Projetos de Pesquisa

 

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Agnaldo Rodrigues da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior em mato grosso
  • O ensino das literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior em Mato Grosso encontra-se em fase de implementação, apresentando diversas fragilidades que precisam, com urgência, de estudos sistematizados que possam apontar caminhos de fortalecimento de propostas que articulem aspectos sociais e culturais de âmbito regional, nacional e internacional. Desde a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatória a inclusão, no currículo dos níveis fundamental e médio, do ensino de culturas africanas e afro-brasileira, até a alteração feita pela Lei nº 11.645/08, que tornou obrigatório o estudo da história da África e dos africanos, bem como a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, suas culturas, história e contribuições ao país, muito já se avançou nesse campo, mas ainda há muito o que avançar em termos de políticas objetivas para a divulgação e a valorização do legado dos povos africanos e indígenas à cultura brasileira. Em tempos de capitalismos imperialistas, desencadeando o auge da globalização e o desenvolvimento da ciência e tecnologia, tornam-se fundamentais os estudos e pesquisas que evidenciem a necessidade de articulação entre diferentes culturas e sociedades para a democratização das conquistas sociais e econômicas. A área de letras, por meio das disciplinas dos estudos literários, apresenta propostas significativas que colaboram na disseminação de conteúdos culturais e históricos sobre África e a presença dos africanos no Brasil, principalmente no seguinte conjunto de disciplinas: Literaturas africanas, Literatura comparada (Portugal, Brasil e África), Literatura, História e Cultura Afro-Brasileiras, Tendências Contemporâneas no Teatro Africano, Literaturas de língua portuguesa (Portugal, Brasil e África), além dos grupos e projetos de pesquisa, extensão curricular, ensino e cultura voltados ao tema, com discussões que envolvam tanto a identidade, cultura e memória quanto a vida social desses povos. Nessa direção, este projeto de pesquisa em redes desenvolverá ações fundamentadas no estudo das culturas e literaturas africanas, com intuito de colaborar, positivamente, na seleção de conteúdos pertinentes à educação básica, disseminados em autores e obras significativos, bem como no fortalecimento das disciplinas e projetos propostos pela educação superior no Estado de Mato Grosso. Sem dúvida, os estudos literários esforçam-se para contribuir na implementação de políticas que disseminem os conteúdos propostos pelas leis em questão, pois as obras literárias e artísticas são ricas em substratos humanos, materiais sobre os quais se encontram inegáveis fontes culturais, históricas, filosóficas e sociológicas de lugares distintos e tempos diversos. Nessa direção, a base norteadora da proposta é o investimento sistemático nos processos de incentivo à pesquisa científica, à leitura e formação continuada de professores, a partir de atividades com o texto literário, bem como reflexões que colaborem para que o professor compreenda o seu papel no processo de redimensionamento do ensino, em uma dinâmica que envolva instituições nacionais e internacionais.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Agripino Souza Coelho Neto

Ciências Humanas

Geografia
  • ruralidades no urbano: perspectiva conceitual para compreender as pequenas cidades baianas
  • Este projeto de pesquisa se propõe a investigar a importância e a validade dos conteúdos da ruralidade na compreensão da dinâmica socioespacial das pequenas cidades no estado da Bahia. Nesse sentido, pretende-se investigar as contribuições da literatura acadêmica no campo das humanidades, com ênfase para a geografia agrária e a sociologia rural, acerca da relação campo-cidade; identificar as atividades rurais desenvolvidas no espaço urbano das pequenas cidades baianas; analisar a representatividade das atividades agrícolas na economia dos pequenos municípios baianos e; identificar e analisar as relações estabelecidas entre a população citadina e o espaço rural. A pesquisa aposta na proposição teórica que considera a possibilidade de leitura da dinâmica socioespacial das pequenas cidades através da noção de ruralidade no urbano, cuja definição consiste na presença de elementos rurais que insistem e permanecem presentes no espaço urbano, participando ativamente da vida urbana. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizar-se-á o levantamento bibliográfico e revisão de literatura, o levantamento de dados secundários e a pesquisa de campo, através da realização de visitas de observação e da aplicação de questionário à população das cidades escolhidas.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022