Projetos de Pesquisa

 

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Wagner Franco Molina

Ciências Biológicas

Genética
  • aspectos evolutivos e diversidade citogenética de peixes do arquipélado de são pedro e são paulo, região meso-atlântica.
  • A ictiofauna do arquipélago de São Pedro e São Paulo, região meso-atlântica, apresenta uma importância evolutiva e econômica significativa. Evolutivamente, essas regiões despertam considerável interesse biológico devido ao seu grau de isolamento geográfico. Levantamentos genéticos preliminares de suas populações e espécies levantaram várias questões sobre sua ictiofauna. Neste projeto são propostas análises conjuntas, utilizando marcadores cromossômicos (convencionais e citogenômicos) e moleculares (sequências mitocondriais e nucleares) e da forma do corpo, por morfometria geométrica (GM). O uso combinado dessas abordagens provou ser eficiente diante da complexidade das situações biológicas identificadas. De fato, abordagens combinadas permitirão caracterizar a evolução cromossômica de diferentes famílias, reconhecendo níveis de variabilidade intra e interespecífica, conectividade genética entre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, regiões costeiras brasileiras e áreas do Caribe, separadas pela barreira do Amazonas/Orinoco barreira e seus padrões de divergência morfológica. A ampliação das análises para um espectro taxonômico e biogeográfico mais amplo, fornecerá informações valiosas sobre o contexto da distribuição espacial da variabilidade genética, envolvendo o arquipélago de São Pedro e São Paulo e ilhas oceânicas adjacentes, que serão úteis na conservação dos recursos marinhos, evolutiva e economicamente importantes, dessas regiões oceânicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 28/11/2019-30/11/2022
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Wagner Neves Diniz Chaves

Ciências Humanas

Antropologia
  • os registros sonoros de théo brandão: identificação e estudo dos itinerários de uma coleção fonográfica
  • Este projeto tem por objetivo analisar a produção e circulação dos registros sonoros que o antropólogo, etnógrafo e folclorista alagoano Théo Brandão realizou entre 1940 e 1970 e que constituem um dos mais ricos, diversificados e ainda desconhecidos acervos de música tradicional brasileira. Partindo de pesquisa etnográfica nos arquivos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Rio de Janeiro e no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), em Maceió, instituições que guardam e conservam os arquivos do pesquisador, com este projeto pretende-se, por um lado, identificar e analisar as redes de interações envolvidas nos processos de pesquisa e produção etnográfica de Théo Brandão ao longo de sua trajetória e, por outro, promover um conjunto de ações de salvaguarda desses acervos a partir do tratamento técnico da coleção para fins de disponibilização, consulta pública e pesquisa. Acredita-se que a visibilidade dada a esse conjunto documental suscitará uma série de novos estudos, usos e apropriações por parte de diferentes segmentos da sociedade, pesquisadores, músicos e artistas, grupos e coletivos populares. Situada na interface entre antropologia, etnomusicologia e museologia, a presente pesquisa, em um plano mais geral e comparativo, irá contribuir para a reflexão acerca do lugar dos registros sonoros na construção do campo de estudos de folclore bem como na própria configuração da etnomusicologia, da antropologia e das ciências sociais no Brasil.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 29/03/2022-31/03/2025
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Wagner Rodrigues Valente

Ciências Humanas

Educação
  • produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática: relações históricas entre campos disciplinares e profissional
  • Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisará a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX, os experts. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre campos disciplinares e campo profissional da docência em matemática resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/02/2022-28/02/2025
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Wagner Souza Lima

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • da natureza à ciência - cinco séculos da pesquisa científica no brasil -
  • Visando contribuir para o entendimento de como se processou o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil e o papel do status de nação independente neste processo, propõe-se uma análise histórica do tema sob a forma de uma palestra a ser apresentada em diferentes escolas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022. Posteriormente, a expansão desta análise propiciará a elaboração de um vídeo-documentário, principal objetivo deste projeto, que contemplará o processo de conhecimento da geo- e biodiversidade brasileira, ilustrada pelo papel dos pesquisadores que realizaram os primeiros estudos desta natureza na região Nordeste do Brasil. Este documentário será distribuido para escolas do ensino fundamental e médio do Estado de Sergipe, porém estará apto a atingir um maior alcance através da sua disponibilização para download nas redes sociais da Fundação Paleontológica Phoenix. Os temas trabalhados estarão relacionados à transversalidade entre processos e eventos que relacionam a Geologia, Biologia e Paleontologia, que compõem a essência da diversidade natural brasileira, auxiliando o seu conhecimento e divulgação ao público em geral e salientando a importância da preservação deste legado natural. O projeto será monitorado em três escolas do Município de Aracaju e duas do Município de Laranjeiras. Contudo, como sua distribuição será online, ele atingirá, de imediato, 80 escolas estaduais subordinadas à “Diretoria de Educação de Aracaju”, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, bem como outras 242 escolas em 74 municípios do Estado de Sergipe, vinculadas às suas diretorias regionais (DREs).
  • Fundação Paleontológica Phoenix - SE - Brasil
  • 13/09/2022-31/03/2023
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Walber Hugo de Brito

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação das propriedades eletrônicas e térmicas de óxidos complexos e compostos intermetálicos
  • Óxidos complexos e compostos intermetálicos são conhecidos por exibirem uma grande variedade de propriedades emergentes, incluindo altas respostas termoelétricas. Entretanto, para se obter aplicações comerciais, as propriedades eletrônicas e térmicas desses materiais devem ser bem entendidas. Neste projeto, iremos investigar as propriedades eletrônicas e térmicas do FeGa3-yGey e BaBiO3, que veem atraindo bastante atenção devido a suas propriedades emergentes e possibilidade de estados topológicos não triviais. Primeiramente, queremos entender a cooperação entre as correlações eletrônicas e graus de liberdade da rede e de spin para o aparecimento das propriedades emergentes do FeGa3-yGey, incluindo sua termoeletricidade. No caso do BaBiO3, iremos investigar suas propriedades eletrônicas (incluindo quando o mesmo é dopado com lantânio), além da dinâmica dos fônons e condutividade térmica. Nossos estudos irão combinar ferramentas teóricas e experimentais 'estado da arte', através das quais iremos mapear os ingredientes fundamentais para o desenvolvimento de materiais termoelétricos mais eficientes. Este projeto irá possibilitar a consolidação de uma colaboração recente envolvendo os Professores Walber Hugo de Brito, Valentina Martelli e Júlio Larrea Jiménez. O Prof. Walber é membro do grupo de Física de Muitos Corpos - UFMG (https://sites.google.com/view/muitoscorposfisicaufmg), que possui acesso a infraestruturas de supercomputadores, que serão utilizados para o desenvolvido dos cálculos associados a este projeto. Os Profs. Larrea e Martelli são coordenadores do Laboratório de Materiais Quânticos em condições extremas (https://lqmec.com), que possui a infraestrutura que irá garantir a realização dos experimentos e a execução deste projeto.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/04/2022-30/04/2025
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Waldecy Rodrigues

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • estratégias para ampliação da sustentabilidade econômica e ambiental das atividades agrícolas na bacia hidrográfica araguaia-tocantins com o aporte de tecnologias de sensoriamento remoto espectral
  • O sensoriamento remoto é uma solução muito interessante, pois possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre, sem a necessidade de um contato direto. Geralmente esses sensores estão presentes em plataformas orbitais como satélites ou aviões. Os afluentes da bacia Araguaia-Tocantins estão em situação crítica. No próprio rio Formoso os moradores da região conseguem caminhar por enormes trechos de areia onde já foi o leito do rio. No rio Dueré, a situação ficou insustentável ainda no mês de junho, quando a Justiça atendeu pedido do MPE (Ministério Público Estadual) e suspendeu a captação de água no rio e determinou a demolição de barragens. O objetivo desta pesquisa é promover tecnologias para otimização do uso e ocupação do solo com o uso sistemático da ARP para sensoriamento remoto, acoplado com sensores especiais no intuito de realizar mapeamentos agrícolas, detectar doenças no início do ciclo de crescimento das culturas e o estresse da colheita nas faixas de infravermelho. Processar e interpretar os dados coletados com as tecnologias de detecção remota hiperespectral e assim permitir diminuir os impactos ambientais na Bacia Hidrográfica Araguaia-Tocantins sobre os corpos hídricos. Com esta pesquisa pretende-se desenvolver uma tecnologia que simultaneamente promova a sustentabilidade econômica e ambiental dos principais cultivos da região (soja, arroz) e a preservação dos recursos hídricos em tempo real por imagens processadas e disponibilizadas em aplicativos de tempo real adaptado a smartphones.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Waldemir Lima dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • projeto geoamazon: estudo de áreas de riscos hidrogeomorfológicos no sudoeste amazônico - estado do acre – fase 1: municípios da regional do alto acre.
  • A bacia do Acre é constituída pela Formação Solimões, caracteristicamente composta de materiais finos (siltitos, argilitos e arenitos) que associada às condições climáticas quente e úmida da região sul-ocidental da Amazônia, torna-se passível de ocorrências de desastres naturais de origem hidrogeomorfológica, tais como movimentos de massa e/ou inundações extremas. A interação entre o ambiente natural e socioeconômico e diretamente ligada com a dinâmica geomorfológica e diversos eventos, como deslizamentos e sedimentação das margens dos rios, são facilmente observados e vinculados, atualmente, a uma possível variação climática. É salutar e importante a realização desta pesquisa para que possa identificar as áreas susceptíveis a desastre hidrogeomorfológico, notadamente nas áreas urbanas, e elaborar propostas que amenizem os prejuízos através da informação às populações atingidas criando uma cultura de prevenção e resiliência a desastres nas cidades de Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil, no Estado do Acre. A pesquisa parte da hipótese de que a população está ocupando áreas de risco, seja de inundações ou secas extremas e/ou áreas com movimentação de massa e, tanto o poder público municipal quanto a própria população não possuem conhecimento suficiente para agir diante de possíveis desastres, ocorrendo em intervalos cada vez menores, com baixo nível de resiliência, gerando danos materiais e humanos. A estratégia metodológica envolve atividades de seleção e coleta de dados em vertentes; reuniões com as prefeituras; elaboração de material iconográfico das áreas de riscos, apresentando a “Carta de Risco Geomorfológico Urbano – CRISGEU”, com caráter técnico-científico inédito para a região acreana; oficinas com a comunidade e com gestores municipais, para socialização dos resultados e orientações. Com isso, haverá conhecimento científico aplicado dando resposta e possível solução a situação real que atinge os municípios acreanos anualmente.
  • Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
  • 21/03/2022-31/03/2025
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Walderez Ornelas Dutra

Ciências Biológicas

Imunologia
  • linfócitos t cd4-cd8- como potenciais alvos imunoterapêuticos na doença de chagas: estudos pré-clínicos do bloqueio de ativação, single-cell transcriptome e caracterização in situ
  • Doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo. Nosso grupo tem estudado mecanismos imunológicos relacionados ao estabelecimento e progressão da cardiomiopatia decorrente da doença de Chagas (DCh), que está entre as doenças cardíacas mais debilitantes e mortais. Não há vacina para a DCh e nem formas eficazes de impedir o desenvolvimento da cardiomiopatia. Nossos estudos mostraram que as células T CD4-CD8- (duplo-negativas -DN) são as principais fontes de citocinas inflamatórias associadas `a cardiopatia chagásica. Financiados pela FAPEMIG, CNPq e NIH tivemos grande progresso mostrando que: (1) o bloqueio parcial in vitro da ativação de células T DN de pacientes cardiopatas, através da inibição da apresentação de antígeno via CD1d, muda seu perfil inflamatório para anti-inflamatório; (2) este bloqueio age especificamente na população T DN de memória efetora, revertendo seu perfil a um perfil protetor; (3) glicoconjugados são os componentes do parasito responsáveis pela ativação, podendo ser modelos para antagonistas; (4) a manipulação destas células não interfere com outras células imunes, permitindo-as, em tese, exercer suas funções no controle da infecção. Assim, identificamos, pela primeira vez, uma população celular como potencial alvo imunoterapêutico na DCh. Para estabelecer clinicamente esta estratégia, pretendemos aqui responder as seguintes perguntas: (1) o bloqueio de outras moléculas da família CD1 tem função melhor do que o bloqueio com anti-CD1d? (2) o bloqueio funciona em células de pacientes em etapas iniciais da DCh, podendo evitar o estabelecimento sua forma grave? (3) o bloqueio altera o controle parasitário? (4) estas células estão presentes no infiltrado inflamatório cardíaco? Com um grupo de cientistas internacionais de experiência complementar, realizaremos ensaios pré-clínicos humanos, visando o desenvolvimento de intervenções imunológicas e a identificação de biomarcadores de progressão da doença para subsidiar seu futuro uso.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Waldir Ferreira de Abreu

Ciências Humanas

Educação
  • formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica brasil-peru-colômbia: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa
  • Este projeto que recebe o título FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa, é fruto de inquietações que foram suscitadas das reflexões advindas da relação direta e de conversação de professores/as vinculados/as a universidades de América Latina: UFPA, UFAM, UFAP, UNSA(ARG), com o objetivo de “Analisar a formação de professores/as na tríplice fronteira amazônica Brasil-Peru-Colômbia, tendo como referêncial a decolonialidade e interculturalidade crítica, e como formação tem contribuído no processo de ensino apredizagem das crianças das escolas públicas dos municípios Brasileiro, Peruano e Colombiano da trípice fronteira” Pensar as Amazônias nos remete a múltiplos significados pela realidade sociocultural e territorial que abrange. Significados esses que precisam ser compreendidos pelos próprios amazônidas, como sujeitos que podem mudar o pensamento colonial, preconceituoso, criado pelos exploradores deste território, que o percebem como matéria prima infinita para a exploração do capital. Um território tradicional, ocupado por sujeitos que têm sua identidade e modos de vida próprios com estreita relação com a fauna e a flora e que possuem conhecimentos tecidos historicamente no enredo da oralidade e experiências no cotidiano de gerações. Apesar da ideia romantizada estar impregnada no imaginário social, entendemos que as Amazônias são muito mais que uma extensão geográfica, são lugares, territórios onde os sujeitos são possuidores de um modo singular e diverso de viver e se relacionar, e sua própria forma de produzir conhecimentos que divergem da forma hegemônica e aceita cientificamente. (PORTO GONÇALVES, 2005)
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Wallace Alves Barroso

Outra

Multidisciplinar
  • popularizando a ciência
  • A popularizar as práticas cientificas, a escola também é um espaço de extrema importância para realizar pesquisas. Então, o presente projeto o qual estamos submetendo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq traz como proposta a instigação dos nossos alunos a fazer uma amostra cientifica daquilo que é realizado no dia a dia da comunidade, onde eles estão inseridos. O presente trabalho busca desenvolver ciência a partir de saberes tradicionais que envolve a comunidade o qual a escola está inserida. Práticas comuns também é ciência quando se torna objeto de análise. Nesse viés, faremos um levantamento dentro da nossa comunidade de práticas e saberes trazidos pelo povo, que podem ser objetos de conhecimento. Desta forma teremos como principal metodologia, a realização de oficinas pelos professores membros desse projeto, assim também como nossos alunos. Desta forma será coletado dados ao longo da realização das oficinas, e junto aos nossos alunos será analisado e a partir disto feitos resumos para apresentação no dia 10 a 14 de outubro.
  • Prefeitura Municipal de Tangará - RN - Brasil
  • 24/09/2022-31/03/2023