Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Evandra Grigoletto

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • discurso político e políticas públicas a partir do acontecimento do impeachment: análise dos discursos sobre ciência, educação e cultura.
  • Inscrito no quadro teórico da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969, 1975, 1981 e ORLANDI, 1983, 1992, 1999, 2001), o projeto em tela objetiva analisar os modos de formulação e circulação do discurso político brasileiro a partir o acontecimento de impeachment impetrado pelo governo peemedebista de Michel Temer em 2016, tendo em vista as políticas públicas que passaram a vigorar entre 2016 e 2018. O corpus proposto é constituído por um conjunto heterogêneo de materiais textuais e imagéticos: 1) a filmagem dos dias de votação na câmara e no senado; 2) o discurso de defesa da presidenta Dilma Rousseff; 3) os discursos de Michel Temer após os resultados das votações; 4) os decretos e projetos de lei relativos à ciência, cultura, educação e ao trabalho que foram aprovados; 5) os discursos midiáticos sobre o acontecimento do impeachment e sobre tais projetos; 6) intervenções e flagrantes urbanos sobre e a partir do acontecimento do impeachment. Tal frente de análise é relevante tendo em vista a organização, nesse período de tempo, de um espaço do repetível político que visava tanto a desconstrução específica dos discursos petistas como a construção de sentidos que validassem jurídica e politicamente os atos engendrados pelo poder executivo, pela câmara e pelo senado federal. Sob a coordenação da professora Evandra Grigoletto (UFPE), a equipe aqui proposta tem como característica ser interinstitucional e formada por pesquisadores analistas do discurso que apresentam larga experiência em análise do discurso político.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Carlos Godoy

Ciências Humanas

Filosofia
  • análise comparativa da subordinação na lógica aristotélica e na lógica contemporânea
  • A história da lógica é uma história de dois momentos. O primeiro é temporalmente longo, vai de Aristóteles até 1879, e é caracterizado pela análise da proposição em termos de sujeito e predicado. O segundo, inicia com a publicação da Begriffsschrift de Frege, que fundou a lógica contemporânea na análise da proposição em função e argumento. A predicação é central para a lógica aristotélica, e com ela a subordinação de conceitos e a concomitante hierarquização dos conceitos em gênero e espécies. Por outro lado, para o esquema pós-fregeano a subordinação de conceitos é uma relação de segunda ordem, sem significação especial no sistema. A tradição filosófica tende a considerar a nova lógica como um sistema que incorpora e expande a lógica silogística, no entanto, há razões históricas e lógicas para advogar em favor de, pelo menos, uma inclusão meramente parcial. A hipótese desta pesquisa é que o exame da subordinação pode esclarecer a relação entre os dois capítulos da história da lógica.
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Chaves de Oliveira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • determinação de níveis de infecção por nematoides no café conilon por meio de imagens de veículo aéreo não tripulado (vant)
  • A cultura do café Conilon/Robusta (Coffea canephora) exerce relevante influência nos aspectos socioeconômicos e no agronegócio do país, principalmente, para o estado do Espírito Santo, maior produtor da espécie robusto no Brasil. O cafeeiro sobre influencia de diversos fatores como os ambientais, ataque de pragas e doenças, com destaque para os nematoides, diante disso é necessário um diagnóstico preciso desses fatores. O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) surge como uma ferramenta promissora de baixo custo para obtenção de imagens de alta resolução e alta frequência de revisita para fins agrícolas, permitindo identificar a cultura, diagnosticar o seu potencial produtivo e ocorrência das áreas ocupadas por nematoides. O objetivo principal deste projeto é a desenvolver um conjunto de métodos baseados em comportamento espectral da cultura sadia e infectada, adquiridos por câmeras multiespectrais acopladas ao VANT, que permitam discriminar níveis de infecção por nematoides no café conilon. Para que isso seja possível, a pesquisa será desenvolvida em quatro áreas experimentais, localizadas na região noroeste capixaba, com histórico de ocorrência/danos de nematoides, e realizadas medições de variáveis biofísicas e dados multiespectrais sobre o dossel da planta. A determinação de níveis de infecção por nematoides no café conilon poderá auxiliar, significativamente, nas tomadas de decisão referentes ao manejo fitossanitário da cultura.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Luiz Klein

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • sistemas auríferos orogênicos controlados por exumação tectônica: exemplo do depósito de pedra branca, maciço de troia, província borborema, ne-brasil
  • Depósitos de ouro orogênico ocorrendo contemporaneamente a processos de exumação tectônica já foram propostos por alguns autores, principalmente para depósitos que se formaram em condições elevadas de P e T (depósito hipozonal). O depósito de ouro de Pedra Branca, no Maciço de Troia, ao norte da Província Borborema, vem sendo caracterizado como um depósito de ouro orogênico hipozonal, associado à alteração hidrotermal de alta temperatura (p.ex., diopsídio, hornblenda, titanita, biotita). A sequência metavulcanossedimentar da Serra das Pipocas, que hospeda a mineralização aurífera, apresenta rochas metamórficas como granada-cianita xisto e granada-anfibolito, compatíveis com a fácies anfibolito de médio a alto grau. Dados geotermobarométricos publicados, sugerem que estas rochas apresentam condições de PT variando de ~772°C e 9,4 kbar para ~547°C e 2,97 kbar, sugerindo descompressão por exumação tectônica. Adicionalmente, as condições de PT deste retro-metamorfismo regional são muito semelhantes às condições de PT de ~495°C e 2,83 kbar do depósito de ouro de Pedra Branca, calculado por dados de inclusões fluidas. Portanto, é sugestivo, que esta mineralização tenha se desenvolvido durante o período de exumação tectônica da sequência metavulcanossedimentar. No entanto, para que se comprove ou não este modelo, mais informações geocronológicas precisam ser obtidas sobre as idades do metamorfismo de alta pressão, retrometamorfismo e mineralização aurífera. Neste projeto de pesquisa, sugerimos a obtenção de mais dados de geotermobarometria, idades in situ U-Pb em zircão, monazita e titanita, Ar-Ar em anfibólio, biotita e moscovita, com a finalidade de correlacionar precisamente no tempo, os principais estágios de metamorfismo e mineralização aurífera no depósito de Pedra Branca.
  • Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Luiz Lopes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • identificando os efeitos do out-of-stock no varejo no comportamento do consumidor
  • Ruptura de estoques, ou out-of-stock, é caracterizada pela indisponibilidade momentânea de algum item do sortimento de um varejista. Mesmo que grandes esforços sejam direcionados para a minimização deste problema, sabe-se que o out-of-stock é motivo de grandes perdas de faturamento para os varejistas e de grandes insatisfações para os consumidores. Inicialmente, procurou-se identificar como o efeito de diferentes níveis de out-of-stock influenciavam as avaliações de consumidores. Identificou-se que quanto maior o out-of-stock apresentado, maior é a percepção de baixa qualidade da operação do varejista e maior é a percepção de prática de preços baixas da loja. Porém, não há uma relação clara entre a percepção de out-of-stock e a intenção de compra do avaliador. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo apresentar os resultados deste primeiro estudo e propor uma agenda de pesquisas para identificar os mecanismos cognitivos subjacentes que resultam em diferentes níveis de intenção de compra quando um out-of-stock é identificado.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Maia Ferreira

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • óleo essencial de arnica (lychnophora pinaster) como aditivo alimentar para cordeiros
  • Dois experimentos serão conduzidos com o objetivo de avaliar o efeito do fornecimento do óleo essencial de arnica (Lychnophora pinaster) sobre o consumo e a digestibilidade dos nutrientes, as características de fermentação ruminal, o ganho de peso, a eficiência alimentar, as características de carcaça e o perfil de ácidos graxos da carne de cordeiros confinados. Nos dois experimentos, o óleo essencial será adicionado a uma dieta base, contendo 90% de concentrado e 10% de volumoso (feno de Coastcross). Nos dois experimentos, serão avaliados os seguintes tratamentos experimentais: CONT (controle negativo) – dieta base, sem adição de óleo essencial ou monensina; MON (controle positivo) – adição de 8 mg/kg de MS de monensina sódica; ARN0,5 – adição de 0,5 ml/kg de MS de óleo essencial de arnica; ARN1,0 – adição de 1,0 ml/kg de MS de óleo essencial de arnica; ARN1,5 – adição de 1,5 ml/kg de MS de óleo essencial de arnica. Experimento I. Serão utilizados cinco cordeiros ½Dorper ½Santa Inês canulados no rúmen com aproximadamente 35 kg de peso corporal, distribuídos em quadrado latino 5 x 5. O período experimental terá duração de 100 dias, sendo dividido em cinco subperíodos de 20 dias. Cada subperíodo experimental será dividido da seguinte forma: 14 dias para adaptação dos animais às dietas experimentais, 05 dias para aferição do consumo, colheita de fezes e urina e 01 dia para colheita de líquido ruminal. As seguintes variáveis serão mensuradas: consumo e digestibilidade aparente dos nutrientes (MS, MO, PB, FDN, FDA, CNF, EE, NDT), características de fermentação ruminal (pH, acetato, propionato, butirato, valerato, isobutirato, isovalerato e N amoniacal) e balanço de nitrogênio (N consumido, N retido em relação ao ingerido, N retido em relação ao absorvido, N excretado). No Experimento II serão utilizados 40 cordeiros ½Dorper ½Santa Inês, com aproximadamente 17,0 kg de peso corporal inicial e 70 dias de idade. O delineamento experimental será em blocos completos casualizados (8 blocos e 5 tratamentos). O período experimental será de 84 dias, divididos em três subperíodos de 28 dias. As variáveis mensuradas serão: Desempenho (consumo de matéria seca – CMS, ganho médio diário de peso corporal – GMD, eficiência alimentar – EA); comportamento ingestivo (tempos de ingestão, ruminação, mastigação e ócio); características da carcaça (espessura de gordura - EG, área de olho de lombo - AOL, rendimento de carcaça quente - RCQ e rendimento de carcaça fria – RCF) e perfil de ácidos graxos da carne. Todos os dados serão analisados utilizando-se o SAS (1999).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Parente Junior

Engenharias

Engenharia Civil
  • técnicas eficientes para otimização de estruturas de materiais compósitos
  • Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de técnicas eficientes para a otimização de estruturas de material compósito, com foco nos compósitos reforçados por fibras e nos materiais com gradação funcional. Os materiais compósitos são formados por dois ou mais componentes combinados de forma a produzir um desempenho superior a de seus constituintes isolados. Os compósitos reforçados por fibras são formados por fibras de alta rigidez e resistência imersas em uma matriz polimérica. Estes compósitos têm sido usados em projetos de componentes estruturais leves por apresentarem elevadas relações rigidez/peso e resistência/peso. A fim de resistir aos esforços devido aos diferentes carregamentos atuantes, as estruturas de material compósito são formadas por várias lâminas com diferentes orientações empilhadas em uma sequência determinada (esquema de laminação). Assim, os compósitos laminados apresentam grande flexibilidade de projeto, devido ao grande número de parâmetros, como a espessura, material e orientação de cada lâmina, que podem ser variados para atender aos requisitos de projeto. Por outro lado, nos materiais com gradação funcional a fração de volume dos constituintes (e.g. metal e cerâmica) varia de forma suave, de forma a garantir elevado desempenho termomecânico e evitar as concentração de tensões presentes nos laminados. A fim de explorar todo o potencial dos materiais compósitos é necessário utilizar técnicas de otimização no projeto destas estruturas, além da utilização de técnicas de análise capazes de simular o comportamento complexo que estas estruturas apresentam, como o Método dos Elementos Finitos e a Análise Isogeométrica. Contudo, devido ao elevado tempo de processamento das análises estruturais utilizando estes métodos numéricos, nem sempre é viável utilizar técnicas de otimização no projeto de estruturas reais. Este cenário é ainda mais crítico no caso de algoritmos bioinspirados, como os algoritmos genéticos e nuvem de partículas, que requerem um número elevado de análises até a obtenção do projeto ótimo. Uma alternativa para viabilizar a otimização de problemas reais é a utilização de modelos substitutos capazes de aproximar de forma eficiente os resultados das simulações numéricas. Assim, este projeto busca desenvolver métodos de otimização baseados no uso de modelos substitutos e algoritmos bioinspirados para o projeto ótimo de estruturas de materiais compósitos. Serão investigadas técnicas de amostragem, métodos computacionais para simulação do comportamento de estruturas de material compósito, modelos substitutos e algoritmos de otimização adequados a este problema e técnicas de melhoria do modelo aproximado.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Piva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avaliação da estabilidade química e propriedades seletivas de materiais odontológicos como determinante do estabelecimento de prazo de validade e validação de protocolo shelf-life para materiais odontológicos poliméricos e biocerâmicos.
  • Dentre os materiais de uso odontológico, os materiais a base de resina e os materiais a base de MTA proporcionam uma vasta gama aplicações clinicas como materiais restauradores e reparadores que fazem dessas duas classes de materiais atualmente os mais versáteis para os diferentes segmentos da odontologia. A introdução de produtos novos ou modificados no mercado exige a garantia de que esses materiais podem ser armazenados por um período prolongado sem qualquer redução no desempenho que possa afetar a segurança e eficácia quando esses produtos são aplicados. Neste contexto, tem sido proposto conjuntos de diversos critérios químicos e físicos para determinar quais são e como medir os níveis aceitáveis de estabilidade destes materiais, no entanto, não existe nenhum padrão ou protocolo especialmente concebido para ajudar a determinar a vida útil estimada e a data de validade de materiais para uso em odontologia. Diante disso, o objetivo desta proposta é validar e estabelecer um protocolo de envelhecimento acelerado com fim de determinar o shelf-life e o prazo de validade de materiais odontológicos poliméricos e biocerâmicos, monitorando a estabilidade de diversas propriedades deles ao longo do tempo. A fim de validar um protocolo simplificado de envelhecimento acelerado diversos materiais odontológicos serão sometidos a diferentes protocolos de envelhecimento: envelhecimento em tempo real, envelhecimento acelerado com temperatura controlada e envelhecimento acelerado com temperatura e umidade controladas. Propriedades físico-químicas dos materiais como morfologia superficial, tamanho de partícula, resistência compressiva e tempo de presa serão avaliadas em materiais biocerâmicos em diferentes intervalos de tempo. Para o caso dos materiais poliméricos, propriedades tais como grau de conversão, resistência a flexão, alteração de cor e resistência de união serão analisados em diferentes intervalos de tempo. A análise dos resultados destes testes, permitirá, além de publicações e formação de recursos humanos, a elaboração de um guia para orientação do setor regulado para a realização de estudos de estabilidade em materiais odontológicos como forma adicional de socialização do conhecimento e impacto no sistema nacional de P,D&I.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evandro Watanabe

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • bacteriófagos com potencial aplicabilidade em tubos endotraqueais: estratégias para os controles de biofilme e o risco de infecção1
  • Os biofilmes são comunidades microbianas complexas aderidas em superfícies bióticas ou abióticas, que estão embutidas em uma matriz de substâncias poliméricas extracelulares. Ainda, são agentes etiológicos de diversas doenças infecciosas humanas, principalmente àquelas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Dispositivos médico-hospitalares, como os tubos endotraqueais apresentam condições adequadas para formação de biofilme e, consequentemente, o surgimento de infecções. O impacto dos biofilmes na saúde tem promovido o desenvolvimento de diferentes abordagens visando o controle desta fonte de contaminação. Os resultados bem-sucedidos na fagoterapia impulsionam novas pesquisas com bacteriófagos para o controle de biofilmes. Assim, como em muitos outros campos da saúde, a fagoterapia oferece novos horizontes para pesquisa em dispositivos médico-hospitalares. O objetivo desta pesquisa é isolar bacteriófagos a partir de uma coleção de cepas bacterianas clínicas provenientes de biofilme de tubos endotraqueias, bem como a avaliação das atividades antibacteriana e antibiofilme. A metodologia proposta envolverá, primeiramente, o isolamento, propagação e purificação dos bacteriófagos. A seguir os bacteriófagos serão titulados e caracterizados quanto ao seu perfil genômico e proteico.Por fim, os bacteriófagos isolados serão empregados no controle do crescimento de células planctônicas e biofilme in vitro. Além disso, a resposta de neutrófilos humanos na presença dos bacteriófagos isolados será avaliada.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evangelina Maria Brito de Faria

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • da fala para a escrita: reflexões da criança sobre sua produção textual em ambientes tecnológicos
  • Em um rápido olhar, é possível constatar a mudança promovida nas formas de comportamentos, de comunicação e de aprendizagem proporcionadas pelo surgimento das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TICs). Muitas crianças, desde cedo, já partilham de uma cultura, compreendida, neste texto, como costumes, modos de agir, valores compartilhados socialmente, que se estabelece também em torno do digital. Naturalmente, uma efetiva alfabetização não pode estar dissociada do contexto social em que as crianças estão inseridas. A perspectiva de alfabetização por imersão nas práticas de letramentos multifacetados inevitavelmente aponta para uma aproximação dos textos digitais. Mas como se dá o processo da construção textual na alfabetização? Ainda há espaço para novas pesquisas? Hoje já se sabe muito tanto sobre a aquisição de escrita: Vygotsky (2001, 1993), Soares (1998, 2004, 2016), Smolka (1993), Teberosky (2001), Leal et al (2014), Tomasello (2003), dentre outros, quanto da interferência recíproca existente entre a fala e a escrita: Goulart (2010), Marcuschi (2008), Fayol (2000, 2014), Smolka (1993), Kress (2003), Ribeiro (2016). Mesmo sabendo que essas modalidades se influenciam mutuamente, há poucas pesquisas voltadas para essa temática com crianças em fase inicial. Muito foi revelado sobre a aquisição por meio de Teberosky, que se deteve nas análises das reflexões da criança sobre sua escrita, seus rabiscos. Diante dessa constatação e tendo consciência da inserção da criança na cultura digital, essa pesquisa tem por objetivo analisar reflexões de crianças no segundo ano da alfabetização, sobre suas produções textuais em ambientes tecnológicos, para possibilitar uma melhor compreensão da reflexão da criança sobre os próprios textos, em ambientes tecnológicos. Teoricamente, buscaremos suporte, sobretudo, em Bakhtin (1929,1995), Soares (2006), Antunes (2009) e Rojo (2012, 2013), Schneuwly (2004)para concepção de língua e de letramento, e nas obras de Santaella (2003, 2004, 2007, 2013), Frade (2015), Moran (2013) e Ribeiro (2016) para o diálogo com as mídias digitais. Metodologicamente, selecionaremos 3 histórias da literatura infantil no youtube para que 12 crianças, do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas assistam para reconto das histórias em tabletes. Após escuta e reflexão sobre seu texto oral, as crianças irão transpor para a escrita, no computador, com oportunidade de nova reflexão e refacção do texto escrito. O produto final será editado em vídeos para divulgação em sala de aula. Espera-se que as descobertas, sobre a reflexão da criança sobre todo o processo de construção e de retextualização de textos orais para os escritos, tragam contribuições para um trabalho efetivo e atual em salas de alfabetização.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evanilde Benedito

Ciências Biológicas

Ecologia
  • alfabetização científica e os problemas ambientais locais: alunos pesquisadores na escola
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 12/08/2019-31/12/2021
Foto de perfil

Eveline Bischoff

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • obtenção de grafeno por esfoliação em líquido e aplicação em nanocompósitos poliméricos
  • A produção de grandes quantidades de grafeno permite a sua aplicação na indústria de polímeros, para a obtenção de nanocompósitos. Esses materiais vêm sendo utilizados em soluções tecnológicas, com aplicação na eletrônica (por exemplo, baterias de melhor rendimento e células solares de maior eficiência), na defesa (barreiras a ondas eletromagnéticas e blindagem), nos produtos domésticos (eletrodomésticos com carcaças mais resistentes) e em automobilística (aplicação de materiais leves e mais resistentes), entre outros setores. O presente projeto de pesquisa pretende desenvolver nanocompósitos poliméricos utilizando grafenos produzidos por exfoliação em líquido, por técnicas que estão sendo estudadas em nosso grupo de pesquisa. Além disso, viemos realizando pesquisas na área de nanocompósitos com grande número de publicações em periódicos e congressos internacionais, com depósito de várias patentes. Os nanocompósitos de epóxi com grafeno já vêm demonstrando aplicabilidade em substituição aos nanocompósitos com nanotubos de carbono, devido a sua maior resistência mecânica. Da mesma forma, compósitos de epóxi e fibra de carbono, apesar da rápida aceitação em diversas indústrias, apresentam elevado custo relacionado. Sendo o método aqui proposto de menor custo, seu desenvolvimento pode levar a produção de veículos mais seguros, equipamentos de proteção individual mais leves e resistentes e blindagem balística mais acessível às forças de segurança. Outros efeitos já relatados pelo uso de grafeno como carga é o de retardar a propagação de chamas em peças e componentes, como inibidor de corrosão em aços, como escudos para interferência de ondas eletromagnéticas, como forma de elevar a condutividade térmica e a conditividade elétrica, proteção balística, como barreira à radiação ultravioleta e como aumento da resiliência. Entretanto, em todos esses estudos, a pequena quantidade de grafeno disponível e sua baixa qualidade limitaram as propriedades dos nanocompósitos obtidos. Desse modo, buscamos aliar as técnicas recentes que desenvolvemos para a produção de grafeno em líquido com a incorporação em resina epóxi para obter resultados superiores. Pretende-se produzir um nanocompósitos polimérico com ganhos em propriedades térmicas, mecânicas e elétricas, visando à aplicação em produtos tecnológicos diversos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Eveline Teixeira Caixeta

Ciências Agrárias

Agronomia
  • abordagens ômicas integradas para obtenção de cultivares de café com resistência durável a ferrugem
  • A ferrugem do cafeeiro, causada por Hemileia vastatrix, é considerada a principal doença dessa cultura. O uso de variedades resistentes consiste na melhor alternativa para o seu controle por ser eficiente, econômico e sustentável. No entanto, a obtenção de cultivares com resistência durável tem sido um constante desafio para os melhoristas, devido a rápida suplantação da resistência. Dessa forma, estratégias de genômica estrutural e funcional serão utilizadas com os seguintes objetivos: (i) Identificar genes do fungo relacionados à infecção que poderão ser alvos para controle da doença. (ii) Identificar genes do cafeeiro com potencial para serem incorporados em variedades visando resistência durável a ferrugem. O genoma do fungo e da planta, além do transcriptoma da interação, serão analisados em conjunto para a identificação de genes candidatos envolvidos com a resistência. Ferramentas in silico serão usadas para predição de proteínas no genoma do café e do fungo, bem como a rede de interações entre elas. As interações obtidas serão validadas por co-imunoprecipitação e co-imunolocalização. Proteínas selecionadas como potencialmente associadas a resposta de defesa do cafeeiro serão validadas por ensaios de PCR em tempo real, expressão heteróloga e Western Blotting. Anticorpos policlonais contra as proteínas validadas serão produzidos, e as mesmas, testadas como biomarcadores em teste rápido de Elisa. A identificação e caracterização de proteínas biomarcadoras de resistência poderá auxiliar na triagem rápida de cultivares resistentes para os programas de melhoramento, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de cultivares com resistência durável.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evelise Maria Nazari

Ciências Biológicas

Morfologia
  • respostas celulares induzidas pela exposição à radiação ultravioleta-b em embriões de macrobrachium olfersii : novos biomarcadores de contaminação aquática
  • A presente proposta contempla a problemática sobre a crescente incidência da radiação ultravioleta B (UVB; 320 - 290 nm) na superfície terrestre, em decorrência das alterações na camada de ozônio. Nas últimas três décadas, muitos estudos têm sido realizados para investigar os efeitos da radiação UVB, principalmente nos olhos e na pele humana. Tais estudos têm demonstrado que, dependendo da dose recebida, a radiação UVB causa efeitos adversos, como queimaduras, envelhecimento precoce da pele, câncer de pele e catarata. Além de comprometer a saúde humana e os organismos terrestres, a radiação também tem energia para penetrar nos ambientes aquáticos, a profundidades que variam de 20 a 50 m, conforme a transparência da água. Assim, os organismos aquáticos também são alvo da radiação UVB. Os trabalhos que investigam os efeitos da radiação UVB enfocam principalmente os efeitos sobre os organismos adultos, sendo escassas as informações a respeito da ação desta radiação sobre os embriões. No entanto, é sabido que embriões e as larvas apresentam maior suscetibilidade à ação de agentes externos nocivos, quando comparados aos adultos. Embora este seja um conhecimento consolidado, há uma disponibilidade muito menor de trabalhos sobre os efeitos da radiação UV em embriões de diferentes espécies, principalmente de espécies aquáticas. Considerando esse breve panorama, o presente projeto propõe avaliar as respostas celulares decorrentes da exposição à radiação UVB, utilizando embriões do camarão de água doce Macrobrachium olfersii como modelo experimental. Esses organismos habitam ambientes de águas claras e rasas, onde a radiação UVB penetra com facilidade e com a mesma energia que chega à superfície terrestre. A escolha desses embriões como modelo de estudo é justificada pela importância dos camarões de água doce para a manutenção da dinâmica dos ambientes onde vivem, pois são detritívoros e participam da cadeia alimentar, atuando na ciclagem de energia dos ambientes de água doce. Desta forma, o estudo dos efeitos da radiação UVB sobre estes embriões poderá contribuir significativamente para o incremento e aprimoramento dos conhecimentos atuais acerca dos efeitos induzidos pela radiação UVB. Trabalhos prévios realizados pela equipe proponente demonstraram que a radiação UVB induziu importantes alterações morfológicas nos embriões, além de comprometer a proliferação e a morte das células embrionárias. Contudo, ainda se desconhece os mecanismos pelos quais as células respondem ao insulto da radiação UVB. Desta forma, o objetivo do presente projeto é investigar as respostas das células embrionárias de M. olfersii expostas à radiação UVB, enfocando a dinâmica do ciclo celular, as possíveis vias de indução à apoptose, ocorrência de danos à organelas celulares e aos processos de fusão/fissão/biogênese mitocondrial e mitofagia. Propõe-se para tal, a realização de um repertório diversificado de metodologias, que permitirão compreender de um modo mais abrangente e integrado, as respostas celulares frente ao insulto promovido pela radiação UVB. Considerando o amplo escopo deste projeto, algumas questões são propostas: (i) Quais os genes e proteínas do ciclo celular são recrutados após o insulto da radiação UVB? (ii) Quais os genes e proteínas envolvidos na indução à apoptose após a exposição à radiação UVB? (iii) A radiação UVB é capaz de comprometer os genes envolvidos na dinâmica de fusão/fissão/biogênese mitocondrial? (iv) A radiação UVB é capaz de alterar a morfologia mitocondrial e induzir a mitofagia? (v) Considerando que a radiação UVB causa dano ao DNA genômico, é possível que esta radiação comprometa também o DNA mitocondrial? Essas são questões fundamentais, considerando a escassez de estudos sobre os efeitos da radiação UVB sobre os mecanismos celulares inerentes ao desenvolvimento embrionário de espécies aquáticas. Os dados obtidos contribuirão para a proposição de novos biomarcadores como ferramentas em um protocolo de embriotoxicidade para monitorar os efeitos da exposição à radiação UVB. O presente projeto tem ainda como meta, contribuir para a consolidação da linha de pesquisa em “Embriotoxicidade e toxicidade celular”, conforme o Diretório de Grupos CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/), contribuindo igualmente para o fortalecimento da linha de pesquisa em “Embriotoxicidade, Citotoxicidade, Genotoxicidade” do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (M/D)/UFSC, no qual estou credenciada como docente do corpo permanente, orientadora de mestrado e doutorado (http://pbcd.ufsc.br/linhas-de-pesquisa/).
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evelise Roman Corbalan Góis Freire

Engenharias

Engenharia Civil
  • fluidodinâmica computacional aplicada na otimização de equipamentos em estações de tratamento de água usando software livre openfoam.
  • Otimizar o processo de captação e purificação de água para abastecimento de uma estação de tratamento é de extrema importância para suprir a necessidade de uma determinada população atendida, sempre levando em conta o crescimento dessa população. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) dispõe de uma estação de tratamento de água (ETA) própria, instalada em 1991. Hoje, com o aumento da população universitária, há uma maior demanda por água tratada. Entretanto, o aumento de vazão pode alterar a eficiência do tratamento. Assim, o objetivo deste projeto é utilizar a fluidodinâmica computacional como meio para otimizar equipamentos de estações de tratamento de água, como floculadores e decantadores. A otimização será feita através de propostas de modificações na geometria destes equipamentos. Essas modificações devem proporcionar condições hidráulicas que favoreçam o processo de tratamento, como controle dos gradientes de velocidade por exemplo, evitando zonas mortas e quebra de flocos. Para isso, O OpenFOAM® será utilizado, por sua livre licença de operação, além de proporcionar solução robusta e confiável para as Equações Governantes do escoamento. Espera-se, com isso, propor mudanças que melhorem a eficiência deste tipo de equipamento, reaproveitando ao máximo as condições de funcionamento já em execução.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Evelyn Goyannes Dill Orrico

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • impacto da ciência de alimentos na bioeconomia: valorização de resíduos agroindustriais e alimentos não convencionais para obtenção de compostos bioativos e de interesse biotecnológico
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 08/01/2020-08/01/2025
Foto de perfil

Everaldo Almeida do Carmo

Indefinido

Indefinido
  • iii feira de ciências e tecnologias educacionais da mesorregião do baixo amazonas-pará (iii fecitba-pa).
  • O projeto da III FECITBA visa auxiliar professores e alunos na elaboração e execução de projetos de investigação de caráter científico e tecnológico a serem desenvolvidos, preferencialmente, em escolas públicas da Mesorregião do Baixo Amazonas-PA. A orientação por parte dos professores visa estimular jovens talentosos a seguirem carreira tecnico -científica e a docência nessa áreas, em especial as meninas, tendo a FECITBA como processo de culminância. Os munícipios serão assistidos com oficinas de capacitação de agentes multiplicadores, que ocorrerão em três momentos, visando formar multiplicadores que, apoś a realização das feiras escolares, selecionarão os trabalhos para a feira que ocorrerá em Santarém. Para isso contaremos com o apoio das secretarias municipais de educação e da Unidade Regional de Educação para a realização do projeto.
  • Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
  • 05/02/2020-28/02/2021
Foto de perfil

Everaldo Zonta

Ciências Agrárias

Agronomia
  • solos frágeis: emprego de plantas de cobertura e fertilizantes organominerais como estratégia para melhoria da fertilidade
  • Solos arenosos apresentam um elevado grau de suscetibilidade à erosão eólica, quando comparados com os solos de textura média e argilosa, além de apresentarem baixa reserva de nutrientes, presença de alumínio e baixos teores de carbono orgânico, o que faz com que possuam uma capacidade de troca catiônica reduzida e favorecimento da lixiviação dos elementos mais móveis do solo, o que culmina com baixas produtividades. Particularmente, na atualidade tem despertado preocupação pois são considerados “solos frágeis”. Estudos mostram que mesmo em sistema de cultivo orgânico, com contínua adição de matéria orgânica, há grande dificuldade para aumentar o conteúdo de carbono orgânico, o que melhoraria consideravelmente as características químicas, físicas e biológicas destes solos. O presente projeto tem como objetivo geral estudar o efeito do uso de plantas de cobertura, seguido do plantio direto e uso de fertilizantes organominerais oriundos de tortas de oleaginosas enriquecidos com fósforo para aumentar sua resiliência destes dos solos arenosos. Para atender aos objetivos geral e específicos, foram idealizadas três atividades: a atividades 1 (Desenvolvimento de fertilizantes organominerais com fósforo a partir de resíduos de oleaginosas), em que a proposta é desenvolver e testar os fertilizantes organominerais; a atividade 2 (Plantas de cobertura do solo para plantio direto de hortaliças em sistemas orgânicos de produção), que tem como proposta selecionar espécies de plantas de cobertura adequadas à região, bem como estudas os seus efeitos nas plantas sucessoras; e a atividade 3 (Plantio direto de oleáceas e adubação com fertilizantes organominerais em sistema orgânico de cultivo) em que serão testadas as espécies de cobertura mais promissoras e diferentes doses de fertilizantes organominerais mais promissores, definidos respectivamente nas atividades 1 e 2. As atividades 1 e 2 acontecerão concomitantemente nos dois primeiros anos de vigência do projeto e a atividade 3 acontecerá no terceiro ano. Os experimentos das atividades 2 e 3 serão conduzidos em uma propriedade familiar que adota o cultivo orgânico de alimentos, nas proximidades da UFRRJ. Espera-se que sejam obtidos resultados positivos quanto a produtividades das espécies utilizadas nos experimentos, bem como, e principalmente, aumentos significativos nos teores de carbono orgânicos do solo e consequente melhoria nas características edáficas de interesse agrícola.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Everardo Magalhaes Carneiro

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • análise do mecanismo de ação do tudca sobre a função mitocondrial e integridade das membranas associadas à mitocôndria (mam) de ilhotas pancreáticas submetidas à restrição de aminoácidos em associação com ácidos graxos
  • A desnutrição é uma desordem metabólica que acomete cerca de 795 milhões de indivíduos em todo o globo, sendo decorrente da redução no aporte energético ou nutricional em uma determinada fase de vida. É sabido que a deficiência nutricional, durante o desenvolvimento e maturação, gera perturbações na comunicação, biogênese e função mitocondrial em diferentes tecidos de roedores e humanos, levando ao desequilíbrio do controle glicêmico e ruptura na homeostase energética, predispondo ao desenvolvimento da obesidade e Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2) na fase adulta. Nosso laboratório possui uma sólida linha de investigação, utilizando a restrição de aminoácidos, simulando um processo de desnutrição. Além disso também usamos a suplementação com o aminoácido taurina e derivados como TUDCA, objetivando a busca por alvos terapêuticos para tratamento destes distúrbios. O TUDCA, formado a partir da associação do UDCA a taurina, já demonstrou aumentar a biogênse mitocondrial e sobrevivência celular, e reduzir o estresse de retículo em diferentes tipos celulares. Além disto, foi observado que a administração de TUDCA preservou a morfofunção das células beta;, normalizando a secreção de insulina e aumentando a sensibilidade deste hormônio tanto em roedores quanto humanos obesos. Contudo, a ação terapêutica do TUDCA ainda não foi avaliada em roedores com obesidade desenvolvida posteriormente ao processo de desnutrição. Portanto, neste projeto caracterizaremos a ação do TUDCA, in vitro, sobre a função mitocondrial e integridade da MAM e seu potencial impacto terapêutico em ilhotas pancreáticas submetidas à restrição de aminoácidos em associação com ácidos graxos. A partir da caracterização das ações efetivas deste ácido biliar, in vitro, poderemos extrapolar para o modelo in vivo no desenvolvimento de uma possível ferramenta terapêutica com foco no controle e/ou tratamento da obesidade e comorbidades, quando da associação entre desnutrição e dieta rica em gordura.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Everardo Valadares de Sa Barretto Sampaio

Ciências Agrárias

Agronomia
  • implantação de rede de sítios de pesquisas ecológicas de longa duração no bioma caatinga
  • A pecuária é a principal atividade antrópica no bioma Caatinga. As alterações ecológicas que ela causa são, via de regra, de curso temporal lento, fazendo com que muitas sejam imperceptíveis quando analisadas na escala temporal convencionalmente praticada em pesquisas ecológicas no Brasil. Análises sistêmicas e especializadas de forma a permitir avaliações regionais da frequência, magnitude e intensidade das perturbações são imprescindíveis para adoção de práticas mais sustentáveis de manejo dos ecossistemas. Medir o impacto da herbivoría nos ciclos naturais de um ecossistema requer desenhos experimentais específicos para acompanhamento por longos períodos na mesma unidade experimental. Atualmente, na Caatinga, o número de estudos de longa duração é muito pequeno. A presente proposta foi elaborada por uma equipe que inclui vários grupos de pesquisa, de diferentes instituições, dedicados a temas relacionados ao uso sustentável do bioma Caatinga e visa obter recursos para garantir a implantação e acompanhamento inicial (três primeiros anos) da primeira rede de parcelas permanente para estudos ecológicos em áreas de uso pecuário no bioma Caatinga. O projeto contempla a implantação de 14 unidades experimentais objetivando o monitoramento dos efeitos da pecuária em uma análise de longa duração, sendo nove em Pernambuco, oito instaladas nas estações experimentais do Instituto Agronômico de Pernambuco e uma em Petrolina, no campo experimental da Embrapa Semiárido, acompanhadas por equipes destas instituições e da UFPE, ITEP e UFRPE. Adicionalmente, serão implantadas mais quatro unidades, no Ceará (UFC), Paraíba (APNE), Alagoas (UNEAL) e Sergipe (UFS). A proposta tem prazo para implantação e acompanhamento das parcelas durante 3 anos, mas elas foram desenhadas para analises ecológicas de longo prazo. Cada unidade consiste de parcelas de 625m2 em áreas de Caatinga densa e aberta (duas parcelas, com e sem exclusão de animais, em cada), e de pastagem (três parcelas, uma sem exclusão e duas com sendo uma cortada periódicamente e a outra para regeneração). Em cada parcela serão monitoradas as dinâmicas sazonais da fitossociologia e do acúmulo de biomassa total (incluindo necromassa e serapilheira) e forrageira, a fixação biológica de nitrogênio e as concentrações de C e N e as alterações na biologia dos solos. Também serão coletados dados agrometereológicos através do desenvolvidos e calibração de sensores climáticos de baixo custo,que permitirão ampliar a rede de dados climáticos coletados pelo projeto. Será criado um banco de dados espectrais de solos e biomassa da Caatinga e suas variações na refletância em função da fitossociologia, estádio fenológico e particularidades edafoclimáticas. Os dados coletados através dessa rede multidisciplinar e interinstitucional subsidiarão a criação de um repositório de informações agrometeorológicas, fitossociológicas e espectrais do bioma Caatinga, em especial em áreas utilizadas como pastagem. Tais informações permitirão a formação de um banco de dados ecológicos harmônicos e sistematizados com coordenadas geográficas precisas que poderão ser cruzadas a fim de permitir uma visão espacializada dos fluxos biogeoquímicos e estoques de biomassa total e forrageira no bioma Caatinga. A proposta inclui o principal grupo de pesquisadores do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC), financiado pelo Edital INCT 16/2014, que agrega outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais e que tem conduzido um diversificado conjunto de pesquisas sobre manejo de recursos hídricos, produção agropecuária e ciclagem biogeoquímica no Bioma Caatinga.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022