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ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
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Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
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Ilson Carlos Almeida da Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a hidrodinâmica da bacia de santos: a interação entre a corrente do brasil e o vórtice das agulhas - projeto hidrosan
Resumo:
A Corrente do Brasil (CB) desenvolve grandes meandros, os quais muitas vezes se fecham em anéis vorticais, enquanto flui ao largo da quebra de plataforma. O mais conspícuo e recorrente destes é o Vórtice de Cabo Frio (VCF), formado à leste de Cabo Frio, o qual demarca forte mudança de orientação da margem continental. Por esta razão, e devido ao vínculo à conservação de vorticidade potencial, sempre se atribuiu à estrutura interna da CB a capacidade de desenvolver meandros instáveis, tais quais o VCF durante sua trajetória. Entretanto, estudos sugerem que há a chegada de importantes feições vindas de leste, ou seja, do interior da bacia do Atlântico Sul. Dentre estas, encontram-se ondas de vorticidade longas, além de anéis anticiclônicos formados na Retroflexão das Agulhas, os Vórtices das Agulhas (VAg). Segundo tais trabalhos, oito desses anéis chegam à camada limite oeste por ano na faixa de latitude entre 20S e 35S. Pelo menos 3 deles atingem nossa margem continental, tomam a direção paralela à CB e interagem continuamente com a corrente. No entanto, não se sabe se há modificação na estrutura vertical dos VAg e se esta fonte externa de massa é um gatilho relevante à formação de meandramento da CB. Para tanto, conjuntos de observações sinóticas, sejam conduzidas por cruzeiros oceanográficos tradicionais e/ou flutuadores (perfiladores) ARGO, serão utilizados para descrever e comparar a estrutura vertical tanto das feições vindas de leste como da CB e seus meandros instáveis. Adicionalmente, séries de tempo de imagens de altimetria multi-satelitária, análise de saídas de simulações numéricas globais e a simulação de experimentos regionais de alta resolução (submesoscale resolving) serão também empregadas. Com estas, pretendemos entender o balanço e as trocas de energia entre os vários compartimentos, analisar processos de instabilidade e propor explicar o papel destas feições na instabilização do sistema de correntes de contorno oeste local.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Iluska Maria da Silva Coutinho
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias para qualificação da informação em vídeo: jornalismo, desertos de notícias e combate à pandemia de desinformação
Resumo:
O enfrentamento da pandemia Covid-19, e as transformações da sociabilidade dele decorrentes, evidenciaram a centralidade das telas na contemporaneidade. Espaço de informação, conhecimento e trocas, os telejornais oferecem material submetido a processos de checagem e qualificação, mas o crescimento exponencial de telas e redes de circulação de vídeos, de natureza e origem diversas pode multiplicar o risco da desinformação. Grande parte do tráfego de dados em redes sociais digitais é acompanhado pela circulação e propagação de conteúdos audiovisuais. Portadores potenciais de um valor de verdade, esses conteúdos em vídeo se propagam de forma viral, muitas vezes estimulados pela ação de atores não identificados e agentes maquínicos. A desinformação é assim problema contemporâneo, reforçado no Brasil pela ausência de regulamentação da comunicação e baixo conhecimento acerca do funcionamento da mídia em nossa sociedade, gerando entre outros riscos a indistinção entre conteúdos informativos e emissão de opinião. No caso da informação em saúde, mas não apenas, tal propagação é particularmente danosa, levando-se ainda em consideração a existência de localidades em que não há veículos de mídia própria, os desertos de notícias. Assim, propõe-se no projeto construir aparatos teórico-conceituais e instrumentos que contribuam para a qualificação da oferta e circulação de conteúdo audiovisual e noticioso e informação em saúde em localidades que não contam com geração de material jornalístico profissional. Os pesquisadores se distribuem em capitais e municípios do interior de 3 regiões brasileiras (Sul, Sudeste e Norte), possibilitando o desenvolvimento de um protótipo de curadoria de vídeos informativos que circulam em múltiplas telas, por meio da produção e disparo de mensagens checadas e qualificadas, ofertadas em um repositório do projeto. A sistematização de tal banco de vídeos permitiria a consolidação do percurso e estratégias de qualificação da informação audiovisual.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Ilzver de Matos Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise da eficácia das ações afirmativas para ingresso de docentes nas universidades públicas e o impacto sobre as políticas de financiamento de ct&i (2014-2021)
Resumo:
A escravidão no Brasil construiu grandes marcas de desigualdades socioeconômicas sobre a população negra brasileira (pretos e pardos). As ações afirmativas têm como objetivo superar esses déficits democráticos, como ocorre com o sistema de cotas no serviço público (ex.: lei federal nº 12.990/2014). No âmbito federal, os concursos públicos devem seguir o sistema de cotas raciais sempre que o número de vagas for igual ou superior a três por edital. No caso do magistério superior, ainda se percebe pequeno um uso das cotas para ingresso nas Universidades federais, ainda menos nas estaduais, o que é perceptível pelos dados de estudos realizados recentemente a partir dos editais. O problema de pesquisa envolve compreender a efetividade do sistema de ações afirmativas raciais pós-2014 nas Universidades públicas de três regiões do país: Sul, a mais branca (74,7%); Nordeste, a mais preta (11,6%); e Norte, a mais parda (74,3%), segundo o IBGE. A hipótese aponta que há resistências administrativas na gestão de concursos públicos nas Universidade no compliance em relação às ações afirmativas de inclusão de pretos e pardos, bem como uma reduzida eficácia no âmbito estadual. Os dados preliminares apontam que desde 2014 houve um número reduzido de concursos com cotas raciais para o magistério superior e, quando há, o número de aprovados também é baixo, gerando reflexos a curto prazo no acesso a bolsas de produtividade e projetos de pesquisa em CT&I por meio das chamadas públicas que em sua maioria é acessada por brancos. A metodologia incluirá a coleta e análise de dados legislativos federais e estaduais, regulação administrativa das Universidades, números de recursos humanos e casos judiciais, além da validação dos resultados por meio de um grupo focal com docentes pretos e pardos de Universidades públicas federais e estaduais das regiões estudadas como forma de articulação da pesquisa científica com a sociedade civil.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
06/02/2022-28/02/2025
Inaian Pignatti Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ano científico - passos/mg
Resumo:
Este projeto tem o intuito de difundir e estimular o pensamento e o método científico entre os jovens dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de Passos. Participam dessa proposta, representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Passos e Superintendência Regional de Ensino de Passos. Para atingir os objetivos supracitados, estão previstas diversas ações, que culminarão com uma Feira de Ciências Municipal, no final de 2022. Visando multiplicar a cultura científica na cidade de Passos, pretende-se realizar, primeiro semestre de 2022, capacitações e aprimoramento de professores do 6 o ano ao 3o ano do ensino médio, da rede pública e privada, sobre ciência, contemplando tanto conceitos básicos, até um passo a passo para aplicação do método científico. Após o período de capacitação dos professores, estão previstos três eventos, sendo: 1) divulgação dos resultados parciais dos trabalhos em desenvolvimento 2) realização de feira de ciências em cada escola que aderir ao projeto e 3) Feira de Ciências Municipal. Os objetivos das feiras dentro das próprias escolas é garantir que todos possam apresentar o processo E os resultados do trabalho científico desenvolvido e para serem selecionados os destaques científicos que representarão a escola na Feira de Ciência Municipal. Destaca-se que a proposta do Ano Científico - Passos/MG vai além de uma simples mostra científica. O objetivo é desenvolver, juntamente aos alunos, um produto final, para a feira, que represente todo um processo de construção do conhecimento através do método científico, iniciando pela formulação do problema de pesquisa, criação de hipóteses, objetivos, implementação da pesquisa experimental, divulgação e reflexão das limitações e pontos fortes do trabalho.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
10/12/2021-31/12/2023
Inajara Rotta
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efetividade das estratégias de postergação do início da atividade sexual de adolescentes na prevenção da gravidez: uma revisão sistemática.
Resumo:
A gravidez na adolescência consiste em um problema de saúde pública prioritário, tendo consequências econômicas, sociais e na saúde da adolescente e do bebê. O Brasil é o quarto país da América Latina com maior número de adolescentes grávidas, e com índices de gestação precoce superiores aos mundiais. Neste contexto, é imprescindível a identificação das intervenções mais efetivas focadas no retardo do início da atividade sexual de adolescentes, as quais devem ser apresentadas aos gestores do Sistema Único de Saúde, a fim de serem inseridas em políticas públicas de prevenção da gravidez na adolescência. Estudos secundários buscaram avaliar a efetividade de distintas estratégias para redução do número de casos de gestação em adolescentes, porém incluíram estudos primários conduzidos em países específicos, restringiram a provisão das intervenções a ambientes específicos, e consideraram intervenções focadas exclusivamente em reforçar a importância dos métodos contraceptivos. Desta forma, será conduzida revisão sistemática, sendo recuperados estudos intervencionais e observacionais analíticos, redigidos em caracteres romanos e publicados a partir de 2010, que tenham avaliado a efetividade de intervenções educativas voltadas a adolescentes, familiares ou profissionais de saúde, com foco na postergação do início da atividade sexual de adolescentes para prevenção da gestação. A busca pelos estudos será realizada nas bases Pubmed, Scopus, PsycINFO, CINAHL Plus, Educational Resources Information Center e LILACS, sendo estas complementadas por buscas manuais. Os resultados serão sintetizados utilizando-se análises estatísticas descritivas, e, a depender da heterogeneidade entre os dados, serão construídas meta-análises. Análises em subgrupos serão realizadas a fim de delinear se diferentes características dos estudos, da população beneficiária e dos componentes das intervenções, podem conduzir a resultados mais ou menos favoráveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
06/12/2021-31/12/2022
Inara Roberta Leal
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
perturbações antrópicas, mudanças climáticas e processos ecológicos-chave na dinâmica de regeneração da floresta seca da caatinga
Resumo:
O objetivo geral desta proposta é investigar como perturbações antrópicas agudas (agricultura de corte-e-queima) e crônicas (criação de caprinos, coleta de lenha e de produtos florestais não-madeireiros) e mudanças climáticas afetam determinados grupos biológicos, processos ecológicos-chave e a dinâmica de regeneração da Caatinga. Para alcançar este objetivo, a proposta tem cinco módulos operacionais: (1) mecanismos de regeneração (i.e. chuva e banco de sementes, banco de plântulas e rebrotas) da assembleia de plantas, (2) padrões e mecanismos causais do processo de arbustização da vegetação, (3) assembleias de grupos animais selecionados (formigas, abelhas, borboletas e besouros) e sua provisão de serviços ecossistêmicos, (4) mecanismos causais da proliferação de formigas cortadeiras e seus efeitos na regeneração da vegetação e nos estoques e ciclagem de nutrientes e (5) sínteses sobre os efeitos de perturbações antrópicas em florestas secas em diferentes escalas espaciais e níveis de organização ecológica. A proposta é suportada por (1) uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais os quais tem um longo histórico de colaboração, (2) participação de um conjunto grande de estudantes (atualmente 28 estudantes estão envolvidos) e (3) pela disponibilidade de recursos financeiros oriundos de outros editais. Como produtos, esperamos (1) a publicação de pelo menos 30 artigos científicos em revistas internacionais de boa circulação, (2) a formação de pelo menos 20 mestres e doutores em ecologia e biologia da conservação, (3) a expansão de parcerias científicas nacionais e internacionais e (4) a transferência de informações para a sociedade sobre sustentabilidade/vulnerabilidade das floresta secas às mudanças globais através de vários instrumentos (artigos de divulgação, mídia social, workshops) de forma a contribuir para a construção de políticas públicas apropriadas. Assim, a presente proposta atende todos os requisitos de excelência/impacto exigidos no edital.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Inês Ferreira de Souza Bragança
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos
Resumo:
Pesquisas nacionais e internacionais apontam para a importância da formação centrada na escola, a valorização dos saberes docentes, memórias e narrativas. O Brasil e outros países da América Latina registram experiências instituintes de formação que são, muitas vezes, desperdiçadas, invisibilizadas. O projeto em tela tem como objetivo inventariar, caracterizar e publicizar concepções e práticas instituintes de formação docente, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial e continuada, no Brasil e na América Latina. Tomamos como instituintes experiências de formação docente, envolvendo escolas e universidades, em que teorias, práticas, políticas e estéticas indicam modos outros de produzir conhecimentos. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa ancora-se na pesquisaformação pelo compromisso de favorecer espaços-tempos de produção de conhecimentos e de formação, reverberando em ações nas instituições envolvidas. O projeto propõe a realização de uma pesquisa em rede, com pesquisadores nacionais, internacionais e colaboradores de diferentes regiões brasileiras, tematizando as seguintes questões de estudo: quais os delineamentos, princípios e características das experiências instituintes de formação inicial e continuada de professoras/es, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no Brasil e na América Latina? Como se dá o entrelaçamento entre práticas, memórias e políticas da formação docente nas experiências inventariadas? Como as experiências instituintes de formação docente podem potencializar concepções e práticas no Brasil e na América Latina? A pesquisa inclui as seguintes etapas de desenvolvimento: 1) revisão e estudo da literatura; 2) inventário e caracterização das experiências de formação docente; 3) desenvolvimento de práticas de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica nas instituições participantes da pesquisa e 4) partilha, socialização e publicização das experiências.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Inês Rugani Ribeiro de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação psicométrica de instrumento de aferição de autonomia culinária: validade dimensional
Resumo:
A culinária doméstica é uma prioridade na agenda de promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil. Pouco investigada, ela vinha sendo compreendida por meio de abordagens pouco capazes de oferecer elementos de sua complexidade. Para superar esta lacuna de conhecimento, os proponentes do projeto conceberam um modelo teórico pioneiro sobre autonomia culinária e deram início à elaboração de um instrumento para a captação do construto. Essa ferramenta de aferição abarca itens referentes aos níveis do agente (habilidades culinárias e atitude estratégica), do microssistema (compartilhamento das atividades culinárias e cozinha com infraestrutura básica) e do mesossistema (disponibilidade de alimentos). Com a primeira fase do processo de desenvolvimento já em conclusão (fase prototípica), o passo seguinte e cerne do presente projeto diz respeito à execução da primeira etapa da fase de avaliação psicométrica. Esta consiste no exame da validade dimensional interna do novo instrumento, na qual se examinam as estruturas configural, métrica e escalar. Para produção da base empírica, a população de estudo consistirá em trabalhadores das universidades envolvidas no projeto: UERJ, UFRJ, UFAM e UFS. Prevê-se uma amostra aleatória de 1200 trabalhadores, estratificada por escolaridade e idade, de forma a garantir a heterogeneidade desejável para uma satisfatória avaliação do desempenho do instrumento. As avaliações da estrutura interna envolverão modelos de análises multivariadas, a saber, de componentes principais, de equação estrutural exploratória, fatorial confirmatória, e de teoria de resposta ao item. Também será realizada uma coleta de dados visando subsidiar a segunda etapa da avaliação psicométrica, de validação de construto externa. Dispor de um instrumento que capte o construto de autonomia culinária e que seja validado por meio de um processo robusto oportunizará a realização de estudos sobre o tema que sejam acurados e comparáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Ines Signorini
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
abordagens técnico-científicas e pedagógicas de corpora linguísticos no ensino da escrita acadêmico-científica em português l1
Resumo:
Este projeto visa a contribuir para o uso qualificado de corpora linguísticos, tanto de expert quanto de aprendiz, enquanto recursos técnico-científicos e pedagógicos de interesse para o ensino da escrita acadêmico-científica em língua portuguesa como L1, em cursos de graduação e pós-graduação, frente aos desafios trazidos pela heterogeneidade crescente do perfil do alunado da universidade pública brasileira e pelas demandas de aceleração e aprimoramento da aprendizagem no período pós-pandêmico. Para isso, será desenvolvido em dois eixos inter-relacionados: a) o de elaboração de um sistema de gerenciamento e acesso a um corpus de aprendiz, composto de produções escritas, produzidas desde 2011 por ingressantes de um programa institucional de inclusão social da Unicamp; e b) o de exploração desse corpus e de outros corpora de expert e de aprendiz em pesquisas de base empírica que focalizam dados quantitativos e qualitativos relacionados a processos de ensino da escrita acadêmico-científica nos diferentes contextos institucionais envolvidos no projeto. Embora o ensino da escrita acadêmico-científica em língua inglesa como L2, associado ao uso de corpora linguísticos, já seja bastante discutido em Linguística Aplicada, são ainda incipientes nesta área os estudos relacionados ao ensino da escrita acadêmico-científica em língua portuguesa como L1, associado à exploração de corpora, com destaque para corpora de aprendiz, como aqui proposto. Além disso, a construção de repositórios de dados inter-institucionais, como é o caso deste projeto, contribui para inclusão da área no contexto da ciência aberta. O ensino da escrita acadêmica numa perspectiva mais ampla que a da tradição escolar de ensino de "redação" contribui para o desenvolvimento da educação científica nos estudos linguísticos e se contrapõe ao discurso do déficit da tradição grafocêntrica, na medida em que enfatiza a construção de sentidos, identidades, poder e autoridade em contextos específicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Iraildes Pereira Assuncao
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
apoio à formação de doutores em áreas estratégica na ufal
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
18/03/2020-17/03/2025
Iram Jácome Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a condição operária revisitada: os trabalhadores da indústria automotiva paulista no início do século xxi
Resumo:
Os metalúrgicos vinculados à indústria automobilística se constituíram, a partir da década de 1950, na representação máxima de uma moderna classe operária: importantes atores políticos que com suas mobilizações impulsionaram as lutas pela redemocratização do país, no final dos anos 1970. Passados quarenta anos de um processo de intensas disputas político-sindicais, ocorreu um arrefecimento da ação trabalhista e os sindicatos enfrentam, hoje, uma crise sem precedentes. Com a desconcentração industrial da década de 1990, fomentada por políticas de incentivo fiscal, pela busca por menor remuneração da força de trabalho e por bases sindicais menos articuladas e sem tradição, resultando em uma dispersão geográfica da indústria, um processo de fragmentação sindical foi acentuado. As novas tecnologias amparadas no trabalho digital e a terceirização foram, também, fatores que impactaram a capacidade de mobilização dos trabalhadores, trazendo desafios e dilemas no que se refere à construção de uma identidade coletiva. Em que pesem as mudanças e desafios apontadas, os metalúrgicos continuam a constituir uma relevante categoria entre trabalhadores fabris. O objetivo desta proposta é recuperar a trajetória desta categoria como forma de entender o que poderíamos chamar de condição operária, apreendendo as mudanças culturais do período, analisando a existência e/ou predomínio de uma racionalidade neoliberal que sobrepõe o indivíduo ao coletivo. O campo da pesquisa terá o Estado de São Paulo como referência por reunir o maior número de montadoras, o maior contingente de trabalhadores do setor e o maior número de sindicatos que representariam este segmento operário. A pesquisa além de discutir a bibliografia nacional e internacional sobre a temática revisitará estudos realizados com este operariado no Estado de São Paulo nos anos 1960, 1980, e início dos anos 2000, bem como utilizará métodos quantitativos e qualitativos para a caracterização dessa nova classe trabalhadora.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
29/03/2022-31/03/2025
Irina Nasteva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
upgrade do experimento connie para a detecção de neutrinos do reator angra 2
Resumo:
A física de neutrinos é um dos campos mais ativos da física de partículas, com várias questões fundamentais ainda não respondidas. A próxima geração de experimentos está em etapas bem avançadas de seu desenho, com um futuro muito promissor, onde é muito provável que novas descobertas aconteçam. Nos últimos anos, a detecção do espalhamento elástico coerente de neutrinos em núcleos (CENNS) tem ganhado um forte interesse por ser um dos processos, nos quais é possível por um lado observar física além do Modelo Padrão (MP) e por outro permite desenvolver uma nova tecnologia para o monitoramento de usinas nucleares. O Brasil está em posição privilegiada, pois dispõe de um laboratório funcional instalado em um contêiner situado a 30 m do núcleo do reator de Angra 2, condição disponível em poucos países. Um dos experimentos instalados no laboratório é CONNIE (Coherent Neutrino-Nucleus Interaction Experiment) que visa detectar pela primeira vez a interação coerente dos antineutrinos de reactor nuclear utilizando detectores CCD (Charge-Coupled Devices) de silício e colocar limites em interações de neutrinos além do MP. O experimento CONNIE tomou dados no período 2016-2020 com um conjunto de 14 CCDs com um limiar de detecção de 50 eV. Com estes dados foi possível colocar os limites mundiais mais restritivos para modelos de nova física a baixas energias. Com o intuito de baixar ainda mais o limiar de detecção, uma nova tecnologia está sendo desenvolvida, os Skipper-CCDs. Estamos planejando a instalação destes sensores no experimento CONNIE nos próximos anos e para isso estamos desenvolvendo uma bancada de teste de CCDs no laboratório LAPE-UFRJ. Com o atual projeto, completaremos a instalação da bancada de teste, em particular por meio da aquisição e instalação de um sistema de criogenia de circuito fechado, necessário para poder operar os CCDs a baixas temperaturas. Com esta bancada seremos capazes de caracterizar e otimizar os parâmetros de funcionamento de cada sensor.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Irineu de Brito Junior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
compras em pânico e acumulação em períodos de crises e o impacto nas cadeias de suprimentos.
Resumo:
A compra de pânico e a acumulação de produtos expressam comportamentos humanos comuns em tempos de crise. No início da crise pandêmica da COVID-19, o papel higiênico foi um dos casos emblemáticos de compra em pânico, onde pessoas se dirigiram aos supermercados e adquiriram e acumularam mais produtos do que suas necessidades para o período. Neste projeto, o objetivo é avaliar os impactos desse comportamento e propor medidas de mitigação ao longo das cadeias de abastecimento. Esses comportamentos são reações instintivas e uma resposta humana comum, não causada pela falta efetiva, mas simplesmente pelo medo de ficar sem suprimentos. Quando a população é informada de uma possível escassez, passa a comprar em pânico mais do que necessita e a acumular estoques de segurança para enfrentar o risco de futura escassez, o que pode gerar desabastecimento. No início da pandemia de Covid 19, em todo o país, consumidores se dirigiram aos supermercados e adquiriram grandes quantidades de itens relacionados à alimentação, à higiene e à limpeza. Um caso extremo foi observado em fabricantes de urnas funerárias, onde a demanda de pedidos em muito ultrapassou a quantidade e a previsão de óbitos. Até então, um comportamento dessa magnitude não havia sido detectado no país, exceto quando relacionado a combustíveis. Com base nesse comportamento, utilizando-se bancos de dados já disponíveis e dados de associações de classe, a questão de pesquisa é analisar os fatores que podem gerar um comportamento de compra de pânico e acumulação e os impactos deste comportamento nas cadeias de suprimentos. A partir desses bancos de dados contendo dados de vendas de varejistas, análises estatísticas, como testes paramétricos e não paramétricos, análise de regressão, de agrupamento de dados, além de plotagens em sistemas de informações geográficas, ferramentas de dinâmica de sistemas suportam a análise de comportamento e o impacto nas cadeias de suprimentos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Irineu dos Santos Yassuda
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
com ciência
Resumo:
O projeto "Com Ciência" é uma proposta de continuidade do trabalho do projeto IFSP com Ciência na Escola, processo n° 439908/2018-3 do CNPq. O cronograma foi repensado em relação ao projeto anterior: o evento de feira de ciência e mostra científica (FCMC) ocorrerá no primeiro semestre de 2021. A FCMC continuará sendo divulgada por via postal às escolas e via internet nas páginas do IFSP, Facebook e Youtube. A vantagem de acontecer no primeiro semestre é que todo ciclo de eventos pode ser concluído no mesmo ano letivo e fiscal, podendo ser repetido no ano seguinte. O projeto apresenta um conjunto de ações em prol da divulgação da ciência e tecnologia, tais como: palestra, mesa redonda, FCMC e iniciação científica júnior (ICJ). A FCMC tem como finalidade despertar o interesse por professores e estudantes, nos temas de trabalhos científicos, permitindo do primeiro contato com a pesquisa bibliográfica, materiais e métodos, a ligação entre a teoria e prática, possibilitando melhor assimilação de conceitos científicos. A ICJ é uma oportunidade para integração entre alunos, professores e pesquisadores, assim como escola e instituições acadêmicas e de pesquisa. Assim, fecha-se o ciclo de eventos, que poderá dar início de sucessivos eventos para divulgação da ciência.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
13/01/2021-31/01/2023
Iris Callado Sanches
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos do treinamento físico na modulação autonômica cardiovascular e na microbiota intestinal de camundongos obesos: papel do nervo vago
Resumo:
Evidências demonstram existir uma relação entre microbiota intestinal e tecido adiposo. De fato, a disbiose parece contribuir para o agravamento do estado pró-inflamatório na obesidade. O eixo cérebro-intestino-microbiota é mediado pelo nervo vago, e a ativação vagal está reduzida sobre o sistema cardiovascular e gastrointestinal durante a obesidade. Por outro lado, o treinamento físico (TF) aeróbio promove alterações benéficas na microbiota intestinal, bem como o aumento da modulação vagal sobre o sistema cardiovascular. Apesar disto, não está claro se o mecanismo pelo qual o TF atua sob a microbiota intestinal tem participação do nervo vago. Desta forma, o objetivo do presente estudo será avaliar a participação do nervo vago nos efeitos do treinamento físico sobre parâmetros metabólicos, modulação autonômica cardiovascular e na microbiota intestinal em camundongos obesos. A hipótese deste projeto é que o nervo vago é mecanismo pelo qual o treinamento físico melhora a microbiota intestinal na obesidade. Para testar essa hipótese, foram criados 3 subprojetos (SP) com objetivos específicos: SP1- Correlacionar os efeitos do treinamento físico entre a modulação autonômica cardiovascular e a microbiota intestinal em camundongos obesos; SP2- Testar se os efeitos do treinamento físico na microbiota intestinal ocorrem na mesma magnitude em animais vagotomizados; SP3- Avaliar se o estímulo vagal, através do fármaco galantamina, potencializa os efeitos do treinamento físico na microbiota intestinal. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para o melhor entendimento do potencial terapêutico do treinamento físico em doenças inflamatórias e neurodegenerativas, tendo em vista a relação bidirecional do eixo cérebro-intestino-microbiota.
Instituição/UF/País:
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação - MG - Brasil
Vigência:
24/02/2022-28/02/2025
Irlen Antônio Gonçalves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação e formação do trabalhador: políticas públicas de intervenção na sociedade (1891-1920)
Resumo:
A proposta, de maneira abrangente, centra na compreensão das proposições de políticas públicas para o ensino profissional. Especificamente, o interesse se volta para o discurso político dos legisladores, entendidos como discurso de intervenção na sociedade, uma vez ser produzido por sujeitos representantes legítimos da população, responsáveis pela produção de leis que incidirão na vida das pessoas. Assim, o nosso objetivo é captar, nessas políticas como foram produzidas as representações de trabalhador, de trabalho, de cidadania, de sociedade, etc., nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocuparam os espaços do legislativo. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu o primeiro trâmite de reforma do ensino no período republicano, que incluía o ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza em 1920, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, passando a ser ensino complementar ao primário. As fontes contempladas são os anais do Congresso Legislativo, relatório e sinopse dos trabalhos do Senado mineiro, relatório dos trabalhos da Câmara dos Deputados, os jornais e as revistas de circulação no estado. O referencial estará no entrecruzamento da História Política, da História Cultural, notadamente a partir de Serge Berstein e de Roger Chartier, com a História da Educação. Como metodologia propomos uma análise que privilegia os discursos como portadores e constituintes de uma representação de sociedade, de sujeitos, de estratégias, enfim de uma realidade social, inspirada nos referencias da análise do discurso político proposta por Patrick Charaudeau. Para ele, o discurso é considerado como prática de linguagem que medeia a relação entre o homem/mulher e a sua realidade cultural e social constituindo-o e à sua história.
Instituição/UF/País:
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Irwin Rose Alencar de Menezes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação pré-clínica e clínica de formulações para uso tópico contendo óleo de pequi para redução da inflamação e incapacidade funcional de animais e mulheres com osteoartrite de joelho
Resumo:
As doenças inflamatórias crônicas causam degeneração ou desgaste progressivo e inflamatórios de órgão e tecidos, tanto nas estruturas anatômicas como na sua funcionalidade acometendo severamente o bem-estar físico e social dos indivíduos, bem como a qualidade de vida.Este estudo comtempla uma fase pré-clinica, em que o potencial terapêutico destas formulações será avaliado em modelos animais num estado inflamatório agudo e crônico, seguido de uma fase clínica onde o potencial destas formulações será aferido em seres humanos do sexo feminino com osteoartrite de joelho. Portanto, esse estudo envolve duas fases sendo uma pré-clinica para avaliar o potencial terapêutico em modelos animais em tratamento agudo e crônico, seguido de uma fase clínica em seres humanos do sexo feminino com osteoartrite de joelho. Cabe ressaltar que um primeiro estudo clínico humano ja demonstrou potencial terapêutico satisfatório na melhoria do processo inflamatório em joelhos de ciclistas, por conta deste resultado, foi depositado um pedido de patente (PI09247858/BR1020190240423) que está em negociação com empresa do setor farmacêutico. Serão desenvolvidos sistemas nanoparticulados com reologia adequada, de custo reduzido e baixo potencial de irritação cutânea de forma a facilitar a aplicação e absorção cutânea, otimizando assim o potencial farmacológico. Os ensaios pré-clínicos serão realizados em modelo animais que apresentam mobilidade articular reduzida induzida por diferentes agentes químicos que assemelham aos processos de artrite humano. O ensaio clínico controlado, com distribuição aleatória e duplamente encoberto será realizado no hospital universitário da UFS para avaliar o efeito de uma formulação farmacêutica nanoestruturada na dor, inflamação e funcionalidade em mulheres com osteoartrite de joelho. Como principais resultados, espera-se a disponibilização de formulação terapêutica eficaz capaz de maximizar seu potencial terapêutico contra dor e inflamação em humanos e animais.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional do Cariri - CE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Isa de Oliveira Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atlas geográfico de santa catarina: fascículo 4 infraestrutura e fascículo 5 panorama econômico
Resumo:
Em 1958 foi publicado o primeiro Atlas de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Carlos Augusto Figueiredo Monteiro; inspirando o IBGE segundo sua entrevista à Geosul (1991). Após três décadas foi publicado o Atlas de Santa Catarina de 1986 e em 1991 a versão escolar. Em 2013, por meio de parceira entre UDESC e Secretaria do Planejamento, iniciamos a organização e publicação do Atlas Geográfico de Santa Catarina na forma de Fascículos avulsos: 2013 publicou-se o Fascículo 1 Estado e Território; 2014 o Fascículo 2 Diversidade da Natureza (cada um com impressão de 5 mil exemplares); 2016 publicou-se a 2a edição na versão e-book dos Fascículos 1 e 2; 2018 e 2019 foram publicadas as 1a e 2a edições do Fascículo 3 População, 5 mil exemplares impressos e e-book. A presente proposta objetiva organizar, elaborar e publicar o Fascículo 4 Infraestrutura e o Fascículo 5 Panorama Econômico. A organização dos fascículos e seus capítulos está alicerçada nos pressupostos teóricos de Geossistema (MONTEIRO, 1996 e 2000) e Formação Sócio-Espacial (SANTOS, 1977) conforme Mamigonian (1999), para alcançar uma visão holística nas análises regionais da Natureza e Sociedade de Santa Catarina. Para cartografia celebrou-se parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e a elaboração textual dos capítulos resultará de trabalho voluntário de pesquisadores etc. de diferentes instituições. A continuidade da publicação dos Fascículos do Atlas representam a socialização de conhecimento atualizado para 1,3 milhão de alunos da educação básica e superior de Santa Catarina, pois os Fascículos são disponibilizados (formato impresso e e-book) gratuitamente para escolas e universidades. Igualmente os novos fascículos constituem importante subsídio de dados e análises ao planejamento e gestão, tanto para o setor privado quanto governamental; destaca-se que a elaboração de mapas e análises incorporarão o contexto pós Pandemia COVID-19.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Isabel Alves dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
abelhas polinizadoras de espécies frutíferas de myrtaceae
Resumo:
Os serviços ecossistêmicos prestados pelos polinizadores beneficiam diretamente a humanidade com alimentos, produtos medicinais, além de manter a variabilidade genética de populações de plantas nativas que sustentam a biodiversidade e demais funções ecossistêmicas. No Brasil, os serviços de polinização ganham valores econômicos próximos de 12 bilhões de dólares por ano quando relacionados à produção de alimentos. As abelhas são os principais polinizadores de Angiospermas em áreas de vegetação natural e de cultivos agrícolas. Muitas espécies de Myrtaceae nativas são de importância econômica, seus principais polinizadores são as abelhas, no entanto, poucos trabalhos abordam a efetividade dos polinizadores. Além disso, a maioria dos estudos não registrou as observações dos visitantes florais durante o crepúsculo, o período da antese floral de muitas espécies de Myrtaceae. Como consequência, boa parte das abelhas noturnas e crepusculares deixaram de ser contabilizadas. Algumas espécies de Myrtaceae dependem exclusivamente de polinizadores específicos como abelhas noturnas, mas outras são polinizadas por abelhas diurnas e/ou generalistas. O presente projeto vai estudar a polinização de cinco espécies de Myrtaceae com importância econômica, em área de cultivo, são elas: sete-capotes (Campomanesia guazumifolia), Campomanesia pubescens (gabiroba), Eugenia brasiliensis (grumixama), E. dysenterica (cagaita) e E. pyriformis (uvaia). Essas espécies são empregadas em cultivos regionais e locais, seus frutos são consumidos in natura, mas também são utilizados em sorvetes, doces e bebidas. Nossa proposta de projeto envolve estudos de polinização e de, comunicação planta-polinizador (canais visuais e olfativos), bem como experimentos para aumentar a produção dos frutos e valoração dos serviços ecossistêmicos prestados pelos polinizadores.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
04/08/2022-31/08/2025
Isabel Aparecida da Silva Bonatelli
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
características preditoras da história demográfica de táxons neotropicais - uma abordagem comparativa entre biomas úmidos e secos
Resumo:
A distribuição geográfica das espécies consiste em uma dimensão fundamental no entendimento de processos evolutivos. Evidências consistentes apontam que as mudanças climáticas do Pleistoceno levaram a alterações na distribuição da biodiversidade em escala global. No entanto, abordagens comparativas sobre os efeitos dessas alterações em espécies adaptadas a diferentes biomas ainda são raras, sobretudo na região Neotropical. Atualmente, esse tipo de abordagem é favorecida pelo aumento excepcional de dados genéticos e georreferenciados em repositórios públicos, oferecendo uma oportunidade de refinamento das inferências propostas para poucas espécies, tornando-as acessíveis a maiores escalas taxonômicas e geográficas. Além disso, o recente uso de modelos preditivos na filogeografia permite a exploração de características biológicas e ambientais capazes de explicar padrões filogeográficos discordantes entre táxons. O presente projeto tem como objetivo avaliar a importância relativa de variáveis ambientais e biológicas na resposta demográfica de táxons neotropicais distribuídos em biomas úmidos ou secos durante o Último Máximo Glacial. Dados genéticos georreferenciados serão testados para diferentes alterações demográficas a partir de modelagem de distribuição das espécies e computação Bayesiana aproximada (ABC). A associação de características abióticas e bióticas com a resposta demográfica será investigada utilizando aprendizagem de máquina. Este trabalho deverá contribuir com discussões sobre o provável compartilhamento de histórias demográficas entre táxons com distribuição geográfica e tolerâncias fisiológicas similares, bem como para identificação de respostas idiossincráticas, táxon-específicas, relacionadas às restrições ecológicas particulares. Por fornecer uma dimensão histórica da biodiversidade neotropical, o trabalho tem potencial para fornecer subsídios para estratégias de conservação e permitir a elaboração de novas hipóteses a serem testadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
20/04/2022-30/04/2025
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