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COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
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Currículo
Título do Projeto:
regulação e institucionalização da economia circular na união europeia e brasil
Resumo:
Este projeto de pesquisa objetiva analisar a regulação e institucionalização da Economia Circular a partir do seu elemento estruturante: as medidas que priorizam a redução, reutilização e reciclagem de resíduos (os 3 Rs da sustentabilidade). Pretende-se analisar a experiência regulatória expressa pela Diretiva da União Europeia (UE) 2018/851 e o seu processo de institucionalização para estabelecer correlações com a experiência regulatória brasileira nessa área proposta na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS/Lei nº 12.305/2010). Com base na investigação da experiência na União Europeia, a proposta é analisar o arcabouço regulatório e processos de institucionalização da economia circular nas medidas voltadas para a prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos em ambos os casos, tendo como referência de análise as teorias da regulação, convenções e governança. Para responder a questão de como está estruturado o modelo de economia circular (redução, reutilização e reciclagem de resíduos) baseado na Diretiva da União Europeia (UE) 2018/851 e na PNRS/Brasil nos seus aspectos institucionais e regulatórios; e a hipótese de que o estímulo a cenários desejáveis vai depender da qualidade das diretrizes políticas e sua capacidade de antever cenários onde a complexidade das demandas existentes sejam permanentemente ajustadas, foram estabelecidas 3 categorias de análise, a saber: 1) arranjos institucionais, sistemas de mediação e governança; 2) regulação e sistemas de incentivo dentro das legislações; 3) regulação e sistemas de controle e monitoramento previstos. A pesquisa será baseada em dados primários (entrevistas com especialistas no setor) e em dados secundários (pesquisa documental, pesquisa bibliográfica). Como resultado, é prevista a elaboração de relatório com conclusões sobre mecanismos promotores da Economia Circular, visando identificar possibilidades de ajuste e atualização das políticas públicas voltadas a implantação da economia circular no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Florence Marie Dravet
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as formas do mito nas narrativas digitais seriadas: contribuição ao letramento digital
Resumo:
Como toda forma de cultura, a cultura digital é atravessada pelo mito, em suas produções narrativas, suas manifestações e organização nas redes sociais, nas séries ficcionais e nas diversas formas de arte. Trata-se, em um primeiro momento, de investigar como o mito (enquanto pensamento, mas também enquanto potência arquetípica manifesta em suas diversas mitologias) se apresenta nas narrativas audiovisuais digitais seriadas, de maneira a propor uma contribuição ao Letramento Digital nas escolas de Ensino Médio. Analisaremos narrativas seriadas a fim de identificar como o mito, sob suas mais diversas formas, é potencializado pelas possibilidades criativas fornecidas pelas ferramentas tecnológicas e disposição na cultura digital (plataformas de streaming, tecnologias imersivas, linguagens multimídia e transmídia, estruturas complexas etc). Como a inovação tecnológica dialoga com a tradição mítica? E nesse contexto, quais são os velhos e novos saberes necessários a um letramento digital transdisciplinar e a uma retomada da narrativa como construção de saber? O corpus a ser estudado para esta pesquisa corresponde a um recorte feito no universo das narrativas digitais seriadas. Foram selecionadas três séries de animação (The midnight gospel; Mushishi e Primal) direcionadas ao público juvenil e adulto que nos interessa analisar aqui pelo seu teor reflexivo, de alta densidade mítica e simbólica, que requerem atenção bem como pelo seu caráter transmidiatico. Visa-se, por fim, elaborar propostas para o letramento audiovisual transdisciplinar na perspectiva dos estudos do imaginário, apoiadas por um material didático online em acesso aberto, que possa ser utilizado na educação básica, especialmente no ensino médio, dada a natureza do corpus escolhido.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
15/02/2022-28/02/2025
Fosca Pedini Pereira Leite
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dinâmica da comunidade de crustáceos associada ao cinturão de sargaço
Resumo:
A superordem de crustáceos Peracarida tem como característica a ausência de fase larval e consequente baixa dispersão, levando a altas taxas de endemismo. Dentre os Peracarida mais diversos estão as ordens Amphipoda, Isopoda e Tanaidacea, que também são os principais grupos de crustáceos associados aos bancos de macrófitas. Apesar da baixa taxa dispersiva de tais grupos de crustáceos, recentes mudanças nas correntes superficiais podem ter deslocado massas da alga parda do gênero Sargassum, possivelmente levando com elas espécies exóticas. O presente projeto tem como principais objetivos entender e resgatar a história evolutiva de espécies de Peracarida consideradas de ampla distribuição presentes no cinturão de Sargaço, comparar com populações insulares e costeiras para e entender a biogeografia dos possíveis complexos de espécies dos gêneros mais representativos de Peracarida associados a Sargassum, além de estudar a comunidade de crustáceos associados ao recente cinturão de Sargaço do Oceano Atlântico Equatorial e sua dinâmica de comunidades.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
28/11/2019-30/11/2022
Franciane Diniz Cogo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i mostra científica na uemg: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da educação em solos
Resumo:
A presente proposta prevê a consolidação de um espaço de experimentação em Ciência Agrária e da Terra para a interação com escolas rurais de Ensino Fundamental de Passos. O projeto prevê a organização de uma Mostra Científica nas escolas rurais e na Unidade Acadêmica de Passos da UEMG. Esse envolve a participação de professores da área de Ciência Agrária e da Terra, além do Núcleo de Estudos e Pesquisa Revisão Sistemática e Meta-Análise e Ciência do Solo. Por fim, tem em vista assistir à necessidade de popularização da ciência produzida na comunidade acadêmica.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
10/12/2021-31/12/2023
Francielle Baptista
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
18ª semana nacional de ciência, tecnologia e inovação 2021 implementando a transvesalidade na educação na comcam
Resumo:
O tema da 18ª edição da SNCT é a A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, o qual alinha-se aos indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visam estimular formas de progresso, baseadas no crescimento econômico, proteção ao meio ambiente e igualdade social, que atendam às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas necessidades. Na educação básica brasileira os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) são descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para promover a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento. Entre os TCTs abarcados pela BNCC está a Ciência e Tecnologia, com objetivo de despertar o interesse e a vocação dos estudantes para áreas importantes para o desenvolvimento do país. Nesse contexto foi elaborado o projeto para realização da 18ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2021 IMPLEMENTANDO A TRANSVESALIDADE NA EDUCAÇÃO NA COMCAM, na região da COMCAM, pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2). A proposta consiste na realização de atividades estruturadas no contexto da transversalidade da ciência, tecnologia e inovações de forma presencial, híbrida e remota (de acordo com a necessidade de distanciamento social causada pela COVID-19), visando contribuir com o desenvolvimento da criatividade dos estudantes e da comunidade para descobertas sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação para a sociedade. Será desenvolvida a palestra O que você quer ser quando crescer? que abordará a transversalidade da ciência e tecnologia no enfretamento e resolução de problemas, expectativas e desafios pessoais e regionais. Serão realizadas as atividades Educação maker e inovação, Mini-Hackaton, Construção e lançamento de foguetes, Mostra: Arte, ciência e cotidiano, Visita ao planetário. Como eventos de comunicação científica serão realizados Podcast em mídias sociais de amplo acesso sobre a transversalidade no enfrentamento da Covid-19 no Brasil, a live Lugar de mulher é onde ela quiser (inclusive na pesquisa científica!) e criação e divulgação de peças para mídias sociais sobre a SNCT Transversalidade. Na região da COMCAM, há significativo espaço para o desenvolvimento de políticas de fomento regional, principalmente as focadas na educação e divulgação científica voltada para estudantes da educação básica. Nesse sentido, torna-se relevante a realização da SNCT na COMCAM, para promover sensibilização para o desenvolvimento científico e tecnológico e contribuir para o desenvolvimento dos ODS na região.
Instituição/UF/País:
Instituto Integrado - PR - Brasil
Vigência:
06/10/2021-31/10/2023
Francinaide de Lima Silva Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
mostra científica pesquisa e inovação em foco
Resumo:
O Rio Grande do Norte é um dos maiores produtores de energia eólica, uma energia limpa e importante para o setor econômico do país e do estado no contexto de crise hídrica. A mesorregião do mato grande concentra parte significativa dos parques eólicos instalados em território potiguar, estando a cidade de João Câmara no plano nacional de energia acessível e limpa. Em termos de biotecnologia, bioeconomia e biomas ela está inserida no contexto do semiárido, tendo por caraterística a vegetação caatinga e por economia de subsistência a agricultura e o beneficiamento da castanha de caju, nos 44 assentamentos, sendo o mais conhecido o Amarelão. Neste contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Campus João Câmara corrobora os projetos estratégicos de desenvolvimento regional em termos de desenvolvimento humano, oferecendo cursos técnicos de nível médio e superior, nas áreas de energias renováveis, eletrotécnica, administração, informática e física. É uma instituição fundamental à educação na região, considerando que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de João Câmara é de 4,37, sendo a meta 4,4. Para o estado do Rio Grande do Norte, este índice é de 4,7, sendo a meta nacional 6,0. Por outro lado, no contexto do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), sabe-se que o letramento científico é imprescindível e, portanto, a proposta de mostra científica destinada às escolas de ensino básico colabora com a inserção das pessoas nesta sociedade da biotecnologia, em suas dimensões diversas e privilegiando o desenvolvimento científico e tecnológico a partir da mostra científica Pesquisa e Inovação em foco. A equipe do evento é constituída por pesquisadores experientes, professores de ensino básico, estudantes de graduação e bolsistas de iniciação científica e prevê a participação de docentes, agentes educativos e estudantes de ensino básico do município de João Câmara-RN.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
24/02/2022-29/02/2024
Francineide Pereira da Silva Pena
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formação para implementação da rede de atenção à saúde para pessoas com doenças crônicas no estado do amapá
Resumo:
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis-DCNT há mais de três décadas são causas de preocupação e de desafios ao sistema único de saúde, aos profissionais e aos gestores de saúde, na atenção a essas demandas que cresce de forma avassaladora, sendo evidenciadas como principal causa de morbimortalidade que comumente geram custos sociais imensuráveis. Observa-se que muito já se construiu e avançou na esfera política da atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas. Por isso é importante que os profissionais se familiarizem com as propostas do SUS para melhor atender à demanda, em especial, que sejam habilitados para atender não só as características físicas e biológicas da doença, mas, também ampliem o olhar para o contexto cultural, familiar, social e ambiental em que se relacionam e vivem. O objetivo geral desta proposta será instituir processo de formação em modelos de cuidados em doenças crônicas, disponibilizando conteúdos e tendências de modelos para subsidiar a implementação da rede de atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas para a tomada de decisão, gestão participativa em saúde, prática profissional interdisciplinar para o seguimento da pessoa com doença crônica na atenção primária à saúde, geração de conhecimento no âmbito do SUS, por meio de instrumentos e conteúdos que serão trabalhados, visando promover conhecimento e aplicabilidade em municípios do estado do Amapá. O desenho metodológico proposto para capacitação/ qualificação dos profissionais e gestores da saúde será o uso da metodologia da aprendizagem ativa, dentre as quais elegeu-se a metodologia ativa do arco de Maguerez e da espiral construtivista, combinando aulas teóricas, dinâmicas de grupo, aplicação prática e avaliação do aprendizado. O local de realização será nos dos municípios: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, a escolha se deu pelo contingente populacional representando os maiores para o estado do Amapá, cuja previsão do tempo de três anos. A população participante será constituída pelos profissionais e gestores de saúde dos referidos municípios, e amostra será do tipo probabilística sistemática, a ser calculada conforme o levantamento em cada município. Para coleta de dados serão utilizados três instrumentos, um questionário para identificação do perfil sociodemográfico de profissionais e gestores, e um formulário com perguntas abertas para o perfil profissional cuja finalidade será mapear as competências, habilidades, atitudes, fragilidades e potencialidades relacionadas a atenção primária a saúde para pessoas com doença crônica, um questionário de avaliação pré e pós formação, para mapear a satisfação e aprendizagem nos cursos de formação. Para análise dos dados será criada uma base de dados no programa Excel 2012, cuja base será recortada e transposta para programa estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 22.0 (dados quantitativos) e Software Iramuteq (dados qualitativos). Dentre os resultados esperados lançamento de uma linha temática que se apresenta escassa na prática clínica do atendimento e do cuidado na atenção primária a saúde -APS das pessoas com doença crônica no estado do Amapá; identificação e conhecimento de evidencias das análises situacionais no modelo de atendimento, bem como o saber e o fazer dos profissionais e gestores, para implementar a rede de atenção a saúde para pessoas com doenças crônicas, e suas respectivas linha de cuidados para atender as necessidades de saúde desta demanda nos municípios em questão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
Vigência:
02/12/2020-31/12/2023
Francini Lube Guizardi
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
a prática docente na fiocruz: os docentes e as perspectivas para sua formação
Resumo:
A Fundação Oswaldo Cruz, centenária instituição de ciência e tecnologia em saúde, possui robusta oferta educacional: são mais de 10.000 matrículas anuais, em todos os níveis educacionais, exceto a graduação, com cursos e programas que abrangem amplo espectro das áreas do conhecimento. Tal oferta é realizada por suas unidades técnico-científicas, localizadas no Rio de Janeiro e em outras 10 unidades da federação. A compreensão sobre as características da prática docente na Fiocruz, e de como se dá a formação desses professores é uma demanda colocada para a instituição. A literatura científica sobre a formação docente para a pós-graduação afirma a necessidade de se repensar essa formação, à luz das grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas que trazem implicações importantes para a atuação docente na educação superior. Neste contexto situa-se a discussão sobre a natureza, o sentido, os desafios e soluções da prática docente em uma instituição como a Fiocruz. A pesquisa tem como objetivo geral: compreender as características da prática docente e da formação voltada para esta prática na Fiocruz, de modo a apoiar a melhoria da educação na instituição. Isto será alcançado pela identificação das modalidades e espaços de práticas docentes na Fiocruz; pelo conhecimento dos perfis docentes, assim como das expectativas e percepções dos professores sobre a educação e a prática docente na Fiocruz. Também será estudado o que leva o servidor a iniciar atuação em docência, e a identificação de suas percepções sobre necessidades de formação. Por fim, a pesquisa buscará levantar e sistematizar as experiências de formação docente já existentes na Fiocruz. Esperamos que o maior entendimento das identidades docentes e dos perfis a elas associados, nos permitam situar a diversidade de lugares, necessidades programáticas, experiências e sentidos da prática docente, como base para apoiar a construção do programa institucional para formação docente.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - DF - Brasil
Vigência:
28/07/2022-31/07/2023
Francione Oliveira Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
mirando arte no ensino médio: um panorama do ensino e aprendizagem da arte na zona da mata mineira
Resumo:
Esta pesquisa pretende mapear como ocorre o ensino e a aprendizagem da arte no Ensino Médio da Zona da Mata Mineira a partir da BNCC a ser implementada no ano de 2022. A reflexão e a criação de novos dados sobre o Ensino Médio no Estado de Minas Gerais se fazem urgente, principalmente em relação ao ensino da arte, para auxiliar na compreensão dos obstáculos, dos impactos das políticas públicas nacionais e estaduais e na elaboração de possíveis estratégias que possam colaborar no crescimento qualitativo da educação neste segmento. No Ensino Médio o componente Arte está inserido na área de conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Documentos e diretrizes nacionais, inclusive a BNCC, promulgada em 2018, propõem que a arte seja discutida e vivenciada na escola a partir das suas múltiplas linguagens e em conexão com o cotidiano dos alunos. Recomendam que ao longo do Ensino Médio os/as estudantes tenham oportunidades de ter experiências significativas com a linguagem cênica, musical, visual, audiovisual e híbrida. Diversos estudos apontam o Ensino Médio como o segmento da Educação Básica que mais problemas enfrenta para alcançar suas metas, agravados ainda mais pela pandemia de Covid 19. Entre os diversos fatores, destaca-se a falta de identidade e a clareza dos objetivos a serem alcançados pelos estudantes. Essa situação agrava-se ao pensarmos no componente Arte, pois seus profissionais ainda enfrentam cotidianamente o desafio de ter que legitimar a Arte enquanto área de conhecimento fundamental na escola. O estudo será desenvolvido a partir da abordagem qualitativa do tipo etnográfica em quatorze colégios de sete microrregiões da Zona da Mata Mineira. Esperamos produzir dados que colaborem na compreensão dos impactos das políticas públicas nas escolas da região, como também, na melhoria da formação docente oferecida pelas instituições federais localizadas na Zona da Mata Mineira.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Francis Trombini de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e validação de um dispositivo microeletromecânico vestível para detecção automática de quedas e quase-quedas durante atividades de mobilidade diária de adultos idosos comunitários
Resumo:
A detecção automática e objetiva de episódios de quase-quedas por meio de dispositivos vestíveis (wearables) tem contribuído para identificação precoce de pessoas idosas com alto risco de cair. No entanto, até o momento, nenhum estudo desenvolveu e avaliou a acurácia e precisão desse tipo de dispositivo vestível para detectar e diferenciar tipos diferentes de quase-quedas durante atividades cotidianas de mobilidade ativa de pessoas idosas em seus espaços de vida. Além disso, nenhum estudo tentou distinguir os eventos de quase-quedas de quedas reais ou de movimentos inerentes às atividades de mobilidade ativa nessa população. O objetivo desse estudo é desenvolver e validar um dispositivo microeletromecânico vestível de baixo custo produzido no Brasil para detecção automática de quase-quedas e quedas reais ocorridas durante atividades de mobilidade ativa nos espaços de vida de adultos idosos comunitários. Para isso, teremos três etapas: (1) Desenvolvimento e validação de prova de conceito de um dispositivo vestível; (2) Validação do dispositivo em ambiente controlado (laboratório de biomecânica) e (3) Validação do dispositivo usado durante atividades de mobilidade ativa no cotidiano de adultos idosos comunitários. Para as etapas 1 e 2, será usado um sistema de oito câmeras optoeletrônicas (Prime 13, OptiTrack, EUA) e um sensor inercial comercial já validado (ActivPAL, Scotland). Na etapa 2, 30 adultos jovens serão avaliados em ambiente controlado (laboratório de biomecânica) para validação de algoritmos de inteligência artificial (IA) utilizados para identificar e diferenciar os episódios de quase-queda, quedas reais e atividades de mobilidade ativa usual. Na etapa 3, 50 adultos idosos usarão, diuturnamente, o dispositivo vestível ao longo de 3 meses para que possamos validá-lo para identificação e diferenciação de episódios de quase-queda, quedas reais e atividades de mobilidade ativa no dia a dia.
Instituição/UF/País:
Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Francisca Elisângela Teixeira Lima
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
efetividade do acesso, atendimento clínico e acompanhamento das pessoas com covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas
Resumo:
O uso de software para monitoramento dos pacientes com sintomas da Covid-19 e da síndrome respiratória aguda grave, proposta deste estudo, visa acompanhar esses pacientes e sua rede de apoio, identificando melhora ou piora no quadro clínico, se foi estabelecido um tratamento e se está sendo corretamente aderido, qual a condição de acesso do paciente ao serviço de saúde, qual seu conhecimento acerca da doença e potenciais complicações. As informações contribuirão na elaboração de um de banco de dados para subsidiar futuras pesquisas e alimentar as estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliando na tomada de decisão e enfrentamento dessas doenças. Desse modo, justifica-se este estudo, visto que a tecnologia aqui proposta poderá ampliar a prestação de cuidados e proporcionar o acompanhamento dos pacientes que tiveram diagnóstico de Covid-19 nos estados do Nordeste Brasileiro. Diante dessas considerações tem-se como objetivo geral: Avaliar a efetividade do acesso, atendimento clínico e acompanhamento das pessoas que tiveram diagnóstico de Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves. E como e específicos: Desenvolver um recurso tecnológico para acompanhamento dos pacientes que tiveram diagnóstico de Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves; Verificar a efetividade do acesso e do atendimento clínico das pessoas com sintomas da Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves no sistema de saúde; Acompanhar, por telemonitoramento, os pacientes com sintomas da Covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves atendidos nos serviços de saúde; Identificar o impacto da confirmação de Covid-19 na vida social e econômica dessas pessoas e de seus familiares. Metodologia: Estudo multimétodos, composto por pesquisa metodológica (etapa 1) e por estudo longitudinal retrospectivo e prospectivo (etapa 2). Na etapa 1 será construído um software para monitoramento dos pacientes com diagnóstico da Covid-19 e outras doenças de síndromes respiratórias agudas graves, o qual será elaborado baseado em revisão de literatura, contemplando as Fichas de Investigação de Paciente Suspeito de Doença pelo Coronavírus-19, Ficha de Notificação de Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, ambas do Ministério da Saúde, e com variáveis sobre condições socioeconômicas e de saúde do paciente. O desenvolvimento do software terá três fases (definição, desenvolvimento e manutenção), segundo os preceitos de Pressman. O processo de avaliação da qualidade seguirá os quesitos de qualidade da ISO/IEC 25010 (System and Software engineering - System and software Quality Requirements and Evaluation - SQuaRE - System and software quality models), que estipula oito características fundamentais de qualidade: Adequação funcional, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência de desempenho, Compatibilidade, Segurança, Manutenibilidade e Portabilidade. A avaliação do Software será realizada por dois grupos de especialistas, em informática e na área da saúde, com pelo menos oito membros para cada grupo, para haver representatividade da categoria de usuários do software. Para análise do processo de avaliação, os níveis de pontuação seguirão a proposta de Tannure. O julgamento do processo de avaliação será conduzido com base na norma NBR ISO-IEC 14598-6, composta pelos valores a serem alcançados nas características e subcaracterísticas, cujo valor mínimo será 70% de indicação como apropriada para serem consideradas adequadas. A etapa 2 será desenvolvida em três Estados do Nordeste brasileiro, cujos casos confirmados de pessoas com diagnóstico de Covid-19 encontram-se em maior quantidade, a saber: Ceará (5.833), Pernambuco (4.898) e Maranhão (2.223). A população do estudo será composta por pacientes com sintomas gripais, que tenham sido notificados por meio da Ficha de Investigação de Paciente Suspeito de Doença pelo Coronavírus-19 e/ou Ficha de Notificação de Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave pela Vigilância Epidemiológica dos locais do estudo. Participarão da pesquisa todos pacientes que forem notificados antes do início da execução do estudo (retrospectivo) e aqueles que forem notificados a partir do início da coleta de dados. O instrumento de coleta de dados será o software e a coleta será realizada via contato telefônico a partir de dispositivo eletrônico com software. Para tanto, a equipe de acompanhamento será treinada para o uso do software, a qual receberá uma lista com os nomes e contatos telefônicos da população notificada. Aqueles que aceitarem participar do estudo darão anuência por consentimento verbal, obtido por contato telefônico. Serão consideradas elegíveis para o estudo as linhas telefônicas residenciais e por redes móveis ativas. Não serão elegíveis linhas de empresas que não mais existem, estejam fora de serviço ou não responderem a seis tentativas de chamadas feitas em dias e horários variados. O acompanhamento do paciente com sintomas iniciais de Covid-19 (coriza, febre, mal-estar geral, tosse ou dor de garganta) será feito diariamente por até 14 dias (período de quarentena estipulado pelo Ministério da Saúde) e mensalmente até completar 12 meses. Os demais pacientes (retrospectivos) serão acompanhados mensalmente até completar 12 meses, após a confirmação do diagnóstico de Covid-19. Os dados coletados serão processados e analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Será usada a estatística descritiva, cujas variáveis categóricas serão expostas em frequência absoluta e relativa; e as variáveis contínuas serão média e desvio padrão, além da análise bivariada usando o teste qui-quadrado de Pearson, com adoção do nível de significância menor que 0,05. A análise comparativa das médias será realizada pelo ANOVA e pelo teste t de Student. O projeto será submetido à Plataforma Brasil vinculado ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará, conforme a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/09/2022
Francisca Izabel Pereira Maciel
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
alfabetização e letramento no brasil: o estado do conhecimento no século xxi
Resumo:
A pesquisa é de caráter bibliográfico e caracteriza-se como um levantamento e uma avaliação da produção acadêmica e científica em alfabetização e letramento de crianças, enquanto processos de aquisição das habilidades da leitura e da escrita e seus usos sociais na escolarização da criança. Em uma análise preliminar constatamos, nas últimas décadas, um aumento significativo do ponto de vista quantitativo de teses e dissertações sobre alfabetização e letramento, no Brasil. Entretanto, a ausência desse tipo de pesquisa retrata que, as pesquisas produzidas não ultrapassam, em geral, os limites da área acadêmica, sendo inclusive pouco socializadas, o que permite supor que tem sido pequena sua contribuição na luta contra o reiterado fracasso da escola brasileira em alfabetizar as crianças. Nesse sentido, esse projeto propõe realizar o levantamento e análise do conjunto ( corpus) das produções acadêmicas compostas de teses e dissertações produzidas nos programas de pós graduações ( mestrado, mestrado profissional e doutorado). A análise será feita à luz primordialmente de categorias que identifiquem, em cada texto e no conjunto deles, as facetas sob as quais o fenômeno da alfabetização e do letramento vêm sendo investigados e analisados. As categorias e os cruzamentos que orientarão a análise deverão identificar os assuntos privilegiados pela produção; os pressupostos teóricos; os conceitos de alfabetização e letramento; o tipo de pesquisa realizada (ensaio, relato de experiência, estudo de caso, pesquisa de intervenção, histórica, documental , etc.) e principais conclusões e/ou considerações a que chegaram os pesquisadores/autores. Para levantamento dos dados utilizaremos índices bibliográficos, Portal da CAPES e IBICT. Pretende-se não só realizar o levantamento, análise bem como demonstrar as evidencias dos pesquisadores brasileiros sobre alfabetização e letramento no século XXI.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Francisco Bruno de Lima Holanda
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
olimpiada brasileira de matemática
Resumo:
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), realizada desde 1979 e indo para sua 43a edição, é a mais tradicional olimpíada científica de nosso país. Além da difusão da Matemática e da busca de talentos para a Ciência, ela também influencia significativamente a educação básica, promovendo a melhoria do ensino de Matemática nas escolas e estimulando professores a adquirir novos conteúdos e técnicas de ensino. Atualmente, nossa sociedade realiza um grande esforço para descobrir, cada vez mais cedo, os jovens com aptidão e talento especial para a pesquisa em todas as áreas da ciência, a fim de oferecer-lhes condições que permitam desenvolver seus talentos mais profunda e rapidamente do que aquelas proporcionadas pelo ensino tradicional. Na área da Matemática, mais de 100 países adotam programas nacionais de Olimpíadas de Matemática, que detectam de forma eficiente, ainda nas escolas fundamental e secundária, os jovens talentos para esta ciência e áreas afins. Além da difusão e impacto na melhoria do ensino, as Olimpíadas de Matemática aproveitam o gosto natural dos jovens pela competição. Elas têm sido realizadas em diversos níveis e mobilizado milhares de alunos anualmente. Ao final do processo, destacam-se os mais talentosos. A partir daí, no Brasil, esses talentos recebem estímulos das mais variadas formas, desde bolsas de iniciação científica a bolsas de mestrado do CNPq através do programa PICME, e das mais variadas instituições, dentre as quais citamos o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), IME, ITA, PUCRio, UFAL, UFBA, UFC, UFES, UFG, UFMG, UFPB, UFPI, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFSC, UNICAMP, USP, além de várias outras universidades e escolas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2023
Francisco Bruno de Lima Holanda
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
olimpíada brasileira de matemática (obm)
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
28/12/2020-31/12/2022
Francisco Carlos Palomanes Martinho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tessituras do biográfico: modos de pensar, fazer e ensinar
Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o biográfico a partir de três dimensões que, embora autônomas, dialogam entre si: 1. O pensar biográfico, procurando discutir teoricamente a tradição biográfica, seus problemas como gênero historiográfico e suas interfaces com outras áreas de conhecimento (filosofia, literatura, linguística etc.); 2. O fazer biográfico, ou seja, ele buscará refletir sobre a produção de biografias propriamente ditas, nossos objetos e nossas escolhas narrativas; 3. O ensinar biográfico, de modo a buscar alternativas e métodos que permitam desconfinar os estudos biográficos do espaço universitário e apontar caminhos para sua utilização nos ensinos médio e fundamental, na produção de livros didáticos e paradidáticos, bem como volta-la para um público mais amplo não pertencente ao espaço acadêmico.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Francisco Celio Maia Chaves
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
melhoramento de sacha-inchi na amazônia central
Resumo:
A sacha-inchi (Plukenetia volubilis L.), nativo da região tropical de sudamérica, com grande potencial como fonte de ômega 3, 6 e 9 natural e poderoso antioxidante. Serve como fonte de alimentos (óleo de cozinha, almendras torradas e farinha), fármacos (ômega 3, 6 e 9), cosméticos (envelhecimento precoce e rugas). Para iniciar o cultivo de sacha-inchi no Brasil, é necessário ter variedades melhoradas. Assim, é necessário selecionar e propagar genótipos com alta produção de sementes, conteúdo de óleo e resistência a doenças em experimentos eficientemente desenhados. Acessos da coleção de sacha-inchi da Embrapa Amazônia Ocidental apresentam alta variação no rendimento de óleo da semente, entre 10% a 58%, bem como o rendimento de sementes e alta prevalência de sintomas do tipo Fusarium afetando a produção. Ademais, não tem estudos de polinização controlada que permitam o cruzamento dos genótipos selecionados. As novas variedades devem ter as seguintes características: alto rendimento de sementes, alto conteúdo de óleo e resistência a doenças de solos na região da Amazônia. Este ideotipo de planta é importante, pois o rendimento de planta está relacionado positivamente com o rendimento de óleo, ademais, o controle de doenças na cultura é de interesse fitotécnico do produtor. Deste modo, a avaliação de acessos da coleção da Embrapa Amazônia Ocidetal, que estão sendo conduzidos sob desenho experimental adequado e a introdução de novos acessos permitirá selecionar eficazmente genótipos com características comerciais e fitotécnicas superiores. Ademais, conhecer a maturidade fisiológica das flores do sacha-inchi contribuirá a melhorar a polinização controlada de genótipos superiores. Contudo, como ainda não existe protocolo de polinização manual, a polinização natural isolando matrizes no campo e casa-de-vegetação será uma opção viável.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Francisco das Chagas Vasconcelos Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
uso da informação das previsões subazonal e sazonal no setor de recursos hídricos e agricultura
Resumo:
A intensidade e a frequência de veranicos e Secas Repentinas (Flash Droughts) afetam a irrigação, a agricultura, o nível dos reservatórios e os múltiplos usos da água. A tomada de decisão associada a esses eventos é geralmente realizada com base em previsões do tempo e previsões sazonais. No entanto, eventos de curta e média duração demandam prognósticos numa escala de tempo intermediária, cuja lacuna é preenchida com a previsão subsazonal. O presente projeto busca utilizar a previsão subsazonal-sazonal para aumentar a frequência da atualização dos prognósticos com foco no gerenciamento dos reservatórios e na produtividade agrícola do Ceará, agregando informações provenientes do monitoramento, dos modelos atmosféricos, hidrológicos e agrícolas. Propõe-se o desenvolvimento e a implantação de um sistema operacional de informação climática integrada, com três pilares principais: o primeiro relacionado aos modelos atmosféricos de previsão subsazonal-sazonal, o segundo referente ao acoplamento entre a modelagem atmosférica, hidrológica e agrícola, e o terceiro associado à criação de um sistema operacional web para visualização por parte dos usuários. Pretende-se com isso subsidiar a tomada de decisões em diferentes setores da sociedade na escala temporal de 5 a 50 dias, acoplando esta informação ao monitoramento e à previsão sazonal, historicamente produzida pela FUNCEME. O uso de informação de modelos subsazonais é uma tarefa desafiadora, uma vez que as contribuições das condições iniciais da atmosfera e de contorno dos oceanos tropicais exercem pouca influência na habilidade preditiva dos modelos, quando comparadas a outras escalas temporais de curto e longo prazo. O projeto utilizará informações dos modelos do projeto Subx e do modelo da previsão sazonal da Funceme, do modelo hidrológico SMAP e do modelo agrícola Noah-MP-Crop, com uma página da web, sitiada na FUNCEME, para viabilizar a divulgação dos resultados e efetividade da informação nas tomadas de decisão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Francisco de Assis Dourado da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprimoramento do gerenciamento do risco de deslizamentos e fluxo de detritos em regiões serranas - análise comparativa das metodologias de mapeamento de movimentos de massa na china, rússia e brasil - irmma
Resumo:
A exposição da humanidade aos perigos naturais sempre foi uma parte inevitável da coexistência entre as pessoas e a natureza. A forma da superfície terrestre não é apenas o resultado de mudanças graduais do nível do mar, intemperismo das montanhas, a forma meandrante dos rios, mas também decorre das consequências de eventos geológicos e hidrometeorológicos abruptos, como terremotos, erupções vulcânicas, tempestades, inundações, etc. Tais eventos têm tempo de recorrência e dimensões diferentes, mas são absolutamente normais para o ambiente natural. No entanto, a vida na Terra e especialmente a vida humana precisa de um certo padrão de condições de conforto, porém nem sempre é dessa forma que ambiente natural provê. Qualquer situação, além das condições de conforto é considerado um desastre e resulta em prejuízos inesperados. A demanda crescente da população que está em expansão, somada ao desenvolvimento econômico, tem aumentado as áreas ocupadas e a intensidade das interações ser humano-natureza, dessa forma, tem aumentando o risco natural. O progresso científico torna possível revelar as relações entre as mudanças ambientais e características de alguns perigos naturais. As autoridades responsáveis, esperam que os especialistas em perigos naturais forneçam sistemas de previsão automática e proponham medidas de mitigação eficientes, caso não consigam eliminá-las completamente. No entanto, os conjuntos de dados locais, normalmente utilizados para o desenvolvimento de correlações entre parâmetros ambientais mensuráveis, a recorrência e a extensão dos perigos naturais, não abarcam totalmente as variáveis de tais interrelações em condições de mudanças climáticas e ambientais. É por isso que a combinação de conjuntos de dados locais, de diferentes países, associado ao intercâmbio de conhecimentos e experiências é crucial para o desenvolvimento da ciência de perigos naturais. Em resposta à Chamada, as três equipes de trabalho, estão dispostas a unir esforços no desenvolvimento de abordagens em comum para o gerenciamento risco de desastres naturais. A intersecção do conhecimento se dá na avaliação de campo do risco de deslizamentos e de fluxos de detritos. É por isso que esses dois tipos de perigos naturais seriam selecionados para a análise e avaliação da vulnerabilidade social e econômica bem como sua resiliência correspondente, com a avaliação das técnicas de monitoramento e mitigação. Foram selecionados três estudos de caso em regiões altamente populosas, em diferentes condições ambientais: a costa do Mar Negro do Norte do Caucasus (Russia), o rio Min (China) e o estado do Rio de Janeiro (Brasil). As contribuições esperadas de cada equipe para a pesquisa, se dará na avaliação de dados e análise de risco nas tarefas em conjunto em pesquisas de campo, avaliação de dados econômicos e da população: - Aprimoramento das metodologias numéricas para estimativa de parâmetros físicos de fluxos de detritos e deslizamentos e avaliação de riscos individual e social (Rússia); - Incorporação de dados de sensoriamento remoto por satélite no gerenciamento de risco de fluxos de detritos, especialmente a identificação de risco e o processo de monitoramento (China); - Mapeamento de deslizamentos e fluxos de detritos, cálculo de índices críticos de precipitação e sistema de alerta antecipado (Brasil) e; - Desenvolvimento de metodologias de gerenciamento de risco (Rússia, China e Brasil). As investigações propostas incorporariam dados sobre eventos extremos e uso simultâneo em cada local, de diferentes metodologias de mapeamento, cálculo de parâmetros físicos e avaliação de risco, com base no que é utilizado por cada equipe em suas investigações locais. Isso permitiria realizar a validação das metodologias em diferentes condições e seu possível ajuste e combinação para uso universal e gerenciamento de risco. Os processos perigosos nas regiões selecionadas possuem múltiplos mecanismos de deflagração. Em geral, os fluxos de detritos são deflagrados por chuva intensa, porém, se sabe que a atividade sísmica contribui com a formação desses processos. Os deslizamentos também podem ser deflagrados por sismos. Ambos os perigos podem ser desencadeados pela combinação de eventos hidrometeorológicos e sísmicos, assim como pela atividade antropogênica. A grande variação das dimensões e dos períodos de retorno dos deslizamentos e fluxos de detritos encontrados nas regiões selecionadas podem estar relacionados a grande variação dos parâmetros climáticos. Planeja-se que sejam reavaliados os efeitos de mudanças climáticas nos processos, nas regiões de perigos naturais investigadas. Não seria uma tarefa trivial desenvolver uma ferramenta analítica universal para as condições ambientais de todos os três países, permitindo extrair e combinar as informações sobre os deslizamentos de fluxos de detritos, incluindo as consequências socioeconômicas dos desastres, a partir do banco de dados locais, visando se tornar uma base para o planejamento da metodologia comum do projeto de gestão de risco de deslizamentos e fluxos de detritos, mas seria necessário para o desenvolvimento de uma abordagem holística no monitoramento de processos de deslizamentos e fluxos de detritos e lidar com suas consequências. Além disso, a metodologia desenvolvida pode ser usada em outras investigações de perigos naturais e suas estimativas. As principais características da pesquisa proposta são as seguintes: - Compreender os desastres com múltiplos mecanismos de deflagração e seus índices críticos de precipitação para o sistema de alerta antecipado; - Desenvolvimento de metodologias aplicadas de mapeamento de deslizamentos e fluxos de detritos e estimativa de seus parâmetros; - Abordagem socioeconômica e física abrangente para avaliação de riscos de perigos naturais; - Examinar a gama das condições ambientais de forma mais ampla do que nas investigações anteriores e; - Desenvolvimento de abordagens de gerenciamento de risco.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/08/2019-31/08/2024
Francisco de Assis Esteves
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
integrando a dimensão espacial, temporal e social no funcionamento e biodiversidade de ecossistemas costeiros no norte fluminense
Resumo:
Este projeto representa a continuidade de um esforço multidisciplinar de pesquisas em ecossistemas de restingas e lagoas costeiras, utilizando a área do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba como um sítio PELD (Sítio RLaC) desde a criação do Programa, em 1999. Ao longo dos últimos 20 anos as pesquisas do PELD Sítio RLaC consolidaram o conhecimento atual sobre esses ecossistemas no Norte Fluminense. A importância dos ambientes de restinga reside no fato desse sistema marginal da Mata Atlântica, localizado no ecótono entre o continente e o oceano e, portanto, em constante remodelação pelos oceanos, abrigar uma alíquota da diversidade de outros ecossistemas limítrofes, vivendo em condições severas de estresse hídrico. Dessa forma, as espécies desse sistema e as comunidades que se estabeleceram são muito plásticas, o que permitiu sua sobrevivência nesse ambiente. Essa nova etapa do PELD irá manter monitoramento de longa duração do fito e zooplâncton, crustáceos semi-terrestres, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, estudando também estudos fenológicos com espécies de maior Valor de Importância, cuja a produção será relacionada aos ciclos populacionais de pequenos mamíferos, além do ciclo do carbono. Esse monitoramento busca responder à questão científica do PELD que é a avaliação dos efeitos das mudanças climáticas, mais precisamente da variação anual e plurianual da precipitação e temperatura sobre os processos ecossistêmicos de ciclagem de carbono, dinâmica de populações e invasões biológicas (gramíneas, peixes e mamíferos não nativos) dos ambientes de restingas e lagoas costeiras. Apesar do sítio estar em unidade de conservação, esses ecossistemas e a biodiversidade podem ser influenciados por um mosaico de paisagens adjacentes ao longo da planície costeira e zona úmida do Norte Fluminense, passíveis de identificação e descrição, dada a diversidade de ambientes aquáticos e usos e coberturas dos solos. Através da Ecologia e Geoquímica da Paisagem iremos ampliar a área de análise do sitio englobando a planície costeira/zona úmida na sua integridade, avaliando a influencia dessa região nos ecossistemas de restinga e lagoas costeira do PARNA através do ciclo hidrológico, transporte de carbono e as atividades humanas que se utilizam do recursos naturais da região. De forma pioneira, o projeto incorpora estudos socioambientais que tentam compreender ações multiplicadoras promovidas pelo PARNA por meio da atuação de conselheiros e grupos sociais que dependem da restinga. A divulgação científica do projeto prevê uma série de ações, com o objetivo de acessar diferentes grupos de tomadores de decisão e promover a sensibilização ambiental das comunidades do entorno do PARNA. Por fim, o projeto pretende consolidar uma série de conhecimentos na forma de capítulos síntese que serão produzidos por diferentes grupos de pesquisa, e que integrarão um livro com foco na gestão da Unidade de Conservação e formulação em propostas de manejo da unidade num quadro de mudanças climáticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
22/12/2020-31/12/2024
Francisco de Assis Mendonça
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
apoio à formação de doutores em áreas estratégicas na ufpr
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
15/01/2020-15/04/2025
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