Projetos de Pesquisa

 

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Salete Linhares Queiroz

Ciências Humanas

Educação
  • letramento gráfico: foco no ensino superior de química
  • A linguagem científica é multimodal, isto é, faz uso de diversos modos de comunicação para transmissão do conhecimento científico. Dentre eles, e de particular interesse para esta pesquisa, estão os modos visuais de comunicação, que incluem as inscrições, definidas como representações visuais materiais elaboradas inerentemente durante o fazer científico, tais como gráficos, fotografias, tabelas, equações, mapas, esquemas etc. Dada a importância das inscrições, tanto para a comunicação científica quanto para o ensino de ciências, e a sua forte presença em livros didáticos e na sala de aula, o fato de diversos estudantes apresentarem dificuldades no seu uso e interpretação é preocupante. É nesse contexto que estudos veem sendo desenvolvidos, tendo em vista o entendimento sobre aspectos que interferem na leitura de inscrições, assim como o delineamento de sequências didáticas potencialmente capazes de promover o letramento gráfico dos estudantes. Este se caracteriza como sendo o conhecimento para lidar com os modos visuais de comunicação, em especial as inscrições. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo investigar como as habilidades de letramento gráfico de estudantes de um curso de bacharelado em química se manifestam durante a interação dos mesmos com inscrições em práticas culturais científicas autênticas, que neste trabalho se configuram como exposições orais. Para tanto, duas sequências didáticas serão elaboradas e levadas a cabo de modo a fomentar tais habilidades. A aplicação de duas sequências didáticas distintas não busca a comparação entre a eficácia das mesmas, mas sim a compreensão sobre as potencialidades de cada uma delas frente ao alcance do propósito traçado, que é o desenvolvimento do letramento gráfico dos estudantes. A base teórica para a realização das análises fundamenta-se em trabalhos reportados na literatura sobre leituras de inscrições. O corpus da investigação será constituído das exposições orais produzidas pelos graduandos no contexto de cada uma das sequências didáticas. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a reflexão sobre o que permite e/ou o que dificulta o letramento gráfico no âmbito do ensino superior de química.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Salomao Antonio Mufarrej Hage

Ciências Humanas

Educação
  • trabalho, natureza e cultura como referências para a construção da escola pública do campo na amazônia
  • Este projeto se propõe investigar as realidades, os conflitos e os desafios que envolvem a Natureza, o Trabalho e a Cultura na Amazônia e utilizá-los como referências para refletir e analisar a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais nos territórios do campo, considerando a complexidade, diversidade e inserção da Amazônia no cenário nacional e mundial contemporâneo. Ele toma como fundamentação os estudos e as ações que o nosso grupo de pesquisa vem acumulando através do diálogo com os movimentos sociais representativos dos povos tradicionais e camponeses e com os educadores e educadoras que participam das ações e estudos promovidos pelo grupo, desde sua criação em 2002. A Amazônia é formada por um conjunto de ecossistemas, que vão dos florestais aos não florestais, constituindo complexas e ricas teias de biodiversidade, que possui a maior área preservada de floresta tropical do planeta e de diversidade biológica, que abriga 1/5 da disponibilidade de água potável do mundo. São 250 milhões de hectares de floresta, onde é possível encontrar cerca de 30 milhões de espécies vegetais e animais, e 20 mil quilômetros de via fluvial que abriga cerca de 1.700 espécies de peixes e outras espécies que compõem a diversidade biológica marinha. A Amazônia apresenta uma estrutura produtiva complexa e peculiar, ao abrigar em seu território atividades econômicas de base familiar, cooperadas e solidárias que envolvem tecnologias simples; e processos de produção capitalistas, caracterizados por médios e grandes empreendimentos que usam sofisticadas e complexas tecnologias; desenhando uma matriz geográfica conflitual de usos e de significados de seu território e dos recursos naturais que abriga, expressando-se em lógicas e práticas de trabalho, produção e intervenção diferentes, opostas e/ou antagônicas. A Amazônia possui 13% da população nacional, 72% se concentra em áreas urbanas e nos territórios rurais vivem as populações tradicionais e camponesas, que constitui uma das maiores diversidades étnicas e culturais do mundo. Essas populações convivem em meio a teia complexa de relações, mobilizações e movimentos sociais que são diversas e singulares, resultantes de conflitos e alianças em função das disputas pela afirmação das diversas identidades culturais e de interesses e demandas advindas dos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização dos grupos e povos, em meio às relações de poder desiguais existentes. Diante de situações existenciais tão ricas que compõem o manancial de saberes, valores, símbolos, crenças, experiências e tecnologias produzidas pelas populações da Amazônia, do campo e da cidade, nas situações próprias de trabalho e produção, na relação com os diversos ambientes, e nas práticas de formação pessoal e coletiva que vivenciam e acumulam; apresentamos esse projeto com a intenção de refletir sobre a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais nos territórios do campo na Amazônia tomando como referência as contribuições do Bem Viver, da Agroecologia e da interculturalidade crítica. Pretendemos com esse estudo e com essas referências contrapor à visão hegemônica que tem se apropriado da Escola, da Educação e das Políticas Educacionais para fortalecer a mercantilização da vida e da sociedade, o individualismo, a competitividade e o consumismo, que hierarquiza, privilegia e reconhece os grupos com maior poder, apresentando suas culturas e saberes como padrão de sociabilidade; ao mesmo tempo em que exclui, silencia, invisibiliza, discrimina e estigmatiza os modos de vida próprios dos povos e comunidades tradicionais e camponesas da Amazônia, tratando-os como primitivos, arcaicos, atrasados, conservadores, sem história, sem cultura, incivilizados, alienados e sem perspectivas de futuro. Nossa aposta é de que a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais, assentadas em relações de reciprocidade e complementaridade entre ser humano e natureza expressas por meio do Bem Viver, no trabalho cooperado e diversificado com enfoque agroecológico, e na dialogicidade e eticidade como princípios de afirmação da Interculturalidade; possam se configurar enquanto territórios de reconhecimento da diversidade sociocultural, racial, étnica, de gênero, religiosa e de fortalecimento da esfera pública na Amazônia, assumindo a responsabilidade com a formação de sujeitos críticos, a partir de seu lugar, e, ao mesmo tempo, capazes de colocar-se e entender-se em relação e interação com outros sujeitos e espaços sócio-políticos e culturais, em escala local e global. Em tempos de insegurança e de tensões que configuram a realidade brasileira na atualidade, precisamos de serenidade e ousadia para traçar estratégias que apontem caminhos e possibilidades que não nos permitam enveredar pelo ceticismo e retroceder nas conquistas já asseguradas. A luta por uma Sociedade de Direitos Humanos e Sociais garantidos, efetivados e universalizados é o nosso horizonte, e continua sendo a nossa meta e a nossa utopia. Na Sociedade de Direitos que estamos construindo e queremos fortalecer, a Escola, a Educação e as Políticas Educacionais, tomando como referência a discussão sobre a Natureza, o Trabalho e a Cultura na Amazônia são centrais para a formação humana dos sujeitos, e para a edificação de uma cultura política participativa e protagonista neste território e de um projeto emancipatório, soberano e sustentável de sociedade.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Salvador Barros Torres

Ciências Agrárias

Agronomia
  • ação de atenuadores na atividade antioxidante e tolerância de cultivares de cucurbitáceas submetidas aos estresses abióticos
  • As cucurbitáceas são uma das famílias botânicas de mais importância socioeconômica do Brasil. Todavia, os estresses ambientais de origem abiótica são considerados fatores limitantes para a produtividade e um dos períodos mais críticos para a sobrevivência das plantas é durante a germinação até o estabelecimento das plântulas. Nesse caso, estudos que possibilitem a utilização de tratamentos que eliminem ou reduzam os efeitos deletérios causados por esses estresses são de grande relevância. Sendo assim, objetiva-se avaliar o uso de atenuadores de estresses oxidativo e tolerância de diferentes cultivares de cucurbitáceas sob condições de estresses salino e hídrico. Para isso, serão testados sete cultivares de abóbora (Cucurbita spp.), melão (Cucumis melo L.), melancia (Citrullus lanatus Schrad) e pepino (Cucumis sativus L.) e quatro atenuadores de estresse (hidrocondicionamento, peróxido de hidrogênio, ácido giberélico e ácido salicílico), cujas concentrações serão adotadas com base em pré-testes. A pesquisa constará de quatro experimentos para cada espécie. Inicialmente (experimento I) serão verificadas as tolerâncias das cultivares sob estresse hídrico por meio dos testes de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca total de plântulas, aminoácidos livres totais, prolina, açúcares livres totais e índice de tolerância. No experimento II será feito o acompanhamento da germinação e atividade antioxidante das cultivares que se mostraram mais tolerantes e sensíveis no experimento I, sob uso de atenuadores de estresse hídrico; neste, serão avaliadas além das variáveis anteriores, a atividade da superóxido dismutase, catalase e ascorbato peroxidase. Nos experimentos III e IV serão realizadas as mesmas avaliações dos experimentos I e II, respectivamente, sob estresse salino. Para simular a condição de déficit hídrico será usado o polietilenoglicol (PEG 6000) e no salino o cloreto de sódio (NaCl) nas concentrações de 0,0; -0,2; -0,4; -0,6 e -0,8 MPa. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância pelo teste F, as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade para avaliar o efeito das cultivares e dos atenuadores. Será feita a análise de regressão para avaliar o efeito dos níveis de potenciais osmóticos por meio do programa Sisvar.
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samanta Cristina das Chagas Xavier

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • análise espacial e diversidade das espécies de trypanosoma em triatomíneos e mamíferos silvestres, na mata atlântica do sudeste brasileiro
  • O gênero Trypanosoma inclui espécies de parasitos ainda desconhecidas e as estudadas estão associadas a doenças do homem e animais domésticos. Isso vem mudando, pois tornou-se clara a importância da biodiversidade na preservação da saúde ambiental e animal/humana. Pouco se conhece sobre a riqueza de espécies de parasitos na Mata Atlântica. No estado do Espírito Santo (ES) e no Maciço da Pedra Branca, Rio de Janeiro, observamos uma alta diversidade e espécies não identificadas de Trypanosoma. Esse cenário aponta a necessidade do entendimento das variáveis abióticas e bióticas que modulam sua ocorrência, como ampliar o estudo da diversidade de espécies do gênero, incluindo T. cruzi, agente causador da doença de Chagas. O objetivo desse projeto é identificar as variáveis que determinam a diversidade das espécies de Trypanosoma em mamíferos silvestres e triatomíneos na Mata Atlântica. Utilizaremos a análise espacial para determinar as áreas com maior e menor diversidade de tripanosomatídeos no estado do ES e no Maciço da Pedra Branca. Mapas temáticos das áreas estudadas serão gerados frente as seguintes variáveis: clima, solo, vegetação, relevo, biodiversidade e espécies de tripanosomatídeos. Para a determinação da influência de cada variável, os padrões de distribuição espaço-temporal e os níveis de correlação entre as variáveis resposta e explicativa serão avaliadas por análise exploratória e álgebra de mapas. A influência nos padrões de dispersão e diversidade das espécies serão determinadas pela análise multivariada pelo método de classificação pelo vizinho mais próximo. Os resultados observados serão validados a partir da coleta/recebimento de triatomíneos e captura de pequenos mamíferos silvestres nas áreas determinadas pela modelagem espacial. Serão aplicadas as ferramentas parasitológicas e moleculares para determinação das espécies de Trypanosoma e sua diversidade em mamíferos e vetores. Novas espécies serão caracterizadas morfológica e biologicamente.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samantha Cristina de Pinho

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • avaliação de potenciais aplicações de lipossomas liofilizados coencapsulando curcumina e vitamina d3 em alimentos
  • Atualmente, a busca pelo consumo de alimentos mais saudáveis é uma prática cada vez mais recorrente por parte do consumidor. Dessa forma, torna-se uma necessidade o desenvolvimento contínuo de tecnologias de microencapsulação de bioativos nas formulações alimentícias. A curcumina é um pigmento hidrofóbico, utilizado pela indústria de alimentos como corante natural, condimento e conservante, e que possui um alto potencial anti-inflamatório e antioxidante. Por sua vez, a vitamina D3 é um composto lipossolúvel com papel fundamental na saúde de ossos e dentes, visto que seu consumo promove o aumento da absorção de cálcio pelo sangue, além de ter atividade anticarcinogênica. Por serem moléculas hidrofóbicas, a aplicação direta tanto da curcumina quanto da vitamina D3 em formulações alimentícias pode se tornar uma dificuldade tecnológica, visto que a maioria delas possui base aquosa. Tal problema pode ser contornado a partir da coencapsulação de ambos os bioativos em carreadores lipídicos, como os lipossomas. Matrizes lipídicas como os lipossomas também possuem como vantagens a alta biocompatibilidade e baixíssima toxicidade. Do ponto de vista tecnológico, a produção de lipossomas multilamelares surge como um processo passível de escalonamento para escala industrial, apresentando diversas vantagens como a não-utilização de solventes orgânicos e o baixo custo operacional. O objetivo principal desse trabalho será explorar duas potencialidades de lipossomas liofilizados coencapsulando curcumina e vitamina D3 (sistema que vem sendo desenvolvido no LEnAlis desde 2015). A primeira delas será o desenvolvimento de um pó alimentício, a partir de aglomeração úmida, contendo amido de milho (uma matéria prima barata e de fácil obtenção) e lipossomas liofilizados coencapsulando curcumina e vitamina D3. Pretende-se estabelecer as melhores condições de produção dos lipossomas liofilizados em escala de laboratório, bem como avaliar a capacidade dos sistemas produzidos em proteger os bioativos. O amido enriquecido será então caracterizado morfologicamente e físico-quimicamente. Como resultado final, espera-se obter um produto completamente novo, multinutricional e de alto valor agregado. A segunda aplicação será feita através da incorporação dos lipossomas liofilizados em iogurte. O produto lácteo será caracterizado físico-quimica, microbiológica e sensorialmente. Dessa forma, o projeto pretende contemplar duas situações na indústria de alimentos relacionadas com sistemas de microencapsulação: a produção de um ingrediente funcional (amido enriquecido) e um produto final (iogurte).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samir Adamoglu de Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a noção institucional da administração enquanto profissão e sua influência na prática da gestão e na formação do administrador
  • O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a noção institucional da Administração enquanto profissão opera processos de âmbito individual, organizacional e societal que influenciam a prática da gestão e a formação do administrador. Entendidas sociologicamente, as 'profissões' configuram-se como papéis sociais instituídos na sociedade, responsáveis tanto por produzir campos de atuação prática, quanto por reproduzir lógicas e práticas inerentes a estes, funcionando como agentes institucionais influentes em três instâncias: como agentes culturais-cognitivos, como agentes normativos, e como agentes regulativos. Aceita-se o argumento de que é mediante a atuação desses tipos possíveis de agentes que se pode compreender como as condições de produção e de reprodução das esferas componentes de uma dada dimensão institucional se reforçam, revisam, transformam ou inovam, a partir de ações de praticantes organizados em classes profissionais e/ou de organizações profissionalizadas. Nisso, cinco proposições de estudo se desenham: (i) investigar processos de institucionalização do saber e de práticas concernentes a questões educacionais/educativas na formação de praticantes em escolas e cursos (superiores e tecnológicos); (ii) investigar processos de institucionalização do saber e de práticas concernentes a circulação/disseminação de práticas de gestão; (iii) investigar processos de institucionalização de regras e normas concernentes a questões de trajetória histórica da construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (iv) investigar processos de institucionalização de regras e normas concernentes a questões de dispositivos normativos e regulatórios pertinentes a construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; e, (v) investigar processos de institucionalização de regras e normas concernentes a questões de midiatização relevantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado. Assume-se a linguagem como elemento basilar que opera a fabricação de textos e discursos mediante seu uso na constituição das práticas sociais cotidianas, formando os contextos que norteiam a ação de indivíduos e organizações. A perspectiva teórica é o institucionalismo organizacional em sua vertente sociológica, de enfoque linguístico. Traça-se seis objetivos específicos: (i) caracterizar a trajetória histórica (em suas instâncias política, econômica, social e cultural) do contexto institucional de referência da formação da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da Administração enquanto campo profissionalizado; (ii) caracterizar os mecanismos/dispositivos normativos e regulatórios atuantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (iii) caracterizar os mecanismos/dispositivos da mídia influentes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (iv) caracterizar as práticas educacionais/educativas relevantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; (v) caracterizar processos de criação, circulação e disseminação de práticas de gestão relevantes na construção da figura do administrador enquanto um profissional (grupo ocupacional) e da construção da Administração enquanto profissão/campo profissionalizado; e, (vi) analisar a(s) maneira(s) pela(s) qual(is) processos de âmbito individual, organizacional e societal que influenciam a prática da gestão e a formação do administrador são operados pela noção institucional da Administração enquanto profissão. Os espaços empíricos de pesquisa concebidos compreendem organizações de formação/capacitação profissional (ou profissionalizantes), educacionais, tecnológicas, e/ou de natureza reguladora, abordadas sob intenção compreensiva singularizada e/ou comparativa destas. A coleta de dados envolverá fontes primárias e secundárias, onde as primárias serão oriundas de entrevistas com roteiros abertos e/ou semiestruturados, atividades de observação em distintos graus, e as secundárias provenientes do 'texto' enquanto mensagem, no intuito de se alcançar a compreensão sobre o 'contexto'. Empregar-se-ão análises de conteúdo, de texto, contexto, imagens e de frames da linguagem em uso, de narrativas, e do discurso. Como resultado, espera-se: (i) realizar uma aproximação dos EORs com teorizações sobre o objeto 'profissões', viabilizando inserção da pesquisa nacional no debate internacional; (ii) discutir implicações práticas da visão institucionalista para o campo profissional/profissionalizado da Administração, e para a formação do administrador; (iii) compreender não apenas como a profissão da Administração – enquanto condutora institucional e vetor da prática de indivíduos e de organizações – pode ser entendida com base nos condicionantes pré-existentes que moldam o comportamento e o perfil dos agentes que atuam na e/ou lidam com a gestão, mas também como indivíduos e atores sociais (vide as organizações) estrategicamente posicionados no campo de atuação da Administração institucionalizam suas práticas em âmbito societal, e/ou operam modificações diretas nos arranjos institucionais que os configuram, profissionalizando esse campo, em suas ramificações.
  • Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samira Itana de Souza

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • biomarcadores preditivos da progressão da injúria renal aguda para doença renal crônica: correlação com inflamação e fibrose renal.
  • A injúria renal aguda (IRA) é uma afecção grave que acomete principalmente pacientes hospitalizados contribuindo para elevadas taxas de morbidade e mortalidade. É definida como súbita redução da função renal com incapacidade dos rins em excretar os resíduos do metabolismo celular e em manter o equilíbrio hidroeletrolítico. São múltiplos os fatores etiológicos relacionados à IRA. Dentre estes está a síndrome da rabdomiólise que é responsável por mais de 15% dos casos de IRA. Para os indivíduos sobreviventes à IRA, a recuperação renal incompleta está associada à progressão para doença renal crônica (DRC). Nos últimos anos, estudos epidemiológicos, clínicos e experimentais têm evidenciado estreita associação entre episódio de IRA e subsequente desenvolvimento de DRC. O reparo renal incompleto após IRA está relacionado à mecanismos fisiopatológicos que incluem rarefação vascular, inflamação persistente, proliferação de fibroblastos e alteração estrutural com perda irreversível da função renal. Neste sentido, a IRA não pode ser tratada apenas como um evento agudo e transitório, mas sim como um fator de risco para o desenvolvimento de alterações renais tardias. Por isso, a avaliação de parâmetros renais estruturais e funcionais em fases iniciais e tardias da recuperação pós-IRA faz-se necessária. Tradicionalmente, para o diagnóstico de IRA, a análise da função renal é realizada por meio da determinação da concentração sérica e urinária de creatinina, cálculo do ritmo de filtração glomerular (RFG) e medida do débito urinário. Entretanto, é bem documentada a limitação destes parâmetros no prognóstico de alterações renais tardias a partir da IRA. Deste modo, novos marcadores bioquímicos têm sido avaliados quanto ao seu potencial em predizer a progressão da IRA para DRC. Entre estes biomarcadores destacam-se a cistatina C, a lipocalina associada à gelatinase neutrofílica (NGAL), a molécula de injúria renal -1 (KIM-1) e a interleucina-18 (IL-18). Estudos experimentais que investiguem o papel destes biomarcadores na predição da progressão da IRA para DRC utilizam principalmente modelo de IRA induzida por isquemia/reperfusão. Todavia, a IRA induzida por rabdomiólise associada a traumas, grandes queimaduras e exercício físico extenuante também apresenta elevada incidência e tem como alteração estrutural característica a necrose tubular aguda (NTA), perfil de injúria renal que se apresenta como um fator de risco importante para o desenvolvimento e progressão da DRC. Deste modo, o objetivo geral do presente estudo é avaliar a capacidade preditiva dos biomarcadores cistatina C, NGAL, KIM-1 e IL-18 em relação à progressão da IRA induzida por rabdomiólise para DRC e sua correlação com eventos inflamatórios e fibrose do tecido renal. Para isso, serão utilizados 44 ratos Wistar com 10 semanas de idade, pesando entre 250-300 gramas. Os animais serão submetidos à administração intramuscular (I.M.) de glicerol a 50% ou salina (0.15 M) numa dose de 8mL/kg. Em seguida, os animais serão divididos em 8 grupos: 4 grupos Controle (submetidos a administração I.M. de solução salina) e 4 grupos Glicerol (submetidos a administração I.M. de glicerol). Os animais serão eutanasiados em diferentes tempos: Grupos Controle – 3, 15, 30 e 45 dias e Grupos Glicerol - 3, 15, 30 e 45 dias após administração de glicerol ou salina. Para todos os grupos, após 48 horas da administração de glicerol ou salina, os animais serão alojados em gaiolas metabólicas e urina de 24 horas será coletada. Amostras de soro também serão coletadas após ensaio metabólico. Na eutanásia, será realizada coleta de soro e dos rins. Serão realizados estudos de função e estrutura renal e análise imunoistoquímica para marcadores estruturais, inflamatórios e de fibrose. Adicionalmente, as concentrações renal, sérica e urinária dos biomarcadores NGAL, KIM-1, Cistatina C e IL-18 também serão avaliadas por ensaio imunoenzimático (ELISA). Para análise estatística, serão utilizados Teste T não pareado para comparação entre os grupos controle e glicerol e ANOVA One Way para comparação entre os grupos glicerol nos diferentes tempos de eutanásia e entre os grupos controles nos diferentes tempos de eutanásia. Com estes resultados, espera-se melhor compreensão sobre a progressão da IRA para DRC considerando os aspectos estruturais e funcionais, o processo inflamatório e a instalação de fibrose renal. Espera-se ainda identificar quais biomarcadores ou combinações entre biomarcadores apresentam maior capacidade preditiva quanto à progressão da IRA para DRC.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samira Kauchakje

Ciências Humanas

Ciência Política
  • coalizões e produção legislativas: o impacto da magnitude distrital no congresso brasileiro
  • Este projeto é parte da pesquisa que venho realizando desde 2015. Apresento aqui o projeto da fase atual a ser desenvolvido cuja questão é como sistemas eleitorais modificam os incentivos e as oportunidades para a formação de coalizões legislativas e para a produção de políticas distributivas. Organizo a literatura que enfrenta a temática em quatro conjuntos de estudos com suas respectivas vertentes, como se segue: o primeiro reúne a corrente distributivista que apresenta evidências sobre prática de pork barrel e o caráter local/distributivo das produções do legislativo nacional. Em seu interior encontram-se estudos sobre formação de distritos informais, de círculos eleitorais concentrados ou dispersos, classes de interesses representados e seus efeitos sobre as votações e os resultados legislativos. No caso do Congresso brasileiro, em que as fronteiras dos distritos eleitorais plurinominais coincidem com os estados, alguns autores têm argumentado ou demonstrado a importância de governadores para a carreira política de representantes e a consequente preferência por políticas paroquialistas na Câmara. Em debate com essa corrente, o segundo grupo de estudos, por um lado, tem apresentado evidências sobre o caráter principalmente nacional de projetos de lei nos legislativos nacionais. Por outro, busca explicar o comportamento e os resultados legislativos observando as normas constitucionais e infra-institucionais que orientam a relação entre Executivo e Legislativo e as coalizões legislativas e, consequentemente, disciplinam as votações. No Brasil, trata-se da proeminência do poder constitucional do Executivo e o papel regimental de líderes partidários no que diz respeito às iniciativas e à votação de leis no geral e, à iniciativa e execução da lei orçamentária, em particular. Um terceiro conjunto entende que a decisão e os resultados políticos derivam também, e de forma importante, de ideias e das orientações subjetivas. Para lidar com esta questão, a teoria culturalista observa valores e atitudes políticas e aa teoria do neoinstitucionalismo discursivo rastreia a trajetória dependente das ideias e a sua institucionalização. Por fim, o quarto agrupamento da literatura trata da interação entre arena parlamentar e arena eleitoral, traduzida na noção da conexão eleitoral.Para esse fim, a estratégia preferencial de qualquer parlamentar seria levar bens tangíveis para seu círculo eleitoral. Um dos eixos dessa literatura indica que representantes de distritos sobrerrepresentados nas câmaras legislativas levam vantagem nessa estratégia. De fato, várias investigações sobre representação distrital desproporcional ofereceram evidências robustas que as unidades subnacionais sobrerrepresentadas tendem a receber uma parcela desproporcionalmente maior dos recursos transferidos do centro do que receberiam se a representação fosse proporcional. Esse padrão de partilha de recursos é explicado pelas barganhas legislativas por projetos distributivos. Este modelo admite que qualquer legislador(a) tem interesse em participar de coalizões cuja contrapartida é obter recursos para seu distrito, mas, considera que parlamentares de distritos sobrerrepresentados/menos populosos tendem a ser atraídos para as coalizões porque custam menos no agregado. Quer dizer, seja qual for a quantidade de recursos a ser distribuído em uma coalizão vitoriosa, legisladores de distritos menos populosos podem obter mais recursos per capita do que conseguiriam seus/suas colegas de distritos mais populosos. Esse pressuposto, entretanto, foi desafiado pelos resultados da investigação que realizei como pesquisadora visitante na University of Illinois at Urbana–Champaign. Pude comprovar que parlamentares de distritos sobrerrepresentados não são cruciais nas coalizões vitoriosas do Congresso brasileiro. Diante deste resultado, José Antônio Cheibub e eu concluímos que o modelo de barganhas pela compra de voto toma como geral características próprias de sistemas eleitorais uninominais. Esse achado da pesquisa que já se encerrou é a base para o levantamento de nova hipotese e de uma nova rodada de testes que apresento neste projeto. O objetivo agora é comparar o impacto de diferentes sistemas eleitorais sobre as coalizões legislativas. Especificamente, analisarei a magnitude distrital em relação aos atributos institucionais de participantes das coalizões e, também, em relação à produção e de projetos distributivos na Câmara e no Senado. A hipótese a magnitude distrital afeta os incentivos e oportunidades para participar de coalizões legislativas. Usarei o método de análise estatística descritiva, a técnica de regressões com dados em painel. Também construirei uma tipologia sobre projetos distributivos. Estimarei a correlação pelo teste Q de Yule, para analisar a magnitude da associação entre as categorias desses projetos de lei e as variáveis do sistema eleitoral.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samiria Maria Oliveira da Silva

Engenharias

Engenharia Civil
  • gerenciamento da alocação de água para a promoção da segurança hídrica (aloca)
  • A proposta tem por objetivo analisar as vulnerabilidades do processo de alocação de água e definir estratégias que promovam a segurança hídrica em hidrossistemas. Para tanto, será estudado o sistema Jaguaribe-Metropolitano localizado na região semiárida do Ceará. A alocação de água tem sido realizada anualmente nesse Estado com a necessidade de adequar as dinâmicas sociais, hídrica e institucionais. É um processo que requer uma avaliação periódica a fim de harmonizar procedimentos, definir os riscos e incertezas, construir bases para a normatização e instrumentalizar os tomadores de decisão no processo de gestão de risco podendo ser um meio de alcançar a segurança hídrica. Dessa forma, a proposta possibilitará a construção de elementos para a melhoria do processo de alocação de água e permitirá a abertura de um canal de integração entre pesquisadores nacionais, internacionais e tomadores de decisão o que contribui para o aprimoramento da ligação do conhecimento com a ação.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samuel Chaves Dias

Ciências Humanas

Filosofia
  • i feira de ciências do mucuri: divulgando ciência e incluindo saberes interinstitucionais.
  • A Feira de Ciências é compreendida nesta proposta como espaço-tempo educativo não formal bem como uma importante ferramenta de formação de futuros pesquisadores/cientistas, pois possibilita aos estudantes desenvolverem atitudes/competências cada vez mais reflexivas, criativas, empreendedoras, interativas e inovadoras. Nessa direção, pretende-se na realização dessa primeira Feira desenvolver ações focalizadas na articulação, produção e socialização de conhecimentos interinstitucionais com a finalidade central de valorizar as especificidades locais bem como as dimensões científico-culturais, ambientais. Além disso, promover estudos, debates e trocas de experiências que contribuam para o fortalecimento das práticas em desenvolvimento e/ou a serem desenvolvidas nas instituições parceiras e para que as propostas elaboradas venham favorecer a melhoria da qualidade de vida da população, do desenvolvimento sustentável e, além disso, propiciar a divulgação da ciência e tecnologia e suas aplicações na vida cotidiana.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 08/01/2020-31/01/2021