Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Victor Carôzo Gois de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação de defeitos em materiais bidimensionais
  • Os materiais bidimensionais, também conhecidos como materiais atomicamente finos, formam um campo novo na ciência que envolve nanotecnologia, ciências dos materiais e física da matéria condensada e vem sendo desenvolvido rapidamente. Com aplicações que podem revolucionar setores da indústria de semicondutores, óptica e eletrônica. Assim, aplicações tecnológicas requerem o desenvolvimento de novos métodos de crescimento e caracterização. Neste projeto pretendemos desenvolver o crescimento de monocamadas de calcogenetos tais como MoS$_2$, WS$_2$, WSe$_2$, MoTe$_2$ em grandes áreas com espessura controlada, usando a técnica de deposição química na fase vapor (\textit{Chemical Vapor Deposition, CVD}). Em seguida, vamos usar a microscopia de força atômica (\textit{Atomic Force Microscopy, AFM}) para quantificar o número de camadas e a rugosidade da superfície. Para verificar o qualidade cristalina dos materiais bidimensionais vamos identificar e quantificar os tipos de defeitos após a síntese utilizando as técnicas ópticas de espectroscopia Raman e de fotoluminescência (PL).
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Víctor Costa da Silva Campos

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • controle de sistemas de refrigeração de baixo custo
  • Sistemas de refrigeração de estado sólido baseados em módulos Peltier têm a vantagem de causarem menos dano ao ambiente quanto comparados aos sistemas tradicionais de refrigeração que, apesar de terem um desempenho mais elevado, podem liberar gases no ambiente. Apesar de possuírem uma eficiência energética menor quando comparados em potência máxima, sistemas baseados em módulos Peltier podem ser interessantes nos casos em que um controle mais fino da temperatura ou uma ação com efeito mais local seja necessária. Além disso, o mesmo elemento pode ser utilizado para aquecimento e refrigeração, e o fato de que eles não dependem de partes móveis ou gases de refrigeração os tornam atrativos para dispositivos móveis. Por fim, o desempenho destes módulos pode se tornar competitivo quando a temperatura desejada para o controle não é muito longe da temperatura ambiente e não é necessária a potência total dos módulos. Este trabalho visa estudar e implementar diferentes estratégias de acionamento e controle de módulos Peltier em diferentes cenários, buscando atingir uma solução mais eficiente (do ponto de vista de consumo energético). Além disso, em alguns casos, espera-se comparar o desempenho dos sistemas de refrigeração por módulos Peltier com sistemas de refrigeração tradicionais (com um consumo energético similar).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Diogenes Amaral da Silva

Ciências Biológicas

Morfologia
  • estudo da morfologia e biologia de células gliais na patogênese da doença de parkinson
  • A presente proposta é multidisciplinar e envolve pesquisadores de sete instituições de ensino superior, dentre elas quatro brasileiras e três estrangeiras, das quais fazem parte onze pesquisadores cooperantes e o pesquisador proponente. O local de desenvolvimento do projeto será o Laboratório de Neuroquímica e Biologia Celular (LABNq) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia. Criado em 2001 a partir da associação de pesquisadores qualificados em Neurociências e equipe multidisciplinar de colaboradores, o LABNq tem adotado modelos de estudo de células do sistema nervoso central (SNC) para investigar a plasticidade em resposta aos estímulos inflamatórios e/ou condições patológicas e os mecanismos de neurotoxicidade/ neuroproteção desencadeados por substâncias extraídas de plantas, adotadas na medicina popular no Brasil, ou seus derivados sintéticos, a fim de encontrar novos agentes alternativos para o tratamento de distúrbios neurodegenerativos. Nos últimos anos, o grupo tem caracterizado uma série de efeitos sobre a plasticidade e sobrevida de células neurais como resposta da exposição a neurotransmissores e derivados envolvidos na patogênese de Doenças Neurodegenerativas, assim como tem prospectado moléculas neuroprotetoras contra efeitos deletérios da toxicidade neuroquímica. Com o objetivo geral de compreender alterações na morfologia e biologia de células gliais relacionadas à resposta a agentes neurotóxicos endógenos envolvidos na patogênese da Doença de Parkinson (DP), nossos esforços serão direcionados para alcançar objetivos específicos relacionados ao: i. estudo da interação neurônio-glia na plasticidade e viabilidade de neurônios dopaminérgicos no modelo de estudo induzido por aminocromo; ii. estudo da biologia e morfologia de astrócitos e microglia do tecido mesencefálico frente à estímulos inflamatórios induzidos por aminocromo e alfa-sinucleína; iii estudo da regulação do Fator Nuclear Eritroide 2 (NRF2) e enzima DT-diaforase na biologia glial e neuronal frente a insultos neuroquímicos (aminocromo e glutamato) e relacionada ao envelhecimento; iv caracterização da respostas dos diferentes tipos celulares que compõem o tecido mesencefálico à agentes neuroprotetores derivados de plantas em perspectivas (flavonoides, cumarinas e alcaloides). Para tanto, serão utilizados modelos de estudo in vitro e in vivo, assim como técnicas de alta relevância para análises histológicas, morfológicas e bioquímicas. Os resultados obtidos levarão a uma melhor compreensão do envolvimento de diferentes subpopulações celulares na patogênese da DP e alvos importantes para o desenvolvimento de novas intervenções terapêuticas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Emanuel Pessoa Martins

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • determinação da susceptibilidade/resistência de aedes aegypti e aedes albopictus circulantes no município de fortaleza, através da análise proteômica de larvas expostas ao tratamento com produtos naturais de origem vegetal
  • A Ordem Diptera é de grande importância em estudos entomológicos e epidemiológicos devido ao seu relevante interesse médico, uma vez que inclui análise especial de insetos hematófagos transmissores de doenças, como o são o Aedes aegypti e o Aedes albopictus em relação à dengue. O controle químico das populações desses mosquitos, realizado com compostos sintéticos, é uma das metodologias mais adotadas para o controle da dengue no Brasil, porém seu uso tem sido limitado a situações específicas em virtude dos danos causados ao meio ambiente e da resistência apresentada por populações desses vetores frente à intensas pressões de seleção. Neste contexto, produtos naturais obtidos de fontes vegetais apresentam-se como candidatos para a descoberta de novos produtos para o combate desses mosquitos. Exemplares das espécies Caryophyllus aromaticus L., Croton argyrophylloides Muell. Arg., Mangifera indica L., Cymbopongon citratus (DC) Stapf, Pterodon emarginatus, Linum usitatissimum L., Brassica napus L. e Ocimum basilicum L. serão coletados em municípios integrantes da região conhecida como Maciço de Baturité, sendo em seguida processados para a obtenção dos respectivos extratos hexânico e óleos essenciais, os quais serão utilizados contra larvas de Ae. aegypti e Ae. albopictus para análise do efeito larvicida. A determinação da susceptibilidade/resistência de populações desses mosquitos será realizada por meio de análise proteômica. Os conhecimentos adquiridos a partir desta pesquisa serão utilizados para a busca de novas alternativas para o controle das populações desses culicídeos, pautadas no conceito da sustentabilidade, sobretudo no que concerne à minimização dos impactos advindos de sua execução sobre o meio ambiente em seu contexto mais amplo.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Victor Felipe Moura Bezerra Melo

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistemas de acionamento de máquinas elétricas multifases com tolerância a falhas
  • Neste projeto, propõe-se o desenvolvimento, estudo e análise de sistemas de acionamento, tolerantes a falhas, de máquinas elétricas multifases de seis e nove fases. Entende-se como máquinas multifases aquelas com mais de três fases. As confi gurações propostas são formadas por conversores estáticos compostos por chaves semicondutoras do tipo IGBT. A máquina elétrica pode funcionar como motor ou gerador. Pretende-se analisar e comparar os sistemas propostos com os existentes na literatura, e também desenvolver estratégias de controle e de modulação por largura de pulso (PWM) a serem empregadas em condição de falta. Por fim, propõe-se montar a estrutura física dos sistemas de acionamento de maneira a se avaliar experimentalmente as topologias propostas.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Fernandez Nascimento

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • modelagem espacial do risco de impacto ambiental da disposição dos resíduos sólidos urbanos em escala regional
  • O rápido crescimento da população, aliado à expansão das áreas urbanas e ao desenvolvimento econômico acelerado tem como resultado o aumento da geração de resíduos sólidos. Dispor estes resíduos sólidos urbanos (RSU) de forma adequada e em locais apropriados se torna um dos grandes desafios na atualidade. No Brasil, no ano de 2015, foram gerados 79,9 milhões de toneladas de RSU, sendo que 30 milhões de toneladas foram dispostas em lixões e aterros controlados. Estes locais inadequados de disposição final de RSU ocorrem em todas as regiões brasileiras distribuídos em 3.326 municípios. O objetivo deste projeto de pesquisa é modelar espacialmente a suscetibilidade e o risco de impacto ambiental causado pela disposição dos RSU, que é considerado um passivo ambiental. Esta analise espacial será realizada em escala regional para os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. A pesquisa será desenvolvida utilizando geoprocessamento, através de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas (SIG). Os resultados obtidos permitirão avançar substancialmente o conhecimento acerca dos riscos e dos passivos ambientais dos locais de disposição de RSU em escala regional, além de contribuir para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que se encontra atualmente com os prazos expirados para o encerramento dos locais inadequados de disposição de RSU. Portanto, os modelos espaciais e as análises de riscos de impactos ambientais propostos serão fundamentais para fornecer base cientifica para medidas de mitigação. Além disso, os resultados gerados através dessa pesquisa podem auxiliar o processo de tomada de decisão por gestores tanto na esfera municipal quanto estadual, podendo também servir como base para políticas públicas de planejamento urbano e regional.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Flores Mendes

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • conversores multifuncionais aplicados à integração de fontes renováveis às redes elétricas
  • O uso de fontes renováveis, principalmente eólica e fotovoltaica, vem crescendo exponencialmente no mundo, incluindo no Brasil. Esse crescimento é benéfico em alguns aspectos, como por exemplo do ponto de vista ambiental e possibilidade de geração mais próxima ao consumidor, no entanto apresenta dificuldades como aspectos ligados a intermitência das fontes e questões de qualidade da energia (flutuações de tensão, harmônicos, variações de frequência, etc.). O conversor de potência desempenha o papel de integração dos sistemas fotovoltaicos e eólicos nas redes elétricas. Geralmente o seu controle é focado na injeção de potência ativa na rede elétrica, no entanto pelo fato das fontes eólica e fotovoltaica apresentarem uma alta variabilidade, existe uma margem de capacidade do conversor que não é utilizada em condições de baixa irradiação ou vento. Nesse contexto surgem os conversores multifuncionais cujo objetivo, além de fornecer potência ativa, proveem serviços ancilares, como injeção/consumo de potência reativa e compensação harmônica. Tais serviços podem ser usados para melhoria da qualidade de energia da rede em condições normais de operação ou em condições de faltas, por exemplo. Esse projeto propõe o estudo dos conversores multifuncionais em seus aspectos, como: estratégias de controle, degradação da vida útil quando executando serviços ancilares e comportamento durante faltas na rede elétrica. O estudo será baseado em análises matemáticas, resultados simulados e experimentais utilizando bancadas representativas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Goyannes Dill Orrico

Ciências Biológicas

Zoologia
  • polimorfismo e espécies crípticas: entendendo a biodiversidade de anfíbios da américa do sul.
  • Houve um aumento substancial nos últimos anos de proposições de complexos de espécies, propondo o a existência de uma diversidade críptica, não reconhecível por meio de análises tradicionais, dentro de algumas espécies de anfíbios. Entretanto, a indefinição conceitual do que seja um “complexo de espécies” dificulta o entendimento crítico da literatura. Há também uma carência de estudos que abordem as variações moleculares e fenotípicas do táxon alvo aliadas à uma amostragem ampla e densa da área de ocorrência do mesmo. Essa tendência é mais acentuada para táxons de ampla distribuição; em especial para táxons amazônicos. Adicionalmente, uma parte significativa desses estudos desconsidera nomes já disponíveis, porém pouco usados na literatura, mesmo quando incorporam em seus resultados indivíduos que poderiam corresponder a esses nomes. Usando como modelos clados de anuros Neotropicais que resumem todos os problemas listados acima, pretendo buscar compreender se a “cripsis morfológica” é real nestes clados e se é limitada à morfologia externa de alguma fase de vida. Este projeto é parte integrante de outro maior que integra dados fenômicos e moleculares com maior quantidade possível de amostras locais da distribuição geográfica das espécies de interesse a fim de descrever e interpretar a variação aí existente através dos métodos apropriados.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Hugo Costa de Albuquerque

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • ferramentas de realidade virtual para o tratamento alternativo e complementar em crianças com paralisia cerebral
  • Paralisia cerebral é uma lesão provocada, na maioria dos casos, pela falta de oxigenação das células cerebrais, ocorrendo no período da gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança (até 3 anos), afetando diretamente a sua parte motora. Diversos tratamentos convencionais são considerados na reabilitação destes pacientes, muitas vezes cansativos e onerosos, causando o desinteresse na continuidade do mesmo. Para tornar o tratamento mais lúdico, é proposto neste trabalho o desenvolvimento de um jogo em um ambiente virtual, baseado em brincadeiras funcionas, fundamentadas em atividades realizadas no programa Reabilitação Neuropsicomotora do Núcleo de Terapia Ocupacional do NAMI/UNIFOR. A integração entre a criança e o ambiente virtual ocorre através do sensor de movimento da mão leap motion ou data glove, e um sensor de ondas cerebrais (touca EEG), opcional, responsável por mensurar o nível de atenção do durante realização de uma atividade. Para validar o ambiente proposto, oito especialistas foram submetidos a aplicação de um questionário, considerando que o ambiente alternativo é extremamente e/ou muito provável ser uma ferramenta promissora para reabilitação cognitiva e motora, sendo pouco provável causar riscos e/ou influenciar negativamente no desenvolvimento do paciente. Desta forma, é possível concluir que o modelo proposto é uma ferramenta alternativa, bastante promissora, para o tratamento de reabilitação de crianças com Paralisia Cerebral.
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Victor Hugo Jorge Pérez

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • omologia algébrica, cohomologia/homologia local de módulos, anéis comutativos, k-teoria algébrica e invariantes de sigularidades
  • Neste projeto pretendemos estudar módulos de cohomologia/homologia local, K-Teoria Algébrica e suas generalidades, mais especificamente iremos responder ou generalizar alguns problemas em aberto na álgebra homologia local de módulos. Além disto, pretendemos obter algumas aplicações na geometria, isto é, estudar invariantes em espaços analíticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/08/2017-31/07/2021