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Adiel Teixeira de Almeida

Engenharias

Engenharia de Produção
  • construção de modelos de decisão em grupo e multicritério para sistemas de produção
  • O estudo envolve a construção de modelos de decisão em grupo e multicritério para resolver problemas em sistemas de produção com foco em algumas questões mais específicas. Serão consideradas as problemáticas de seleção, ordenação e classificação de alternativas e de portfólio de projetos. Para a problemática de seleção e ordenação de alternativas será dada ênfase no processo de elicitação de constantes de escala no modelo aditivo, com o método FITradeoff, desenvolvido em projetos anteriores. A questão de decisão em grupo será também analisada neste estudo. Para a problemática de classificação será considerado o modelo aditivo-veto. Para a problemática de portfólio de projetos serão estudados outros detalhes em relação ao problema de incompatibilidade de algumas escalas nos múltiplos critérios. Os estudos envolvem uma continuidade e evolução de estudos anteriores nesta linha de atuação. Estes tópicos poderão ser contextualizados em Empresas de Petróleo e Gás ou de Energia Elétrica (EEE). Em função do contexto destas Empresas estudadas serão considerados também procedimentos de decisão em grupo. Como parte deste estudo estão previstas aplicações, com o desenvolvimento de protótipos de Sistemas de Apoio a Decisão a serem desenvolvido como parte deste trabalho.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020