Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Julio Cezar Mairesse Siluk

Engenharias

Engenharia de Produção
  • sistemas de mensuração de desempenho para a gestão do desenvolvimento de mercado em áreas estratégicas
  • A avaliação de desempenho está voltado para o desenvolvimento de sistemas de mensuração capazes de medir a eficiência e eficácia de atividades organizacionais. Essas atividades impactam diretamente na competitividade de negócios que é intensificada pelas mudanças no comportamento da sociedade e consequentemente nas transformações que ocorrem relativas às demandas de mercado. Os indicadores de desempenho, por sua vez, são variáveis de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão e na elaboração de planos de ação, de modo que exercem importante função no desempenho de companhias ou de setores. Desse modo, este projeto possui como objetivo geral desenvolver modelagens de mensuração de desempenho para gestão da competitividade das diferentes etapas do desenvolvimento de mercados em áreas estratégicas como, setor industrial e setor de energia elétrica nacional. Com abordagem qualitativa e quantitativa o estudo atingirá seu resultado desenvolvendo as etapas metodológicas delineadas no presente projeto com o intuito de atingir uma maior concepção dos elementos que motivam a competitividade. Além de publicitar os resultados obtidos, o presente projeto conta com apoio e parceria de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento das ações no desenvolvimento de sistemas de mensuração de desempenho inovadores e facilitadores na solução de problemas no processo de tomada de decisão.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 15/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Julio Elias Normey Rico

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • controle avançado e otimização para sistemas de energia renovável com armazenamento de hidrogênio
  • A geração eficiente e o consumo balanceado de energia, assim como o uso de fontes renováveis, são fatores relevantes para o desenvolvimento sustentável. Dentro da área de energias renováveis, este projeto se orienta à produção de hidrogênio (H2) a partir de fontes de energia renovável e à otimização da sua utilização em microrredes. A utilização de energias renováveis para a produção de H2 possibilita a projeção deste combustível para um futuro sustentável. Além disso, a inserção do H2 em microrredes permite flexibilizar seu sistema de armazenamento, o que tem como consequência um aproveitamento mais eficiente da energia produzida. Os fatores que mais favorecem o desenvolvimento de tecnologias para este tipo de sistemas são o baixo impacto ambiental e a abundância de recursos energéticos renováveis do Brasil. Existe um grande potencial para a utilização de hidrogênio nas microrredes, mas a operação desses sistemas é complexa, devido à variabilidade das fontes de energia renovável e da carga. Assim, o uso de estratégias de controle e otimização avançadas é importante para maximizar a eficiência desses sistemas e torná-los mais competitivos em relação aos combustíveis fósseis. Ainda, uma vez desenvolvidas conceitualmente, as estratégias de controle e otimização devem ser implementadas em plataformas de hardware específicas e utilizando algoritmos rápidos e eficientes, que cumpram com os requisitos de tempo real da microrrede. Assim, este projeto propõe: (i) desenvolver um protótipo nacional para geração de hidrogênio renovável baseado na tecnologia da eletrólise da água; (ii) elaborar estratégias de controle e otimização para uma microrrede com múltiplos vetores energéticos renováveis e cargas controladas e não controladas; (iii) desenvolver um sistema com hardware e software específico para o controle e otimização da microrrede; (iv) divulgação dos resultados em veículos especializados e motivar o setor industrial brasileiro para explorar os resultados do projeto.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Julio Elito Junior

Ciências da Saúde

Medicina
  • tratamento conservador da gravidez ectópica na cicatriz da cesárea com injeção local de metotrexato guiada por ultrassonografia transvaginal versus quimioembolização via artéria uterina: estudo prospectivo randomizado.
  • A gravidez ectópica é a principal causa de morte materna no 1º trimestre da gestação. A localização mais frequente é a tubária (92%) e as não tubárias (cicatriz de cesárea, cervical, intersticial, ovariana e abdominal) representam 8% dos casos. A gravidez ectópica na cicatriz de cesárea (GECC) apresentou aumento nos últimos anos devido o excesso de cesarianas realizadas. É uma condição que acarreta morbi/mortalidade materna. A infiltração do trofoblasto na parede uterina na cicatriz da cesárea pode ocasionar ruptura uterina no 1º trimestre da gravidez.O tratamento é a histerectomia que compromete o futuro reprodutivo.Os tratamentos conservadores descritos são a curetagem, histeroscopia, tratamento com metotrexato (MTX) ou a embolização das artérias uterinas. A presença de embrião vivo é fator de insucesso para o tratamento sistêmico com MTX.A injeção de MTX guiada por ultrassonografia (US) transvaginal apresenta melhores resultados. Apesar de existirem várias opções de tratamento para GECC, ainda não existe consenso na literatura. A hipótese de avaliar se o tratamento conservador com injeção local de MTX guiada por US transvaginal e a quimioembolização das artérias uterinas são eficazes e seguros na resolução da gravidez ectópica, com baixo risco de sangramento e manutenção do útero. Até o momento não foi realizado estudo com este desenho neste subgrupo da GECC.O objetivo deste estudo é comparar a eficácia do tratamento conservador nos casos de GECC com embrião vivo por duas técnicas diferentes de tratamento: injeção local de MTX guiada por ultrassonografia transvaginal e a quimioembolização da artéria uterina. Nas abordagens cirúrgicas como a curetagem, o risco de insucesso devido a hemorragia é aumentado frente a presença de embrião vivo. As técnicas que serão utilizadas apresentaram resultados favoráveis em série de casos, no entanto, existe a necessidade de estudo randomizado com maior casuística que trará evidências científicas para o tratamento da GECC.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Julio Louzada

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • hiperfrag: ecologia e conservação em paisagens hiper-fragmentadas da mata atlântica sob uma perspectiva multitaxa
  • Estudos sobre os efeitos da fragmentação/substituição de florestas tropicais sobre a biodiversidade são centrais na ecologia. Estes dois processos são os responsáveis tanto pela perda quando pela introdução de espécies em nível de paisagens. Os múltiplos fatores que afetam tanto as espécies nativas quanto as pragas/invasoras atuam de maneira sinérgica, podem se manifestar em cascatas de efeitos e serem afetados pelo grau de fragmentação do sistema. Pouco se conhece sobre sua atuação em paisagens hiper-fragmentadas como a Mata Atlântica, onde mais de 60% dos fragmentos tem menos de 10 ha. O objetivo deste projeto será avaliar os efeitos diretos e indiretos da hiper-fragmentação e substituição de habitat, em escala local e de paisagem, sobre 10 grupos taxonômicos (árvores, mamíferos, aves, besouros rola-bostas, besouros predadores das famílias Carabidae, Cicindelidae e Histeridae, formigas, parasitóides e aranhas) a fim de responder sobre o valor de conservação, incidência de espécies invasoras e pragas e sobre a congruência de resposta e valores críticos de vegetação nativa e demais usos do solo da paisagem. Para isso, serão selecionados 70 areas dos usos do solo mais comuns da região sul de Minas Gerais, inseridos em paisagens com diferentes configurações, formando um continuo de alteração. Em cada área serão amostrados a vegetação nativa, os mamíferos volantes de médio e grande porte, as aves, os insetos e será avaliada a ocorrência de pragas agrícolas, inimigos naturais e de espécies vegetais invasoras (exóticas ou nativas). Nossos resultados permitirão elucidar os processos responsáveis pela desestruturação de comunidades nativas e de ocorrência de pragas/inimigos naturais e espécies invasoras em áreas antrópicas nestas paisagens. Isso permitirá o mapeamento e projeção espacial dos pontos críticos de intervenção e a maior efetividade nas tomadas de decisão visando o manejo e conservação de paisagens modificadas pelo homem na Mata Atlântica.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Júlio Orestes da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • efeito das medidas de desempenho na determinação de bônus de gestores
  • Definir o desempenho que se espera atingir é um processo desafiador dentro das organizações, pois acionistas e gestores podem ter objetivos diferentes, o que dificulta o alinhamento de interesses. A avaliação de desempenho pode ser constituída de medidas que permitam direcionar esforços dos gestores em prol dos objetivos organizacionais. Ainda, é possível fazer uso de mecanismos de incentivos para reduzir as divergências, ao atrelar os incentivos ao resultado da avaliação. Assim, a escolha das medidas de desempenho, a forma como serão utilizadas para avaliar os gestores, e os incentivos fornecidos, são fatores que podem refletir no nível de esforço dos avaliados. Entretanto, mesmo estruturado, o sistema de avaliação de desempenho geralmente permanece incompleto, pois existem muitos aspectos do desempenho de um agente que não são explicitamente contratáveis. Para tentar corrigir isso, pode-se utilizar diferentes tipos de medidas de desempenho, como medidas financeiras e não financeiras, medidas objetivas e subjetivas, em que o uso combinado poderia afetar o desempenho gerencial de forma positiva ao permitir uma avaliação mais alinhada com a estratégia da empresa. Considerando que os tipos de medidas de desempenho irão refletir diferentes aspectos das estratégias e objetivos organizacionais, pretende-se verificar o efeito do uso de diferentes tipos de medidas de desempenho na determinação de bônus de gestores. Enfatiza-se as medidas não financeiras refletem aspectos importantes da estratégia da empresa em uma perspectiva futura e as medidas financeiras enfatizam o desempenho atual da empresa. As medidas de desempenho objetivas podem fornecer sinais ruidosos sobre o desempenho real dos gestores, que podem ser reduzidos a partir da utilização de medidas subjetivas, reduzindo a distorção entre incentivo e desempenho, possibilitando alinhar interesses. Para atingir os resultados desejados serão conduzidos experimentos que irão simular um ambiente de decisão de gestores.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 08/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Julliane Tamara Araújo de Melo Campos

Ciências Biológicas

Genética
  • compreendendo a relação entre adiponectina, função mitocondrial e reparo de dna em pacientes com lipodistrofias congênitas
  • As lipodistrofias genéticas constituem desordens metabólicas heterogêneas raras associadas à diminuição do tecido adiposo branco subcutâneo (TAS), a qual pode ser quase total ou parcial. A perda quase total de TAS desde o nascimento resulta na Lipodistrofia Generalizada Congênita (LGC), a forma mais severa das lipodistrofias. Por sua vez, a Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF) se caracteriza pela perda parcial de TAS na região glútea e dos membros desde a infância ou puberdade, associado ao acúmulo desse tecido na região da face, pescoço e intra-abdominal. Variantes patogênicas nos genes AGPAT2 e BSCL2 são mais comuns e estão relacionadas à LGC do tipo 1 e do tipo 2, respectivamente, enquanto variantes patogênicas nos genes LMNA e PPARG são mais comuns e estão relacionadas à LPF do tipo 2 e 3, respectivamente. Em geral, indivíduos com lipodistrofias apresentam hipertrigliceridemia, hiperglicemia, HDL-c diminuído, LDL-c aumentado e hipoadiponectinemia. Esses achados metabólicos são importantes desencadeadores de alterações na homeostase redox. A adiponectina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo e possui função cardioprotetora, antioxidante, anti-inflamatória e anti-apoptótica. Embora já esteja claro que indivíduos com lipodistrofias congênitas apresentem níveis reduzidos de adiponectina no plasma, é necessário investigar a influência dos níveis desse hormônio e seu papel antioxidante na patofisiologia das lipodistrofias congênitas mais prevalentes. Nesse contexto, esta pesquisa visa estudar os efeitos da variação dos níveis de adiponectina no desencadeamento do estresse oxidativo e do retículo endoplasmático, função mitocondrial, danos oxidados no DNA e na ativação da via de reparo de DNA BER em indivíduos com LGC e LPF. Dessa forma, este estudo abrirá novas possibilidades para uma possível reposição com o hormônio adiponectina, visando reduzir as complicações metabólicas e melhorar a expectativa de vida dos indivíduos com lipodistrofias congênitas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Júnia Maria Cheib Serra-Negra

Ciências da Saúde

Odontologia
  • racismo interpessoal e autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia
  • Compreender a manifestação e influência do racismo na empatia e autoconfiança sentidas pelo dentista durante a consulta odontopediátrica é fundamental para uma assistência holística centrada no paciente. O objetivo desta pesquisa é verificar os níveis de racismo interpessoal e de autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia. Participarão deste estudo transversal 720 alunos matriculados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes responderão a um questionário estruturado, disponível em formulário eletrônico, dividido em sessões. A primeira sessão direcionará a caracterização da amostra, através de autorrelato (gênero, cor da pele e período da graduação). Na segunda, serão exibidas fotos de uma menina branca, uma menina negra, um menino branco e um menino negro, e o respondente atribuirá os níveis de empatia e de autoconfiança sentidos por cada criança diante de um atendimento odontopediátrico fictício, em uma escala analógica de zero a dez, baseado apenas pela foto. A terceira sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Jefferson de Empatia, com 20 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 20 a 140. A última sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Racismo Moderno, que possui 14 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 14 a 98. Quanto maiores os escores, maiores os níveis de empatia e/ou racismo. Um estudo piloto para testagem da metodologia será conduzido a fim de, também, realizar o cálculo do poder do teste estatístico e identificar o tamanho mínimo amostral para esta investigação. As informações coletadas serão organizadas em software estatístico. Análise descritiva, bivariada e regressão robusta de Poisson serão realizadas (p<0,05).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 12/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Jurandir Pereira Filho

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • avaliação da eutrofização e eventos de hipoxia na região costeira centro-norte de santa catarina
  • A eutrofização e a deterioração da qualidade de água são fenômenos que vêm aumentando ao longo do mundo. O aporte de nutrientes e matéria orgânica para a região costeira, dependendo das condições oceanográficas, pode desencadear o processo, em regiões sujeitas à essa pressão. O litoral centro-norte de SC, concentra importantes balneários do estado, como Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Penha e Bombinhas. Essa região vem passando por uma grande expansão imobiliária, com aumento da urbanização e verticalização de boa parte dos principais municípios da região. A região também é marcada pela presença de importantes estuários do estado, com destaque para o estuário do Rio Itajaí e do Rio Camboriú. O Estuário do Itajaí representa a porção terminal da bacia do Itajaí, maior escoadouro da vertente leste do estado. A bacia hidrográfica do Itajaí drena uma área equivalente a cerca de 15% da área estado, onde está situado o Vale do Itajaí, importante polo econômico e industrial do estado. Esse panorama resulta em uma elevada carga de matéria orgânica e nutrientes que são transportados para a zona costeira. Essa situação é agravada nos meses de verão, em função do aumento do contingente populacional, relacionado ao turismo.A costa de SC já dá sinais de eutrofização, como a ocorrência eventual de florações de organismos fitoplanctônicos, potencialmente tóxicos (maré vermelha), a ocorrência grandes biomassas de organismos marinhos (algas, briozoários) na praia central de Balneário Camboriú (arribadas), fenômeno que vem aumentando desde 2004 e até casos de hipoxia em rios e estuários. Recentemente foi registrado na região costeira uma condição de hipoxia, no litoral centro-norte de SC. Nesse contexto, esse projeto tem o intuito de avaliar o fenômeno na região, a partir de campanhas de coleta de dados físico-químicos, químicos e oceanográficos na região costeira e o desenvolvimento de um modelo conceitual que explique o processo.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Juri Castelfranchi

Outra

Divulgação Científica
  • divulgação e deliberação: uma assembleia cidadã global sobre edição genética
  • O objetivo do presente projeto é a realização no Brasil de parte de um experimento global, que é, ao mesmo tempo, de pesquisa, divulgação científica e participação cidadã em C&T, e cujo objetivo foi por nós apresentado em publicação na revista Science (Dryzek et al, 2020): a Assembleia Cidadã Global sobre Edição de Genomas (“Global Citizens’ Assembly on Genome Editing: Connecting citizens, science and global governance”). As assembleias de cidadãos são processos deliberativos pensados para permitir que cidadãos se reúnam, discutam e aprofundem temas relevantes para a sociedade e as políticas públicas chegando a formular propostas políticas concretas. A aplicação de tais processos para temas ligados à regulação da investigação científica ou governança da inovação tecnológica remonta ao final do século XX, e temos hoje robustas evidências sobre as potencialidades e limitações de tais experimentos (Graham,S. Democratic Innovations. Cambridge Univ. Press, 2009). O projeto internacional em que a presente proposta brasileira se integra (globalca.org) prevê a realização de assembleias cidadãs em todos os continentes, cada uma sobre diferentes aspectos da edição genética, e a realização de uma assembleia global final, com cidadãos do mundo inteiro. Ao longo de uma imersão de 4 dias, os participantes serão atores de um processo de apropriação social da ciência e democracia deliberativa. Discutirão materiais de divulgação científica e terão debates com especialistas, sendo encarregados de identificar, em sua perspectiva, os desafios éticos e políticos da edição genética e propor princípios globais para a governança dessa área que tem um grande potencial para a transformação da vida no planeta. A divulgação científica, além de ser parte central deste processo de apropriação social e deliberação em C&T, também será um dos produtos finais do experimento: a assembleia global se tornará um filme de divulgação científica (https://vimeo.com/417090291).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 14/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Juscelio Pereira da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • efeitos da pandemia de covid19 na saúde clínica e funcional de pessoas idosas da atenção primária à saúde da região sul de minas gerais.
  • O mundo passa por grave crise sanitária devido ao surgimento de um novo coronavírus e declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde. O atual cenário condiciona uma série de implicações negativas no âmbito social, econômico e da saúde. As consequências da pandemia por COVID 19 são ainda mais preocupantes entre idosos, que fazem parte do grupo de risco e apresentam maior risco de complicações e gravidade pela COVID-19. Muitos idosos ficaram sem acesso aos serviços de saúde, inclusive na atenção primária à saúde (APS), ou pela suspensão dos serviços ou pelo distanciamento físico e social imposto pela pandemia por COVID-19. As restrições sociais e medidas de distanciamento físico impostas pela pandemia representam um grande problema para as pessoas idosas, pois podem trazer consequências graves para saúde física e mental. Assim, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas para avaliar e monitorar a influência da pandemia na saúde da população idosa, já fragilizada pelo processo do envelhecimento. A hipótese é que a saúde dos idosos no âmbito da APS seja afetada negativamente pela pandemia por COVID-19. O objetivo da pesquisa será investigar a saúde clínica e físico-funcional de idosos da APS e verificar a existência de associações com marcadores específicos da pandemia e com dados da literatura antes pandemia. O distanciamento físico e social, associado a restrições nos cuidados de saúde, durante e após a pandemia por COVID 19, favorecem a redução da mobilidade, descondicionamento, sedentarismo, déficits funcionais, risco de quedas, alterações do humor, ansiedade, sintomas depressivos e outros efeitos adversos de saúde. A amostra será constituída por idosos da APS de municípios da Região do Sul de Minas Gerais. Os dados serão obtidos por questionário estruturado multidimensional e aplicação de instrumentos e escalas, válidos e confiáveis para avaliação da saúde da população idosa.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 05/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Jussara de Loiola Araújo

Ciências Humanas

Educação
  • o que acontece com professores que realizam atividades de modelagem matemática: narrativas de experiências no brasil e na colômbia
  • Em atividades de modelagem matemática na educação matemática, os professores propõem aos estudantes que busquem compreender situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento – escolhidas pelo professor, pelos alunos ou por meio de negociações entre eles – ou resolver problemas próprios dessas situações, utilizando o conteúdo matemático que eles já conhecem ou que se deseja que venham a aprender. A literatura vem apresentando relatos de experiências e de pesquisas que descrevem potencialidades de práticas de modelagem quando comparadas às aulas tradicionais de matemática. Por outro lado, são notórios, nessa mesma literatura, os obstáculos, as dificuldades e os desafios enfrentados e as resistências apresentadas por professores ao desenvolverem atividades de modelagem, ou mesmo quando vislumbram a possibilidade de realizar tais atividades. Considerando esse quadro aparentemente paradoxal, o objetivo neste projeto é compreender a experiência de professores que ensinam matemática e que se propõem a realizar atividades de modelagem. O foco está na experiência mesma do professor, en lo que le pasa, e tal experiência pertence apenas a quem a vivencia. O principal recurso metodológico utilizado serão as entrevistas narrativas das experiências: um dispositivo de produção e análise de dados cujo principal foco são as experiências humanas. Os participantes da pesquisa serão professores que ensinam matemática e que problematizam sua prática, considerando a possibilidade de realizar atividades de modelagem. Pretendemos contar com a participação de cerca de dez professores que atuam na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde se localiza a Universidade Federal de Minas Gerais. Este projeto é um ramo de um projeto mais amplo, parte de um convênio marco que envolve também a Universidade Federal de Uberlândia, campus Ituiutaba (Minas Gerais, Brasil), a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad Pedagógica Nacional, as duas últimas em Bogotá, Colômbia.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Jussara Marques de Almeida

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • compartilhamento de conteúdo tóxico em mídias sociais: análise, detecção e explicabilidade(toxicdex)
  • O compartilhamento de conteúdo tóxico é tema de vários estudos, motivados pelo impacto negativo desta prática nos usuários e na sociedade. Conteúdo tóxico aqui se refere àquele que, direta ou indiretamente, causa desconforto ou perigo a usuários ou ao público geral, ou que viole legislações vigentes, tais como desinformação, discurso de ódio e propagandas eleitorais fora de época (crime pela lei brasileira). Técnicas de detecção de conteúdo tóxico, baseadas em aprendizado de máquina, geralmente consideram domínios específicos (e.g., política, conteúdo em inglês), explorando padrões que podem não generalizar para outros cenários. Tratadas como caixa preta, elas também carecem de explicações sobre como a detecção foi feita. De fato, agregar explicabilidade a aprendizado de máquina é um tema em aberto, com soluções limitadas. Porém, explicações que indiquem quais evidências levaram à detecção podem contribuir para: entendimento fundamental do fenômeno, em especial em cenários pouco estudados; conscientização dos usuários, ajudando no combate à prática; e confiança dos usuários nas aplicações, que podem usar as explicações na tomada de decisões consistentes e transparentes sobre possíveis punições. Este projeto aborda a detecção de compartilhamento de conteúdo tóxico em plataformas de mídia social. Serão investigadas soluções baseadas em aprendizado de máquina para cenários atuais e ainda pouco estudados - desinformação na saúde e propaganda política fora de época, conteúdo em português - explorando atributos (individuais e de rede) que caracterizam o contexto particular de cada usuário. Serão desenvolvidas explicações consistentes e informativas,com visualizações fáceis de interpretar. A equipe tem experiência no tema, com muitas publicações que provêem os fundamentos desta proposta. Esta partirá da coleta de dados públicos e mineração de padrões para guiar o desenvolvimento das soluções. Reuniões periódicas da equipe serão feitas para acompanhamento de progressos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Kadigia Faccin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • avaliação das capacidades locais para a promoção de ecossistemas de inovação urbanos: estudo comparativo entre brasil e frança
  • As cidades têm passado por uma mudança de paradigma, no qual não cabe mais o modelo que transformou pequenas cidades em metrópoles, potencializando fenômenos como desemprego, desigualdade social e violência. O novo paradigma reforça a importância das cidades como catalisadoras do desenvolvimento sócio-econômico, através da relevância de características como sustentabilidade, conectividade, inclusão, colaboração e diversidade. Assim, as cidades devem encontrar trajetórias adequadas e se tornar ecossistemas de inovação urbanos. Tais ecossistemas possuem capacidades locais específicas, que garantem que o conhecimento flua facilmente nas interações e colaborações entre diferentes atores, para criar inovação e riqueza sustentável, apoiada por estruturas institucionais flexíveis, governança participativa e infraestrutura digital verde. As capacidades locais são uma combinação da infraestrutura, recursos naturais, história, dotação institucional, conhecimento e habilidades; que fornecem oportunidades para fazer novas combinações que dão origem a novas atividades que são fontes de inovação e desenvolvimento sustentável. Diante disto, o objetivo deste projeto é criar uma ferramenta para avaliar as capacidades locais em cidades para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação urbanos. Tal objetivo tem estreita ligação com as áreas estratégicas definidas pelas portarias do MCTI 1122 de 2020 e com o ODS 11 da ONU. Para isso, por meio de estudos quanti-quali, será desenvolvido um modelo teórico-conceitual para avaliação de capacidades locais, cuja concepção depende, por exemplo, do entendimento de como as mudanças na estrutura econômica do local acontecem, quais tipos de mudanças levam ao aumento dos indicadores de inovação local, quais capacidades suportam a formação destes ecossistemas. A ferramenta poderá suportar decisões de formuladores de políticas públicas, e demais orquestradores de iniciativas de promoção ao desenvolvimento sustentável, baseado na inovação.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Kalinca Leia Becker

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • a importância da família e da gestão escolar na promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
  • A literatura econômica recente estabelece que o comportamento do indivíduo é conjuntamente moldado por suas capacidades e motivações, bem como pelos incentivos que recebe do meio no qual está inserido. As principais bases desse processo ocorrem nos primeiros estágios do ciclo de vida do indivíduo. No caso da alimentação é principalmente na infância e na adolescência que as preferências e hábitos são adquiridos, baseando-se na oferta e disponibilidade de alimentos proporcionados pela família, escola e demais ambientes frequentados pela criança. A alimentação inadequada na infância pode levar à obesidade e ao sobrepeso e aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças. Nesse sentido, estudos e diagnósticos precoces sobre alterações decorrentes de dietas consideradas não saudáveis podem contribuir para identificar os principais fatores de risco e para desenvolver políticas de saúde preventiva por meio da alimentação saudável. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o efeito das características da família sobre os hábitos alimentares dos jovens e as diferenças de consumo alimentar e de antropometria dos alunos de escolas públicas e privadas, por meio do método RIF (Recentered Influence Function), que permite generalizar a decomposição de Oaxaca-Blinder para qualquer ponto da distribuição. Além disso, outras contribuições deste trabalho são a utilização de uma base de dados como a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), de 2017-2018, que possui uma riqueza de informações sobre o consumo diário de macro e micronutrientes no domicílio e na escola.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 30/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Kaori Kodama

Ciências Humanas

História
  • história da mediação cultural das ciências no brasil: atores, práticas culturais e circulação do conhecimento científico, séculos xix e xx
  • Este projeto tem por objetivo realizar um levantamento e análise de um conjunto amplo de intelectuais mediadores, mulheres e homens, que atuaram na divulgação das ciências no Brasil. Neste sentido, essa pesquisa procurará investigar as características dessa mediação cultural dos vulgarizadores das ciências, bem como de educadores e intelectuais, que escreveram sobre ciência para públicos amplos, buscando refletir sobre as condições particulares em que se deu a disseminação da cultura científica na realidade brasileira. Nosso enfoque será principalmente dado a partir de agentes (intelectuais, jornalistas, médicos, professores) na imprensa brasileira, considerando-a correlacionada ao mercado editorial de livros e de revistas entre os séculos XIX e XX, uma vez que, na difusão dos conhecimentos, ela integrava e repercutia o circuito das coleções de livros e de bibliotecas. O propósito dessa pesquisa é dar maior visibilidade aos atores que ocuparam lugar fundamental na produção, na esfera cultural, de novas linguagens e de práticas culturais e de conteúdos sobre as ciências voltadas para um público amplo. Nesse conjunto diversificado de intelectuais mediadores, dentro de perfis sócio-profissionais e de papéis sociais variados, destacamos as mulheres, que, ainda que pouco conhecidas, tiveram participação em movimentos políticos e intelectuais de expansão da leitura. A principal contribuição historiográfica dessa pesquisa é realizar uma investigação mais profunda sobre a ciência na cultura geral, ou seu lado “público”, num período de institucionalização das ciências e de modernização crescente nos centros urbanos, com ênfase no Rio de Janeiro, entre as décadas finais do século XIX ao início do século XX, dialogando tanto com a historiografia das ciências mais recente, como com a história cultural e social. Como resultado do trabalho, será criado um site (wordpress, weebly ou WIX) sobre vulgarizadores das ciências e intelectuais públicos no Brasil do século XIX ao XX, onde serão depositados conteúdos elaborados a partir da pesquisa de levantamento de fontes e bibliografia armazenados em um banco de dados através do software gerenciador de referências Zotero.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 31/10/2021-31/10/2024
Foto de perfil

Karcius Day Rosario Assis

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • redes ópticas elásticas para o uso eficiente da largura de banda
  • O tráfego gerado pela Internet tem crescido a elevadas taxas amuais desde que começou a ser medido, passando a dominar as redes de comunicação já a partir da virada do século. No começo desta década, as redes ópticas elásticas foram apresentadas como o principal recurso para adiar a chamada crise da capacidade (“capacity crunch”) através do aumento da eficiência espectral. Para esse fim, são utilizadas duas estratégias básicas: a adaptabilidade à distância, através da capacidade de escolher o esquema de modulação espectralmente mais eficiente que seja capaz de prover a necessária imunidade ao ruído; e a flexibilidade na alocação de espectro ao usuário, de maneira a estabelecer caminhos ópticos com a capacidade o mais próximo possível da requerida, de forma a evitar desperdícios. A análise proposta neste projeto visa a investigar novas formas de gerenciamento e engenharia de tráfego para as arquiteturas futuras das redes ópticas elásticas com o propósito de prover uma melhor atribuição dos recursos da rede sob a consideração de tráfego estático e dinâmico, das imperfeições lineares e não lineares da camada física da rede, diversos modelos de transponders, formas de regeneração, a possibilidade de empregar multiplexagem inversa, e clientes com diferentes requisitos, como por exemplo o requerimento de proteção ou restauração de suas demandas de tráfego. Para isso, serão utilizados modelos matemáticos para o cálculo dos efeitos de camada física, técnicas de programação linear para o tratamento do tráfego estático e técnicas heurísticas e de inteligência computacional para lidar com os problemas de roteamento e alocação de espectro, provimento de proteção e restauração, particionamento do tráfego, posicionamento e atribuição de regeneradores, novos tipos de transponders e arquiteturas com fibras de vários núcleos ou com propagação por diferentes modos espaciais, dentre outras.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Karen Brajão de Oliveira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • variantes polimórficas nos genes il10, ctla4 e pdcd1 e expressão de mirnas: associação com risco, progressão e prognóstico no câncer de colo de útero
  • O desenvolvimento do câncer cervical depende da presença do papilomavírus humano (HPV). Ao longo da vida sexual a maioria das mulheres é infectada por algum tipo de HPV, contudo uma pequena porcentagem desenvolve o câncer. A regressão ou progressão das lesões depende da ação do sistema imunológico, que desempenha um importante papel na tumorigênese. Neste contexto destaca-se a inflamação crônica, que contribui para a iniciação do tumor. Assim, moléculas do sistema imune influenciam direta ou indiretamente as propriedades proliferativas e invasivas das células tumorais, inibindo o desenvolvimento e progressão do tumor ou, paradoxalmente, promovendo crescimento, diminuição da apoptose e facilitando a invasão e metástase. Uma vez que variantes de sequência de DNA podem modificar a expressão gênica, a produção, estrutura e função das proteínas, assim como os miRNAs podem atuar na regulação da resposta imunológica, este projeto avaliará o papel das variações genéticas em diferentes moléculas associadas à resposta imune regulatória, como a IL-10 (rs1800872, rs1800896, rs1800871), PD-1 (rs2227981, rs2227982, rs11568821, rs41386349, rs10204525) e CTLA-4 (rs5742909, rs231775, rs3087243), e também a expressão de alguns miRNAs (miR-28, miR-138 e miR-4717) envolvidos na regulação destas moléculas, na carcinogênese cervical. Contribuindo assim para a identificação de um perfil de variantes genéticas e miRNAs da via imunorregulatória que influenciam a suscetibilidade ao desenvolvimento do câncer cervical, que em combinação com os dados já obtidos em estudos anteriores (FOXP3, TGFB1), possa ser incorporado à prática clínica como marcadores moleculares de suscetibilidade, progressão e prognóstico para o câncer cervical. Este estudo será realizado com cerca de 500 mulheres, das quais serão obtidas amostras biológicas para detecção do HPV, análise dos polimorfismos e expressão de miRNAs por meio de técnicas de biologia molecular.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Karin Silva Caumo

Ciências da Saúde

Farmácia
  • associação de compostos de coordenação e antifúngicos como estratégia para a terapia sinérgica da ceratite amebiana
  • A ceratite amebiana ganhou importância no ramo da oftalmologia pelo aumento do número de casos e está entre uma das principais causas de necessidade de transplante de córnea e perda da visão. Considerada uma emergência médica, a ceratite amebiana é uma inflamação da córnea grave, ocasionada pelo patógeno emergente Acanthamoeba spp., a maioria dos casos são associados ao mal uso das lentes de contato e trauma ocular. Atualmente, não existe um medicamento satisfatoriamente eficaz no tratamento da ceratite amebiana, os protocolos apresentam baixa taxa de cura, toxicidade elevada, necessidade de combinação de fármacos e tempo de tratamento prolongado. A atual escassez de fármacos para o tratamento da ceratite amebiana traz urgência no desenvolvimento de entidades químicas antimicrobianas alternativas, adicionada à necessidade de proteger e melhorar a eficácia dos já existentes. Com base no exposto, o grupo de pesquisa coordenado pela proponente vem desenvolvendo nos últimos anos diversas estratégias de combate à ceratite amebiana. Recentemente, estudos realizados pelo grupo, demonstraram efetiva atividade antiamebiana de compostos de coordenação de cobre(II) contra cistos e trofozoítos. Em face do desempenho deste projeto, a proposição de pesquisa terá como alvo espécies de Acanthamoeba consideradas como agentes causadores de ceratite amebiana grave de difícil tratamento, cujos isolados regionais apresentam com muita frequência a problemática multirresistência aos fármacos utilizados. Como eixos norteadores dessa nova proposta estarão: (I) Desenvolvimento e caracterização de compostos de coordenação de cobre(II), cobalto(III)/(II) e ferro(III); (II) Avaliação da atividade antiamebiana e dos efeitos fenotípicos dos compostos de coordenação e em combinação com antifúngicos; (III) encapsulamento dos compostos de coordenação em matrizes como beta-ciclodextrina e também em nanoemulsão (IV) estudo da segurança toxicológica das formulações para aplicação tópico ocular.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Karina Alessandra Pessoa da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando modelagem matemática: constituição de ambientes para a formação de professores
  • Discussões que permeiam aspectos relacionados à formação de professores em Matemática vêm sendo pautadas nas pesquisas em diferentes perspectivas. Particularmente, na área de modelagem matemática nossas inquietações em relação à formação de professores têm nos conduzido a investigações que levam em consideração o experienciar atividades de modelagem matemática seguindo três eixos: aprender sobre, aprender por meio, ensinar usando. Nossa intenção está em promover ambientes de formação que levem em consideração os três eixos supracitados tanto na formação inicial quanto continuada. Nesses ambientes de formação em modelagem, práticas serão planejadas, implementadas e discutidas, considerando diferentes designs de cursos ao longo do desenvolvimento do projeto. Os designs poderão mobilizar professores a implementar modelagem nas aulas, sob supervisão dos pesquisadores para que possam inferir sobre a aprendizagem matemática. Nesse sentido, intentamos investigar: Que processos envolvidos na caracterização, na implementação e na avaliação de atividades de modelagem matemática em práticas de sala de aula emergem na formação de professores e suas consequências para a aprendizagem? Nos três campi da UTFPR em que os membros da equipe atuam há dois cursos de Licenciatura em Matemática e um Mestrado Profissional em Ensino de Matemática em que a disciplina de modelagem está presente ou faz parte da ementa de uma disciplina. Há possibilidade de implementação de cursos de extensão sobre Modelagem Matemática devido a parcerias estabelecidas com secretarias de educação. Levando em conta o planejamento, a implementação e análise dos diferentes designs para caracterizar ambientes de formação em modelagem, entendemos que a articulação entre as estratégias Design Research (GRAVEMEIJER, 2016) e Grounded Theory (CHARMAZ, 2009), podem auxiliar a trazer reflexões para a investigação.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Karina Biondi

Ciências Humanas

Antropologia
  • gestão estatal, relações íntimas e disputas faccionais na penitenciária feminina de pedrinhas, em são luís, maranhão
  • Nas últimas décadas, a população carcerária brasileira cresceu vertiginosamente, sendo que o crescimento mais expressivo se deu no número de mulheres presas. O Estado do Maranhão seguiu a tendência de crescimento do restante do país, que ocupa atualmente a terceira posição entre os países que mais encarceram no mundo. Em uma revisão dos estudos sobre reclusão penal escrita para a Annual Review of Anthropology de 2014, Cunha dá ênfase ao que vem pautando seus trabalhos: as relações prisão-sociedade, a articulação e a interface entre o mundo intra e extramuros. A autora afirma que o reconhecimento da porosidade do que antes era encarado como um universo fechado reflete mudanças nas realidades empíricas, mas também nos debates teóricos (2014: 227). Ela sublinha a importância da etnografia para os estudos sobre as prisões e suas fronteiras e das problematizações teóricas e metodológicas que a acompanham. Este projeto se alinha ao apelo de Cunha, ao propor a realização de pesquisa que, sob a perspectiva generificada, procura explorar as relações das internas da Penitenciária Feminina de Pedrinhas com elementos que não se encerram entre seus muros: (1) a gestão estatal e legal, (2) as suas relações íntimas, afetivas e familiares, (3) as disputas faccionais que imprimem divisões no tecido urbano. Assumindo que as vidas das mulheres presas estão inseridas em processos mais amplos, pretende-se explorar as dinâmicas relativas a gênero nas práticas cotidianas de deliberação das internas e verificar de que maneira isso também impacta nesses processos. Atentas aos modos como as internas conduzem suas vidas, em seus acontecimentos mais triviais, esperamos contribuir para um campo de estudos emergente no Brasil. A partir de uma perspectiva etnográfica e em diálogo com a produção da Antropologia da Política e de teorias de gênero, esperamos trazer para os estudos dessa área contribuições teóricas, analíticas e empíricas.
  • Universidade Estadual do Maranhão - MA - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025