Projetos de Pesquisa

 

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Tamaris Gimenez Pinheiro

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • malacofauna de corpos d´água do território vale do guaribas, piauí: aspectos ecológicos e parasitológicos
  • Os moluscos constituem um grande e diversificado grupo de animais de enorme importância ecológica pois estão presentes em diferentes níveis das teias alimentares tanto em ecossistemas marinhos, de água doce e terrestres, além de possuírem importância médico-veterinária, pois algumas espécies são hospedeiros intermediários da esquistossomose e diversas outras helmintoses. Muitas destas doenças estão intimamente relacionadas a ambientes aquáticos que, devido aos seus múltiplos usos pelas populações humanas, podem se tornar pontos de transmissão dessas doenças. A esquistossomose, por exemplo, é muito difundida pelo mundo e no Brasil é considerada um grave problema de saúde pública pois têm afetado milhares de pessoas. No estado do Piauí, a notificação de casos de esquistossomose vem diminuindo a cada ano, mas em Picos, principal cidade do Território Vale do Guaribas, a doença ainda é considerada endêmica, tendo como principal hospedeiro intermediário caramujos da espécie Biomphalaria straminea, diferente de outras regiões do Brasil em que B. glabrata e B. tenagophila são mais importantes. Características locais como a escassez hídrica, a diversidade cultural, os baixos índices de saneamento básico, de escolaridade e de desenvolvimento humano são características que marcam o Território, e tornam ainda mais desafiadoras as ações de educação em saúde, bem como pesquisa e controle de casos da doença na região. Em ambientes particulares como o semiárido, o monitoramento da malacofauna a longo prazo contitui uma ferramenta robusta para o etendimento da dinâmica dos hospedeiros e parasitas e predição de eventos de infecção e/ou reinfecção, subsidiando quando for o caso, as ações de controle com o provimento de informações confiáveis a respeito da condição dos ambientes, variações nas comunidades de moluscos e aspectos populacionais do hospedeiro. Além disso, estas informações podem subsidiar a compreensão da complexa relação hospedeiro-parasita neste ambiente repleto de particularidades. Assim, esta proposta objetiva dar continuidade ao trabalho em andamento que consiste em realizar o monitoramento da malacofauna de corpos d’água do Território Vale do Guaribas, Piauí, Brasil, a fim de conhecer a diversidade de moluscos da região e investigar a presença de moluscos hospedeiros intermediários de esquistossomose mansônica e outras helmintoses, fazendo a relação ecológica dos animais desse grupo com ambiente pesquisado. Para isso amostragens mensais serão realizadas em corpos d’água lóticos e lênticos considerados importantes para os municípios de Picos, Itainópolis e São Julião, estado do Piauí. Durante as mesmas serão realizadas também as coletas dos dados ambientais como temperatura da água, pH e profundidade da margem e feita a Avaliação Rápida do Corpo D’Água para caracterização das condições ambientais dos pontos de amostragem. Nos rios serão estabelecidas cinco estações de amostragens e no caso dos açudes serão estabelecidos três pontos ao longo dos mesmos. Os moluscos serão coletados com auxílio de peneiras, armazenados em recipientes de plástico com o substrato e água do próprio ambiente e transportados para o Laboratório de Estudos em Ecologia, Parasitologia e Doenças Negligenciadas (LAPEDONE), do Instituto Federal do Piauí, campus de Picos. No laboratório será feita a triagem do material com a separação dos animais vivos e mortos e classificação das espécies. Todos os moluscos vivos serão mantidos em condições laboratoriais dentro de potes de plástico, com água livre de cloro acrescida de uma mistura de areia e calcário em pó e alimentados. Os animais serão submetidos à eventos de foto-exposições, por quatro horas cada, a fim de estimular a liberação de cercárias. Os dados obtidos serão analisados utilizando o programa SISTAT® 12 para verificar a existência de diferenças nas médias de abundâncias das espécies de moluscos entre os meses e pontos de amostragens bem como a existência de correlações entre os aspectos populacionais dos organismos, variáveis ambientais e parasitismo dos mesmos. O monitoramento sistematizado dos moluscos e de seus parasitos permitirá inferências acerca das relações ecológicas existentes entre eles e o ambiente em que são encontrados, bem como será de extrema importância para a tomada de decisões efetivas em casos de contaminação e/ou recontaminação, principalmente pelo trematódeo responsável pela doença. As ações de vigilância, nestes casos, subsidiarão ações de combate e controle do vetor, bem como ações educativas à população que vive nas áreas de entorno dos corpos d´água afetados.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tamy Colonetti

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • terapias nutricionais indicadas para crianças com lesões cerebrais: revisão sistemática e meta-análise
  • A Lesão Cerebral é uma disfunção que pode ser caracterizada por provocar um déficit cognitivo, alterações emocionais e comportamentais, há a possibilidade de acarretar também em deficiências físicas como perda do controle motor, trazendo inúmeras consequências dependente de fatores como o momento, local e extensão do agravo cerebral. No mundo, a incidência da paralisia cerebral é de aproximadamente 2 por 1.000 nascidos vivos. As crianças com paralisia cerebral possuem um grande risco de apresentarem um déficit nutricional e haver uma falha no seu crescimento, tendo o peso e a estatura menor do que o considerado saudável para a idade, podendo ser causado por um consumo inadequado de alimentos, sendo relacionado com a dificuldade em se alimentarem por conta de uma disfunção oromotora e/ou de uma reduzida ingestão de proteínas, vitaminas e minerais na alimentação. Uma revisão sistemática será realizada a fim de identificar as principais terapias nutricionais recomendadas para crianças com lesões cerebrais. Será desenvolvida uma estratégia de busca, utilizando os termos: “Brain Injuries”, “Nutrition” e “Child”. Esta estratégia, será pesquisada nas principais bases de dados, como MEDLINE, EMBASE, Scopus, CENTRAL, LILACS e também na literatura cinza (Google Escolar e British Library). A medida de associação que é esperada para realização da meta-análise será o Risco Relativo (RR) e intervalo de confiança de 95% (IC 95%), o cálculo será feito por meio da diferença de médias coletadas nos estudos que serão incluídos.
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • 17/02/2020-28/02/2022
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Tania Cristina França da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • o uso da rede social como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação na saúde
  • A questão central do estudo é explorar o uso das redes sociais como ferramenta para o monitoramento e avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil. Os desafios e dificuldades que permeiam os processos de implantação, monitoramento e avaliação da EPS, são muitos e merecem estudos mais aprofundados. Além disso, a EPS como uma proposta educativa produtora de sentidos e práticas a partir do que os trabalhadores de saúde fazem em seu cotidiano de trabalho, tem buscado a produção de evidências sobre práticas educativas inovadoras em saúde para subsidiar o avanço das políticas de gestão do trabalho e educação na saúde. A justificativa deste estudo apoia-se em três argumentos: (1)nas “Diretrizes de Política para a Aprendizagem móvel”, divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2014, que incentiva o uso das tecnologias móveis isoladamente ou em combinação com outras tecnologias de informação e comunicação, afim de permitir a aprendizagem em qualquer hora e em qualquer lugar. Visando auxiliar os gestores de políticas públicas a entender melhor o que é aprendizagem e tecnologia móvel, seus benefícios para fazer avançar em direção à Educação para Todos; (2) a importância das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora relacionada a transformação que o mundo digital tem trazido para a educação. A maior parte das instituições educacionais está preocupada em fazer mudanças para sair dos modelos conteudistas e incorporar as tecnologias digitais que trazem uma educação mais flexível, híbrida, digital, ativa e diversificada. A aprendizagem ativa ajuda os alunos a desenvolverem competências cognitivas e socioemocionais por meio de estratégias de ensino individuais e compartilhadas em grupo; (3) o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para atender às necessidades de saúde da população. Nesse sentido, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) OPAS defendem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para apoiar a aprendizagem on-line por meios virtuais como maneira de promover o desenvolvimento de competências técnicas, programáticas, gerenciais e administrativas. Objetivo central: Analisar o uso das redes sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação permanente em saúde nas Regiões do Brasil. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quali-quantitativa, com a proposta de triangulação de métodos apoiados na Etnografia Virtual. Os participantes da pesquisa são gestores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) e dos órgãos das instâncias gestoras (municipal, estadual ou federal) responsáveis pela EPS nas cinco Regiões do Brasil. O caminho trilhado para compreensão do objeto de estudo será executado em quatro fases: (1) levantamento bibliográfico e revisão de literatura relacionada ao tema da pesquisa; (2) questionário on-line nas ETS e órgãos das instâncias gestoras com o objetivo de coletar informações para um diagnóstico situacional; (3) observação participante dos grupos de discussão on-line mediados pelo aplicativo WhatsApp Mensenger®, em ETSUS e instâncias gestoras, selecionando uma por Região do Brasil. (4) A análise e interpretação de dados será por Análise de Conteúdo realizada por meio de software para análise de dados qualitativos em ambientes digitais. Resultados Esperados: pretende-se contribuir no sentido de explorar as possibilidades das tecnologias digitais colaborando para o desenvolvimento das ações de EPS, com ênfase no monitoramento e avaliação, com estratégias criativas e inovadoras. Do ponto de vista técnico-científico pretende-se publicar os resultados em forma de artigos submetidos a periódicos científicos e ainda divulgá-los no website da Estação de Trabalho da Rede de Observatório de Recursos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de janeiro (ObservaRH/IMS/UERJ).Do ponto de vista tecnológico e inovação propor-se-á o desenvolvimento de um aplicativo para uso em dispositivos móveis (celulares e tablets) para o monitoramento e avaliação das ações de EPS. A proposta inovadora é de disseminar informações de forma sistemática e contínua para o monitoramento e avaliação das ações de EPS desenvolvidas pelas escolas técnicas do SUS, e pelos órgãos administrativos responsáveis pela EPS, vinculados as Secretarias Estaduais de Saúde no SUS.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Goldbach

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • clube de ciências: projeto irradiador de múltiplas atividades em escolas públicas (foco na temática meio ambiente/sustentabilidade com base na filosofia da agenda 2030 -onu)
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/08/2019-28/02/2022
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Tânia Guimarães Ribeiro

Ciências Humanas

Sociologia
  • território, participação e conservação ambiental
  • O projeto de pesquisa tem como principal objetivo Analisar as dinâmicas sociais decorrentes dos processos de gestão dos territórios definidos como unidades de conservação, enfatiza-se o processo de participação social em duas reservas extrativistas – uma delas marinha – no Estado do Pará, Amazônia Brasileira. A análise do processo de distribuição das políticas públicas considerando seus reflexos na mobilização social dos atores chaves – as populações tradicionais – e o seu potencial para a superação de entraves socioeconômicos e de questões socioambientais será central na pesquisa. Esta proposta estrutura-se a partir dos seguintes questões: como se constroem os acordos, as alianças, os processos comunicativos e de deliberação relativos à apropriação e aos usos e dos principais recursos naturais na Resex nos espaços dos CDs? Quais os impactos da implementação dos acordos de uso pelo ICMBio nas comunidades da RESEX, considerando-se a especificidade das atividades econômicas no território e que podem afetar as regras locais já definidas? Como se dá o funcionamento da participação (modos, regras, acordos) entre os representantes das comunidades e elas mesmas, considerando-se a formas de associação e a produção do associativismo? Quais os impactos das políticas públicas na diminuição da pobreza, na perspectiva dos usuários e moradores dessas unidades de conservação? De que forma os empreendimentos solidários – como as cooperativas locais – podem atuar para estimular a participação criativa e fomentar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental? Foram escolhidos como focos privilegiados da pesquisa de campo:as reuniões do Conselho Deliberativo e as Associações-Mães da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, em Bragança e da Reserva Extrativista de São João da Ponta, em São João da Ponta, ambas localizadas no nordeste do Pará, na Amazônia Brasileira; as sedes dos governos locais; comunidades extrativistas das RESEX; as instituições guardiãs e elaboradoras de documentação sobre as políticas de Desenvolvimento e Reservas Extrativistas, na cidade de Belém. As associações cooperativas nos municípios de Bragança e São João da Ponta. As atividades da pesquisa foram previstas para serem desenvolvidas ao longo de 30 meses. A metodologia adotada será predominantemente qualitativa, adotando-se as entrevistas semi-estruturadas que permitem aos pesquisados que descubram a possibilidade de atribuir causas sociais às situações que vivenciam (BOURDIEU, 2003), conhecendo suas origens, a partir das perspectivas sobre o papel que vêm desempenhando nas tomadas de decisão de problemas coletivos da Unidade de Conservação. No entanto, está prevista a aplicação, segundo disponibilidade dos recursos financeiros, de um levantamento quantitativo – survey - nas duas resex, buscando caracterizar o potencial de superação de entraves socioeconômicos e ambientais em decorrência da distribuição dos direitos sociais oriundos das políticas públicas. À priori, foram delimitadas duas comunidades-pólos, um em cada Reserva, o Pólo Cidade, na Resex Caeté-Taperaçu e o Pólo Cidade na Resex de São João da Ponta. Nas duas experiências selecionadas, estão em pauta questões caras à Amazônia, que ganham novos contornos, tais como: o acesso à terra, a apropriação dos recursos naturais, o desenvolvimento endógeno e sustentável, a inclusão dos diferenciados interesses das populações locais marginalizadas – como as populações tradicionais -, a presença do Estado na região, a cidadania, a participação em suas diferentes acepções, conforme vê-se em diversos estudos (MANESCHY, RIBEIRO ET AL, 2017; AQUINO, 2003; CASTRO e PINTON, 1997; BECKER, 2007; CASTRO, HURTIENNE, SIMONIAN, 2007). Portanto, nos dois casos privilegiados deverá se considerar as construções sociais específicas que influenciam sobre a participação, tanto nas redes de relações que se erigem no interior da Resex, quanto àquelas que se constroem com o território do qual fazem parte. Portanto, vai se destacar aqui a atuação das populações tradicionais na construção e manutenção de seus direitos dentro do modelo de gestão participativa pela institucionalização das Reservas em tela. Cabe notar que o olhar sociológico sobre as políticas públicas produz contribuição relevante para esse campo interdisciplinar de conhecimento. Em ampla produção ao longo dos anos, e sobre diferentes contextos sociais, a literatura sociológica tem nos revelado a importância dos diferentes grupos sociais na construção das políticas públicas, notadamente na relação sociedade civil e Estado. Esse conhecimento tem influenciado tanto a construção e formulação de políticas (políticas de cotas; reconhecimento de territórios), como na análise de seus impactos na sociedade (CORTES &LIMA, 2012). Nessa direção, essa perspectiva analítica também se mostra fundamental para discutirmos a pertinência da desigualdade social na realidade brasileira, em particular na região norte, e entre as populações rurais, como as extrativistas. Pois, a essas populações se voltam novos modelos de desenvolvimento (sustentáveis) e de políticas públicas e sociais que visam à distribuição mais equitativa de renda, dos bens e recursos sociais, que podem ampliar as oportunidades para um maior número de indivíduos (SCALON, 2011, p. 64).
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • “inteligência artificial presente no seu dia a dia”, na semana nacional de ciência e tecnologia (snct) 2020
  • O Projeto “Inteligência artificial presente no seu dia a dia”, evento vinculado à SNCT 2020, proposto pelo Museu Itinerante Ponto UFMG à nível estadual, Linha A – Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital, poderá ser realizado de duas maneiras dependendo da situação da Pandemia, virtualmente e/ou presencialmente. Pretendemos fazer desta experiência, ao realizar um evento cientifico, provavelmente com ênfase no modelo virtual, uma oportunidade para refletir sobre como a virtualização de atividades e ações antes propostas para serem presenciais, contribuíram para a comunicação e a divulgação cientifica da temática para o público da Educação Básica. O distanciamento social,provocou uma nova realidade temporária (devido ao COVID-19), os alunos da educação básica estão separados de suas comunidades escolares. Entendemos, que em momentos como esse, precisamos conectar as pessoas principalmente os alunos da educação básica, promovendo situações de aprendizagem que possa ser realizada em outros ambientes além do escolar. Ao propormos a criação de situações virtuais, pretendemos contribuir com a continuidade de aprendizagem e a continuidade de ações para estimular a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação. Atualmente, dispomos de tecnologia que enriquece os ambientes virtuais e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Neste contexto, a virtualização de algumas atividades museais do Museu Ponto e a criação de outras possibilidades, de interação e contato com o conhecimento científico, estão sendo concebidas para que mesmo sem a interação presencial do público com o museu este continue a ser um espaço de comunicação, de negociação, de sentido e de aprendizagem lúdica, para o público escolar. As atividades a serem realizadas no projeto englobam: realização de exposição presencial do Museu Ponto (a realização desta atividade está condicionada a possibilidade de flexibilização do isolamento social, caso esta aconteça serão tomadas de proteção sanitária para todos os envolvidos); realização de exposição virtual/ passeio científico virtual no Museu Itinerante Ponto UFMG; realização de um Café Científico Virtual e uma live sobre a temática da SNCT (atividade feita por meio de plataforma que permitam a transmissão da palestra e a interação com o público por meio de perguntas que serão respondidas pelos participantes); Realização de atividade lúdicas que promovam a interação dos participantes com a temática da semana por meio da realização de enquetes via redes sociais, envio de vídeos produzidos pelos estudantes; realização de jogos de perguntas e respostas; produção de vídeos pelos alunos da Educação Básica e disponibilização nas redes sociais durante a semana com o titulo: “Onde você vê a presença da Inteligência Artificial no seu dia a dia”?
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 22/10/2020-30/04/2021
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • 7ª feira brasileira de colégios de aplicação e escolas técnicas – 7ª febrat
  • A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – FEBRAT é uma realização do Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais e do Museu Itinerante Ponto UFMG, sob a coordenação da Professora Dra. Tânia Margarida Lima Costa, com intuito de integralizar e socializar o conhecimento gerado pelas instituições de ensino Públicas e Privadas de todo o país e aproximar professores e alunos da Educação Básica de debates científicos. Em sua 7º edição, a FEBRAT busca estimular alunos e professores a desenvolver pesquisas em diversas áreas e com temáticas que variam de um ano para outro, em consonância com os temas propostos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), fortalecendo a inovação, a criatividade e a democratização das pesquisas. A programação da Feira abrange diversas atividades como exposições de trabalhos científicos, exposição do Museu Itinerante, oficinas, palestras, cafés científicos, atividades culturais, com o intuito de divulgar e debater temas de interesse da ciência, além de estímulo a cultura e a diversidade. A FEBRAT promove a divulgação dos trabalhos de alunos da Educação Básica e profissional, regularmente matriculados, respectivamente, nos Colégios de Aplicação vinculados às instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior, nas Escolas Técnicas Públicas e Privadas e nas escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular de todo o país. O tema adotado na VII FEBRAT será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. A Feira ocorrerá em outubro de 2019 e contará com a exposição de 200 trabalhos científicos, além da exposição de trabalhos de alunos de Feiras Parceiras. Ao final do evento os participantes ainda contam com outras atividades de capacitação como cursos a distância (Educação Científica) e palestras virtuais para formação de professores em polo de Educação a distância, e ainda o estreitamento das relações com novos pesquisadores de diferentes áreas. A previsão de atendimento é de aproximadamente 7.500 pessoas. A realização da FEBRAT como um espaço de ensino-aprendizagem proporciona a divulgação cientifica, a disseminação, troca de conhecimentos e uma formação crítica e social. O elevado potencial das Feiras de Ciências como forma de estimular a criatividade, a pesquisa e a observação para temas ligados ao cotidiano relacionando-os aos diversos campos da Ciência e tecnologia é uma estratégia educacional. As feiras proporcionam aos participantes, tantos expositores quanto visitantes, oportunidades de discutir temas científicos e tecnológicos com múltiplas abordagens e profundidades, além de ser um momento de socialização e de desenvolver trabalhos em equipes. A partir disso, a aprendizagem torna-se significativa. Os envolvidos, ao participarem de todo o processo de construção do conhecimento tornam-se capazes de explicar fenômenos e de enfrentar situações desafiadoras (MEZZARI, FROTA & MARTINS, 2011). Participarão do evento alunos e professores selecionados para exporem os trabalhos na Feira, inscritos para os cursos a distância oferecidos, para as oficinas, para visitas às atividades da SNCT 2019 em Belo Horizonte, assim como alunos e professores de escolas públicas e particulares de diversos municípios do Estado de Minas Gerais, a população em geral que serão convidadas a visitarem o evento. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, artistas e músicos regionais e locais, além de representantes de secretarias, fundações, universidades, escolas, museus e centros de CT&I, dentre outras instituições que atuam na divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação. A proposta abrangerá comunidades diversas em geral e, em específico, comunidades escolares. Também serão atendidos adultos, idosos e alunos do EJA. Cadeirantes terão acesso a todas as atividades ofertadas na exposição, inclusive aquela interna ao caminhão do Museu, pois o espaço está adaptado com rampas e elevadores. Será priorizado a participação do público feminino através de palestras e oficinas voltadas a esse público específico e através da seleção de um percentual dos trabalhos desse público para exposição no evento. Será criado um Curso a distância sobre Mulheres na Ciência, com duração de 3 meses, voltado para meninas, com abrangência nacional. Dentre as cursistas, serão selecionadas uma representante de cada Estado para expor o trabalho na FEBRAT. Essa representante receberá uma ajuda de custo (hospedagem e passagens) para viabilizar sua participação no evento. Os trabalhos premiados têm a oportunidade de receber bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para darem prosseguimento as suas pesquisas. Nas edições anteriores da FEBRAT foram concebidas 33 bolsas ICJ favorecendo experiências de produção e socialização da ciência, aprofundamento de metodologias e técnicas de pesquisa complementando seu currículo. As bolsas tornam-se um incentivo para fidelizar os alunos na pesquisa, na continuidade da participação da Feira e no desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa, formando novos pesquisadores. Refletindo sobre os impactos, acreditamos que o financiamento por instituições de fomento torna-se imprescindível para que cada vez mais alunos de diversas regiões do Brasil tenham condições de desenvolver e apresentar seus projetos em eventos como a FEBRAT. Entre o período de inscrição e o de confirmação de presença muitos dos inscritos relatam dificuldades para conseguir investimentos para seu deslocamento e permanência durante o evento, o que resulta na desistência. Espera-se que, através do conhecimento de novas abordagens do conteúdo científico, estimulem os professores a refletirem sobre a prática pedagógica e sobre o processo de ensino-aprendizagem, assim como a importância que eventos científicos têm para despertar o interesse dos alunos pelas teorias em sala de aula e pela carreira científica.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Tania Mari Bellé Bresolin

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudos de pré-formulação de fármacos sintéticos, desenvolvimento de micro e nanossistemas de liberação e biomonitoramento
  • Os candidatos a fármacos necessitam de estudos de pré-formulação de forma a se conhecer suas características físico-químicas bem como os dados relacionados à sua estabilidade, como a(s) via(s) de degradação e qual(is) fator(es) externo(s) provoca(m) a sua degradação, visando simular as situações de estresse ao qual serão submetidos durante o processo produtivo, estocagem, bem como no meio fisiológico. Para que a qualidade dos medicamentos desenvolvidos seja garantida, torna-se necessário o estabelecimento de tecnologias e metodologias analíticas apropriadas. Visando à confiabilidade dos resultados gerados, de acordo com normas oficiais, o método deve ser validado por meio de estudos experimentais quanto aos parâmetros de seletividade/especificidade, linearidade, intervalo, precisão, sensibilidade, limite de quantificação, exatidão e robustez. Neste sentido o presente projeto propõe a realização de estudos de pré-formulação de moléculas de origem sintética, inspiradas em produtos naturais, sintetizadas em nosso grupo de pesquisa, com potencial emprego terapêutico e perfil de segurança adequados. Este projeto é uma proposta interdisciplinar, em colaboração com o grupo de Química Farmacêutica, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Univali, visando o estabelecimento de novos medicamentos. A proposta conta com parceria internacional (Università degli Studi di Perugia-Itália) no desenvolvimento de sistemas de liberação modificada de tais substâncias. Serão desenvolvidas e validadas metodologias analíticas, indicativas de estabilidade dos analitos, bem como serão conduzidos estudos de pré-formulação e de degradação forçada, incluindo caraterização química, física e físico-química dos candidatos a fármaco, com foco em sua estabilidade. A performance de liberação dos fármacos, a partir dos sistemas de liberação desenvolvidos será analisada por meio de metodologias analíticas validadas, as quais serão também aplicadas em estudos de estabilidade, como parte da cadeia de desenvolvimento farmacêutico. Os sistemas serão biomonitorados em modelos in vitro e in vivo, a fim de avaliar a sua segurança e eficácia frente às provas de conceito às quais serão submetidos, visando ao desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de osteoporose e edema de medula óssea pela via oral e intra-tecal (candidato a fármaco 4-MC) e para o tratamento da dor neuropática, pela via oral (candidato a fármaco glitazona E1), doenças de impacto na saúde pública e para as quais não há opções terapêuticas seguras e eficazes.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria de Moura

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos para os táxons de lupinus l. (leguminosae – papilionoideae) ocorrentes no leste da américa do sul
  • Leguminosae é a terceira maior família de Angiospermas em número de espécies e a segunda maior em importância econômica. É representada por mais de 770 gêneros agrupados em seis subfamílias. Papilionoideae é a maior delas, com mais de 400 gêneros. Dentre estes, Lupinus destaca-se pelo número de espécies (220-230 spp.), por sua ampla distribuição geográfica e pelo alto grau de endemismo. As espécies do gênero apresentam vasta diversidade morfológica e são de problemática delimitação. Diversos estudos sobre Lupinus têm sido publicado ao longo dos anos. No entanto, a delimitação de muitos táxons ainda é imprecisa e tratamentos taxonômicos abrangendo grandes grupos ou amplas áreas geográficas ainda são escassos. Estudos filogenéticos apontam o gênero como monofilético, de origem no velho mundo e subdividido em três linhagens principais: (1) espécies ocorrentes no Mediterrâneo e norte da África, grupo irmão dos táxons unifoliolados da América do Norte; (2) espécies no leste da América do Sul, grupo irmão dos representantes de inflorescências azuladas da América do Norte; e (3) aquelas à oeste do Novo Mundo, representadas pelos táxons distribuídos na região dos Andes e no México, derivados de diferentes linhagens ocorrentes no oeste dos Estados Unidos da América. A maioria dos estudos desenvolvidos até o momento focam nas espécies ocorrentes no oeste do Novo Mundo. Até o momento, 59 táxons, muitos com delimitações problemáticas, são registrados para o leste da América do Sul; apenas 17 espécies foram amostradas em estudos filogenéticos. Portanto, pouco se sabe sobre as relações evolutivas entre os representantes presentes nessa porção do continente. Além disso, hipóteses relacionadas às rotas de colonização das espécies nessa região são escassas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um tratamento taxonômico para as espécies de Lupinus ocorrentes no leste da América do Sul e elucidar hipóteses filogenéticas e biogeográficas para os táxons ocorrentes nessa região
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Ciências Humanas

Educação
  • da investigação sobre processos de análise de manuais escolares à produção colaborativa de materiais didáticos em contextos específicos: cultura local e conteúdos de ensino
  • A produção de materiais didáticos escritos ou digitais é atividade de alta complexidade, pois exige a capacidade de articular elementos da Didática Geral, das Didáticas Específicas, com especial atenção à epistemologia das ciências de referência que produzem e sustentam os conhecimentos escolares. Assim, para que os professores possam analisar e produzir materiais com qualidade didática, metodológica e científica é necessário que sejam oferecidos instrumentos conceituais para a realização desse trabalho, o que não tem sido usual nos cursos de formação de professores, seja inicial ou continuada. Por outro lado, a investigação sobre a produção de materiais didáticos também é incipiente, fornecendo ainda poucos elementos científicos para sustentar proposições e apresentando-se, então, como uma lacuna que demanda esforços dos pesquisadores, e em especial, de grupos multidisciplinares de pesquisadores. Com esse escopo, foi elaborada uma proposta, que teve mérito aprovado no Edital CHSSA 2016 mas não foi implementada pela questão de recursos financeiros não disponíveis. A proposta foi readequada ao Edital Universal, mantendo-se o foco e alguns colaboradores, ajustando-se seus objetivos, reduzindo o âmbito quanto às regiões geográficas e grupos envolvidos e também quanto aos recursos solicitados. A proposta é sustentada: a) na pressuposição de que a análise e a produção de materiais é atividade privilegiada para que as ações de pesquisa e formação se articulem, de forma colaborativa e multidisciplinar; b) na intensa e diversificada experiência da proponente com a análise e produção de materiais didáticos, em projetos editoriais comerciais, projetos institucionais e especialmente em projetos de pesquisa e extensão de natureza colaborativa com redes públicas de ensino nas duas últimas décadas; c) nas atividades que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR com outros pesquisadores e grupos de pesquisa sobre a temática da análise e produção de materiais didáticos, em perspectiva multidisciplinar e de forma articulada à formação de professores da educação básica. O Brasil tem mantido, por décadas, o maior programa de distribuição gratuita de livros didáticos para a educação básica – o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O desenvolvimento desse Programa gerou avanços nos livros destinados ao ensino das disciplinas específicas para todas as etapas da escolarização. Entretanto, apesar de todo esses avanços, constatam-se limites e dificuldades, como a existência de problemas para acessar os recursos digitais disponibilizados, dificuldades com a instalação de programas ou ainda que exigem domínio da língua inglesa, bem como as dificuldades para atender de forma satisfatória, por meio de livros de distribuição nacional, as questões culturais locais e as necessidades de grupos específicos. (GARCIA, 2011). É necessário, portanto, adequar ou complementar os materiais oferecidos pelo Estado brasileiro com ações que dependem prioritariamente do trabalho de professores e coordenadores no âmbito das escolas. Assim, os objetivos da proposta estão dirigidos a atividades de investigação e de formação docente para a análise e produção de materiais didáticos, em uma vertente específica que considera a orientação presente nas normas educacionais brasileiras de que os conteúdos de ensino devem contemplar a realidade dos alunos, sua cultura e a diversidade de situações em que ocorre a escolarização básica. A proposta se estrutura em torno de três eixos que organizam a pesquisa e as ações formativas: 1. Análise de materiais didáticos impressos e digitais; 2. Produção e avaliação de materiais que contemplem a cultura, a diversidade e necessidades de grupos específicos; 3. Análise, proposição e avaliação de modelos de formação de professores na perspectiva colaborativa. O projeto , situado no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas, será desenvolvido de forma colaborativa. As ações terão início com processos investigativos e formativos de análise e avaliação de materiais, se encaminhará para o desenvolvimento de produtos e, após análises, terá lugar um novo processo de avaliação sobre os produtos e os processos desenvolvidos. Ao lado da perspectiva que privilegia a escola pública, avaliando, propondo, e construindo materiais em diferentes áreas de conhecimento, de forma colaborativa com professores em formação inicial e continuada, a intenção da proposta é também atender demandas específicas de determinados grupos sociais que têm sido dirigidas ao conjunto de pesquisadores participantes e que, neste momento, passam a compor uma proposta articulada. Aponta-se que estão previstas três fases de desenvolvimento metodológico da proposta, relacionadas aos objetivos gerais e específicos: Fase 1: estruturação dos grupos de trabalho e desenvolvimento das ações investigativas e formativas relacionadas à avaliação de materiais; Fase 2: identificação de temas e lacunas para a produção de materiais, realização de estudos e debates sobre as melhores opções para cada situação específica e produção propriamente dita de materiais didáticos; Fase 3: utilização dos materiais em situações reais, para analisar resultados, propor ajustes e finalizar as propostas para sua disponibilização em repositórios públicos. A proposta terá na UFPR sua coordenação central. Os recursos técnicos e humanos dessa instituição e de seu Setor de Educação serão disponibilizados de forma ampla, como Biblioteca, sala digital, laboratório de informática e salas de aula, assim como os recursos dos grupos de pesquisa participantes. Pretende-se ampliar a interação com outras instituições como a Universidade Santiago de Compostela (Espanha) com o INDIRE (Itália), e ainda com o Georg Eckert Institute (Alemanha).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022