Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tatiana Martelli Mazzo

Outra

Divulgação Científica
  • vi semana de ciência e tecnologia de santos
  • Este projeto será inserido na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XVI SNCT), uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo tema é “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A VI Semana da Ciência e da Tecnologia de Santos, com alcance na região metropolitana da Baixada Santista (09 municípios), será realizada pela Prefeitura Municipal de Santos por meio da Secretaria de Governo (SEGOV) e da Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista (UNIFESP). A proposta tem como finalidade promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência fomentando a transversalidade do tema nos quaro níveis educacionais (Fundamental, Médio, Técnico e Superior), na comunidade em geral, especialmente naquelas que vivem em regiões de vulnerabilidade social. O evento busca contribuir para a integração da comunidade com as escolas públicas, as universidades públicas e os institutos de pesquisa & desenvolvimento, promovendo a inclusão social por meio da popularização do conhecimento. Nesse sentido, este evento busca estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento a todas as camadas da sociedade criando ambientes de formação colaborativa, fomentando o desenvolvimento e a ampliação da atividade empreendedora e de inovação tecnológica e a igualdade de gênero. Em decorrência das ações de distanciamento social, provocadas em razão do combate à infecção pelo novo coronavírus, serão promovidas atividades que privilegiam encontros virtuais. Entre estas ações destacam-se a 1) Universidade Portas Abertas: Feira de Profissões da UNIFESP Baixada Santista; 2) Maré de Ciência com a Escola: Desmistificando a Inteligência Artificial na minha escola; 3) Desafio Startup Cidadã: Desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial para solução de problemas de negócios, que será um concurso cultural virtual, com apoio de empresa do setor portuário; 4) Desafio de Empreendedorismo para estudantes do ensino médio de escolas públicas; 4) Seminários online sobre Inteligência Artificial; 5) Comunicação Científica em Rádio; 6) Mostra de vídeos; 7) Lives e webinários abordando diferentes temáticas como por exemplo, inteligência artificial, a importância da diversidade nas carreiras de ciência e tecnologia e ainda o papel da ciência na sociedade.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
Foto de perfil

Tatiana Ribeiro Velloso

Ciências Agrárias

Agronomia
  • tecsol – tecnologias sociais para sistemas de produção e beneficiamento de frutas de empreendimentos econômicos solidários da agricultura familiar dos territórios do portal do sertão e sisal – bahia
  • Este projeto tem como finalidade de proporcionar geração de trabalho e renda para mulheres e jovens rurais, a partir de 5 empreendimentos econômicos solidários da agricultura familiar, situados nos Territórios do Portal do Sertão e do Sisal, através da reaplicação e aperfeiçoamento de tecnologias sociais de produção e beneficiamento de frutas. Este projeto tem sua fundamentação nas tecnologias sociais na relação com a economia solidária, a agroecologia, a educação do campo e a convivência com o semiárido, articulado com programas governamentais e políticas públicas da agricultura familiar, na relação com as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão universitária. Para tanto, a sua execução seguem princípios participativos na construção e na socialização de conhecimentos e saberes entre as comunidades acadêmicas e territoriais, vinculados com referenciais metodológicos de inclusão social e econômica com sustentabilidade de continuidade das ações.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 01/12/2018-30/05/2021