Projetos de Pesquisa

 

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Wilma de Nazaré Baía Coelho

Ciências Humanas

Educação
  • para além das salas de aula: sociabilidades adolescentes, relações étnico-raciais e ação pedagógica
  • O presente projeto, PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA: SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA, analisar as sociabilidades construídas pelos estudantes dentro do ambiente escolar, atentando para a atenção que despertam nos educadores e, consequentemente, para a ação pedagógica da escola. Ele almeja problematizar o modo pelo qual tais sociabilidades se articulam com os conteúdos de natureza axiológica trabalhados pela Escola. Ele objetiva, sobretudo, analisar de que forma tais sociabilidades lidam com as diferenças (especialmente as de natureza étnico-racial, mas não só), relacionando-as com o trabalho desenvolvido pela escola. O projeto proposto, então, elege os estudantes e os agentes escolares como focos da reflexão, de modo a sopesar, de um lado, o impacto que o conteúdo trabalhado pela escola exerce, pautando comportamentos, e, de outro, analisando os modos pelos quais aquelas sociabilidades se conformam em objeto da atenção e da intervenção docente. Nesse sentido, a pesquisa proposta não considera que a relação entre o conteúdo trabalhado e a formação se limita ao aproveitamento expresso em instrumentos de avaliação. Ela amplia a perspectiva acerca da aprendizagem ao projetar uma análise sobre as formas de sociabilidade vividas no ambiente escolar, considerando-as como indícios importantes da visão que os estudantes apresentam não somente sobre o mundo que os cerca, mas sobre o sistema educacional em si. O projeto de pesquisa pretende, então, explicar de que forma as sociabilidades valorizadas entre os adolescentes reproduzem, articulam ou subvertem os estereótipos que pautam as práticas discriminatórias recorrentes no universo brasileiro. Os conceitos de Dominação, habitus e Violência simbólica, de Pierre Bourdieu, fundamentam uma compreensão das sociabilidades e da ação pedagógica como estruturas construídas socialmente e, não raramente, reproduzidas em função das circunstâncias impostas pela cultura dominante. A pesquisa proposta considerará as preferências relativas à formação de grupos e os comportamentos a ele relacionados como índices de visões de mundo e de identificação social. Por meio desta abordagem, analisar-se-ão as relações de sociabilidades e os significados que lhe são atribuídos, relacionando-os ao cotidiano escolar de forma a examinar o papel exercido pela escola diante de tais relações. Assim, pretende-se verificar como os estudantes e a escola lidam com as diferenças, especialmente as de natureza étnico-racial. Para tanto, o projeto analisará as relações que os adolescentes, estudantes de seis escolas da Rede Pública da cidade de Belém - no Estado do Pará, engendram no ambiente escolar, por meio de três dimensões complementares. Por um lado, a pesquisa realizará uma etnografia do espaço escolar, considerando as relações de poder estabelecidas entre os adolescentes, a partir dos grupos nos quais se inserem; por outro lado, a pesquisa sopesará as representações que os adolescentes formulam sobre as relações vividas dentro do espaço escolar; além disso, analisará os modos pelos quais os educadores (professores, gestores e coordenadores pedagógicos) lidam com tais sociabilidades.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wilmo Ernesto Francisco Junior

Outra

Divulgação Científica
  • nós, ciência: para uma inteligência não artificial
  • A divulgação científica vem ocupando cada vez mais um papel fundamental, não apenas por favorecer contato com temas científicos, mas por fomentar reflexões sobre o papel da ciência e como esta está presente e interfere diretamente na sociedade. Particularmente em Alagoas, ações de divulgação da ciência são importantes, especialmente no interior, em que os índices sociais e educacionais são mais baixos e reverberam na formação científica da população. Assim, este projeto de divulgação científica pretende chamar a atenção de crianças, jovens e adultos do Estado de Alagoas para o conhecimento dos fundamentos e aplicações da inteligência artificial (IA) em diferentes setores. Para isso, três grupos de atividades foram pensados: I) Evento de Comunicação Científica em Mídias Sociais; II) Exposições científicas e; III) Portas Abertas (exposição no Campus universitário). As lives, como são conhecidas as transmissões on-line via redes sociais, serão realizadas a partir de uma conversa com especialistas em IA para discutir aplicações em variadas áreas, podendo alcançar um público diferenciado e temas que por vezes são difíceis de serem explorados mediante outros meios. As exposições serão atividades para apresentação e manipulação pelos participantes de artefatos desenvolvidos com auxílio da IA e conhecimentos relacionados, integrando formas diferenciadas, lúdicas e interativas que fomentem o lazer e a curiosidade científica. Parte-se da hipótese de que explorar a ludicidade durante a manipulação de dispositivos, bem como suas aplicações pode, além de potencializar o interesse pela ciência e pela temática, desenvolver capacidades do pensamento. Serão realizadas nas cidades de Arapiraca (Shopping), Girau do Ponciano e Batalha (em escolas), diversificando-se o público atendido. Escolas de outros municípios vizinhos serão contactadas para a realização de atividades itinerantes como estratégia de manutenção do projeto a médio e longo prazo. As Portas Abertas são também eventos caracterizados por exposições, bem como por permitir a visitação de estudantes de Educação Básica à universidade com o intuito de divulgar a instituição, seus cursos e suas ações. Terão como público a comunidade universitária e estudantes das escolas de Arapiraca. Todas as atividades serão realizadas integradamente com estudantes universitários, especialmente de licenciatura, na condição de mediadores das ações. Dessa forma, espera-se solidificar o acesso à ciência em Alagoas, valorizando ações mais interativas e contribuindo com a formação de novos professores e agentes de divulgação da ciência.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 27/10/2020-30/04/2021