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Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
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Faculdade Meridional
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FAE Centro Universitário
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Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
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Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
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Fundação Meridional
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Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
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Hospital Sírio-Libanês
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Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
saberes sobre corpo, gênero e sexualidades em manuais escolares/livros didáticos de biologia e sociologia - brasil/portugal
Resumo:
A proposta de pesquisa probelmatiza as rupturas e continuidades das abordagens dos temas corpo, gênero e sexualidades em livros didáticos, brasileiros e portugueses, de Biologia no ensino médio, os processos de escolhas desses livros a partir dos temas indicados e o que dizem professores sobre as propostas de exclusão das questões de gênero e orientação sexual dos planos nacional, estadual e municipal de educação em circulação no Brasil. O objetivo central é investigar a abordagem do tema corpo, gênero e sexualidades em obras didáticas de Biologia (Brasil e Portugal) aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2015, no caso das obras brasileiras, e como objetivos específicos visa analisar a abordagem dada aos temas corpo, gênero e sexualidades em livros didáticos de Biologia e de Sociologia aprovados no PNLD/2015, verificar as continuidades e rupturas entre as obras didáticas brasileiras e portuguesas de Biologia quanto à abordagem do tema corpo, gênero e sexualidade; investigar sobre os processos de escolha de livros didáticos realizado por professores(as) de Biologia de modo a compreender como os temas corpo, gênero e sexualidade são por eles(as) considerados nestes processos e levantar o que dizem docentes de Biologia acerca das propostas de exclusão das questões de gênero e orientação sexual dos planos nacional, estadual e municipal de educação em circulação no Brasil. Trata-se de uma investigação qualitativa com uso de grupos de discussões e fontes documentais. A perspectiva de análise aponta para o uso da análise documental e da cartografia. Os referenciais teóricos assentam-se no campo dos estudos de gênero e sexualidade de matriz pós-estruturalista. Espera-se contribuir para processos de formação inicial e continuada, por meio de orientações de trabalhos de graduação e pós-graduação, projetos de extensão e divulgação do tema e resultados da pesquisa em projetos de iniciação a docência. Pretende-se ainda, ao final da pesquisa, apresentar materiais pedagógicos que contribuam para a realização do trabalho docente em salas de aulas de Biologia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
01/06/2017-30/06/2021
Eleonora Kurtenbach
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
compartilhando saberes sobre inteligência artificial para formação de jovens profissionais
Resumo:
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2020, com o intuito de estimular o pensamento crítico e científico de futuros jovens profissionais, a melhoria do ensino de ciências e a democratização do conhecimento sobre Inteligência Artificial serão realizados nove mini cursos, cinco LIVES-workshops pedagógicos on line, bem como observações telescópicas e microscópicas pela equipe interdisciplinar do projeto. A coordenação dos eventos será realizada pelo Espaço Ciência Viva e contará com a parceria de professores/pesquisadores da UFRJ-RJ e Campus Macaé, UFRRJ-Seropédica, Colégio Pedro II Duque de Caxias, IFPA-Macapá, CBPF e FIOCRUZ. As atividades serão realizadas na plataforma Zoom e transmitidas e no canal do Youtube do Espaço Ciência Viva, e dos demais parceiros, cuja equipe coordenará toda a logística necessária para tal. Grande parte das atividades será para alunos do ensino médio, universitário e pós graduandos (alunos destes dois ultimos segmentos também atuarão como monitores) e para professores destes segmentos, visando a formação nesta área destes jovens profissionais. Alunos do ensino fundamental também serão contemplados. Ao final das atividades propostas espera-se que ocorra uma maior conscientização e esclarecimento para a população sobre a metodologia, as aplicações e a importância da Inteligência Artificial para a manutenção e progresso do desenvolvimento tecnológico, econômico e social do nosso País.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
11/01/2021-31/07/2021
Elessandra da Rosa Zavareze
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
óleo-gel de amido de trigo germinado: uma alternativa para substituição da gordura hidrogenada e aditivos antifúngicos químicos na panificação
Resumo:
O objetivo deste estudo é elaborar e caracterizar óleo-géis produzidos a partir de emulsão de amido de trigo germinado submetido a modificação por esterificação de grau alimentício, incorporados com óleo essencial de laranja, e aplicá-los em produtos de panificação para substituição da gordura hidrogenada e de antifúngicos sintéticos. Este projeto está dividido em três estudos. O Estudo 1 consiste na modificação do amido de trigo germinado e não germinado por esterificação com o reagente octenil succínico anidro em diferentes graus de substituição. Os amidos nativos e modificados serão avaliados quando suas propriedades físico-químicas e reológicas (grau de substituição, morfologia, grupos funcionais, cristalinidade relativa, propriedades térmicas, e propriedades de pasta). O Estudo 2 consiste na elaboração dos óleos-gel a partir das emulsões, contendo diferentes concentrações de óleo essencial de laranja. As emulsões serão avaliadas quanto sua estabilidade e os óleo-géis serão avaliados quando suas propriedades físicas, químicas, digestibilidade, propriedades mecânicas, grupos funcionais, morfologia, microscopia ótica, inibição de leveduras e atividade antifúngica. Estudo 3 consiste na utilização das emulsões dos amidos modificados para a elaboração dos óleos-gel com adição de óleo essencial de laranja. O Estudo 4 consiste na aplicação dos óleos-gel em pães. Os pães serão avaliados pelo volume especifico, textura, sensorial e crescimento fúngico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Elgion Lucio da Silva Loreto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ação de quimioterápicos na ativação de elementos transponíveis e possíveis impactos na gênese de mutações somáticas
Resumo:
Os elementos de transposição, ao mudar de posição no genoma, podem provocar significativas alterações funcionais nos organismos. Fatores estressantes são apontado como agentes de ativação da transposição. Pesquisas recentes sugerem que em vários tipos câncer ocorre aumento da transposição. Os quimioterápico podem induzir estresse celular, como por exemplo o estresse oxidativo. O objetivo deste projeto consiste em investigar se quimioterápicos são capazes de promover a ativação de elementos transponíveis. Propomos investigar este fenômeno no modelo Drosophila, por ter um mobiloma bem caracterizado e metodologias apropriadas para investigar mobilização dos elementos transponíveis. As abordagens propostas são: i) análise transcriptômica, avaliando a expressão gênica diferencial e expressão diferencial de elementos transponíveis; ii) quantificação da excisão somática do elemento transponível mariner, através de ensaios fenotípicos (sistema white peach) e por qPCR; iii) quantificação da taxa de inserção dos elementos mais expressos, empregando a metodologia Transposon Insertion Sequencing (TIS); iv) desenvolvimento de uma nova metodologia que permita quantificar a mobilização somática em diferentes órgão e tecidos através da construção de uma linhagem de Drosophila transgênica (mariner/GFP). Espera-se com este projeto contribuir para o entendimento dos mecanismos de ativação do elementos transponíveis e, principalmente, se quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer são capazes de promover a mobilização de elementos transponíveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliade Ferreira Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
3ª feira de ciências universidade-comunidade
Resumo:
Considerando a permanente transformação social, educacional e tecnológica presente no cotidiano, deve-se buscar uma escola orientada a oportunizar aos discentes tornarem-se agentes dessa transformação e não meros expectadores. O que torna as feiras de ciências ferramentas de suma importância para a aprendizagem e a valorização dos seus participantes como peças ativas na construção da sua própria formação. Neste sentido, o presente projeto pretende fomentar discussões e empoderamento da comunidade escolar acerca das áreas exatas e tecnológicas e impulsionar inovações metodológicas para o desenvolvimento tecnologias de aprendizagem significativa voltadas ao incentivo da participação dos/das estudantes, em especial das meninas, e desenvolver a capacidade criativa e investigativa nestes e nestas, proporcionando o surgimento de vocações para as carreiras ligadas às áreas científicas e tecnológicas e docente. Portanto, a 3ª Feira de Ciências Universidade-Comunidade do município de Uruguaiana a ser realizada em outubro de 2020, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, trará como tema STEM & Igualdade, visando envolver os/as alunos e alunas dos anos Finais do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio em uma proposta de elaboração de tecnologias das mais diversas áreas das STEM. As equipes proponentes deverão ser compostas por estudantes em parceria com os professores(as) das escolas municipais, estaduais e técnicas do município em questão e por escolas convidadas dos municípios de Itaqui e Alegrete.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
Vigência:
07/01/2020-31/01/2021
Eliana Badiale Furlong
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
interações entre micotoxinas, macromoléculas e outros componentes presentes em alimentos da dieta brasileira
Resumo:
O projeto Interações entre micotoxinas, macromoléculas e outros componentes presentes em alimentos da dieta brasileira está sendo apresentado ao Edital Universal/CNPq 2018, na faixa C, pois os proponentes consideram que os resultados do seu desenvolvimento podem preencher uma lacuna sobre as interações entre componentes e contaminantes em alimentos da dieta brasileira que afetam as suas respectivas bioacessibilidades após tratamento térmico. A geração deste conhecimento fornecerá subsídios técnico científicos para estabelecimento de estratégias e políticas no tema Segurança Alimentar, especialmente para consolidação das legislações próprias para recomendação de nutrientes e limites para contaminantes. A equipe técnica é constituída por docentes e discentes da Escola de Química e Alimentos (EQA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) que fazem parte do grupo de pesquisa: Estratégias para manejo do risco de micotoxinas na cadeia produtiva de alimentos. Neste projeto serão validados métodos multimicotoxinas para determinação de ocorrência e de bioacessibilidade de aflatoxinas (B1, B2, G1, G2), deoxinivalenol, fumonisina B1, ocratoxina A e zearalenona em alimentos à base de arroz, feijão, farinhas de milho, trigo e mandioca tratados térmicamente; avaliados os efeitos de tratamentos térmicos destes alimentos na interação entre micotoxinas, macromoléculas (amido resistente e proteínas não digeríveis) e outros compostos e seu impacto na bioacessibilidade de ácidos graxos essenciais, aminoácidos, vitaminas (tiamina e riboflavina), compostos fenólicos além das micotoxinas. Os resultados permitirão serão tratados por técnicas de estatística multivariada para identificar alimentos que representam menor risco de exposição crônica à micotoxinas e de desenvolvimento de carências nutricionais crônicas. Serão capacitados recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, divulgados resultados em periódicos e eventos científicos e depositadas patentes. Em atividades extensionistas buscar-se-a elaborar cartilhas informativas contendo estratégias que promovam a segurança alimentar que podem ser praticadas em diferentes setores da sociedade e da cadeia produtiva de alimentos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliana Barreto Bergter
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
glicoconjugados de fungos oportunistas emergentes: caracterização estrutural e funcional
Resumo:
A parede celular é uma estrutura extremamente relevante para a célula fúngica, controlando sua forma, protegendo contra danos mecânicos e funcionando como uma barreira filtrante, impedindo a passagem de moléculas de alta massa molecular e evitando o dano a membrana plasmática. A parede celular é um excelente alvo para a ação de agentes antifúngicos, pois a maioria de seus componentes está ausente em células de mamíferos. Polissacarídios e glicoconjugados são moléculas relevantes na arquitetura desta parede e várias delas são imunologicamente ativas possuindo um grande potencial como reguladoras da patogênese e da resposta imune do hospedeiro. O presente projeto tem como objetivo a caracterização estrutural e funcional de moléculas glicosiladas presentes na parede celular de fungos patogênicos do complexo Pseudallescheria boydii/ Scedosporium, Scedosporium prolificans, Fusarium oxysporum , F.solani e Cladosporium herbarum, Rhizopus sp e Mucor sp. As estruturas destas moléculas serão elucidadas por técnicas cromatográficas, espectrométricas (GC-MS, ESI-MS) e espectroscópicas (ressonância magnética nuclear). Será avaliado o papel destes glicoconjugados durante a interação com células hospedeiras, incluindo eventos de fagocitose e mecanismos de ativação da imunidade inata. Os estudos estruturais e funcionais dos glicoconjugados e polissacarídios de fungos podem contribuir para o desenho de novos compostos capazes de inibir o crescimento e a diferenciação fúngica, bem como para um melhor conhecimento do seu envolvimento na imunopatogênese das doenças fúngicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliana dos Santos Leandro
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de suplemento probiótico liofilizado enriquecido com araticum (annona crassiflora mart.) do cerrado: caracterização da viabilidade de lactobacillus paracasei lbc81 após a liofilização, estocagem e em condições gástricas e pancreáticas simu
Resumo:
O consumo de alimentos e suplementos probióticos são formas de alcançar vários benefícios à saúde. No entanto, para que estes benefícios sejam alcançados é necessário que a população de probióticos esteja viável e contendo em torno de 106 a 108 UFC/g de alimentos. No caso dos suplementos probióticos que são fornecidos na forma liofilizada o controle da viabilidade do micro-organismo deve ser mais rigoroso, pelo fato do micro-organismo ficar exposto a várias condições de estresse durante o processo de liofilização. Para amenizar os danos celulares ás estirpes probióticas durante a liofilização é recomendada a adição de substâncias protetoras ao meio de desidratação dos micro-organismos como forma de garantir a sua viabilidade, e consequentemente os benefícios à saúde. Diante deste contexto, onde observamos a importância do uso de substâncias protetoras na manutenção da viabilidade de qualquer micro-organismo submetido à liofilização, nos pesquisadores consideramos a literatura escassa quanto à pesquisa de novas substâncias protetoras. Recentemente a nossa equipe de pesquisadores começou a pesquisar a fruta araticum do cerrado. Observamos que o araticum apresenta potencial para ser utilizado como material protetor de culturas probióticas liofilizadas, pelo fato de ser uma fruta com alto teor de carboidratos, fibras, pH em torno de 6 e também rica em prebióticos. Além disso, é uma fruta rica em compostos fenólicos e com alto potencial antioxidante que pode acentuar a manutenção da estabilidade da viabilidade da cultura durante a estocagem. Além disso, a técnica de determinação da viabilidade normalmente empregada é a de cultivo em placa, o qual não permite a quantificação de micro-organismos viáveis não cultiváveis, os quais são capazes de conferir benefícios à saúde do consumidor. Diante das limitações de estudos e também de técnicas mais apropriadas para a realização de estudos que envolvem a fisiologia do micro-organismo, o objetivo deste estudo é avaliar o potencial da fruta araticum (Annona crassiflora Mart.) do cerrado na manutenção da viabilidade de cultura probiótica após a liofilização e estocagem, e também na tolerância a condições simuladas gástricas e pancreáticas in vitro. Neste estudo será utilizada uma cultura probiótica de Lactobacillus paracasei LBC81 que é utilizada comercialmente para elaboração de produtos probióticos. A polpa de araticum será preparada e serão elaborados vários sucos de araticum com diferentes percentuais das polpas (0, 20, 40, 60 e 80 %). Os sucos de araticum serão submetidos a três tratamentos: (1) pasteurização lenta, (2) esterilização e (3) filtração. Após a realização desses procedimentos os sucos serão avaliados quanto a : (i) presença de mesófilos e bolores e leveduras (contaminantes); (ii) composição; (iii) compostos bioativos (compostos fenólicos totais, Antioxidante total, vitamina C e flavonoide total). Para produção do produto probiótico desidratado juntamente com o suco de araticum, a cultura probiótica será cultivada em caldo MRS e incubada a 37 °C por 14 horas. A cultura crescida será centrifugada sob refrigeração por 10 minutos a 8000 rpm. O sedimento de células formado será suspenso nos diferentes sucos de araticum. A população de células vivas, mortas e injuriadas será determinada em citômetro de fluxo antes da liofilização, após a liofilização e durante 30, 60, 90, 120, 180 e 360 dias de estocagem a temperatura ambiente. Durante este período de incubação será determinado também os compostos fenólicos totais, Antioxidante total, vitamina C e flavonoide total. O produto liofilizado será avaliado quanto à alteração de cor durante o período de estocagem com auxilio de um colorímetro triestímulo ColorQuestTM II. Além disso, o produto será avaliado pelo teste sensorial descritivo após um dia de estocagem e com 360 dias de estocagem. Os produtos liofilizados com um dia de estocagem e com 360 dias de estocagem serão avaliados quanto à sobrevivência ao suco gástrico e pancreático simulado, onde a viabilidade será determinada por citometria de fluxo. A suspensão de células expostas ao estresse gástrico e pancreático simulado serão avaliadas quanto a capacidade de adesão a células CaCO2.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliana Marta Barbosa de Morais
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
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Currículo
Título do Projeto:
elaboração de material didático temático sobre o cerrado
Resumo:
O papel dos cursos de formação inicial de professores de Geografia é o de construir conhecimentos que auxiliem os futuros docentes a analisarem a realidade sob a perspectiva do espaço geográfico e, ao mesmo tempo, a refletirem sobre os conhecimentos necessários para que essa aprendizagem seja consolidada na Educação Básica. A esse respeito Callai (2010) expressa que é por meio da análise geográfica, pela linguagem e pelos conceitos dessa ciência, que a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar se convergem. Assim, a partir da linguagem e do raciocínio especializado da ciência os docentes mobilizam os conhecimentos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Grossman; Wilson e Shulman (2005) ao mesmo tempo em que defendem a importância do trabalho com os conteúdos, explicitam que a formação inicial do professor de Geografia não consegue abordar todos os conteúdos trabalhadas no Ensino Básico, em suas especificidades. Alguns conteúdos são mais verticalizados que outros. Por isso, esses autores ressaltam a necessidade da formação continuada do professor. Pensar a formação inicial significa também apontar para o debate que nos tenciona a refletir que, embora o conteúdo seja imprescindível para a atuação docente, ele sozinho não garante a formação do professor. Há a necessidade de uma formação concebida a partir do conhecimento didático do conteúdo, conforme pontua Shulman (2005). Ou seja, além do domínio do conteúdo o professor precisa também saber como ensinar. Em análise realizada de materiais didáticos e curriculares, com alunos do curso de graduação em Geografia do IESA/UFG, identificamos que a vegetação se constitui como o principal tema abordado ao se tratar dos componentes físico-naturais do espaço geográfico no currículo referência da Rede Estadual de Educação (REE) de Goiás, no currículo da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todavia, ela não se constitui como o principal tema tratado nos livros didáticos e quando o é, a sua abordagem, comumente, está desvinculada da necessidade de encaminhar o seu ensino a partir do conhecimento prévio e do cotidiano dos alunos. Considerando que os livros didáticos se constituem num dos principais apoios pedagógico didáticos aos professores que atuam na Educação Básica e que eles não dão conta do trabalho em sua totalidade com os conteúdos geográficos, apresentamos nessa pesquisa a importância de elaborar materiais didáticos que subsidiem o trabalho dos professores com esse conteúdo, a partir do que tem sido denominado pelos pesquisadores da área de ensino de Geografia do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica LEPEG/IESA/UFG, de fascículos didáticos. Apoiados em claros referenciais teórico-metodológicos os docentes dessa instituição tem elaborado desde o ano de 2009 fascículos didáticos em apoio aos professores de Geografia que atuam na Educação Básica. Até o momento foram produzidos, no contexto da coleção Aprender com a cidade, sete fascículos didáticos: Bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Goiânia (MORAIS; ROMÃO, 2009); Cartografia da Região Metropolitana de Goiânia (OLIVEIRA; MORAES, 2009); Espaço Urbano da Região Metropolitana de Goiânia (ROSA; KAUER, 2010). Violência Urbana na Região Metropolitana de Goiânia (OLIVEIRA; MORAES, 2010); Dinâmicas Econômicas da Região Metropolitana de Goiânia (RICHTER; CAVALCANTI, 2013); Dinâmicas Populacionais da Região Metropolitana de Goiânia (RICHTER; CAVALCANTI, 2013); e A relação cidade/campo no território goiano (CAVALCANTI; OLIVEIRA; SPIRONELLO, 2018). Utilizando como subsídio a metodologia elaborada na produção desses fascículos e a experiência que membros da equipe dessa pesquisa possuem, propomos a construção de um Fascículo Didático sobre o Cerrado. O intuito dessa produção é contemplar tanto os conhecimentos específicos da ciência quanto as proposições didáticas para o seu encaminhamento pelos professores, na perspectiva do conhecimento didático do conteúdo, visando amenizar não só as lacunas que permeiam a formação inicial, mas também, as dificuldades de ensino, acesso e compreensão das informações sobre o Cerrado pelos professores que ministram a disciplina de Geografia na Educação Básica. Atualmente, as principais discussões que permeiam o Cerrado pautam-se em ideais político-ideológicos acerca da ampliação das áreas para produção de alimentos no Brasil. Dessa forma, o olhar sobre o Cerrado vem se transformando, de uma contemplação para a impactação intensa, que propicia a lucratividade. E assim, o Cerrado é hoje, um dos dois hotspots brasileiros por abrigar [...] uma imensa diversidade de espécies endêmicas significativamente afetadas e alteradas pelas atividades humanas[...] (OLIVEIRA, PIETRAFESA; BARBALHO, 2008, p. 106). Segundo Chaveiro (2008), o Cerrado mesmo com todas as suas características físico-naturais, como o solo, a rocha, a vegetação e os rios, não poderia existir independente de sua apropriação que é social e cultural, assim, o Cerrado ganha significado pelos sujeitos que o vivenciam de forma harmônica ou de forma exploratória, dado os valores de uso e valor de troca de cada indivíduo. Ainda que tenha vários diálogos estabelecidos nas pesquisas acadêmicas e aplicadas sobre o Cerrado, esse tema ainda não é referência no âmbito educacional. Cavalcanti (2016) ao realizar o Estado da Arte sob a problematização: Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? analisou Teses e Dissertações nos Programas de Pós-Graduação em Geografia no Brasil. Dessa análise, o conteúdo Cerrado foi destacado com o menor percentual de produções científicas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de Geografia (17,66%). Com isso, consideramos relevante estudar o Cerrado a partir dos seus componentes físicos-naturais, sociais e culturais, para conservá-lo, tanto na memória quanto em suas próprias características físicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliana Midori Sussuchi
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
divulgando projetos de ciências, tecnologia e inovação da educação básica em sergipe
Resumo:
Este projeto tem como objetivo a produção de vídeos com relatos científicos em linguagem acessível e direta. Os vídeos terão curta duração e envolverão os projetos científicos realizados por professores e alunos das escolas da educação básica do estado de Sergipe. A meta principal é a de ampliar o acesso da sociedade sergipana às ações que ocorrem nas escolas, divulgando e popularizando essas ações a fim de promover uma cultura de conhecimento e valorização da ciência no Estado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
20/10/2020-30/04/2021
Eliana Saul Furquim Werneck Abdelhay
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
regulação genética e epigenética da evolução do câncer de mama:um modelo de carcinogênese
Resumo:
O câncer de mama (CM) é o segundo câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa foi de cerca de 59.700 novos casos para 2018. O CM é uma doença heterogênea tanto biologicamente quanto clinicamente. Dependendo da sua origem, o CM pode ser classificado mais usualmente como ductal ou lobular, e de acordo com sua agressividade pode ser classificado como in situ ou invasivo. A presença de alguns padrões de expressão gênica foi capaz de estratificar o CM em subtipos moleculares. Essa classificação tem grande implicação na progressão da doença, bem como no prognóstico e intervenção terapêutica específicas utilizadas atualmente. Por outro lado análises de proteômica comparativa Label Free e de microarrays realizadas por nosso grupo indicou que uma das primeiras alterações sofridas pelas células do tumor incluem uma modificação da resposta imune o que poderia implicar ou num escape ao controle, da célula ductal ou mesmo uma indução das células a um fenótipo tumoral. Análises in silico destes resultados indicam que as vias de sinalização mais alteradas neste subtipo tumoral são a quimiotaxia de leucócitos e as vias de apresentação dependentes de MHC classe II. Nesta mesma análise foi possível identificar c-Fos / c-Jun como potenciais reguladores a montante dos genes desregulados. Tomados em conjunto, nossos dados mostram, pela primeira vez a participação de determinados membros do sistema imune em Câncer de Mama e sua correlação com a ativação do c-Fos / c-Jun no início da doença. Além disto a comparação dos perfis proteômicos e transcriptômicos entre os diferentes subtipos moleculares de CM mostrou uma provável evolução da carcinogênese mamária controlada por fatores de transcrição como c-fos, c-jun, NFkB, Twist1 e outros. Algumas destas alterações de expressão e sua regulação já foram por nós demonstradas. Por outro lado estudos realizados por nosso grupo e ainda não publicados mostram que alguns destes mesmos fatores podem ser influenciados por uma regulação epigenética. Desta forma neste projeto temos como objetivo dar continuidade aos nossos estudos de regulação genética e epigenética da evolução do Câncer de Mama finalizando por validar um modelo de evolução do CM. Para isto o projeto será conduzido em 6 metas principais: 1-Avaliação do papel dos genes c-jun e c-fos na transformação de células epiteliais normais em células tumorais do tipo luminal A (ER+,PR+), 2- Estudo da ativação de NFkB na evolução de tumores Luminal A para Luminal/Her+ e suas consequencias, 3-Papel dos fatores de transcrição da TEM em cada subtipo molecular do câncer de mama, 4- A regulação epigenética dos genes controladores da evolução, 5-Avaliação do papel das calpaínas na evolução do câncer de mama, 6- Desenho e validação de um modelo de carcinogênese mamária,
Instituição/UF/País:
Instituto Nacional de Câncer - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliane Anselmo da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento das comunidades tradicionais de terreiros de matriz africanas na cidade de mossoró/rn.
Resumo:
A pesquisa de mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiros em Mossoró, objetiva conhecer o universo das religiões de matriz africana nesta cidade, sobretudo no que se refere aos aspectos socioculturais, econômicos e demográficos, mas também com relação as variantes rituais e nomenclaturas, a partir da caracterização dos ritos, panteão de divindades etc. Pretende-se a partir desse mapeamento construir um banco de dados que colabore com a construção de políticas públicas que beneficiem este segmento religioso, bem como seu fortalecimento na luta contra a intolerância religiosa e para a valorização do patrimônio afro-brasileiro da região.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliane Cristina de Freitas Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Museologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mediando memórias individuais e coletivas: a experiência de construção de centros de memória comunitários
Resumo:
Tendo como pano de fundo os debates trazidos pela Nova Museologia, a função social do museu tem sido discutida historicamente em diversos eventos e marcos regulatórios. No caminhar das discussões sobre a nova museologia, iniciados em fins dos anos 50, e mais fortemente nos anos 1960/1970 e os dias atuais, diversos museus comunitários foram criados no Brasil. Recentemente, mais precisamente no dia 6 de setembro de 2017, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), por meio da portaria 315, instituiu Programa Pontos de Memória, objetivando a formulação de políticas públicas para a museologia social. É oportuno, portanto, conhecer melhor as experiências de tais centros de memória em seus processos constitutivos. não se sabe muito sobre o processo de musealização destas entidades. De que maneira as memórias coletivas das regiões foram construídas? Quais processos psicossociais (formação de grupos, processos identitários, negociação de memórias) foram envolvidos no processo de criação dos centros comunitários? De que maneira as memórias individuais foram abrigadas/selecionadas/chanceladas para fazer parte do centro de memória? Quais metodologias (mais ou menos formalizadas cientificamente) foram utilizadas na construção das memórias comunitárias? A literatura da museologia social indica a metodologia da pesquisa-ação como a metodologia apropriada para a criação e gestão de instituições comunitárias de memória.Mui to embora se comente sobre a pesquisa-ação, sua operacionalização, no caso dos centros de memória comunitários, é pouco conhecida, o que requer a compreensão dos processos psicossociais coletivos relativos à memória e à identidade. Enquanto processo psicossocial, apoiando-se em Halbwachs, distingue-se a memória autobiográfica, do indivíduo, e a memória histórica, coletiva. Os grupos sociais a que o sujeito pertence apoiam a formação de sua memória autobiográfica. Como os processos de negociação dos registros de memória autobiográficos acontecem em centros de memória comunitários, de maneira a serem preservados como registros da memória coletiva dos grupos envolvidos? Para compreender como se dão os processos psicossociais de criação de acervos de centros de memória comunitários, que envolvem processos de mediação das memórias autobiográficas com quadros memória social em processos de mediação (possivelmente grupais, participativos e autogeridos), pretende-se lançar mão da metodologia de estudos de casos múltiplos. Por meio desta metodologia, pretende-se fazer estudo dos casos considerados exemplares de construção de centros de memória comunitários, citados nominalmente na portaria do IBRAM, como os pontos de memória pioneiros: Terra Firme (PA), Grande Bom Jardim (CE), do Coque (PE), Jacintinho (AL), Beiru (BA), Taquaril (MG), Estrutural (DF), Museu de Favela - MUF (RJ), Grande São Pedro (ES), Museu de Periferia - MUPE (PR), Lomba do Pinheiro (RS). Para realização dos estudos de caso, serão aplicadas as técnicas de entrevistas em profundidade com gestores dos espaços, observação não participante dos pontos de memória (observação do cotidiano dos centros, durante o mínimo de uma semana, com possibilidade de observação de reuniões dos grupos gestores). A escolha dos centros comunitários se dará por critérios de disponibilidade dos centros, em respeito à abertura deles à presença da pesquisadora. A expectativa é de que ao menos um centro em cada macroregião brasileira participe da pesquisa. O roteiro das entrevistas e o estabelecimento das grades de observação acontecerão após o término da revisão bibliográfica da pesquisa. Além do emprego do estudo de casos bem sucedidos de centros de memória comunitários existentes, também se tem em vista o estudo do processo de criação de um centro comunitário ainda inexistente na cidade de Belo Horizonte trata-se do Centro de Memória do Barreiro, que vem sendo discutido por vários coletivos daquela região belorizontina. Para este caso, o emprego da pesquisa-ação, junto aos coletivos nos processos de criação do acervo museológico será empregado, envolvendo coletas de registros de história oral de moradores, além de registros autobiográficos (que serão negociados para serem considerados coletivos históricos).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliane Cristina Deckmann Fleck
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
circulação e apropriação de saberes em obras manuscritas e impressas de cirurgia na américa meridional do setecentos
Resumo:
O projeto Circulação e apropriação de saberes em obras manuscritas e impressas de Cirurgia na América meridional do Setecentos, que submeto a este Edital, prevê a análise de obras de medicina e cirurgia - manuscritas e impressas - que se encontram em bibliotecas ou arquivos brasileiros, argentinos e chilenos, com o objetivo de identificar e analisar a apropriação e a difusão de conhecimento médico produzido por autores de obras clássicas relacionadas nos inventários das bibliotecas e das boticas dos colégios da Companhia de Jesus, bem como a produção de novos saberes, em especial dos nativos, que circularam através dessas obras e de receituários. Após o decreto de expulsão da Companhia de Jesus, em 1767, uma parte significativa dos acervos de livros editados e manuscritos que a ordem mantinha nas bibliotecas de seus colégios ou reduções foi assumida por outras ordens religiosas que atuavam na América platina, sendo que muitas delas passaram a administrar também suas boticas, enfermarias e hospitais. Dentre estas ordens está a Ordem franciscana, que, em Buenos Aires, conta com um Anticuariato, que se localiza no Seminário dos Franciscanos de San Antonio de Pádua, que reúne um importante acervo, no qual se encontram livros de Medicina e Cirurgia, provenientes tanto de conventos da própria ordem, quanto de algumas das bibliotecas dos colégios e reduções da Companhia de Jesus, que foram leiloados ou distribuídos logo após a expulsão. O Fondo Antiguo da Biblioteca Provincial Fray Mamerto Esquiú, em San Antonio de Pádua, Buenos Aires, possui um valioso acervo composto por obras - tidas como clássicas - de Medicina e Cirurgia do Setecentos, escritas por autores franceses, portugueses e espanhóis. A constituição desta biblioteca resultou da aquisição [mediante compra, doação ou através da destinação de acervo pelas autoridades espanholas logo após a expulsão da ordem, em 1767], apontando para a circulação destas obras na América platina e para a apropriação e aplicação dos pressupostos e procedimentos que elas traziam e recomendavam. O projeto prevê, também, a consulta ao Fondo Histórico Jesuítas, disponível no Archivo Nacional de Chile, que possui vasta documentação sobre as Temporalidades [documentação composta por inventários e catálogos] e sobre o período anterior e imediatamente posterior à expulsão da ordem, e, ainda, ao acervo de obras raras da Biblioteca Nacional de Chile e ao Archivo de la Província Chilena de la Compañía de Jesús, que custodia um valioso acervo composto por correspondências, registros contábeis, publicações e documentos notariais da ordem, desde sua instalação no Chile, em 1593. Em sua biblioteca se encontram tanto livros publicados por jesuítas, quanto livros, artigos e teses publicadas sobre a Companhia de Jesus no Chile. Cabe ressaltar que não existem estudos acadêmicos e nem uma significativa produção historiográfica sobre a atividade científica da Companhia de Jesus no Chile e, em especial, sobre as obras de Medicina e Cirurgia que estes missionários tiveram acesso, leram, aplicaram ou sobre aquelas que eles produziram, a partir de suas observações, experimentos ou prática efetiva como médicos ou cirurgiões. Sabe-se que a América meridional foi palco de constantes conflitos entre as duas Coroas ibéricas, sendo que alguns dos militares neles envolvidos, como atestam seus inventários, possuíam livros de Medicina e Cirurgia. Dentre estes inventários, chamou-nos a atenção o Alfabeto da Livraria de José da Silva Paes, que se encontra no Setor de Obras Raras da Biblioteca Riograndense, na cidade de Rio Grande, RS. Neste inventário [ou Alfabeto da Livraria], encontramos relacionados nove livros sob a designação de Livros medicinais de surgia, a saber, Surgia anatômica, Cura dos médicos, Varias receitas; El medico de sy mesmo; Remedio vários p.ª cavalos; Reyno de Alveitaria; Tratado das virtudes de agoa comum; Ancora medicinal e Materia medica por Jacob de Castro. A proposta submetida a este Edital oportunizará, portanto, o contato com o acervo Silva Paes, ainda não suficientemente explorado pelos pesquisadores, que se encontra na Biblioteca Riograndense, da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e o estreitamento da parceria já existente com o pesquisador Prof. Dr. Mauro Dillmann, da FURG, que vem investigando este mesmo acervo, mas privilegiando os livros de devoção e as hagiografias. Considerando a necessária e já atestada atuação de médicos e cirurgiões leigos ou religiosos em vários espaços e momentos da América meridional ao longo do Setecentos, o projeto em questão considerará tanto as obras que se encontravam nas bibliotecas das boticas e dos colégios jesuíticos e de outras ordens religiosas que assumiram os acervos da Companhia de Jesus após o decreto de expulsão dos domínios ibéricos, e que podem ser acessadas em arquivos e bibliotecas do Brasil, Argentina e do Chile, quanto as obras clássicas de medicina e de cirurgia que integravam livrarias particulares, como a do Brigadeiro José da Silva Paes.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliane D Elia
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e avaliação de revestimetos com base em grafeno e compósitos metal-grafeno eletrodepositados sobre aço carbono frente à corrosão
Resumo:
Novos revestimentos com base em óxido de grafeno reduzido e compósitos metal-óxido de grafeno reduzido serão eletrodepositados sobre peças de aço carbono destinadas à indústria de petróleo. As peças modificadas serão submetidas a ensaios de corrosão atmosférica em câmara de névoa salina e ensaios eletroquímicos de impedância e de curvas de polarização para avaliar as propriedades anticorrosivas dos revestimentos. Além dos ensaios de corrosão, as peças revestidas serão caracterizadas por Microscopia eletrônica de varredura acoplada à espectroscopia de energia dispersiva (EDS) e Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS). Nos primeiros seis meses serão obtidos revestimentos compósitos de diferentes metais Cd, Ni e Zn com óxido de grafeno sobre peças de aço carbono em condições e banhos já praticados pela empresa Eletromatrix para deposição desses metais, adicionando ao banho o óxido de grafeno. A deposição será feita a potencial constante por tempos já determinados para alcançar uma determinada espessura de filme (no caso do Cd, aplica-se 5 V para um tempo de 18 minutos por micron de espessura), mas poderemos através deste projeto realizar a deposição em outras condições, dependendo dos resultados. Esses revestimentos compósitos serão avaliados quanto à corrosão em meio salino e aqueles que apresentarem a melhor resposta terão o seu procedimento otimizado na segunda fase do projeto aplicando, para isso, modelos estatísticos de triagem e modelagem, tais como o modelo Plackett-Burman e Experimento Composto Central, respectivamente (onde várias variáveis serão estudadas, a saber, a potência do banho de ultrassom e o tempo usados na esfoliação do óxido de grafite, a concentração do cátion metálico, a concentração do óxido de grafeno, o pH da solução, a tensão e /ou densidade de corrente aplicada e o tempo de eletrodeposição, em dois níveis) sendo o módulo de impedância em baixa frequência a resposta a ser obtida. Outro revestimento a ser estudado será o óxido de grafeno reduzido obtido diretamente sobre a superfície do aço carbono pela deposição eletroforética, porém, neste caso, as peças de aço carbono serão o anodo da célula eletroquímica, o que eliminará a fragilização por hidrogênio oriunda do processo de eletrodeposição. A Eletromatrix é uma empresa 100% brasileira, voltada para produção de revestimentos metálicos por galvanoplastia, a sua missão é prestar serviços de tratamento de superfícies metálicas em revestimento de cadmio, zinco, níquel, prata, ouro, fosfatização, cobre, oxido negro, alodine, cromo, cobre e estanho. É uma empresa homologada na indústria de aviação, petróleo, marítima, entretanto até o momento não existe nenhum processo que envolva o grafeno no processo de obtenção dos revestimentos da empresa, logo a proposta é inovar na Eletromatrix com novos processos envolvendo revestimentos com base em compósitos com grafeno e metais em substituição a revestimentos metálicos puros como de cádmio. O Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica (UFRJ) tem como foco desenvolver métodos anticorrosivos principalmente para o aço carbono em suas diversas aplicações, onde diferentes meios corrosivos vêm sendo estudados, como a água produzida de petróleo, meios de decapagem ácida, água de refrigeração, entre outros. Em paralelo o laboratório tem vasta experiência no desenvolvimento de métodos analíticos para análise de combustíveis e alimentos. Nessa linha a coordenadora vem pesquisando sensores eletroquímicos com base em grafeno nos últimos anos, portanto o grupo de pesquisa tem experiencia na produção de grafeno por diferentes metodologias, bem como na sua caracterização. Esta proposta apresenta uma ideia inovadora que busca novos revestimentos anticorrosivos com base em grafeno para serem aplicados na empresa Eletromatrix que é de pequeno porte e busca aprimorar os seus processos de deposição metálica, bem como o desempenho das peças produzidas, isso certamente refletirá em aumento de sua produtividade e competividade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
20/10/2020-30/04/2021
Eliane de Oliveira Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inovação em protótipos para fármacos antiparasitários a partir de meroterpenoides naturais
Resumo:
A doença de Chagas, descoberta em 1909 pelo brasileiro Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e compõe o grupo das Doenças Tropicais Negligenciadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que atualmente existem 8 milhões de infectados pelo T. cruzi em todo o mundo, principalmente na América Latina. Algumas estimativas indicam que a doença de Chagas é responsável por cerca de 10.000 mortes anuais. Os fármacos atualmente disponíveis para tratamento da fase aguda da Doença de Chagas são o nifurtimox e o benznidazol, ambos disponíveis há mais de três décadas, oferecendo eficácia reduzida e causando sérios efeitos colaterais aos pacientes. O desenvolvimento de novos fármacos quimioterápicos para o tratamento das doenças parasitárias é urgente e os produtos naturais, como aqueles isolados de fungos endofíticos, são fontes comprovadas de importantes protótipos para o desenvolvimento de antibióticos. Recentemente, nosso grupo de pesquisa obteve alguns meroterpenoides a partir do cultivo de fungos endofíticos provenientes da biodiversidade brasileira. Tais meroterpenoides apresentaram estrutura química diversa, complexa e incomun. Ensaios preliminares contra epimastigotas de T. cruzi apontaram para o elevado potencial de tais meroterpenoides para o desenvolvimento de protótipos para fármacos antitripanossômicos. O presente projeto terá como foco principal a obtenção de diferentes meroterpenoides naturais em quantidades elevadas, empregando as fontes fúngicas e as metodologias já conhecidas pelo nosso grupo de pesquisa. Posteriormente, os meroterpenoides que apresentarem atividades antitripanossômicas serão submetidos a derivatização guiada por métodos in silico com vistas a adequações farmacocinéticas e/ou farmacodinâmicas, culminando no desenvolvimento de novos protótipos (compostos líderes) para fármacos indicados para o tratamento da Doença de Chagas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliane Gasparino
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
multifunções da dieta na regulação molecular e bioquímica da absorção e saúde intestinal de frangos de corte
Resumo:
Na ciência animal já está bem estabelecido que animais consumindo dietas equilibradas nutricionalmente apresentam desempenho superior e tem maior capacidade de defesa do organismo. Contudo, deve-se ressaltar que a implicação da dieta sobre os processos fisiológicos a longo prazo depende da interação de múltiplos fatores ambientais e genéticos. Todos os alimentos passam por muitas transformações bioquímicas desde a sua origem (da semente a colheita) e também no interior do organismo, como dentro do sistema digestório, e ainda não está claro quais e quanto dos compostos bioativos libertados no trato gastrointestinal realmente alcançam os seus destinos e como esses compostos interagem com seus alvos moleculares e com a flora natural de cada organismo. Desta forma, o objetivo desse projeto é verificar como diferentes dietas interagem com diferentes alvos moleculares relacionados com a absorção intestinal e seus efeitos sobre a produção e saúde das aves em duas gerações consecutivas, parental e F1. Para atingir esse objetivo três subprojetos são propostos, neles estão envolvidos dietas formuladas com ingredientes orgânicos e convencionais (transgênicos) e uso de aminoácidos na forma de dipeptideo: Subprojeto 1: Respostas bioquímicas e moleculares da absorção intestinal em duas gerações de aves consumindo dietas formuladas com ingredientes orgânicos (DO) e convencionais (DC); Subprojeto 2: Efeito da dieta formulada com ingredientes convencionals e orgânicos sobre o desempenho e a expressão de genes relacionados aos mecanismos de oxido-redução em frangos de corte F1; Subprojeto 3: Perfil proteômico do intestino de frangos de corte consumindo dietas orgânicas e convencionals, suplementadas com dipeptideos de metionina e submetidas a infecção por Eimeria. Obs: Subprojeto 3 Nosso grupo de pesquisa vem realizando trabalhos com a inclusão de dipeptideo de metionina em frangos de corte e em zebrafish (modelo animal) e nossos resultados sugerem alteração no perfil de expressão de transportadores intestinais, principalmente no caso de desafios sanitários.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Eliane Gonçalves de Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito da estimulação táctil corporal sobre a agressividade e o estresse social em ciclídeos
Resumo:
O objetivo deste projeto é testar se a estimulação táctil reduz o estresse social em ciclídeos de interesse para a aquicultura. Será utilizado um aparato já desenvolvido para esse fim em meu laboratório. Corresponde a hastes de polietileno contendo franjas de silicone nas laterais, que ficam enfileiradas no centro do aquário. As hastes são próximas, de forma que os peixes passam por entre elas para receber alimento, colocado em um dos cantos do aquário. Nesse momento, os peixes passam pelas hastes, recebendo estimulação táctil corporal. Testamos o aparato na tilápia-do-nilo e observamos que o peixe isolado passa espontaneamente por entre as franjas. Embora ainda não tenhamos resultados sobre os níveis de cortisol, nossa hipótese é que esse aparato tem o papel de realizar estimulação táctil semelhante a massagens, e que possa ter efeito para reduzir o estresse e melhorar a condição de bem-estar em peixes. Isso já foi demonstrado em mamíferos, incluindo humanos, mas existe um único trabalho na literatura demonstrando que a estimulação táctil reduz o estresse em peixes de recife de coral, que recebem a estimulação por peixes limpadores (cooperação cliente-limpador). No entanto, não há trabalho semelhante em peixes territoriais como os ciclídeos, tornando a ideia inovadora e com potencial de patente do aparato. Para testar a eficiência do aparato e conhecer o efeito da estimulação táctil, é preciso testá-lo em várias espécies e em diferentes condições. Assim, iremos testar o efeito da estimulação táctil sobre o estresse social na tilápia-do-nilo e no acará-bandeira, espécies de corte e ornamental, respectivamente, pois até o momento estamos testando o efeito em peixes isolados. Serão testados grupos de três indivíduos em dois tratamentos: com estimulação táctil (N = 18) e sem estimulação táctil (N = 18). Serão avaliadas as interações agressivas, os níveis de cortisol plasmático e de hormônios ligados à agressividade, como 11-cetotesterona e testosterona. Além disso, avaliaremos genes de expressão imediata, para conhecer quais regiões do sistema nervoso são ativadas nas condições de estimulação táctil. O cérebro das duas espécies será dividido em macro-áreas (telencéfalo e diencéfalo) que são os locais de atividade de receptores e peptídeos associados ao mecanismo de estresse (ex. CRH, ACTH). Dessa forma, será possível testar o efeito sobre o estresse, bem como conhecer o mecanismo pelo qual a estimulação táctil atua.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Eliane Gonçalves dos Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
salão das ciências
Resumo:
O projeto Salão de Ciências será pautado na perspectiva de formação para ciência em um processo de dois anos, planejando, orientando, desenvolvendo e projetando a ação junto das escolas locais no intuito de desenvolver a área de ciências. Assim contribuiremos fortemente na formação de cidadãos mais críticos e preparados para o futuro e quiçá com o gosto pelas ciências ao fazer desenvolver o campo científico.A abrangência da feira será municipal, sendo no município de Cerro LargoRS (sede da UFFS) junto às escolas estaduais, municipais e particular. Além das escolas esperamos envolver de modo direto e indireto a secretaria da saúde, meio ambiente, educação e cultura, EMATER, Sindicatos e Associações Municipais. São esperados 300 alunos das escolas de Educação Básica, 40 professores de Ciências, Biologia, Física e Química do município, 140 licenciandos bolsistas de programas como PIBID, Residência Pedagógica e PET, Pesquisa e Extensão da UFFS e em torno de 15 professores formadores da UFFS, oficineiros e palestrantes. Em anos anteriores os vencedores ganharam troféus, medalhas e certificados, além da bolsa, participaram das atividades de iniciação a prática científica na UFFS, de eventos como o V SEPE UFFS, Salão do Conhecimento da UNIJUÍ, Encontro sobre Investigações na Escola do RS. Ações que pretendemos manter e ampliar para o novo projeto 2021-2022 se aprovado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
05/01/2021-31/01/2023
Eliane Ignotti
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo da coinfecção entre hanseníase e leishmaniose tegumentar americana no estado de mato grosso, brasil
Resumo:
Ações interprogramáticas para controle das doenças negligenciadas vêm sendo motivadas pela Organização Mundial da Saúde. A hanseníase e a leishmaniose tegumentar americana (LTA) são dermatoses tropicais negligenciadas que possuem grande relevância no Brasil, especialmente no estado de Mato Grosso, onde ocorrem em coendemicidade. Embora apresentem semelhanças biológicas, clínicas e epidemiológicas, poucos estudos consideram a infecção concomitante por Mycobacterim leprae e Leishmania spp. O objetivo deste projeto é avaliar a magnitude e a evolução clínica da coinfecção entre hanseníase e LTA no estado de Mato Grosso. Será carreado um estudo transversal retrospectivo de detecção e caracterização dos casos de coinfecção entre hanseníase e LTA notificados no estado de Mato Grosso, no período de 2007 a 2017. As informações serão obtidas por linkage dos bancos de dados de cada uma das doenças no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Além disso, será analisada a distribuição espacial e temporal desses casos por meio do estimador Bayesiano empírico local, estimador de densidade de Kernel e estatística scan. Posteriormente, será conduzido um estudo epidemiológico transversal prospectivo de identificação dos casos de hanseníase ou infectados pelo M. leprae dentre os confirmados de LTA em área endêmica de Mato Grosso. Tais pacientes serão submetidos à exame dermatoneurológico, sorologia por ELISA anti-PGL-1 e pesquisa de DNA do M. leprae por PCR em tempo real em amostras de sangue total. Além disso, será conduzida a investigação dos fatores clínicos, socioeconômicos, epidemiológicos e ambientais associados à ocorrência concomitante de hanseníase e LTA. Por fim, a evolução clínica dos pacientes coinfectados será descrita por meio de estudo de casos. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para a compreensão da dinâmica da associação entre os dois patógenos e, consequentemente, no aprimoramento do diagnóstico, manejo clínico, tratamento e controle integrado em áreas de coendemicidade.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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