Projetos de Pesquisa

 

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Rodrigo Barbosa Capaz

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • modelagem computacional de nanomateriais
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo Barbosa Ferreira

Ciências Biológicas

Ecologia
  • anfíbios bromelígenas tem sucesso reprodutivo em bromélias para fins paisagísticos em áreas rurais? integrando pesquisa de campo, ciência cidadã e popularização da ciência para conservação de anfíbios de bromélia
  • A Mata Atlântica do Brasil tem apenas 10% da floresta remanescente. Bromélias provenientes das florestas são coletadas ilegalmente para fins paisagísticos em áreas residenciais ao longo dos vales agricultados. Objetivo investigar se anfíbios bromelígenas tem sucesso reprodutivo nessas bromélias introduzidas nos vales agricultados. Neste artigo, investigarei essa hipótese com base no monitoramento de espécies de bromélias e anfíbios bromelígenas por meio de pesquisa de campo em áreas naturais e programa de ciência cidadã em vales agricultados. Ao envolver a comunidade local em ciência cidadã e atividades de popularização da ciência, os resultados dessa proposta de pesquisa e extensão terão impactos duradouros sobre práticas sustentáveis de conservação e manejo de bromélias e seus respectivos habitantes.
  • instituto MarcosDaniel - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo Barichello

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • raceks – racionalização da exportação com segurança
  • A circulação de informações em tempo real junto a diversos departamentos de uma companhia em um processo de transação comercial internacional usualmente é escassa e pouco eficaz, comprovando-se pelo fato que o país declinou sua participação no mercado mundial de 1,4% (2011) para 1,2% (2017), segundo dados da OMC e esta informação acaba sendo confirmada pelos dados repassados pelo Centro de Estudos Logísticos/CEL-COPPEAD-UFRJ, que demonstra que os exportadores brasileiros gastam 23 dias a mais que os similares americanos, resultando um gastos extra em torno de R$ 115 bilhões. Considerando-se apenas gastos de multas com atrasos de embarques, pagamentos de diárias de navios, caminhões e demurrage implicam custos médios de US$ 500 mil anuais. Segundo o relatório Doing Business Project 2017, do Banco Mundial, para importar um contêiner no Brasil gasta-se US$ 2.500. Isso contribui para que o país ocupe a 149ª posição no ranking de competitividade entre 190 países. Comparativamente, esse mesmo custo é de US$ 600 na China, responsável por mais de 13% do comércio do mundo, e de US$ 750 no Chile. No Brasil há casos recentes de cobrança de demurrage onde o usuário foi condenado a pagar 80 vezes (R$ 1,1 milhão) o valor do frete (R$ 13,9 mil). O indicador de qualidade de portos do Banco Mundial, em pesquisa feita junto aos executivos de 133 países acerca dos portos no mundo, classificou o Brasil com nota 2,7 numa escala que vai de 1 até 7. Outros países da América do Sul, como Paraguai (3,1), Argentina (3,8), Colômbia (3,6), Peru (3,6) e Chile (4,9), tiveram notas bem melhores. A Holanda teve nota 6,8. Em qualidade de infraestrutura portuária, o Global Competitiveness Report 2017-2018, do Fórum Econômico Mundial, colocou o Brasil em 106º lugar. Em meio deste cenário, afirma-se que a partir do momento que haja a plena interação entre os diversos setores de uma organização agroindustrial que constantemente movimenta uma quantidade considerável de containers haverá uma plena eficiência nos processos logísticos e procedimentais, otimizando-se o processo ao descentralizar as informações que hoje são concentradas unicamente ao Departamento de Comércio Exterior. Este gerencia a operação, porém com reduzida interação junto ao Departamento Financeiro (que necessita dos prazos e valores envolvidos na operações para o agendamento de receitas e despesas, tais como tributos, custos logísticos e gerais, valores de armazenagem, além do efetivo recebimento da fatura comercial, de acordo com o acordado previamente durante o processo de fechamento da negociação), Departamento Contábil (qual precisa dos documentos e comprovantes envolvidos em cada processo para registro e informação ao Departamento da Fazenda de seu respectivo país para que as operações sejam normalizadas e as empresas envolvidas possam estar anuentes de multas e fiscalizações mais rigorosas), Departamento de Qualidade (usualmente requer documentos específicos, como Fichas Técnicas e laudos para apresentar a órgãos anuentes e clientes exigentes em relação a rastreabilidade da matéria-prima ou produtos aptos a revenda), Departamento de Produção (requer status permanente para programação de uso de insumos importados para manufatura em sua estrutura fabril. A escassez de estoque trará consideráveis transtornos e prejuízos que potencialmente afetarão o resultado operacional da organização), Departamento de Expedição (necessita dados atualizados sobre a partida e a previsão segura da chegada dos produtos visando a alocação de recursos para o estufamento [Exportador] ou desestufamento [Importador] dos containers, bem como a reserva de local adequado para estocagem junto ao complexo fabril. Igualmente necessita de rótulos para adequação do prazo de validade e das condições físicas a serem destinadas) e Direção da Organização (solicita informações em tempo real para a tomada de decisões estratégicas necessárias, como estruturações de custos, gerenciamento de fluxos produtivos e comerciais, estimativas de receitas operacionais e de lucratividade, estratégias de adoção de novos produtos e de seu respectivo lançamento junto ao mercado comprador, substituições de insumos importados por nacionais e vice-versa, entre outros quesitos importantes). Com a completa interação de dados entre os setores supracitados tanto do exportador quanto, dos importadores, haverá a maior autonomia requerida, reduzindo-se a concentração de informações junto aos coordenadores responsáveis pelo Departamento de Comércio Exterior, trazendo efetiva confiabilidade e integração para que a operação se torne mais ágil, confiável e inequívoca.
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo Barreto Caldas

Engenharias

Engenharia Civil
  • estudo do comportamento de painéis enrijecidos por conectores de cisalhamento em chapa de aço com aberturas regulares tipo clothoidal em estruturas mistas de aço e concreto
  • Os conectores em chapa com aberturas regulares apresentam baixo custo de fabricação e facilidade de instalação nas estruturas mistas de aço e concreto, podendo também ser utilizados como enrijecedores antes da cura do concreto, evitando um custo adicional com a fabricação e instalação de enrijecedores de forma independente dos conectores. Este trabalho tem como objetivo geral estudar o comportamento à flambagem local de painéis enrijecidos por chapa de aço contínua formada por recortes regulares, denominada Clothoidal, que atuam na interface entre o aço e o concreto com dupla função, sendo: de enrijecedor antes da cura do concreto, e de conector de cisalhamento após a cura do concreto. A partir de resultados experimentais e modelos numéricos que possibilitem verificar a largura efetiva do painel misto aço-concreto enrijecido por chapa de aço com aberturas regulares tipo Clothoidal, obter a capacidade resistente à flexão e ao cisalhamento. O impacto tecnológico esperado está diretamente relacionado à área de estruturas mistas de aço e concreto, com aplicação em edificações e principalmente em pontes ferroviárias e rodoviárias. Os resultados serão importantes pois ainda não foram desenvolvidas pesquisas científicas que avaliem o uso do conector de cisalhamento em chapa com abertura regular do tipo Clothoidal, também com a função de enrijecedor.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo Brackmann

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese e caracterização de nanopartículas magnéticas de ferritas para descontaminação fotocatalítica de elementos potencialmente tóxicos de águas residuárias
  • O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial têm levado a um aumento da contaminação das águas por diversos elementos, muitos deles potencialmente tóxicos acima de determinadas concentrações, como é o caso do arsênio e do selênio, com potencial para desencadear câncer. Neste sentido, diferentes metodologias têm sido desenvolvidas para a descontaminação desses elementos de águas residuárias, como a Fotocatálise Heterogênea, que consiste no emprego de um semicondutor e uma fonte de radiação para promover a remediação ambiental. O dióxido de titânio (TiO2) tem sido amplamente empregado nos últimos anos como fotocatalisador devido as suas propriedades físico-químicas como inércia química, atoxicidade, insolubilidade em água, elevada atividade catalítica na presença de radiação UV. No entanto, o emprego desse material apresenta algumas desvantagens como a dificuldade em se reutilizá-lo em bateladas sucessivas e a utilização com radiação na região do visível uma vez que sua energia de band gap é bastante elevada (acima de 3,1 eV). Dessa forma, pesquisadores têm investigado o desenvolvimento de fotocatalisadores com propriedades magnéticas para facilitar a sua recuperação ao final da reação e que sejam capazes de promover a descontaminação dos elementos tóxicos empregando radiação visível, que é amplamente abundante em nosso país. Neste contexto, a presente proposta de projeto visa a síntese de nanopartículas magnéticas de ferritas (Fe3O4, CuFe2O4, NiFe2O4 e CoFe2O4) por duas diferentes rotas de síntese: rota do complexo polimerizável e método da 8-hidroxiquinolina com o intuito de se verificar a influência do método de síntese sobre as propriedades morfológicas, estruturais e magnéticas e, consequentemente, sobre o desempenho fotocatalítico dos materiais obtidos na descontaminação de elementos potencialmente tóxicos de águas residuárias. Os testes fotocatalíticos serão conduzidos empregando-se radiação UV e visível de forma a se avaliar como as diferentes ferritas atuam nas diferentes condições reacionais. Pretende-se, ao final do projeto, compreender a relação existente entre as principais propriedades das ferritas e seu desempenho fotocatalítico com o objetivo de se aprimorar os fotocatalisadores e torná-los cada vez mais ativos no processo de descontaminação de elementos potencialmente tóxicos de águas residuárias.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo Caiado de Lamare

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistemas de múltiplas antenas com super-resolução: conceitos, algoritmos e aplicações
  • Este projeto propõe a formulação de uma nova teoria de sistemas de múltiplas antenas com super-resolução, que permita aos engenheiros desenvolver algoritmos que consigam obter ganhos substanciais de diversidade e de multiplexação sobre soluções existentes. O conceito se baseia no emprego de arranjos de antenas co-localizados ou distribuídos com espaçamentos não uniformes entre as antenas que permitam um processamento digital com arranjos virtuais aumentados. O projeto propõe o estudo e desenvolvimento de técnicas de pré-codificação, detecção e estimação de parâmetros para sistemas de múltiplas antenas com super-resolução. O projeto também considera o estudo e desenvolvimento de soluções com super-resolução para diferentes cenários 5G e além, e arquiteturas de redes envolvendo o auxílio de nuvens, antenas distribuídas e redes livres de células. Com o intuito de desenvolver soluções com eficiência energética, as atividades também deverão contemplar o desenvolvimento de algoritmos de processamento de sinais para sinais com baixa resolução (entre 1 e 3 bits) para os diversos cenários previamente descritos.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo Cantu de Souza

Ciências Humanas

Sociologia
  • por que alguns estados fiscais são fortes e outros são fracos na américa latina?
  • Este projeto de pesquisa tem como tema as transformações de longo prazo nos Estados latino-americanos sob a perspectiva das finanças públicas. Apesar de certa unidade cultural e linguística, o espaço latino-americano é marcado por heterogeneidades regionais e nacionais consideráveis. Alguns países do subcontinente possuem Estados fiscais fortes e estruturas tributárias modernas e diversificadas, outros possuem Estados fracos e estruturas mais simplórias ou dependem de receitas advindas da exploração de recursos naturais. A construção fiscal dos Estados na América Latina se relaciona com o tema do bem-estar nessas sociedades de modo geral. Um patamar mínimo de arrecadação fiscal é necessário para que o Estado possa realizar políticas públicas, redistributivas e de desenvolvimento. No âmbito de discussões sobre integração regional, é necessário ainda um alinhamento de regimes fiscais afim viabilizar uma inserção conjunta e melhor guarnecida na dinâmica econômica, política e militar do ordenamento mundial. Um grande obstáculo a tal alinhamento é a padronização de normas fiscais em um contexto de grandes disparidades. Entender a variedade dos Estados fiscais na América Latina se torna, então, imperativo nesse programa regional. Como investigar as causas das diferenças fiscais na América Latina? A hipótese que a pesquisa pretende testar é a de que crises fiscais dão origem ao fortalecimento fiscal do Estado. Essas crises são contextos de indeterminação nos quais um regime fiscal prévio de arrecadação reduzida pode ser transformado pelo desígnio político ou pela força das circunstâncias. Charles Tilly, em seus estudos sobre a formação do Estado na Europa, elaborou um argumento sobre o papel central da guerra no crescimento e consolidação do Estado. O Estado faz guerra e a guerra faz o Estado, no resumo do autor. Tilly defende que os crescentes custos das operações militares forçaram um crescimento fiscal e organizacional do Estado, com consequências sócio-políticas importantes, tais como a concessão de direitos às populações tributadas. Miguel Ángel Centeno (2014) explora as questões da guerra, da economia e da contestação política na formação dos Estados latino-americanos durante o século XIX. Segundo Centeno, o baixo poder fiscal da maior parte dos países latino-americanos é resultado da ausência de guerras de larga escala na região, o que eximiu os Estados de buscar aumentar seus aparatos militares, burocráticos e impositivos. A face complementar desse quadro é uma inércia de fraca monopolização da coerção internamente, de debilidade das políticas públicas e de fraqueza do Estado de modo geral. Em trabalho anterior, o proponente (Cantu, 2016) expande a intuição desses autores para examinar a trajetória fiscal da América Latina e do Brasil, em particular, no século XX. Embora válidas para esclarecer a força e fraqueza dos Estados por conta da guerra até o século XIX, Tilly e Centeno não explicam porque alguns Estados latino-americanos se fortaleceram fiscalmente ao longo do século XX, apesar da ausência de grandes guerras internacionais envolvendo esses países. Para abordar essa anomalia, Cantu generaliza a hipótese de Tilly. A guerra produz fortalecimento estatal, pois os elevados custos da operação militar provocam uma crise fiscal, que precisa ser resolvida. A solução, no caso Europeu, passou pelo contínuo fortalecimento fiscal do Estado. Entretanto, a guerra não é o único fenômeno gerador de crises fiscais. Cantu (2016) conclui que há crises fiscais com três origens na trajetória brasileira, em cujos contextos houve fortalecimento fiscal do Estado: crises do comércio internacional; crises pelo esforço de industrialização e desenvolvimento econômico; crise por disputas sócio-políticas em torno das despesas públicas. Junto com a guerra, essas modalidades de crise compõe a hipótese a ser testada em estudos históricos de países específicos. Tais crises seriam ou não a base para a mudança fiscal? Para testar tal hipótese, utiliza-se o seguinte método. Como material, empregam-se séries estatísticas históricas e literatura sobre história econômica e política de países selecionados. Com base nas séries estatísticas sobre finanças públicas são identificados os contextos nos quais há crises fiscais num determinado país. A literatura sobre história econômica e política do país é então mobilizada para se esclarecer as causas da crise. Em seguida, observa-se se os indicadores no volume ou na estrutura da arrecadação e da despesa se modificam após esse contexto de crise. Por esse procedimento, busca-se relacionar determinados tipos de crise fiscal à mudança e ao fortalecimento fiscal. Por fim, comparam-se esses resultados com àqueles de outros países, a fim de especificar se a hipótese se sustenta. Este projeto propõe testar a hipótese descrita acima no exame comparativo dos casos argentino, brasileiro, chileno, colombiano, mexicano e paraguaio. Essa seleção se orienta pelo potencial heurístico da comparação de dois casos de Estados fortes fiscalmente (Argentina e Brasil), dois medianos (Chile e Colômbia) e o caso dois Estados fracos (México e Paraguai). Utiliza-se como material séries estatísticas históricas e literatura sobre história econômica e política de países selecionados.
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo Castelan Carlson

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • controle do tráfego de veículos automatizados em interseções reconfiguráveis
  • O advento dos veículos automatizados está transformando a modelagem e operação dos sistemas de tráfego. Os modelos e métodos tradicionais de simulação, operação e controle do tráfego urbano e rodoviário não atendem esse novo cenário que se desenha para os sistemas de transportes. Assim, é urgente a necessidade de novos modelos e um novo olhar no projeto de controladores. O paradigma estabelecido há décadas para a organização da infraestrutura viária permanece o mesmo e o desenho geométrico de um interseção pode não oferecer a maior eficiência possível para a demanda de tráfego vigente. O problema a ser estudado neste projeto é o controle do tráfego em interseções com veículos automatizados em que não há nenhuma suposição ou delimitação a respeito dos movimentos permitidos. Isto é, o desenho geométrico da interseção não existe ou é reconfigurável. O objetivo é obter estratégias de controle de tráfego em interseções reconfiguráveis com veículos automatizados. As estratégias serão testadas em microssimulação, com simulador dedicado a veículos autônomos e também com robôs móveis de pequeno porte fazendo o papel de veículos automatizados.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rodrigo César Fernandes Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • a inteligência artificial como ferramenta no desenvolvimento de plataformas digitais colaborativas para a popularização e divulgação de ciência e tecnologia
  • Atividades de extensão e cultura são importantes instrumentos que promovem integração e troca de saberes com a comunidade. Dentre as formas de desenvolver esta interação, a utilização de ferramentas comuns ao cotidiano dos membros da comunidade, como as mídias digitais, constitui uma importante estratégia para promover a divulgação e popularização do conhecimento científico e tecnológico. Portanto, este projeto tem por objetivos a realização de experimentos com conteúdos comuns ao cotidiano, durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e tecnologia (17ª SNCT), que possam ser reproduzidos em escolas que não tem acesso aos espaços de cultura científica, com elaboração de kits de experimentação com materiais de baixo custo que serão fornecidos gratuitamente. Todas as atividades realizadas no âmbito deste projeto serão registradas em meios audiovisuais, para disponibilização nas mídias sociais do projeto, que serão criadas nas plataformas Facebook, Instagram e YouTube. Nestas plataformas, serão desenvolvidos chatbots utilizando inteligência artificial para aprimorar a interação com o usuário, tornando possível estabelecer a comunicação acerca dos conteúdos abordados de forma automatizada. Estas plataformas serão mantidas de forma permanente, com a disponibilização periódica de novos conteúdos, ampliando o alcance e o impacto desta iniciativa.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/10/2020-30/04/2021
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Rodrigo Coelho Barros

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • adaptação de domínio em deep learning para análise de imagens médicas
  • Modelos de redes neurais profundas (mais conhecidas pelo termo em inglês Deep Learning) têm sido amplamente aplicados em imagens médicas para problemas como segmentação, diagnóstico assistido por computador, registro, dentre vários outros. Algoritmos para Deep Learning são, em geral, treinados sobre conjuntos de dados anotados e preferencialmente aplicados no mesmo contexto em que foram originalmente propostos, seguindo a premissa básica do Aprendizado de Máquina onde os dados são independentes e identicamente distribuídos (iid). Na área de imagens médicas, no entanto, é fundamental que os modelos gerados possam ser abrangentes e robustos a variações nas imagens ocasionadas por fatores externos como troca de equipamento, mudança na calibragem do software de aquisição, variação no nível de contraste, entre outros. Sabe-se que essas variações causam um problema conhecido como domain shift, ou variação de domínio, caracterizado pela diferença da distribuição dos dados referente ao domínio no qual o modelo será aplicado em relação à distribuição do domínio no qual o modelo foi originalmente treinado. Devido a esta discrepância entre domínios, ocorre perda significativa na eficácia dos modelos treinados, impossibilitando a adoção em escala dos mesmos em áreas importantes e estratégicas, como é o caso da análise de imagens médicas. Devido à frequência alta da ocorrência de variações de domínio no contexto médico, este trabalho se propõe a desenvolver novas abordagens para a área de Unsupervised Domain Adaptation, que sejam capazes de explorar as características das imagens médicas para transformar o conhecimento de modelos entre domínios sem qualquer supervisão.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022