Projetos de Pesquisa

 

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Alaim Souza Neto

Ciências Humanas

Educação
  • educação escolar, currículo e tecnologias: análise de infraestrutura, formação docente e aspectos didático-pedagógico-curriculares sobre o uso de tecnologias digitais na escola.
  • Este projeto está inserido como uma das ações de nosso grupo de pesquisa registrado junt6o ao CNPQ: Observatório de Práticas Curriculares. Assim, este projeto tem por objetivo investigar os usos pedagógicos de tecnologias digitais contemporâneas (computadores, tablets, celulares, etc.) em escolas públicas da rede estadual de ensino localizadas no município de Blumenau, estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didáticos e pedagógicos que revelem elementos de possíveis mudanças curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem no ensino de Matemática e Química, relacionando os campos da Educação, Currículo e Tecnologias. Como ênfase teórica, tem-se diferentes interfaces entre os campos do Currículo, Formação de Professores e Políticas Educacionais, além de outras linhas de atuação teórica, como cultura escolar, práticas pedagógicas, etc. No campo macro, pretende-se realizar um mapeamento social das políticas que contemplam os usos de Tecnologias Digitais - TD na escola, juntamente com um mapeamento da situação de escolas públicas blumenauenses no que diz respeito à infraestrutura tecnológica, formação docente e práticas curriculares com o uso dessas TD. Com base nesse diagnóstico, almeja-se realizar um estudo qualitativo em escolas, objetivando investigar em que medida, possíveis mudanças curriculares, especialmente, vinculadas aos processos de seleção, organização, difusão e socialização do conhecimento escolar (conteúdos escolares), podem ser identificadas no cotidiano das escolas selecionadas a partir dos usos das TD e quais dessas relações são possíveis configurá-las como inovadoras à aprendizagem dos alunos. Como base de dados, pretende-se trabalhar com as informações disponibilizadas nos resultados do Censo Escolar e INEP, bem como dados dos questionários, entrevistas e, se possível, observações de práticas pedagógicas, todos estes em relações estreita com disciplinas que ministramos nos cursos de Licenciatura em Química e Matemática, a saber: Didática; Organização Escolar; e, Educação, Ciência e Tecnologias. Almeja-se, ainda, criar redes de pesquisa com outras instituições, inclusive Universidades e grupos de pesquisa já constituídos, a fim de estabelecer interlocução com a rede pública de educação básica na cidade de Blumenau, contribuindo com a formação inicial e continuada de professores. Por fim, pretende-se contribuir com a consolidação da implantação da UFSC Blumenau, sobretudo dos cursos de formação de professores para as áreas de Química e Matemática, bem como estimular e promover parcerias nacionais e internacionais em torno dessa temática, como meio de criação de novos espaços de pesquisa.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alair Ferreira de Freitas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • impactos e desafios das cooperativas no abastecimento do mercado institucional de alimentos nos grandes centros urbanos em minas gerais
  • O objetivo geral deste projeto é identificar e analisar os impactos e desafios das cooperativas no abastecimento do mercado institucional de alimentos (PAA e PNAE) nos principais centros urbanos de Minas Gerais. Este objetivo emerge da necessidade de se ampliar os conhecimentos sobre o papel que as cooperativas exercem nesse mercado e como elas impactam no abastecimento alimentar das cidades de maior demanda por alimentos nas diferentes regiões do estado, bem como as limitações encontradas para ampliar sua participação. Verificou-se que, apesar da grande relevância desse tema hoje, com segurança alimentar e nutricional e combate a pobreza e a fome sendo alçados à Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela ONU e o Brasil referência mundial na criação de mercados institucionais para fortalecer agricultura familiar, pouco se conhece a este respeito e ainda há muito que avançar na integração do cooperativismo com os mercados institucionais de alimentos nos centros urbanos. Para realizar essa pesquisa utiliza-se abordagem quali-quantitativa e caráter descritivo e propõe-se realizar um estudo multicasos em 5 cidades mineira de grande porte, a saber: Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares. Para tanto, será elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturada, focando influências das cooperativas no mercado institucional de alimentos, sua importância nessa rede e os principais desafios e entraves enfrentados por elas nesse processo, e um Survey que vai possibilitar a captação da rede em que as cooperativas estão inseridas, revelando o papel, a centralidade e o poder dessas cooperativas nas redes de mercado de alimentos em Minas Gerais. Espera-se que os resultados possibilitem uma atualização do estado da arte no que se refere às politicas públicas de aquisição de alimentos e a participação das cooperativas no abastecimento alimentar em grandes centros brasileiros bem como a utilização da análise de redes sociais (ARS) para estudos dessa natureza. Também se espera que os resultados possam impactar em mudanças no modus operandi da gestão das políticas de compra institucional nos centros urbanos para adequar às demandas e limitações das cooperativas, bem como garantir a ampliação de produtos fornecidos pela agricultura familiar a estes centros. Além disso, que as organizações cooperativas possam se apropriar dos resultados para alterarem rotinas administrativas, modelos de governança e estratégias corporativas para fortalecerem suas posições na rede dessas políticas e romperem com certas limitações que restringem seu protagonismo. Em termos gerais, espera-se que esse projeto consiga dar visibilidade ao papel central que o cooperativismo assume, e precisa assumir mais, na promoção da segurança alimentar e nutricional em Minas Gerais e no Brasil.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021