Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rogério Carrazedo

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento de formulações para análise de compósitos estruturais e reforçados
  • Compósitos são materiais compostos por diferentes constituintes, chamadas de fase, em que cada fase contribui ativamente para as propriedades finais do compósito. No caso de compósitos de duas fases, chamam-se cada qual matriz e reforço. Duas classes de compósitos são especialmente notáveis: compósitos reforçados, no qual a matriz fornece proteção ao reforço e este é responsável pela absorção das ações, como no caso do concreto armado, e compósitos estruturais, que dependem da geometria das suas fases, em formas de lâminas sobrepostas ou separadas por um núcleo. O presente plano de pesquisa propõe o desenvolvimento de formulação baseada no Método dos Elementos Finitos Posicional, de forma consistente para análise de compósitos reforçados e estruturais, sujeito a gradientes de temperatura, além de alterações de natureza física e química, contemplando hipóteses de não linearidades física e geométrica. Quando enfoque for dado ao concreto armado, serão discutidas algumas das principais formas de manifestações patológicas do material: a corrosão, a reação álcali-agregado, a fluência e retração. Para simulação numérica, será empregada descrição Lagrangeana, ou seja, a configuração de referência é fixa e conhecida, o que facilita a definição da cinemática e o cálculo das grandezas físicas. O funcional de energia será escrito empregando o modelo constitutivo de Saint-Venant-Kirchhoff resulta em um sistema não-linear de equações, e a posição de equilíbrio é obtida pelo método de Newton-Raphson. Espera-se ao final do projeto contribuir com a formação de recursos humanos de alto nível, avançar no estado da arte pela publicação de artigos em periódicos indexados, e ainda promover a difusão e transferência do conhecimento com a participação de eventos científicos de notória reputação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rogerio de Oliveira Anese

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • estratégias para redução de podridões pós-colheita em maça, uva e goiaba-serrana
  • As podridões pós-colheita são as principais causas de perdas de frutas. No Brasil, em alguns anos as perdas durante o armazenamento chegam a superar 60% do total armazenado em algumas espécies e cultivares frutas, refletindo em significativas perdas financeiras para produtores e armazenadores. Os principais agentes causadores de podridões pertencem aos gêneros: Colletotrichum sp., Cryptosporiopsis sp., Botrytis sp. e Penicillium sp.. Dessa forma, é extremamente importante a minimização perdas de frutas por meio de estratégias alternativas não tóxicas. Este projeto propõe avaliar o efeito da aplicação de ozônio em pós-colheita, silício em pré e pós-colheita, além de produtos saneantes a base de cloro na redução de podridões em pós-colheita de maçãs, uvas e goiaba-serrana. Para isso, serão realizados sete experimentos ao longo de três anos, envolvendo a aplicação de silício em pré e pós-colheita, aplicação de ozônio e saneantes em pós-colheita de cultivares de maçã mutantes da ‘Gala’ e ‘Fuji’, uva de mesa ‘Niágara’ e goiaba-serrana, as quais são frutas relevantes na economia brasileira. Através desse projeto, será obtivo como resultado a redução na ocorrência de podridões em pós-colheita de maçã, uva e goiaba-serrana por meio da aplicação de ozônio, silício e saneantes em pós-colheita. Essas tecnologias limpas, contribuirão para oferta de alimentos mais seguros aos consumidores, redução de perdas de frutas em pós-colheita, além da redução da contaminação ambiental.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rogério João Lunkes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • efeitos da identificação social no comportamento de cidadania organizacional e na satisfação no trabalho mediado pelo uso dos sistemas de controle gerencial
  • Um indivíduo no ambiente organizacional pode ter várias identidades sociais aninhadas, ou seja, pode identificar-se com a organização como um todo, com o departamento ou equipe de trabalho, com a profissão que exerce, entre outras possibilidades. Pesquisas anteriores concentraram-se nas relações diferenciais de identificação organizacional e de grupo de trabalho, com atitudes e comportamentos. Entretanto, pouco esforço foi realizado para explorar os efeitos interativos entre esses focos de identificação e os sistemas de controle gerencial. Saber como os controles gerenciais afetam e são afetados por determinada identificação, faz com que os gestores tenham maiores cuidados ao desenhar e usar as informações do sistema. Desta maneira, este estudo visa contribuir ao grande desafio atual nas organizações, que é entender os efeitos da identidade social no uso dos sistemas de controle gerencial e, consequentemente quais são seus reflexos sobre os comportamentos de cidadania organizacional e satisfação no trabalho. Esta pesquisa permitirá consolidar uma rede nacional e internacional de estudo no tema.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rogério José de Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • desenvolvimento e validação de uma escala de iatrogenia médica
  • Trata-se de projeto de pesquisa de pós-doutoramento do Prof. Dr. Rogério José de Almeida, sob supervisão do Prof. Dr. Celmo Celeno Porto. A iatrogenia médica, um efeito individual não desejado e danoso do impacto da ação do médico, pode ser considerada, dentro outras, fruto da relação de dependência do paciente pelo médico na era pós-moderna. Dessa forma, a ciência médica pode comprometer a saúde das pessoas, não só por meio da agressão direta no encontro clínico, mas também por meio do impacto de sua atuação nos condicionantes sociais da vida cotidiana. A preocupação central do presente projeto se remete à iatrogênese que pode ser reproduzida na interação entre o médico e seu paciente. Essas situações iatrogênicas ocorrem quando a pessoa é vista pelo médico de forma simplista, por meio de generalizações quantitativas, com rigor científico, mas nenhum comprometimento com a complexidade que requer o ser humano em situação de vulnerabilidade. Assim, o presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento e validação de uma escala psicométrica que possa medir a iatrogenia médica. É um projeto que se justifica na medida em que atribuiu objetividade na compreensão dos meandros que interferem no processo saúde-doença, seus condicionantes socioculturais e, principalmente, a legitimidade isolada e, muitas das vezes iatrogênica, que constitui o encontro clínico entre um discurso científico (médico) e um discurso do senso comum (paciente). Trata-se de uma pesquisa de construção e validação de escala psicométrica. Será realizada em quatro etapas. A primeira consistirá na escolha e definição das dimensões que vão compor a escala, a serem observados através de itens comportamentais. Na sequência, os itens serão submetidos à análise teórica com cinco doutores altamente especializados, com vista a identificar coerência entre as definições (dimensões) e os comportamentos (itens) que representam empiricamente o fenômeno. A terceira etapa será realizada a validação fatorial, onde serão aplicados a escala a médicos que compõem o quadro de docentes e preceptores do curso de medicina da PUC Goiás e também médicos do Hospital da Polícia Militar - FPM. Serão consultados o quantitativo de médicos dos dois lugares e será feita uma amostragem chegando à quantidade necessária de participantes. Na quarta e última etapa os dados serão analisados por frequência absoluta e relativa, medidas de tendência central, medidas de dispersão ou variabilidade, correlações de Pearson para avaliar a homogeneidade dos itens e o alfa de Cronbach utilizado como medida de fidelidade interna. A validade dos itens de cada dimensão será verificada através da análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal pelo método Varimax e da escala multidimensional pela validade concorrente-discriminante (correlação de cada item com as dimensões a que pertence e com a que não pertence).
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rogério Marchiosi

Ciências Biológicas

Botânica
  • efeitos de nanopartículas de óxido de alumínio (al2o3) e dióxido de silício (sio2) sobre o crescimento e metabolismo de lignina em soja.
  • O reduzido tamanho das nanopartículas (NPs) confere a elas propriedades fisico-químicas que permitem sua utilização em diferentes áreas como eletrônica, biomédica, farmacêutica, cosmética, energia, agricultura, aplicações catalíticas e materiais ambientais. Entretanto, a produção e utilização crescente de NPs, com sua consequente liberação no solo, água e ar, tem levantado questões a respeito de seus possíveis impactos sobre os organismos vivos. Neste contexto, a nanotoxicologia emergiu como uma ciência interessada em estudar os efeitos adversos causados por NPs liberadas no ambiente, com a maioria massiva dos estudos sendo realizados sobre animais. Recentemente, estabelecemos uma linha de pesquisa em nosso laboratório com objetivo principal de avaliar os efeitos de diferentes tipos de NPs sobre plantas cultivadas tais como soja e milho. Mais especificamente, procuramos investigar como os nanomateriais podem influenciar o crescimento e o metabolismo de lignina nestas plantas. Tais estudos podem fornecer pistas sobre as implicações das NPs sobre a produção agrícola. Neste projeto, investigaremos inicialmente a influência de NPs de óxido de alumínio (Al2O3) e dióxido de silício (SiO2) sobre o crescimento de plantas de soja após exposição por 16 dias. Em um segundo momento, determinaremos o conteúdo total de lignina de raízes, caules e folhas, relacionando os teores de lignina com as alterações de crescimento. Em seguida, a composição monomérica da lignina também será monitorada, bem como o conteúdo de fenóis totais. Determinaremos ainda as atividades de enzimas da via de fenilpropanoides comprometidas com a síntese de lignina, tais como fenilalanina amônia liase (PAL), cinamato-4-hidroxilase (C4H) e peroxidase (POD) ligada à parede celular. Análises de microscopia eletrônica de transmissão e de varredura serão realizadas, respectivamente, para determinar a morfologia das NPs e as possíveis alterações anatômicas nas plantas de soja expostas às NPs.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Rogério Santana Peruchi

Engenharias

Engenharia de Produção
  • índices multivariados de capabilidade de processos baseados em componentes principais ponderados
  • Os índices de capacidade de processo (ICP) Cp, Cpk, Cpm e Cpmk foram projetados para avaliar casos os quais a característica da qualidade é univariada. No entanto, é um fato incontestado que, frequentemente, há mais de uma característica da qualidade resultante dos processos de fabricação. Esta pesquisa pretende propor novos índices multivariados de capabilidade de processos com múltiplas características da qualidade correlacionadas. Uma abordagem ponderada sobre a técnica estatística análise de componentes principais foi aplicada para reduzir a dimensionalidade do problema. Além dos índices tradicionais de capabilidade, novas propostas para os índices número de defeitos por milhão (PPM) e nível sigma de qualidade (ou Zbench) também serão explorados. Para comparar o desempenho dos índices propostos com os já existentes, serão avaliados dados obtidos da literatura, em laboratório e por simulação.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 01/06/2017-31/07/2021
Foto de perfil

Rogério Thomitão Beretta

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • semana nacional de ciência e tecnologia em mato grosso do sul – snct-ms
  • A SNCT/MS tem como objetivo geral articular, fomentar e promover ações para incentivar as instituiçoes de ensino superior, institutos de ciência e tecnologia públicos e privados, núcleos de inovação tecnológica e outras instituições de ensino e pesquisas, de empresas privadas e todo o sistema ‘S’ na divulgação da produção da ciência no estado a fim de contribuir para disseminar conceitos de Ciência, Tecnologia, Inovação para a classe estudantil do ensino fundamental, médio, profissionalizante e população sul-mato-grossense em geral, por meio de eventos públicos focando no o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.
  • Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar - MS - Brasil
  • 22/10/2020-30/04/2021
Foto de perfil

Rogério Valentim Gelamo

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento de compósitos de cimento portland de alto desempenho com adição de multicamadas de grafeno
  • O presente projeto objetiva o aprimoramento de método de dispersão de multicamadas de grafeno em compósitos de cimento Portland; o desenvolvimento de traços ótimos de compósitos de cimento Portland com multicamadas de grafeno; a implantação da tecnologia desenvolvida nos vários níveis da indústria da construção civil, ou seja, desde pequenos canteiros de obras até usinas de concreto e indústrias de pré-moldados; e a produção e comercialização em larga escala de compósitos de cimento Portland com multicamadas de grafeno para aplicações diversas (obras particulares, públicas, de arte e industriais, entre outras). Para isso, os proponentes comprometem-se a adotar um único método de dispersão ideal de multicamadas de grafeno em compósitos de cimento Portland, a partir da análise de eficiência dos diferentes métodos avaliados durante a fase inicial de desenvolvimento do projeto; definir os intervalos de adições de multicamadas de grafeno para traços ótimos de compósitos de cimento Portland nanoestruturados, de acordo com a realidade multivariada dos diversos canteiros de obras e layouts industriais que compõem a indústria da construção civil, durante a fase intermediária de desenvolvimento do projeto; e disseminar as tecnologias desenvolvidas por meio de colaborações tecnológicas junto a construtoras, usinas de concreto e indústrias de pré-moldado, bem como CTNano de BH durante a fase final de desenvolvimento do projeto. As eficiências dos diferentes métodos de dispersão e dos intervalos de adição de multicamadas de grafeno em compósitos de cimento Portland serão aferidas por meio de ensaios de resistência a esforços mecânicos, ensaios de índice de consistência, ensaios de calores de hidratação e específico e ensaios de absorção por capilaridade, bem como pela caracterização dos compósitos. Os resultados alcançados durante o desenvolvimento do projeto serão então comparados entre si e com valores já obtidos pelos proponentes em pesquisas realizadas no Laboratório de Filmes Finos e Processos de Plasma (LFFPP). A exequibilidade da implantação das tecnologias desenvolvidas será avaliada junto com as empresas e Laboratórios colaboradores.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
Foto de perfil

Rohit Gheyi

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • refatoramento de sistemas configuráveis
  • Refatoramentos são transformações de programas que preservam o comportamento observável e que melhoram alguma qualidade do programa. Muitas ferramentas como Eclipse e NetBeans implementam vários refatoramentos. Para cada refatoramento, a ferramenta implementa um conjunto de condições que devem ser satisfeitas para que a transformação não introduza erros de compilação, preserve o comportamento observável, e melhore a qualidade. Entretanto, as implementações possuem defeitos. Uma abordagem para melhorar este cenário é estabelecer formalmente todas as condições necessárias para cada refatoramento. Porém, esta abordagem é muito custosa e não trivial. Alguns trabalhos anteriores tentam aliviar o problema resolvendo-o para alguns refatoramentos considerando um subconjunto da linguagem. Como não existe uma teoria formal estabelecendo todas as condições necessárias para que um refatoramento seja correto, é natural que as ferramentas não chequem algumas condições, permitindo assim aplicar refatoramentos de maneira incorreta. Este cenário pode se tornar proibitivo em contextos como sistemas configuráveis com centenas de produtos. Em trabalhos anteriores, uma abordagem baseada na geração automática de testes guiada pelo impacto da mudança para avaliar se dois programas possuem o mesmo comportamento foi proposta e implementada em uma ferramenta (SafeRefactor). Além disso, o SafeRefactor e o JDolly, um gerador automático de programas Java baseado em Alloy, foram utilizados em uma técnica para testar implementações de refatoramento com relação à condições fracas e fortes. Nesse trabalho, o objetivo é usar o JDolly e SafeRefactor em uma técnica para investigar se desenvolvedores em geral, e de ferramentas de refatoramentos possuem o mesmo entendimento sobre o resultado esperado após a aplicação de um refatoramento. O objetivo é revisitar os nomes e as mecânicas descritas pelos refatoramentos na literatura e utilizados na prática. Além disso, uma técnica escalável para testar refatoramentos aplicados a sistemas configuráveis baseado no impacto da mudança será proposta. Para isso, técnicas escaláveis para analisar se todos os produtos de um sistema configurável compilam, e se não possuem fraquezas serão propostas. As técnicas propostas serão avaliadas em ferramentas e sistemas configuráveis reais como Eclipse, IntelliJ, Linux, Apache, Lua, BusyBox, dentre outros.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Roldão da Rocha Junior

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • correspondências holográficas e setores fermiônicos: ramificações, generalizações e aplicações
  • Este projeto desenvolverá e implementará aspectos teóricos e fenomenológicos das correspondências holográficas, onde também seus setores fermiônicos serão ainda explorados, tanto em correspondências AdS/CFT, AdS/QCD (Anti-de Sitter/(Quantum Chromodynamics) e AdS/CMT (Condensed Matter Theory), empregando-se branas negras generalizadas, setores fermiônicos e ramificações. Estudaremos a deformação geométrica de branas negras generalizadas, a partir da razão entre a viscosidade de cisalhamento e a densidade de entropia, derivando e utilizando a saturação Kovtun-Son-Starinets análoga para os respectivos casos estudados. Estudaremos a correspondência AdS/QCD, onde branas negras generalizadas descrevem os sistemas duais a mésons de leve sabor, glueballs, plasma de quarks e glúons e quarkonia, dentre outros. Branas negras generalizadas proverão correções a seus sistemas duais, como por exemplo correções ao espectro de massas de mésons de leve sabor e quarkonia. Construiremos o setor fermiônico de fluidos superssimétricos na fronteira do espaço AdS dual, derivando correções à sua entropia e temperatura, a partir dos bilineares covariantes associados a campos fermiônicos. Resolveremos as equações de Navier--Stokes associadas aos fluidos duais, com correções também devido a buracos negros superparceiros. Estudaremos efeitos clássicos e quânticos da teoria do transporte hidrodinâmico em metais duais a branas negras generalizadas em temperatura finita e o potencial químico na fronteira, por via de generalizações da ação de Einstein-Maxwell-Dirac com férmions regulares. As funções espectrais serão computadas, bem como os coeficientes de transporte e resposta, sendo suas consequências exploradas na abordagem de líquidos de Fermi emergentes e suas ramificações, emulando para branas negras generalizadas os resultados de branas negras AdS4-Reissner-Nordström. Fluidos de Dirac serão então estudados, a partir de campos fermiônicos no bulk. Mostraremos que funções de dois pontos de tais campos são análogas às de um líquido de Fermi, na fronteira, com consequências no estudo de transportes em metais. Fluidos de Dirac serão derivados a partir de uma ação de Einstein-Maxwell-dilaton com campo de calibre em um bulk AdS4, bem como suas generalizações renormalizáveis envolvendo invariantes, Gauss-Bonnet, Chern-Pontryagin e de maior ordem no tensor de Riemann. Formularemos a violação da razão entre a condutividade térmica e a condutividade elétrica no grafeno, que é muito maior que o previsto para líquidos de Fermi.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022