Projetos de Pesquisa

 

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Ana Claudia dos Santos da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • o museu paraense emilio goeldi: a transversalidade da ciência para a preservação e sustentabilidade na amazônia paraense
  • O Museu Paraense Emílio Goeldi, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, é a instituição, do seu gênero, mais antiga do norte do país, completando 155 anos em outubro de 2021, é a segunda mais antiga do Brasil. Este Museu é pioneiro em diversas áreas e tem ao longo dos anos se destacado no campo das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. Sua missão é de realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionadas à Amazônia. Na atualidade desenvolve quase 200 projetos de pesquisa e é referência também na formação de capital humano especializado através de seus programas de pós-graduação com mais de três décadas de atuação na região. Suas pesquisas geram conhecimentos sobre padrões históricos, socioambientais, ecológicos e evolutivos que condicionaram a Amazônia de hoje, e que determinam sua dinâmica atual. Os estudos subsidiam o estabelecimento de políticas adequadas à proteção do patrimônio natural e sociocultural amazônico e à promoção do desenvolvimento sustentável. Objetivo desta proposta é apresentar atividades educativas de divulgação da Ciência produzida no Museu Paraense Emílio Goeldi, na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia e Inovação de 2021, que em decorrência do atual cenário, frente a pandemia, serão em sua maioria em formato online. Terão como objeto a comunicação da ciência, por meio de ações educativas, oficinas especializadas, lives, passeios virtuais e disponibilização de materiais didáticos em formato digital.
  • Museu Paraense Emílio Goeldi - PA - Brasil
  • 13/10/2021-31/10/2023
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Ana Claudia Ramos Sacramento

Ciências Humanas

Geografia
  • propostas e materiais didáticos para professores de geografia no estado do rio de janeiro
  • Os professores buscam refletir e racionalizar sua prática, bem como pensar diferentes maneiras de mediar um determinado conhecimento a fim de promover a análise de conceitos que desenvolvam raciocínio, consciência e organização espacial nos alunos, analisando a importância da Geografia para compreensão da consciência espacial. Assim sendo, a construção de propostas e materiais didáticos são elementos pedagógicos para a produção do trabalho docente, pois a mediação do conhecimento ocorre de maneira mais ativa. Com as novas demandas advindas da Base Nacional Comum Curricular há a necessidade de pensar diferentes dinâmicas para planejamento, organização e elaboração das aulas para colaboração do processo de ensino e de aprendizagem mais significativos. Desta maneira, o objetivo deste projeto é construir propostas e materiais didáticos para os professores de Geografia das redes estaduais, municipais e privadas de Angra dos Reis, Campos de Goitacazes, Niterói, São Gonçalo, Seropédica e Silva Jardim do estado do Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa-ação possibilita desenvolver uma ação efetiva entre o pesquisador/sujeito-objeto de estudo, não sendo uma pesquisa precisa, pois permitem aos envolvidos dizerem e fazerem sobre algo. Para tanto, o estudo pretende trabalhar a partir de duas escolas de cada município a fim de mobilizar estratégias de aprendizagem para pensar geograficamente os diferentes fenômenos geográficos espacializados Os instrumentos serão: aplicação e análise de questionários para os professores, a construção propostas e materiais didáticos como aplicativos digitais, materiais multimídias, guias e revistas didáticos, boletins informativos, jogos, miniestações climatológicas, modelagens e outros. Nos resultados esperados os produtos podem colaborar para que as redes de ensino desenvolvam com os professores as práticas pedagógicas necessárias para uma educação qualitativa e que promova a construção dos conhecimentos geográficos com os estudantes.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Ana Claudia Souza Vazquez

Ciências Humanas

Psicologia
  • adaptação de escalas sobre demandas e recursos de trabalho e relações com construtos da psicologia positiva.
  • Objetiva-se desenvolver instrumentos para compreender aspectos específicos ao Brasil sobre engajamento e trabalho saudável, no modelo Job-Demand Resources (JDR), conforme estudos internacionais recentes. Serão realizados 2 estudos quantitativos sobre relações de 4 vínculos laborais (burnout, engajamento, monotonia e adição laboral) e as necessidades psicológicas básicas no trabalho (autonomia, competência e relacionamento) com 10 construtos positivos (satisfação de vida, afetos positivos e negativos, gratidão, esperança disposicional, autoestima, otimismo, autoeficácia, autoeficácia criativa, trabalho significativo e coragem). O Estudo 1 visa adaptar, validar e normatizar 3 escalas e 1 questionário da teoria JDR para o Brasil. Serão feitas análises por juízes e em grupos focais para a validação de conteúdo de cada escala, e estudo piloto, com 100 participantes. A coleta online prevê 1470 respondentes para estudos estatísticos de confiabilidade, fidedignidade e validade dos instrumentos, e a produção de normas brasileiras. O Estudo 2 visa investigar a relação entre os 4 vínculos laborais, a satisfação de necessidades psicológicas básicas no trabalho e 10 variáveis positivas. Na coleta online todos os participantes responderão as escalas de satisfação de necessidades básicas, engajamento no trabalho, Burnout, adição e monotonia laboral. As outras serão distribuídas: os primeiros 100-120 responderão a escala 1, os seguintes 100-120 à escala 2, e assim por diante. Teremos de 1000 a 1200 participantes com escores nos 4 vínculos laborais e necessidades psicológicas básicas no trabalho. E pelo menos 100 a 120 participantes com escores nas 10 escalas das variáveis positivas. Há carência de instrumentos psicométricos brasileiros que permitam a comparação com estudos internacionais, estima-se que este projeto traga avanços na compreensão aprofundada dessas relações. Esta pesquisa é continuidade do estudo financiado no Universal/2016/CNPq, faixa A, com relatório final aprovado
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Ana Cristina de Albuquerque

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • organização do conhecimento e documentação museológica: relações classificatórias na dimensão social, cultural e política em catálogos de museus brasileiros
  • O objetivo da Organização do Conhecimento é possibilitar incursões quanto ao processo de sistematização da organização, representação e recuperação do conhecimento, através da elaboração e do estudo dos Sistemas de Organização do Conhecimento. No bojo dos questionamentos oriundos de uma perspectiva crítica, a OC vem sendo discutida por diversos estudiosos sobre sua dimensão social, cultural e política e sobre os limites hegemônicos de organizar o conhecimento. Este ponto contradiz o caráter dialético de compreensão dos fenômenos e considera apenas um recorte da realidade, deixando de lado perspectivas que podem ajudar a compreender a construção implícita nos instrumentos que representam o conhecimento. O interesse recai sobre a documentação museológica como ação que documenta, preserva e narra de forma classificatória, as informações sobre documentos e sua organização dentro do universo em que se encontram. Questiona-se de que maneira se estabelecem relações classificatórias, tendo como principal elemento os conceitos, que caracterizam uma Organização do Conhecimento ligada a seu contexto social, político e cultural na documentação museológica do século XIX de museus brasileiros. O método de Análise do Domínio será utilizado para caracterizar o domínio específico do conhecimento, assim como as comunidades discursivas que incluem tanto os pesquisadores quanto os documentos produzidos sobre esse domínio. Os locais escolhidos são o Museu Paranaense, PR, Museu Emilio Goeldi, PR e Museu Paulista, SP, ambos fundados na segunda metade do século XIX. A proposta visa contribuir transversalmente com discussões teóricas na Ciência da Informação, na documentação museológica, na Teoria da Classificação e Organização do Conhecimento possibilitando o intercâmbio de conhecimentos oriundos de referencial bibliográfico nacional e internacional, assim como um olhar para um entendimento contextual dos documentos que narram, medeiam e organizam o conhecimento para seus usuários.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 03/03/2022-31/03/2025