Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sérgio Britto Garcia

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeitos da detoxificação tecidual e sistema imune sobre a carcinogenese de cólon: modulações da iniciação/promoção como determinantes da manifestação tumoral
  • Os mecanismos de detoxificação tecidual e o sistema imune modulam o processo neoplásico colônico, porém as interações entre estes elementos não estão claras. As etapas iniciais do processo oncogênico são determinantes para a aquisição de um fenótipo maligno no tecido, o que determinaria a sua progressão até a fase tumoral. Assim, entender de que maneira esses componentes atuam durante as modificações pré-neoplásicas torna-se essencial para a busca de novos alvos terapêuticos. Diante disso, objetiva-se investigar essas interações através de modelos experimentais de carcinogênese química em camundongos, normais e imunossuprimidos. O material coletado será analisado para quantificações de lesões pré-neoplásicas, mastócitos, detoxificação tecidual, dano de DNA, e dosagens de citocinas pró- e anti-inflamatórias.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sérgio Carvalho Benício de Mello

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • economia colaborativa: entendendo a uberização da vida cotidiana e os desafios ao estado brasileiro
  • O caso Uber versus Taxis nos inspira a refletir sobre a nossa atual realidade, na qual serviços baseados em aplicativos passam a reconfigurar a vida em sociedade, modificando práticas sociais e políticas, possivelmente, gerando conflitos de interesses. O que já estava sedimentado na tradição agora passa a ser agitado pelos fluxos digitais, movimentando uma nova economia que ainda tenta ser significada. Os avanços tecnológicos que culminaram nos aplicativos receberam impulso de forças globalizantes e sinalizam um progresso da vida cotidiana, sob a forma de um determinismo tecnológico do qual não se pode escapar tampouco retornar ao estágio anterior. A nova economia acessada e alimentada a partir das telas digitais, principalmente de smartphones, tablets e TVs inteligentes, tem se mostrado bastante promissora tanto em termos de potencial de geração de negócios, emprego e renda – alternativa para momentos de crise – quanto em termos de geração de conflitos. Por ser um fato social novo, a exemplo dos serviços de transporte urbano demandados por aplicativos, a falta de entendimento normativo passa a causar certa dificuldade em, a partir da mentalidade de Estado Regulador, encontrar formas de garantir a harmonia entre profissionais já regulamentados e aqueles ainda na contramão da legalidade. Regulamentações, então, são demandadas como forma de solucionar conflitos, proteger mercados e direitos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022