Projetos de Pesquisa

 

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Andreza Aparecida Palma

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • racionalidade e formação de expectativas no brasil: uma análise usando redes neurais artificiais
  • O objetivo principal deste projeto é estudar as expectativas sobre variáveis econômicas no Brasil durante o regime de metas de inflação, usando um modelo conexionista (redes neurais artificiais) que aproxima a forma como os agentes fazem suas previsões. A coordenação das expectativas de mercado é um aspecto crucial do regime de metas de inflação. Especificamente, analisaremos empiricamente a formação de expectativas, verificando quais as principais variáveis que os agentes levam em consideração em suas previsões e como as expectativas reagem a choques exógenos em suas variáveis explicativas. Além disso, verificaremos através da proposição de um teste formal se a hipótese de expectativas racionais (abordagem padrão dos modelos macroeconômicos recentes) é válida para o caso brasileiro no período estudado.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andreza Fabro de Bem

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • estudo dos mecanismos neurobiológicos que associam a obesidade como fator de risco às desordens cognitivas e à depressão
  • A epidemia global da obesidade e de suas comorbidades representa hoje um grande desafio, em níveis individual e populacional. As comorbidades associadas à obesidade não incluem apenas doenças metabólicas e cardiovasculares, mas também desordens cognitivas e do humor. De fato, diversas evidências científicas sugerem que as alterações metabólicas sistêmicas desencadeadas pela obesidade afetam funções cerebrais relacionadas com sua própria patofisiologia e, ainda, atuam como um importante fator de risco ao desenvolvimento de transtornos cognitivos, como os relacionados à doença de Alzheimer e a Depressão. Essas associações entre patologias que presumivelmente têm etiologias diferentes sugerem a prerrogativa de mecanismos patofisiológicos compartilhados. A obesidade é encarada como um fator ambiental modificável e, talvez, capaz de mudar a história natural da doença e de patologias associadas, se precocemente controlada. A indução de obesidade em roedores é um importante modelo experimental para o estudo e entendimento dos diversos processos determinantes e/ou desencadeados pela obesidade. O projeto em tela propõe investigar o impacto do ingestão de dieta rica em lipídeos e da obesidade em si sobre o (1) o metabolismo bioenergético e estresse oxidativo cerebral, (2) a estrutura e função da barreira hematoencefálica e da unidade neurovascular (3) função cognitiva e comportamento tipo-depressivo e (4) ativação do processo neuroinflamatório, como fatores determinantes e/ou decorrentes da obesidade em um modelo experimental de obesidade em roedores. O melhor entendimento acerca dos fatores periféricos e centrais que modulam a homeostasia do peso corporal poderá ter papel decisivo para que sejam atingidas melhores intervenções (profiláticas e/ou terapêuticas) destinadas ao controle da obesidade e de suas comorbidades a nível de SNC. Vale ressaltar nossa experiência nas metodologias aqui apresentadas, disponibilidade da infra-estrutura adequada, bem como do apoio e participação constante de pesquisadores expertos. Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto contribuirá para o entendimento das bases neurobiológicas envolvidas na conexão obesidade e transtornos cognitivos e do humor e ao final deste estudo, esperamos demonstrar que o cérebro, particularmente o hipocampo, representa um órgão afetado pela obesidade. Por outro lado, será um grande estímulo para o estabelecimento desta pesquisadora, recém chegada na Universidade de Brasília, possibilitando a nucleação e a solidificação de um novo grupo de pesquisa na região centro oeste e a formação de recursos humanos altamente qualificados.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andreza Kalbusch

Engenharias

Engenharia Civil
  • investigação de fatores relacionados ao consumo de água no ambiente construído
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andson Marreiros Balieiro

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • tecnologias e mecanismos de redes móveis sem fio de quinta geração (5g) para suporte a comunicação ultra confiável e com latência muito baixa (urllc)
  • A Quinta Geração (5G) de Redes Móveis sem fio é vislumbrada para prover conectividade para uma grande variedade de aplicações, entre as quais estão aquelas categorizadas como URLLC (Ultra-reliable and Low Latency Communication), tais como os carros autônomos, internet tátil e controle industrial. Elas apresentam requisitos estritos em termos latência, confiabilidade e disponibilidade, que não são possíveis de serem alcançados nas redes atuais e introduzem novos desafios no projeto das redes 5G. Diferentes tecnologias e mecanismos (ex. diversidade de frequência, virtualização de funções de rede, reserva de recurso) em diferentes camadas da pilha de protocolos e níveis arquiteturais tem sido propostos na literatura para prover suporte a URLLC em redes 5G. Entretanto, o impacto de tais propostas no atendimento aos requisitos de URLLC tem sido analisado isoladamente ou considerando uma camada/nível de arquitetura específica ou um subconjunto restrito delas. Desta forma, o efeito da combinação dessas abordagens com o intuito de atender os requisitos de URLLC ainda é desconhecido e precisa ser sistematicamente avaliado. Este projeto visa suprir esta lacuna através da identificação das principais tecnologias/mecanismos voltados para URLLC em redes 5G e o desenvolvimento de modelos analíticos e de simulação/experimentação que permitam analisá-las conjuntamente e sob diversos tipos de cenários. Assim, valiosos insights e suporte para a elaboração e avaliação de novas mecanismos/esquemas para URLLC em redes 5G são vislumbrados.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andy Petroianu

Ciências da Saúde

Medicina
  • características das artérias hepáticas retiradas durante transplantes hepáticos e sua inluência em adversidades trans e pós-operatórias
  • INTRODUÇÃO: A aterosclerose é caracterizada pela formação de depósitos de gordura na parede vascular, obstruindo gradativamente sua luz. A literatura refere que a ingestão moderada de bebida alcoólica reduz a aterosclerose, por elevar os níveis de HDL modificar fatores de coagulação e prevenir alterações endoteliais. OBJETIVO: Comparar as características das artérias hepáticas de fígados retirados em procedimentos de transplante hepático, provenientes de pacientes que fizeram uso regular de bebida alcoólica e de pacientes sem passado alcoolista e relacionar essas características com adversidades trans e pós-operatórias. MÉTODO: Serão estudadas as artérias hepáticas de todos os fígados retirados de pacientes que foram submetidos a transplante hepático no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e que estão guardadas no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina dessa universidade. Serão realizados estudos histológicos e imuno-histoquímicos das paredes arteriais em busca de placas ateromatosas e outras alterações da parede arterial. Os prontuários de todos esses pacientes serão estudados para recolher os últimos dados laboratoriais pré-operatórios e as adversidades ocorridas com os pacientes nos períodos trans e pós-operatórios. Os resultados serão comparados entre o grupo de pacientes cujo transplante foi realizado por cirrose alcoólica e o grupo de pacientes que não ingeriram bebida alcoólica previamente.Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anelise Dias

Ciências Agrárias

Agronomia
  • núcleo de agroecologia e produção orgânica para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado do rio de janeiro
  • A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) tem por objetivo orientar ações para o desenvolvimento rural sustentável, priorizando a inclusão sócio produtiva de jovens e mulheres, a preservação e valorização da agro/sociobiodiversidade e fundamentalmente, a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional. A oferta de alimentos em atendimento à segurança alimentar e nutricional reside no desenvolvimento da gestão agroecológica para orientar sistemas agroalimentares mais sustentáveis. Em escala local, esses sistemas são dependentes de formas de produção e mecanismos diferenciados de comercialização, tendo como base de sustentação os circuitos de proximidade e a valorização de mercados locais. A presente proposta foi construída por equipe multidisciplinar e tem por finalidade fortalecer a produção familiar, a comercialização e o consumo local e consciente de alimentos orgânicos no estado do Rio de Janeiro através de ações integradas de ensino/ capacitação, pesquisa, extensão e gestão institucional. Pretende-se ampliar o número de agricultores beneficiados e a freqüência da Feira da Agricultura Familiar (FAF-Rural), assim como as aquisições de gêneros alimentícios pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para abastecer os Restaurantes Universitários dos Campi Seropédica e Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Agricultores familiares locais, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, mulheres e produtores orgânicos serão grupos prioritários em ambos os canais de comercialização. A FAF-Rural será fortalecida com a criação de identidade visual e como espaço de ensino e aprendizagem para estudantes e consumidores. Além disso, pretende-se capacitar duas agricultoras e uma técnica em viabilidade econômica e gestão democrática buscando a sustentabilidade desse empreendimento. Serão gerados relatórios de comercialização e indicadores sócio-econômicos que nortearão ações de ATER e pesquisa. Ações de ATER serão realizadas através da residência gronômica, pesquisas participativas para socialização de produtos/processos/práticas com enfoque agroecológico, bem como pelo intercâmbio de conhecimentos com agricultores. Serão realizadas aulas, oficinas, dias de campo, implantação de unidades demonstrativas e vivências. Serão capacitados técnicos, agricultores, e estudantes em temas relacionados à agroecologia, agricultura orgânica e segurança alimentar e nutricional. Serão conduzidas pesquisas sobre intersetorialidade de políticas públicas e canais de comercialização de produtos orgânicos. Indicadores de produção e de fatores limitantes serão levantados para proposição de estratégias contextualizadas para racionalização do uso de agrotóxicos e redução dos impactos sócio-ambientais da agricultura na Região Serrana - principal produtora de hortaliças do estado do Rio de Janeiro. Dentre os impactos da presente proposta para o fortalecimento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica destacam-se a consolidação de políticas públicas de apoio à produção familiar, pesquisas/socialização e intercâmbio de conhecimentos para a produção e acesso a alimentos de qualidade com eqüidade, redução do uso de agroquímicos e estímulo à produção orgânica e a certificação participativa. Além disso, com novas perspectivas de comercialização e geração de renda em circuitos de proximidade, espera-se contribuir para a re-inserção e manutenção de categorias de agricultores vulneráveis e excluídos do mercado. Espera-se também estimular a permanência de jovens e mulheres na produção agrícola, aumento da consciência para o consumo consciente, valorização, e a visibilidade e integração dos agricultores familiares locais e a comunidade acadêmica.  
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/02/2018-31/10/2020
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Anelise Grünfeld de Luca

Ciências Humanas

Educação
  • promoção de práticas investigativas na escola: valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência.
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Anete Abramowicz

Ciências Humanas

Educação
  • transnacionalismo e proposta curricular para a educação das relações étnico-raciais e da diferença no ensino.
  • A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais. Desta forma, nesta primeira etapa, pretende-se identificar de que maneira a educação nos países envolvidos têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa e quais pesquisas e ênfases têm sido produzidas na temática. Em uma segunda etapa, pretende-se elaborar uma proposta temática e curricular na perspectiva da diferença, particularmente, naquilo que se referem às relações étnico-raciais objetivando o combate ao racismo e às discriminações em diferentes contextos nacionais. Ao mesmo tempo, pretende-se como resultado disponibilizar materiais didáticos e paradidáticos, referências bibliográficas, documentário, repertório audiovisual e aulas no interior desta temática para que possam ser acessados em ambiente virtual, como um resultado piloto. O projeto tem como pressuposto epistemológico a construção da agência sob uma nova perspectiva e deste modo, exige outra base epistemológica e metodológica dos acontecimentos históricos, das linguagens, das artes, das ciências etc., de maneira a visibilizar os grupos que denominaremos minoritários e/ou subalternos (no decorrer da pesquisa pretendemos precisar tais conceitos), como, por exemplo, os negros, as crianças, os/as pobres, e aqueles/as que não fazem parte de grupos hegemônicos de gênero e sexualidade. Deste modo, o foco do projeto é construir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos, de epistemologia e metodologia cuja centralidade seja a diferença para que se possa impactar e propor mudanças na educação das relações étnico-raciais e culturais. A metodologia da pesquisa é de natureza analítica e documental a partir dos pressupostos teóricos dos autores vinculados ao debate sobre a diferença. No interior da metodologia teremos uma pesquisa experimental ao disponibilizar como resultado uma proposta curricular transnacional, além de documentário e repertório audiovisual em um ambiente virtual de livre acesso. Procuraremos levar em conta na plataforma virtual à acessibilidade para a população surda, que terá tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Alberton

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • metodologias ativas e os estilos de aprendizagem e de decisão: aprendendo com jogos de empresas, casos para ensino e aprendizagem baseada em problemas
  • Os alunos aprendem quando os conteúdos são expostos junto as suas necessidades e objetivos pessoais (KOLB, RUBIN, McINTYRE, 1978); como existem objetivos pessoais, estes são inerentes ao indivíduo, no caso o aluno, o que determina a ele um estilo de aprendizagem. Conhecer os diversos estilos de aprendizagem, bem como os estilos de decisão, dos alunos tende a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que as técnicas e métodos de ensino sejam direcionados ao perfil dos alunos, podendo desta forma, estimular o desenvolvimento de competências. O estilo de aprendizagem refere-se a uma situação contínua e que deriva das formas de troca do indivíduo com o meio no qual está inserido (KOLB, 1984) e o estilo de decisão é o modo como o indivíduo compreende e processa as informações referentes ao processo de tomada de decisão (LEONARD; SCHOLL; KOWALSKI, 1999; PENNINNO, 2002). Esta pesquisa está vinculada a outros projetos já executados pela proponente, com ampliação do foco (três metodologias ativas, três IES e ambos, estilos de aprendizagem e de decisão). O objetivo principal é analisar os estilos de aprendizagem e de decisão e sua relação com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem (casos para ensino – inclusive multimídia, jogos de empresas e aprendizagem baseada em problemas) em cursos de gestão. Para alcançar esse objetivo, será realizado um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, com a utilização do método survey e focus group. Quanto a coleta de dados, será aplicado um questionário, composto de cinco blocos: inventário de estilo de aprendizagem (KOLB, 1984), inventário de estilo de decisão (ROWE; MASON, 1987), instrumento de skill acquisiton (MILES; BIGS; SCHUBERT,1986; JENNINGS,1996; 2002; CHANG; 2003; CHANG et al, 2005; ADOBOR; DANESHFAR; 2006), instrumento de ambiente virtual de aprendizagem (adaptado de DAVIS, 1985, 1989) e as características gerais dos discentes pesquisados. A população deste estudo será composta por discentes matriculados em cursos de graduação de gestão de três universidades localizadas em Santa Catarina e que frequentam disciplinas que utilizam as metodologias ativas em análise. Com relação as análises dos dados, pretende-se realizar uma análise descritiva do perfil dos discentes, e utilizar os métodos uni e multivariados, como análise fatorial confirmatória tendo como base o sistema de aprendizagem em ação de Silva (2016). Esta pesquisa contribui para que professores saibam que ao utilizar determinado método poderão privilegiar alunos com distintos estilos de aprendizagem e decisão, bem como, estimular outros estilos a desenvolver competências a partir das metodologias ativas utilizadas.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Trajman

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • diagnóstico auxiliado por computador para exclusão de tuberculose ativa em contatos de pacientes com tuberculose pulmonar – quebrando a cadeia de transmissão
  • Apesar de evitável e curável, a tuberculose (TB) ainda é a principal causa de morte por um único agente infeccioso no mundo.(1) Diferentes estratégias para aumentar a detecção da TB e a conclusão do tratamento nas últimas duas décadas não permitiram atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para incidência de TB e declínio da mortalidade. A OMS(2) e as Nações Unidas(3) têm agora metas específicas para eliminar a TB até 2050 (End TB Strategy), e o tratamento preventivo da TB (TPT) desempenha um papel estratégico para atingir essas metas.(4) A prevenção da TB ativa através do tratamento da infecção latente por Mycobaterium tuberculosis (ILTB) é uma pedra angular para alcançar a eliminação da TB.(5) A ILTB afeta cerca de 25% da população mundial(6) e aqueles com alto risco de progressão para TB ativa, como pacientes com condições imunossupressoras ou com infecção recente, devem ser tratados para prevenir adoecimento. Os contatos de pacientes com TB pulmonar ativa são a maior população existente direcionada ao tratamento com ILTB. A declaração das Nações Unidas de 2018 recomenda tratar, até 2022, 6 milhões de pessoas vivendo com HIV (PVH), 4 milhões de contatos de crianças e 20 milhões de contatos de adultos de pacientes com tuberculose ativa.(7) Isso não é uma tarefa fácil, porque a cascata do cuidado com os contatos inclui várias etapas, desde o teste da ILTB, a exclusão da TB ativa e a prescrição e adesão ao tratamento. Muitas perdas ocorrem em todas as etapas dessa cascata, e menos de 20% daqueles destinados ao tratamento completam o TPT.(8) No Brasil, menos de 2% completam o TPT, com as maiores perdas nos estágios iniciais da cascata.(9) O passo da exclusão da TB ativa é um gargalo em muitos países de baixa e média renda (LMIC, da sigla em inglês), incluindo o Brasil. Atualmente, a OMS(4) e o Ministério da Saúde do Brasil(10) recomendam a triagem de sintomas e a radiografia de tórax (RxT). O risco de adoecimento é tão alto nas PVH e em crianças com menos de 5 anos de idade que a OMS recomenda que em países de alta carga da doença (todos LMIC), essa etapa possa ser pulada nessas duas subpopulações. O Brasil, no entanto, recomenda RxT em todos os contatos antes que o TPT possa ser prescrito.(10) A indisponibilidade da RxT e a necessidade de especialistas para interpretar os resultados atrasam ou impedem a exclusão da TB e portanto o início do TPT. Alterações do parênquima pulmonar por doenças que não TB ativa incluem sequelas de TB (fibrose, bronquiectasias, cavidades, calcificações), doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias agudas, tumores, adenomegalias entre outras. Diversas imagens pulmonares que aparecem nos pacientes com a COVID-19, que recentemente atingiu já milhares de pessoas no planeta e pode acometer mais de metade da população, mesmo sem provocar sintomas, podem permanecer como sequela pulmonar, dificultando ainda mais a interpretação da RxT. Aplicativos que utilizam inteligência artificial foram desenvolvidos para superar essa barreira.(11–13) Nossa equipe tem trabalhado em estratégias para simplificar a cascata de atendimento de contatos e PLH para expandir o TPT nos LMIC. Anteriormente, trabalhamos em um novo teste baseado em soro para excluir TB, que apresentou um elevado valor preditivo negativo.(14) No projeto atual, pretendemos validar e desenvolver aplicativos para ler RxT de contatos e distinguir (a) padrões normais; (b) lesões parenquimatosas não relacionadas à TB e (c) lesões ativas da TB. O aplicativo desenvolvido pelo grupo será disponibilizado para incorporação no SUS, sem custos. Isso permitiria a exclusão no mesmo dia da TB ativa e a possibilidade de prescrição de TPR. Para isso, trabalharemos com uma equipe multidisciplinar que incluirá especialistas em TB, saúde pública e engenheiros especializados em inteligência artificial. Para aprendizado de máquina, usaremos um banco de dados RxT normal, de participantes de dois ensaios clínicos de diferentes regimes para tratar LTBI(15,16) e bancos de dados disponíveis publicamente de múltiplos RxT com e sem TB.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 20/06/2020-30/06/2023
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Angel Roberto Barchuk

Ciências Biológicas

Genética
  • redes de expressão gênica responsáveis pela plasticidade do desenvolvimento cerebral em resposta a diferenciais nutricionais – o modelo apis mellifera
  • O desenvolvimento de características complexas é influenciado por sinais ambientais cujos diferentes inputs são integrados no sistema genômico através da participação de mediadores epigenéticos. Na abelha altamente social Apis mellifera, diferenciais nutricionais durante o desenvolvimento pós-embrionário conduzem ao surgimento de fêmeas adultas fenotipicamente diferentes, conhecidas como rainhas e operárias. Um dos eventos que definem este difenismo é o desenvolvimento do cérebro larval. Nosso grupo mostrou que as larvas de rainhas, que são alimentadas com grandes quantidades de geleia real, desenvolvem um cérebro maior e mais rapidamente do que as de operárias, e que este desenvolvimento diferencial acontece a partir do quarto estágio larval (L4). Estes resultados mostram que o diferencial nutricional favorável às rainhas determina o desenvolvimento diferencial do sistema nervoso. Porém, hipotetizamos que as diferenças morfológicas encontradas em L4 devem ser determinadas molecularmente em estágios larvais anteriores. Esta determinação inicial estaria representada pela interação entre os produtos de vários genes, na forma de uma rede de expressão que responde ao diferencial nutricional, responsável pela geração de diferenciações morfológicas observadas em estágios seguintes. Assim, propomos identificar no cérebro de L3 genes que respondam ao diferencial nutricional e sejam responsáveis pelo difenismo cerebral inicial destas castas. Para isso, usando RNA-Seq, obteremos os transcriptomas e genes diferencialmente expressos de cérebros L3 de rainhas e operárias. Com esses dados e os disponíveis sobre microRNAs (presentes nas geleias real e de operárias e os conhecidamente associados a processos neurogênicos) elaboraremos redes complexas conceituais de interação gênica. Estas redes serão testadas mediante duas abordagens, i. Descritiva: RT-qPCR e imunolocalização de produtos proteicos; ii. Funcional: Ensaios in vitro de interação microRNA-mRNA alvo usando construções com o gene da luciferase como repórter e ensaios in vivo utilizando antagomirs na dieta de larvas em desenvolvimento.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela Adriane Schmidt Bersch

Ciências Humanas

Educação
  • a corporeidade e a ludicidade nas infâncias
  • O projeto de pesquisa objetiva identificar os papéis dos educadores na mediação das infâncias em contextos ecológicos microssistêmicos; estabelecer a relação com a perspectiva sistêmica na formação de educadores ambientais; investigar a cultura corporal, o movimento lúdico e a corporeidade nas e com as infâncias em diferentes contextos formais e não formaisdo município de Rio Grande e região. Nossa aposta é que através da práxis entre e com os educadores nos momentos formativos possamos escutar as inquietações, as angústias, as certezas, as expectativas para que assim, possamos criar um questionário semi-estruturado pelos e com os apontamentos dos educadores das infâncias, seguido de entrevista reflexiva. E na sucessão será organizado uma formação com os educadores para assim, poder dar um retorno e ao mesmo tempo pela oportunidade de vivenciar as experiências com eles. Este processo é o resultado esperados com a pesquisa, ou seja, um espaço para compartilhar, escutar, identificar os papéis dos educadores, investigar a cultura corporal, o movimento corporal lúdico nas infâncias e a corporeidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Borges Masuero

Engenharias

Engenharia Civil
  • estimativa da vida útil de fachadas a partir da investigação da sua degradação
  • As fachadas dos edifícios interferem não apenas na arquitetura, mas também no entorno da edificação, valorizando ou desvalorizando os espaços, de acordo seu nível de manutenção e/ou degradação. A importância da manutenção das edificações e estudos que busquem garantir sua vida útil é inquestionável. A atividade da construção civil é bastante poluidora, assim, aumentar o tempo de uso das edificações é de extrema relevância do ponto de vista ambiental. No entanto prever esta vida útil ainda é uma questão em aberto. Assim, o objetivo desta pesquisa é colaborar com o entendimento da deterioração das fachadas dos edifícios com revestimento em argamassa - revestimento amplamente utilizado nos mais diversos padrões de edificação, tornando-se de grande interesse social- relacionadas aos materiais e agentes agressivos bioclimáticos, baseado na degradação das edificações e assim prever, ainda em fase de projeto, a vida útil destes revestimentos, períodos de a manutenção a partir do mapeamento e da mensuração de danos e simulações higrotérmicas deste componente. Com os resultados, pretende-se calcular os fatores de degradação das amostras através de métodos bastante utilizados internacionalmente, gerando gráficos que estimem a degradação ao longo do tempo, e assim, relacioná-los com ações de manutenção e vida útil dos elementos analisados. Ainda espera-se compreender quais as regiões de fachadas estão mais suscetíveis à deterioração além de soluções que possam diminuir a degradação dos materiais quando expostos aos agentes bioclimáticos locais, aumentando sua vida útil.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Burlamaqui Klautau

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedade magnéticas e dinâmicas de nano-magnetos
  • Neste projeto, objetivamos realizar estudos teóricos de nano-sistemas magnéticos, utilizando métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica e dinâmica de spin atomística. O nosso projeto tem como meta o aprimoramento de ferramentas teóricas avançadas baseadas em métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica, para analisar resultados experimentais e, também, predizer as propriedades de nanoestruturas magnéticas metálicas com potencial para aplicações tecnológicas. Os tópicos e sistemas principais de interesse são: investigação de materiais com configuração magnética complexa, correlações eletrônicas, propriedades espectroscópicas e dinâmica de spin atomística. Mais especificamente, pretendemos implementar a obtenção do parâmetro de Gilbert (damping) como um pós-processamento de cálculos em métodos de primeiros princípios. Essa nova funcionalidade será, então, empregada para sistemas de interesse como as multicamadas metálicas com potencial aparecimento de estruturas magnéticas topologicamente protegidas, chamadas de skyrmions e no estudo de pequenas excitações magnéticas para executar novas operações lógicas (magnonics). Também estudaremos a origem microscópica da interação de troca de materiais clássicos e sistemas complexos. A realização deste projeto permitirá dar prosseguimento aos nossos estudos nesta área, que têm resultado em publicações recentes em periódicos como Physical Review Letters, Nature-Scientific Reports, Physics Review B e Journal of Physics – Condensed Matter. Com esta proposta pretendemos obter recursos de custeio para manutenção de estações de trabalho (workstations) de alto desempenho do grupo de Nanomagnetismo Teórico (NanomagTheor), coordenado pela pesquisadora proponente desta proposta, permitindo assim, realizar as implementações de novas funcionalidades nos métodos de primeiros e cálculos dos sistemas propostos. Além dos estudos citados, o projeto terá uma forte componente na formação de estudantes através do desenvolvimento de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, a serem orientadas pela proponente desta proposta na Universidade Federal do Pará (UFPA). Também objetivamos dar continuidade nas cooperações científicas entre o grupo de pesquisa NanomagTheor da UFPA, e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo e da Universidade de Uppsala (Uppsala University). Note-se que estes grupos, brasileiros e estrangeiro, possuem habilidades e técnicas complementares, permitindo abordar problemas bastante complexos e de interesse em nanomagnetismo. Com esta proposta solicitamos também duas bolsas de iniciação científica, e objetivamos também oferecer aos alunos de Iniciação Científica envolvidos nesta proposta um treinamento dirigido para Física da Matéria Condensada, permitindo um embasamento sólido para que estes possam vir a desenvolver seus trabalhos de pós-graduação nesta área. Como indicador de desempenho, ao final deste projeto, deveremos ter publicado artigos em revistas internacionais de alto impacto, além de ter inserido estudantes de pós-graduação do Brasil em pesquisas que envolvam problemas que são o estado-da-arte em nanomagnetismo.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Fabíola Alves Chagas

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • língua ikpeng: contribuições para a prática escolar e para o conhecimento científico
  • Este projeto tem como primeiro objetivo a elaboração de materiais que possuam relevância e aplicação direta na educação escolar do povo Ikpeng (Karib), na área de língua materna, contribuindo assim para melhorias no processo de escolarização diferenciada desta população indígena. Para isso, o projeto visa a elaboração de uma Gramática Descritiva Básica, de cunho pedagógico, que contenha os principais aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos da língua Ikpeng; de uma Base de Dados Lexical, em formato de glossário, a ser anexado à gramática, que futuramente poderá vir a ser um Dicionário Bilíngue Ikpeng/Português, e de uma coletânea de narrativas tradicionais, em língua Ikpeng, que permitirá o acesso igualitário entre os membros da comunidade às memórias ancestrais do povo e facilitará a aprendizagem de leitura/escrita na língua nativa. Um segundo objetivo do projeto, intrinsecamente vinculado ao primeiro, consiste em contribuir para o conhecimento científico sobre a língua Ikpeng que, como é o caso da maioria das línguas indígenas do continente, ainda carece de documentação e descrição com o grau de amplitude e o nível de profundidade desejados. O aprofundamento da descrição da língua Ikpeng é de interesse ao estudo da Tipologia Linguística, da Fonética e Fonologia, além de servir de aporte crucial para o aprofundamento de estudos histórico-comparativos da família linguística Karib.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela França Versiani

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • relações no desenvolvimento da capacidade absortiva: um estudo nas indústrias de minas gerais e santa catarina
  • Este projeto tem como objetivo analisar o papel da aprendizagem dos agentes sociais, das rotinas e dos mecanismos organizacionais na capacidade absortiva das empresas. Sua elaboração teórica se respalda no debate contemporâneo sobre a sequência dos processos adotados pelas empresas para absorver conhecimentos externos e aplicá-los a fins de inovação. Uma das lacunas de pesquisa suscitadas por esse debate está em revelar como as relações configuram a capacidade absortiva das empresas. Visando contribuir para dirimir tal lacuna, propõe-se uma pesquisa que contemple as empresas do setor de fabricação dos produtos químicos e farmacêutico do estado de Minas Gerais e o estado de Santa Catarina. O desenho metodológico combinará as estratégias do método qualitativo e quantitativo para permitir abrangência e profundidade, concomitantes, dos resultados de pesquisa
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Luzia Branco Pinto Duarte

Ciências da Saúde

Medicina
  • ensaios pré-clínicos para avaliação da atividade imunomoduladora e anti-fibrótica da vitamina d na esclerose sistêmica
  • A Esclerose Sistêmica é uma doença do tecido conjuntivo, de etiologia desconhecida, caracterizada essencialmente por fibrose progressiva da pele e órgãos internos. Apesar de ser uma doença relativamente rara, é considerada de extrema importância dentro da Reumatologia, tendo em vista seu importante impacto na morbimortalidade, sendo considerada a mais grave das colagenoses. Os mecanismos fisiopatogênicos são complexos e ainda pouco compreendidos, traduzindo a heterogeneidade clínica da doença e a dificuldade em se estabelecer um tratamento eficaz. Até o momento, as modalidades terapêuticas disponíveis são direcionadas para o tratamento dos sintomas, não existindo ainda nenhum fármaco que comprovadamente atue interferindo na progressão da fibrose, que representa a via final comum da doença. Neste contexto, fica clara a necessidade de estudos que visem à descoberta de novos alvos e de novos fármacos a serem utilizados no tratamento desta doença. A vitamina D têm sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, demonstrando sua função além do metabolismo do cálcio e da formação óssea, incluindo sua interação com o sistema imunológico. Além da evidência de maior prevalência de hipovitaminose D em pacientes com doenças reumáticas autoimunes, foi descrita associação com atividade da doença em lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide. Estudos in vitro sugerem uma inibição das vias Th1 e Th17, além de um possível efeito antifibrótico. Sendo assim, o objetivo geral desta proposta é avaliar a atividade imunomoduladora e anti-fibrótica da vitamina D em células mononucleadas do sangue periférico e em fibroblastos de pacientes com Esclerose Sistêmica. Trata-se de uma proposta multidisciplinar e de relevante impacto científico. Para a execução das diversas atividades necessárias para o desenvolvimento do projeto serão incluídos pacientes portadores de Esclerose Sistêmica, selecionados do ambulatório especializado no Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas-UFPE, sob coordenação da Profa. Dra. Angela Duarte, Professora Titular e Chefe do Serviço de Reumatologia do HC-UFPE. Esses pacientes serão submetidos a coleta de sangue e biópsia de pele para avaliar como estas células respondem após o tratamento com a vitamina D. Os ensaios biológicos serão realizados no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (NUPIT) da UFPE e coordenado pela Profa. Dra Maira Galdino da Rocha Pitta, Profa. Adjunto/DE da UFPE. Vale ressaltar que este projeto é de grande importância para a pesquisa na UFPE, pois permite firmar colaborações entre os médicos professores da área clínica do Hospital das Clínicas e os pesquisadores da área básica da UFPE. Além disso, busca-se o aprimoramento do conhecimento sobre aspectos imuno-farmacológicos e sua aplicação na prática clínica, fortalecimento das condições para a implantação de ensaios clínicos adequados para pesquisa qualificada e de ponta, contribuindo assim para o conhecimento científico na nossa região. Destaca-se também que aprovação deste projeto dará parte do suporte financeiro necessário ao desenvolvimento do projeto de pesquisa submetido e aprovado pela coordenadora da presente proposta no edital de bolsa de produtividade em pesquisa.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/10/2020
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Angela Maria Alves

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia – snct 2020 no cti renato archer: “inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”
  • Vide projeto anexo
  • Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
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Angela Maria Geraldo Pierin

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • o controle da pressão arterial em hipertensos em tratamento ambulatorial: avaliação da adesão ao tratamento e implementação de um sistema de orientação por telefonia móvel em ensaio clínico randomizado
  • Introdução A hipertensão arterial é uma doença crônica com prevalência em torno de 30% em nosso meio e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O controle da pressão arterial é a forma mais eficaz para evitar as complicações da hipertensão, porém suas taxas ainda são insatisfatórias e frequentemente associadas à baixa adesão ao tratamento. Dessa forma, os profissionais de saúde devem adotar novas estratégias de intervenção para aumentar o controle dos hipertensos como o envio de mensagens pelo telefone celular. Objetivos Avaliar a adesão ao tratamento e o controle da pressão arterial; e comparar o efeito do envio de mensagens de texto por telefonia móvel versus a assistência usual, em hipertensos com acompanhamento ambulatorial. Métodos O estudo será realizado no ambulatório da Unidade de Hipertensão da Disciplina de Nefrologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em duas fases. Na fase 1, será realizado estudo exploratório, transversal para avaliar o controle e a adesão ao tratamento em uma amostra aleatória de 253 hipertensos. Os critérios de inclusão são: idade >18 anos, diagnóstico de hipertensão arterial, apresentar escore no Mini Exame do Estado Mental compatível com a escolaridade e aceitar participar do estudo. Os critérios de exclusão na fase 1 são: hipertensão secundária e gestantes. Na fase 2 será realizado um ensaio clínico randomizado para avaliar o efeito do envio de mensagens de texto por telefonia móvel com os hipertensos com pressão arterial não controlada e excluídos aqueles com idade >65 anos, pressão arterial sistólica >180 mmHg e/ou diastólica >110 mmHg, taxa de filtração glomerular <30 ml/min e Índice de Massa Corporal >40 Kg/m². Os hipertensos serão alocados de maneira randomizada em dois grupos (estudo e controle) com 114 participantes em cada grupo. Os hipertensos do grupo estudo irão receber mensagens de texto, tipo SMS, com orientações sobre a doença e tratamento, duas vezes por semana e durante 10 semanas. Os hipertensos alocados no grupo controle receberão os cuidados usuais já realizados na instituição, inclusive panfleto educativo sobre a doença e tratamento. Será realizada entrevista para coleta dos dados biopsicossociais; hábitos e estilos de vida; comorbidades; e medicamentos em uso. Serão coletados ainda, dados antropométricos, exames laboratoriais e medidas da pressão arterial de consultório com aparelho automático validado. Os hipertensos da fase 2, serão avaliados novamente ao final de 10 semanas, inclusive com Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Em todos hipertensos da proposta, a adesão ao tratamento medicamentoso anti-hipertensivo será avaliada de maneira direta, através da análise de material biológico (urina) com a técnica da cromatografia líquida de alta eficiência associada à espectrometria de massa; e de forma indireta pela Escala de Adesão Terapêutica de Oito Itens de Morisky (MMAS-8). A proposta foi aprovada por Comitê de Ética e todos que concordarem participar irão assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados serão analisados com teste Qui-quadrado ou teste exato de Fisher. As médias serão comparadas com testes paramétricos (teste t-Student). O nível de significância será de p<0,05.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Maria Moraes

Engenharias

Engenharia Química
  • engenharia tecidual: desenvolvimento de biomateriais poliméricos bioativos associados a células-tronco mesenquimais para a terapia de lesões osteocondrais
  • Um dos grandes desafios da atualidade é prover meios e materiais apropriados para o reparo e a substituição de órgãos e tecidos lesionados ou não funcionais, sendo esta temática de natureza essencialmente multidisciplinar. Percebe-se claramente um apreciável aumento da demanda de técnicas e biomateriais apropriados para este fim, tanto em decorrência de melhorias nas abordagens terapêuticas, que levaram a uma drástica evolução da medicina nos últimos 50 anos, quanto devido ao aumento da expectativa média da vida humana, que aumentou em mais de 10 anos no mesmo período globalmente. Assim, estratégias e materiais que possam ser empregados, por exemplo, para a terapia de lesões em tecidos moles como pele, cartilagem e mucosas, ou tecidos duros, como ossos, são de grande interesse, particularmente para a população de idosos, que apresenta apreciável susceptibilidade a estas condições. Neste contexto, no presente projeto pretende-se envidar esforços no desenvolvimento e caracterização de novos materiais de uso clínico, sintéticos ou de origem natural, que possam ser empregados de forma isolada ou em conjunto com células e outros agentes bioativos com fins terapêuticos. Em particular, tem-se por meta a produção de materiais aplicáveis na terapia de lesões de tecidos cartilaginosos e ósseos. Assim, um dos objetivos específicos do projeto é a obtenção de hidrogéis injetáveis responsivos a estímulos térmicos (líquidos à temperatura ambiente, mas capazes de gelificar em temperaturas próximas e um pouco inferiores a 37 ºC), pelo uso de polissacarídeos biocompatíveis e biodegradáveis. A produção dos hidrogéis será realizada pela mistura de metilcelulose, goma xantana e carboximetil quitosana, pretendendo-se também realizar a incorporação dos fármacos ácido gálico, dexametasona e diclofenaco de sódio e também de MSCs nas matrizes, com vistas ao aumento do resultado terapêutico, além do fator de diferenciação kartogenina, com o objetivo de promover a obtenção de condrócitos. Como fator de estimulação para a produção de tecidos ósseos, pretende-se incorporar aos hidrogéis hidroxiapatita. Espera-se que os hidrogéis sejam citocompatíveis, estáveis e que apresentem apropriadas interações entre os compostos que os compõem, com poros interconectados de pelo menos 300 µm em diâmetro e desempenho adequado quanto à compressão suportada pela cartilagem normal. Outro objetivo específico do projeto é a obtenção de estruturas condrais macroscópicas viáveis por meio da Biofabricação, visando à terapia de lesões em tecidos cartilaginosos, em uma abordagem inovadora que combinará o desenvolvimento de uma biotinta na qual poderão ser suspensos esferoides teciduais obtidos pelo cultivo de células estromais mesenquimais (MSCs) de modo a obter uma estrutura implantável por bioimpressão 3D estabilizada por uma matriz de polímeros sintéticos biodegradáveis. Abordagens relacionadas a aspectos tradicionais de engenharia, como reologia, geometria e propriedades mecânicas apropriadas, estabilidade dimensional durante a impressão, capacidade de absorção e de degradação na presença de soluções que simulem fluidos fisiológicos serão explorados, assim como aspectos biológicos relativos à biocompatibilidade, manutenção da viabilidade, taxa de proliferação e diferenciação celular em condrócitos (típicos de tecidos cartilaginosos). A matriz a ser impressa terá estrutura e geometria inspiradas na análise de tecidos cartilaginosos descelularizados por meio de extração de material orgânico solúvel pelo uso de tensoativos combinados com CO2 em condições supercríticas. Para a realização desta proposta, conta-se com a infra-estrutura da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP e com a parceria de diversos grupos do país e do exterior, por exemplo, das equipes do Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva (do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), do Prof. Dr. Ibsen Bellini Coimbra (da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP), do Prof. Dr. Paulo de Traso Vieira e Rosa (do Instituto de Química da UNICAMP), do Prof. Dr. Lorenzo Moroni (do Departamento de Regeneração de Tecidos Complexos da Universidade de Maastricht, Maastricht, Holanda) e do Prof. Dr. Daniel Kelly (da Escola de Engenharia do Trinity College, Dublin, Irlanda), além do apoio da empresa R.Crio, que atua na área de preservação de células tronco.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022