Projetos de Pesquisa

 

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Rosely Maria Zancopé Oliveira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • inovações moleculares na esporotricose: aplicações clínico-epidemiológicas, diagnósticas e na predição de resistência a fármacos aprovados e/ou em testes pré-clínicos
  • A esporotricose ganhou importância na última década devido à distribuição mundial e alta prevalência, principalmente no Brasil, sendo Sporothrix brasiliensis a espécie mais associada a esta micose em nosso meio. A correta identificação de espécie e a elucidação dos padrões de diversidade genética entre isolados são de grande relevância médica, permitirão melhor avaliação epidemiológica e influenciarão na escolha terapêutica desta micose, já que estudos demonstram diferenças no perfil de suscetibilidade a fármacos antifúngicos entre os isolados de S. brasiliensis. Em adição, a melhor compreensão da diversidade genética do fungo auxiliará no prognóstico da doença, uma vez que poderão elucidar diferenças na virulência desta espécie, e contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias para diagnóstico, prevenção e tratamento da esporotricose. Métodos moleculares, entre os quais sequenciamento parcial de genes constitutivos e genômico completo, têm sido aplicados na taxonomia e filogenia de Sporothrix spp. Entretanto, ferramentas moleculares com alto poder discriminatório, reprodutíveis, que permitam a identificação das espécies de Sporothrix, o diagnóstico laboratorial, bem como a distinção de genótipos dentro de uma mesma espécie ainda não foram desenvolvidas. Nesta proposta pretendemos estudar os aspectos fenotípicos e genéticos de S. brasiliensis, e aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de testes para diagnóstico laboratorial mais rápidos, bem como no tratamento da esporotricose. Também estudaremos os aspectos relacionados à epidemiologia molecular da esporotricose zoonótica em regiões hiperendêmicas da doença, e os conhecimentos adquiridos possibilitarão a determinação de alguns parâmetros com mais acurácia, como a incidência e prevalência desta micose, a relação entre genótipos e quadros clínicos, bem como a identificação com base molecular de cepas mais virulentas e aparecimento de cepas resistentes aos antifúngicos em nosso meio.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
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Rosiel Camilo Sena

Outra

Divulgação Científica
  • xiii snct: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação na amazônia
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal do Amazonas - IFAM/Campus Lábrea é uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem por objetivo aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio da realização de eventos sobre essa temática em especial com abrangência nos povos da floresta. Tal evento possui foco principal estudantes das diversas modalidades de ensino também a comunidade em geral. O tema da SNCT 2022 é: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, iremos enfatizar a nossa evolução da ciência no Brasil que foi construída desde o início, em 1500, mas é importante ressaltar os últimos 200 anos, como a nossa ciência contribuiu para a nossa vida. A ciência salva as pessoas. Quando a gente tem uma pandemia, a gente vê a importância dela. A ciência sempre esteve do nosso lado e sempre vai estar. A SNCT proporcionará a Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, uma oportunidade de realização de inúmeras atividades que abordem os 200 anos de ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para o desenvolvimento dos povos da Amazônia, sendo uma oportunidade de promover a difusão do conhecimento científico e de tecnologias inovadoras focadas tanto na conservação da maior floresta tropical do mundo, quanto no desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, à na inovação de produtos, processos e serviços, e na geração de oportunidade econômica para redução das desigualdades, transformação econômica e inclusão das camadas sociais mais vulneráveis da Amazônia. Diante disso, serão realizadas atividades que apontem possibilidades de inovação nos ambientes escolares do IFAM e das instituições colaboradoras, e do ensino público das redes Municipal e Estadual, além de atividades que dialoguem com as comunidades ribeirinhas, com os indígenas, com as lideranças femininas, microempreendedores e com outras comunidades mais distante.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Rosiel Camilo Sena

Outra

Divulgação Científica
  • xii semana nacional de ciência e tecnologia do ifam/campus lábrea
  • A XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea) acontecerá entre os dias 6 a 8 de outubro, será realizada em parceria com o IFAM/Campus Lábrea, IFAM/Campus Humaitá e outras instituições de ensino (estadual/municipal), a mesma oportunizará o desenvolvimento de atividades acerca do tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Além da promoção da divulgação científica, serão estimuladas discussões a respeito de estratégias de como devemos nos comportar diante do novo quadro, essa transversalidade entre da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa científica, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade), a (CT&I) são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. A importância dessas atividades para o desenvolvimento é normalmente tratada como uma obviedade. Afinal, somente a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a sua incorporação ao processo produtivo são capazes de gerar produtos com maior conteúdo tecnológico e, portanto, maior valor agregado. Entretanto, essa não tem sido, historicamente, uma opção firme e consistente do Brasil.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Rosilene de Sá Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • física ao alcance de todos: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
  • Um dos objetivos deste projeto é construir e expor experimentos automatizados na SNCT e depois numa sala permanente no Ifes/Serra, onde ocorrerão visitas ao longo do ano do público interno e externo.Possui, portanto, caráter multidisciplinar envolvendo a Física e áreas afins incluindo Computação, Programação, Elétrica e Eletrônica na construção dos experimentos, contribuindo na formação multidisciplinar, atualmente desejada no mundo do trabalho. Conta também com a divulgação científica e o desenvolvimento de pessoal na área. No ES Santo há somente 2 cidades com mais de 500 mil habitantes, sendo a Serra uma delas, onde implantaremos o projeto. Tendo em vista que a Serra não possui nenhum espaço permanente de Ciências Naturais e da Terra como o proposto,a exposição dos experimentos durante a SNCT em local público, e após a SNCT, em uma sala permanente contribuirá para divulgar e popularizar a ciência, estimulando a curiosidade científica em camadas diferentes da sociedade brasileira, pois, será um espaço aberto a todos para visitações. Seguindo a temática da SNCT2022, teremos palestras sobre: A trajetória científica do Brasil ao longo de sua formação e consolidação enquanto nação, sobretudo nos últimos dois séculos; O papel da mulher na ciência e o interesse de meninas em todas as áreas de CT&I. Debates/mesas redondas sobre o desenvolvimento do Brasil ao longo desses 200 anos contextualizando o papel da mulher e o que pode ser feito para sua maior participação e inserção nas atividades de divulgação científica. Ministraremos também minicursos sobre Raspbarry Pi e Arduíno,que envolvem programação na linguagem C++.O Arduino e o Raspberry Pi tem sido as principais ferramentas para o controle de sistemas automatizados, robótica, smart-house, tornando uma ferramenta pedagógica importante. Durante a Mostra tecnológica, explicaremos conceitos científicos envolvidos que irão contribuir para o entendimento da teoria e suas aplicações.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 16/09/2022-31/03/2023
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Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Ciências Humanas

Educação
  • políticas decoloniais de inclusão
  • Em 2020 uma considerável audiência de streaming mostrou-se sensibilizada por um filme turco de 2019, denominado Milagre da Cela 7. Semelhante sensibilização conduz o prestígio da série televisiva The Good Doctor (ABC, 2017-presente). Ambas as produções são adaptações de roteiros sul-coreanos e grifam narrativas acerca de sujeitos com deficiência, evidenciando generalizações. Tal constatação permite inferir que vigem percepções acerca da inclusão, produzidas em outros espaços culturais. Sopesando que no Brasil o tema é marcado por um cenário de avanços e retrocessos, a premissa central do projeto indica que as políticas de inclusão ampliam sua representatividade, quando debatidas a partir da realidade latino-americana, propondo uma leitura decolonial para a inclusão. O projeto parte da tese que, ao identificar e avaliar políticas coetâneas de inclusão a partir de argumentos decoloniais, é possível construir perspectivas diferenciadas para a inclusão. Esse estudo analítico e propositivo intenciona somar-se ao debate sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como objetivo identificar, catalogar e classificar parte das políticas de educação inclusiva, no Brasil e na América Latina, no século XXI. Tal objetivo é sustentado no seguinte problema de pesquisa: ao inventariar parte dos documentos atuais de políticas para a inclusão, é possível desenhar um instrumento sugestivo de acompanhamento e avaliação de ações locais em uma perspectiva decolonial? O projeto é um estudo crítico das políticas educacionais, em perspectiva epistemológica pluralista, colocando o tema das Políticas de Inclusão em diálogo com teorias e autores contemporâneos. Operacionalmente, a pesquisa será realizada em base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva de abordagem qualitativa, adotando o procedimento da análise de conteúdo, aplicada sobre um corpus de documentos acerca da inclusão, no Brasil e na América latina, de 2001 a 2020.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rosivaldo de Alcântara Mendes

Outra

Ciências Ambientais
  • caracterização e biodisponibilidade de metais pesados e hpas em manguezais: fatores de influência e métodos de avaliação como estratégia piloto para a segurança alimentar em bragança-pa.
  • A zona costeira amazônica brasileira possui extensa área de manguezais, constituindo uma das maiores áreas contínuas de manguezal do mundo, sendo que cerca de 2 200 km2 encontram-se no Estado do Pará. A península de Bragança, uma costa com diversas baías e estuários, localizada no nordeste do estado do Pará, apresenta cerca de 180 km2, dos quais 160 km2 constituem bosques de manguezal. O valor total dos serviços ecossistêmicos de manguezais Paraense estão ligados ao controle e armazenagem de água; assimilação e reciclagem de poluentes; berçário de espécies marinhas; retenção de sedimento; proteção da linha de costa; fornece alimento e sítios de reprodução a diversas espécies animais, incluindo os seres humanos; serviços culturais e recreativos. Entretanto, os manguezais paraenses estão localizados numa zona de curvatura intensa do escoamento de enchente e de vazante, os quais podem contribuir para contaminação por metais pesados e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), com a deposição destes poluentes diretamente nos sedimentos e posteriormente transferidos para outros compartimentos até chegar a cadeia alimentar humana. Neste contexto, os níveis dos contaminantes estudados estão seguros e não oferecem risco a saúde da população. Os manguezais, portanto, formam a base da cadeia alimentar marinha e continental. As águas próximas aos manguezais são muito ricas em matéria orgânica, e é por isso que nessas águas os pescadores encontram grandes quantidades de peixes, crustáceos e moluscos. A população atual do litoral amazônico também utiliza os recursos dos manguezais para sua subsistência ou para obter renda. Neste projeto, pretende-se implantar campanhas de Monitoramento de Metais e HPAs em sistemas Bióticos e Abióticos de Manguezais da de Bragança-PA e propõem-se Isolamento, caracterização e identificação de fungos e/ou bactérias de água e/ou sedimentos, produtores de enzimas extracelulares com indicativo de biodegradabilidade destes poluente
  • Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
  • 14/02/2022-28/02/2025
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Rosy Mary dos Santos Isaias

Ciências Biológicas

Botânica
  • impacto das galhas em espécies olerícolas e agroflorestais
  • Galhas são formadas pelo crescimento diferencial de tecidos vegetais em resposta à ação de organismos parasitas capazes de alterar o metabolismo do órgão hospedeiro e, portanto, sua produtividade. O grupo de pesquisa em “Estrutura, Fisiologia e Química de Galhas Neotropicais” tem experiência consolidada com sistemas (galha-hospedeiro) envolvendo plantas nativas e tem agora o desafio de avaliar o impacto destas interações em sistemas olericulas e agroflorestais. A equipe deste projeto é multidisciplinar e multi-institucional e avaliará de forma integrativa as características estruturais, ultraestruturais, fisiológicas, químicas e moleculares do órgão afetado e, também, a produtividade final das plantas no contexto das interações ecológicas com seus parasitas. Os processos de diferenciação citológica e tecidual envolvidos na formação das galhas são indicadores das etapas cruciais do desenvolvimento e, portanto, das janelas de oportunidade para a interrupção do processo. Estudos do grupo mostraram o impacto estrutural das galhas de Melodoigyne incognita sobre as raízes de quiabo e como a infestação pelo nematoide altera características agronômicas da cultivar. Avançaremos no diagnóstico dos impactos das galhas frente à análise de expressão de genes relacionados ao desenvolvimento das galhas e à tolerância ao estresse biótico. Material vegetal será obtido de experimentos em casa de vegetação e de coletas em campo, de acordo com os sistemas. Culturas voltadas a pequenos e médios produtores (plantas olerícolas, erva-mate, maçã e mandioca) e sistemas florestais (como Eucalyptus) terão determinados os estágios de desenvolvimento das galhas induzidas por diferentes organismos, avaliando-se os aspectos supracitados, além da abundância e de características agronômicas das plantas hospedeiras. Todo o conhecimento será publicado em periódicos qualificados, substanciando a elaboração de protocolos de manejo das galhas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 20/04/2022-30/04/2025
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Rousiley Celi Moreira Maia

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • deliberação e educação: promovendo capacidades deliberativas (fase ii)
  • Esta proposta visa desenvolver a Fase II do projeto “Deliberação nas Escolas Públicas: criando capacidades deliberativas”, realizada em parceria com a Univ. de Berna, Univ. Carolina do Norte e UFPA. A Fase I consistiu em encontros com mais de 500 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e Belém, que aprenderam coletivamente princípios, comportamentos e atitudes que tornam as discussões de controvérsias mais democráticas e bem sucedidas. A pesquisa, baseada na teoria de democracia deliberativa, é pioneira no Brasil. Seguiu os protocolos de um quase-experimento, com turmas de tratamento e controle, e utilização de indicadores para medir a eficácia de ensinar e treinar capacidades deliberativas (questionários pré e pós intervenções, técnicas de observação e filmagem, transcrição de grupos de discussão, redações, entrevistas, dentre outros). A Fase II, objeto da atual proposta, visa reforçar o protagonismo dos estudantes. A nossa hipótese é que a auto-expressão dos estudantes para explicar princípios e atitudes deliberativas terá efeito ainda mais positivo no processo de aprendizagem. Esses efeitos serão testados e comparados em grupos de controle e tratamento em encontros presenciais e em interações online em escolas de BH, Belém e Bogotá. Em contraste com os estudos que adotam uma abordagem genérica e relativamente unificada da deliberação, examinamos diferentes habilidades associadas ao processo. Este projeto possui grande relevância porque a deliberação vem sendo reconhecida como um meio altamente eficaz para criar compreensão esclarecida de problemas, entendimento mútuo, tolerância e participação produtiva na resolução de conflitos, do nível local até a política transnacional. O projeto poderá mitigar conflitos no ambiente escolar e no entorno, com efeitos positivos de longo prazo. Oferece material inovador para replicar o projeto e ajudar facilitadores, professores, crianças e adolescentes a desenvolver, desde cedo, suas capacidades deliberativas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 15/08/2022-31/08/2025
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Roxana Isabel Cardozo Gonzales

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • repercussão da pandemia da covid-19 na tuberculose em capitais brasileiras: realidade e novas perspectivas na atenção primária
  • Mudanças causadas pela Covid-19 dificultaram o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB em decorrência da interrupção da continuidade das ações de controle da doença. No Brasil, de janeiro a setembro de 2020 houve uma queda da notificação de casos novos de TB (11,9%) nos serviços de saúde incluindo aqueles da Atenção Primária à Saúde (APS), nível de atenção crucial no controle da doença e no enfrentamento da Covid-19. Diante desse panorama questionam-se quais ações de controle da TB foram reduzidos ou descontinuados nas unidades de APS em capitais do Brasil. Propõe-se analisar a repercussão da pandemia da Covid-19 nas ações de controle da TB no âmbito da APS em diferentes capitais do Brasil (Florianópolis, São Paulo, Goiânia, João Pessoa, Maceió e Porto Velho) a partir de um estudo de método misto com estratégia explanatória sequencial (primeira etapa quantitativa, seguida pela qualitativa). A pesquisa será desenvolvida com base em dados primários (entrevista a informante chave com aplicação de formulário e entrevista semiaberta) e secundários. Os resultados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e analítica (razões de prevalência e modelo de regressão logística múltipla) e os qualitativos por meio da analise de conteúdo alicerçado no conceito de Vulnerabilidade. A proposta é viável pelo conhecimento, competência e compromisso da equipe executora. É relevante do ponto de vista político, técnico e social. Os resultados podem ser utilizados para implementar politicas sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional, para identificar estratégias e intervenções capazes de intensificar as ações de detecção dos casos e estratégias que assegurem o tratamento regular e completo das pessoas diagnosticadas e melhoria dos indicadores da doença e desta forma intensificar o progresso orientado ao controle da TB de acordo com os compromissos de sua eliminação como problema de saúde pública, assumidos nacional e internacionalmente.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2022-28/02/2025
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Rozana Aparecida Lopes Messias

Ciências Humanas

Educação
  • o desenvolvimento do professor de línguas em contextos híbridos de formação docente
  • No âmbito das discussões sobre os processos de formação inicial de professores entrecruzam-se observações sobre estruturas curriculares, teorias de ensino-aprendizagem, democratização do acesso à educação etc. Com foco específico em ações paralelas ao currículo do curso de Letras, o presente projeto configura-se como uma proposta de investigação específica da área de formação de professores de línguas estrangeiras e português como língua estrangeira, no âmbito de duas ações das quais participam licenciandos de Letras da Unesp/Assis: (a) um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores, programa de extensão no qual estudantes do curso de Letras ministram aulas de línguas estrangeiras para a comunidade externa e interna ao campus, e (b) as práticas de Teletandem, contexto em que estudantes de Letras ensinam língua portuguesa a estudantes estrangeiros e aprendem outros idiomas, via aplicativos de interação on-line, em um regime de colaboração e reciprocidade (TELLES, 2006). Tendo como esteio a pesquisa qualitativa crítica (CARSPECKEN, 2011), com vistas à conscientização da realidade e à transformação dos processos de formação docente, os dados serão coletados por meio de gravações de sessões de supervisão e mediação e por meio de materiais produzidos pelos estudantes envolvidos (relatórios narrativos, entrevistas, planos de aula, sequências didáticas etc.). Pretende-se criar um espaço de compartilhamento das histórias (CLANDININ & CONNELLY, 1995) vivenciadas nas primeiras experiências docentes na ministração de aulas ou mediadas pela tecnologia, nas interações de teletandem. Em uma perspectiva educacional baseada nos estudos culturais de Bhabha (1998), buscamos nos “entremeios”, no “terceiro espaço” criado pelos projetos educacionais, a compreensão dos processos formativos de estudantes que almejam adentrar na carreira docente como professores de idiomas, com vistas a repensar os prórprios currículos dos cursos de Letras.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Ruann Janser Soares de Castro

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • agregando valor à cadeia produtiva da larva da mosca soldado-negra (hermetia illucens): uma visão integrada de processos para obtenção de produtos com múltiplas aplicações
  • O mercado de insetos comestíveis é promissor tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, fato este caracterizado pelo aumento substancial na propagação de informações e ofertas de soluções desenvolvidas por pesquisadores, organizações governamentais e não governamentais, assim como setores industriais que visam criar produtos à base de insetos. Desta forma, a realização de pesquisas científicas que explorem os insetos nas suas mais variadas versões, possui crucial importância para a consolidação deste mercado. Devido à sua versatilidade, a mosca soldado-negra tem se destacado como uma das espécies de insetos mais estudadas e produzidas no mundo. Neste sentido, o presente projeto visa explorar de forma integrada os insumos (farinha desengordurada e lipídeos) e resíduos (FRASS e exúvias) gerados durante a produção da larva de BSF (BSFL) para transformação por processos biotecnológicos e obtenção de produtos com múltiplas aplicações. A farinha desengordurada será empregada como substrato para fermentação em estado sólido utilizando Aspergillus niger como agente de transformação e hidrólise enzimática (proteases); os produtos obtidos serão avaliados quando às suas atividades biológicas (antioxidante, antimicrobiana e antidiabética), além de serem aplicados na formulação de rações para alimentação de peixes e verificação de parâmetros de desempenho produtivo e morfofisiológicos dos animais e a digestibilidade da farinha de inseto. A fração gordurosa será explorada como matéria-prima para produção de biocombustível, o qual será caracterizado quanto a parâmetros físico-químicos de qualidade e rendimento. O FRASS será avaliado quanto ao potencial de uso na agricultura como fertilizante e como agente no controle biológico de pragas agrícolas, por meio de ensaios in vitro e em casa de vegetação. As exúvias, ricas em quitina, serão utilizadas como substrato para fermentação com micro-organismos quitinolíticos e obtenção de enzimas e compostos antimicrobianos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Rubem Luis Sommer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • laboratório multiusuário de nanociência e nanotecnologia - labnano
  • Vide projeto anexo
  • Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
  • 18/12/2019-31/12/2023
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Rubem Toledo Bergamo

Outra

Multidisciplinar
  • semana nacional de ciência e tecnologia - snct 2022
  • O presente projeto destina-se à captação de recursos para organização da 6ª Mostra Científica Cultural do IFSC (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina) - câmpus São José, em conjunto com a realização da nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022, que se realizará entre os dias 24 e 27 de outubro de 2022. Tratam-se de eventos frequentes no câmpus São José, com um papel importante na divulgação científica de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas nas diversas áreas de atuação do câmpus, mobilizando as comunidades interna e externa.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 15/09/2022-31/03/2023
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Rubenita Barros Soares

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • v semana municipal de ciências e tecnologias de paço do lumiar educação para o consumo ético e sustentável: a independência do brasil é construída a cada dia, por todos nós!
  • O que se observa dos fatos históricos, acerca da independência do Brasil, é que todo processo de melhoria e de transformação demanda tempo. E assim acontece também com vários outros assuntos. Partindo-se do pressuposto de que a independência do Brasil é construída a cada dia com nosso compromisso por uma educação melhor e mais igualdade social, iremos no ater a um tema específico para ser trabalhado na nossa V Semana Municipal de Ciências e Tecnologias -SMCT, que versará sobre a Sustentabilidade. Esse é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. O conceito de sustentabilidade é fundamental para entender a sustentabilidade. Ele é baseado na união dos três focos mais afetados: ambiente, sociedade e economia. Para que a sustentabilidade se torne uma realidade, é preciso que as três áreas sejam consideradas em conjunto e as medidas criadas devem abranger todos esses interesses. A aplicação de estratégias e ações sustentáveis é de extrema importância para garantir uma melhor qualidade de vida da população. Pensando nisso, estamos organizando uma programação com as seguintes atividades: oficina de pneus, oficina de garrafas pets, oficina de construção de biodigestor, minicurso de como fazer compostagem para diminuir os resíduos orgânicos e produzir fertilizantes naturais; minicursos sobre reciclagem e coleta seletiva do lixo, palestras sobre sustentabilidade e sobre o meio ambiente em geral, aleém de exposição de mudas de plantas, e de livros acerca da temática do evento.
  • Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar - MA - Brasil
  • 19/09/2022-31/03/2023
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Rubens Caram Junior

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura aditiva de ligas metálicas de processamento complexo
  • A manufatura aditiva é reconhecida como um dos principais pilares da indústria 4.0, englobando técnicas em que há sucessiva adição de material, na forma de camadas, para a obtenção de um produto final. Quando se trata de materiais metálicos, a técnica de fusão em leito de pó por feixe de laser (L-PBF) assume papel de destaque, com potencial demonstrado de forma ampla, especialmente na produção de peças com geometrias complexas. Nessa técnica, pós metálicos são fundidos seletivamente por um laser de alta energia, camada por camada, até a obtenção da peça projetada. Embora muitos metais puros e ligas já tenham sido processados com sucesso por meio dessa tecnologia, ainda há limitações e falta de informação acerca de muitas outras composições. Por isso, neste projeto, a manufatura aditiva por L-PBF de materiais metálicos de processamento complexo será avaliada. Em particular, duas classes de metais serão foco do estudo. No primeiro caso, ligas de Ti-Nb, que são materiais promissores para implantes ortopédicos/dentários, serão processadas a partir de seus pós elementares. As diferenças físico-químicas entre o Ti e o Nb, como as distantes temperaturas de fusão, fazem com que a formação in-situ dessas ligas seja complexa e, muitas vezes, observa-se a falta de fusão do Nb, comprometendo de forma deletéria as propriedades finais. No segundo caso, ligas de Cu, utilizadas em trocadores de calor, por exemplo, são de difícil processamento pela sua baixa absortividade do feixe de laser e alta condutibilidade térmica, fatores que dificultam a formação da poça de fusão. Portanto, para se obter um produto final com alta consolidação e microestrutura favorável às propriedades desejadas, é necessário entender com profundidade a processabilidade dessas ligas. Para tal, as janelas de processamento serão determinadas a partir da variação dos parâmetros de processamento e da correlação com a consolidação, microestrutura e propriedades mecânicas obtidas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Rubens Lichtenthäler Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • produção de feixes de núcleos exóticos.
  • Núcleos fora do vale de estabilidade apresentam, em alguns casos, propriedades bastante diferentes das propriedades do núcleos encontrados ao longo do vale de estabilidade. As energias de ligação dos núcleos estáveis são da ordem de 7-8 MeV enquanto que núcleos fora da linha de estabilidade podem ter energias de ligação abaixo de 1 MeV e em alguns casos da ordem de centenas de keV. Isso faz com que núcleos exóticos tais como 6He, 11Li, 11Be, 8B e outros se dissociem facilmente em colisões com alvos estáveis. Núcleos exóticos leves se dissociam em aglomerados de partículas (clusters), normalmente envolvendo uma partícula alfa, ou um núcleo mais estável, e um ou mais nucleons. Essa estrutura de cluster dá origem a mecanismos de reação direta muito mais intensos do que os encontrados na colisão de núcleos estáveis como o breakup e reações de transferência, com secções de choque comparáveis à fusão nuclear. Muitos destes processos podem ter implicações no processo de fusão nuclear, com consequências na astrofísica nuclear e na síntese dos elementos em explosões de supernovas. O sistema RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil) instalado no Instituto de Física da USP de São Paulo, é o único equipamento no Brasil e na América Latina, capaz de produzir feixes secundários de núcleos fora da linha de estabilidade. Desde sua instalação em 2004, tem sido produzidos feixes de núcleos exóticos leves como o 8Li, 6He, 8B, 7Be e outros. O sistema RIBRAS consiste em dois solenoides supercondutores que selecionam e focalizam o feixe secundário produzido pela colisão do feixe primário do acelerador Pelletron da USP com alvos estáveis. O estudo de reações diretas e fusão nuclear envolvendo projéteis exóticos é um tema de fronteira na física nuclear de baixas energias. Neste projeto propomos a medida de espalhamento e reações nucleares envolvendo projéteis exóticos. Estas medidas deverão fornecer novas informações sobre o mecanismo de reação e fusão nuclear em sistema exóticos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Rubens Maribondo do Nascimento

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • saúde e biodiversidade como elementos de consolidação da pós-graduação e desenvolvimento regional
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
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Rubens Silva Costa

Ciências Humanas

História
  • snct oeiras – a independência vem pelo conhecimento: um resgate da participação piauí na história, na ciência e tecnologia.
  • A memória é uma construção coletiva do passado, avaliar quão independente o país se tornou política, tecnológica e economicamente desde sua independência, faz parte desse processo construtivo, estabelecendo relações entre o passado e o presente, na busca de um melhor futuro. O bicentenário de nossa independência nos permite fazer essa avaliação e compreender que a real liberdade será conquistada com conhecimento, promovido pela, e promovendo a ciência. Estimular um resgate histórico da participação do Piauí na independência do Brasil, com a batalha do Jenipapo, reaviva conhecimentos outrora esquecidos, mantem tradições, proporciona autoestima de um povo ainda tão sofrido como o sertanejo do Vale do Canindé, região de Oeiras-PI. Atenuar este padecido povo também permitir olhar para o futuro, buscar a liberdade do saber, a independência que a ciência e a tecnologia proporcionam através da produção e divulgação científica de forma geral. Apresentar a ciência, como ela funciona e o que ela proporciona, a quem menos oportunidades teve, é o objetivo deste projeto. Este trabalho, visa proporcionar palestras, minicursos e uma breve imersão no conhecimento científico e tecnológico, promovendo inclusão científica em comunidades locais, divulgando a ciência na busca de tecnologias que supram as demandas dessas comunidades, trazendo esperança de progresso. É de conhecimento geral que novos pesquisadores surgiram deste primeiro contato com o meio científico, a oportunidade é o melhor estimulo que pode ser dado. A temática deste projeto e a abordagem para sua execução, pretendem promover prosperidade a essas localidades através do conhecimento científico e tecnológico.
  • Instituto Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
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Rúbia Barcelos Amaral

Ciências Humanas

Educação
  • geometria e tecnologia nos livros didáticos de matemática do novo ensino médio
  • O presente projeto nasceu de duas fontes. Uma delas é a pesquisa intitulada “A geometria nos livros didáticos e a integração das tecnologias digitais”, na qual se iniciou o estudo acerca dos livros didáticos de Matemática, focando iniciativa (até então, recente) de implementação de tecnologia nos livros e uma profunda análise de aspectos geométricos. A segunda é a pesquisa realizada no Estágio de Pós-Doutorado, cujo título é “ ‘Lendo geometricamente’ os livros didáticos de Matemática”, na qual um novo foco foi dado ao estudo da Geometria e dos livros didáticos. Como usual, uma pesquisa deixa em aberto novos caminhos a serem trilhados, e é nesse cenário que este projeto se apresenta. Estas experiências levaram a reflexões sobre as diferentes abordagens de conceitos geométricos presentes em distintos livros didáticos, assim como no âmbito das atividades que envolvem tecnologia. Não obstante, inquietações surgiram com o Novo Ensino Médio, de modo que questões relativas à dinâmica dessa mudança na escola, incluindo o material didático nesse contexto, tornaram-se também foco de interesse de pesquisa. Dessa forma, o problema de pesquisa se resume em: quais as diferentes abordagens exploradas no desenvolvimento de conceitos de Geometria e no uso de tecnologias em livros didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio? Entender como os conceitos geométricos são apresentados/construídos nos livros, a natureza das atividades, o tipo de abordagem que se vislumbra integrando as tecnologias e as relações feitas com outras áreas de conhecimento e com o cotidiano, especialmente no que tange o Novo Ensino Médio, são foco do trabalho proposto. Será feita também uma discussão teoricamente fundamentada sobre a formação do professor, de modo que esse tenha condições de entender as diferentes abordagens presentes nos livros didáticos, fazendo uma escolha consciente do livro a ser adotado em suas aulas. Espera-se, ainda, que uma contribuição, ainda que indireta, seja dada ao PNLD
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Rúbia Casagrande

Ciências da Saúde

Farmácia
  • sistema nanoestruturado para liberação controlada de lipídeo pró-resolução: desenvolvimento tecnológico e avaliação da eficácia na dor, inflamação, infecção e reparo tecidual
  • A maresina 1 (MaR1) é um mediador lipídico especializado pró-resolução (10.1016/j.phrs.2019.104549). Nosso Grupo de Pesquisa demonstrou mecanismos analgésicos neuro-imunes inéditos da MaR1 (10.1111/bph.14647) e que a MaR1 reduz a inflamação e estresse oxidativo de pele induzidos por radiação UVB (10.1038/s41598-019-39584-6). Verificamos (em dados não publicados) o efeito da MaR1 no reparo de ferida cutânea e em modelo de artrite séptica (redução da inflamação e carga bacteriana). Em tese, a veiculação da MaR1 por sistemas de liberação controlada poderia aumentar sua atividade e duração de efeito por gerar balanço ideal entre agonista e receptor e proteção contra degradação. Os sistemas nanoestruturados de ferritina apresentam uma série de características benéficas (revisto em 10.1016/j.jconrel.2019.09.002), justificando sua escolha. Não existem sistemas para liberação controlada de MaR1. Assim, propomos desenvolver sistema nanoestruturado a base de ferritina para liberação controlada da MaR1 (nanoMaR1) com intuito de aumentar sua eficácia e duração de efeito. Para validar a nanoMaR1 serão utilizados 5 modelos: 1) Inflamação e estresse oxidativo induzidos pela radiação UVB (avalia uma etapa essencial pré-cancerosa); 2) Reparo tecidual de ferida cutânea (aplicação no pós-cirúrgico); 3) Inflamação por Adjuvante completo de Freund (CFA) (dor e inflamação crônica, regulação neuro-imune); 4) Neuropatia por lesão do nervo ciático (dor crônica neuropática); 5) Artrite séptica (infecção articular). Temos dados preliminares caracterizando a nanoMaR1, e observamos que doses de MaR1 antes ineficazes, são ativas na forma de nanoMaR1, inclusive com aumento da duração da analgesia no modelo de CFA. Assim, desenvolveremos um novo nano-biológico baseado em nanocapsulas de ferritina para liberação controlada de MaR1, nanoMaR1, para o tratamento de diversas doenças nas quais seja importante reduzir a dor, inflamação, estresse oxidativo, infecções e lesões cutâneas.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025