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Título do Projeto:
dinâmica colaborativa em ecossistemas de inovação: estudo de casos no brasil, noruega, frança e espanha
Resumo:
O foco central da presente proposta visa entendimento de Ecossistemas de inovação, especialmente em sua dinâmica de cooperação. A motivação em entender melhor a dinâmica de cooperação e de inovação dentro desses ambientes é gerada pelas evidências empíricas encontradas pelo pesquisador em estudos precedentes, pelo crescente interesse das pesquisas internacionais, pela importância estratégica dos ecossistemas de inovação para o desenvolvimento econômico, social e científico do Brasil. A literatura na área de gestão indica que o atual cenário competitivo, especialmente em indústrias intensivas em conhecimento poderá ser atenuado por aquelas empresas que operam dentro de ambientes de forte dinâmica colaborativa e de imbricação institucional entre diversos atores, como, governo, universidades, empresas e demais entes da sociedade civil organizada. Seja na América do Norte, na Europa, na Ásia ou na América Latina as empresas grandes ou pequenas, sobretudo no contexto de alta tecnologia, escolhem basicamente dois caminhos: estar fisicamente instaladas em um ambiente de inovação regional ou estarem física ou virtualmente conectadas em ambientes de inovação de classe mundial, localizados em outros países. Diante desse cenário, coloca-se como questões para o presente projeto de pesquisa: Quais são as principais características de ecossistemas de inovação no Brasil em comparação aos ecossistemas da Noruega, Espanha e França? Como são estruturadas e desenvolvidas as práticas colaborativas nesses ambientes? Qual o papel das políticas públicas no desenvolvimento de ecossistemas de inovação nesses países? Quais as principais diferenças ou semelhanças na dinâmica de colaboração entre os atores desses ambientes? Como ocorre a governança da cooperação nos ecossistemas estudados? Para responder a esses questionamentos uma das principais lentes teóricas a ser utilizada será a teoria do trabalho institucional, especialmente, por fornecer um arcabouço conceitual que permite entender o papel dos atores (indivíduos, grupos ou organizações) na condução de práticas que promovem a criação, manutenção ou ruptura de novas dinâmicas institucionais em um dado contexto. Assume-se, assim, que o aparato conceitual da teoria do trabalho institucional fornecerá uma perspectiva apropriada para o entendimento da dinâmica de funcionamento dos ecossistemas de inovação, sobretudo em suas dinâmicas colaborativas. Como metodologia, a pesquisa será realizada por meio de estudos de múltiplos casos de ecossistemas de inovação localizados no Brasil, Noruega, França e Espanha. Justifica-se o estudo nesses países por dois fatores centrais: a) no caso dos países europeus, como Noruega, França e Espanha, representam casos de ecossistemas de inovação consolidados e que podem ser muito úteis em uma análise comparativa com os ecossistemas de inovação brasileiros; b) outro elemento importante é a relação de cooperação entre pesquisadores e universidades desses países, o que facilita a coleta e análise de dados. No caso da Noruega, o presente pesquisador participa em um projeto desenvolvido entre as instituições Brasileira (UNISINOS) e Norueguesa (Universidade de Stavanger), no escopo da chamada Capes-SIU 2017 (Programa de Cooperação Brasil-Noruega), cujo título é Cooperation on Education and Research for the Studies of Innovation Ecosystems (CERSIE). Tal projeto tem o objetivo avançar no entendimento dos ecossistemas de inovação no Brasil e na Noruega, por meio de mobilidade de pesquisadores e estudos de casos nos dois países e formação de doutores. No caso da França, o presente proponente está envolvido na cooperação entre a UNISINOS e o Instituto de Administração da Universidade de Poitiers (França), atuando como professor associado há mais de 11 anos e atualmente orientando dois alunos de doutorado em cotutela de tese. Já a cooperação entre UNISINOS e a Universidade Ramon Llull de Barcelona, Espanha, é a mais recente, com o objetivo de estudar o caso do ecossistema de inovação de Barcelona.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Altair Olivo Santin
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
detecção inteligente em tempo real de urls que disseminam imagem de pornografia infantil em vídeos
Resumo:
Soluções de segurança para a Internet (Internet Security Suites - ISS) possuem controle paterno que bloqueia conteúdos por idade, origem ou tipo, por exemplo. O problema é que em muitos casos os conteúdos não têm este tipo de rotulação que permite fácil filtragem. Assim, os ISS têm uma listagem de sites que foram rotulados e o controle é feito por URL (Uniform Resource Locator, endereço do site). Porém, o conteúdo fica acessível no lapso tempo entre a divulgação do conteúdo de PI (Pornografia Infantil) numa URL e a identificação do mesmo - após os robôs dos fabricantes de ISS vasculharem a Internet e encontrarem a URL. Além disto, os abusadores sexuais de crianças e adolescentes (ASCA), mudam as URL com os conteúdos de PI com certa frequência para dificultar ainda mais o rastreamento do ISS e diminuir a eficácia de filtragem. Na prática como as redes sociais em geral filtram este tipo de conteúdo, os ASCA usam tais redes apenas como catálogos para anunciar a URL que está com o conteúdo de PI. Neste projeto contribui-se com o desenvolvimento de mecanismo para a detecção inteligente e em tempo real de imagens de PI em vídeos disponibilizado em URLs da Internet. O objetivo é usar computação em nuvem, deep learning e um proxy, para classificar em tempo real as imagens que vão ser consumidas por crianças e adolescentes na navegação na Internet usando celular, computador ou tablet. Este mecanismo também pode ser utilizado em escolas, empresas e demais entidades que não desejam que este tipo de conteúdo chegue a seus domínios. O projeto está sendo desenvolvido em colaboração com Unidade de Repressão aos Crimes de Ódio e Pornografia Infantil da Polícia Federal (URCOP). Serão criadas duas bases de imagem de PI: uma com imagens de PI (que ficará restrita aos computadores da URCOP) e a outra com as mesmas imagens de PI com tarjas, escondendo a genitália da criança/adolescente. Pois, do ponto de vista legal as imagens de PI corretamente tarjadas não infringem as leis que regem o Estatuto da Criança e do Adolescente. Visa-se usar deep-learning para identificar PI em treinamento sem tarja nas dependências da URCOP e comparar os resultados com os obtidos no treinamento usando tarja e com transfer-learning de pornografia. Resultados PRELIMINARES usando transfer-learning identificaram crianças individualmente e com adultos em situação de NPI (não PI) com taxa de acerto de 85,00%, com a inserção da tarja há perda de 6% em relação as mesmas imagens sem tarja. Isto mostra que apesar da tarja fazer parte da imagem, o contexto é bem assimilado e a tarja interfere com influência possível de ser mitigada. Este tipo de resultado traz uma importante contribuição científica e social porque há poucos trabalhos na literatura, devido ao fato de que a posse do conteúdo de PI é crime, mas PI com tarja não infringe a lei. Assim, o resultado deste trabalho contribui para que seja possível termos base de PI tarjadas e facilitar a reprodutividade de trabalhos relacionados e o desenvolvimento de mais trabalhos para identificar este tipo de conteúdo. Além dito, este projeto consegue rotular em tempo real conteúdos de PI que não foram rotulados pela polícia e/ou ISS. Como resultado de nossa proposta, além de bloquear o conteúdo imediatamente para quem está usando o nosso proxy, ainda podemos avisar a polícia e a ISS que novos conteúdos estão sendo disponibilizados independentemente de qual seja a URL de origem, mesmo que esta seja alterada. Este tipo de rotulação pode também auxiliar a polícia em operações de busca e apreensão e identificação de ASCA, pois amplia os mecanismos que existem atualmente, baseado principalmente na identificação de hash criptográficos que devem ser conhecidos a priori.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Altamira Pereira da Silva Reichert
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vigilância do desenvolvimento e a caderneta de saúde da criança: caminhos para a promoção da saúde infantil
Resumo:
O desenvolvimento infantil adequado é considerado elemento básico para a saúde da população em geral, tendo impacto futuro, inclusive, no desenvolvimento econômico de uma nação. Portanto, crianças que não atingem seu potencial para o desenvolvimento provavelmente se tornarão adultos pouco produtivos economicamente. Ademais, crianças que não são estimuladas adequadamente sob o aspecto físico, mental, cognitivo e social-emocional, terão consequências futuras para sua saúde, no rendimento escolar, comportamentos delinquentes e desemprego. Portanto, a primeira infância tem se mostrado a janela de oportunidades para mudanças significativas com relação ao retorno de investimento de políticas e práticas que visam otimizar o desenvolvimento infantil e ajudar as crianças a serem bem-sucedidas na vida. Uma das ações de acompanhamento e monitoramento da criança são as ações de Vigilância do Desenvolvimento Infantil, que devem ser iniciadas desde o nascimento, visto que a fase de 0 a 3 anos representa um período oportuno e ideal para intervenções que previnam alterações no desenvolvimento infantil. A vigilância do desenvolvimento infantil compreende todas as atividades relacionadas à promoção do desenvolvimento normal e à detecção de problemas no desenvolvimento, na atenção primária à saúde da criança. É um processo contínuo, flexível, envolvendo informações dos profissionais de saúde, pais, professores e outros. Contudo, apesar de a vigilância do desenvolvimento ser considerada uma prioridade dentre as ações básicas preconizadas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, ainda são observados obstáculos que impedem a sua implementação de forma efetiva, tornando a rotina e os resultados dessa prática frágeis em algumas localidades brasileiras, a exemplo do Nordeste. De acordo com as diretrizes de atenção à saúde da criança, a vigilância do desenvolvimento infantil contempla ações relacionadas à avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil; verificação de presença de fatores de risco para o desenvolvimento; à busca de opinião das mães sobre o desenvolvimento do seu filho; à verificação da maneira como a mãe/cuidador e familiares, em geral, se relacionam com a criança e, por fim, os registros e interpretação dos achados na Caderneta de Saúde da Criança. Esta, se destaca como o principal instrumento para a vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil, proporcionando avaliação e seguimento do estado de saúde da criança, identificação precoce das alterações registradas, e a longitudinalidade do cuidado. No entanto, apesar do compromisso com a vigilância do desenvolvimento infantil a partir da obrigatoriedade do registro na caderneta pelos profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, os progressos praticamente têm sido insignificantes, com falhas nos registros na caderneta da criança, conforme evidenciam estudos. Assim, este estudo tem como objetivo geral investigar as ações de vigilância do desenvolvimento infantil de crianças atendidas na Estratégia Saúde da Família e a utilização e registro das informações na Caderneta de Saúde da Criança pelos profissionais de saúde. Compreende um projeto amplo que será desenvolvido por vários atores envolvidos com o ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu. Por isso, a natureza dos subprojetos vai variar conforme o estudo e sua complexidade, incluindo abordagens quantitativas e qualitativas, a serem realizados nas Unidades de Saúde da Família. A população será compreendida por profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família, como também, mães de crianças menores de três anos, residentes em áreas cobertas pelas Unidades de Saúde da Família. Para análise qualitativa, serão utilizados os passos propostos por Minayo e, na quantitativa, o estudo será desenvolvido mediante análise da caderneta de saúde de criança menores de três anos de idade, com dados tabulados e analisados no Programa Statistical Package Social Science (SPSS), versão 20.0 for Windows e analisados a partir de estatística descritiva, calculando a frequência absoluta (n) e a relativa (percentual) das variáveis, média, desvio-padrão e testes estatísticos. Espera-se contribuir com a compreensão da caderneta como um instrumento da vigilância do desenvolvimento infantil e trazer elementos ao debate que desencadeiem a reflexão por parte dos profissionais de saúde a respeito da importância da caderneta no acompanhamento de saúde da criança nos serviços de atenção primária. Acredita-se que a produção científica vinculada a este projeto poderá subsidiar a constituição de saberes e práticas que incorporem às ações dos profissionais de saúde uma nova forma de cuidar de crianças, contribuindo para a promoção da saúde e desenvolvimento infantil. Também se espera contribuir com a formação de recursos humanos em saúde, para a produção do conhecimento na saúde da criança e ampliação da relação entre a academia e os serviços de saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Aluana Gonçalves de Abreu
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise de bulks segregantes e sequenciamento de nova geração para a identificação de genes de resistência à brusone em arroz
Resumo:
A brusone, doença causada pelo fungo Magnaporthe oryzae B. Couch, é a que mais afeta a cultura do arroz no mundo. A adoção de cultivares de arroz com resistência durável à brusone ainda é a forma mais econômica e a abordagem mais sustentável em ecossistemas propícios ao desenvolvimento da doença. Uma das formas de se obter cultivares com resistência durável é através da seleção de genes que conferem essa resistência, por seleção assistida por marcadores. O primeiro passo nesse processo é a identificação de genes de resistência em genótipos de arroz. Nessa proposta, para mapear genes de resistência à brusone em arroz, a análise de bulks segregantes (BSA) será combinada com sequenciamento de nova geração (NGS). Linhagens endogâmicas recombinantes resistentes e suscetíveis, provenientes de dois cruzamentos entre as fontes de resistência Três Marias e CNA 923 e a cultivar de terras altas BRS Esmeralda, serão sequenciados por GBS. Em seguida, SNPs contrastantes entre os bulks resistente e suscetível serão identificados. O(s) gene(s) candidato(s) serão validados por RT-qPCR. Os genes validados serão incorporados à rotina de seleção assistida do Programa de Melhoramento de Arroz, contribuindo para melhorar a eficiência e velocidade de seleção para esta característica.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - GO - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Aluísio Jardim Dornellas de Barros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pesquisa epidemiológica baseada na internet: avaliação do perfil de saúde e de estratégias de pesquisa em um estudo longitudinal através da plataforma coortesnaweb
Resumo:
Introdução: As pesquisas epidemiológicas sempre contribuíram para importantes achados na área de saúde. Para traduzir tais achados em políticas públicas, é importante conduzir pesquisas epidemiológicas com alto rigor metodológico em vista de maximizar sua validade. Um fator que pode comprometer a validade desses estudos é o constante declínio nas taxas de resposta, o qual é influenciado por diversos fatores, entre eles o método de coleta de dados. Com o aumento do acesso à internet no Brasil, conduzir pesquisas epidemiológicas através da internet se mostra uma boa alternativa. A plataforma coortesnaweb foi desenvolvida com o objetivo de acompanhar longitudinalmente pela internet o perfil de saúde dos participantes da coorte de nascimentos de 1993 de Pelotas. Depois de seis meses, a taxa de resposta média foi superior a 50,0%. Apesar disso, a taxa de resposta para os questionários iniciais foi muito superior àquelas dos questionários aplicados no final do estudo. Dessa forma, novos desafios surgiram com relação à retenção e motivação desses participantes ao longo de todo o período do estudo. Objetivo: Expandir a plataforma coortesnaweb para atrair novos participantes através de métodos de recrutamento online e off-line, e integrar novos questionários interativos, componentes de gamificação, novas alternativas de lembretes e incentivos para manter os participantes motivados para responder os questionários em um estudo longitudinal conduzido através da internet. Métodos: Um aplicativo móvel será desenvolvido para estreitar a comunicação entre a plataforma coortesnaweb e seus usuários. Este aplicativo deverá ter acesso aos recursos visuais, sonoros e de sensores dos dispositivos móveis com o propósito de coletar dados de forma interativa, visando aumentar a motivação dos participantes. Além disso, elementos de gamificação serão adicionados à plataforma. Novos membros da coorte de nascimentos de 1993 de Pelotas serão convidados a se cadastrar na plataforma através de contatos feitos por meios online (e-mail e mídias sociais) e off-line (telefone, correio). Ao longo de seis meses, questionários eletrônicos serão liberados e os participantes convidados a responder. A taxa de resposta de cada questionário será calculada para avaliar a participação dos indivíduos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Aluiza Alves de Araújo
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
descrição do português oral culto de fortaleza - porcufort (fase ii): uma pesquisa em tempo real
Resumo:
Esta pesquisa se embasa na Sociolinguística Variacionista e propõe a construção de uma nova amostra de linguagem falada e culta que comporá a fase II do Projeto Descrição do português oral culto de Fortaleza PORCUFORT (FASE II): uma pesquisa em tempo real, partindo da mesma estratificação social do projeto PORCUFORT fase I, que é a seguinte: sexo (masculino e feminino), faixa etária (22 a 35 anos; 36 a 55 anos e 56 anos em diante) e tipo de registro (Diálogo entre Informante e Documentador DID; Diálogo entre Dois Documentadores D2 e Elocução Formal - EF). Ao todo, entrevistaremos 90 informantes que serão distribuídos da seguinte forma: 45 pessoas do sexo masculino e 45 do sexo feminino, 30 falantes em cada faixa etária e 30 em cada tipo de registro. A construção da nova amostra do PORCUFORT possibilitará, aos pesquisadores, a descrição e análise, em tempo real e em tempo aparente, de diversos fenômenos linguísticos nos diferentes níveis da variedade culta e falada em Fortaleza-CE. Ademais, a realização desta pesquisa fornecerá condições para a formação de novos pesquisadores.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alvaro Antonio Ochoa Villa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
microgeração na refrigeração por compressão mecânica através da utilização de motor de combustão interna para uso remoto em processos de refrigeração para conservação de produtos alimentícios perecíveis
Resumo:
A refrigeração é necessária em diversas atividades de nosso dia a dia, portanto, sempre representa uma área importante na pesquisa e desenvolvimento do Pais. Na conservação de alimentos a refrigeração joga um papel vital para seu desenvolvimento, sendo que a refrigeração está atrelada ao consumo energético para seu funcionamento. Em lugares onde a eletricidade é precária e inacessível (como por exemplo regiões agrícolas isoladas do estado de Pernambuco, e outros setores no Nordeste do Brasil), assim como também nos setores de pesca artesanal, a refrigeração mecânica representa um duplo problema, já que não há suficiente (eletricidade) e/ou nenhuma, para o acionamento de sistemas de refrigeração, e também, o tempo de vida dos alimentos, já que dependem exclusivamente, de outros métodos, como conservação com gelo, para sua duração. Através da utilização de um sistema de microgeração de energia útil (energia de eixo) e utilizando biocombustíveis, pode-se chegar no sistema de refrigeração mecânica de forma remota que permita solucionar e/ou minimizar estes problemas, além de favorecer ao meio ambiente, devido à utilização de combustíveis renováveis e/ou não renováveis para a produção de frio. A ideia é dimensionar e testar um sistema de microgeração de energia útil de eixo e refrigeração por compressão mecânica através da utilização de motor de combustão interna para uso remoto em processos de refrigeração para conservação de produtos alimentícios perecíveis. A proposta do protótipo capaz de produzir energia mecânica de eixo para o acionamento direto de um sistema de refrigeração mecânica (compressor - balcão frigorífico) na conservação de alimentos perecíveis (verduras, pescados, outros). Desde o ponto de vista econômico, este sistema impulsionará o mercado nacional da produção de biocombustíveis, conservação de alimentos e peixes em zonas artesanais.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Álvaro Luiz Fazenda
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
computação em nuvem para a big-data em cidades inteligentes
Resumo:
O conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) consiste no emprego de modernas técnicas de diversas áreas, em especial da Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura, Urbanismo, Saúde, entre outros, para solucionar os principais desafios relacionados à melhoria da qualidade de vida e nas condições sócio-econômicas da vida cotidiana nas cidades. Para lidar com estes desafios, é necessário tratar de diferentes maneiras uma quantidade significativa de dados que podem ser obtidos das mais diversas formas, através de sensores que os coletam a partir de dispositivos baseados em Internet das coisas (IoT - Internet of Things). A velocidade, volume e variedade de dados passível de ser comumente coletado em ambientes urbanos é considerado grande demais para ser analisado por sistemas tradicionais, necessitando de técnicas de processamento e armazenamento de Big Data e, consequentemente, ser tratado por métodos especificamente desenvolvidos para este finalidade. Métodos para se lidar com big-data demandam, normalmente, arquiteturas computacionais com grande poder computacional, com diversas máquinas acopladas, grande quantidade de memória e de armazenamento, tal como a computação em nuvem (Cloud Computing). Neste projeto, planeja-se portar a plataforma InterSCity (Software livre desenvolvido e mantido pelo IME/USP como um framework para suporte a projetos em cidades inteligentes) para utilização da plataforma AWS (Amazon Web Services), desenvolvendo novas funcionalidades que permitam melhorar a usabilidade do sistema, disponibilidade e desempenho computacional em tarefas que envolvam a descoberta, interpretação e comunicação de padrões significativos nos dados (data analytics), incluindo métodos de aprendizagem de máquina. Além da plataforma InterSCity, também planeja-se executar o InterSCSimulator (simulador de cidades inteligentes também de código aberto e desenvolvido e mantido pelo IME/USP) no AWS para a geração de dados de testes dos novos serviços que serão desenvolvidos na plataforma InterSCity. O InterSCSimulator é capaz de simular um dia inteiro de uma grande cidade como São Paulo, porém isso demanda um alto poder computacional, o que torna o AWS um ambiente ideal para a execução de simulações de larga escala.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
14/09/2020-30/09/2022
Álvaro Luiz Moreira Hypolito
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
trabalho docente, currículo e gestão
Resumo:
O objeto deste estudo é abranger três dimensões articuladas, a saber Trabalho Docente, Currículo e Gestão, no sentido de compreender como as políticas curriculares afetam e são afetadas pelos modelos gerencialistas e quais seus efeitos sobre o trabalho docente. A ideia é capturar essas relações a partir de estudos sobre a BNCC e sua introdução na rede municipal de ensino; da análise dos modelos de gestão articulados na política educativa nacional e local, assim como efeitos dessas políticas sobre o trabalho docente por meio da análise de projetos de plano de carreira e políticas de formação, e também a partir de dados produzidos e não analisados em outra investigação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uma estrutura de mineração de dados de seleção de heurísticas para o problema de empacotamento bidimensional retangular em faixas
Resumo:
Para problemas de otimização combinatória, o teorema No-Free-Lunch pressupõe que nenhum algoritmo é capaz de resolver de maneira eficiente todas as combinações de características (instância do problema) observadas. Assim, a definição de qual algoritmo melhor se ajusta as características para um problema é uma das tarefas mais complexas no contexto dos problemas de otimização combinatória. Por se tratar de um problema que envolve a combinação de uma série de variantes para a tomada de decisão, uma das formas mais práticas e úteis para tratar/resolver o problema de seleção de algoritmos é com o uso de técnicas de mineração de dados supervisionadas para a busca de padrões entre as variáveis explicativas do problema e as diferentes opções de algoritmos disponibilizados. Inserido neste contexto, o presente projeto tem por objetivo ajustar um modelo de classificação de algoritmos capaz de selecionar, com acurácia, a melhor opção de heurística de acordo com as características de cada instância do problema. O problema de empacotamento bidimensional retangular em faixas foi escolhido para testar a capacidade da metodologia proposta por ser um problema que possui uma ampla difusão no ramo industrial, em especial para o corte de chapas metálicas e tecidos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Álvaro Nunes Larangeira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a gênese do jornalismo operário feminino no brasil
Resumo:
O projeto, tendo por base a exposição da exiguidade de estudos acerca das publicações operárias pela historiografia jornalística no período nascente do gênero, correspondente aos anos 1880-1920, reivindica um lugar próprio dentro da literatura da imprensa operária para o protagonismo feminino. A atividade jornalística desempenhada por mulheres é subalterna inclusive nos raros compêndios do periodismo operário-sindical e eventualmente representada em trabalhos biográficos em áreas afins ao jornalismo, corroborando com o propósito da presente pesquisa de cristalizar, no âmbito do campo da comunicação, uma memória da gênese da participação feminina na imprensa operária brasileira.
Instituição/UF/País:
Universidade Tuiuti do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Álvaro Silva Lima
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilização de líquidos iônicos na remoção e identificação de pesticidas contidos em matrizes vegetais alimentares
Resumo:
O presente projeto visa a utilização de líquidos iônicos de toxicidade desprezível (baseados em colinas) no processo de remoção de pesticidas de matrizes alimentares vegetais (MAV) como alface, tomate e uva, bem como o emprego de líquidos iônicos baseados em glicina-betaína na remoção de pesticidas de soluções extratoras convencionais de eliminação destes compostos de MAV e por fim seu emprego na melhoria da detecção de pesticidas em alimentos. Para tanto serão sintetizados líquidos iônicos a base de colina e avaliados quanto a citotoxicidade, além de sintetizar líquidos iônicos a base de glicina-betaína. Os líquidos iônicos assim obtidos serão empregados nos processos de extração. Serão também estudados a adsorção dos pesticidas utilizando suportes formados por resíduos agroindustriais como casca de camarão (quintina) e sabugo de milho (material lignocelulósico). Todos os processos baseiam-se em alternativas amigáveis com o meio ambiente. O projeto é uma parceria de um conjunto de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (incluso alunos de doutorado e iniciação científica) com universidades nacionais (Universidade de Sorocaba) e internacionais (Universitet Reims, Franca e Universidade de Aveiro, Portugal).
Instituição/UF/País:
Instituto de Tecnologia e Pesquisa - SE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alyne Toscano Martins
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do problema de dimensionamento e sequenciamento de lotes com limpezas temporais
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alysson Luiz Stege
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os efeitos do capital humano no crescimento da agropecuária nas microrregiões brasileiras entre os anos de 1980 a 2017
Resumo:
O crescimento econômico é perseguido tanto por países desenvolvidos quanto por países em desenvolvimento. Pode-se dividir em três os fatores que levam ao crescimento econômico: estoque de capital, estoque de capital humano e as mudanças tecnológicas. Existe uma lacuna na literatura nacional de trabalhos que analisam o papel do capital humano no crescimento econômico para setores específicos, em especial para setor agropecuário brasileiro. Neste contexto, a presente pesquisa analisa a contribuição do capital humano no crescimento da agropecuária brasileira para as microrregiões brasileiras entre os anos de 1980 a 2017, considerando o espaço na análise, isto é, utilizando modelos econométricos de dados em painel espacial.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alysson Wagner Fernandes Duarte
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
antártica e caatinga: diversidade microbiana e bioprospecção de enzimas e pigmentos
Resumo:
Em ambientes com características restritivas como o continente Antártico e o bioma Caatinga, os ciclos biogeoquímicos e as cadeias alimentares, muitas vezes, chegam a ser formados principalmente por microrganismos, os quais possuem um papel fundamental no transporte de energia, reciclagem da matéria orgânica e mineralização de nutrientes. A Antártica é o continente mais remoto e inóspito, possuindo o clima mais frio e seco conhecido da Terra, sendo conhecido como deserto frio. Por outro lado, a Caatinga é caracterizada por apresentar temperaturas elevadas, alta radiação solar, além do déficit hídrico. Além disto, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, e seu patrimônio biológico não é encontrado em outro lugar do planeta. Esses ambientes são caracterizados por diferentes fatores limitantes ao desenvolvimento de qualquer forma de vida, inclusive microbiana. O entendimento da diversidade microbiana associada a estes ambientes extremos está em início de descoberta e pode representar um avanço no campo científico e tecnológico. Nesse sentido, o objetivo do projeto é avaliar a diversidade microbiana associada a liquens coletados do ambiente Antártico e na Caatinga de Alagoas, além da prospecção de enzimas e pigmentos microbianos. Os isolados positivos serão identificados por taxonomia polifásica, com análise macro e microscópica e sequenciamento das regiões: D1/D2 do gene 26S (leveduras) e 16S (bactérias). Adicionalmente, será avaliada a diversidade filogenética, além da prospecção de enzimas como protease com atividade fibrinolítica, além da triagem de microrganismos solubilizadores de fosfato e pigmentos microbianos. Em relação à prospecção de enzimas, inicialmente os isolados serão submetidos a triagem de protease, seguido de avaliação da ação de hidrólise de fibrina. Para triagem dos microrganismos solubilizadores de fosfatos, será utilizado o meio de cultura NBRIP, com Ca3(PO4)2 como fonte de P. Espera-se também obter a produção de pigmentos microbianos, bem como a caracterização e avaliação da atividade antimicrobiana, antioxidante e fotoprotetora. Os resultados deste projeto permitirão ampliar a compreensão da diversidade microbiana relacionada às amostras do ambiente Antártico e da Caatinga, bem como auxiliar na descoberta de enzimas e pigmentos microbianos com diferencial aplicação biotecnológica. Por fim, os microrganismos isolados no âmbito do projeto constituirão um acervo que será preservado e depositado na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alzir Azevedo Batista
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
complexos metálicos: citotoxidade e mecanismo de ação
Resumo:
O presente projeto visa a obtenção de compostos de rutênio(II), cobre(I), platina(II) ou paládio(II) contendo como ligantes bifosfinas, diiminas e produtos naturais, ou derivados, aciltioureas mercaptopiridina ou mercaptopirimidinas, Os compostos a serem obtidos serão caracterizados por várias técnicas, tais como análise elementar (C,N,H), espectroscopia de absorção na região do infravermelho e UV/Vis; RMN (1H, 13C e 31P), eletroquímica, e quando for o caso, por difração de raios X. Ensaios objetivando o conhecimento da citotoxidade dos compostos contra células tumorais serão realizados. Para a realização dos ensaios in vitro poderão ser utilizadas diversas linhagens de células tumorais, tais como mama MDA-MB-231 (invasiva) e MCF-7 (não invasiva), a tumoral de próstata DU-145, hepatocarcinoma humano (HEPG-2) e por meio de comparação será utilizada a célula sadia de fibroblasto de camundongo L929. Serão também realizados ensaios para verificar a atividade dos compostos contra doença de Chagas e tuberculose, além do estudo dos complexos como agentes anti-oxidantes. Estudos serão também realizados para que se vislumbre um possível mecanismo de ação dos compostos, nos ensaios biológicos: 1.ENSAIOS DA POSSÍVEL FRAGMENTAÇÃO DO DNA 2.ESTUDO DA INTERAÇÃO COMPLEXO/DNA 3.ESTUDO DA INTERAÇÃO COMPLEXO/HSA ou BSA 4.MEDIDAS DE VISCOSIDADE 5. MEDIDAS DE DICROISMO CIRCULAR 6. DETERMINAÇÃO DA LIPOFILICIDADE (LOG P) 7. ELETROFORESE EM GEL 8. CICLO CELULAR E ENSAIO DE APOPTOSE 9.ANÁLISE MORFOLÓGICA DAS CÉLULAS 10. TESTES IN VIVO (a serem feitos pelos colaboradores, profa. Elisângela Lacerda(UFG) e Denise Crispim - UNIFRAN)
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Alzira Maria Paiva de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e avaliação de antígenos f1 recombinantes de yersinia pestis para o diagnóstico da peste
Resumo:
A Yersinia pestis é agente causador da peste, zoonose que afeta humanos e outros mamíferos. Apesar dos avanços tecnológicos e desenvolvimento científico essa doença ainda não pode ser erradicada e representa um sério problema mundialmente. A peste possui a capacidade de causar um impacto significativo na saúde pública e de rápida disseminação podendo gerar uma emergência de saúde pública internacional que exige notificação a OMS segundo o Regulamento Sanitário Internacional vigente. Por isto é necessário uma vigilância constante das áreas focais assim como a disponibilidade de ferramentas de diagnósticos sensíveis, rápidos e eficazes, que facilitem a detecção precoce e o desencadeamento imediato das medidas de tratamento e controle. A maioria das técnicas de diagnóstico da peste emprega o antígeno F1 (fração 1) específico da Y. pestis. A F1 é uma proteína capsular altamente imunogênica para o homem e outros mamíferos. A metodologia atual de produção do F1 é trabalhosa, demorada, com custo elevado e necessita de uma estrutura laboratorial e equipe capacitada para trabalho em NB3. Desta maneira, o desenvolvimento de uma proteína F1 recombinante pode tornar o custo da produção mais baixo, num tempo mais curto, utilizando um laboratório NB1 e um rendimento de produção de proteínas superior. O objetivo do trabalho é desenvolver e otimizar a produção do antígeno F1 recombinante para utilização na metodologia das atividades de diagnóstico, vigilância e controle da peste. Com este intuito o gene estrutural (caf1) da F1 será clonado em vetores plasmidiais e obtidas proteínas F1 recombinantes, purificadas a partir de Escherichia coli. As proteínas recombinantes obtidas serão purificadas utilizando diversas resinas e usadas em ensaios sorológicos ELISA e Hemaglutinação para validação das propriedades diagnósticas do antígeno recombinante. Desta maneira, espera-se que o desenvolvimento da proteína F1 recombinante diminua os custos da produção da proteína nativa atualmente produzida na própria Y. pestis no laboratório NB3, com diminuição do tempo de produção, incremento do rendimento de F1 gerada e utilização de condições de biossegurança mais seguras, visto a produção ser transferida do laboratório NB3 (nativa) para o laboratório NB1 (recombinante)
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/07/2021
Amanda Posselt Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
compreendendo a dinâmica de nutrientes em sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas para a sustentabilidade da lavoura arrozeira
Resumo:
O atual cenário da produção agrícola não é capaz de sustentar as crescentes demandas, onde necessita-se dobrar a produção global de alimentos até 2050. Nesse contexto, o arroz é uma das culturas agrícolas que merece especial atenção, por ser o alimento básico para cerca de 2,4 bilhões de pessoas. No mundo, o Brasil é o maior produtor fora do continente asiático, sendo o Rio Grande do Sul (RS) responsável por 60% dessa produção. No entanto, a produção de arroz irrigado brasileira tem se mostrado frágil do ponto de vista econômico e ambiental, com baixas margens de lucro ao produtor rural e alto uso de insumos. Embasado no monocultivo do arroz e no pousio hibernal, o sistema produtivo do arroz se mostra praticamente insustentável, com forte impacto negativo no solo e alta dependência do uso de fertilizantes para assegurar altas produtividades. Os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA), também conhecidos como integração lavoura-pecuária, surgem como alternativas viáveis para se intensificar a produção de arroz de forma sustentável. Além da diversificação da renda, esses sistemas proporcionam melhorias no solo e possibilitam produzir com maior ecoeficiência. A partir disso, o objetivo do presente projeto de pesquisa é investigar a dinâmica, no sistema solo-planta-animal-atmosfera, dos três principais macronutrientes de plantas (nitrogênio - N, fósforo - P e potássio - K) em diferentes arranjos de sistemas integrados de produção agropecuária, conduzidos em manejo conservacionista do solo (plantio direto) em terras baixas, visando uma maior sustentabilidade da produção de arroz brasileira, através de seis diferentes estudos. Os estudos serão conduzidos em dois experimentos que testam diferentes arranjos de SIPA no contexto da produção de arroz irrigado, do manejo conservacionista do solo (plantio direto) e das terras baixas, em diferentes locais do RS. O Experimento 1 vem sendo conduzido desde abril de 2013 na Fazenda Corticeiras, localizada no município de Cristal/RS; e, o Experimento 2, vem sendo conduzido desde abril de 2018 na Estação Experimental Integrar-Agrinova, localizada no município de Capivari do Sul/RS. A hipótese de ambos porta sobre o impacto da pastagem introduzida nas rotações agrícolas e a diversidade espacial (intensidade) e temporal (duração) dessas rotações, com o adendo de, no Experimento 2, também haver o uso de diferentes níveis de tecnologia na pastagem (manejo da altura do pasto e adubação). Nos estudos propostos, será investigado(a), nos diferentes SIPA: 1) a resposta, em crescimento e rendimento de grãos, das culturas agrícolas; 2) a produção primária e animal; 3) a resposta a diferentes doses de N e a eficiência de uso de N pelo arroz irrigado; 4) a quantidade e a qualidade da matéria orgânica e dos microrganismos do solo, responsáveis pelo fornecimento de N; 5) a dinâmica temporal de P e K disponíveis no solo e absorvidos pelas plantas; e 6) a distribuição de raízes e de formas de K no perfil do solo. A duração prevista do projeto é de março de 2019 a fevereiro de 2022. Essa pesquisa permitirá o aprofundamento, a atualização e a consolidação dos conhecimentos existentes sobre a dinâmica dos nutrientes do solo em SIPA, com um novo ambiente de abordagem com estudos escassos até então, que são as terras baixas. As informações geradas servirão de base para orientação aos produtores na diversificação de suas propriedades para potencializar a utilização dos recursos naturais de forma sustentável e de subsídio para recomendações de adubação diferenciadas para os SIPA. Uma vez consolidados, esses resultados serão transferidos ao setor produtivo com vistas à sua implantação gradativa, ao menos em parte da vasta área das terras baixas do Rio Grande do Sul que apresenta eficiência de utilização e oportunidade de integração. Como contribuição importante tem-se também a formação de recursos humanos que, no curto e médio prazo, estarão realizando a transferência desse conhecimento no campo. Além disso, a equipe envolvida tem tradição em realizar Dias de Campo (junto aos experimentos), que além da participação de produtores, técnicos e estudantes das mais diversas instituições do Mercosul, tem servido como apoio a ações de fomento a Programas como Agricultura de Baixo Carbono (ABC), cuja capacitação vem beneficiando cooperativas, Sistema SENAR/SEBRAE, BRDE, Banco do Brasil e outras instituições que devem aplicar, ou avaliar sistemas de integração com vistas a acesso a crédito pelo referido Programa ABC. A expectativa é de comparecimento de 300 a 400 participantes em cada evento. Do ponto de vista científico, os resultados obtidos deverão permitir a publicação de pelo menos quatro artigos científicos em revistas internacionais de alto fator de impacto e de pelo menos doze resumos em anais de congressos a partir dos resultados obtidos no presente projeto, além do apoio em teses de doutorado, dissertações de mestrado e atividades de iniciação científica vinculadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Amarildo Luiz Trevisan
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
teorias da violência na educação: formação de professores para atuar em situações de conflito
Resumo:
O projeto busca tratar o tema da violência nas teorias da educação a partir das reflexões abertas desde o texto Para uma crítica da violência, de Walter Benjamin. Vários filósofos contemporâneos como Marcuse, Derrida, Bernstein, iek e, inclusive, Agamben e Honneth têm-se debruçado diretamente sobre esse texto para escrever sobre o tema da violência, porém a discussão ainda não foi suficientemente enfocada pela educação. A temática da violência constitui uma base referencial indireta, mas substancial, também para outros autores não menos importantes, como Levinas, Gadamer, Hannah Arendt, Sen, Paul Ricoeur, René Girard e Nussbaum, cujas reflexões têm incidências diretamente importantes para a educação, especialmente em seus fundamentos. Nesse artigo que tomamos como base referencial de abertura desta pesquisa, Benjamin aborda a questão da violência relacionada ao direito, mas de um ponto de vista moral. Entretanto a sua tese - de que há um tipo de violência que não se enquadra nas categorias tradicionais da coerção, e que é puro meio, não fim, citando o caso da educação -, ainda necessita ser mais bem desenvolvida. Por isso a investigação busca evidenciar como seria a violência não-coercitiva na educação e no que ela difere do conceito tradicional, violência esta reificada na educação via teorias referenciais dos fundamentos e práticas educacionais, contribuindo para a biopolítica da violência. Além disso, parte-se da análise de um caso concreto a partir de um estudo interdisciplinar, conjugado pela visão da História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação. A escolha deste caso foi devido a atuação prática de membros do Grupo de Pesquisa na estruturação de parte da resposta que foi usada para a gestão da crise na escola e na cidade e que levou ao acompanhamento dos detalhes do ocorrido, fazendo despertar a percepção da necessidade de se refletir sobre possíveis lacunas que a formação de professores está deixando de considerar. O que motivou a discussão, mais especificamente, foi o convite realizado para um membro do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA a atuar em um caso de homicídio premeditado de um menino de 11 anos, que estudava em uma escola da cidade de Três Passos RS/Brasil, por aqueles que, supostamente, deveriam ser seus cuidadores e protetores. O desafio é investigar como a temática da violência aparece e se constitui ponto de referência às ações educativas contemporaneamente e como é possível fazer frente a este contexto a partir da investigação de um caso específico. Paralelo a isso, também será efetuado um estudo tentando traçar um pano de fundo sobre a questão da violência nas escolas a partir de dados obtidos através de pesquisas comparativas entre Brasil e Espanha. Sendo assim, o objetivo do projeto está em analisar a desconfiança das teorias da educação em relação à questão da violência e a sua relação com a ausência da preocupação, na formação de professores, em trabalhar com situações de violência e/ ou conflito. Afinal, sob a influência de alguns teóricos, como o historiador italiano Mário Alighiero Manacorda, os sociólogos franceses Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, e o pedagogo checo Comênio, considerado o pai da didática moderna, o tema da violência na educação adquiriu, de certa forma, contornos negativos. Portanto, esta pesquisa exige um redimensionamento dos fundamentos e práticas educacionais, procurando inovar nas perspectivas sobre a compreensão da violência nas teorias da educação como condição para a formação de professores que consigam lidar com situações de conflito.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-29/02/2024
Amarílio Ferreira Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
projetos de formação pan-americanistas para a educação física: circulação em impressos didático-pedagógicos (1932-1960)
Resumo:
Este projeto é um desdobramento da pesquisa Da imprensa periódica de ensino e de técnicas aos livros didáticos da Educação Física: trajetórias de prescrições pedagógicas (1932-1960), financiada pelo Edital Universal 006/2014 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) Projeto Individual de Pesquisa, sob o Termo de Outorga nº 541/2015 e Processo nº 67.6438.25, situado na grande área de Ciências Humanas na área da Educação. O projeto possui como objetivo geral compreender as orientações para a prática dos professores em circulação nos periódicos especializados em Educação Física, publicados em países da América Latina (1932-1960), interessados em inserir e consolidar uma nova disciplina por meio das orientações didático-pedagógicas fundamentadas em um projeto de formação pananamericanista. De maneira específica, objetiva-se: 1) Mapear e analisar os periódicos especializados publicados em língua hispanofalante caracterizados por prescrever a prática e orientar o processo de formação de professores, no período de 1932-1960; 2) Analisar as apropriações e as circularidades culturais das bases teóricas da Educação Física nesses diferentes periódicos, compreendendo suas implicações para elaboração de um projeto de formação pan-americanista; 3) Compreender as estratégias e os dispositivos de leitura utilizados pelos articulistas que publicavam nos periódicos especializados para prescrever a prática da educação física, orientando-a em relação a quem, o que, como e para que se ensina e se avalia; 4) Entender as bases teóricas que oferecem sustentação para a sistematização da Educação Física nos anos e escolarização, discutindo os critérios utilizados pelos articulistas para atribuir complexidade e aprofundamento em relação a quem, quando e porque se ensina e se avalia; 5) Problematizar as redes de colaborações e lutas de representações entre os articulistas, que visavam elaborar um projeto pan-anamericanista para a Educação Física, colocados em circulação pelos periódicos especializados no período de 1932-1960; 6) Compreender as implicações em se produzir periódicos especializados de natureza didático-pedagógicos, cuja finalidade é contribuir para a escolarização de uma Educação Física circunscrita em um projeto cultural pan-americanista. Para enfrentar o objeto e objetivos estabelecidos, assumimos os conceitos de lutas de representações (CHARTIER, 1990), usos e apropriações, tática e estratégia (CERTEAU, 1994) e paradigma indiciário (GINZBURG, 1989) de circularidade cultural GINZBURG, 1987). Como fontes, selecionaremos as revistas especializadas que possuem como projeto editorial a prescrição e a orientação da formação de professores, configurando-se em dispositivos didático-pedagógico. Para a análise das fontes, utilizaremos o software IBM® SPSS® Statistics 22, o software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes e de Questionnaires) e o software Nvivo 11 Pro Academic for Windows. Esse projeto nos permitirá, no presente, compreender as continuidades e as descontinuidades no debate sobre prescrições pedagógicas e sua relação com a inserção da Educação Física nos currículos escolares, em um projeto de formação pan-americanista.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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