Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tania Maria Sarmento da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • análises químicas e biológicas de produtos apícolas e meliponícolas do nordeste brasileiro
  • A apicultura e meliponicultura tem se destacado por constituir uma das áreas do setor de agronegócios capazes de gerar importantes impactos sociais e econômicos, especialmente em regiões onde vivem populações menos favorecidas economicamente como a região semiárida. Neste sentido as atividades ligadas a apicultura e meliponicultura foram escolhidas devido à grande relevância na região Nordeste do Brasil e por apresentar uma das poucas atividades agropecuárias que, sendo conduzidas de maneira racional, atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico, fornece renda, ocupa mão de obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa. No presente projeto serão analisados os constituintes químicos e atividades biológicas dos produtos apícolas (pólen e própolis de Apis mellifera) e meliponícolas (pólen, mel e geoprópolis de Melipona mandacaia, M. subnitida, Trigona spinipes, Frieseomelitta doederleini, Melipona mondury, Tetragonisca angustula Latreielle) coletados na região Nordeste do Brasil. A pesquisa visa ainda a transferência de tecnologia para os produtores sobre técnicas e conhecimentos contextualizados nas demandas dos sistemas em estudo.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tania Regina Tozetto Mendoza

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • caracterização de polimorfismos em regiões codificadoras de microrna no genoma do herpesvírus humano do tipo 8: comparação das variantes de hhv-8 entre grupos de indivíduos sem sarcoma de kaposi e com sarcoma de kaposi associado a aids.
  • Herpesvirus Humano do tipo 8 (HHV-8) é o agente etiológico do sarcoma de Kaposi (SK), a neoplasia mais comum vista em indivíduos vivendo com HIV/AIDS. Até o momento não está clara a relação entre as variações genéticas do HHV-8 e o desenvolvimento do sarcoma de Kaposi. Atualmente, a relação entre as variações no fenótipo e genótipo de micro-RNA (miRNA) em diferentes tipos de câncer está bem documentada. Ainda, a expressão alterada de micro-RNAs foi descrita como um modulador chave do processo patogênico de muitas doenças. Por isso, a descoberta de polimorfismos de um único nucleotídeo (SNPs) localizados em regiões codificadoras de microRNA do genoma do HHV-8 parece ser de grande interesse. A proposta do presente trabalho é estudar o perfil de SNPs em regiões codificadoras de miRNA do HHV-8 (sequencias de DNA ao redor de 3.0 kb) por sequenciamento de nova geração a partir de sangue e saliva de indivíduos infectados por HHV-8 sem e com sarcoma de Kaposi. O estudo se baseará em uma casuística de conveniência bem caracterizada quanto aos fatores relacionados a predisposição ao SK em 750 indivíduos vivendo com HIV. A análise da frequência desses polimorfismos no genoma do HHV-8 no grupo SK-AIDS pode trazer importantes esclarecimentos sobre o papel da variabilidade do HHV-8 na patogênese do tumor.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tarcília Aparecida da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise dos efeitos do bisfenol in vitro e in vivo e da possível associação com tumores de cavidade oral
  • O Bisfenol A (BPA) é um monômero utilizado na produção de plástico policarbonato e resina epóxi, inclusive resinas de uso odontológico. O BPA apresenta efeitos no sistema endócrino mimetizando as ligações aos receptores de estrógeno, as quais resultam em alterações na tireóide, aumento da incidência de câncer de mama e próstata. Alguns tumores de cavidade oral expressam receptores de estrógeno, indicando que as células neoplásicas poderiam ser responsivas ao BPA. Entretanto, não existem estudos que investigaram uma possível associação entre o BPA e tumores de cavidade oral. Desta forma, os objetivos do presente trabalho serão 1) verificar os efeitos da exposição ao BPA em glândulas salivares e mucosa bucal utilizando modelo experimental em camundongos; 2) avaliar in vitro o efeito do BPA em células de tumores bucais e queratinócitos; 3) analisar os níveis salivares e teciduais de BPA em pacientes portadores de tumores de cavidade oral. Para atingir o objetivo 1, camundongos machos e fêmeas receberão BPA na água durante seis semanas. Ao término do experimento os animais serão eutanasiados e as glândulas salivares maiores, língua, fragmentos de mucosa bucal, fígado, glândulas mamárias das fêmeas e próstata dos machos serão coletados para análise microscópica, imunoistoquímica e dosagem dos níveis de BPA empregando-se cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Para atingir o objetivo 2, linhagens de células de tumor de glândula salivar, de carcinoma de células escamosas (CCE) de boca e de queratinócitos serão tratadas com diferentes doses de BPA para avaliação da proliferação, migração/invasão, transição epitélio-mesênquima, indução de angiogênese e produção de marcadores inflamatórios e fatores de crescimento. Para atingir o objetivo 3, serão recrutados pacientes portadores de tumores de glândula, CCE de boca e pacientes sem alterações de mucosa bucal (controles) para coleta de saliva e fragmentos dos tumores, para dosagem da concentração de BPA.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tárcio André dos Santos Barros

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de técnicas para controle e redução de oscilações de torque em máquinas elétricas de relutância variável operando nos quatro quadrantes de torque/velocidade em veículos elétricos.
  • A máquina elétrica de relutância variável (MRV) possui características de funcionamento que permitem: a operação em uma ampla faixa de velocidade, o baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de imãs permanentes. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Os métodos desenvolvidos para redução das oscilações de torque para a MRV operando como motor possuem desempenho limitados em relação ao faixa de velocidade de operação. Alguns métodos funcionam bem em baixas velocidade e outros funcionam em altas velocidade. Neste projeto esses métodos serão estudados e testados em diversas situações de operação da MRV em veículos elétricos. Serão propostos novos métodos e adaptações dos métodos redução de oscilações para a MRV operando nos quatros quadrantes de velocidade/torque. Deste modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem uso da MRV em veículos elétricos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tárcio Teodoro Braga

Ciências Biológicas

Imunologia
  • perfil metabólico dos macrófagos envolvidos no processo regenerativo da cauda de zebrafish
  • Em contraste com os mamíferos, os vertebrados inferiores, incluindo o zebrafish (Danio rerio), têm o potencial de regenerar tecidos danificados ou perdidos, como a barbatana caudal, o que os torna modelos ideais para estudos de regeneração de tecidos e órgãos. Visto que diversas doenças têm como base o processo de transição entre a fibrose e a regeneração tecidual, faz-se necessário alcançar um melhor entendimento desses processos. As células do sistema imune, em especial neutrófilos e macrófagos, apresentam papéis essenciais durante o processo regenerativo, participando na remoção de restos celulares, liberando fatores pró e anti-inflamatórios, componentes da matriz extracelular e alterando o padrão oxidativo durante a proliferação celular e a angiogênese. Porém, os mecanismos moleculares através dos quais os macrófagos e neutrófilos orquestram a formação e regeneração do tecido amputado ainda não estão claros. Este estudo visa avaliar a dinâmica de infiltração de células do sistema imune na borda da lesão na cauda do zebrafish além de investigar os subtipos de macrófagos por citometria de fluxo e microscopia confocal. Adicionalmente, iremos identificar os níveis gênicos e protéicos das vias metabólicas e oxidativas ativadas nos neutrófilos e macrófagos infiltrantes em diferentes tempos do processo regenerativo. O entendimento do processo regenerativo em zebrafish irá contribuir para a elucidação de diversas doenças humanas, dado a similaridade genética de aproximadamente 70% entre as espécies.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tarcísio Pedro da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise experimental do efeito disposição na negociação de ações com estudantes do ensino médio de escolas públicas
  • O objetivo do estudo é analisar a influência do investimento em equipe, bem como a influência da divulgação dos resultados no efeito disposição de investidores. A metodologia será constituída, por meio de um experimento, com alunos do ensino médio da rede pública de ensino e análise estatística. Espera-se que investidores que negociam individualmente e que não precisavam divulgar seus resultados aos demais, tenham um efeito disposição menor do que investidores em duplas que divulgavam seus resultados. Com isso, o efeito disposição pode contribuir no entendimento de consumo e do entendimento financeiro dos jovens. Esta pesquisa terá como agentes sociais os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Blumenau. Essa escolha, intencional, foi atrelada as necessidades de inserção socioeconômica em decorrência de o ambiente industrial ser predominante na região e o ciclo produtivo lento, fato que impacta sobremaneira na situação financeira das empresas, desta forma, o entendimento da adequada utilização dos recursos financeiros, como forma de prevenção de gastos futuros, amplia as oportunidades e comportamento financeiro das pessoas. A região conta com mais de 26.792 (vinte e seis mil, setecentos e noventa e dois), com uma amostra de 3.618 (três mil seiscentos e dezoito) estudantes no ensino médio da rede pública, que serão inseridos na educação financeira por meio de palestras, atividades de formação inicial em gestão de finanças sob a utilização da educação financeira. Os principais resultados esperados permanecem focados na conscientização do bom uso nos recursos financeiros disponíveis, que desperte a conscientização pelo planejamento financeiro efetivo no estudante. De costume que, a educação financeira seja percebida no consumo de recursos necessários pessoais e preponderante à sua inserção socioeconômica. No foco deste projeto, se encontram os agentes sociais, a situação socioeconômica (pelo consumo dos recursos financeiros) esteja adequada às necessidades de educação, trabalho e de atividades socioculturais. Em relação ao atendimento à amostra da rede de ensino público, que serão os estudantes do nível médio, atende prioritariamente, estudantes de regiões com perfil de limitação econômico-financeira, devido a dificuldade da inserção no ambiente cultural e de lazer quando destacada sua limitação de organização financeira. A aplicação dos recursos financeiros planejados contribui para elevar a estima pessoal o que possibilita a organização financeiros da família, facilitando a aplicação dos recursos na melhoria da situação econômica, como forma de planejamento da utilização dos recursos, na função comportamental que pode culminar na otimização de recursos, pela sua utilização para atender as necessidades de inserção socioeconômica pelo comportamental financeiro, considerados como fator multiplicador destas ações. A região de atuação do projeto é constituída por empresas industriais que empregam, em sua maioria, famílias inteiras. Várias foram às crises econômicas que atingiram empresas industriais, com reflexo nos demais segmentos da economia. Além dos fatores econômicos, a ocorrência de catástrofes climáticas, considerando que Blumenau fica num vale, afetam sobremaneira a região. Neste ambiente, as famílias precisam se adaptar aos possíveis acontecimentos, já que o cenário geográfico não pode ser alterado. Logo existe a necessidade de convivência com os fatores econômicos e climáticos da região, que interferem sobremaneira no comportamento das famílias, até para a manutenção do seu patrimônio, interferindo no comportamento e reações financeiras. A base utilizada para entendimento da educação financeira apresentará como foco a inserção socioeconômica dos envolvidos, com destaque para as formas de gerenciamento das aplicações financeiras, mesmo que seja limitado, mas com oportunidades de escolhas de acordo com as necessidades dos estudantes. Nesse sentido a formação do conhecimento em aplicações financeiras e de investimento, contribui para a conscientização de planejamento para os recursos que estão disponíveis, sendo confrontada com as necessidades dos estudantes, de modo que os esses percebam que os seus recursos, mesmo que limitados, podem atender as suas necessidades sem precisar migrar para a marginalização por recursos. Cabe destaque para o tratamento dado na literatura sobre os termos utilizados, que contribui para o entendimento geral, em que trata o comportamento das finanças pessoais recebe destaque e contribuição relevante apresentada aos indivíduos. Segundo, Couto (2004) no ensino médio, não deixamos de enfatizar a importância da formação profissional e da respectiva atualização constante. Estes fatos são fundamentais para o planejamento financeiro e para a formação de reservas, pois da nossa competência como profissionais atuantes num mercado de trabalho cada vez mais competitivo virão os recursos para um planejamento racional. Em relação ao tema Lucci, et al. (2006) consideram ser relativamente comum em países de economia mais desenvolvida o desenvolvimento de estudos nessa área, principalmente por destacar uma preocupação com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de formação de poupança para a aposentadoria. Em um estudo realizado com estudantes de nível médio, Mandell e Klein (2007) concluem que as variáveis socioeconômicas, demográficas e motivação fazem parte dos questionamentos sobre finanças pessoais. Peng et al. (2007) destacam que as perguntas sobre a participação na educação financeira, experiências financeiras, renda e heranças, e as características demográficas são importantes componentes de análise das finanças pessoais.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tarin Cristino Frota Mont Alverne

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estratégias para a gestão sustentável de resíduos plásticos nos mares e oceanos: contribuições para um diálogo entre o nacional, regional e internacional
  • O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a promoção de políticas públicas de gestão sustentável dos resíduos plásticos nos oceanos e mares. Especificamente, o projeto busca fornecer sugestões concretas relativas à problemática dos plásticos, que afeta a saúde dos mares e oceanos, como também dos seres humanos, na elaboração e adaptação de políticas públicas brasileiras, mas também no contexto da governança regional e internacional. Além da perspectiva nacional ou estatal, devem ser igualmente consideradas as articulações e interações com outras políticas públicas ligadas diretamente ou indiretamente à questão dos plásticos, como políticas sobre mudanças climáticas, comércio internacional, tributária, energia, resíduos sólidos, assim como políticas de saúde. Ademais, o projeto visa fortalecer a pesquisa sobre a temática nas universidades parceiras, identificando os desafios institucionais e jurídicos que estão relacionados a essa temática. Este projeto permitirá ainda a formação de pesquisadores especializados em questões acerca da gestão sustentável dos resíduos de plásticos capazes de trabalhar de forma interdisciplinar com a temática. Na medida em que for possível elaborar políticas públicas para a gestão sustentável dos resíduos plásticos, o projeto poderá contribuir com estratégias nacionais e internacionais para o Brasil com relação aos mares e aos oceanos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tássio Dresch Rech

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • construindo a sustentabilidade da pecuária familiar dos campos e matas de araucária
  • O planalto catarinense faz parte do bioma Mata Atlântica, onde as formações campestres estão entremeadas com Matas de Araucária e são denominadas Encraves de Campos, utilizadas com a pecuária de corte há mais de 350 anos, desde o início da colonização. O objetivo do projeto é apoiar e desenvolver a segurança alimentar, hídrica, energética, socioeconômica dos pecuaristas familiares e a conservação da biodiversidade do Bioma Mata Atlântica, por meio da utilização do conhecimento e do uso adequado dos recursos naturais. Pretende-se integrar as experiências e articulações estabelecidas nos projetos Rede Sul Florestal, Projeto de desenvolvimento da pecuária de corte da serra catarinense, Rede Aquífero Guarani/Serra Geral e Projeto Sistemas Integrados de Produção Agropecuária com Base Ecológica: Produção de leite e madeira, unindo expertises na busca de soluções à sustentabilidade da ecofisionomia do Bioma Mata Atlântica, de Pecuaristas familiares da Coopertropas. A metodologia de pesquisa consiste na caracterização de 50 das unidades produtivas (UPs) dos cooperados e de vizinhos, também pecuaristas, apontados pelos cooperados com produtores em situação de risco, construindo e validando o uso de um roteiro de indicadores de sustentabilidade com base no Programa MESMIS para a caracterização atual dos sistemas produtivos adotados nas UPs, considerando o contexto sócio-ambiental e econômico, no escopo deste projeto. A segurança hídrica será caracterizada pelos indicadores dos diagnósticos, entre o ponto de consumo e área mais alta da fonte. O tipo de vegetação e o uso do entorno serão classificados. A dinâmica do componente arbóreo, em áreas florestais sujeitas a perturbações crônicas por gado, será avaliada fragmentos florestais representativos das propriedades da pecuária familiar nos campos das araucárias. Os fragmentos selecionados em diagnósticos expeditos do estado de conservação das áreas de cooperados e avaliações detalhadas das taxas demográficas das espécies por meio de parcelas permanentes em quatro fragmentos representativos. Para definição de estratégias de manejo do campo nativo, será realizado um experimento de consumo animal em um protocolo com metas de alturas de entrada e rebaixamento do pasto. Neste mesmo protocolo experimental será avaliado as respostas das propriedades físicas, estabilidade de agregados e as taxas de infiltração de água no solo em função das condições de manejo do pasto nos tratamentos propostos, definindo a altura de manejo que não altere a diversidade vegetal, ao mesmo tempo que otimize a produção animal e não degrada a estrutura do solo. Serão identificados nas UPs resíduos disponíveis nas propriedades rurais como biomassa para produção de energia, diagnosticando a matriz energética preferencialmente utilizada. Será proposta aos pecuaristas que apontem os principais resíduos disponíveis na propriedade, com vistas a geração de energia, como a grimpa de araucária apontada como problema. Os resultados serão apresentados em um workshop, com objetivo de identificar ações, tecnologias e políticas de enfrentamento dos gargalos identificados e priorizados, os resultados da análise dos sistemas em estudo, comparadas em termos de sustentabilidade com uma referência desejável para o desenvolvimento da pecuária do futuro consoante com a intensificação sustentável. O workshop, com participação dos pecuaristas, da equipe dos pesquisadores e especialistas convidados, deverá estabelecer um roteiro de atuação da equipe do projeto, intensificando ações de difusão e assistência técnica no enfrentamento dos gargalos identificados e na busca do envolvimento de outras instituições, públicas ou não, na busca da sustentabilidade. O desenvolvimento das atividades de difusão e ações de ATER deverão estar sempre em conformidade com as recomendações de Boas Práticas para a Sustentabilidade. Serão mantidos registros detalhados, tanto da atividade implementada quanto da condição encontrada, como forma de identificar inconformidades de recomendação, melhorias e alternativas de práticas e recursos sustentáveis. Espera-se construir um conjunto de recomendações e indicações, reunidos em cadernos de boas práticas de produção que servirão de base para técnicos e produtores rurais e contribuir para a consolidação do modelo cooperativo como alternativa de desenvolvimento sustentável nos campos das araucárias.
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/12/2017-31/12/2020
Foto de perfil

Tatiana Baptista Gibertoni

Ciências Biológicas

Botânica
  • biologia da conservação de fungos sensu lato em áreas de mata atlântica do nordeste brasileiro
  • Os fungos (Reino Fungi) são organismos eucarióticos, heterotróficos que se nutrem por absorção. O seu estado vegetativo, geralmente representado por um conjunto de hifas (micélio), é fixo, mas, em alguns grupos, estruturas reprodutivas podem apresentar mobilidade (por flagelos). A parede celular é constituída basicamente por quitina e glicanos. O micélio pode ser homo- ou heterocariótico, haploide, dicariótico ou diploide. A reprodução e dispersão se dão por propágulos geralmente microscópicos sem flagelo produzidos em grande número chamados ‘esporos’. Em alguns grupos, o esporo é uni- ou ocasionalmente multiflagelado e inseridos na região posterior da célula. Os fungos são encontrados nos mais diversos habitats terrestres e aquáticos, onde atuam como sapróbios, simbiontes mutualísticos ou parasitas e estão classificados em nove filos: Microsporida, Chytridiomycota, Monoblepharidomycota, Blastocladiomycota, Neocallimastigomycota, Mucoromycota, Zoopagomycota, Ascomycota e Basidiomycota. Alguns organismos, semelhantes morfologicamente aos fungos verdadeiros, são usualmente estudados como tal e englobam alguns grupos aquáticos (Oomycota), que apresentam celulose na parede celular e zoósporos heterocontes, e grupos plasmodiais (Myxomycota e Plasmodiophoromycota), que apresentam um protoplasma uni- ou multinucleado não circundado por parede celular. Atualmente, estima-se a existência de 700.000 a 5,1 milhões de espécies de fungos sensu stricto, das quais apenas 5-10% já descritas. Neste contexto, o Brasil tem 5.720 espécies de fungos sensu stricto registradas, o que representa aproximadamente 5,7% das espécies descritas. Apesar de muitas espécies já descritas serem endêmicas de outras regiões do planeta, o número registrado para o Brasil ainda está muito aquém das 13.090–14.510 espécies de fungos estimadas para o país. Além disso, a vasta maioria das espécies no Brasil ainda é identificada de acordo com critérios morfológicos, que muitas vezes não evidenciam o grau de parentesco natural entre táxons e subestimam a real diversidade dos fungos no país. Vale salientar que é escasso o conhecimento sobre a conservação e a distribuição das espécies de fungos nos diversos ambientes. Das 100.000 espécies descritas, apenas 29 constam na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN (2016), nenhuma no Brasil. Informações sobre a distribuição dos fungos em ecossistemas são igualmente escassas, principalmente nos trópicos. A complexa estrutura que caracteriza as florestas tropicais permite a existência de numerosos microhabitats que podem ser ocupados por fungos, delimitados por fatores como espécie vegetal, pH e umidade do hospedeiro, luminosidade, interação com outros organismos, oxigenação e nutrientes da água e solo, estresses, entre outros. Fatores macroambientais como pluviosidade, antropização e fisionomia vegetal também estão entre os que influenciam a ocorrência e a distribuição de fungos nos ecossistemas. Desse modo, a caracterização da micota e a análise da composição de espécies presente em áreas conservadas com áreas antropizadas na região da Mata Atlântica do Nordeste podem preencher várias lacunas no conhecimento acerca da diversidade de fungos sensu lato no país e fornecer dados que auxiliem a definir políticas públicas de conservação desses organismos e dos ambientes que ocupam. Nesse contexto, pretende-se responder às seguintes questões: como os fungos sensu lato estão representados na Mata Atlântica e como se distribuem? Que fatores bióticos e abióticos determinam essa ocorrência e distribuição? De que modo a influência antrópica interfere nas comunidades de fungos sensu lato? Diferentes microhabitats abrigam diferentes comunidades de fungos sensu lato em uma mesma reserva de Mata Atlântica? Quais as espécies possuem maior potencial para avaliação da qualidade ambiental?
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 11/12/2017-31/12/2020
Foto de perfil

Tatiana Bendo

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • efeito da adição de camada enriquecida com molibdênio sobre o comportamento tribológico de compósito autolubrificante fe-0,6c-3sic.
  • As atividades de pesquisa propostas neste trabalho visam a investigação do desempenho da deposição/crescimento de camadas sobre amostras de material compósito autolubrificante (Fe + 0,6C + 3SiC) produzidas por metalurgia do pó (MP). As amostras serão produzidas a partir da moldagem de pós por injeção (MPI) e sinterização concomitante com enriquecimento da superfície com molibdênio. Esse processo é realizado em descarga luminescente em regime anormal, usando a configuração ânodo-cátodo confinado. Nesta configuração a amostra funciona como ânodo, sendo que o cátodo pode ser construído de algum material metálico que se deseja enriquecer a amostra, no presente caso, o cátodo para enriquecimento com molibdênio é construído de Mo puro (liga TZM – 99,8 % em massa de Mo). Através da pulverização catódica, utilizando condições de plasma adequadas, é possível introduzir elementos metálicos na fase gasosa e promover o enriquecimento superficial com estes elementos químicos na superfície da amostra. Nesse processo é obtida uma camada de alguns micrometros, enriquecida com o elemento de liga Mo, que por sua vez, gera endurecimento dessa região por formação de solução sólida, ou formação de novas fases. Assim, simultaneamente à sinterização a plasma, pode-se gerar no material, uma camada superficial enriquecida com o elemento de liga, com propriedades melhoradas, mantendo-se o núcleo (substrato) dúctil e tenaz. Esta modificação microestrutural da superfície pode ser interessante do ponto de vista tecnológico, pois se tem a melhoria das propriedades mecânicas somente na superfície, onde os componentes sofrem, principalmente, a ação de desgaste por movimento relativo ou corrosão. Além disso, também para fins comparativos, serão produzidas amostras onde o volume total da amostra tem a mesma composição química da superfície das amostras enriquecidas (Fe + 0,6C + 3SiC + xMo). O objetivo do trabalho é avaliar as modificações microestruturais obtidas com o enriquecimento superficial de materiais autolubrificantes e como elas afetam as propriedades do material. Para isso, as amostras serão analisadas por microscopia ótica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de transmissão (MET). A análise das fases presentes se dará por difração de raios X. Também serão realizadas medidas de densidade, microdureza e interferometria ótica. Por fim, serão realizados ensaios tribológicos para avaliar a durabilidade e o coeficiente de atrito das amostras.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022